BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 5 de março de 2022

Em Buriti dos Lopes, justiça manda soltar mãe de menina autista mantida acorrentada

A mãe da menina autista de 11 anos encontrada amarrada com uma corrente em Buriti do Lopes, Norte do Piauí, foi solta pela justiça após passar por uma audiência de custódia.

A mulher de 33 anos foi presa na quarta-feira (2) após o Conselho Tutelar flagrar a criança acorrentada pelos tornozelos em uma rede. A Polícia Civil informou que a Justiça chegou à conclusão que o poder público falhou no caso, visto que a situação ocorre há quatro anos.

De acordo com o delegado Marcelo Leal, da Gerência de Policiamento no Interior (GPI) da Polícia Civil, o magistrado que presidiu a audiência de custódia determinou algumas medidas assistenciais para a família. O Conselho Tutelar informou que a corrente causou hematomas nos tornozelos da menina.

Reveja matéria clicando AQUI. 

A mãe alegou que prendeu a criança para evitar que ela saísse da casa ou quebrasse objetos. Segundo o delegado Marcelo, a prisão da mãe não traria justiça social, mas sim mais problemas para a família.

A Justiça não implantou nenhuma medida de afastamento e, por isso, a menina voltou a ficar sob os cuidados da mãe. A menina está matriculada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Buriti dos Lopes, mas, segundo o Conselho Tutelar, não frequentava o local.

Fonte: Chamada Geral

TELNORTE - Telhas de concreto com o melhor acabamento e encaixe perfeito: assista o vídeo

As telhas têm um papel fundamental na construção ou reforma. Todos os modelos têm a mesma função que é cobrir a casa, mas por isso precisamos nos atentar aos detalhes que vão fazer toda a diferença.

Para se entender a telha de concreto TELNORTE traz vantagens como maior resistência, cores variadas, encaixe perfeito e impermeabilidade.

Já a convencional traz desvantagens como ser frágil, encaixes irregulares, o que pode infiltrar água mais fácil e realizar manutenção com mais frequência, além de deteriorar mais rápido com o tempo.

ASSIAT O VÍDEO:

Faça a escolha certa! Escolha TELNORTE

(86)9 9429-8439 (86)9 9991-6140 (86)9 9481-8184

Prefeito Lucas Moraes acompanha governador Wellington Dias em agenda no litoral piauiense

O prefeito Lucas Moraes recepcionou o governador Wellington Dias e o acompanhou durante sua agenda nesta sexta-feira (04/03) pelo litoral piauiense.

Na oportunidade, o prefeito Lucas Moraes, juntamente com a secretária de assistência social Rivany Carvalho apresentaram um ofício ao chefe do Executivo estadual com reinvindicações para um novo projeto que visa beneficiar as mulheres do município, a "Casa para atendimento das mulheres".

Veja todas as fotos:

Um ponto forte e principal motivador da vinda do Governador do Piauí foi a ligação de água da Adutora do Litoral à comunidade Carnaubal, em Luís Correia, primeira a ser beneficiada pelo projeto. A obra garantirá o abastecimento hídrico de toda a região litorânea do Piauí.

Estão sendo investidos R$ 70 milhões, recursos que transformarão a realidade e contribuirão para a melhoria da qualidade de vida da população que vive nas sedes e localidades dos municípios litorâneos de Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia.

FONTE: SECOM - PMBPP; GOVERNO DO PIAUÍ

Rubens Vieira é recepcionado com entusiasmo por populares na região do Brejinho em Luis Correia

Na noite desta sexta-feira (04/03), o Coordenador do Pró Piauí na Planície Litorânea, Rubens Vieira, esteve presente na Grande Região Brejinho, zona rural de Luís Correia-PI a pedido dos moradores locais. Ele foi recepcionado com bastante entusiasmo por moradores da região.

Em uma reunião feita na casa do líder político Nonato Virgulino, Rubens ressaltou a importância de uma verdadeira representatividade na região norte do estado. Em sua fala, o coordenador destacou o grande potencial turístico e econômico que toda essa região oferece.

Rubens, como representante dó Pró Piauí (PROGRAMA DE RETOMADA ORGANIZADA DO CRESCIMENTO DO PIAUÍ) no norte do Estado tem preenchido a ausência de representantes locais, garantindo grandes projetos para o desenvolvimento dessas cidades tais como, pavimentação poliédrica, asfáltica, hídrica e muito mais.

Além do Coordenador, estiveram presentes no encontro o vereador Wilton Veras, os suplentes de vereador Ian Leno, Geovane Santos, parentes do anfitrião e moradores locais.

Com informações: Blog do Diel

PRF resgata duas aves silvestres sendo transportadas em veículo na BR 343 em Parnaíba.

O veículo abordado transportava dois pássaros silvestres, sem anilhas de autorização para serem mantidos em cativeiro e sem a devida documentação ambiental.

Policiais Rodoviários Federais resgataram na tarde dessa sexta-feira (04/03), duas aves silvestres, na BR 343 em Parnaíba.

De acordo com as informações repassadas ao infocopiaui.com, durante a fiscalização de rotina na BR 343, a equipe da PRF deu ordem de parada a um veículo Fiat/Strada. Os policiais observaram a presença de gaiolas no interior do veículo.

As gaiolas transportavam dois pássaros silvestres: um galo de campina e um caboclinho, sem anilhas de autorização para serem mantidos em cativeiro e sem a devida documentação ambiental.

O condutor - que não teve sua identidade revelada, que era inabilitado, assumiu a responsabilidade sobre os pássaros e informou que os estaria levando para um amigo em Camocim, no litoral do Ceará.

Diante dos fatos, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime ambiental de transporte ilegal de aves silvestres, através do qual o homem comprometeu-se a comparecer em juízo quando solicitado.

O veículo, que não apresentava débitos de licenciamento, foi liberado para um condutor habilitado, e os pássaros encaminhados para o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), para que sejam reabilitados e devolvidos aos seus habitats naturais. 

Com informações: PRF

PRF apreende motocicleta com sinais de adulteração em Parnaíba

Os elementos identificadores da motocicleta apresentavam-se adulterados e divergentes dos sistemas.

Na tarde de sexta-feira (04), durante ronda na BR-343 em Parnaíba, a equipe PRF deu ordem de parada a uma motocicleta conduzida por um homem de 19 anos.

Após procedimentos de identificação veicular, através da análise dos elementos identificadores, os policiais constataram que o veículo apresentava indícios de adulteração.

Indagado acerca do fato, o homem declarou que o veículo era de seu padrasto e que teria sido compadro em leilão.

Diante das informações obtidas foi constatado, a princípio, o crime de Adulteração de sinal identificador de veículo automotor. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil de Parnaíba-PI para que fossem tomadas as providências cabíveis. 

Com informações: PRF

Coordenador regional do PROPIAUÍ Rubens Vieira e governador W. Dias cumprem agenda em Parnaíba e Luis Correia

O governador do Piauí Welington Dias e o secretário de Fazenda Rafael Fontele estiveram no litoral para vistoriar obras em andamento.   

O Governador Wellington Dias e o Secretário de Fazenda/Coordenador Geral do PROPIAUÍ, Rafael Fonteles, cumpriram agenda nesta última sexta-feira (04), na cidade de Parnaíba e Luis Coreia, litoral Norte do Piauí. O governador e o secretário estiveram acompanhado do coordenador regional do Pro Piauí, Rubens Vieira, na inauguração da Adutora do Litoral e visitaram ruas que estão sendo asfaltadas em Parnaíba.  O prefeito de Cocal Nonatinho do Sindicato esteve prestigiando o evento justamente como o vice-prefeito Douglas Silva, prefeita de Luis Coreia Maninha Fontinele e demais autoridades.       

Na cidade de Parnaíba, as autoridades vistoriaram as ruas do Bairro Dirceu Arcoverde onde estão recebendo asfalto. Na cidade de Luís Correia, a comitiva do governador acompanhou a inauguração da primeira fase da Adutora do Litoral que beneficiará a população com água de qualidade. 

Em suas redes sociais o Coordenador regional do PROPIAUÍ, Rubens Vieira agradeceu a visita do governador e do secretário:  estou ao lado do Governador Wellington Dias e do Secretário de Fazenda/Coordenador Geral do PROPIAUÍ, Rafael Fonteles e tive a alegria de participar de uma agenda produtiva nas cidades de Parnaíba e Luís Correia nesta sexta-feira(04).

Em Parnaíba, as ruas do Bairro Dirceu Arcoverde estão ganhando cara nova com o asfalto que está sendo colocado.

Em Luís Correia, a primeira fase da Adutora do Litoral foi inaugurada beneficiando a população com água nas torneiras”




Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)

sexta-feira, 4 de março de 2022

Homem é assassinado com vários tiros em bar na cidade de Parnaíba

A Delegacia de Combate a Homicídios, Tráfico de Drogas e Latrocínios (DHTL) de Parnaíba investigará o caso.

Um homem identificado como José Evandro Sousa dos Santos, de 53 anos, foi morto com vários disparos de arma de fogo no início da tarde desta sexta-feira (04/03), em um bar localizado no Bairro João XXIII, na cidade de Parnaíba. O crime ocorreu no cruzamento das Ruas Professora Rosa Bauer com Maria Elita Araújo.

De acordo com as primeiras informações colhidas pelo infocopiaui.com, a vítima que residia na rua São João Batista, no Bairro João XXIII, teria sido alvejada por quase 10 tiros, tendo morte imediata. As informações dão conta ainda de que dois homens chegaram em uma motocicleta à procura do filho da vítima. Evandro não deu paradeiro sobre seu filho, e acabou sendo alvejado.

Policiais Militares da Força Tática do 2° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Parnaíba atenderam a ocorrência e isolaram o local para os primeiros levantamentos da perícia criminal.

O Instituto de Medicina Legal (IML) de Parnaíba removeu o corpo da vítima. A Delegacia de Combate a Homicídios, Tráfico de Drogas e Latrocínios (DHTL) de Parnaíba investigará o caso. 

Com informações: IN FOCO

Policia Militar é acionada após homem invadir residência de idosos em Bom Princípio do Piauí

A Policia Militar do Piauí, do 2º BPM de Parnaíba, foi acionada na manhã desta sexta-feira (04), para atender uma ocorrência de invasão de domicilio no povoado Morada Nova dos Crentes, zona rural de Bom Princípio do Piauí.

Assista o vídeo:

De acordo com informações, um homem desconhecido identificado como João Paulo dos Santos, 28 anos, natural do Rio de Janeiro, teria invadido a residência de um casal de idosos sem motivação alguma. O homem aparentemente desorientado foi contido por populares que na sequência acionaram a Guarnição da Policia Militar (GPM) de Bom Princípio para prender o suspeito. Com o apoio do 2º BPM de Parnaíba, os policiais militares algemaram João Paulo e conduzido para Delegacia de Polícia Civil de Buriti dos Lopes, para os tramites da legais.

A polícia deverá instaurar um inquerido para investigar se o homem tem passagens na justiça.  

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)  

quinta-feira, 3 de março de 2022

Em Buriti dos Lopes mãe é presa após acorrentar filha autista dentro de quarto escuro

Nesta quinta-feira (03/03), uma mulher de 35 anos, mãe de uma menina autista de 11 anos, foi presa em Buriti dos Lopes, Norte do Piauí, após acorrentar a própria filha em um quarto escuro, na rede que ela dormia.

De acordo com informações, o Conselho Tutelar de Buriti dos Lopes, recebeu denúncias através de uma video, que mostrava a menina de 11 anos, acorrentada dentro de uma rede em um quarto escuro há algumas semanas.

Segundo o Conselho Tutelar, as correntes causavam hematomas nos tornozelos da menina. A mãe alegou que prendeu a menina para evitar que ela saísse de casa ou danificasse objetos no domicílio.

A mãe da menina, foi conduzida para a Central de Flagrantes de Parnaíba. A criança foi conduzida para a casa de familiares. A Polícia Civil vai investigar o caso.

Edição: Portal do Rurik

Matéria atualizada às 21:39hs

ATENÇÃO! 

A redação do Portal do Rurik foi induzido ao erro e retificou nesta matéria a seguinte informação: ”o órgão em questão (Conselho Tutelar) foi o de Buriti dos Lopes que realizou os procedimentos jurídicos e não o Conselho Tutelar de Parnaíba, como a gente havia informado aqui nesta matéria”.  

Ciro Nogueira e Silvio Mendes receberão presidente Bolsonaro no Piauí

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, confirmou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) vai visitar o Piauí no dia 30 de março. Além do presidente nacional do PP, o pré-candidato a governador do estado Silvio Mendes (PSDB), receberá Bolsonaro, onde seguirá em comitiva para o Sul do estado.

O presidente vai visitar a fazenda Ipê, no município de Baixa Grande do Ribeiro (a 583 km de Teresina). Lá, o presidente vai lançar o serviço 5G. A fazenda é a maior do estado e cultiva soja em 40 mil hectares. O empresário é dono da Insolo, empresa especializada em insumos para produtos agroindustriais.

O anúncio da agenda do presidente foi anunciado por Ciro através das suas redes sociais nesta quinta-feira (03).

Com informações: PIN|PIAUÍ NOTÍCIAS

PRF divulga balanço final da Operação Carnaval no Piauí

A operação, realizada entre os dias 25 de fevereiro e 02 de março, foi marcada pela redução dos índices de acidentalidade, aumento no número de testes de alcoolemia e aumento nas apreensões de drogas.

PRF no Piauí divulga na manhã de hoje (03) o resultado da Operação Carnaval 2022, com destaque para redução dos índices de acidentalidade, aumento no número de testes de alcoolemia e aumento nas apreensões de drogas... para fins de comparação serão utilizados dados de 12/02/2021 a 17/02/2021.

Operação Carnaval é parte integrante da Operação RODOVIDA que visa concentrar esforços interinstitucionais para reduzir a violência do trânsito, materializada através dos acidentes de trânsito.

Esses esforços de fiscalização são direcionados principalmente para coibir infrações relacionadas a ultrapassagem indevida, embriaguez ao volante, não utilização do cinto de segurança e demais dispositivos de retenção obrigatórios, falta de uso do capacete, excesso de velocidade e utilização do telefone celular durante a condução de veículos. Condutas essas que, historicamente, provocam índices elevados de letalidade.

Educação para o trânsito

Com foco na diminuição de acidentes, conforme os dados finais, a PRF obteve resultados positivos com as ações de fiscalização e de educação para o trânsito realizadas em todo o estado.

Durante o feriado, foram realizadas palestras planejadas e adaptadas ao público-alvo. São abordados temas relacionados ao trânsito, baseados em dados estatísticos de acidentalidade, com foco na prevenção da violência no trânsito.

Neste período, 7 atividades em Terminais Rodoviários e em Comandos nas BRs (blitz) foram realizadas de forma que 1.087 pessoas foram alcançadas.

Redução no número de acidentes graves e mortos

Em 2022 foram registrados 20 acidentes, enquanto que em 2021 foram 22, redução de 9%. Quanto ao número de acidentes graves, em 2022 foram 11, enquanto que em 2021 foram 12, uma redução de 8%. Em relação ao número de mortos, em 2022 foram 2, uma redução de 50% em relação ao ano de 2021, com 4 mortos.

OPERAÇÃO CARNAVAL

A redução no número de acidentes em todo o estado é um reflexo no aumento de testes de alcoolemia. Durante toda a Operação Carnaval foram realizados 260 testes de etilômetro, um aumento de 162% em relação ao mesmo período do ano passado.

Apreensão de Drogas

Neste ano, durante a operação, a PRF apreendeu 122 unidades de anfetaminas, 2,2Kg de Cocaína e 11g de Maconha. Uma pessoa foi presa por Tráfico de Drogas e seis foram autuadas por Porte de Droga para Uso Pessoal. Já no ano de 2021, no mesmo período, foi apreendido 2g de Maconha e nenhuma unidade de anfetamina ou cocaína.

Foto: Apreensão de Cocaína e Smatphones em Floriano
Foto: Apreensão de Anfetaminas (rebites) em Valença do Piauí

Esforços de Fiscalização

A maior presença ostensiva da PRF nas rodovias deste ano também refletiram maior número de abordados. Um total de 3.088 veículos foram fiscalizados pelos policiais nos seis dias de operação e 3.811 pessoas foram fiscalizadas. Foram lavrados 1.931 autos de infrações por diversas infrações.

Infrações de Trânsito

Foram lavrados 225 autos de infração em condutores de motocicletas por não uso do capacete de segurança e 172 por Ultrapassagem em local proibido. Com relação à fiscalização de alcoolemia, foram realizados 260 Testes de alcoolemia e lavrados 37 autos de infração, resultando em 11 pessoas presas por esse motivo. As principais infrações de trânsito flagradas pelos policiais ainda são as que tem maior gravidade e podem resultar em acidentes graves.

Durante esse período foram realizados 7312:53 horas ininterruptas de trabalho operacional com o empenho de 569 policiais em escala de revezamento.

Com informações: PRF

Vox Populi: Pesquisa aponta Rafael Fonteles com 61% e Sílvio Mendes aparece com 26%

Os dados foram divulgados pelo jornal O Dia e foram entrevistados 800 eleitores em 44 municípios piauienses.

Pesquisa do Sistema O Dia de Comunicação, realizada pelo Instituto Vox Populi entre os dias 19 e 25 de fevereiro, com 800 eleitores em 44 municípios, mostra o grande avanço do pré-candidato ao Governo do Piauí, Rafael Fonteles, ao ser associado ao ex-presidente Lula e ao governador Wellington Dias. Os números mostram que Rafael chega a 61% das intenções de voto, enquanto o candidato ligado ao ministro Ciro Nogueira e ao presidente Bolsonaro, Silvio Mendes fica com 26% das intenções. Não sabe ou não opina marca 14%.

A pesquisa revela ainda a alta rejeição do presidente Bolsonaro no Piauí, onde 73% dos eleitores pesquisados dizem desaprovar seu governo, ante 23% que aprovam. Outro dado negativo para a gestão federal é que 59% avaliam como negativo o desempenho do presidente Jair Bolsonaro. Apenas 16% avaliam como positivo e 22% como regular. Tais números refletem nas intenções de voto para presidente da república e influenciam o cenário local no Piauí.

Questionados, de forma estimulada, sobre a intensão de voto para presidente da república, 68% expressaram a vontade de votar no ex-presidente Lula (PT). Bolsonaro (PL) obteve 13%. Em terceiro lugar vem Ciro Gomes (PDT) com 5%. A seguir Sérgio Moro (Podemos) 3%, André Janones (Avante) 2%, João Dória (PSDB) 2% e Simone Tebet (MDB) 1%. Alessandro Vieira (Cidadania), Felipe D’avila (Novo) e Rodrigo Pacheco (PSD) tivemos menos de 1%. Ninguém, nulo ou branco obteve 4% e não sabe 2%.

Perguntados sobre em quem não votariam de jeito nenhum, o presidente Bolsonaro vem em primeiro lugar com 55%. Logo depois está Lula com 12%, seguido por S;ergio Moro (7%), João Dória (4%), Ciro Gomes (4%), Rodrigo Pacheco (2%), Alessandro Vieira (1%), Simone Tebet (1%), André Janones (1%) e Felipe D’Ávila (1%). Disseram não rejeitar ninguém 4% e branco ou nulo 2%.

Wellington Dias lidera para o senado

O instituto Vox Populi projetou um cenário para a eleição do próximo senador do Piauí. De forma estimulada, Wellington Dias aparece em primeiro lugar com 51% das intenções de voto. Em segundo lugar vem Kleber Montezuma com 15%. Em terceiro está Joel Rodrigues, com 10%. Ninguém, nulo ou branco ficou com 17%. Não sabe 8%.

Chega a 69% a avaliação do desempenho do governador Wellington Dias quando se une os dados positivo e regular de sua gestão. A avaliação negativa é de apenas 29% e 2% disseram não saber. A aprovação também se mantém positiva, marcando 51% de aprova contra 42% de não aprova. 7% não opinaram sobre a aprovação.

A pesquisa do Instituto Vox Populi foi realizada entre os dias 19 e 25 de fevereiro, com uma amostra de 800 eleitores com 16 anos ou mais, em 44 municípios. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. O questionário para governador e senador está registrada junto a Justiça Eleitoral sob o número PI -08000/2022. Já a pesquisa para presidente tem o registro de número BR-07659/2022.

Com informações: Parlamento Piauí

Dê sua opinião: 

Policia Militar de Joaquim Pires divulga resultado da Operação Carnaval 2022

No período de Carnaval 2022, o GPM de Joaquim Pires, com intuito de manter a ordem e evitar os assaltos, furtos, acidentes de trânsito e tráfico de drogas, realizou buscas preventivas em bares, veículos, e em pessoas suspeitas, sendo que nesse período de Carnaval, não foi registrado, nenhum assalto, furto e nem acidente de trânsito.

O GPM de Joaquim Pires, segue trabalhando em defesa da sociedade de Joaquim Pires.

Veículos abordados: 50 - Motocicleta abordadas: 25                             - Buscas pessoais: 200 - Veículo apreendido por perturbação do sossego público: 01 - Motocicleta apreendida por perturbação do sossego público: 01 - Drogas apreendida: 00 - Arma de fogo apreendida: 00 - Armas brancas apreendidas: 05 - TCO confeccionado por ameaça e porte de arma branca: 01 - Prisão: 01.


Fonte: Portal do Catita

Dinheiro em contas: Prefeitura de Bom Princípio do Piauí realiza pagamento dos servidores públicos

O prefeito de Bom Princípio do Piauí Lucas Moraes, segue honrando os pagamentos dos servidores, e, juntamente com Secretaria Municipal de Finanças, comunica que os vencimentos do mês de fevereiro já estão disponíveis em conta para saque a partir de hoje, quinta-feira (03/03) para todos os servidores.

Com planejamento, a prefeitura municipal de Bom Princípio do Piauí mantém pontualidade no pagamento dos servidores públicos, firmando com isso, compromisso e respeito.

FONTE: SECOM - PMBPP

Seis pessoas foram presas durante Operação Carnaval 2022 no litoral do Piauí

A Policia Militar do Piauí/CIPTur, divulga o balanço da Operação Carnaval 2022, na área de atribuição da Companhia independente de Policiamento Turístico. A Operação teve início na manhã do dia 27/02/2022, e foi finalizada na manhã do dia 02/03/2022 (quarta-feira).

Durante a operação a foi apreendido 01 uma carabina de ar comprimido (6mm), 07 (sete) invólucros contendo substância análogo a maconha, foi realizada 06 (seis) prisões, foi lavrado 07 (sete) Termo circunstanciado de ocorrências –TCO, 103 (cento e três) auto de infração de trânsito, foi recuperado 02 aparelhos celulares, foram abordados 760 (setecentos e sessenta) veículos.

Para o Comandante da CIPTUR Major Wilton, o resultado da Operação carnaval 2022 foi satisfatório e bem executado: “Do que foi exposto e analisando as ações e ocorrências registradas, concluo que o resultado do policiamento realizado no dia 27/02/2022 para o dia 02/03/2022, na cidade de Luís Correia e Cajueiro da Praia foi considerado satisfatório, por ser um período carnavalesco e por haver um fluxo maior de pessoas na região”.

ASCOM/CIPTUR

Prefeitura de Bom Princípio realizará curso de operação e manutenção de tratores agrícolas

A Prefeitura de Bom Princípio do Piauí, por meio da Secretaria municipal de Assistência Social realizará em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), o curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, gratuito para capacitar operadores de tratores no município de Bom Princípio do Piauí. Com inscrições abertas (limitadas) nos dias 03 e 04 de março, das 08h às 12h e das 14h às 16h, no CRAS Luiz Batista de Moraes.

FONTE: SECOM - PMBPP

Policia Militar apreende armas de fogo na Ilha de Santa Isabel em Parnaíba

Policiais Militares lotados no Serviço Reservado da capital, apreenderam na manhã de terça-feira (1º) duas espingardas e um revólver calibre 38 na Ilha de Santa Isabel.

Os militares apreenderam na residência de Jovanildo Costa Paulo, 30 anos, duas espingardas, sendo uma do calibre 36 com 04 cartuchos intactos e 03 deflagrados, além de uma do tipo bate-bucha.

A polícia ainda encontrou um revólver calibre 38 e mais 12 munições intactas e uma deflagrada no quintal da casa de Francisco Geovani da Silva Moraes, 43 anos.

As casas investigadas foram localizadas nas imediações do Campo do 13, na Ilha de Santa Isabel em Parnaíba.

Na central de flagrantes, o delegado plantonista arbitrou fiança criminal no valor de R$ 400 reais (Quatrocentos Reais) para soltura dos acusados do crime com base no estatuto do Desarmamento.

A fiança ligeira foi paga e os demais liberados.

Fonte: Portal do Catita 

Bom Princípio do Piauí: encerramento do curso de piscicultura

Aconteceu na manhã da última sexta-feira (25/02), na propriedade do Sr. Fábio, no povoado São Miguel, o encerramento dos Cursos de Boas Práticas de Manejo na Piscicultura e Manejo de Piscicultura em Tanque Escavado, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em parceria com a prefeitura de Bom Princípio do Piauí, através da secretaria municipal de assistência social.

O curso ensinou desde a preparação e topografia do terreno, a escavação do tanque, a análise e correção da água, a aquisição de alevinos, os tipos de rações, o potencial do mercado, a biometria do peixe e até sobre a limpeza e receita de peixes.

As aulas foram ministradas pelo Professor Joaquim Patrocollo, contando com a participação de 15 alunos, entre pequenos produtores e familiares.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Rivany Carvalho, evidencia que o curso de piscicultura pretende implantar e preparar o produtor bomprincipiense para o mercado do peixe, visando o crescimento e a diversificação produtiva no município de Bom Princípio do Piauí.

O prefeito Lucas Moraes, parabenizou todos os formandos dos cursos, agradeceu a parceria do SENAR e ao professor Joaquim Patrocollo pela parceria. E frisou a importância dos cursos e que muitos outros virão para o município de Bom Princípio do Piauí.

Participaram do encerramento o Prefeito Lucas Moraes, a Secretária Municipal de Assistência Social Rivany Carvalho, o Secretário municipal de Transportes Deusamiro Santos, o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo Chico Zé, a Secretária Municipal de Finanças Samara Moraes, a Controladora do município Leisse Moraes, dentre outras lideranças.

Acompanhe mais imagens:

FONTE: SECOM-PMBPP

quarta-feira, 2 de março de 2022

Murici dos Portela | População reclama da qualidade da água: AGESPISA afirma que o fornecimento normalizou

Vereador Charles Sales, apresentou um requerimento solicitando uma Audiência Pública, porém, o presidente da câmara Raimundo Mutuca, não teve interesse de resolver o problema.  

Nesta quarta-feira (02), o vereador Charles Sales do município de Murici dos Portela, norte do Piauí, procurou a reportagem do Portal do Rurik para denunciar a constante falta de água e a péssima qualidade no fornecida prestado pela AGESPISA.

De acordo com informações, o vereador Charles Sales apresentou um requerimento solicitando ao presidente da câmara dos vereadores que colocasse em pauta uma AUDIÊNCIA PÚBLICA, para ser discutido a legalidade da cobrança da taxa de esgoto e a constante falta no abastecimento de água no município.

O requerimento de nº001/2021, foi protocolado no dia 22 de fevereiro de 2021(há um ano) porém, o presidente da câmara na época Raimundo Mutuca, não teve interesse em apreciar o referido documento solicitando pelo vereador para realização de uma audiência pública para tratar do descaso.

Assista o vídeo enviado pelo denunciante antes e depois que a água normaliza: 

A reportagem procurou a regional de Parnaíba AGESPISA para falar sobre o assunto. Segundo o diretor regional Cirilo Albuquerque, o vídeo em questão, foi gravado em um local considerado ponta de rua. No momento havia faltado energia elétrica no município e quando a equipe realizou a manutenção, ficou um resido na tubulação por isso a água ficou nesse estado. Sobre as constantes falta de água, é por consequência das constantes quedas de energia elétrica no município. Em relação a Audiência Pública, a AGESPISA ainda não recebeu nenhum comunicado oficial da câmara municipal de vereadores.  


Assista vídeo de consumidor:

Por: Rurik Araújo(Portal do Rurik)