BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 21 de maio de 2022

Governadora Regina Sousa e Rubens Vieira participam de solenidades e inaugurações no litoral do Piauí

A governadora Regina Sousa cumpriu agenda na região litorânea do Estado do Piauí nesta última sexta-feira (20) para participar de entregas de títulos de posse de terras através do INTERPI - cadastro ambiental (CAR) incluso -, no município de Buriti dos Lopes, e para inaugurar obras de pavimentação asfáltica no município de Parnaíba, Cocal e Bom Princípio do Piauí. O pré-candidato a deputado Estadual e ex-prefeito de Cocal Rubens Vieira acompanhou a governadora durante os eventos.   

Na ocasião a governadora do Piauí Regina Sousa e demais autoridades participaram da Inauguração de Mobilidade Urbana através de Asfaltamento em diversas ruas de Parnaíba, bairro São José. Além disso, a governadora e o pré-candidato Rubens Vieira participaram da inauguração da PI-303 que liga a BR-343 no município de Bom Princípio do Piauí. O prefeito Lucas Moraes, prefeito de Cocal Nonatinho do Sindicato, vice-prefeito Dr. Douglas Silva, ex-vereador Gilson Galeno, ex-prefeito Apolinário e lideranças politicas estiveram presentes no evento.  

Ainda cumprindo agenda Rubens Vieira e comitiva da governadora visitaram obras de asfaltamento na PI-404 que dá acesso aos municípios de Cocal e Bom Princípio do Piauí. Obras que se encontram em fase de acabamento e que trarão mobilidade aos munícipes de ambos os municípios da região litorânea.

No final da tarde, Regina Sousa também participou na cidade de Buriti dos Lopes da solenidade de entrega de mais de 444 títulos de posse de terras com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) incluso, através do Instituto de Terras do Piauí (INTERPI) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR).


Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)

Morre aos 65 anos o prefeito de Pedro II após oito dias internado

Na manhã deste sábado (21) o prefeito de Pedro II, Alvimar Martins (Progressistas), de 65 anos, morreu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um hospital particular de Teresina.

O gestor estava internado desde o dia 13 de maio, no dia seguinte seu quadro se agravou. O boletim divulgado na última quinta-feira (19) o gestor foi diagnosticado com choque séptico (Infecção generalizada) e encontrava-se intubado e em ventilação mecânica.

Em janeiro de 2021, Alvimar já tinha se afastado quatro vezes da gestão para tratamento médico. No primeiro afastamento, fez uma cirurgia na coluna.

Durante seu afastamento quem estava administrando o município era vice-prefeita Elisabete Brandão (PSB). Agora ela assumirá a gestão principal definitivamente. 

Com informações: Lupa 1

Jovem de 21 anos é morto a tiros após ter casa invadida por criminosos na zona rural de Parnaíba

Um jovem identificado como Eduardo Pereira do Nascimento, de 21 anos, foi assassinado a tiros por volta das 23h dessa sexta-feira (20), na localidade KM 12, zona rural de Parnaíba. As informações são do Portal do Catita.

De acordo com as informações, vários homens armados em um veículo chegaram à residência de Eduardo, dois deles desceram do carro, arrebentaram a porta da frente do imóvel e já foram efetuando os disparos de arma de fogo contra o jovem, que foi a óbito ainda no local do crime.

A companheira da vítima estava no local, mas não chegou a ser atingida. Há informações de que o alvo não seria Eduardo. Os documentos da vítima foram levados.

Os Institutos de Criminalística e de Medicina Legal realizaram os procedimentos de praxe. O caso será investigado pela Delegacia de Combate a Homicídios, Tráfico de Drogas e Latrocínio (DHTL).

Fonte: In Foco 

AGENDA DE ATENDIMENTO CLIENTES PAX UNIÃO

Motocicleta com diversas adulterações é apreendida pela Polícia Militar em Buriti dos Lopes

Na manhã dessa quinta-feira (19), a 1ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar - BPM realizava diligências em Buriti dos Lopes após denúncias sobre indivíduos em uma motocicleta que estariam realizando roubos com arma de fogo.

Durante as buscas, a equipe abordou e averiguou uma motocicleta semelhante à informada e, durante as consultas, foi constatado que o veículo tinha diversas adulterações. Logo após as averiguações o condutor confessou que havia comprado o veículo sem documentações e de origem duvidosa.

Diante disso, o indivíduo foi encaminhado à Delegacia de Buriti dos Lopes para os procedimentos cabíveis juntamente com o veículo. 

Fonte: In Foco 

Prefeito de Bom Princípio do Piauí Lucas Moraes se filia ao PT em Teresina

Nesta última quinta-feira (19), o Partido dos Trabalhadores (PT) recebeu o prefeito de Bom Princípio do Piauí Lucas Moraes como seu mais novo filiado. O ato de filiação ocorreu no diretório do partido em Teresina – PI.

O prefeito Lucas Moraes esteve acompanhado por várias lideranças políticas, secretários municipais, vereadores e amigos, e, vestindo a bandeira do partido, ele declarou sua felicidade e expectativas pelo momento: "Acredito que é um momento em que temos que juntar nossas forças e lutar por um bem maior. Falo na situação do país, o que foi construído diante desses últimos anos foi uma cultura de ódio, atraso e retrocesso. Precisamos combater esse mal e trazer dignidade à população brasileira", ressaltou

Na ocasião, o prefeito de Colônia do Piauí, Selindo Mauro esteve com sua comitiva e também se filiou ao partido. Até o momento, o PT já recebeu 18 novos prefeitos, figurando com 42 gestores filiados na sigla no Piauí.

O pré-candidato ao Governo do Estado do Piauí Rafael Fonteles, o pré-candidato a Deputado Federal Dr. Francisco e o pré-candidatos a Deputado Estadual Fábio Xavier e João de Deus compareceram ao evento de filiação, e expressando contentamento em suas palavras, confraternizaram com os novos filiados e os presentes.

Casa é invadida e um homem é executado com vários tiros em Parnaíba

Na noite desta sexta-feira (20), de acordo com a policia por volta de 21h30, um homem identificado como Maycon Junior Ferreira dos Santos, de 25 anos, foi executado com pelo menos 7 disparos de arma de fogo. O caso aconteceu na rua do Dudu, no bairro Ilha Grande de Santa Isabel, na cidade de Parnaíba.

De acordo com a Perícia, a equipe foi acionada por volta de 22h. Na ocasião, o homem teve sua casa invadida por criminoso e foi morto com cinco tiros nas costas e dois na cabeça.

O Instituto de Medicina Legal (IML) fez a remoção do corpo. A Polícia Civil vai investigar a motivação do crime.

BOM PRINCÍPIO DO PIAUÍ - ATIVIDADES

Em alusão ao 18 de maio, dia de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura Municipal de Bom Princípio do Piauí, por meio da Secretaria de Assistência Social e em parceria com o CRAS Luiz Batista de Moraes, Conselho Tutelar, GPM, Ministério Público e as secretarias de Educação, Saúde e Comunicação promoveu uma extensa programação de atividades durante toda a semana. O evento realizado na sede e zona rural do município foi prestigiado por diversas lideranças, dentre elas, o prefeito Lucas Moraes, a promotora de justiça da comarca de Buriti dos Lopes Dra. Francineide de Sousa Silva, secretários municipais, vereadores, alunos e professores.

As atividades tiveram início na segunda-feira (16/05) e finalizaram na manhã de hoje, sexta-feira, no CRAS Luiz Batista de Moraes, com palestras e apresentações. Na última quarta-feira (18), o dia “D” de conscientização e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, foi marcado por uma caminhada pelas principais ruas da cidade, finalizando na praça Teresinha de Jesus Marques Rabelo, onde houve várias palestras voltadas ao tema do “Projeto Faça Bonito”.

A equipe da secretaria de assistência social esteve visitando escolas da sede e zona rural do município, com o intuito de conscientizar as famílias, comunidade, estudantes e profissionais dos mais diversos segmentos, sobre a importância da conscientização e o combate contra crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

A secretária de Assistência Social, Rivany Carvalho destacou que a prevenção é o melhor caminho para que os direitos das crianças e adolescentes sejam garantidos. "O mês de maio destaca-se pela data instituída de combate ao abuso e exploração sexual, portanto, infelizmente essas ações em nosso município são contínuas, e o trabalho intersetorial faz-se necessário para a efetivação da proteção e a conscientização da importância de se fazer a denúncia em casos de abuso e/ou violência sexual”, finalizou.

                                          Secretária de Assistência Social Rivany Carvalho

Veja mais imagens:

Abertura do Projeto Faça Bonito:

Povoado Córrego dos Cardoso:

Povoado Boa Vista:

Sede; Unidade Escolar Sebastião Bezerra:

Sede; Unidade Escolar Lívio Ribeiro dos Santos

Povoado Morada Nova:

Povoado São Miguel:

Sede: CRAS Luiz Batista de Moraes:

FONTE: SECOM - PMBPP

Policiais Militares apreendem revólver, munições, drogas e prende suspeito em Parnaíba

Policiais Militares da Força Tática, com apoio da Diretoria de Inteligência (DIPM), do 2º BPM apreenderam revólver, munições, drogas e prendeu um indivíduo identificado como Joelson Braga Costa, de 26 anos, por volta das 12h dessa quinta-feira (19) em Parnaíba. O fato ocorreu no Bairro São Vicente de Paula.

Com o suspeito foram encontrados: 01 (um) revólver calibre 38; 05 (cinco) munições intactas; 01 (uma) porção grande de substância análoga à maconha; 16 (dezesseis) porções pequenas de substância análoga à maconha; e 57 (cinquenta e sete) porções de substância análoga a crack.

Diante dos fatos, o homem e o material apreendido foram encaminhados à Central de Flagrantes de Parnaíba para os procedimentos cabíveis ao caso. O suspeito foi autuado por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

In Foco

Prefeito Lucas Moraes recepciona governadora Regina Sousa em Bom Princípio do Piauí

Acompanhado por várias lideranças, o prefeito Lucas Moraes recepcionou a governadora do estado do Piauí Regina Sousa na manhã de hoje (20/05).

A governadora esteve na cidade de Bom Princípio do Piauí para a Inauguração das obras de recuperação da PI-343, onde, ao lado do prefeito Lucas Moraes e do ex-vereador Cleson Galeno, descerrou a nova placa da PI.

Dentro da sua agenda no município a governadora Regina Sousa também visitou as obras de pavimentação asfáltica da PI-402 que estão em andamento. A PI-402 é muito importante para os bomprincipienses, o trecho liga o município a Cocal e é uma promessa de crescimento para ambos os municípios.

A governadora relatou que esta é mais uma obra de mobilidade que será entregue à população e vai encurtar bastante a distância, destacando que "o trecho já está trafegável sem mesmo está concluído".

O diretor de engenharia do IDEP Antônio Marcos declarou que a obra está bastante avançada, com a terraplanagem e bueiros concluídos. "São mais de 29 km de pavimentação asfáltica que vão fortalecer toda a região, lingando muitas rotas com os estados do Piauí, Maranhão e Ceará, desenvolvendo o nosso turismo, trazendo mais acesso, uma obra espetacular para a planície litorânea", declarou.

O momento cívico foi concluído na Unidade Escolar Darcy com o pronunciamento da governadora Regina Sousa, do prefeito Lucas Moraes e lideranças presentes.

FONTE: SECOM-PMBPP

Polícia Civil apreende armas de fogo, munições e droga na zona rural de Luís Correia

A Polícia Civil do Piauí (PC-PI), através da Delegacia de Luís Correia, com apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP-PI) apreendeu armas de fogo, munições, droga e objetos, além de prender um homem e apreender um adolescente. A ocorrência foi registrada nessa sexta-feira (20) no Povoado Macacos, zona rural de Luís Correia, na Região Metropolitana de Parnaíba.

De acordo com informações repassadas pela Delegacia de Luís Correia, após denúncia anônima informando que traficantes estavam armados numa casa, foram realizadas diligências e na residência foram encontradas 02 (duas) armas de fogo, sendo um revólver calibre .45 e uma espingarda calibre 12, com as respectivas munições. Celulares também foram apreendidos.

Dando continuidade à diligência, foi localizado o proprietário do revólver, um adolescente identificado pelas iniciais J.V.S.L., que na companhia de um homem de iniciais P.I. foram encontradas mais munições e várias pedras de crack.

Por conta dessas informações, a equipe chegou a autoria e elucidação de um homicídio bárbaro ocorrido em outro povoado de Luís Correia.

O adolescente foi apreendido por porte e posse ilegal de arma de fogo e munição de uso restrito. Já o homem foi autuado em flagrante delito por tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores. 

Com informações: In Foco 

Incêndio de grandes proporções destrói loja de confecções no Centro de Parnaíba

Na noite dessa quinta-feira (19), por volta das 20h, uma loja de confecções no Centro da cidade de Parnaíba teve perda total de seus produtos, devido a um incêndio de grandes proporções. A loja fica localizada no Calçadão Marechal Deodoro e a causa do incêndio ainda é desconhecida.

Todos os produtos da loja e alguns produtos eletrônicos de um camelô que estavam guardados no local também foram destruídos pelas chamas. Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local e realizou todos os procedimentos para conter o fogo.

Duas lojas que ficam ao lado da loja incendiada tiveram que ter seus produtos retirados, já que com o incêndio, a estrutura do prédio ficou comprometida e poderia causar um estrago maior. 

Com informações: Portal In Foco 

sexta-feira, 20 de maio de 2022

PAX UNIÃO INFORMA | NOTA DE FALECIMENTO

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada cumpre o doloroso dever de informar o falecimento da senhora ROSÂNGELA MARIA DA SILVA, 42 ANOS, falecido nesta quinta-feira (18/05/2022) no Hospital Estadual Dr. Mariano Lucas de Sousa em Buriti dos Lopes-PI. O corpo foi velado no Povoado Carrasco, casa s/n. O sepultamento ocorreu às 17h 30:00 no cemitério da comunidade em Buriti dos Lopes às margens da BR-343.

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada agradece a todos que compareceram a este ato de fé e piedade cristã.

Informou, a PAX UNIÃO.

Buriti dos Lopes 20 de maio de 2022

Ex-presidiário é preso acusado de furto em Luís Correia

O nacional Nilson Gomes Costa, de 35 anos, natural de Araioses, Estado do Maranhão, foi preso pela Força Tática do 24º Batalhão do Litoral do Piauí, acusado de ter adentrado em uma residência localizada no bairro Carnaubal no Coqueiro da Praia, região metropolitana de Parnaíba, e furtado uma certeira porta-cédulas com dinheiro, documentos e cartões.

Nilson foi visto por um vigilante que acionou à vítima quando tinha deixado à residência alheia. Ele foi capturado e entregue à polícia com o dinheiro e os documentos pessoais furtados.

Na delegacia de polícia, foi autuado pelo delegado Maikon Kaestner por furto qualificado.

Nesta manhã de sexta-feira (20) foi enviado para exame de corpo de delito. No sábado (21) para audiência de custódia.

Nilson Costa tem passagem por roubo pelo sistema prisional. 

Fonte: Portal do Catita 

quinta-feira, 19 de maio de 2022

Assaltantes se passam por agentes de saúde e roubam objetos de imóvel, em Parnaíba

Na manhã desta quinta (19/05), uma residência localizada à Avenida Marquês de Paranaguá – Nova Parnaíba, foi alvo de ação criminosa.

Segundo um trabalhador, dois homens tocaram o interfone e se identificaram como sendo agentes de saúde. No momento em que a porta foi aberta, um deles levantou a camisa e anunciou o assalto. O relato da vítima ainda dá conta de que a dupla estava usando fardamento semelhante ao usado pelos agentes.

De acordo com testemunhas, os assaltantes chegaram no local em uma motocicleta Honda Pop 100 de cor vermelha com as carenagens quebradas. O veículo teria sido estacionado do outro lado da rua para não levantar suspeitas. 

No interior do Imóvel, a vítima foi obrigada a levar os criminosos pelos cômodos – a proprietária da casa não estava no local.

“Aí ele [o assaltante] já falou; ‘não olha para trás. Eu sei que ela [a proprietária] tem muita joia’ eu disse que ela não tem joia aqui, as joias dela estão na Caixa”, relatou a vítima.

Do local foram levados apenas alguns objetos de pequeno valor. Até agora ninguém foi preso.

Fonte: Portal Costa Norte 

Colisão entre veículos causa transtorno no trânsito da Avenida Chagas Rodrigues

Uma colisão envolvendo dois carros, sendo uma Hilux e um Cobalt, foi registrada nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (19), no cruzamento das avenidas Capitão Claro e Chagas Rodrigues – próximo ao Monumento da Águia, no Centro de Parnaíba. Apesar da frente de um dos veículos ter ficado completamente destruída, nenhuma das pessoas envolvidas sofreram ferimentos.

Segundo o Pelotão de Policiamento de Trânsito (PPTRAN), o veículo Cobalt seguia sentido Av. Capitão Claro, enquanto a Hilux ia pela Chagas Rodrigues sentido Guarita quando os dois se chocaram.

A Guarda Civil Municipal teve que permanecer no local para controlar o fluxo de veículos, pois a Avenida Capitão Claro está parcialmente obstruída. Há engarrafamento também na Chagas Rodrigues por conta do acidente.

Fonte: Portal Costa Norte

Ação da Polícia Militar prende dois indivíduos faccionados em Parnaíba

Dois indivíduos ligados a organizações criminosas, que não tiveram suas identidades reveladas, foram presos pela Polícia Militar do Piauí na tarde dessa terça-feira (17), em Parnaíba. A ação contou com policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar, Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas - ROCAM, CPM II e Diretoria de Inteligência da Polícia Militar.

A equipe realizava patrulhamento com o objetivo de localizar os autores de um homicídio ocorrido em Parnaíba. Durante as averiguações em uma residência, os policiais militares localizaram um indivíduo ligado a facções criminosas, que estaria foragido da justiça por homicídios e tráfico de drogas. De imediato, a equipe realizou a abordagem e deu voz de prisão.

Logo após, a guarnição recebeu denúncia anônima sobre um homem que também seria faccionado e estaria em uma residência nas proximidades. Diante disso, foram realizadas as averiguações necessárias e o fato foi constatado. Os dois foram conduzidos para a Central de Flagrantes para os procedimentos cabíveis. 

Fonte: In Foco

PADARIA MEU SUPER PÃO EM BURITI DOS LOPES - SABOR QUE CONQUISTA

Prefeito Lucas Moraes se filia ao partido dos trabalhadores nesta quinta-feira (19)

O prefeito do município de Bom Princípio do Piauí Lucas Moraes, irá se filiar ao Partido dos Trabalhadores (PT). A solenidade será realizada nesta quinta-feira (19/05), na sede do Partido dos Trabalhadores (PT), em Teresina, às 10h00min.

FONTE: SECOM - PMBPP

Bom Princípio |18 de maio dia nacional de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Nesta quinta-feira foi o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data que estimula a reflexão sobre o papel da sociedade civil no combate a esse tipo de crime.

Em virtude desta data, a prefeitura municipal de Bom Princípio do Piauí por meio da secretaria municipal de assistência social, junto com o CRAS Luiz Batista de Moraes e em parceria com o Conselho Tutelar, CMDCA, Saúde, Comunicação, Educação e Ministério Público, realizou uma caminhada na manhã de hoje, quarta-feira (18), com o intuito de informar e orientar a população sobre como denunciar casos de abuso e exploração sexual envolvendo crianças e adolescentes.

O dia 18 de maio foi instituído no ano de 2000, pelo Projeto de Lei nº 9.970/00, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O dia foi escolhido devido ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos de idade que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES).

Infelizmente os dados estatísticos sobre a violência sexual infantil ainda assustam no Brasil. A cada oito minutos, uma criança é vítima. A todo momento escândalos de abuso sexual infantil no esporte, no cinema, na TV, nos mostram o quanto a infância é vulnerável e necessita de proteção.  A luta continua: mobilizar a sociedade, desmistificar conceitos e tabus e educar sobre o tema estão entre os objetivos mais importantes, que são, de certa forma, perpetradores da violência.

De acordo com a secretária municipal de assistência social Rivany Carvalho, a campanha tem como foco a conscientização da população em geral. “Também queremos conscientizar os profissionais que trabalham com crianças e adolescentes para que possam identificar situações em que há iminência de abuso sexual, como evita-las e quais procedimentos devem ser adotados após a identificação”. Com isto, procuramos mostrar que as pessoas não devem se calar, e ter atitudes denunciando imediatamente pelo Disk 100”, finalizou a secretária.

O prefeito Lucas Moraes falou da importância do momento, parabenizou a equipe pela organização e pediu o apoio da população no combate e prevenção ao abuso e exploração de crianças e adolescentes.

Participaram do evento, o prefeito Lucas Moraes, a secretária de assistência social Rivany Carvalho, a secretária de educação Jacyrema Gouvêa, o secretário de comunicação Ed. Araújo, a secretária de finanças Samara Moraes, a coordenadora pedagógica Gorete Galeno, as assistentes sociais Rita Sales e Grace Mara, conselheiros tutelares, alunos e equipe do CRÁS Luiz Batista de Moraes.

A secretaria municipal de assistência social através do CRAS Luiz Batista de Moraes atua para melhorar a vida de crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual, oferecendo apoio e acompanhamento com psicólogos e auxílio jurídico.

Veja mais imagens:

FONTE: SECOM - PMBPP

Cocal | Prefeitura e SMAS realizam abertura de campanha em referência ao 18 de Maio

A Prefeitura Municipal de Cocal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SMAS) e o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), realizou, nesta manhã, a abertura da Campanha de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes 2022, com o objetivo de conscientizar, sensibilizar e enfrentar o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

18 de Maio é o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal N°. 9970/00. A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Este era o nome de uma menina de apenas 08 anos de idade que foi raptada, drogada estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, prescreveu impune.

A Prefeitura Cocal, por meio da SMAS e do CREAS, todos os anos, mobiliza atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, a sociedade civil e toda população para participar dessa luta de prevenção e enfrentamento a esse fenômeno.

Essas atividades são importantes porque é preciso romper o "código de silêncio" que cerca essa situação, construído pela indiferença da sociedade e pela cultura da impunidade dos agressores, o que constitui em nova forma de violação às suas vítimas. Romper essa conjuntura só é possível com ações articuladas e integradas com toda a rede.

A programação da Campanha inicia-se hoje com este ato solene e dará continuidade com ciclo de palestras com o Instituto federal do Piauí (IFPI), hoje pela tarde e na rede municipal de ensino durante todo mês, com encerramento da campanha na segunda-feira, dia 30 de maio.



Fonte: Comunicação-PM