BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Cocal: Assistência Social abre inscrições para as oficinas do SCFV

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, é um dos serviços oferecidos no nível da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social. Ou seja, o SCFV está vinculado aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

O SCFV deve ser desenvolvido a partir de ações preventivas e proativas, no sentido de complementar o trabalho realizado no Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

Dentro dessa perspectiva, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Cocal comunica aos usuários que as inscrições e renovações de matrículas para as oficinas de Artes, Inclusão digital, Violão e voz estarão abertas de 07 a 11 de fevereiro de 2022.

A secretária Deuzenir Portela informa que as inscrições podem ser realizadas na sede do SCFV, situada à rua Padre José de Carvalho, 178, no bairro São Francisco, no turno da manhã, das 07h30min às 11h30min e no turno da tarde das 13h30min às 17h30min.

Por Evaldo Neres

Fonte: SMAS de Cocal

Dupla assalta posto de combustíveis e vai gastar dinheiro no bordel em Cocal

Por volta das 21hs da noite desta quinta-feira (03/02), dois criminosos em uma motocicleta assaltaram um posto de combustíveis localizado no bairro São Pedro, em Cocal-PI. A dupla de assaltantes roubou o frentista e um cliente que estava no local.

Imagens de câmeras de segurança do posto mostram, o momento em que a dupla que estava em uma motocicleta, de modelo HONDA/BROS, chega ao posto, abastece a moto e em seguida anuncia o assalto.

O frentista do posto, mesmo não reagindo a ação dos elementos, foi agredido com coronhadas na cabeça e nas costas. Já o cliente, reagiu contra os criminosos, se negou a entregar o celular e um cordão, e no momento em que tentou fugir, um dos criminosos efetuou dois disparos contra ele, mas a arma dos vagabundos, falhou (bateu catolé).

A Polícia Militar foi acionada, e sob o comando do Capitão Ronald, deu início a diligências na cidade. Por volta de 22h, os policiais avistaram uma moto com as mesmas características de que os criminosos utilizaram no assalto, estacionada nas dependências de um bar da cidade, mais conhecido como o bordel Casa de Mel do Sotiê.

Moto usada pelos criminosos.

Os policiais entraram no local, no entanto, os acusados conseguiram avistar a viatura, ainda distante, e fugiram. Eles abandonaram a moto, capacetes, o dinheiro roubado do posto, pertences do frentista, nove munições de calibre .38, além de quatro “trouxas” de maconha.

A Delegacia de Polícia Civil de Cocal deverá dar prosseguimento as investigações para tentar identificar os autores do roubo. 

Com informações: Blog Alerta Cocal

Funcionário da Equatorial Energia é assassinado durante o trabalho no Piauí

Kelson Bruno de Assunção Sousa, funcionário da Equatorial Energia, foi morto com um tiro na manhã desta sexta-feira (4) enquanto realizava um atendimento no bairro São Joaquim, Zona Norte de Teresina. O g1 procurou a empresa, que informou que ainda vai divulgar nota sobre o assunto.

Ele foi assassinado, segundo a Polícia Civil, em uma tentativa de assalto. Ele estava junto com os colegas de trabalho durante um atendimento quando dois homens armados, em uma moto, passaram pelo local.

Segundo o delegado titular do 7º DP, Menandro Pedro, os autores do crime passaram pelos trabalhadores, foram até o fim da rua e depois voltaram até onde eles estavam, anunciando o assalto.

Por algum motivo, ainda não apurado pela polícia, eles atiraram contra a vítima no pescoço. O rapaz morreu na hora e nada foi levado.

O Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) vai investigar o crime. O IML chegou ao local por volta das 11h para recolher o corpo.

Fonte: G1-PI

Casal é assassinado dentro de casa em Cajueiro da Praia

Um casal foi assassinado a tiros nesta madrugada de sexta-feira (4) em imóvel localizado em Barra Grande precisamente no bairro Alto da Boa Vista, na cidade de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí. Ele foi identificado como José Hamilton penha da Silva e ela Valdenice Freire Nunes

A polícia foi acionada para o local e encontrou os corpos do casal na cama. O homem era natural de Cajueiro da Praia e a mulher da cidade de Fortaleza-CE.

Segundo informações o casal nem teve poder de reação foram mortos dormindo segundo a perícia os corpos estavam na cama em uma posição como se tivesse dormindo, aproximadamente 15 tiros foram deflagrados contra o casal e foi encontrada no local cartuchos de pistola 0.40 e outra munição ainda não identificada.

Populares que moram próximo não quiseram falar sobre o assunto só falaram que o crime se deu mais ou menos as 3h30 da manhã.

A polícia ainda não confirmou oficialmente a motivação do crime. As investigações ficarão por conta da Polícia Civil de Luís Correia.  A perícia criminal esteve no local e a equipe do IML fez a remoção dos corpos. 

Fonte: Blog do Fabim

Homem bate a cabeça e morre após cair de bicicleta em Campo Maior (PI)

Um homem identificado como Cleberson Francisco de Oliveira, 40 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (03) após um grave acidente de bicicleta no bairro Flores em Campo Maior (PI). As informações são do Em Foco.

De acordo com as primeiras informações a vítima estava levando uma criança na garupa da bicicleta, quando a mesma colocou o pé no raio do transporte fazendo com que Cleberson perdesse o equilíbrio batendo a cabeça no meio fio do calçamento.

Outras testemunhas relataram que uma parte da bicicleta identificada como 'garfo' teria quebrado no momento da descida da ponte nos cruzamentos entre as ruas Coronel Antônio Maria e Miguel Furtado, entre o Centro e o bairro de Flores.

O impacto foi tão forte que a vítima morreu no local no momento em que o SAMU chegou para fazer os primeiro socorros. Já a criança não teve ferimentos graves. 

Edição: Portal do Rurik

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Polícia Civil cumpre mandado e prende condenado por roubo qualificado em Buriti dos Lopes

Um homem identificado como Genivaldo Alves dos Santos, vulgo "Bambu", foi preso nesta quinta-feira (03/02) em cumprimento a um mandado de prisão por condenação em definitivo, pela prática do crime de roubo qualificado (Art. 157, Inciso VII do Código Penal). O mandado de prisão foi cumprido pela Polícia Civil do Piauí (PC-PI), por intermédio da Delegacia de Buriti dos Lopes, na região norte do Piauí.

De acordo com as informações repassadas pela Delegacia de Buriti dos Lopes, no dia 15 de janeiro de 2008, por volta das 9h, na Rua do Chafariz, Bairro Mala Velha, Genivaldo Santos estava consumindo bebida alcoólica em um bar, quando mediante grave ameaça e com emprego de uma arma branca (faca), obrigou o proprietário do estabelecimento a lhe entregar o dinheiro do caixa.

No momento em que anunciou o assalto, a vítima entregou-lhe o dinheiro. Já quando Genivaldo estava com o dinheiro em mãos, o dono do bar reagiu disparando com uma espingarda contra o agora condenado, atingindo-o de raspão.

Após o trânsito e julgado do processo, o réu foi condenado a mais de 08 (oito) anos de prisão a serem cumpridos inicialmente em regime fechado.

Com a expedião do mandado, foi possível prender o condenado o qual foi encaminhado para a Penitenciária Mista de Parnaíba onde cumprirá sua pena. 

Com informações: Policia Civil de Buriti dos Lopes 

Prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato, concede entrevista à TV O Dia

Na tarde desta quinta-feira (03/02), o prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato (PT), foi o entrevistado do programa O Dia News, programa jornalístico exibido diariamente na TV O Dia, filiada à Rede TV, no Piauí. 

Assista a entrevista:

Transmitido ao vivo na TV O Dia, o programa é apresentado pelo jornalista Douglas Cordeiro. Durante a entrevista o prefeito falou das ações de governo frente ao município de Cocal (PI), falando um pouco do grande trabalho que vem realizando em prol do desenvolvimento do município. 

Com informações: Blog Cocal Alerta 

Rafael Fonteles fica em primeiro lugar nas intenções de voto em todos os cenários, aponta pesquisa

O ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes, ficaria em segundo lugar, atrás do candidato petista.

O Instituto Estimativa divulgou os dados de preferência dos pré-candidatos ao governo do Estado. Segundo a pesquisa, o candidato de Lula e Wellington Dias, Rafael Fonteles (PT), sairia na frente do candidato de Jair Bolsonaro, Silvio Mendes (PSDB), com 11 pontos percentuais.

A consulta foi feita entre os dias 26 e 30 de janeiro e ouviu 2.000 eleitores nas 12 regiões de desenvolvimento do Estado. A estimativa está registrada junto à Justiça Eleitoral com o número PI-00180/2022.

Resultados

Segundo a sondagem, Rafael Fonteles ganharia com 26,95% das intenções de voto no Estado, enquanto Silvio viria em segundo com 15%. Gessy Fonseca (PSC) ficaria em terceiro, com 3,95%, e Washington Bonfim (Cidadania) com 2,6%.

Do total, 26,75% não sabe/não opina. Nenhum, 21,7%, e nulo ou branco 3,05%.


Em um questionário espontâneo, o secretário da Fazenda também se manteve à frente com 8,95% dos votos, seguido por Silvio Mendes com 3,1%.

3º Wellington Dias 2,25%;

4º Ciro Nogueira 1,25%;

5º Iracema Portella 1%;

6° Gessy Fonseca 0,85% e Margarete Coelho com 0,05%.

Não sabe/não opina tem 64,35%; nenhum, 17,15%, e branco ou nulo 0,75%.

Teresina

Ao restringir a sondagem para Teresina, Rafael Fonteles também fica à frente do ex-prefeito, sendo 27,20%, contra 26% de Silvio Mendes. Gessy Fonseca em terceiro com 8,8% e Washington Bonfim, 2%.

Nenhum/ninguém ficou em 24,4%. Não sabe/não opina, 6,6% e nulo ou branco pontua com 5%.

Na sondagem espontânea municipal, Fonteles ficaria à frente com 8,8% do eleitorado e Silvio com 7%.

3º Gessy Fonseca com 3,4%

4º Wellington Dias com 2,4%

5º Ciro Nogueira com 0,6%

6º Iracema Portela com 0,2%.

Além disso, há uma tendência de crescimento do candidato petista, enquanto Silvio, que irá representar o grupo de Ciro e Bolsonaro, vem caindo em todas as estimativas realizadas nos últimos meses.

Renovação política

A pesquisa também questionou os eleitores sobre quais dos pré-candidatos representam uma renovação política no estado. Para 35,6% dos entrevistados, o pré-candidato Rafael Fonteles é quem mais representa renovação no cenário político atual.

Em segundo lugar vem Silvio Mendes com 8,05%. Iracema Portela vem em terceiro com 6,05%,

4º Ciro Nogueira 5,95%,

5º Gessy Fonseca 4% e

6º Washington Bonfim pontua com 1%.

Não sabe/não opina tem 28,4%; nenhum 10,95%.

Voto para Senador

O governador Wellington Dias segue firme liderando as intenções de voto para o Senado. Na pesquisa, ele alcança 50,95% das intenções de voto para o senado em 2022.

O segundo lugar é de Kleber Montezuma com 10,15%. Joel Rodrigues em terceiro com 8,05%.

Nenhum/ninguém tem 17,55%. Não sabe/não opina 9,95%, e nulo ou branco tem 3,35%.

Fonte: Lupa 1 

Câmeras de segurança registram assalto em plena luz do dia no Centro de Parnaíba

Um assalto a uma loja de celulares localizada na Rua Pires Ferreira, no centro de Parnaíba, foi registrado no início da tarde dessa quarta-feira (02). Câmeras de segurança de estabelecimento comercial próximo ao local do ocorrido flagraram o momento em que os criminosos chegam e o que está na garupa desce e entra na loja de celulares se passando por cliente. Após algum tempo, ele sai do local com vários itens, sobe na moto e vai embora como se nada tivesse acontecido.

De acordo com a funcionária que estava na loja no momento do assalto, o criminoso a ameaçou com uma arma de fogo para que ela lhe entregasse alguns celulares da vitrine.

Lojistas que atuam no centro da cidade garantem que não é muito difícil ver uma viatura da polícia passar pelo local, mas, segundo eles, nem mesmo a presença dos militares intimida as ações dos bandidos que se aproveitam do movimento mais tímido de pessoas no horário de almoço para cometer os delitos. A polícia segue em diligências para capturar os envolvidos no crime.

Fonte: Portal Costa Norte

Polícia Militar prende motorista por embriaguez após quase colidir em viatura em Cocal

Um homem de 36 anos, identificado como Benedito Marreiros Pereira Ferraz Neto, conhecido como "NETIN DO ADERSON", foi preso pela Polícia Militar, por volta das 00h:30 min da madrugada desta quinta-feira, (03/02), em flagrante delito, por prática do crime tipificado no conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada (condução de veículo sobre efeito de álcool). A prisão ocorreu na Av. João Justino de Brito, no centro de Cocal, no Norte do Piauí.

De acordo com informações, a Policia Militar realizava rondas pela cidade, quando de repente avistaram um veículo Siena de cor branca, com Placa PID-8498, transitando, ao chegar em um cruzamento, efetuou a conversão em alta velocidade, de forma que por pouco não colidiu com seu veículo na viatura policial. Diante da situação iniciou o acompanhamento tático conseguindo abordar o condutor, já bem próximo à residência do mesmo.

O acusado estava em visível estado de embriaguez alcoólica, o mesmo recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzido até o posto da PRF na BR 343, onde lá, o acusado se recusou a fazer o teste de alcoolemia de forma voluntária; que diante de todos os indícios e sinais que apontam para ocorrência de crime de trânsito, conduziu o acusado para a Central de Flagrantes para que fosse lavrado o Formulário de Avaliação de Sinais de Alteração.

Após a realização dos procedimentos cabíveis na central de flagrantes de Parnaíba, o acusado foi colocado em liberdade após pagar uma fiança no valor de R$ 400 (quatrocentos reais), arbitrada pelo delegado plantonista da Central de Flagrante.

Fonte: Blog Cocal Alerta 

Prefeito Lucas Moraes emite nota de esclarecimento para rebater Fake News

Diante de fatos noticiados recentemente pela mídia acusando o gestor municipal de inserir informações falsas no sistema SIOPE, o prefeito Lucas Moraes vem esclarecer que só veio tomar conhecimento da possível inconsistência dos dados através das mídias sociais. Isso porque as informações inseridas no referido sistema são de atribuição exclusiva de servidores com habilitação técnica para tal finalidade. Ressalta ainda que o erro será prontamente corrigido e que providências administrativas já estão sendo adotadas para identificar o (s) responsável (is) por inaceitável erro, e que as sanções administrativas-legais lhe (s) serão aplicadas, inclusive, com possibilidade de encaminhamento do procedimento para os demais órgãos de investigação, quais sejam Polícia Federal, Ministério Público Federal... para ulteriores providências.

Assista o vídeo: 

SECOM-PMBPP

Parnaíba | Instituto Doutor Abreu completa 01 ano de existência: Parabéns!

Nesta quinta-feira, dia 03 de fevereiro 2022, o Instituto Doutor Abreu comemora 01 ano de existência. E com muitos motivos para comemorar, pois conseguimos realizar vários serviços de interesse da coletividade, de acordo com a nossa missão institucional, que é o tratamento e a ressocialização dos pacientes com deficiência mental.

Além disso conseguimos, juntamente com os parceiros envolvidos, distribuir gêneros alimentícios para as pessoas com vulnerabilidade econômica, diminuindo assim a desigualdade no combate à fome. Queríamos agradecer ao SESI (Indústria Solidária), ao Programa Mesa Brasil, do Sesc, à Coordenação de Saúde Mental do município de Parnaíba, aos nossos colaboradores, voluntários, estagiários, parlamentares, e principalmente, ao nosso Presidente/Fundador, Dr. Abreu Filho.

” De todas as formas de desigualdade, a injustiça no cuidado à saúde é a mais chocante e desumana” (Martin Luther King).

Assista o vídeo:

Com informações: Acessória de imprensa 

Edição: Portal do Rurik

Justiça concede soltura de acusado de torturar e esquartejar professor em Parnaíba

A decisão foi dada pela juíza Maria Perpetuo Socorro Ivani de Vasconcelos, no último dia 26 de janeiro.

Justiça concede soltura de acusado de torturar e esquartejar professor em Parnaíba

A juíza Maria Perpetuo Socorro Ivani de Vasconcelos, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba, concedeu liberdade provisória a Luís Carlos Evangelista Guedelha, que é um dos acusados do duplo assassinato das vítimas Paulo Henrique Limas Caldas, 48 anos, que era professor de inglês e David Soares Maciel, 29 anos. Ambos tiveram os corpos esquartejados em março de 2018, em Parnaíba, no litoral do Piauí. A decisão foi dada no último dia 26 de janeiro.

Em sua decisão, a magistrada pontuou que devido a ação envolver outros réus e por estar em fase recursal, a prisão do acusado, desde o ano de 2018, pode se configurar como excesso de prazo na prisão e por isso, a segregação deve ser revogada.

Continue lendo a matéria clicando AQUI! 

Polícia desmonta boca de fumo, apreendendo drogas e mais de R$ 3.000 reais em Parnaíba

O dono da boca de fumo, um homem identificado como ''Ioiô'' conseguiu fugir do local.

Na tarde desta quarta-feira (02), a Polícia Militar de Parnaíba desmontou uma boca de fumo localizada na rua Campo Maior, no bairro nova Parnaíba, no litoral Piauiense. O dono da boca de fumo, um homem identificado como ''Ioiô'' conseguiu fugir do local.

De acordo com o Tenente-coronel, Erisvaldo Viana, durante um patrulhamento de rotina sua equipe identificou uma movimentação fora do normal em uma residência e realizou o cerco do local. Ao adentrar no estabelecimento os policiais apreenderam mais de 100 papelotes de cocaína, maconha, pedras de crack, balança de precisão e aproximadamente R$ 3.000 em espécie.

Os apetrechos caracterizam o crime de tráfico de drogas. Todo o material aprendido foi encaminhado à central de flagrantes situado na avenida Álvaro Mendes, para os procedimentos de praxe.

Fonte: Portal Lupa 1

Homem é preso suspeito de estuprar a própria enteada de 11 anos em Joaquim Pires

Um homem de 27 anos, identificado pelas iniciais F.R.S., foi preso na tarde desta quarta-feira (02), durante o cumprimento de mandado de prisão temporária pelo crime de estupro de vulnerável. A prisão ocorreu no município de Joaquim Pires, na região norte do Piauí.

De acordo com informações repassadas ao Meionorte.com pelo delegado Antônio Alves, titular da Delegacia de Luzilândia, o preso é investigado pelo crime cometido contra a própria enteada, uma criança de apenas 11 anos de idade.

O mandando foi cumprido pela Polícia Civil do Piauí, em uma ação conjunta entre a Delegacia de Luzilândia e o Grupamento de Polícia Militar de Joaquim Pires. Após a prisão, F.R.S foi conduzido até a unidade policial e está à disposição da justiça.

Fonte: Portal Meio Norte

Homem que havia sido sequestrado é encontrado morto no Piauí

Um corpo foi encontrado em avançado estado de decomposição na manhã desta quarta-feira, 02 de fevereiro, próximo a rodovia estadual PI-142, na região de ladeira do trecho que interliga as cidades de Marcolândia e Simões.

Segundo informações, por volta das 8h, uma pessoa que passava pelo local sentiu um forte cheiro e resolveu verificar o que causava o mal cheiro. E ao adentrar na mata, avistou o corpo em um local considerado de difícil acesso.

As Polícias Militar e Civil foram acionadas e estiveram no local. Peritos analisaram o local onde o corpo foi encontrado, na tentativa de identificar algum vestígio que contribua para esclarecer o crime. Depois de liberado, o corpo foi levado pelo rabecão do Instituto Médico Legal (IML).

Perícia analisa local onde o corpo foi encontrado

Segundo a polícia, o homem encontrado morto seria Manoel Lauriano da Silva, também conhecido como “Manoel Sebosinho”, de 30 anos de idade, morador do bairro Cavalete I, na cidade de Araripina, Pernambuco.

Manoel estava desaparecido há cerca de 7 dias. O mesmo teria sido sequestrado por dois homens armados em um veículo modelo Volkswagen Gol, de cor branca. A dupla teria se aproximado de Manoel e ordenado que o mesmo entrasse no carro, e depois, saído em disparada. Desde então, Manoel não foi mais visto.

Fonte: Cidades na Net

Ossada humana é encontrada por caçador no município de Pedro II

A polícia suspeita que a ossada seja de um homem desaparecido há mais de um ano. O delegado aguarda o laudo do IML para confirmar a identidade da vítima.

Uma ossada humana foi encontrada nesta quarta-feira (2) na comunidade Flores, zona rural de Pedro II, Norte do Piauí. Segundo o delegado André Moreno, os restos mortais foram achados por um caçador em uma região de mata fechada.

"O local onde ela estava era de difícil acesso. Verificamos a informação e comprovada a existência da ossada acionamos o Instituto Médico Legal, que fez a coleta do material", disse.

Conforme o delegado, existe a suspeita que a ossada seja de um homem desaparecido há mais de um ano. A polícia aguarda o laudo do IML para confirmar a identidade da vítima.

"Vamos tomar as providências legais para que seja apurado. Saber a causa da morte, nesse contexto, fica difícil de elucidar. Mas tentar fazer pelo menos essa compatibilidade e assim que sair o laudo vamos fechar o caso", explicou.

Fonte: Portal G1 PI

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Prefeitura de Cocal investe em variadas modalidades esportivas

Na última sexta-feira, 28 de janeiro, a Prefeitura de Cocal cedeu transporte para os atletas de artes marciais de Cocal. Os atletas foram convidados pelo Mestre Marcone Pará para um grande aulão com finalidades de conhecimento e preparação de alguns atletas para competições futuras.

Wanderson Amaro iniciou na capoeira aos nove anos de idade e falou sobre o início do esporte em Cocal.

Com o conhecimento dessas competições, a prefeitura de Cocal, do Prefeito Nonatinho do Sindicato, através da Secretaria de Esportes e com o apoio do Coordenador do PRO PIAUÍ, Rubens Vieira, começará a olhar com desejo de crescer, buscar recursos para fortalecer ainda mais este esporte, estes atletas em suas respectivas modalidades em futuras competições.

O Boxe representado pelo atleta medalhista e Campeão Piauiense, Antônio Marcos, Jiu-jitsu representado pelo Rodolfo Rodrigues, Muay Thai representada pelo Jonh Dalison, Karatê representado pelos atletas Lindomar e Lorenzo e Capoeira do Grupo Engenho representada pelo Wanderson Amaro. Todos já representaram Cocal e foram medalhistas.

O atleta Rodolfo Rodrigues conta como foi o início da carreira no jiu-jitsu.

Superintendente da Sumelje, Ciê Flabets, que esteve presente com a equipe na academia de box, falou sobre o objetivo do encontro com os atletas.

 “A gente tá aqui prestigiando os treinamento deles em busca de, junto com nosso prefeito Nonatinho, buscar recurso aqui para essa área do esporte.  Muitas das vezes as pessoas têm uma ideia que o esporte aqui no Cocal é só futebol, futsal. E a gente também tá buscando investimento, buscando recurso para essa área aqui do esporte, que é o boxe, muay thai, que a capoeira, que é o jiu-jitsu, que é o judô. E a gente tá prestigiando esse treinamento aqui hoje”, disse.

O atleta John Dalison, destacou que hoje podem se considerar uma academia completa no esporte.

ASCOM/PMC

Após o cumprimento do mandado, o preso está à disposição da justiça.

Após abordagens simultâneas a veículos idênticos no CE e PR, PRF apreende carro clonado.

A Polícia Rodoviária Federal no Ceará (PRF-CE) apreendeu um veículo com placas clonadas na tarde dessa segunda-feira (31) em Tianguá, no Ceará. O veículo original está em circulação no Paraná e foi abordado no mesmo momento que o clone.

A distância entre o local das abordagens é de mais de 3 mil quilômetros. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, por volta das 17h de ontem, no Posto da PRF em Tianguá, no km 307 da BR 222, a equipe de policiais abordou um veículo Toyota Hilux de cor branca, ano 2020, que ostentava placas de identificação no modelo Mercosul, conduzido por um homem de 36 anos, que não teve sua identidade revelada.

Durante a fiscalização, foram constatadas algumas inconsistências nos sinais normais que identificam o veículo. Dessa forma os policiais resolveram aprofundar ainda mais em sua vistoria. O motorista informou que adquiriu o veículo em Fortaleza.

Os policiais rodoviários federais encontraram várias adulterações nos sinais identificadores do veículo e constataram que se tratava de um clone, ou seja, ostentava mesma simbologia na placa de outro veículo original e regular.

Ao mesmo tempo que a caminhonete clonada era fiscalizada no Ceará, o veículo original foi abordado em Campo Mourão, no Paraná. O proprietário paranaense informou que havia registrado boletim de ocorrência, pois havia suspeitado da clonagem e apresentou a documentação da compra do veículo zero quilômetro.

No Ceará, tanto a caminhonete quanto o condutor foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Tianguá para procedimentos legais. 

Com informações: Nucom/PRF-PI

Jovem de 27 anos é preso acusado de estuprar enteada de 11 anos em Joaquim Pires

Um jovem de 27 anos identificado pelas iniciais F.R.S., foi preso na tarde desta quarta-feira (02/02) após cumprimento de mandado de prisão temporária com base no crime de estupro de vulnerável. A prisão ocorreu na cidade de Joaquim Pires, na região norte do Piauí.

O mandado de prisão foi cumprido pela Polícia Civil do Piauí (PC-PI), através da Delegacia de Luzilândia, em ação conjunta com o Grupamento de Polícia Militar (GPM) de Joaquim Pires. 

De acordo com as informações repassadas pela Delegacia de Luzilândia, o preso é investigado pelo crime de estupro de vulnerável cometido contra sua própria enteada, uma criança de 11 anos de idade.

Rubens Vieira trata de ações com Wellington Dias voltadas à Planície Litorânea

O ano de 2022 veio com tudo e o trabalho do coordenador regional Pró-Piauí, Rubens Vieira, se intensifica cada vez mais, no que concerne a abordar as demandas da região, para assim buscar novos investimentos para toda Planície Litorânea.

Rubens Vieira comenta esse encontro com o governador Wellington Dias: “Foi com esse objetivo que me reuni nesta terça-feira, primeiro de fevereiro, com o Governador Wellington Dias e com a Deputada Federal Rejane Dias para tratar das ações do governo do estado nos municípios da Planície Litorânea nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, mobilidade urbana e, principalmente, geração de emprego e renda”.

O referido coordenado regional do PRO PIAUÍ disse que estava com ele, na ocasião, Nonatinho do Sindicato, prefeito de Cocal, um dos treze municípios sob responsabilidade de sua coordenação e para os quais a equipe trabalha com muita dedicação.

ASCOM

Homem baleado morre no hospital em Parnaíba

Morreu por volta das 10hs 30 da manhã desta terça-feira (1º) o nacional Mailson Medeiros de Souza Braga, 28 anos, que residia à Rua 02 de Fevereiro, bairro São José em Parnaíba.

A causa da morte foi provocada por um disparo de arma de fogo ocorrido por volta das 23hs do dia 27 de janeiro do corrente ano, fato ocorrido na praça José Narciso, bairro São José.

O tiro acertou a cabeça da vítima, sendo socorrida e encaminhada ao pronto socorro do Heda, indo a óbito nesta manhã de hoje nesta unidade hospitalar.

Na mesma ocorrência, um amigo de Mailson, de prenome Leonardo também foi atingido com dois disparos nas costas.

O atirador ocupava uma motocicleta sem descrição.

Rubens Vieira trata de ações com Wellington Dias voltadas à Planície Litorânea

Prefeito Nonatinho do Sindicato se reúne com governador W. Dias para falar sobre novos projetos

Na última terça-feira (01/02) o prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato, esteve reunido com a deputada federal Rejane Dias, o Coordenador regional do PROPIAUÍ, Rubens Vieira, e o governador Wellington Dias, para falar sobre novos projetos que deve beneficiar os cocalenses.

Durante o encontro, além de reforçar o pedido da estrada que vai ligar Cocal a Boiba e Cocal a Segundo Campo, Nonatinho também falou sobre a ampliação de asfalto no centro de Cocal.

O prefeito também pediu para ampliar os projetos de calçamento na zona rural do município. Além desses pedidos foi solicitado também que possa ser agilizada a estrada que liga a localidade Vidéu a Cocal dos Alves.

De acordo com gestor municipal várias áreas da zona rural vão ter pavimentação em paralelepípedos.

Desde o início da gestão o prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato, tem realizado trabalhos em diversas áreas. Educação, esporte, meio ambiente, agricultura, saúde e demais temas.

Diversas obras já foram concluídas e outras estão em ritmo extremamente acelerado. Algumas delas são a escola padrão FND que está sendo construída na localidade Contendas. A escola contém 8 salas de aula, biblioteca, sala de informática, pátio coberto e outros.

Além disso, há diversas localidades que estão com calçamento em andamento e outras obras. 

ASCOM/PMCP

IFPI realiza projeto que busca fortalecer a agricultura familiar em Cocal e mais 12 municípios

O projeto AgroIFnordeste está sendo desenvolvido em 13 municípios do Piauí, dentre eles Cocal, levando em consideração o potencial de cada cidade e beneficiando em torno de 1.300 pequenos e médios produtores rurais. Além dos agricultores, o projeto conta com o trabalho de técnicos de nível médio e graduados em cursos na área das ciências agrárias de diversas Instituições de Ensino.

Continue lendo sobre a matéria clicando AQUI!

Governo do Piauí determina novas medidas de combate a COVID-19

A principal medida anunciada é a proibição de festas e eventos pré-carnavalescos e o Carnaval no Estado.

O Governo do Estado, seguindo as recomendações do COE (Comitê de Operações Emergenciais de Combate a COVID-19), adotará medidas mais rígidas de controle da doença no Piauí. As medidas devem entrar em vigor a partir desta terça-feira (01/02), por meio do decreto nº 20.525. A principal delas é a proibição de festas e eventos pré-carnavalescos e o Carnaval.

Estão proibidas a realização de festas e eventos que possam causar qualquer tipo de aglomeração, públicos ou privados, especialmente eventos pré-carnavalescos ou carnavalescos, incluindo desfile de escolas de samba e blocos de carnaval. Está proibido também a realização de conferências, convenções, feiras comerciais e retiros de qualquer natureza. O Poder Público não promoverá, financiará ou apoiará e não concederá as respectivas licenças e autorizações.

Os bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, barracas de praia e estabelecimentos similares, bem como lojas de conveniência e depósitos de bebidas, poderão funcionar desde que obedeçam às recomendações sanitárias e que não promovam festas, eventos, ou qualquer atividade que gere aglomeração.

Obedecidos os protocolos e medidas sanitárias, com uso da máscara e distanciamento social, poderão ser realizados atividades e eventos esportivos, sociais, culturais e artísticos, com restrições de público: em teatros, circos, auditórios e cinemas, jogos de futebol, jogos de quadra e similares, o público admitido será de até 30% da capacidade do espaço, com todos sentados.

COMÉRCIO

O comércio em geral poderá funcionar somente até às 18h e os shopping centers poderão funcionar das 10h00 às 22h00, podendo antecipar o início do horário de funcionamento para até as 09h00, desde que respeitado o período máximo de 12h00 de funcionamento. O funcionamento de mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, hipermercados, padarias e produtos alimentícios deve encerrar-se até às 24h00.

COMPROVANTE DE VACINAÇÃO

Será exigido comprovante de vacinação atualizado de acordo com cronograma do Plano Nacional de Imunização para as seguintes atividades:

a) academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento, clubes e vilas olímpicas;

b) estádios e ginásios esportivos;

c) cinemas, teatros, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação infantil;

d) museus, galerias e exposições de arte, parques de diversões, parques temáticos, parques aquáticos, apresentações e drive-in; e) bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, barracas de praia e estabelecimentos similares bem como lojas de conveniência e depósitos de bebidas.

ÓRGÃOS PÚBLICOS

Com exceção dos profissionais de saúde e da segurança pública, a Administração Pública deverá reduzir para 50% o trabalho presencial, preferencialmente mantendo o trabalho remoto para gestantes, idosos acima de 60 anos e pessoas com comorbidades.

FISCALIZAÇÃO

A fiscalização das medidas determinadas será exercida de forma ostensiva pelas vigilâncias sanitárias estadual e municipal, com o apoio da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Guarda Municipal. No caso de evento realizado em detrimento das determinações sanitárias, o estabelecimento deve ser autuado, com abertura do devido Processo Administrativo Sanitário

Homem suspeito de tráfico de drogas é baleado e preso pela PM

Segundo a Polícia, o homem reagiu à prisão e atirou na direção dos policiais, que revidaram. Nenhum policial foi baleado. O suspeito foi preso e encaminhado para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Um homem foi baleado na manhã desta quarta-feira (2), na Zona Norte de Teresina, e foi encaminhado para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Segundo a Polícia Militar, o homem, que não teve o nome divulgado, é suspeito de tráfico de drogas.

Segundo o major Audivan Nunes, coordenador da Força Tarefa de Segurança Pública, unidade responsável pela operação, o homem reagiu à prisão e atirou na direção dos policiais, que revidaram e o atingiram em uma das pernas. Nenhum policial foi ferido.

"Atirou na nossa guarnição. Diga-se de passagem, não é a primeira vez que ele atira na polícia. Em 2017 foi a mesma situação", disse o major Audivan Nunes.

Ainda segundo a Força Tarefa, o alvo da operação seria um homem apontado como líder do tráfico na região do bairro Água Mineral. Mas ele conseguiu fugir do cerco porque o rapaz baleado lhe deu apoio, atirando contra os policiais.

A prisão aconteceu na casa do suspeito, na Zona Norte da capital, no bairro Água Mineral, onde de acordo com a Polícia, funcionava um ponto de vendas de drogas.

Na casa, foram encontradas porções de maconha, cocaína e crack, além de uma balança de precisão. Os policiais apreenderam ainda uma pistola, que foi usada pelo suspeito para atirar nos policiais, além de carregadores e munições.

Força Tática é acionada novamente em Buriti dos Lopes para conter o Dragão armado de faca

O Grupamento da Policia Militar/GPM de Buriti dos Lopes, acionou novamente a Força Tática de Parnaíba, nesta manhã de quarta-feira (02), para conter um homem identificado como Francisco Antônio da Silva dos Santos, 42 anos, residente a rua Josias Leódido, mais conhecido como Dragão. 

De acordo com informações do tenente Paulo Rogério, um homem com transtornos mentais, estaria armado com uma faca ameaçando populares dentro do mercado público municipal, localizado na rua Padre Leal. “Ele não reagiu à prisão, e foi imobilizamos rapidamente” disse o tenente. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência/SAMU, foi acionado e o indivíduo foi encaminhado para o hospital estadual Dr. Mariano Lucas de Sousa em Buriti dos Lopes.

Dragão, como é popularmente conhecido, já havia sido contido pela Força Tática e internado em novembro de 2021. (Reveja a matéria clicando AQUI!).

Por: Rurik Araújo(Portal do Rurik)  

Homem é preso com tablete de maconha no São Vicente de Paula em Parnaíba

Patrulha da polícia militar prendeu em flagrante delito por volta das 21hs 30 desta terça-feira (1º) o nacional Francisco Wellington da Silva, de 25 anos.

Ele foi preso na Rua Mira Rios no bairro São Vicente de Paula em Parnaíba, com um tijolo de maconha pesando aproximadamente 450 gramas, como posse intencional para o tráfico de drogas. Além da erva maldita, foi apreendido a quantia de R$ 20 reais.

O acusado foi abordado quando pedalava uma bicicleta pela citada rua.

O caso foi encaminhado à central de flagrantes para lavratura do procedimento flagrante.

Fonte: Click Parnaíba