BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sexta-feira, 14 de abril de 2023

Policia Civil apreende adolescente e prende suspeito acusados de tráfico de drogas em Buriti dos Lopes

No dia de hoje (14/04/2023), uma ação da Polícia Civil, através da Delegacia de Buriti dos Lopes resultou na apreensão de um adolescente e na prisão de um maior de nome F. das. C.S.M.

Durante a ação foi apreendido 01(uma) pedra de substâncias análoga ao crack, pesando aproximadamente 50g, bem como a quantidade de R$ 50,00 (cinquenta reais) em dinheiro trocado, na Rua José França da Rocha, bairro Conjunto Cohab.

De acordo com a polícia, a localização da droga (crack), só foi possível após ser realizado uma abordagem aos nacionais, onde já tínhamos informações que a dupla comercializava drogas na cidade.

Diante dos fatos os autores foram conduzidos para a Delegacia, onde foi confeccionado um Auto de Prisão em Flagrante contra o maior e um Auto de Apreensão contra o menor.

Todo o material foi apreendido e levado à sede da Delegacia, onde um procedimento policial foi instaurado pela tipificação do art. 35 da Lei 11.343/2006 e art. 40 da Lei 11.343/2006 da lei de drogas.

A Polícia Civil aproveita o ensejo para solicitar à população local a realização de denúncias anônimas de crimes, medida esta que tem surtido efeito e traz benefícios a sociedade.

http://bit.ly/dpbldenuncias

Para denunciar, basta clicar no link acima e preencher os campos.

Informações | Policia Civil

Polícia Federal e Força Tarefa descortinam local utilizado como laboratório de drogas em Buriti dos Lopes

Polícia Federal, em ação na Força Tarefa de Segurança Pública no Piauí (FTSP/PI), na manhã de sexta-feira (14/4), efetuou a prisão em flagrante de um homem por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. A ação policial ocorreu durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão deferido pela Vara Criminal em Buriti dos Lopes/PI, município onde os investigadores identificaram um imóvel rural utilizado por facção criminosa para a guarda de armas, drogas e esconderijo de criminosos.

Durante as buscas, com utilização de cães farejadores e escavações, os investigadores localizaram cerca de 11kg de maconha, 874g de cocaína e 494g de crack. Além disso, foi apreendido um revólver calibre 38 de cano longo, uma espingarda calibre 36, trinta munições de calibres 38, 380 e cartuchos de espingarda. De acordo com as investigações, o imóvel onde foram realizadas as buscas, assim como o veículo apreendido e todo o material ilícito pertencem, supostamente, a uma facção criminosa que atua no litoral do Piauí.

Ainda de acordo com os trabalhos realizados até o momento, o local funcionava, supostamente, como uma espécie de laboratório de drogas. Também foram recolhidos documentos que serão utilizados para a continuidade das investigações.

O trabalho realizado nesta sexta-feira segue um dos eixos de trabalho da FTSP/PI, de cumprimento de ordens de prisão expedidas em desfavor de investigados e condenados envolvidos com organizações criminosas que praticam crimes violentos.

A FTSP/PI, seguindo o modelo proposto pela Secretaria de Operações Integradas (SEOPI/MJSP), é composta pela Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Penal e Polícia Rodoviária Federal.

Denúncias sobre atuação de facções criminosas, foragidos da Justiça, tráfico de drogas e outros crimes podem ser encaminhadas, de forma anônima, ao endereço eletrônico:http://bit.ly/denunciapcphb.

Informações | Nucom

Prefeito Júnior Percy convida ex-governador Zé Filho para ser candidato a prefeito de Buriti dos Lopes pela base governista

O prefeito de Buriti dos Lopes, Júnior Percy (PP), esteve na manhã desta sexta-feira (14), visitando as instalações da indústria de água mineral Dona Mana, na sede do município. O gestor buritiense foi recepcionado pelo ex-governador e atual presidente da FIEPI, Zé Filho, proprietário da Dona Mana.

Após conhecer todo o processo de fabricação da água, o prefeito que estava acompanhado de vereadores da base e secretários municipais, subiu até o escritório da empresa para um bom bate papo com o ex-governador.

Na ocasião, Júnior Percy, convidou o ex-governador Zé Filho para ser candidato a prefeito de Buriti dos Lopes ano que vem pela base governista. Momento em que foi aplaudido pelos presentes.

Zé Filho ficou feliz pelo convite, mas não deu uma resposta se aceita ou não esse desafio. Sorridente, o ex-governador falou que é um caso a se pensar. Novos encontros deverão acontecer em breve.

Fonte: Portal Boca do Povo

Mototaxista fica ferido após colisão entre duas motos no centro de Buriti dos Lopes; assista vídeo

Por volta das 10hs da manhã desta sexta-feira (14), aconteceu uma colisão entre duas motocicletas na rua Josias Leodido, no centro de Buriti dos Lopes – câmeras de vigilância na região flagraram o exato momento do acidente.

De acordo com informações, um jovem seguia de motocicleta sentido mercado municipal e ao tentar retornar sentido delegacia, foi surpreendido pelo mototaxista identificado como Raimundo Nonato de Sousa, de 59 anos, que colidiu com sua moto na lateral da outra motocicleta. Assista ao vídeo e entenda a dinâmica do acidente.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foi acionado e realizou os primeiros atendimentos médicos a vítima Sr. Raimundo Nonato que estava trabalhando. Aparentemente ele sofreu uma suspeita de fratura no membro inferior direito - joelho. Os paramédicos encaminharam o mototaxista para o pronto socorro do HEDA em Parnaíba. O outro motociclista não sofreu escoriações.      

Por Rurik Araújo(Portal do Rurik)

Polícia Civil de Buriti dos Lopes cumpre mandado de busca e apreensão no município de Bom Princípio

A Polícia Civil do Piauí, através da delegacia de Buriti dos Lopes, cumpriu na tarde desta quinta-feira (13), no Povoado Tamarinda, na Zona Rural de Bom Princípio do Piauí, um mandado de busca e apreensão domiciliar, na ocasião foi apreendido todo o material conforme foto.

O mandado foi cumprido para averiguar incitação a violencia e ameaça partida por um adolescente contra os estudantes da escola que o mesmo estuda.

Após tomar conhecimento de um video que circulava nas redes sociais a autoridade policial iniciou a investigação para apurar a conduta e descobrir quem seria o autor do video, com base nas investigações a autoridade policial solicitou um mandado de busca e apreensão ao juízo da comarca de Buriti dos Lopes-PI e em menos de 24 horas agiu para evitar qualquer dano que pudesse ser efetivado por este adolescente.

No momento da busca o investigado se encontrava no local e todo o material apreendido foi conduzido para a Delegacia de Buriti dos Lopes para ser feito a averiguação.

A Polícia Civil aproveita o ensejo para solicitar à população local a realização de denúncias anônimas de crimes, medida esta que tem surtido efeito e traz benefícios a sociedade.

http://bit.ly/dpbldenuncias

Para denunciar, basta clicar no link acima e preencher os campos ou pelo WhatsApp Denúncia (86) 99519-1481, para o recebimento de denúncias anônimas de crimes a serem investigados como tráfico de drogas, estupro, localização de fugitivos da justiça e outros. Em casos de urgência e emergência, ligar para a viatura (24 horas): (86) 99531-3430.

Prefeitura de Bom Princípio realiza torneios de vôlei e futevôlei em alusão ao 31º Aniversário do município

A cidade de Bom Princípio do Piauí está em clima de festa com a realização dos jogos alusivos ao aniversário do município. Com o objetivo de incentivar a prática esportiva e promover a integração entre os esportistas, a prefeitura municipal, por meio da secretaria de esporte e juventude, deu início aos torneios de vôlei e futevôlei nesta quinta-feira (13/04).

Com a participação de 36 competidores, o torneio de futevôlei foi um sucesso, superando as expectativas da organização do evento. Devido ao grande número de participantes, as competições seguirão nesta sexta-feira, proporcionando muita diversão e adrenalina aos amantes do esporte.

Para o secretário de esportes Fábio Junior, o evento é de grande importância para o município, pois além de promover a prática esportiva, também contribui para a melhoria da qualidade de vida dos moradores. “Os jogos alusivos ao aniversário da cidade têm como objetivo incentivar a prática esportiva e promover a integração entre os participantes, além de ser uma oportunidade para que os atletas locais possam demonstrar seu talento e habilidade”, destacou o secretário.

Com a realização dos torneios de vôlei e futevôlei, a prefeitura municipal de Bom Princípio do Piauí reforça o compromisso em incentivar a prática esportiva e promover a integração entre os moradores. A iniciativa é um exemplo de como o esporte pode ser utilizado como ferramenta de inclusão social e promoção da saúde e bem-estar da população.

FONTE: SECOM - PMBPP

Agentes de saúde orientam população bomprincipiense sobre a importância da prevenção de doenças

Na manhã desta quinta-feira (13/04), a Unidade Básica de Saúde Valdivino Batista de Moraes, situada na sede do município, recebeu a visita dos agentes de saúde do programa Saúde com Agente. Com o objetivo de orientar a população sobre a importância da prevenção e controle de doenças, foram realizadas palestras sobre hipertensão, diabetes, hábitos de vida saudável e dengue.

Durante as palestras, os agentes de saúde abordaram temas como alimentação saudável, prática regular de atividades físicas, controle do estresse, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, entre outros assuntos relacionados à saúde e bem-estar. A iniciativa teve como preceptor o enfermeiro Jeferson Araújo, que destacou a importância do trabalho dos agentes de saúde para a promoção da saúde na comunidade.

O programa Saúde com Agente tem como objetivo capacitar e orientar os agentes de saúde para atuarem como multiplicadores de informações e cuidados em saúde na comunidade. A ação realizada na Unidade Básica de Saúde Valdivino Batista de Moraes é uma das diversas atividades promovidas pelo programa para a prevenção e controle de doenças, visando sempre melhorar a qualidade de vida da população bomprincipiense.

FONTE: SECOM - PMBPP

Prefeitura municipal de Bom Princípio promove ações de inclusão social

A Prefeitura Municipal de Bom Princípio do Piauí, por meio do CRAS Luiz Batista de Moraes, tem se destacado por promover ações de inclusão social e bem-estar para a população. Uma dessas iniciativas é o projeto Salão Social, que oferece serviços de corte de cabelo todas as quintas-feiras para os usuários dos programas sociais do município.

Com a disponibilidade de quatro cabeleireiros, o projeto tem como objetivo principal proporcionar um momento de cuidado e autoestima para homens, mulheres e crianças da região. Afinal, um corte de cabelo pode fazer toda a diferença na autoconfiança das pessoas.

Dessa forma, o Salão Social é uma iniciativa valiosa que contribui para a promoção do bem-estar e da autoestima das pessoas atendidas pelos programas sociais da Prefeitura Municipal de Bom Princípio do Piauí. Ações como essa demonstram o compromisso da gestão pública com a qualidade de vida da população e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

FONTE: SECOM - PMBPP

Secretaria municipal de saúde realiza campanha de vacinação contra influenza no município de Bom Princípio do Piauí

Na manhã de hoje, quinta-feira (13/04), a equipe de saúde da UBS de São Miguel realizou atendimento nos povoados Carnaúba Baixa e Baixa do Rocha, zona rural do município de Bom Princípio do Piauí, dando início à campanha de vacinação contra a influenza 2023.

A ação contou com a presença do enfermeiro Cleiden Lira e da técnica de enfermagem Rejane Araújo, que atuaram de forma responsável e eficiente no processo de imunização dos moradores atendidos pela Unidade Básica de Saúde do povoado São Miguel.

Além disso, a Assistente Social do NASF Rita Sales ministrou uma palestra sobre a importância da participação da comunidade nas ações de saúde no município.

Durante sua exposição, ela enfatizou a relevância da prevenção de doenças por meio de medidas simples, como a vacinação, e ressaltou a importância do envolvimento e da colaboração dos moradores para que as ações de saúde tenham um maior impacto positivo na região.

A iniciativa da secretaria municipal de saúde de levar a campanha de vacinação da influenza aos povoados é um exemplo de comprometimento e dedicação em promover a saúde e o bem-estar da população bomprincipiense.

A ação é fundamental para conscientizar a população sobre a importância da prevenção de doenças e para incentivar a participação de todos nas ações de saúde do município.

FONTE: SECOM - PMBPP

COMUNICADO IMPORTANTE!

A Secretaria Municipal de Educação vem por meio desta comunicar que, devido ao atual cenário de insegurança, violência e atentados que assolam o país, as aulas nas escolas municipais serão suspensas a partir desta quinta-feira, dia 13 de abril, até o dia 21 de abril.

Tal decisão foi tomada após a Secretaria tomar conhecimento de situações próximas que necessitam de análise e investigação. A suspensão das aulas é uma medida preventiva e tem como objetivo garantir a segurança e o bem-estar dos alunos, professores e funcionários das escolas municipais. A Secretaria de Educação está em contato com as autoridades competentes para acompanhar a situação e informará a todos sobre quaisquer atualizações relevantes.

FONTE: SECOM - PMBPP

BOM PRINCÍPIO DO PIAUÍ | Inscreva-se no projeto Capoeira Boas Raízes no CRAS

Se você tem interesse em participar de um projeto cultural e esportivo, não perca a oportunidade de se inscrever no Projeto Capoeira Boas Raízes, que acontecerá no Centro de Convivência, no CRAS Luiz Batista de Moraes, em Bom Princípio do Piauí.

Promovido pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Cultura, o projeto tem como objetivo difundir a capoeira e suas raízes, além de proporcionar atividades físicas e culturais para a comunidade local. Não perca a chance de aprender e se divertir, inscreva-se já!

OBS: Crianças a partir de 08 anos de idade!

FONTE: SECOM - PMBPP

Prefeitura de Bom Princípio entrega cadeira de rodas na zona rural

A prefeitura de Bom Princípio do Piauí tem demonstrado preocupação com a saúde e o bem-estar dos seus moradores. Por isso, por meio da secretaria municipal de saúde em parceria com o CEIR, foi entregue uma cadeira de rodas para a senhora Rita da Silva Pires, moradora do povoado Morada Nova. Essa ação é mais uma prova do compromisso da prefeitura com a acessibilidade e a qualidade de vida das pessoas que precisam de assistência.

A entrega da cadeira de rodas aconteceu na manhã desta quarta-feira (12/04), e contou com a presença do diretor da UBS de São Miguel, o técnico de enfermagem Erlandio Moraes, que foi o responsável por entregar o equipamento para a senhora Rita. A cadeira de rodas irá ajudar a moradora do povoado Morada Nova a se deslocar com mais facilidade e segurança, melhorando a sua qualidade de vida e independência.

A prefeitura de Bom Princípio do Piauí reforça o seu compromisso em oferecer assistência e cuidado para todos os seus moradores, principalmente aqueles que mais precisam. Ações como essa são essenciais para garantir que as pessoas tenham mais autonomia e qualidade de vida, e a prefeitura continuará trabalhando para promover o bem-estar da população.

FONTE: SECOM - PMBPP

NOTA DE FALECIMENTO

É com imenso pesar que noticiamos o falecimento do buritiense Sr. João Batista da Silva, 70 anos de idade, falecido nesta quinta-feira, dia 13 de abril de 2023, às 21:30 horas no hospital estadual Dr. Mariano Lucas de Sousa em Buriti dos Lopes.  

Familiares informam que o velório está ocorrendo na rua Josias Leódido, bairro Centro - próximo a delegacia. O sepultamento será logo mais às 16:30hs no Cemitério Nossa Senhora dos Remédios centro da cidade.

Edição | Portal do Rurik

quinta-feira, 13 de abril de 2023

ATENÇÃO UNIVERSITÁRIOS DO MUNICÍPIO DE BURITI DOS LOPES/PI

A Secretaria Municipal de Educação de Buriti dos Lopes, CONVOCA todos os alunos que fazem uso do transporte universitário para fazerem o recadastramento, mesmo aqueles que já fizeram no ano de 2023.

Levar os documentos necessários.

Fonte: ASCOM/SEMED

Ex-prefeito de Luiz Correia é condenado pela Justiça Federal por improbidade administrativa

Além da perda da função pública e da suspensão dos direitos políticos por oito anos, ex-prefeito terá que devolver R$ 69 mil ao município.

O Ministério Público Federal (MPF) obteve a condenação do ex-prefeito de Luiz Correia (PI), a cerca de 350 km de distância da capital Teresina, por improbidade administrativa. Acusado de má administração e da não prestação de contas de recursos públicos federais do Projeto Sentinela, Luis Pedrosa foi condenado pela Justiça Federal do Piauí à perda da função pública. Além de ter os direitos políticos suspensos por oito anos, terá que devolver R$ 69 mil aos cofres do município lesado.

De acordo com o MPF, na ação assinada pelo procurador da República Marco Aurélio Adão, o prefeito desviou e aplicou indevidamente os recursos federais destinados ao projeto. Foram creditados na conta do município R$ 69 mil. No entanto, o MPF calcula que mais de R$ 40 mil foram desviados. Pactuado entre o município de Luiz Correia e a extinta Secretaria de Assistência Social, o projeto Sentinela previa ações assistenciais de apoio a crianças e adolescentes vítimas de violência, abuso e exploração sexual.

Irregularidades - Relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) apontou diversas irregularidades na execução do projeto, a partir do cruzamento das informações da relação de pagamentos apresentada para a prestação de contas e os extratos bancários das contas nas quais foram depositados os recursos.

Além disso, houve redução das metas pactuadas: o plano de trabalho previa atendimento a 50 crianças, mas apenas 18 foram beneficiadas. A ação ajuizada pelo MPF também menciona o pagamento de combustível em valor muito superior ao consumo do único veículo utilizado no programa e com o número de crianças atendidas e o atraso injustificado no pagamento da folha de pessoal entre agosto e outubro de 2002, uma vez que existiam recursos disponíveis.

“As explicações passadas pelo ex-gestor revelam contradição e vontade de causar lesão ao erário e atentar contra os princípios da Administração pública: de um lado a quantidade de crianças e adolescentes atendidos pelo programa diminuiu e, por outro lado, os recursos repassados à conta do Programa Sentinela teriam sido usados para pagamentos dos prestadores de serviços”, afirma o magistrado na sentença.

Luis Pedrosa responderá na Justiça por malversação de recursos públicos federais (art. 10, inciso XI) e ausência da prestação de contas (art. 11, inciso VI) previstos na Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/1992).

Da decisão em primeira instância cabe recurso; VEJA...  

Mulher suspeita de articular de grupo criminoso é presa com arma e drogas em Luzilândia

A Polícia Militar, em ação integrada com a Polícia Civil, efetuou no início da manhã desta quinta-feira (13), a prisão de uma mulher de iniciais M. P. R, suspeita de liderar um grupo criminoso que pratica vários crimes na região norte do Piauí e em parte do estado do Maranhão.

A mulher, segundo informações repassadas pelo BEPI, assim que o marido dela foi preso, a mesma passou a ser a “articuladora” do grupo suspeito de cometer vários crimes como; homicídio, tráfico de drogas, formação de quadrilha, dentre outros. O cumprimento do mandato de busca e apreensão em desfavor da mesma, ocorreu por volta das 0 horas da manhã de hoje, na residência dela, localizada no bairro Novo Tempo 2, município de Luzilândia.

Durante a vistoria concretizada na residência da suspeita, foram encontrados 1 tablete de maconha, 1 espingarda calibre 32, 2 munições intactas e cerca de 3 celulares. Diante disso, a mulher e todo o material recuperado foram encaminhados para a Delegacia de Luzilândia, para os procedimentos cabíveis. A suspeita deve responder por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de entorpecentes.

Informações | Portal do Piauí

Governo do Estado e Prefeitura de Buriti dos Lopes realizam aula inaugural de cursos do Qualifica Piauí

O Governo do Piauí, com o apoio da Prefeitura de Buriti dos Lopes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico realizou a aula inaugural dos cursos de mídia social, atendimento, vendas e informática, por meio do programa Qualifica Piauí. O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira (12), no auditório do CIEF.

Os cursos são uma iniciativa do Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Assistência Social, Cidadania, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), e a execução tem ainda o apoio do deputado estadual Franzé Silva.

O evento contou com a presença da secretária da pasta citada, Camila Furtado; secretária de Assistência Social, Ana Lúcia Tavares; presidente da Câmara Municipal, Jefferson Chaves; vereadora, Táina da Barra; além de colaboradores da gestão municipal, monitores e membros do Diretório Municipal de Partido dos Trabalhadores (PT).

A secretária Camila Furtado, explicou a dinâmica de realização dos cursos. “Com a promoção desses cursos, estamos dando a oportunidade para a maioria dos alunos empreenderem e terem uma fonte de renda alternativa. Queremos que todos aproveitem esses dias dos cursos em nossa cidade com o mínimo possível de faltas.”

O programa Qualifica Piauí é executado nos municípios em parceria com as prefeituras, com foco na oferta de cursos profissionalizantes gratuitos para a população. Os cursos são ministrados por meio de unidades móveis equipadas com salas de aula e laboratórios, que percorrem as diversas regiões do estado.

O objetivo do programa é promover a qualificação profissional, a geração de renda e a inclusão social dos cidadãos piauienses, ampliando as oportunidades de trabalho e emprego. Os cursos oferecidos no estado abrangem diversas áreas, como informática, beleza, gastronomia, artesanato, construção civil, entre outras.

Fonte e imagens: ASCOM/PMBL

Preso o principal suspeito de feminicidio em Parnaíba

A Polícias Militar da cidade de Granja do CE e região realizam a prisão do suspeito do crime de feminicídio ocorrido na cidade de Parnaíba no Piauí durante a tarde da última terça-feira (11). Nesta manhã de quinta-feira (13) a polícia militar do Ceará, da cidade de Granja, prendeu o principal suspeito de ter executado a tiros a colaboradora de um supermercado em Parnaíba, Aline Vasconcelos da Silva, 32 anos o suspeito trata se de Marcos Gustavo Laviola Nobre, que já foi condenado por latrocínio e era foragido da Justiça.

Poucas horas depois do crime, a Polícia Militar chegou a prender os dois homens suspeitos de participação no assassinato em Chaval (CE). Eles estavam em um carro alugado para a prática do crime. Marcos Gustavo estava no veículo, mas conseguiu fugir antes de ser capturado pela polícia.

Com o suspeito a polícia apreendeu um revólver municiado e uma quantia em dinheiro. Ele tinha tomado de assalto uma motocicleta em Camocim-CE, estava em fuga e a polícia conseguiu localizar o suspeito hoje nas primeiras horas do dia.

PM apreende espingarda, munições e conduz suspeitos à delegacia em Luís Correia

A Polícia Militar do Piauí (PM-PI), por intermédio do 24º Batalhão Atalaia, apreendeu arma de fogo, várias munições e outros objetos, e conduziu quatro suspeitos à delegacia em Luís Correia, por volta das 10h desta quarta-feira (12). A ação contou com o apoio da Força Tática e ROCAM do 2º Batalhão Major Osmar, de Parnaíba.

De acordo com informações colhidas pelo infocopiaui.com, os policiais do 24º BPM foram acionados para atender a uma ocorrência de assalto. Durante as diligências, os PMs se depararam com dois suspeitos transitando em uma motocicleta, sendo que o garupa teria efetuado disparos de arma de fogo contra a viatura, onde houve o revide.

Em seguida, as diversas guarnições uniram esforços com o intuito de capturar os dois, onde eles mesmos adentraram em uma residência situada na Rua Antônio Martins, conhecida como "Boca do Lobo", onde foram encontrados cinco ocupantes no imóvel. Um deles foi reconhecido como sendo que o que atirou contra a vítima.

No local ainda foram apreendidos uma espingarda calibre 12 e seis munições do mesmo calibre, sendo cinco intactas e uma deflagrada; 22 (vinte e duas) munições de calibre ponto 40, além de uma balança de precisão e um facão. Durante a incursão no imóvel, algumas drogas foram dispersadas no sanitário, pelos suspeitos.

Diante dos fatos, os suspeitos foram conduzidos para Delegacia da Policia Civil de Luis Correia para adoção dos procedimentos cabíveis do caso. Eles foram identificados pelas iniciais A.V. D.  S., S.S.G.V., e R. D.R.R.

Informação | In Foco Piauí 

Moto roubada em Bom Princípio é recuperada pela PRF no município de Buriti dos Lopes

Uma motocicleta foi recuperada pela Polícia Rodoviária Federal -PRF, na noite dessa terça-feira (11), por volta das 20h20. Uma equipe da PRF recebeu uma denúncia sobre um veículo abandonado na BR-402, próximo ao km 1, no município de Buriti dos Lopes, na região norte do Piauí.

De acordo com informações os policiais visualizaram o veículo em questão e foi identificado como sendo uma motocicleta Honda/Nxr 125 Bros Es, de cor azul. Foi realizada uma consulta no sistema e foi constatado que o veículo havia um Boletim de Ocorrência de furto, registrado em 04 de abril de 2023, no município de Bom Princípio do Piauí.

O veículo foi encaminhado à Central de Flagrantes de Parnaíba para que fossem realizados os procedimentos cabíveis. Essa ação foi tomada com o objetivo de dar continuidade às investigações do caso e garantir que o veículo seja devolvido ao proprietário legítimo. A princípio a ocorrência foi registrado como localização e recuperação do veículo.

Informações | In Foco Piauí 

quarta-feira, 12 de abril de 2023

Prefeito Nonatinho do Sindicato recebe mais adesões em Cocal: Município poderá ter chapa única em 2024

Na manhã desta quarta-feira (12/04) o grupo político do prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato, (Partido dos Trabalhadores), recebeu mais uma importante adesão. Desta vez quem chega para somar e apoiar a base governista é a ex-vereadora Lucinha e o suplente de vereador Zé Luiz.

A gestão comandada pelo prefeito Nonatinho do Sindicato e pelo vice-prefeito Dr. Douglas Lima, tem tido como marca a responsabilidade financeira, investimentos em infraestrutura e excelência na prestação de serviços à comunidade.

Nonatinho do Sindicato, conta com vários importantes apoios políticos. Vale destacar o apoio do Deputado Estadual e ex-prefeito de Cocal, Rubens Vieira (PT).

Além da chegada de Zé Luiz e Lucinha, o grupo do Nonatinho do Sindicato, conquistou nos últimos dias as adesões do vereador Ítalo Monção, da liderança Francildo do Campestre e do ex-vereador Chico do Nego, que na última eleição em 2020 foi candidato a vice-prefeito pela oposição.

Com várias adesões ao grupo do prefeito e do Deputado Rubens; a oposição de Cocal, estão verdadeiramente desesperados, enquanto isso o prefeito Nonatinho segue fortalecido trabalhando por Cocal. Vale destacar que com o número expressivo de adesões ao grupo do prefeito, Cocal entra na lista de cidades que poderão ter chapa única nas eleições de 2024 no Piauí.

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)

Prefeitura de Buriti dos Lopes implanta iluminação em LED na zona rural

Desta vez, os serviços chegaram as comunidades Canto do Morro e Santo Onofre.

Para garantir mais qualidade à iluminação pública do município de Buriti dos Lopes e ainda economizar recursos e energia elétrica, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, está substituindo as luminárias comuns por lâmpadas de LED nas comunidades rurais.

Desta vez, os serviços de implantação da iluminação em LED chegaram as comunidades Canto do Morro e Santo Onofre.

A iluminação em LED é sinônimo de eficiência, qualidade de iluminação pública e também de maior segurança à população. Os serviços vêm recebendo elogios e agradecimentos dos moradores e classificam que com um novo aspecto, além de melhor visualização, melhora na segurança.

Sobre os motivos que levaram a gestão municipal a modernizar o sistema de iluminação pública no município, o prefeito Júnior Percy aponta, entre outros itens, a qualidade do material, a claridade da luz emitida, economia de energia e durabilidade.

Fonte: ASCOM/PMBL

Prefeitura de Cocal promove festa de Páscoa no Serviço de Convivência

As crianças e adolescentes que são assistidas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do município de Cocal participaram nesta terça (11), da comemoração alusiva ao Dia da Páscoa.

O evento ofertado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), contou com a participação da primeira-dama e secretária Vanda Machado e das integrantes do Programa Criança Feliz, foi realizado na sede do SCFV, no bairro São Francisco.

A festa contou com apresentação dos participantes das oficinas ofertadas pelo SCFV, como voz e violão, artes, inclusão digital, capoeira e, na festividade, foram distribuídos ovos de Páscoa entre os presentes.

O SCFV é um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, e que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.

Fonte: Ascom P. M. Cocal

Cocal: Acontece reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico 2022

A equipe do IBGE responsável pelo Censo Demográfico da Planície Litorânea, na Região Norte do Piauí, reuniu-se na tarde desta segunda (11), na sede da prefeitura de Cocal para planejamento e acompanhamento do Censo Demográfico 2022.

De acordo com a coordenadora censitária de subárea da região de Cocal, Denise, esse encontro teve como fim apresentar alguns dados recolhidos no período do Censo: “O Censo Demográfico teve início a coleta em primeiro de agosto e finalizou em dezembro. Hoje, nós estamos encerrando o fechamento do município, divulgação dos dados: a contagem da população recenseada, a quantidade de domicílios registrados pelos recenseadores e todo o trabalho que foi mobilizado pelo IBGE na região de Cocal. Temos uma reunião com o Nonatinho, que é o prefeito, e alguns gestores do município, compartilhando com a gente as dificuldades do município, como questões de recursos, e o IBGE tratando de ouvir e sendo ouvido pelo município, explicando o que é o IBGE.”

Os dados do último Censo, atualizados, ainda não foram postados no endereço do IBGE, mas espera-se que em breve já esteja disponível o acesso às informações.

Fonte: Ascom P. M. Cocal

Prefeitura de Cocal realiza roda de conversa com famílias de alunos com TEA

A Prefeitura de Cocal, através da Secretaria de Educação (SEMED), promove roda de conversa com famílias de alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista), com o tema: Conhecer para Incluir.

A atividade alusiva ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo (02 de abril) foi realizada na manhã deste sábado (09), pela equipe de profissionais da Unidade Escolar Municipal Chico Monção. O evento contou com a presença do prefeito Nonatinho do Sindicato e teve como público alvo os pais, famílias que estão precisando de apoio, de acolhimento nessa área.

Segundo professora Joana Sousa, coordenadora da ação, os pais que tenham algum autista no seio de sua família precisam, primeiramente, aceitar que a pessoa é especial, e a partir dessa aceitação, haverá ganho de confiança de paciente. A partir daí, pode-se recorrer, buscar fora os direitos que ele tem e procurar confiar nos profissionais que são preparados para o acolhimento.

Fonte: Ascom P. M. Cocal

Polícia Civil prende suspeito de fazer ameaça contra escola em Ilha Grande/PI

POST VEICULADO EM REDE SOCIAL

A Polícia Civil do Piauí, vem a público, por meio da 1ª Delegacia Regional de Parnaíba e Núcleo de Inteligência, informar que conduziu na manhã de hoje, 11/04/2023, um suspeito pelas práticas de ameaça contra servidores e alunos da Escola Municipal Zila Almeida da cidade de Ilha Grande.

A descoberta do suspeito foi decorrente do serviço do Núcleo de Inteligência da Policia Civil que em menos de 24h do conhecimento das mensagens transmitidas através das redes sociais, divulgando ameaças contra servidores e alunos de uma escola, conseguiu identificar o autor deste crime. O trabalho de investigação continuará para identificação de mais responsáveis por esta pratica criminosa, atendendo às diretrizes da Secretária de Segurança Pública para combate aos crimes praticados através das redes sociais.

ESCOLA FEZ APELO E POLICIA CIVIL PRENDEU O PRIMEIRO SUSPEITO:

A Polícia Civil do Piauí reitera seu compromisso no combate à criminalidade e permanece atuante em defesa da sociedade e pede a colaboração da população para que denuncie qualquer crime que tenha conhecimento, para tanto disponibilizamos o seguinte canal de denúncia, onde será mantido sigilo da informação:

Link: htt://bit.ly/denunciapcphb