BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 8 de fevereiro de 2020

Homem foge e abandona caminhão com cigarros contrabandeados

Uma carga de cigarros foi apreendida quando era transportada em um caminhão VW/24.280 CRM 6X2 2014, de cor branca, de placa OWA 4953 São João do Sabugi (RN) por volta das 13h30 desta sexta-feira (07/02) na zona rural de Cocal, norte do Piauí. A apreensão aconteceu depois de uma abordagem de fiscalização na localidade Ladeira do Cadeirão.
O veículo foi levado para o Posto de Fiscalização da Secretaria de Estado da Fazendo Piauí, no povoado Jacarandá. O condutor do veículo informou que havia palha de arroz e bebidas no caminhão. Em seguida, apareceu outro homem em um veículo Renault Logan que passou a conversar com o motorista do caminhão, que por sua vez disse que ia abastecer o carro de passeio e com isso fugiu deixando a carga para traz.

O caso foi denunciado à polícia.  Uma equipe da Polícia Civil coordenada pelo agente Walter Brune e uma guarnição da Polícia Militar comandada pelo capitão Ronald Soares foram ao local e ao verificar a carga se tratava de pacotes de cigarros contrabandeados. Em seguida, a carga foi transportada para a Delegacia da Polícia Federal em Parnaíba para os procedimentos.

Com informações: Portal Costa Norte

Família em Buriti dos Lopes procura jovem desaparecido com problemas mentais

Luiz Veras do Nascimento, aproximadamente 30 anos, residente no povoado Barra do Longá, município de Buriti dos Lopes, está desaparecido desde quarta-feira, dia 5 de fevereiro do ano de 2020. A família pede encarecidamente quem souber notícias do rapaz, que entre em contato pelo telefone (86)9 9490-0470.

Segundo um familiar de Luizinho, disse que o rapaz tem problemas mensais e eles temem que ele seja confundido com algum bandido. Eles informaram também, que a última vez que Luizinho foi visto, foi entre o município de Murici dos Portelas e Joaquim Pires.

Por Rurik Araújo  

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Cabo de energia elétrica da EQUATORIAL mata dois animais e põe em risco a vida de pessoas

Um vídeo que está circulando nas redes sociais, mostra a preocupação da população ribeirinha da localidade Coroa de São Remígio, no município de Buriti dos Lopes, no Norte do Piauí, após um cabo de alta tensão da EQUATORIAL cair em uma rua no centro do povoado e matar duas porcas que estavam passado no local. Um morador gravou um vídeo e postou em um grupo de WhatsApp, mostrando um animal (suíno fêmea) prestes a parir, eletrocutado e torrado, depois de ter contato com a fiação energizada caída ao chão[...].

O denunciante afirma que o cabo de alta tensão já está caído no local há mais 2 dias - mais de 24 horas - 'e ninguém da EQUATORIAL, apareceu para resolver o problema que pode custar a vida de um adulto ou até de uma inocente criança', um perigo disse o morador. 

A reportagem do Portal do Rurik, tentou entrar em contato com a empresa(EQUATORIAL) mas, não obtivemos êxito.

VEJA O VÍDEO:

Ror: Rurik Araújo

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Equatorial pode responder processo criminal por morte de idosa que teve energia cortada no MA

Ministério Público do Maranhão (MP-MA) solicitou laudos médicos para investigar se estado de saúde da idosa de 92 anos, foi agravado por falta de energia elétrica.
Fotos: Rurik Araújo. Fonte G1 
O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) vai investigar o caso de Josefa Maria da Conceição, de 92 anos, que faleceu nessa terça-feira (4) após ter o fornecimento de energia da sua casa interrompido em Imperatriz, cidade localizada a 629 km de São Luís. O velório da idosa foi realizado nessa quarta-feira (5). As informações são do Portal Fala Nordeste.

De acordo com o Joaquim Júnior, promotor de justiça da pessoa idosa, caso o laudo médico comprove que o estado de saúde da idosa tenha sido agravado pela falta de energia, a Equatorial Maranhão, empresa responsável pelo fornecimento, pode ser responsabilizada criminalmente.

“Ainda que o falecimento não tenha se dado exclusivamente por conta do corte, mas se esse corte no fornecimento de energia agravou de algum modo o estado de saúde dessa idosa e isso tenha levado a uma piora e consequentemente a morte, isso por si só já seria suficiente para que se responsabilizasse a empresa por essa morte. E também para que a empresa também sofresse algumas penalidades tanto na esfera cível, quando na esfera administrativa e quicá os seus dirigentes, caso haja dolo ou culpa é criminal”, disse o promotor.

O MP-MA trabalha com três hipóteses de investigação. Para isso, foram solicitados o laudo do corpo da vítima para o Instituto Médico Legal (IML) e o prontuário médico, que foi feito quando a idosa deu entrada no Hospital Municipal de Imperatriz (Socorrão) um dia antes de falecer.
“Primeiro sabemos que o mero atraso não é suficiente por si só para gerar o corte, é necessário avisar com antecedência o consumidor e deixar transcorrer pelo menos 15 dias entre o aviso e corte. Então precisamos verificar se isso aconteceu no caso concreto ou não. Segundo fato a ser investigado é a causa morte dessa idosa, qual foi o motivo no qual ela morreu? Pra isso, a gente tá determinando a realização de exames junto ao IML e também vamos requisitar o prontuário médico hospitalar dessa idosa para tentarmos apurar exatamente isso. E o terceiro fato é saber se há uma relação entre a morte e o corte do fornecimento de energia elétrica. Ou seja, se uma coisa tem relação de causalidade com a outra”, explicou.

Nota

A Equatorial Maranhão por meio de nota, disse que lamenta o ocorrido mas afirma que até o momento, não é possível atestar qualquer relação entre a suspensão do fornecimento de energia e o que aconteceu com a idosa. A empresa alega que deu início a apuração interna do caso e após a conclusão, vai adotar medidas administrativas que o caso requer.

Manoel João Santana, genro da idosa, alega que a conta de energia está com menos de 30 dias de atraso e que havia recebido o reaviso de vencimento no dia em que o caso aconteceu. No vídeo em que ele gravou e viralizou nas redes sociais, ele chega a pedir um prazo para o funcionário da companhia de energia, mas, mesmo assim, o corte é feito.

Josefa Maria era cadeirante e havia sido internada um dia anterior no hospital por conta de problemas respiratórios. Após ter alta, os médicos recomendaram que ela realizasse nebulização em casa, mas para funcionar o aparelho precisa ser ligado a energia.

Revoltados, os familiares e amigos de Josefa Maria pediram nessa quarta-feira (5) justiça para o caso. Eles afirmam que a morte da idosa tem relação direita com a falta de energia, já que ela precisava de nebulização para tratar seus problemas de saúde. 

Edição: Portal do Rurik 

Prefeitura municipal de Buriti dos Lopes faz gambiara em poste de energia elétrica

Uma moradora da rua Benedito Araújo, próximo ao chafariz do Zé do Cândido, está reclamando dos serviços de péssima qualidade do setor de infraestrutura do município de Buriti dos Lopes. 

Segundo a moradora há 3 dias, um servidor da prefeitura municipal de Buriti dos Lopes, apareceu para consertar o defeito do poste de energia elétrica (poste de luz) em frente a casa dela, que o servidor amarrou o pontalete com um arame, prometendo retornar dia seguinte e até hoje ele não apareceu e o poste continua com o mesmo problema. Ela disse ainda que a lâmpada pode cair a qualquer momento na cabeça de alguém[...] 

Atenção Dedé, os moradores estão reclamando da sua gambiara de energia elétrica e pedem para o senhor ir lá terminar o serviço. 

O Portal procurou o servidor para saber sobre o problemas mas, nós não o encontramos. 

Por Rurik Araújo 

Buriti dos Lopes|Professor Everton Azevedo sofre acidente em estrada vicinal na zona rural


Na manhã desta quarta-feira (05), o professor Everton Azevedo residente no povoado Barra do Longá, sofreu um acidente automobilístico, próximo ao povoado Jatobá, estrada vicinal que dá acesso ao povoado Ponte do Jandira, zona rural do município de Buriti dos Lopes, no norte do Piauí.
De acordo com o professor Everton, ele disse para nossa reportagem que seguia sentido Ponte do Jandira quando veio a perder o controle do veículo, mas que estava bem apesar da gravidade do capotamento.  Ele disse ainda que iria até um hospital mais próximo, para fazer alguns exames. 

O professor só contabilizou prejuízos.  
   
Por Rurik Araújo

Após apresentar documento com indícios de falsificação, condutor é preso pela PRF na BR 316


O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo-CRLV apresentado pelo condutor havia sido subtraído do Almoxarifado do Detran-PI em junho de 2019.
Policiais Rodoviários Federais prenderam, na manhã desta terça-feira (04) um homem de 41 anos que conduzia o veículo FIAT/STRADA WORKING em uma abordagem de rotina na BR 316 na cidade de Teresina/PI.

No momento da abordagem, os policiais solicitaram os documentos do veículo, do condutor o que foi prontamente atendido. Ao realizarem inspeção minuciosa nos documentos, os policiais verificaram que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo-CRLV apresentada pelo condutor possuía indícios de falsificação. Os policiais verificaram que o condutor apresentou um CRLV do ano de 2019, porém o veículo apresentava débitos de multas de trânsito no valor de R$ 6.000,00.

Os policiais verificaram que o documento apresentado pelo condutor possuía registro de furto do almoxarifado do Detran-PI datado de junho de 2019 onde um lote com 3.500,00 documentos foram subtraídos o que comprovaria a fraude para regularizar a situação do veículo perante o Detran PI.

Diante dessa situação, o condutor e o veículo foram encaminhados à Polícia Federal na cidade de Teresina/PI para os procedimentos cabíveis. O condutor poderá responder por uso de documento falso.

PRF: INOVAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA A SERVIÇO DO BRASIL

Garanta o seu abada do Bloco Mala Folia no preço promocional de R$15 reais + 1kg de alimento

Os alimentos arrecadados, serão destinadas e distribuídas para as famílias mais carentes da cidade de Buriti dos Lopes.

Participe e venha ser feliz e faça uma família feliz no Bloco Mala Folia, aqui é só alegria!

Bernildo Val se reuni com superintendente do INCRA para buscar melhorias para os buritienses

O ex-prefeito municipal de Buriti dos Lopes, Bernildo Val, sempre buscando melhorias para a população buritiense, esteve na tarde desta terça-feira, dia 04 de fevereiro, na sede do INCRA na capital Teresina, reunido com o superintendente Tiago Vasconcelos, tratando de assuntos sobre a liberação do Fomento Mulher, que beneficiará todos os assentamentos no Piauí, assim como para o município de Buriti dos Lopes.

Outra pauta importante da reunião, foi o REGISTRO DE IMÓVEIS dos moradores do Assentamento Cotias, localizado no município de Buriti dos Lopes, onde o próprio superintendente, formalizou o compromisso de o mesmo vim entregar em mãos os documentos para as famílias do assentamento, no prazo máximo de 60 dias.

Por: Rurik Araújo

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Imperatriz - MA | idosa morre após funcionários da Equatorial cortarem energia

Em vídeo divulgado nas redes sociais, um homem acusa a Equatorial Energia de ser a responsável pela morte de uma idosa de 92 anos, que teve a energia de sua casa cortada, no bairro Itamar Guará, em Imperatriz. As informações são do portal Fala Nordeste.

Segundo informações, a senhora havia acabado de chegar do hospital de um tratamento respiratório e voltou para casa em pedido dos médicos para que repousasse usando o aparelho de nebulização que ela tinha.

De acordo com as informações do vídeo, havia somente uma conta para ser quitada, referente ao mês de janeiro de 2020. Foi feito o pedido para que houvesse uma espera de 24 horas, mas o pedido não foi concedido e a senhora que precisava do aparelho de nebulização acabou falecendo.

Em nota, a Equatorial Energia se pronunciou em relação ao caso dizendo que até agora não podem atestar que o corte da energia elétrica tenha relação com a morte da senhora de 92 anos.

Confira a nota na íntegra:

A Equatorial Maranhão lamenta o ocorrido no bairro Itamar Guará, em Imperatriz, nesta terça-feira (04). Entretanto, cabe esclarecer que até o momento não é possível atestar qualquer relação entre a suspensão do fornecimento e o fatídico acontecimento. De todo modo, a Equatorial Maranhão, informa que já deu início a ampla e profunda apuração interna e, após a sua conclusão, adotará as medidas administrativas que o caso requer.

ASSISTA O VÍDEO:

Edição: Portal do Rurik

Parnaíba | Couro de Gato é preso acusado de estupro de vulnerável

A Polícia Militar prendeu na tarde de segunda-feira(3), o ex-presidiário Júlio Maria de Souza, de 32 anos, conhecido COURO DE GATO, sob acusação de estupro de vulnerável.

De acordo com testemunha, Couro de Gato estava banhando no rio Igaraçu com a vítima, na altura do La Barca quando foi flagrado agarrando ela por trás. Em outra ocasião foi visto beijando a boca da menina.

A testemunha ainda escutou a vítima dizer que estava doendo e ouviu da boca de Couro de Gato dizendo "quero chupar o peitim", fato esse ocorrido há cerca de 5 dias, sendo que na tarde desta segunda-feira (3), a testemunha ocular resolveu dá um 'basta nisso' e dominou o estuprador com ajuda de populares, o entregando à polícia. Couro de Gato foi levado para central de flagrantes e autuado no crime de estupro de vulnerável pelo delegado João José.

Com informações: Portal do Catita

Buriti dos Lopes| Polícia cumpre mandado e três pessoas são presas acusadas de tráfico de drogas

Policiais Civis e do Grupamento da Policia Militar/GPM de Buriti dos Lopes deram cumprimento ao mandado de busca e apreensão expedido pela Vara Única desta Comarca contra o nacional identificado pelas iniciais R.R.B, 34 anos.  A prisão aconteceu na tarde desta terça-feira (04/02/2020), em uma residência situada na avenida Lívio de Carvalho, zona urbana desse município.

Na diligência, foram apreendidos 40 (quarenta) embalagens contendo crack, 05 (cinco) pedras de crack ainda não cortadas e embaladas para venda (pesando aproximadamente 164 gramas), balança de precisão, além de dinheiro e material de endolação, resultando na prisão em flagrante de 03 (três) pessoas identificadas pelas iniciais R.R.B, A.F.S e W.A.M., pela prática dos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Com a vigência da Lei de Abuso de Autoridade (Lei n° 13.869/2019), a Polícia Civil do Piauí não mais realizará a exposição dos conduzidos/presos à curiosidade pública, evitando, assim, qualquer antecipação de culpa.

A Polícia Civil aproveita o ensejo para solicitar à população local a realização de denúncias anônimas de crimes, medida esta que tem surtido efeito e traz benefícios a sociedade.


Para denunciar, basta clicar no link acima e preencher os campos.

Edição Portal do Rurik

Buriti dos Lopes | Moradores reclamam da falta de iluminação publica em algumas ruas


Um morador da rua Cristóvão Melo – Rua da Torre –  está reclamando da péssima qualidade dos serviços do setor de infraestrutura do município de Buriti dos Lopes. A falta de iluminação publica em um poste de energia elétrica em frente a residência do morador, contabilizam duas semanas e ninguém aparece para consertar o problema. 
Insatisfeito, ele nos enviou nesta segunda-feira(03), fotografias registradas durante a noite da escuridão e relata: “Todo mês vem cobrando no meu talão a iluminação pública e nós pagamos caro por esse serviço que é de péssima qualidade, então eu exijo os meus direitos de cidadão e quero que o senhor Dedé, venha consertar esse problema porque estamos na escuridão e temos que ficar a noite inteira com a luz do terraço ligada pagando as duas contas”, disse o morador que preferiu não ser identificado.

Por: Rurik Araújo

Estádio Municipal com requisitos necessários será construído na cidade de Cocal-PI

O lançamento oficial da construção do novo Estádio Municipal aconteceu nesta segunda-feira (03), no prédio da Prefeitura, de acordo com o projeto o estádio será equipado com gramado, arquibancada, cabines de rádio, vestiários, sistema de irrigação e iluminação.
O prefeito Rubens Vieira, assinou nesta segunda feira, a ordem de serviço da edificação do Estádio Municipal na cidade de Cocal, no norte do Paiuí. Estavam presentes o vice-prefeito Nonatinho do Sindicato, secretário de Esporte José Eudes e representantes do legislativo, e das comunidades locais e da zona rural do município.

No local foi exibido um vídeo de uma maquete virtual cujo o projeto deverá iniciar nesta semana. 

“Estamos assinando a autorização, a ordem de construção do Estádio Municipal, equipado com gramado, arquibancada, cabines de rádio, vestiários, sistema de irrigação e iluminação que possibilitará o seu uso, pelos atletas cocalenses, também à noite. Se deus quiser, estaremos entregando a construção finalizada, daqui a cerca de 5 (cinco) meses, para a população”, disse o prefeito.
O Estádio Municipal de Cocal receberá o nome do cocalense Francisco Alves Cardoso, o 'Chico Alves', que participou do evento e assinou o documento de autorização de serviço junto ao prefeito, vice-prefeito Nonatinho do Sindicato, secretários de Esporte José Eudes e infraestrutura, Carlão, vereadores Matheus e Dr. Douglas.

Com informações: Evaldo Neres

Comunidade Cristã Casa da Oração celebra 3º ano em Cocal


Neste último sábado, dia 01 de fevereiro, a Comunidade Cristã Casa de Oração realizou um culto em comemoração aos três anos de ação na cidade de Cocal. O culto teve a presença do vice-prefeito Nonatinho do Sindicato e representantes de outras congregações evangélicas ativas na região.
Na ocasião Nonatinho do Sindicato esteve presente acompanhado da esposa, a convite do Pastor J. Ferreira e da Pastora Mayara Queirós - esposado pastor - prestigiando o evento e na oportunidade agradeceu estar com a comunidade e parabenizou os membros e ao pastor Ferreira pelo labor social que vem desenvolvendo na região.
“Em nome de nosso prefeito [Rubens Vieira], como autoridade civil, nós agradecemos ao pastor Ferreira pelo trabalho que realiza de forma significativa para o bem comum nesta cidade e que essa Igreja, como o Senhor quer, que ela cresça cada vez mais”, falou Nonatinho.

Com informações: Evaldo Neres

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Ambulância fica parcialmente destruída após colidir com animal no interior do Piauí

Na noite deste sábado, 01, um acidente foi registrado no KM 14 da PI-143, rodovia que liga Oeiras a Colônia do Piauí. O acidente aconteceu por volta das 21h, envolvendo uma ambulância do SAMU da cidade de Santo Inácio do Piauí, que fazia o translado de um paciente que sofrera um acidente de moto para a Unidade de Pronto Atendimento-UPA em Oeiras.
O motorista do SAMU disse que foi surpreendido por um boi que saiu da mata no exato momento que ele passava. O condutor disse que ainda tentou desviar do animal, mas não conseguiu evitar a colisão. Com o impacto o boi foi arremessado alguns metros do local.

O SAMU de Oeiras foi acionado, chegando rapidamente ao local, onde fez os primeiros atendimentos ao paciente e o conduzindo a UPA em Oeiras. Apesar do susto, o quadro clínico do paciente não se agravou e o condutor não sofreu ferimentos.

Com informações mural da vila

Hélice de torre eólica com mais de 20 metros desaba no município de Ilha Grande do Piauí


No município de Ilha Grande, litoral do Piauí, parte de uma torre eólica desabou na tarde de domingo (02/02). Imagens veiculadas no programa Notícia da Manhã da TV Cidade Verde mostram os destroços da hélice.

O 180 entrou em contato com a empresa Ômega Energia. Em nota, a assessoria informou que algumas peças se desconectaram de um dos aerogeradores. A nota diz ainda que a análise da ocorrência e a manutenção corretiva serão realizadas pela empresa responsável pelo serviço de Manutenção do empreendimento e que espera retomar a operação do referido aerogerador o mais breve possível. A empresa informou que não houve maiores danos ao equipamento e sua estrutura.

VEJA ABAIXO A NOTA NA ÍNTEGRA

"Na tarde deste domingo (02), algumas peças se desconectaram de um de nossos aerogeradores no município de Ilha Grande, no Piauí. A análise da ocorrência e a manutenção corretiva serão realizadas pela empresa responsável pelo serviço de manutenção do empreendimento e esperamos retomar a operação do referido aerogerador o mais breve possível. Informamos também que não houve maiores danos ao equipamento e sua estrutura.

Fonte: 180 Graus

CIPTUR apreende moto durante acompanhamento tático na zona rural de Luís Correia


Por volta das 17h40m de sexta-feira(31), equipe de serviço do GPM de Brejinho estava fazendo rondas no povoado Ingarana, quando se deparou com um rapaz pilotando uma motocicleta marca Honda CG Titan 150cc e placa HXI 9192, em atitude suspeita.

Ao receber ordem de parada, o suspeito empreendeu fuga em alta velocidade, pegando a vicinal que dar acesso ao município de Bom Princípio e à localidade Campo das Marizeiras.

Após acompanhamento tático, já na altura do povoado São Bento, o suspeito perdeu o controle da moto e caiu, levantou rapidamente e novamente empreendeu fuga a pé pela mata, deixando para trás a motocicleta que pilotava.

A equipe de serviço fez buscas na mata não obtendo êxito na captura do mesmo. A moto foi recolhida para o GPM para maiores providências.

Fonte: Portal do Catita

Polícia Civil prende no Cajueiro da Praia, homem que matou o cunhado

A Polícia Civil, através da Delegacia de Homicídios de Parnaíba, prendeu na manhã de quinta-feira (30/01) W. V dos S. na localidade Morada Nova, zona rural do município de Cajueiro da Praia. Contra o investigado havia um Mandado de Prisão Preventiva expedida pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba por ter cometido crime de homicídio contra a Nilson dos Santos Vieira, 24 anos, o qual era seu cunhado à época dos fatos.

O homicídio aconteceu na madrugada de quinta-feira (11/04/2019), na Rua Santa Teresinha, Bairro Alto Santa Maria, ocasião em que ambos os envolvidos tiveram uma breve discussão que resultou em W. V. dos S. efetuando mais de dez facadas contra seu cunhado.

Após intensas investigações o investigado foi encontrado na casa de sua mãe, situada na zona rural de Cajueiro da Praia. Na oportunidade foi dada voz de prisão e feita a condução deste para a Central de Flagrantes de Parnaíba.

Quanto ao nome do acusado e foto do mesmo, a Polícia Civil informa que “com a vigência da Lei de Abuso de Autoridade (Lei nº 13.869/2019), a Polícia Civil do Piauí não mais irá realizar exposição dos conduzidos/presos à curiosidade pública, evitando, assim, qualquer antecipação de culpa.

Fonte: Portal Costa Norte

Em Parnaíba, Polícia Civil prende foragido por homicídio e tráfico em Brasília

Os agentes da Polícia Civil prenderam neste sábado (01), o foragido da Justiça do Distrito Federal (DF) Diego Dias de Carvalho, de 19 anos, durante operação de cumprimento de dois mandados de prisão pelos crimes de homicídio e tráfico de drogas. Diego Dias de Carvalho foi preso em um apartamento no condomínio Dunas, no bairro Dirceu Arcoverde, em Parnaíba (345 km de Teresina).

A Polícia Civil do Piauí divulgou nota para a imprensa informando que, por intermédio da Diretoria de Inteligência da Planície Litorânea, Delegacia Regional de Parnaíba, Divisão de Homicídios de Parnaíba prendeu Diego Dias de Carvalho, atendendo a execução de dois mandados de prisão Preventiva em aberto, um deles expedido pelo Tribunal do Júri de Brasília por ter cometido crime de homicídio contra A. L. no Deck Sul, ocorrido no dia 5 de outubro do ano passado.

Fonte: Portal do Catita