BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 21 de abril de 2018

GPM RECUPERA E PRENDE ACUSADOS DE FURTAREM MOTOCICLETA EM BURITI DOS LOPES.


Por volta das 20h desta sexta-feira (20) os policias militares lotados no Grupamento da Policia Militar-GPM, cabo A. Gomes e sargento Filho sob o comando do sargento Vieira, prenderam dois elementos acusados de furtar uma motocicleta no inicio desse mês na cidade de Buriti dos Lopes.
Após uma perseguição da policia militar onde os acusados abriram em fuga na motocicleta POP-100, furtada no dia 14 de abril, de propriedade do promotor de eventos Alan Ricardo, os policiais prenderam os dois acusado sendo um deles o principal ator do furto identificado como Francisco José Carvalho de 26 anos, residente na  rua Joaquim Narciso de Castro no bairro Campo Redondo e,  Eduardo  Braga  de Carvalho-vulgo “Dudu da Rosa Palmeirão”, de 24 anos  que  estava em poder  da motocicleta, residente  no bairro Macambira-Vila Novos na zona urbana da cidade, ambos  são naturais do município de Buriti  dos Lopes-PI.
A motocicleta POP-100 foi encontrada na residência do acusado Eduardo vulgo “Dudu da Rosa Palmeirão” no bairro Macambira na Vila Nova após a fuga e, as carenagens da motocicleta estavam escondidas numa oficina mecânica.  Os dois comparsas fora conduzidos para Central de Flagrantes em Parnaíba, pelo grupamento de policia militar sob a escolta dos policiais militares onde lá, foram apresentados para o delegado de plantão e em seguida, autuados por crime de receptação.
Por: Rurik Araújo


AS CRIANÇAS TÊM DIFICULDADE DE IREM A ESCOLA: MORADORES QUEREM QUE A PREFEITURA TOME UMA PROVIDENCIA.


Um grupo de moradores da  rua Raimundo Ângelo no bairro Vila Nova zona urbana de  Buriti dos Lopes, estão pedindo  para o setor de infraestrutura da  prefeitura municipal desta cidade, que mandar ajeitar um curto trecho de rua  por que as crianças estão tendo dificuldade de irem a escola, na hora de passar por esse lamaçal que toma conta de toda rua. Os moradores querem que o setor de infraestrutura procure  um  meio de  solucionar  o problema que piora cada vez mais com as  chuvas.  

Por: Rurik Araújo

MAIS UMA VEZ CIDADÃOS BURITIENSES USAM REDES SOCIAIS PARA DENUNCIAR O DESCASO DA ATUAL GESTÃO MUNICIPAL.



Da última vez, lá pelos dias 10 e 11 de abril, um internauta nos enviou fotos do cemitério municipal da Igualdade, dando conta que o mato estava cobrindo os túmulos dos seus entes queridos naquele local. Daí então, o setor de infraestrutura, que tem como secretário o senhor Neto Alves, resolveu mandar limpar e cinicamente, o meio de comunicação que é pago para divulgar as noticias do atual gestor Junior Percy(PP)numa rede social, ainda teve o descaramento de publicar o feito.
O secretário só esqueceu que o cidadão buritiense está de olho e já existem novas denuncias nas redes sociais facebook, dando conta que o antigo cemitério municipal Nossa Senhora dos Remédio no centro de Buriti dos Lopes,  está coberto de mato  e as pessoas quando vão visitar seus  entes  queridos, tem que adentrar numa verdadeira selva correndo risco de ser picada por um inseto ou até uma cobra.


Seu prefeito crie vergonha na sua cara e respeite as famílias buritienses e seus mortos.

O POVO ESTÁ DE OLHO!

Por:  Rurik Araújo

CONFIRA AS OFERTAS DO ARMAZÉM PARAÍBA




HOMICIDA ACUSADO DE MATAR E BEBER O SANGUE DA VÍTIMA É PRESO PELA PM.


A Polícia Militar prendeu Romário José da Conceição, 24 anos, vulgo “Pestana”, por volta das 20h de quinta-feira (19/04) após tentar furar um homem com uma faca, no Bairro Camundá, município de Buriti dos Lopes. Uma guarnição comandada pelo sargento Francisco Vieira, com apoio do sargento o J. Arimateia e o soldado W. Sousa, recebeu a denúncia e capturou o acusado que resistiu à prisão e desacatou os policiais.

Segundo o sargento Vieira, Romário chutou os policiais e o carro da guarnição. Ainda segundo o sargento Vieira, Romário já esteve preso por cometer um assassinato. “Esse cara é homicida e três anos atrás matou uma pessoa em Buriti dos Lopes e bebeu o sangue, e foi posto em Liberdade nesses dias e ontem a noite ele tentou furar uma pessoa”. Romário José da Conceição foi conduzido para a Central de Flagrantes por danos e desacato.

Fonte: Portal Costa Norte

sexta-feira, 20 de abril de 2018

POPULARES LINCHAM JOVEM ACUSADO DE ASSALTAR E AGREDIR UMA COMERCIANTE COM UM SOCO EM BURITI DOS LOPES.


Por volta das 21h30h desta sexta-feira (20/04) uma comerciante identificada como Bigá, residente na rua Felipe Neres Machado, teve seu estabelecimento comercial invadido por dois elementos armado com uma faca onde após anunciarem o assalto, roubaram um celular, uma carteira porta cédulas contendo dinheiro e, em seguida, um dos bandidos deu um soco na boca dá comerciante o que provocou revolta em alguns populares.
Populares revoltados com a covardia dos bandidos, começaram uma perseguição nas ruas da cidade em busca de justiça. Um dos elementos ainda não identificado foi encontrado jogado ao chão, na rua Travessa Maranhão, com rosto todo desfigurado, vitima de linchamento. Existem informações que os dois elementos, seriam da localidade Barra do Longá. Os pertences da vítima foram recuperados.
Uma viatura do Grupamento da Policia Militar-GPM de Bom Principio, composta apenas pelo cabo Chagas Silva, atendeu a ocorrência. Uma Ambulância da cidade de Caraúbas-PI, realizou os primeiros socorros a vítima de linchamento. O jovem por está com serias fraturas, foi encaminhou imediatamente para o pronto socorro do hospital Dirceu  Arcoverde em Parnaíba.

Por: Rurik Araújo
Fotos: Rurik Araújo

quinta-feira, 19 de abril de 2018

ÓTICAS TRANSLUX


VEÍCULOS ENCONTRADOS NO MEIO DA MATA EM LUÍS CORREIA PODEM TER SIDO USADOS EM ASSALTO A BANCO


Policiais Militares da divisão de policiamento turístico do litoral piauiense sob comando do capitão Valdeci Galeno, foram acionados nesta tarde de quarta-feira(18/04/2018), para atender uma ocorrência onde dois veículos estariam abandonados em meio ao matagal no povoado Lagoa do Camelo, entre os municípios de Luís Correia e Cajueiro da Praia.

Os veículos modelo Ford Ranger - cor branca com placas OUE 2397 - Teresina-PI, possivelmente clonada. E uma S10 com placas PIE-9199 - cor preta, Teresina-PI, com restrição de furto/roubo, são suspeitos de terem sido utilizados em ações delituosas em cidades do Piauí.
             Maçarico muito utilizado pela bandidagem para abrir caixa eletrônico
No interior dos carros foram encontrados artefatos característicos de uso em assaltos nas instituições financeiras como bancos, casas lotéricas, ou até carros fortes.

De acordo com o capitão Galeno, os carros seriam removidos da mata somente nesta manhã de quinta-feira(19), devido o local ser de difícil acesso. O delegado de Luís Correia, Maikon Keastner assumiu o comando da ocorrência para investigação.

Fonte: CIPTUR/Edição: Portal do Catita

JUSTIÇA ELEITORAL CASSA MANDATO DO VICE-PREFEITO CHAGAS MÔÇO


A Justiça Eleitoral cassou o mandato do vice-prefeito de Cocal do Alves, Francisco Cardoso Vieira (PT), o conhecido Chagas Môco, acusado de captação ilícita de sufrágio. A sentença foi dada em 12 de abril deste ano pelo juiz Carlos Augusto Arantes Júnior, da 53ª Zona Eleitoral.
Chagas Môco foi acusado pelo Ministério Público Eleitoral de constranger o eleitor José Cardoso de Brito, conhecido como José Felipino, no sentido de vincular a concessão de uma vantagem, a aposentadoria, à troca de voto.

O vice é conhecido por sua atuação à frente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cocal dos Alves.

O juiz declarou a inelegibilidade de Chagas Môco para as eleições a se realizarem nos 8 (oito) anos subsequentes ao pleito de 2016, e ao pagamento de multa correspondente a 10.000 (dez mil) Ufir, proporcional à gravidade da espécie. Cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.

Outro lado

Procurado, na tarde desta quarta-feira (18), Chagas Môco não foi localizado para comentar o caso. O GP1 está aberto a esclarecimentos.

Fonte:GP1

MARDEN MENEZES DIZ QUE SAÚDE DE COCAL ESTÁ UM CAOS


Ao ocupar ontem (18) a tribuna para defender requerimento em que pede ao Governo do Estado o pagamento de salários atrasados de servidores do Hospital Regional de Cocal, o deputado Marden Menezes (PSDB) disse que existe um caos no setor de saúde daquele município da região Norte, o que, segundo ele, ocorre, também, em outros municípios do Estado.

Marden Menezes, que teve a sua proposição aprovada na sessão plenária desta quarta-feira, afirmou que medidas urgentes devem ser tomadas pela Secretaria de Saúde não somente visando a regularização do pagamento dos servidores, mas, também, melhorias nos equipamentos e na estrutura física do hospital, “que não tem soro, seringas e nem os insumos mais básicos para atender a população”.

OBRAS - Os deputados aprovaram ainda requerimentos dos deputados Francisco Limma (PT), líder do Governo, e Janaína Marques (PTB) pedindo ao Governo do Estado a recuperação de estradas que interligam municípios da região Norte, dentre eles, Madeiro, Esperantina, Luzilândia e José de Freitas. O deputado Dr. Hélio Oliveira (PR) requereu ao Governo o asfaltamento da avenida Martins Ribeiro em Ilha Grande do Piauí.

O deputado Wilson Brandão (PSB) teve aprovados requerimentos pedindo à Secretaria de Cultura que elabore projeto arquitetônico para construção de um monumento em homenagem ao poeta Da Costa e Silva e ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes a colocação de redutores de velocidade na BR-343 em Cocal de Telha.

Por sua vez, o deputado Georgiano Neto (PSD) requereu, também, ao DNIT a colocação de redutores de velocidade na BR-316 em Monsenhor Gil e o deputado Dr. Pessoa (SD) teve aprovado requerimento solicitando voto de louvor ao escritor Valdecy Cavalcanti por ocupar uma cadeira na Academia Parnaibana de Letras.

J. Barros - Edição: Caio Bruno

quarta-feira, 18 de abril de 2018

SEGUNDO O DNIT, UM TRECHO DA BR-343 QUE ESTAVA INTERDITADA POR CAUSA DAS CHUVAS, SERÁ LIBERADO HOJE QUARTA-FEIRA.


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes do Piauí (Dnit) confirmou para quarta-feira (18) a liberação do trecho urbano da BR-343 em Teresina. A estrada rompeu na noite do dia 30 de março após o rompimento de um bueiro que não suportou o grande volume de água da chuva. Dois automóveis e um caminhão caíram na cratera que se formou deixando quatro pessoas feridas.

Segundo o superintendente do DNIT, Ribamar Bastos, os trabalhos devem ser concluídos na noite desta terça-feira. No local foi colocado um bueiro sob a rodovia com capacidade seis vezes maior. A obra custou R$ 230 mil.

"Nós estamos injetando base hoje e amanhã a gente imprime e asfalta. O bueiro está pronto, o aterro está pronto. A área é seis vezes maior do que a que existia antes. Não tem nenhum problema e pode chover à vontade", explica o superintendente.

Bastos informou que a chuva de ontem atrapalhou um pouco, já que terminou deixando o material usado encharcado. "A obra deve terminar amanhã à noite. O certo da liberação é mesmo quarta-feira", garantiu.

Com o rompimento da BR-343, 27 pessoas precisaram ser resgatadas do alagamento que atingiu o bairro Recanto das Palmeiras e São João, na zona Leste de Teresina.

Hérlon Moraes
Fonte: cidadeverde.com

terça-feira, 17 de abril de 2018

NA TOCA DO ESPETO TEM O QUE VOCÊ PROCURA; UM ÓTIMO ATENDIMENTO, AMBIENTE FAMILIAR, AGREGADO AO MELHOR ESPETINHO DA CIDADE.


Como o cardápio diferenciando, a TOCA DO ESPETO, oferece a sua clientela, os mais variados tipos de espetos com o melhor tempero dos melhores churrasqueiros das maiores churrascarias de São Paulo, diretamente para a cidade de Buriti dos Lopes.  Em um ambiente agradável e totalmente familiar, o empresário Vagner convida toda sua família para conhecer e experimentar o que existe de mais delicioso da culinária nordestina e os mais variados tipos de espetinhos e acompanhamentos. Além disso, a TOCA DO ESPETO dispõe de um cardápio variando de drinks, bebidas quentes e geladas como a brasileiríssima “caipirinha tradicional”, batidas de frutas e vinhos populares especialmente para você.
Estamos localizados na rua Raimundo Nonato Rocha, próximo a Escola Normal na rua do seu Raimundo da Vera. 

Confira nosso cardápio de espetos:

Coração de frango, Misto, Medalhão de Frango, Fraldinha bovina, Linguiça, Carne de porco e Colchão mole.

Confira nosso cardápio de salgados:

Creme de Galinha, Lasanha, Pizza, Crepe, Batata frita e o Torresmo a pururuca, acompanha uma cervejinha gelada como tira-gosto.

Bebidas:

Drinks, Caipirinha tradicional, Batida de frutas, Vinhos populares e Vodka.

Cerveja long neck 300ml:

Eisenbahn, Budueiser, Estella, Heineken e as tradicionais cervejas Brahma, Skol e Itaipava 300 ml.

Em breve, estaremos oferecendo também, um pouco da culinária mineira  em nosso estabelecimento. 

OBS:
Estamos abertos de terça aos domingos
Entregamos em domicilio

EM BURITI DOS LOPES O RIO LONGÁ E PARNAÍBA CONTINUAM ENCHENDO.


A Defesa Civil emitiu um alerta para o risco de inundação dos rios Parnaíba, Piracuruca, Marataoan, Longá e seus afluentes.
A Secretaria de Defesa Civil informou que acionou o alerta para os municípios de Buriti dos Lopes, Parnaíba, e para os municípios de Piracuruca, Esperantina, Barras e Batalha devido ao risco de inundação dos rios Parnaíba, Longá, Piracuruca, Marataoan e seus afluentes.
Na localidade Barra do Longá, município de Buriti dos Lopes na região norte do estado do Piauí, às águas já tomaram conta de uma boa parte  das casas, bares e  da praça da matriz Santa Luzia.




 



Edição: Rurik Araújo
Fotos: Everton Azevedo

CONFIRA AS OFERTAS DA SEMANA DO ARMAZÉM PARAÍBA




segunda-feira, 16 de abril de 2018

BR-222 ENTRE ESPERANTINA E BATALHA É INTERDITADA APÓS ROMPIMENTO CAUSADO POR FORTES CHUVAS.


Uma boa parte do trecho da BR-222 entre os municípios de Esperantina e Batalha, situado na localidade Aposento, alagou por completo e acabou prejudicando a passagem de dezenas de veículos pela BR. O referido trecho é justamente o local onde caiu uma Ponte há alguns anos e que até hoje o Exercito não conseguiu reerguer outra no lugar.

De acordo com informações de populares de uma hora para outra o riacho do local transbordou e acabou cortando a estrada impossibilitando assim a passagem de dezenas de veículos e inúmeras pessoas.

Vale ressaltar que este triste episódio ocorreu no final da tarde desta segunda-feira(16/04), por volta das 17h30 e na ocasião chovia muito na região. Para se ter uma ideia da força d´água, um determinado condutor de um veiculo tentou passar no local alagado e acabou não conseguindo e foi necessário ajuda de alguns homens do exercito para rebocar o carro.

Acontece que três quilômetros antes da Ponte destruída, no sentido de Esperantina, outro trecho da rodovia acabou sendo cortada também por uma forte correnteza o que está deixando várias pessoas ilhadas.

Link do vídeo:https://www.facebook.com/100009268657398/videos/2003173796668223/?id=100009268657398
Edição: Rurik Araújo
Fonte: Jornalespo.com

EX-PREFEITO BERNILDO VAL VISITA COMUNIDADE BARRA DO LONGÁ PARA PRESTAR APOIO E SOLIDARIEDADE AOS RIBEIRINHOS.


O ex-prefeito municipal de Buriti dos Lopes Bernildo Val e atual diretor da Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Piauí- ADAPI, esteve na tarde deste sábado 16/04, na localidade Barra do Longá, visitando lideranças comunitárias, Mazé da Barra e Neto, para falar dos riscos das enchentes dos rios Parnaíba e Longá que atingiram os ribeirinhos daquela localidade e prestar apoio logístico e solidariedade aos atingidos pelas enchentes. 
Por: Rurik Araújo

NOTA DE FALECIMENTO

Faleceu em Buriti dos Lopes nesta segunda-feira do dia 16 de abril de 2018, por volta das 14:20h, aos 79 anos de idade, a senhora Bernarda França de Lima, mais conhecida  como dona Diná, esposa do saudoso Zé Bela, com quem foi casada e teve oito filhos e dezenas de natos e bisnetos. Os familiares consternados com o falecimento da matriarca, convidam parentes e amigos para o velado em sua residência na rua Tiradentes nº 355 bairro centro. O Sepultamento será no Cemitério Municipal da Igualdade, mas ainda não confirmaram o dia e nem o horário que o corpo de dona Diná será sepultado.

Por: Rurik Araújo

PM DE BURITI DOS LOPES PRENDE ACUSADO DE ESTUPRAR MULHER DE 69 ANOS

Daniel José Carvalho do Nascimento, idade não revelada pela polícia foi preso pelo Grupamento da Polícia Militar-GPM, sob o comando do Sargento Vieira, nesta manhã de segunda-feira (16/04), por volta das 9h, no povoado São Benedito, acusado de estuprar uma senhora de 69 anos de idade, na localidade Salgadinho na zona rural do município de Buriti dos Lopes, região norte do Piauí. 
O policial militar que coordenou a diligência, o sargento Vieira juntamente com o sargento Santos, disseram que o acusado teria confessado o estupro contra a senhora identificada como Francisca das Chagas Pereira de 69 anos, residente na localidade Salgadinho.
Ainda de acordo com informações repassadas a imprensa local, Daniel teria confessado que teria tido relação sexual com a mulher, mas com o consentimento da possível vítima de estupro. 

Veja o vídeo onde Daniel diz que foi com o consentimento da possível vítima de estupro.
Após a prisão do Daniel, ele foi conduzido para delegacia de polícia civil de Buriti dos Lopes, onde o mesmo foi autuado em flagrante, acusado pelo crime de estupro. 

Por: Rurik Araújo 
Fotos, vídeos e informações: GPM-BL.

AS ENCHENTES DO RIO PARNAÍBA E LONGÁ AVANÇAM E ASSENTADOS DO VALE DO IRACEMA ABANDONAM SUAS CASAS.


A equipe de reportagem do Portal do Rurik esteve na manhã deste domingo (15), no povoado Coroa de São Remígio acompanhando o ex-prefeito Bernildo Val e o vereador Zé Filho, e tivemos a oportunidade de registrar o momento do avanço das águas do rio Parnaíba  tomando conta de estrada que dá acesso ao povoado Passagem das Canoas e assentamento Vale do Iracema.  Ainda segundo informações de populares, nesta manhã de segunda-feira (16), ás águas do rio Parnaíba tinha subido bastante e, a qualquer momento corria o risco da estrada romper, e deixar vários moradores que ainda resistem em ficar em suas casas ilhados. 
Rio Parnaíba
As 50 famílias residentes no assentamento Vale do Iracema, na zona rural do município de Buriti dos Lopes, região norte do Piauí, estão recebendo ajuda por parte do ex-prefeito Bernildo Val e do vereador Zé Filho da Coroa com transporte e alojamento para um local mais seguro sem risco de alagamento. A ajuda oferecida espontaneamente pelo ex-prefeito e pelo vereador é no intuito de amenizar os prejuízos causados pelas enchentes que há qualquer momento, deverá chegar com mais força neste município segundo previsão da Defesa Civil devido as constantes chuvas e aumento do nível das águas das barragens no rio Parnaíba e Longá.
De acordo com informações de populares, a prefeitura municipal de Buriti dos Lopes, ainda não se prontificou ou não apresentou nem um plano de ação e prevenção para um possível risco de alagamento nos povoados Coroa de São Remígio, Barrocão, Passagens da Canoas, Lombada, além do assentamento Vale do Iracema onde as águas dos rios Parnaíba e Longá, já destruíram uma boa parte da lavoura e avançavam cada vez mais as casas dos assentados daquele povoado.
Por outro lado, na última quinta-feira (12) ficamos sabendo que o secretário municipal de infraestrutura Neto Alves esteve nas localidades Lagoa do Meio e Lombada, visitando e verificando a situação das comunidades em área de risco de alagamento. Nós também tivemos informações que um caminhão alugado pela prefeitura, teria realizados pelo menos três viagens transportando pertences dos assentados. Ficamos sabendo também, que o prefeito Junior Sardião(PP) andou por lá, e sugeriu que os alagados alugassem imoveis, que o mesmo pagaria. 
Rio Longá






Por Rurik Araújo