BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 13 de junho de 2020

Buriti dos Lopes chega a marca de 100 casos confirmados de COVID-19


Liquigás de Buriti dos Lopes no combate ao COVID-19 higieniza os botijões cheios e vazios

A Liquigás sempre preocupada com seus clientes, em todo recebimento de uma nova carga de botijões de gás, faz a higienização adequada dos seus produtos para distribuir direto ao consumidor, tanto ele cheio como vazio, com isso, ao fazer uma compra do nosso produto, o cliente tem a certeza que receberá na sua residência, um produto totalmente higienizado, seguindo todas as orientações da Organização Mundial de saúde OMS.  

COCAL: Boletim Epidemiológico atualizado


É inaugurado em Parnaíba o hospital de campanha ‘Drª Gildete Duarte’.

Mais uma unidade de saúde de atendimento a covid-19 foi inaugurada neste sábado (13/06) em Parnaíba, que vai funcionar nas antigas instalações da Pró-médica em anexo ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA).

Hospital ‘Dra Gildete Duarte’ foi inaugurado para atender pacientes de covid-19 em auxílio as demais unidades do HEDA e Hospital de Campanha N.S. de Fátima em Parnaíba

A unidade vai contar com 30 leitos clínicos e 03 leitos de estabilização, funcionando como um hospital de auxílio para os casos clínicos do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). Segundo a diretora Marcela Furtado, “Todos os pacientes serão encaminhados para o (HEDA). Será feita a triagem dos pacientes e os casos clínicos serão encaminhados para o Hospital ‘Dra Gildete Duarte’ que servirá de atendimento a pacientes com Covid-19”, afirma a diretora.

A estrutura da antiga Pró-médica estava desativada há 6 anos e foi cedida para o Governo do Estado para que fosse ampliado o atendimento de casos da doença do coronavírus.

Segundo o Secretário Florentino Neto a abertura do Hospital será mais um reforço para ajudar as unidades de saúde do HEDA e Hospital de Campanha Nossa Senhora de Fátima no combate ao covid-19. “Queremos dar mais qualidade de atendimento à população de Parnaíba e região com mais leitos clínicos de UTI. A partir de sábado à tarde, os pacientes já podem receber o atendimento”, diz o secretário.

Com informações PhbWebCidade

Prefeitura Municipal de Caxingó, amplia abastecimento de água do povoado Carreiras.

A Prefeitura Municipal de Caxingó, está ampliando no povoado Carreira, zona rural do município, o abastecimento de água, beneficiando assim, mais de 20 famílias com água potável de qualidade. Um sonho antigo, visto que os moradores sofriam com a falta de água, que agora está sendo realizando pela administração do atual prefeito Washington Luís, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, retomando o progresso e o desenvolvimento da região. 
Segundo o prefeito Washington Luís, a ampliação do abastecimento de água, é sonho antigo dos moradores do povoado Carreiras. “Além disso, no mesmo povoado, já foi construído um Sistema de Tratamento de Água (Salta-z), uma Unidade Escolar, e atualmente estamos construído uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que também é um sonho dos moradores”, completou. Para isso a prefeitura de Caxingó utiliza-se de recursos próprios do município e todo um suporte e apoio do DENOCS.

Por: Rurik Araújo

Nova ponte em Parnaíba/PI vai receber o nome do pai do presidente Bolsonaro


O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, juntamente com o senador Ciro Nogueira, anunciaram em transmissão ao vivo, que Parnaíba, terá uma ponte nova. Segundo o prefeito Mão Santa, “o nome da ponte é Geraldo Bolsonaro. Só Jesus salva o mundo e só Bolsonaro salva o Brasil”.

A obra ligará os bairros Nossa Senhora do Carmo e Ilha Grande de Santa Isabel, garantindo acesso à praia da Pedra do Sal, e o valor assegurado é de 17,2 milhões de reais. O senador também informou que a ponte sobre o rio Igaraçu terá infraestrutura para ciclistas e pedestres.
“Agradeço ao presidente Bolsonaro pela sensibilidade e cuidado que demonstra com o nosso estado. Não esqueceremos esse gesto de compromisso com o desenvolvimento de Parnaíba”, disse Ciro Nogueira.

Fonte: PHB MÍDIA EM AÇÃO
Edição: Portal do Rurik

Primeira-dama de Luís Correia testa positivo para o novo coronavírus (Covid-19)

A primeira-dama do município de Luís Correia, Eulília Galeno, testou positivo para o novo coronavírus. Ela é Secretária Municipal de Finanças e esposa do prefeito Kim do Caranguejo. O prefeito divulgou a informação neste sábado (13/06).

De acordo com os exames, Eulília Galeno, apresenta sintomas leves, e passa bem, a primeira-dama segue em isolamento e está cumprindo devidamente o protocolo utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde

De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, do dia 12 de junho de 2020, o município de Luís Correia já registra 93 casos confirmados da doença, e 05 mortes em decorrência do novo coronavírus (covid-19). 

Com informações Blog Cocal Alerta

INFORMATIVO PARAÍBA

Cocal | Prefeitura recupera estradas vicinais no município

A Prefeitura de Cocal (Norte do Piauí) continua em plena atividade e dá prosseguimento à recuperação de estradas vicinais aos na localidade Coqueiro, na zona rural do município.

Rubens Vieira, o prefeito de Cocal, disse, em suas redes sociais, que as ações da Prefeitura não param e seguem as recomendações de prevenção para o período de pandemia: "Estamos recuperando as estradas vicinais do nosso município, tomando todos os cuidados e cumprindo as recomendações da OMS. Continuaremos lutando por melhorias dos cidadãos Cocalenses".

Po Evaldo Neres

Homem e preso acusado de mata jovem no condomínio Dunas em Parnaíba

Por volta das 10 horas da manhã desta sexta, um homem identificado apenas como Fernando, sendo mais conhecido como "Fernandinho" foi preso acusado se ser o assassino de Edgar Rodrigues Beltrão Neto, o “Fusquita”. O acusado foi encaminhado para a Central de Flagrantes para ser ouvido pelo delegado do plantão.As informações são do Portal Litoral Noticias 

Reveja a matéria clicando AQUI!
Faca apreendida pelos militares usada para ceifar a vida de Edgar Beltrão. 

Edição: Portal do Rurik

Secretaria de Saúde de Caxingó, nega ter recusado fazer teste de COVID-19 em servidora

A Secretaria Municipal de Saúde de Caxingó, esclareceu por meio de uma entrevista na Rádio Buriti FM, nesta sexta-feira (12), uma postagem nas redes sociais facebook, onde um filho de uma servidora da saúde, pede uma doação de um teste para realizar na mãe dele, pois segundo ele, a secretária e o prefeito, teria negado fazer o teste de COVID-19 na servidora. As informações são do Portal Piauí em Dia.
Durante o a enfermeira, Marília, afirmou que o filho da servidora foi infeliz ao fazer a postagem, uma vez que o teste tinha sido agendado para próxima segunda-feira (15) e que é um direito garantido dela, principalmente por que teve um contato com uma pessoa infectada. 
“Em nenhum momento negamos fazer o teste, o que aconteceu é que estávamos testando alguns servidores e ao chegar a vez da servidora, nossa equipe teve que sair para fazer um atendimento de urgência e combinei um reagendamento. Ficou tudo combinado e ela tem consciência que faríamos na segunda-feira”, disse a enfermeira. 

“Ainda não conseguimos testar nem 50% dos nossos servidores da saúde, vamos testar todos sem exceção. Fiquei triste com a servidora e pela postagem do filho dela. Houve uma intenção de atrapalhar o nosso trabalho que está sendo muito bem feito”, pontuou Marília. 

De acordo com a enfermeira, o momento é união e não de criar intrigas políticas e factoides com assuntos tão sensíveis em meia pandemia. 

Edição: Portal do Rurik

sexta-feira, 12 de junho de 2020

Buriti dos Lopes, chega a quase 100 casos confirmados de coronavírus

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Buriti dos Lopes, nesta sexta-feira, 12 de junho, foram registrados mais onze (11) casos de pacientes infectados pelo novo coronavírus(COVID-19) no município, ou seja, 96 casos confirmados da doença, quase 100 casos. Eles também informaram que 4(quatro) pacientes estão internados no hospital estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba. Os positivos de hoje, estão em isolamento domiciliar e em monitoramento. 
Por Rurik Araújo

Caxingó: Boletim Epidemiológico

A Secretaria Municipal de Saúde de Caxingó, atualizou o Boletim Epidemiologia da COVD-19 nesta sexta-feira (12). Confira; 

ANTT interdita agências de transportes clandestinos no litoral norte do Piauí

Agentes da Fiscalização Federal da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, estiveram hoje, na manhã desta sexta-feira (12), no município de Buriti dos Lopes, no Norte do Piauí, na BR-343, dando cumprimento as medidas emergenciais de fiscalizações de transportes irregulares na região e interditando alguns locais de vendas de passagens de ônibus clandestinos interestaduais.

Os agentes da fiscalização federal da ANTT, estiveram na Banca do Senhor Pareia, e solicitaram ao empresário, que o mesmo retirasse a placa com uma propaganda irregular de vendas de passagens de ônibus clandestino que estava fixada em seu estabelecimento comercial. Durante a fiscalização, o senhor Pareia (empresário) não foi multado... somente notificado pelos agentes. 
Só lembrando que nos últimos dias, Buriti dos Lopes tem recebido vários passageiros oriundos de outros estados, desembarcando de ônibus clandestino sem nenhuma fiscalização por parte do município que está fazendo vista grossa, logo em meio ao maior caos de saúde pública que o município passa por conta do COVID-19.
De acordo com o agente federal da comunicação que recebeu várias denúncias na região, as ações serão intensificadas em todo Piauí, inclusive na região litorânea durante a pandemia da COVID-19, como foi o caso da cidade vizinha Parnaíba e Piracuruca, em algumas empresas que foram multados por não possuírem o cadastro da ANTT,[inscrição estadual, CNPJ e contrato com a empresa que seja cadastrada na ANTT para prestar os serviços de forma legal de acordo com a lei]. Os comerciantes foram orientados a retirarem todas as propagandas irregulares dos guichês, que induziram os consumidores ao erro. O órgão federal, notificou várias agências no terminal rodoviário de Parnaíba e Piracuruca e segue, fiscalizando as margens das BRs e PIs, no intuído de controlar e inibir o transporte irregular de passageiros em ônibus clandestinos. 
Assista o vídeo exclusivo repassado pela ANTT para a nosso reportagem do Portal Rurik em Buriti dos Lopes-PI. 

Edição: Portal do RuriK

Polícia cumpre mandado de prisão em Buriti dos Lopes


Policiais da Delegacia de Buriti dos Lopes e do GPM de Buriti dos Lopes deram, na data de hoje (12/06/2020), na zona urbana desse município, integral cumprimento ao mandado de prisão preventiva expedido pela Vara Única da Comarca de Passagem França/MA contra o nacional M.L.A, pela prática do crime de homicídio qualificado.
.
Com a vigência da Lei de Abuso de Autoridade (Lei n° 13.869/2019), a Polícia Civil do Piauí não mais realizará a exposição dos conduzidos/presos à curiosidade pública, evitando, assim, qualquer antecipação de culpa.
.
A Polícia Civil aproveita o ensejo para solicitar à população local a realização de denúncias anônimas de crimes, medida esta que tem surtido efeito e traz benefícios a sociedade.


Para denunciar, basta clicar no link acima e preencher os campos. 

Edição Portal do Rurik

Jovem de 23 anos morre após ser golpeado de faca no tórax


O IML de Parnaíba removeu nesta manhã de sexta-feira (12), da pedra cadavérica do Heda, o corpo de Edgar Rodrigues Beltrão Neto, 23 anos. Ele deu entrada ainda com vida no pronto socorro do Heda com Ferimento por Arma Branca (FAB), na região do tórax.

O crime ocorreu na QD 23 do residencial Dunas, por volta das 23hs 30 de ontem (11). O óbito foi registrado às 0hs 45 desta madrugada de sexta-feira (12).

Em contato com o delegado Igor Rocha Gadelha, da Divisão de Homicídios da Polícia Civil, ele relatou que será aberta uma investigação para apurar o crime.

Com informações do PC

Armazém Paraíba reabre parcialmente nesta sexta-feira (12) para o recebimento de prestações


Após o feriado de Corpus Christi celebrado hoje (11), o Armazém Paraíba comunica que as atividades serão retomadas nesta sexta-feira (12). O atendimento acontece no período da manhã e é exclusivo para o recebimento de prestações. Todas as lojas do norte do Piauí estão funcionando. 
Instalação de pias na entrada das lojas possibilita ao cliente fazer a higienização das mãos com água corrente, sabão líquido e papel toalha.

Desde que abriu parcialmente, a empresa tem tomado todas as medidas de segurança recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com a adoção de medidas sanitárias como uso de máscara, distanciamento social, disponibilização de álcool em gel e, para proporcionar mais segurança aos clientes e colaboradores, foram instaladas pias com água corrente, sabão líquido e papel toalha na entrada de todas as lojas.

Faixas de demarcação garantem o distanciamento seguro entre as pessoas na fila dos caixas. No Armazém Paraíba o cliente é atendido com todo o cuidado, respeito, conforto e segurança.

Por Luzia Paula - OPIAUÍ

COVID-19: descoberta de pesquisadores piauienses pode inibir o vírus

Mais uma notícia alvissareira da Ciência brasileira contra a COVID-19. Pesquisadores vinculados ao Doutorado em Química da Universidade Federal do Piauí (UFPI) descobriram que o óleo extraído do fruto do Buriti apresenta substâncias um efeito inibidor junto ao Complexo 2GTB-Peptidase, um dos principais componentes do envelope viral do vírus SARS-Cov2. 

Jornalista Arimateia Azevedo é preso pelo GRECO em Teresina


O mandado de prisão foi cumprido nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (12) pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO).

O jornalista   Arimateia Azevedo foi preso em casa nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (12) pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado GRECO, em Teresina, durante um mandado de prisão por crime de extorsão, expedido pela Justiça do estado do Piauí. O GP1 apurou que o jornalista estava extorquindo um médico da Capital, publicando notícias contra o profissional, que depois de várias tentativas acabou cedendo e realizou o pagamento de R$ 20 mil em dinheiro a um homem de confiança de Arimateia Azevedo, identificado como Barreto.

Fonte:GP1

S10 passa por cima de moto e deixa mulher gravemente ferida na BR-343


Um acidente tipo colisão transversal envolvendo carro e motocicleta deixou mulher gravemente ferida nessa quinta-feira (11/06), na BR-343, em Altos/PI.

Um homem de 45 anos, conduzia um veículo, modelo S-10, saiu ileso. A motocicleta POP 110I era conduzida por uma mulher de 34 anos que sofreu lesões graves.

De acordo com levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a motocicleta colidiu transversalmente no veículo quando o mesmo realizava conversão para cruzamento da via a esquerda sem a devida sinalização, atenção e sem obedecer a preferência de trânsito da via. A motociclista não possuía habilitação.

Os policiais ainda estão fazendo as devidas diligências no sentido de identificar se outras causas poderiam ter contribuído pra o acidente.

A condutora da motocicleta foi encaminhada ao Hospital Regional de Altos/PI.

Fonte: 180Graus

quinta-feira, 11 de junho de 2020

Em 24hs, 14 casos confirmados de COVID-19 em Buriti dos Lopes

Veja a nota da secretária de saúde, a senhora primeira-dama Luda Percy;

Hoje, 11 de junho, Buriti dos Lopes testou um número significativo de pacientes com infecção por coronavírus. Ao todo foram 14 positivos. Entre eles, 7 homens e 7 mulheres. Informamos que até o presente momento, entre todos os pacientes encaminhados das unidades de saúde com avaliação médica para testagem, apenas três estão internados no Hospital DIRCEU em Parnaiba. Os outros testados positivos encontram-se em isolamento domiciliar.

Secretaria Municipal de Saúde de Caxingó, atualiza o Boletim Epidemiológico

De acordo com o prefeito Washington Luís, testes, estão sendo realizados diariamente, ou seja, foram feitos até agora, “75” testes, e às ações ao combate do coronavírus no município, estão sendo realizadas para conter o avanço da doença, incansavelmente por equipes da Secretaria de Saúde do Município, no intuito de salvar vidas.    

Mulher grava áudio após ter serviço público gratuito negado por funcionário

Nesta terça-feira (09), uma mulher identificada como Sebastiana, residente no povoado Ponte do Jandira, zona rural de Buriti dos Lopes, no Norte do Piauí, que tem como atual prefeito o Junior Percy(PP), precisou tirar o documento de identidade (RG), e descobriu que os serviços estão sendo manipulados por politicagem, ou seja, os documentos de identidade que são gratuitos, estão sendo manipulados por políticos e/ou cabos eleitorais, privilegiando apenas algumas pessoas.

Dona Sebastiana indignada com o descaso, gravou toda conversa que teve com o atendente identificado apenas como Igor. Ouça o áudio e entenda o caso;
Diante da situação constrangedora e da necessidade da documentação, a denunciante disse que irá procurar o Ministério Público para oficializar uma denúncia contra a atual administração do prefeito Júnior Percy, pois isso é inaceitável e quer que seus direitos de cidadã, sejam respeitados. 

Edição: Portal do Rurik

Oposição denuncia ambulância no prego e vereadores aliados tentam defender gestor

Foi o estopim, o fim da farsa plantada pela atual administração, na sessão na Câmara Municipal de Buriti dos Lopes, na noite desta última terça-feira (9), momento oportuno para encerramento da sessão pela presidenta da Câmara Jaqueline Brito - aliada ao prefeito.
Tudo começou quando o vereador Zé Filho da Coroa, usou da palavra para denunciar a atual gestão sobre a situação da única ambulância a qual, está no prego há vários dias na localidade Coroa de São Remígio, povoado localizada a quase 38km de distância da cidade.  O município tem como gestor o prefeito Junior Percy do Progressista e a secretária de saúde do município é a primeira-dama Francilourdes Percy, a Luda.

Durante a sessão planária na câmara, o vereador Zé Filho da Coroa e Bené Ibiapina, até que tentaram cobrar do poder público municipal executivo, o conserto de uma ambulância que está há vários dias no prego no povoado em plena pandemia, no entanto, os vereadores da base da situação, pouco preocupados com a população partiram em defesa do atual gestor municipal Junior Percy. Um deles, o vereador Jefferson Chaves, chegou até a citar várias obras que estão sendo executadas no município pelo governo do Estado Wellington Dias, como se fosse obras da prefeitura – tentou tirar o foco discussão, mas não conseguiu. “Graças ao prefeito Junior Percy, Buriti dos Lopes virou um verdadeiro canteiro de obras”, disse o vereador [vale lembrar que Junior Percy lançou Ciro Nogueira para governo do estado meses antes no lançamento do bolsa municipal! Lembra? ]. O vereador Jefferson, também fez uso da palavra, mesmo sem conhecimentos dos casos de COVID-19, para elogiar a atual administração no combate ao coronavírus no município que vem crescendo assustadoramente por falta de investimentos.
“Depois de mais de 100 dias de isolamento social, com o município aumentando dia e noite os números de casos de coronavírus, a atual administração do prefeito Junior Percy, resolve acordar, tanto no executivo, como no legislativo, para tomar algumas providências que eles deveriam ter tomado antes para conter o avanço do vírus no município que já se alastrou e contabilizam mais de 70(setenta) casos confirmados e 2(dois) mortos”, disse o vereador Bené Ibiapina em entrevista ao Portal do Rurik.

A vereadora e presidenta da Câmara Jaqueline Brito, disse ao final da sessão, a respeito da ambulância que encontra-se no prego, Ela irá cobrar pessoalmente da secretária de saúde Luda Percy para que ela tome providências.


Assista o vídeo;


Edição: Portal do Rurik

COVID-19: Secretaria Municipal de Saúde de Caxingó, atualiza Boletim Epidemiológico


A Secretaria Municipal de Saúde de Caxingó atualizou na noite desta quarta-feira (10), o boletim epidemiológico do COVID-19. Veja:

quarta-feira, 10 de junho de 2020

Polícia Militar apreende pistola municiada em Parnaíba


Unidade do Serviço Reservado da Polícia Militar realizou abordagem a um grupo de pessoas por volta das 20hs de terça-feira(9), em rua localizada no conjunto Joaz Souza em Parnaíba, litoral do Piauí.

Após buscas no interior de uma peixaria onde encontrava-se o tal grupo de pessoas, os policiais encontraram a pistola calibre 380 com seis munições intactas no carregador.

O rapaz identificado como Antonio Henrique Dias Dionísio, 23 anos, assumiu a propriedade da arma e o caso acabou sendo encaminhado à central de flagrantes.

O delegado plantonista autuou o conduzido com base na lei de desarmamento da posse ilegal de arma de fogo de uso permitido.

Foi arbitrada fiança criminal no valor de R$ 5 mil reais. A fiança foi paga e o acusado liberado da detenção. Fonte: Catita

Parnaíba registra 21 óbitos e 1.110 casos confirmados de covid-19

As informações são do boletim epidemiológico emitido pela Secretaria Municipal de Saúde na noite desta quarta-feira (10).
O município de Parnaíba já registra 21 óbitos por covid-19 (coronavírus) e 1.110 casos confirmados da doença. As informações são do boletim epidemiológico emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, na noite desta quarta-feira (10).


A quantidade de casos confirmados em Parnaíba passou de 1.041 para 1.110, ou seja, 69 novos registros desde a última atualização.
Ainda conforme o boletim, atualmente há 20 pacientes internados em leitos clínicos, 6 em leitos de UTI e 704 em isolamento domiciliar. De acordo com a secretaria, 359 pessoas já estão recuperadas.

Os bairros com o maior número de casos confirmados são Piauí (103), Frei Higino (80), Nossa Senhora de Monteserrat (67), Pindorama (64), Dirceu Arcoverde (54).

Boletim do Piauí

Segundo o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), divulgado na noite desta quarta, o Piauí registrou mais 16 óbitos em decorrência do novo coronavírus e com isso o número chega a 299 mortes. A quantidade de casos confirmados também aumentou, passando de 8.359 para 8.823, ou seja, 464 novos casos em 24 horas. 

Com informações: GP1

Wellington Dias restringe atividades comerciais no final de semana

De acordo com o governador, as medidas visam melhorar o isolamento e contribuir para o processo de retomada das atividades.
O governador Wellington Dias decretou ponto facultativo nesta quinta-feira (11), por conta da data religiosa de Corpus Christi, e sexta-feira (12). Além disso, haverá maior rigidez nas medidas de isolamento social no sábado (13) e domingo (14), com fechamento parcial das atividades que estão em vigor. As ações objetivam fortalecer ações de enfrentamento à covid-19.

De acordo com o governador, essas medidas visam melhorar o isolamento e contribuir para o processo de retomada das atividades. “Peço a colaboração de toda a população nesse isolamento para que possamos passar por isso de forma segura e organizada. Vamos seguir as medidas corretamente e logo poderemos retomar nossas atividades”, declarou.
No sábado (13), ficam garantidos o funcionamento de:

– Farmácias, drogarias e serviços de saúde
– Mercados, supermercados, panificadoras e padarias
– Postos de combustível e borracharias
– Serviços de delivery
– Segurança e vigilância
– Pontos de alimentação localizados às margens de rodovias
– Serviços de transportes de cargas
– Serviços bancários exclusivos para pagamento de auxílio emergencial, benefícios sociais e autoatendimento
– Atividades agrícolas e agroindustriais.

Domingo (14), poderão funcionar apenas:

– Farmácias, drogarias e serviços de saúde
– Imprensa
– Serviços de segurança e vigilância
– Serviços de delivery, exclusivamente para alimentação, e serviços de autoatendimento bancário
– Borracharias, postos de combustíveis e pontos de alimentação localizados às margens de rodovias, serviços de transporte de cargas e atividades agrícolas e agroindustriais

No sábado (13) e domingo (14), ficarão suspensos os serviços de transporte intermunicipal de passageiros na modalidade rodoviário, classificados como Serviço Convencional, Alternativo, Semi-Urbano ou Fretado. Fica ressalvado da suspensão, o serviço de transporte intermunicipal fretado de pacientes para realização de serviços de saúde. O descumprimento dessa medida resulta na penalidade de retenção do veículo, sem prejuízo da aplicação de multa ou de outra sanção cabível, conforme art. 77, incisos I e VI, da Lei nº 5.860, de 2009.

Os serviços públicos tais como energia elétrica, saneamento básico, funerários, segurança pública, telecomunicações e radiodifusão, deverão funcionar durante todo o período, respeitando as determinações sanitárias expedidas para a contenção do novo coronavírus, inclusive quanto aos atendimentos emergenciais.

Os órgãos envolvidos na fiscalização vão reforçar o monitoramento em relação às aglomerações de pessoas ou consumo de bebidas em locais públicos e direção sob efeito de bebida alcoólica.

 Com informações: GP1

Penitenciária de Parnaíba tem 26 detentos infectados com coronavírus


A Secretaria Estadual de Justiça (SEJUS) informou nesta quarta-feira, 10, que 26 detentos da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, testaram positivo para a Covid-19.
Além deles, cinco policiais penais e cinco policiais militares também foram infectados pelo coronavírus.

Em nota, a SEJUS comunicou que os internos apresentam sintomas leves. Eles receberam atendimento médico e foram isolados do demais para evitar a disseminação do vírus na penitenciária.

Em maio, um dos presos na Operação Delivery em União, deflagrada pela Polícia Federal, testou positivo para a Covid-19. O preso realizou dois testes, sendo que o primeiro aconteceu na sede da PF e o segundo na Penitenciária Irmão Guido, onde o resultado deu positivo. Fora esses casos, de acordo com a Sejus, não há registro de outros internos infectados pelo vírus.

Os policiais penais e PMs da penitenciária de Parnaíba que também testaram positivo para a doença foram afastados de suas funções e seguirão os protocolos de isolamento social recomendados pelos órgãos de saúde.

Na sexta-feira, 5, o policial penal Nilton Tupinambá Silva faleceu. Segundo o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), o exame do profissional testou positivo para a Covid-19. A SEJUS alegou que não foi notificada sobre o resultado e que ele não informou à administração sobre os sintomas que apresentava.

Confira a nota da Secretaria de Justiça na íntegra:

A Secretaria de Estado da Justiça informa que 26 reeducandos da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, testaram positivo para o novo coronavírus. Os internos apresentam sintomas leves, receberam atendimento médico e foram isolados dos demais para que se evite o contágio com a massa carcerária. Além deles, 5 Policiais Penais e 5 Policiais Militares também testaram positivo e foram afastados de suas funções para cumprirem os protocolos de isolamento recomendados pelos órgãos de saúde.

Com informações: G1 Piauí.

Buriti dos Lopes chega aos 71 casos confirmados de Coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Buriti dos Lopes, atualizou no início da noite desta quarta-feira (10), o Boletim Epidemiológico do COVID-19.  De acordo com o boletim, os números de casos da doença continuam crescendo e contabilizam 71 confirmados para o novo coronavírus, sendo que, 6 pacientes foram recuperados e, 2(dois) mortos. Veja:
Por Rurik Araújo

Caxingó recebe visita da ANTT após publicação sobre ônibus interestadual de S. Paulo


A matéria sobre o ônibus vindo do Estado de São Paulo, com 40 passageiros que foi publicada no Portal do Rurik, no dia 07 de junho, e que repercutiu em todo estado piauienses, resultou nesta quarta-feira (10), na visita de agentes da Fiscalização Federal da ANTT no município de Caxingó, no norte do Piauí. Clique aqui e veja: (Ônibus interestadual é interceptado porbarreira sanitária no município de Caxingó).

A Secretaria Municipal de Saúde, recebeu a ilustre visita dos agentes. Veja nota;
Nesta quarta-feira (10 de junho) a Secretaria Municipal de Saúde de Caxingó-PI recebeu a ilustre visita da Fiscalização Federal do ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que procurou o município para colher informações a respeito da ação realizada pelos profissionais da saúde em uma das Barreiras Sanitárias (localidade Curralinho, no dia 6 de junho) na qual, realizaram a interceptação de um ônibus clandestino vindo de São Paulo, onde os passageiros receberam todas as orientações da equipe de saúde, e àqueles com destino ao município, foram notificados ao isolamento social por 14 dias e acompanhados pela Polícia Militar e Agentes Sanitários até o destino final. 

Na ocasião, além de colher as informações necessárias que viram por meio da reportagem, o ANTT também quis parabenizar as Equipes de Saúde e Vigilância pelo excelente trabalho e conjunto de ações que está sendo realizado no município. Enaltecendo ainda, a atuação das Barreiras Sanitárias, com todos os dados que são colhidos e organizados, incentivando por sua continuidade para um bom trabalho de ação no combate ao Covid-19. 

Com esta visita, incentivo e reconhecimento, reforçamos que seguiremos firmes na luta e combate, contando com o apoio de todos!

Edição: Rurik Araújo
Com informações: ASCOM SMSC

terça-feira, 9 de junho de 2020

Secretaria Municipal de Saúde de Caxingó atualiza Boletim Endemiológico

A Secretaria Municipal de Saúde de Caxingó, atualizou na noite desta terça-feira (9), o Boletim Epidemiológico e confirmou mais 1(um) caso do novo Coronavírus(COVID-10) no município.  Veja;

Por Rurik Araújo
Com informações: ASCOM/SMSC

Após “lockdown” Buriti dos Lopes contabiliza mais 10 casos de COVD-19


A Secretaria Municipal de Saúde de Buriti dos Lopes atualizou na noite desta terça-feira (9), o Boletim Epidemiológico do novo Coronavírus, após o “lockdown” deste último final de semana, contabilizando mais 10 casos confirmados de COVID-19, que vem crescendo assustadoramente no município. A medida – lockdown - tomada por alguns chefes de estados e municípios, vem sendo alvo de críticas por não ter uma eficácia cientificamente correta. 

Por Rurik Araújo