BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 20 de fevereiro de 2021

Prefeitura de Bom Princípio do Piauí monitora água do Rio São Miguel

A prefeitura municipal de Bom Princípio do Piauí por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou na manhã dessa sexta-feira (19/02) a primeira ação de controle e monitoramento de mananciais.

Dentro dos principais mananciais, o Rio São Miguel foi escolhido pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para iniciar as ações de recuperação e preservação de recursos hídricos. Por meio de coleta de água, registro fotográfico e descrição técnica da área foram obtidas as primeiras informações para o início do projeto.

Uma das prioridades do prefeito Lucas Moraes é a recuperação do leito do Rio São Miguel, o principal manancial de recarga de água do município, é o rio que alimenta todos os lençóis freáticos da região.

Segundo o engenheiro Humberto Dutra Filho, “O diagnóstico da real situação do Rio São Miguel é o primeiro passo para garantir água para os filhos e netos de Bom Princípio do Piauí”.

As amostras de água foram levadas para a cidade de Parnaíba - PI, onde serão realizados os testes físico-químicos, bacteriológicos e de potabilidade, no laboratório ETA - IV da AGESPISA.

SECOM

Confira as ofertas do Armazém Paraíba





Prefeitura de Bom Princípio realiza trabalhos de recuperação de estradas vicinais

A prefeitura municipal de Bom Princípio do Piauí realizou nesta sexta-feira (19/02) através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, a recuperação da estrada vicinal que liga o povoado São Miguel à sede do município.

Segundo o Secretário Municipal de Infraestrutura Germarcio Albuquerque, a meta é recuperar todas as estradas que estão necessitando de cuidados devido às fortes chuvas que caem na região bomprincipiense.



SECOM

Moradores da rua Esperança reclamam da lama e pedem providências ao prefeito de Buriti dos Lopes

Rua da Esperança

Os moradores da rua Esperança localizado no bairro Acampamento, zona urbana de Buriti dos Lopes, pedem providências ao senhor prefeito deste município, que o mesmo procure uma solução para o problema desta lama (foto abaixo) que está tirando o sossego da população.

Quintal da moradora 

“Durante a noite, ninguém consegue ter sossego por conta das muriçocas e outros insetos. Depois que fizeram esse calçamento, foi bom, ótimo, só que eles não fizeram o escoamento para águas da chuva, e a lama, entra dentro do meu quintal”, disse a moradora que gravou um vídeo para provar o que está afirmando.

Quem fez o vídeo, foi a dona Maria de Lourdes, vizinha da reclamante, que disse ainda ter ido na prefeitura, na secretaria, até na rádio local apresentar o problema para eles, e nada foi feito até agora para solucionar o descaso com lama empossada no meio da rua, que acaba invadindo o quintal da sua casa. 

Assista o vídeo;

A reportagem do portal, procurou o setor de infraestrutura do município para saber quando o problema poderá ser resolvido. De acordo com senhor Cleber Albuquerque, ele irá repassar o problema para a secretária de infraestrutura, Laura Rosa, e segundo ele, o problema será solucionar.

Edição:  Portal do Rurik   

Secretaria municipal da educação de Bom Princípio define protocolos de biossegurança para o retorno das atividades escolares

A Secretaria Municipal da Educação de Bom Princípio do Piauí realizou na manhã do dia 18/02/2021 (quinta–feira) uma reunião no pátio do Ginásio Teresinha de Jesus Marques Rabelo, na ocasião a Secretária Municipal da Educação Jucilene Campelo Veras, juntamente com a equipe da SEMED apresentou o Protocolo de Segurança Sanitária e Contenção da COVID-19 para o Retorno das Atividades Presenciais nas instituições de Ensino Municipal de Bom Princípio do Piauí a todos os Gestores escolares da rede Municipal de Ensino e para bem como para Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar e Assistência Social e Transporte Escolar, pais e estudantes. O Protocolo foi elaborado de acordo com as normativas vigentes e protocolos de segurança sanitária ao controle da COVID-19, priorizando a segurança necessária para a preservação da vida de todos que fazem parte da Educação. Na apresentação do Protocolo foi realizado uma análise criteriosa por todos os presentes e esclarecida todas as dúvidas que foram manifestadas.

No momento houve a formação da equipe que irá compor o Comitê Intersetorial/Plano de Reabertura das Escolas Municipais de Bom Princípio do Piauí, ficando constituído pelos seguintes membros: um representante do Executivo: Samara dos Santos Moraes; um representante do Legislativo: Franklin Delano Roosivelt Texeira Veras; um representante da Secretaria Municipal da Educação: Guilherme de Castro Santos; um representante da Secretaria Municipal de Saúde: Naiara de Carvalho Araújo; um representante do PSE: Jeferson Silva Araujo; um representante da Vigilância Sanitária: Fabiano Rodrigues Costa; um representante da Secretaria Municipal de Assistência Social: Rivany Silva de Carvalho; um representante do Conselho Tutelar:  Ana Cleide Carvalho de Barros; um representante de Pais: Laiane Pereira da Silva; um representante de Alunos: Maria Grasielle Dionísio Araujo; um representante dos Professores, Milana Karina Alves de Oliveira Rodrigues; um representante da Secretaria de Obras e Infraestrutura: Germarcio Araujo Albuquerque; um representante da Secretaria de Transporte: Antônio Deusamiro Silva dos Santos e um representante do CAE: Géssica Mirla Alves de Moura Souza.

Em seguida, ficou determinado as datas que o Protocolo será apresentado para as comunidades escolares do município e que todos os profissionais das escolas, pais e responsáveis pelos alunos matriculados nas instituições de ensino deverão participar, após apresentado e sanado todas as dúvidas que surgirem no momento, os pais e/ou responsáveis pelos estudantes irão receber o Termo de Consentimento autorizando ou não o retorno dos estudantes para o ambiente escolar.

Em anexo segue as datas das reuniões nas Escolas:

Esposa vai atrás de marido em boate, mata jovem de 26 anos e é presa

Djaiane Batista Barros, 26 anos, bebia com amigos em uma boate quando foi atingida por um tiro.

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu, nessa quinta-feira (18), uma mulher suspeita de matar outra em uma boate em Tianguá, no interior do Estado. O crime, segundo a Polícia, foi registrado por câmeras de segurança do estabelecimento.

De acordo como o delegado plantonista da Delegacia Regional de Tianguá, Fábio da Silva Pessoa, a suspeita, identificada como Dayanne Rafaelle da Silva Rodrigues, 31 anos, foi a uma boate no bairro Dom Timóteo, por volta das 15 horas, em busca do marido. Lá, ela teria encontrado o esposo com mais quatro pessoas, dentre elas uma mulher, em uma mesa. A suspeita, que estava com uma arma de fogo, atirou contra o grupo, atingindo pelo menos duas pessoas.

A vítima, identificada como Djaiane Batista Barros, 26 anos, caiu morta no chão logo depois de ser atingida. Outra pessoa chegou a ser baleada, mas foi socorrida para uma unidade hospitalar. A Polícia acredita que Djaiane foi baleada na cabeça, mas aguarda o laudo da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Um homem de 24 anos, também atingido, foi levado para uma unidade hospitalar.

A suspeita informou aos policiais que estava com raiva do companheiro e efetuou os disparos de forma aleatória. Ela admitiu que não conhecia a mulher que foi baleada.

Acusada teria matado uma mulher após encontrá-la sentada em uma mesa com o marido dentro de uma boate

Motivação do crime

Em um vídeo registrado pela câmera de segurança do local, é possível ver que depois dos disparos, a suspeita caminha para fora do estabelecimento e é seguida pelo marido. Do lado de fora, o marido tenta retirar a arma da esposa em frente ao estabelecimento. Conforme o delegado, a arma utilizada no crime foi comprada em Fortaleza, mas a ação não foi premeditada. "Segundo ela, ela agiu desconfiando que ele estaria lá e resolveu fazer na hora", indicou.

Dayanne Rafaelle foi presa na quinta-feira (18) por policiais do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e do Policiamento Ostensivo Geral (POG) da PMCE. Ela vai responder por homicídio qualificado e lesão corporal de natureza grave. Um inquérito foi instaurado pela delegacia do município para apurar as circunstâncias do crime.

Fonte: Portal Meio Norte

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Colisão entre moto e caminhão em Cocal, deixa homem com perna fraturada

Um motociclista de 66 anos de idade, identificado como Gerônimo Rodrigues Nunes, morador da localidade São Caetano, zona rural da cidade de Caraúbas do Piauí, fraturou a perna esquerda ao se envolver em um grave acidente de trânsito. O fato foi registrado no final da tarde desta quinta-feira (18/02) no município de Cocal, região Norte do Estado.

De acordo com um vídeo compartilhado nas redes sociais, a vítima trafegava em uma motocicleta Honda Bros, de cor preta, pela Rua Frederico Pires, quando acabou sendo colhida pelo caminhão, de cor vermelha, carregado com cervejas, que seguia pela Avenida Joaquim Vieira de Brito.

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde atenderam o acidentado e o encaminharam ao hospital local, onde foi realizado os primeiros socorros e na sequência o transferiram para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) em Parnaíba-PI. 

Com informações: Blog do Coveiro 

Prefeitura de Bom Princípio intensifica ações de limpeza nas margens do Rio São Miguel

Na manhã de hoje, sexta-feira (19/02), a prefeitura municipal de Bom Princípio do Piauí realizou através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, uma mega operação de limpeza nas margens do Rio São Miguel e ação educativa para a comunidade através de carro de som e distribuição de panfletos. O projeto de preservação e conservação do Rio são Miguel, inclui diversas ações que serão desenvolvidas durante o decorrer do projeto. A operação contou com a colaboração da secretaria municipal de infraestrutura e da secretaria municipal da educação.

Professores, alunos, garis e técnicos da secretaria municipal de meio ambiente participaram da ação, que também, contou com a presença e participação do excelentíssimo senhor prefeito Lucas Moraes, que fez questão de participar diretamente da ação, uma vez que, juntamente com o secretário municipal de meio ambiente Chico Zé e da Coordenadora de Projetos e Ações da Secretária Municipal de Meio Ambiente, Zilmar Silva, decretou total apoio e empenho nos cuidados e na preservação do Rio São Miguel.

A ação de conscientização e limpeza das margens do Rio São Miguel, contou com as participações do; Excelentíssimo Senhor Prefeito Lucas Moraes que participou diretamente da ação; do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Chico Zé; do Engenheiro Umberto; da Coordenadora de projetos e Ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Zilmar Silva; do Vereador Marcio Vaqueiro; do Superintendente Urbano Genivaldo Oliveira; do Secretário Municipal de Infraestrutura Germarcio Albuquerque; do Diretor do departamento de Limpeza Pública, Magno Carvalho (Mano), alunos, professores e profissionais da limpeza pública (garis), onde juntos participaram da mega operação de limpeza das margens do Rio São Miguel.

Segundo o secretário municipal de meio ambiente e turismo Chico Zé, a próxima etapa será a revitalização do reflorestamento de matas nativas nos leitos do rio. E pede a colaboração dos moradores e visitantes para que respeitem o meio ambiente, preservando o que há de mais belo, “a natureza”, disse o secretário Chico Zé.

Não jogue nenhum tipo de lixo ou entulhos nas margens do rio e nenhum tipo de metais pesados nas águas e seus mananciais. Um rio limpo evita uma série de doenças para quem mora em seus arredores, já que ele quando poluído, concentra produtos nocivos à saúde.









Com informações: SECOM 

PRF recupera motocicleta roubada às margens da BR 343

Policiais Rodoviários Federais prenderam na tarde de hoje(19) um homem de 44 anos acusado do crime de Receptação. A ação foi desencadeada quando os policiais o abordaram na rodovia BR 343 no município de Piripiri/PI.

No momento da abordagem, os policiais avistaram a motocicleta que estava estacionada às margens da rodovia e não ostentava a placa de identificação. Um homem que estava nas proximidades, apresentou-se como sendo o proprietário. Ao fazer as devidas verificações os policiais detectaram através dos elementos de identificação que o veículo em questão havia sido tomado de assalto na cidade de Piracuruca/PI no dia 01/09/2020.

O homem informou aos policiais que adquiriu o bem há mais ou menos quatro meses através de uma pessoa que ele não soube precisar o nome pelo valor de R$ 3.700,00 e que o vendedor apresentou uma consulta do DETRAN PI que não havia restrições. O homem disse a ele que entregaria a placa de identificação e os documentos ao finalizar o pagamento do veículo e que ele não sabia da restrição do bem.

Desta forma, os policiais encaminharam o homem e a motocicleta até à Polícia Civil na cidade de Piripiri/PI para os procedimentos cabíveis. O homem responderá pelo crime de Receptação.

Prefeito Nonatinho participa de abertura do Ano Legislativo na Câmara Municipal de Vereadores de Cocal

Na última quinta-feira, dia 18 de fevereiro, aconteceu a abertura das atividades do Poder Legislativo, no prédio da Câmara Municipal de Vereadores de Cocal-PI.

A convite, o prefeito de Cocal Nonatinho participou do evento, prestigiando e colocando-se à disposição da casa: “Fiquei feliz pelo convite porque sei da importância que tem a Câmara de Vereadores para o nosso município de Cocal e sei o quanto os vereadores aqui de nossa cidade são preparados para fazer um grande trabalho. Então, eu vim, não apena para prestigiar, mas para dizer que o que estiver ao meu alcance na capacidade ou qualidade de um gestor, de um prefeito, de um representante público, eu estarei à disposição pelo bem do meu povo”, falou o prefeito.

O vereador Evandro Mano, pela segunda vez, escolhido para a presidência da Câmara, diz que, atualmente, com mais experiência, só tem mais a apreender e oferecer mais trabalho para o povo cocalense, junto aos demais vereadores e vereadoras: “Tivemos a honra de receber hoje, na casa legislativa, o prefeito Nonatinho e o vice-prefeito dr. Douglas Lima. Ficamos todos satisfeitos com sua presença e o diálogo que tivemos com ele. Nós fomos eleitos pelo povo e temos que trabalhar pelo povo do nosso município”, enfatizou Evandro Mano.








Por Evaldo Neres

Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal

Piauí registra 164.616 pessoas recuperadas da Covid-19

 Nesta quinta-feira (18), em dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Piauí registrou 779 novos casos confirmados e 10 óbitos em decorrência da Covid-19.

A Sesapi estima que 164.616 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento, casos registrados nos últimos 14 dias, que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte. Foi divulgado no boletim do dia 13 deste mês, um óbito em Campo Maior, mas foi confirmado que o paciente era de Nossa Senhora de Nazaré. A correção já foi feita no painel epidemiológico.

Dentre os 779 novos casos, 454 são mulheres e 325 são homens, com idades que variam de um a 104 anos. Sete mulheres e três homens foram vítimas da Covid-19. Elas eram naturais de Floriano (72 anos), Jatobá do Piauí (64 anos), Piripiri (duas de 66 anos), São João da Serra (65 anos), União (83 anos) e Uruçuí (58 anos). Já os homens eram das cidades de Aroazes (56 anos), Regeneração (61 anos) e Piripiri (57 anos). Todas as vítimas possuíam alguma doença preexistente.

Os casos confirmados no estado somam 168.403 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pela doença chegam a 3.232 e foram registrados em 208 municípios. Até agora, morreram 1.892 homens e 1.340 mulheres. Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 555 ocupados, sendo 318 leitos clínicos, 202 UTIs e 35 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 9.499 até o dia 18 de fevereiro de 2021.

Campanha de vacinação 

Até o momento no estado, 63.379 pessoas já receberam a primeira dose de vacina e 2.847 a segunda dose. Os dados são atualizados a cada 15 minutos a partir da inserção de registros no sistema de informação da campanha pelos estabelecimentos de saúde.

O Painel de Monitoramento da Vacinação contra a Covid-19 pode ser acessado através do site www.saude.pi.gov.br.

Com informações: VIAGORA

Nonatinho do Sindicato prefeito de Cocal visita o presidente da APPM

Nesta quinta-feira (18/02), o prefeito de Cocal, Notatinho do Sindicado, visitou o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Paulo César Morais, durante a visita foi tratado de pautas relevantes para o município de Cocal. 

Fonte: Portal R10