BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 15 de agosto de 2020

Murici dos Portelas | Homem é preso após esfaquear desafeto durante bebedeira

Um homem identificado como Francisco da Chagas Vieira, vulgo "Torrozim", foi preso na madrugada desta sexta-feira (14) após desferir um golpe de facão no desafeto identificado como Jairo Diogo da Silva durante bebedeira no Povoado Caiçara, zona rural de Murici dos Portelas, Norte do Piauí.

Segundo informações, houve um desentendimento entre os dois e o acusado partiu para as agressões. A Polícia Militar foi acionada e prendeu Torrozim, que foi encaminhado para Centra de Flagrantes de Parnaíba, onde deverá ser autuado por lesão corporal.

A vítima sofreu uma grave lesão no braço e foi levada para o Hospital Dirceu Arcoverde (HEDA) em Parnaíba.

Fonte: Piauí em Dia               

Chegou frutas e verduras fresquinhas no Sacolão N.Sª dos Remédios

O sacolão N.S dos Remédios localizado na rua Euclides de Miranda as margens da BR-343 centro de Buriti dos Lopes, avisa aos cliente e amigos que chegou no Sacolão, frutas e verduras fresquinhas, também chegou uma infinidade de produtos como; alho, corante, açafrão, cominho, pimenta do reino moída e em carroço, folha de louro e erva doce. Além disso, temos doces de leite, doce de buriti e de jaca...temos também, ovos de galinha caipira.  

Buriti dos Lopes registra 662 casos confirmados do novo coronavírus

Prefeito Washington inaugura posto de saúde na zona rural de Caxingó

O prefeito de Caxingó, Prefeito Washington Luiz, inaugurou na noite desta quinta-feira (13) o posto de saúde Aires Portela de Sampaio, no povoado Lagoa do Barro, zona rural do município. O novo prédio conta com consultório odontológico, consultório médico, cantina, banheiros e sala de procedimentos.
O local passa a atender uma população de mais de mil pessoas, com atendimento de um enfermeiro que ficará no local de segunda a sexta-feira. Além disso, terá atendimento odontológico duas vezes por semana e atendimento médico.
A solenidade contou com a presença do prefeito Washington Luiz; secretária de saúde, Arabela Machado; ex-prefeita Hermenegilda, vereadores, secretários municipais, equipes de saúde e familiares do homenageado.

A cerimônia de inauguração seguiu todas as regras necessárias para evitar a disseminação do coronavírus, incluindo número reduzido de participantes, uso de máscara e disponibilização de álcool em gel. O evento foi transmitido pela pagina do prefeito no Facebook. 

ASCOM/PMC

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Prefeito Caburé do PT abandona praça que era promessa de campanha

A belíssima praça com o nome de uma Santa, Nossa Senhora das Graças, localizada no centro da cidade de Caraúbas do Piauí, que poderia continuar sendo um magnifico cartão postal, se não fosse a falta de compromisso do atual prefeito do município, João Coelho Santana, o Caburé do PT, deixou que a mesma se deteriorasse com o tempo durante, 4 (quatro) agonizantes, anos de sua gestão desastrosa. 
Os moradores indignados com o descaso, relataram que a praça matriz da cidade, encontra-se em estado de abandono e algumas lajes estão quebradas ou se desprendendo do local, podendo causar acidentes gravíssimos principalmente a idosos. Eles relataram ao portal, que as plantas e arvores, são bem cuidadas, porém, a praça nunca foi reformada durante a gestão do atual prefeito Caburé do PT, como ele havia prometido quando era apenas um candidato.
“Não sabemos se o prefeito tem algum projeto de revitalização para reformar a praça da nossa cidade... ele dizia que seria “uma nova história”, porém, não é isso que estamos vivenciando. Estamos esperando ele subir novamente nos palanques e falar em reformar a praça que ele tanto prometia em campanha, e que iria fazer e acontecer... Queremos uma praça nova, revitalizada, que nos encha de orgulho”, disse um morador. 
Por Rurik Araújo/Foto enviadas via WhatsApp por um leitor

Gestores públicos não poderão contratar ou demitir servidores municipais a partir de sábado (15)

A partir deste sábado, 15 de agosto, os agentes públicos de todo o país estarão proibidos de uma série de condutas que poderiam, de acordo com Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), configuram ilícito eleitoral. A proibição começa a valer exatamente a três meses do dia do primeiro turno das eleições, marcado para 15 de novembro.

A advogada eleitoralista Geórgia Nunes observa que, conforme o artigo 73 da Lei das Eleições, a partir desta data, está proibido nomear, contratar ou admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou por outros meios dificultar ou impedir o exercício funcional de servidor público municipal.

“Essas regras têm como objetivo impedir que os cargos e funções públicas sejam usados como moeda de troca para beneficiar candidaturas e partidos”, pondera Geórgia Nunes, acrescentando que também será proibido remover, transferir ou exonerar esses servidores do município, até a posse dos eleitos.

São vedadas, ainda, transferências voluntárias de recursos da União aos estados e municípios, e dos estados aos municípios – exceto nos casos de obrigação prévia para execução de obra ou serviço em andamento, com cronograma já fixado, e as utilizadas para atender a situações de emergência e de calamidade pública.

Com relação à publicidade institucional, a advogada explica que, a publicidade dos atos praticados por agentes públicos fica suspensa, bem como programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos ou de entidades da administração indireta – salvo em situação de grave e urgente necessidade pública, assim reconhecida pela Justiça Eleitoral.

“Essa regra não vale para propaganda de produtos e serviços que tenham concorrência no mercado”, ressalta, explicando que “o contexto excepcional da pandemia trouxe a Emenda 107/2020, que permite gastos relacionados a publicidade institucional voltada ao enfrentamento à Covid-19 ou à orientação da população quanto a serviços que possam ter sido afetados pela pandemia”.

Outra proibição é que os agentes públicos não poderão fazer pronunciamento em cadeia de rádio e televisão, fora do horário eleitoral gratuito – exceto se for matéria urgente, obedecendo aos critérios da Justiça Eleitoral. 

Com informações: Portal o Dia

Joaquim Pires|homem é preso suspeito de estuprar enteada de 14 anos

Um homem identificado como José Cirqueira foi preso, no final da noite desta quarta-feira (12), acusado de estuprar a enteada de 14 anos, e espancar a esposa. Os crimes foram registrados no município de Joaquim Pires, distante 230 km de Teresina.

Segundo a Polícia Militar do Piauí, os policiais foram acionados por vizinhos das vítimas, que ouviram os gritos de socorro vindos da residência onde a família mora, no Centro da cidade.

A mãe da garota relatou aos policiais que ela flagrou o suspeito estuprando sua filha dentro do banheiro, e por ter presenciado o crime, ela também foi agredida, como uma forma de intimidação para que ela não denunciasse o caso à polícia.

Ainda de acordo com a PM, após diligências, o homem foi localizado e preso próximo ao local dos crimes, e em seguida encaminhado para a delegacia de Polícia Civil de Luzilândia, para os procedimentos cabíveis ao caso.

As informações são do GP1

Advogado diz que prefeito vem maltratando servidores municipais desde quando assumiu

A situação é tão grave que o atual prefeito Junior Percy, já foi condenado em primeira instância na perda dos direitos políticos por cinco anos.
O advogado José Luiz de Carvalho Junior, mais conhecido em Buriti como Doutor Zé Luiz disse no último dia 11, durante uma entrevista no programa Buriti On-line, veiculado pela internet que o prefeito desta cidade vem maltratando os servidores municipais desde quando assumiu a gestão da prefeitura no ano de 2017.

Segundo o advogado, o prefeito Junior Percy vem tomando uma série medidas que vão de encontro aos direitos dos empregados da prefeitura. Entre elas o desrespeito ao plano de cargos, carreira e salários dos servidores, negação de repasse da contribuição patronal para o Instituto de Previdência Municipal, a exoneração de inúmeros servidores sem processo administrativo, dentre outras.

Doutor Zé Luiz afirmou que a situação é tão grave que o atual prefeito já foi condenado em primeira instância na perda dos direitos políticos por cinco anos, pelo fato de ter exonerado inúmeros servidores sem processo administrativo. Fato este, que poderá levá-lo a uma condenação em segunda instância, e a consequente cassação dos seus direitos políticos. 

Edição: Portal do Rurik

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

LIQUIGÁS LANÇA PROMOÇÃO NATAL PREMIADO

Prefeito de Caxingó recebe da CODEVASF trator com implementos agrícolas

O prefeito de Caxingó, Washington Luiz, recebeu na manhã desta quinta-feira (13) um trator e um implemento agrícola da Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF) através de uma emenda parlamentar do senador Ciro Nogueira.
O implemento agrícola é composto com uma grade roçadeira e outros equipamentos. A entrega aconteceu durante ato realizado na cidade de Teresina.
Washington comemorou o recebimento do trator e agradeceu ao senador. “O trator vai beneficiar principalmente os pequenos produtores rurais do município que fazem parte da agricultura familiar, melhorando as condições da atividade rural. Agradeço ao senador Ciro que sempre está nos apoiando e mais uma vez lembrou da nossa cidade”, disse o gestor.

ASCOM/PMC

PAX UNIÃO INFORMA | NOTA DE FALECIMENTO

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada cumpre o doloroso dever de informar o falecimento de FRANCISCO DAS CHAGAS CARVALHO SOUSA, 77 anos de idade, falecido nesta quinta-feira (13), de agosto de 2020, em sua residência em Buriti dos Lopes. O corpo esta sendo velado em sua residência no conjunto habitacional COHAB e será sepultado  logo mais às 17hs da tarde no Cemitério da Igualdade.

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Informou, a PAX UNIÃO.

Buriti dois Lopes-PI, 13 de agosto de 2020.

Delegacias no Piauí voltam a registrar BOs presencialmente

O registro de boletins de ocorrências referentes aos mais diversos crimes foi retomado de forma presencial no Piauí e com o uso obrigatório de máscara. Há cinco meses, quando começou a pandemia, apenas BOs de crimes mais graves como homicídios, feminicídios, sequestros, entre outros, estavam sendo feitos diretamente nas delegacias.

Com o retorno do atendimento presencial, vítimas de crimes como roubo de celular, por exemplo, podem procurar uma unidade da Polícia Civil para registrar a ocorrência.

Mesmo assim, a orientação do delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, é que a população só vá a uma delegacia em casos de crimes mais graves. As demais ocorrências podem ser comunicadas à polícia por meio da delegacia eletrônica através do link no site da Polícia Civil do Piauí.


Fonte: Cidade Verde

NOTA DE FALECIMENTO

É com imenso pesar que noticiamos o falecimento de Francisco das Chagas de Carvalho Sousa, conhecido como “Chico Leite” de 77 anos, falecido por volta das 8:15hs da manhã desta quita-feira (13/08), em sua residência no conjunto habitacional COHAB, onde esta sendo velado. O corpo será sepultado por volta das 17hs no Cemitério da Igualdade em Buriti dos Lopes. 

Por: Rurik Araújo

Armazém Paraíba passa a funcionar das 8:00 às 17:30

Campanha solidária para construção de uma casa na zona urbana de Buriti dos Lopes-PI

Caixão com corpo de homem é abandonado em cemitério no Piauí

O corpo de um homem, ainda não identificado, vítima da Covid-19, foi abandonado dentro de um caixão, fora da sepultura no cemitério do povoado Prata, na zona rural do município de Altos, região norte do Piauí. Com informações do Em Foco.

Segundo populares da região, o corpo foi deixado no cemitério por um carro branco no dia 05 de agosto. Coveiros que estavam no local, removeram o plástico que envolvia o corpo sem proteção.

O corpo foi deixado no cemitério por um carro branco no dia 05 de agosto.

Informações Meio Norte

PF apura desvio de recursos destinados ao combate do COVID-19 no município de União-PI

A Polícia Federal em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU/PI), deflagrouna manhã desta quinta-feira (13/08), a "Operação NaClo" decorrente de investigação que apura desvio de recursos públicos federais destinados ao combate do novo Coronavírus (COVID-19) no município de União/PI.
A investigação teve início após ampla divulgação na mídia local de que a Secretaria de Saúde do município de União/PI havia adquirido 6.000 unidades de galões de 5L de hipoclorito de sódio 2% (água sanitária) ao custo total de R$ 293 mil para realizar a higienização de ruas do referido município, que tem uma população de aproximadamente 45.000 mil habitantes. No curso das investigações foram identificados indícios razoáveis de fraude ao processo licitatório 25/2020, tal qual utilização de propostas inidôneas e superfaturadas de duas empresas no intuito de direcionar o certame a uma delas, bem como justificar o preço superfaturado apresentado por esta.
A investigação aponta ainda, que a empresa vencedora do certame realizou a venda da unidade do galão de 5L de hipoclorito de sódio 2% ao custo de R$ 48,80, conquanto o preço médio do referido produto no mercado local, mesmo em período de pandemia, é de R$ 20,00, portanto há indícios razoáveis de que o contrato firmado entre a citada empresa e a Secretaria de Saúde do município de União/PI foi superfaturado em pelo menos 144%.

Nesta fase da investigação estão sendo mobilizados 30 policiais federais e 2 auditores/técnicos da CGU/PI para o cumprimento de 6 mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina/PI e União/PI, expedidos pela Justiça Federal de Teresina/PI. O objetivo do cumprimento das medidas judiciais é colher elementos de prova que ratifiquem a tese de fraude ao processo licitatório 25/2020, superfaturamento do contrato 210/2020, dentre outras práticas criminosas, bem como verificar se a primeira empresa efetivamente entregou ao município de União/PI 6.000 unidades de galões de 5L de hipoclorito de sódio 2% (água sanitária).

Os investigados poderão responder, na medida de suasculpabilidades, pelos crimesde associação criminosa (art. 288 do CP), desvio de recursos públicos (art. 312 do CP) e fraude a licitação (art. 90 da lei 8.666/93)cujas penas somadas podem chegar a 20 anos de reclusão.

O nome “Operação NaClo” é decorrente da fórmula da composição química do hipoclorito de sódio (água sanitária).

Fonte: Polícia Federal no Piauí

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Buriti dos Lopes registra 644 casos confirmados do novo coronavírus

Confira boletim epidemiológico do município de Caxingó

Prefeitura de Caxingó vai inaugurar escola, posto de saúde e praça publica

A Prefeitura de Caxingó vai promover uma série de inaugurações nos dias 13 e 14 de agosto, de obras e benfeitorias ligadas á saúde, educação e infraestrutura. O prefeito Washington Luiz, vice-prefeito, Chico Barroso, vereadores e secretários municipais devem participar dos atos.
As solenidades começam na quinta-feira (13) ás 17h30 com a inauguração do posto de saúde do povoado Barro. A obra teve um investimento de R$ 138.592,34, obtidos pelo município através da parceira com o Governo do Estado.
O cronograma segue na sexta-feira (14) com a inauguração da ampliação da escola Honorina Machado Rodrigues, no povoado Canta Galo, que acontecerá as 9h00. A escola agora tem cinco salas de aulas, uma sala para direção, uma sala para os professores e a cantina foi ampliada.
Ainda na sexta-feira, o prefeito vai inaugurar as 17h30 a praça do povoado Bom Jesus. O mais novo espaço de lazer da região recebeu iluminação, bancos e uma academia de saúde foi implantada no local, com o objetivo estimular a prática da atividade física.

ASCOM/PMC

Pré-candidato a prefeito Lucas Moraes é recepcionado pelo W. Dias na capital

Nesta quarta-feira (12/08), o pré-candidato a prefeito Lucas Moraes, juntamente com o excelentíssimo Sr. Prefeito Apolinário Moraes, estiveram em reunião com o Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias (PT).

Na oportunidade, o governador reafirmou o recapeamento da PI-303 que liga a cidade de Bom Princípio do Piauí à BR 343, vale ressaltar que Wellington Dias anteriormente já havia se comprometido com o Prefeito Apolinário Moraes, e durante a reunião, confirmou ainda a construção da PI que liga Bom Princípio à cidade de Cocal.

Vale lembrar que a mesma teve início e na próxima semana terá uma nova equipe iniciando de Bom Princípio, beneficiando assim, a população dos povoados Córrego e Boa Vista.

Ainda de acordo com o Portal Direto de Bom Princípio, o município ganhará nos próximos dias, mais duas novas quadras esportivas, três praças, sendo uma na Avenida 29 de Abril e mais duas novas academias populares.

Na oportunidade o pré-candidato a prefeito Lucas Moraes aproveitou para cobrar empenho e rapidez na construção da PI que liga a cidade de Cocal à BR 402 passando pela cidade de Bom Princípio do Piauí.

Ainda em suas visitas à capital, o pré-candidato Lucas Moraes e o prefeito Apolinário Moraes foram recepcionados pelo Secretário de Saúde, Florentino Neto, que reafirmou compromisso com a gestão municipal e direcionou diversos recursos para restruturação da saúde no município de Bom Princípio.

Com informações Portal Direto de Bom Princípio.

Carteira porta cédulas e celular perdido em Buriti dos Lopes

Rômulo de Carvalho Rodrigues residente na cidade de Caraúbas-PI, perdeu sua carteira porta cédulas, contendo dinheiro, cerca de R$ 240 reais, cartões bancários e um celular. Ele pede para quem vier encontrar que ligue para o telefone de número; 981216302 que será bem gratificado. Ele perdeu a carteira e o celular no centro da cidade de Buriti dos Lopes, praça Antonio Romão. 

Essa foto fica na tela do celular;

Prefeitura de Caraúbas fornece água de péssima qualidade aos moradores

Na manhã desta quinta-feira (12) recebemos várias denuncias de moradores da cidade de Carnaúba do Piauí, dando conta que a água que chega até as torneiras das residências, é de péssima qualidade, impropria ao consumo humano. Os moradores também, estão reclamando da falta de água há vários dias. 

A água é fornecida pela prefeitura municipal de Caraúbas, que tem como gestor o prefeito João Coelho de Santana o “Caburé” do PT. De acordo com informações, há vários dias a bomba apresentou um defeito e por conta disso, não foi consertada até o momento deixando a maioria da população sem uma gota de água potável. “Não cai uma gota de água das torneiras há vários dias e quando isso acontece, a água é barrenta, parece garapa de buriti, impropria para o consumo, parecendo lama”, disse o denunciante. 

Por: Rurik Araújo

NOTA DE ESCLARECIMENTO


Venho por meio desta rede social, esclarecer aos munícipes sobre uma polemica que foi criada a respeito de uma propriedade de posse do município que teria sido invadida indevidamente por uma senhora identificada como Maria do Rosário, com a finalidade de se locupletar financeiramente.

Pois bem, a propriedade em questão situada na Rua Maria Ribeiro, é registrada com matrícula Nº 1.458 Folhas 015 Verso do livro 2-J, registado no Cartório da Comarca de Buriti dos Lopes-PI, foi adquirido pelo poder publico municipal em 24 de abril de 1998.

O município, com a finalidade de construir o prédio do NASF, ingressou coma ação competente na justiça, tendo em vista que a senhora Maria do Rosário iniciou a construção um muro no local, caracterizando assim a invasão do imóvel público citado.

A decisão foi favorável ao município.

‘DEFIRO A TUTELA DE URGÊNCIA, DETERMINANDO que a parte requerida (Maria do Rosário) se abstenha de realizar qualquer construção ou benfeitoria no imóvel em discussão, até ulterior decisão, alinhada a um maior conjunto probatório, no curso desta instrução OU até a sentença de mérito.

Havendo o descumprimento da tutela de urgência, ora concedida, após o prazo acima concedido de 24 (vinte quatro) horas, fixo desde logo multa diária e pessoal, a parte requerida, MARIA DO ROSÁRIO, no importe de R$ 500,00 (QUINHENTOS REAIS) por dia, sem qualquer limite máximo, em caso se mantenha o descumprimento, independente da responsabilização pelo crime de desobediência, nos termos do art. 330 do Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940, além da adoção de outras medidas que possam ser adotadas para obtenção do resultado prático equivalente.”

Portanto, o terreno é de propriedade da PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAÚBAS DO PIAUÍ. A senhora Maria do Rosário alega que teria comprado o terreno de um terceiro há 10 anos.

É mais um caso que encontramos de particular que tenta se apropriar do bem público. O prédio onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Saúde, o terreno onde iniciado a construção da Creche do Povoado Rosário e o terreno onde foi iniciado a construção da Praça de Eventos e da Creche no centro de Caraúbas são três exemplos desta prática deixada pela gestão anterior, que hoje nos causa problemas e atrasa o desenvolvimento do nosso município.

CONFIRA MATÉRIA RELACIONADAS AOS FATOS CLICANDO AQUI

PAX UNIÃO INFORMA | NOTA DE FALECIMENTO

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada cumpre o doloroso dever de informar o falecimento de ILDA DANTAS DA TRINDADE, 82 anos de idade anos, falecido nesta quarta-feira (12), de agosto de 2020, no hospital Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI. O corpo foi transladado para cidade de Buriti dos Lopes, onde foi velado e sepultado no cemitério da igualdade.
A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Informou, a PAX UNIÃO.

Buriti dois Lopes-PI, 12 de agosto de 2020.

Prefeito Caburé do PT derruba muro, invade terreno e justiça proíbe construção irregular

De acordo com informações, o atual prefeito do município de Caraúbas do Piauí, João Coelho de Santana o “Caburé”, filiado ao Partido dos Trabalhares/PT teria ordenado a invasão de um terreno, localizado na rua Maria Liberato, centro de Caraúbas e autorizado a construção de obra sem autorização judicial.
Antes                                             Depois 
Segundo informações o prefeito petista, teria ordenado a derrubada do murro, invadido e iniciado a construção no loca sem autorização legal da justiça, o terreno em questão possui registro de imóvel em cartório há mais de 10 anos, e a proprietária procurou a justiça no intuito de impedir que a sua propriedade fosse invadida pela prefeitura.
Na data do dia 10 de agosto, o Juiz da Comarca de Buriti dos Lopes, Dr. José Carlos da Conceição Lima Amorim, emitiu uma liminar de Reintegração/Manutenção de Posse, do município de Caraúbas-PI, contra Maria do Rosário Nunes dos Santos, que é proprietária do imóvel, registrado no cartório de Buriti dos Lopes e adquirido legalmente em 24 de abril de 1989.

Na liminar consta também, que se o atual prefeito Caboré descumprir a decisão imposta pelo Juiz, o gestor poderá ser penalizado com uma multa diária no valor de R$ 500,00(quinhentos reais).

A liminar determinou que as partes (prefeitura e proprietária) não construíssem ou realizassem benfeitores no imóvel em disputa até que saísse a sentença de mérito, dando total poder de quem é de direito.

O Portal do Rurik, tentou entrar em contado com o prefeito do município mas não obtivemos êxito.  

VEJA NOTA DE ESCLARECIMENTO DO PREFEITO CABURÉ AQUI. 

Por Rurik Araújo

Buriti dos Lopes, registra 634 casos confirmados do novo coronavírus

Pré-candidato à prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato visita comunidades e recebe apoio

Seguindo todas as recomendações das autoridades da saúde, mantendo sempre o distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel, a comitiva do vice-prefeito e pré-candidato a prefeito do município de Cocal, Nonatinho do Sindicato, vem mantendo agenda e tem percorrido a pé grandes distancias em busca explanar suas propostas de governo dialogando com os munícipes e ouvindo os anseios da população cocalense.

Incansavelmente nesta pré-campanha por onde ele passa, Nonatinho do Sindicato tem recebido apoio em massa dos munícipes, pois o povo reconhece o seu trabalho e sua capacidade de administrar um município com honestidade e humildade. 








   Por: Rurik Araújo