BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 25 de março de 2023

Rafael Fonteles inaugura aeródromo e pista que liga Cocal a Bom Princípio do Piauí

O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta sexta-feira (24), a pavimentação asfáltica de 29 km da PI-303, estrada que liga as cidades de Cocal e Bom Princípio, onde foram investidos mais de R$ 10 milhões (dez milhões de reais). 

O chefe do Executivo piauiense também inaugurou a pavimentação asfáltica do aeródromo (pista de pouso e decolagem) do município de Cocal, onde foram investidos R$ 2,3 milhões (dois milhões e trezentos mil reais). 

Ele disse que essas ligações asfálticas beneficiam outros municípios da região e que, de forma geral, a parte de infraestrutura de transporte é imprescindível para o desenvolvimento do estado.

O senador Marcelo Castro destacou que em Cocal tem plantio de soja, que é a revolução do Brasil. “O Piauí está batendo recorde de produção de soja todos os anos e Cocal é uma das cidades que mais vai crescer, que mais vai prosperar, gerar emprego e renda, melhorar a vida das pessoas”.

O deputado Estadual, Rubens Vieira, na ocasião, expressou que as obras “são importantes e estruturantes, que representam ainda mais desenvolvimento para a região da Planície Litorânea encurtando distâncias, facilitando o escoamento da produção agrícola, gerando emprego e renda e melhorando a vida das pessoas”.

Por sua vez, Nonatinho do Sindicato, prefeito de Cocal, disse estar satisfeito com a primeira visita do governador, em seu mandato, ao referido município: “Hoje, pela primeira vez, Rafael Fonteles vem visitar nossa cidade e, na oportunidade, inaugura aeródromo de Cocal e a pavimentação asfáltica que liga Cocal a cidade de Bom Princípio do Piauí. Em breve, se Deus quiser, estaremos inaugurando também o asfalto que vai interligar Cocal a comunidade Boíba e também a Segundo Campo, na zona rural. Estradas que já estão em fase de conclusão para serem entregues à população. Além disso, nós já estamos com projetos para asfaltar o trecho que liga campestre a localidade Serra do Arco e, em seguida, estamos já com projeto para a pavimentação da via em Santo Hilário. Estas são duas obras que vão dar início, mais logo. Estamos, também, apresentando ao governador, solicitação de um aporte maior para o nosso Hospital Joaquim Vieira de Brito, pois queremos instalar um centro de imagem, mas também abrir o centro cirúrgico para atender a nossa população. Pedimos esses benéficos e solicitamos que haja também um compromisso bem maior por parte do governo”. Conclui.




Fonte: CCOM e Ascom/Prefeitura de Cocal

Criminoso é baleado na perna durante perseguição policial em Parnaíba

Policiais da Rocam prenderam uma dupla de assaltantes no final da manhã desta sexta-feira (24). Os criminosos faziam arrastão na Praia da Pedra do Sal, e na fuga tomaram uma motocicleta de assalto.

Durante a fuga, eles se depararam com policiais da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam). Ao serem avistados foi dado voz de parada e foi feito um acompanhamento tático, de acordo com a polícia um dos elementos fez gestos de atirar contra a guarnição. Os policiais revidaram e um suspeito foi atingido com um tiro na perna.

O segundo assaltante foi imobilizado e encaminhado para a Central de Flagrantes. O compassa baleado foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU e encaminhado para o Hospital Dirceu Arcoverde HEDA.

A polícia recuperou uma motocicleta que havia sido tomada de assalto a poucos minutos, a arma utilizada pela dupla foi jogado na vegetação ao longo da via e não foi localizado pela polícia.

Fonte | Click Parnaíba

Encerramento dos cursos ofertados pelo programa qualifica Piauí

Na tarde desta sexta-feira (24/03), foi realizado o encerramento dos cursos ofertados pelo programa 'Qualifica Piauí', em Bom Princípio do Piauí. O evento marcou a formação de 112 alunos que tiveram a oportunidade de se capacitar em quatro diferentes áreas, por meio da parceria entre a Secretaria de Estado de Assistência, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), e a Prefeitura de Bom Princípio do Piauí por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Os cursos ofertados foram Técnicos em Vendas, Informática Básica, Qualidade no Atendimento e Mídias Sociais. A iniciativa visa promover a formação e qualificação profissional dos cidadãos bomprincipienses, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do município. Com isso, os alunos puderam adquirir novas habilidades e conhecimentos que os tornarão mais competitivos no mercado de trabalho.

A solenidade aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Luiz Batista de Moraes, onde os alunos receberam seus certificados de conclusão. A solenidade contou com a presença do excelentíssimo prefeito Lucas Moraes e da secretária municipal de assistência social, Rivany Carvalho, da secretária municipal de educação Jacyrema Gouvêa e da secretária municipal de meio ambiente Keila Fontenele, que parabenizaram os formandos pelo empenho, dedicação e pela conquista.

Parabéns a todos que hoje concluem seu curso profissionalizante! Esses 30 dias foram um período de muito aprendizado e dedicação por parte de cada um de vocês, que se esforçaram para adquirir novos conhecimentos e qualificações para suas carreiras. É gratificante ver que tantas pessoas estão dispostas a investir em si mesmas e em seu futuro, e estou certa de que essas habilidades recém-adquiridas os ajudarão a alcançar seus objetivos profissionais. Mais uma vez, meus sinceros parabéns e felicitações pelo sucesso nesta etapa de suas vidas! esses não serão os últimos, temos muitas solicitações junto ao governo do Estado para que mais cursos venham para o nosso município”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Rivany Carvalho.

“É com imenso prazer que entregamos hoje a todos vocês o certificado de qualificação que reconhece seus esforços e dedicação durante este período de aprendizado. Ver cada um de vocês evoluindo e adquirindo novos conhecimentos é uma grande satisfação para mim e para toda a equipe envolvida neste processo. Acredito que este certificado é apenas o começo de muitas conquistas que virão em suas vidas profissionais. Parabéns a todos e muito sucesso em suas carreiras”, frisou o prefeito Lucas Moraes.

O encerramento dos cursos em Bom Princípio do Piauí é mais uma demonstração do compromisso do poder público municipal com a formação e qualificação dos cidadãos bomprincipienses. Com iniciativas como esta, é possível garantir o acesso de todos à educação e formação profissional, contribuindo para a construção de um futuro mais justo e próspero para todos.

FONTE: SECOM - PMBPP

Equipe de saúde realiza visita na zona rural de Bom Princípio

A equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) de São Miguel, composta pelo enfermeiro Cleiden Lira, a técnica de enfermagem Rejane e a Agente Comunitária de Saúde (ACS) Iara, realizou uma visita domiciliar com vacinação bivalente contra a Covid-19 nos povoados Carnaúba Baixa, Monte Alegre e Baixa do Rocha.

O objetivo da equipe é levar a vacinação para a população que tem dificuldade de acesso aos serviços de saúde, especialmente em áreas rurais.

Durante a visita, a equipe da UBS de São Miguel avaliou a situação de saúde dos moradores, verificando sinais de possíveis doenças e orientando sobre cuidados preventivos.

A iniciativa é importante para que a equipe possa atuar de forma mais efetiva na prevenção de doenças e no cuidado com a saúde da população, especialmente em tempos de pandemia.

A vacinação bivalente contra a Covid-19 é uma importante medida de prevenção da doença, já que a vacina oferece proteção contra as variantes do coronavírus mais comuns no momento.

A equipe da UBS de São Miguel reforça a importância da vacinação para que a população possa estar mais protegida e enfrentar a pandemia de forma mais segura.

A visita domiciliar com vacinação bivalente contra a Covid-19 nos povoados Carnaúba Baixa, Monte Alegre e Baixa do Rocha é mais uma ação da prefeitura de Bom Princípio do Piauí através da secretaria municipal de saúde para levar saúde e bem-estar para a população.

A iniciativa contribui para o fortalecimento do sistema de saúde e para a promoção de um atendimento mais humanizado e próximo da comunidade, garantindo assim a melhoria da qualidade de vida da população bomprincipiense.

FONTE: SECOM - PMBPP

Secretaria municipal de meio ambiente realiza palestra alusiva à semana da água

A Secretaria de Meio Ambiente de Bom Princípio do Piauí vem realizando uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. 

Entre as iniciativas, destaca-se a realização de roda de conversas e seminários com os alunos do Ginásio Teresina de Jesus Marques Rabelo, com o objetivo de conscientizá-los sobre a importância da água para a vida e o meio ambiente. O evento foi realizado na manhã desta quinta-feira (23/03).

Durante as atividades, os alunos puderam aprender sobre a história do Dia Mundial da Água, que foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, com o intuito de sensibilizar a população mundial sobre a importância da água e a necessidade de preservá-la. Além disso, os estudantes também foram informados sobre a situação atual da água no mundo, incluindo as consequências da escassez e da poluição.

A secretária municipal de meio ambiente Keila Fontenele, abordou diversos temas como o uso consciente da água no cotidiano, a preservação dos recursos hídricos e a importância da participação da população na conservação do meio ambiente.

Os alunos tiveram a oportunidade de participar de debates e trocar ideias sobre como podem contribuir para a preservação da água e do meio ambiente em suas comunidades, falou da importância da educação ambiental como instrumento de conscientização e transformação social, e reiterou o compromisso em promover ações que contribuam para a preservação do meio ambiente e da qualidade de vida da população bomprincipiense.

FONTE:  SECOM - PMBPP

6ª conferência municipal dos direitos da criança e do adolescente em Bom Princípio do Piauí

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Bom Princípio do Piauí, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, realizou nos dias 22 e 23 de março, a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O evento foi realizado no Ginásio poliesportivo Dário Marques de Barros e, contou com a participação da presidente do CMDCA Francisca das Chagas Neves, do prefeito Lucas Moraes, da promotora de justiça Dra. Francineide Silva, da secretária municipal de Assistência Social Rivany Carvalho, vereadores, secretários municipais e outras autoridades. A conferência teve como objetivo discutir políticas públicas e diretrizes para a promoção e proteção dos direitos infanto-juvenis no município.

Durante os dois dias de atividades, foram realizadas palestras, mesas-redondas e debates que abordaram temas como a proteção integral da criança e do adolescente, a garantia de seus direitos e a importância da participação social na formulação e implementação de políticas públicas. Além disso, foram discutidas as principais demandas e desafios enfrentados pelo município na área da infância e juventude.

A realização da 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é um importante marco na luta pela garantia dos direitos infanto-juvenis em Bom Princípio do Piauí. O evento fortalece a participação social, a construção de políticas públicas mais efetivas e o compromisso das autoridades e da sociedade em garantir uma infância e juventude dignas para todas as crianças e adolescentes do município de Bom Princípio do Piauí.

A conferência teve a palestra magna do assistente social e assessor técnico Lúcio Flávio Rego que falou sobre a temática deste ano: situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidades de crianças e adolescentes, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

Ao final do evento, foram elaboradas propostas para serem apresentadas na conferência estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e que se forem aprovados em nível de estado serão encaminhados para conferência nacional em Brasília.

FONTE: SECOM - PMBPP

Equipe de saúde segue com visitas na zona rural de Bom Princípio do Piauí

A equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde Valdivino Batista de Moraes (sede), está empenhada em realizar visitas domiciliares na zona rural, abrangendo os povoados Sitio, Jenipapo, Cadoz e Boqueirão.

Composta pelas técnicas de enfermagem Katrine e Laiane e a agente comunitária de saúde Cristina, a equipe visa levar cuidados e orientações de saúde para a população dessas regiões, que muitas vezes têm dificuldade de acesso aos serviços de saúde.

Nessas visitas domiciliares, a equipe de saúde realiza diversas atividades, como aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, além de orientações sobre cuidados com a saúde, prevenção de doenças e utilização adequada de medicamentos. Essas ações são de extrema importância para manter a saúde dos moradores dessas regiões, que muitas vezes não têm acesso a essas informações de forma adequada.

Além disso, a equipe de saúde também realiza o acompanhamento de pacientes com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, garantindo que estes recebam um cuidado contínuo e personalizado, de acordo com suas necessidades e condições de saúde. Esse tipo de acompanhamento é fundamental para evitar complicações e melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

Por fim, as visitas domiciliares realizadas pela equipe de saúde da UBS sede também são uma oportunidade para identificar situações de vulnerabilidade social e encaminhar os pacientes para os serviços e programas de assistência social disponíveis no município. Dessa forma, a equipe de saúde contribui para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população da zona rural.

FONTE: SECOM - PMBPP

sexta-feira, 24 de março de 2023

Rubens Vieira apresenta projeto de lei que beneficia gestantes com autismo

O objetivo é reduzir a taxa de mortalidade materna e infantil e facilitar o diagnóstico e acompanhamento.

Na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) dessa quarta-feira (22), o deputado Rubens Vieira (PT) apresentou projeto de lei que institui o Programa Estadual de Acompanhamento Pré-natal e Pós-parto de Gestante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Estado do Piauí.

De acordo com o projeto, toda gestante com Transtorno do Espectro Autista será considerada de alto risco e deverá ser atendida de forma prioritária nos níveis primário, secundário e terciário de Atenção à Saúde. O objetivo é reduzir a taxa de mortalidade materna e infantil e facilitar o diagnóstico e acompanhamento. A Secretaria de Estado da Saúde deverá fornecer, durante a gestação, todo o acompanhamento psicológico e psiquiátrico à gestante com TEA, além do acompanhamento ginecológico, obstétrico e pediátrico desenvolvido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“O acompanhamento psicológico e psiquiátrico da gestante com TEA deverá ser realizado durante todo o período da gravidez, do puerpério e até o segundo ano de vida da criança, em conjunto com o médico pediatra, sendo que esse acompanhamento deverá ocorrer mensalmente até o segundo ano de vida da criança e se estenderá à genitora, que deverá comparecer ao serviço de saúde da localidade em que reside para consulta com pediatra, psicólogo e psiquiatra para orientações e procedimentos necessários”, explicou Rubens Vieira.

O projeto também prevê que, após o parto, os profissionais do serviço pediátrico do SUS deverão realizar todos os exames e procedimentos médicos necessários na criança, ficando responsável pelo correto preenchimento da carteira de vacinação, tanto nos marcos físicos, mas em especial nos marcos do desenvolvimento, ajudando no diagnóstico precoce.

Rubens Vieira também explicou que, caso seja detectado durante os atendimentos mensais que a criança possui evidências positivas para TEA, o pediatra deverá inserir no sistema esta informação para a prestação do suporte médico adequado.

O projeto é uma forma de implementação da Lei no 6.372, a qual institui a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, e da Lei no 7.746, que institui a Política de Atendimento Integrado à Pessoa Autista no âmbito do Estado do Piauí, trazendo de forma mais detalhada as necessidades de concretização de um Programa Estadual de Acompanhamento Pré-natal e Pós-parto de gestante com Transtorno do Espectro Autista.

Roselandi Sousa – Edição: Iury Parente

Prefeitura de Cocal realiza Plenária da etapa municipal da 17 Conferência Nacional de Saúde

A Prefeitura de cocal, através do Conselho Municipal de Saúde de Cocal - PI, no uso de suas atribuições, considerando a necessidade de avaliar, debater e definir propostas relacionadas ao tema e eixos temáticos da 17" Conferência Nacional de Saúde, realiza a Plenária Municipal de Saúde, com O tema central "Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia - amanhã vai ser outro dia”, realizou a plenária.

Com objetivo de ampliar os debates com enfoque na garantia dos direitos e na defesa do SUS, da vida e da democracia. Reafirmar, fortalecer e efetivar os princípios e diretrizes do sistema único de saúde, da universalidade, integralidade e equidade para garantia da saúde como direito humano, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e estabelecer diálogos como articular, mobilizar a sociedade cocalense acerca da saúde como um direito.

A plenária é de caráter deliberativo, isto é, o que ela define tem extrema relevância pública e deve ser considerado pelos gestores das políticas e pela sociedade brasileira, cabendo aos conselhos estimular e fiscalizar o cumprimento de suas deliberações.



Fonte: Ascom P. M. Cocal

TELHAS COM O MELHOR ACABAMENTO E COM O ENCAIXE PERFEITO, SÓ NA TELNORTE

PF cumpre mandado de prisão na 9ª fase da Operação Lesa Pátria

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (23/3) a 9ª fase da Operação Lesa Pátria, ação que tem por objetivo identificar e prender pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se e fomentaram os fatos ocorridos em 8/1, em Brasília/DF, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas Instituições.

Policiais federais cumpriram nesta fase um mandado de prisão preventiva em Riacho Fundo/DF, em desfavor de um suspeito de atuar como incitar dos atos antidemocráticos e um dos administradores dos recursos que financiavam as ações.

As investigações apontam ainda que o preso teria ensinado táticas de guerrilha para os participantes do acampamento situado no QG do Exército, em Brasília.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.

 Coordenação-Geral de Comunicação Social da PF

Polícia divulga retrato de suspeito acusado de tentar matar advogado em Parnaíba

Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos

Operação Sindicância ocorre no Piauí e cumpre mandados de busca e apreensão.

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (23/3), a Operação Sindicância com o objetivo de combater desvios de recursos públicos de origem federal (Fundeb e FMS) no município de Santa Rosa do Piauí. Os desvios ocorreram entre os anos de 2018 e 2020, totalizando cerca de R$ 700 mil.

Os policiais federais foram mobilizados para o cumprimento de dois mandados judiciais de busca e apreensão em endereços na cidade de São João do Piauí-PI, ambos expedidos pela Vara Federal Cível e Criminal da Subseção da Justiça Federal de Floriano/PI. As buscas contam ainda com a participação da Controladoria Geral da União/PI.

A investigação se deu a partir de relatório da CGU/PI, em que foram identificados diversos débitos na conta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – Fundeb - do município de Santa Rosa do Piauí com destino a uma conta poupança particular no ano de 2019. Os referidos débitos não estavam acompanhados de documentos comprobatórios que justificassem as transações, o que deu causa para a instauração de sindicância administrativa pela Prefeitura de Santa Rosa para apurar os fatos, além da análise detalhada das contas públicas por parte da CGU.

No decorrer da investigação, foram detectados outros repasses indevidos realizados por meio de conta gestoras dos recursos públicos do Fundeb e do Fundo Municipal de Saúde – FMS - para a conta poupança do investigado, pessoa sem vínculo empregatício formal ou contratual com o município, totalizando o valor de R$ 702.185,44.

Além disso, foi detectada adulteração de documentos e inserção de informações falsas nas prestações de contas do referido município, enviadas ao TCE/PI de forma a esconder que recursos das contas do Fundeb e do FMS foram transferidos indevidamente para conta pessoal.

A ação de hoje visa identificar agentes públicos e pessoas interpostas que possam ter participado do esquema e se a prática criminosa se repetiu em outros municípios da região.

Os envolvidos devem responder por crimes contra a Administração Pública como peculato e inserção de dados falsos em sistema de informações.

Comunicação Social da Polícia Federal no Piauí

Mulher é morta à golpes de faca no município de Luís Correia

Uma jovem identificada por Letícia dos Santos, de 24 anos, foi morta por golpe de arma branca nesta quinta-feira (23), na região do Novo Oriente, em Luís Correia.

Policiais Militares do 24º BPM Atalaia foram acionados por populares com a informação de que uma mulher identificada como Maria Claudia havia esfaqueado uma jovem, ao chegarem no local os policiais constataram o fato e isolaram a área.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) esteve no local da ocorrência, mas a vítima já se encontrava sem vida, o Instituto Médico Legal (IML) foi acionado, realizou a remoção do corpo e o encaminhou para o Posto Avançado no Bairro Frei Higino.

A acusada não portava documentos de identificação e foi retida por populares, a mesma estava em estado agressivo e aparentemente havia usado algum tipo entorpecente, ela foi conduzida para a delegacia para que as providências cabíveis fossem tomadas.

Informações | Veja PHB

Governador Rafael Fonteles cumpre agenda amanhã em Cocal e vai inaugurar obras juntamente com o prefeito Nonatinho

O governador Rafael Fonteles, cumpre agenda nesta sexta-feira (24/03), no município de Cocal, na região Norte do Piauí. De acordo com a agenda do governador, Rafael Fonteles, desembarca em Cocal, por volta das 7h10 min, e segue para a inauguração das obras de Aeródromos (SETRANS).

Após a inauguração da Pista de Pouso de Cocal, o governador deve seguir para a inauguração das obras do trechos do município de Bom Princípio ao entroncamento da PI 301 em Cocal.

Logo após cumprir a agenda de inaugurações em Cocal, Rafael Fonteles seguirá com embarque imediato para o município de Castelo do Piauí, onde também irá inaugurar obras de Aeródromo (SETRANS).

Confira a agenda

24 DE MARÇO DE 2023 (Sexta-feira)

TERESINA

06h30– Embarque para Cocal (aeronave king air 00h40min)

COCAL

07h10 - Desembarque em Cocal

       Recepção ao Governador e comitiva - Concentração Aeródromo

07h20 – Inauguração das obras do Aeródromo (SETRANS)

Deslocamento 16km

08h00 - Inauguração das obras do Trecho do Município de Bom Princípio do Piauí ao Entroncamento da PI 301(Cocal - PI) com 29,250km (IDEPI) – Descerramento da placa no entroncamento – solenidade Povoado Agrovila (3km)

09h00 – Deslocamento para o Aeródromo de Cocal.

09h20 – Embarque imediato para Castelo do Piauí (aeronave king air 00h35min) .

Obras como estas, são frutos do trabalho do prefeito Nonatinho do Sindicato e do Deputado Rubens, ambos em parceria com o governo do estado.

Autoridades como o Deputado Estadual Rubens Vieira, estarão na comitiva do governador Rafael Fonteles.

Fonte: Blog Cocal Alerta

Homem de 19 anos é preso suspeito de receptação em Luzilândia

Um homem identificado pelas iniciais W.S.R.S., de 19 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Civil do Piauí pelo crime de receptação, no fim da manhã dessa quinta-feira (23). A prisão ocorreu no Centro da cidade de Luzilândia, na região norte do Piauí.

De acordo com informações repassadas pela Delegacia de Polícia Civil de Luzilândia, em posse do indivíduo foi recuperada uma bicicleta que havia sido subtraída de um adolescente de 13 anos. A bicicleta foi devidamente devolvida ao legítimo dono.

Diante dos fatos, o homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Luzilândia para a adoção dos procedimentos cabíveis ao caso.

quinta-feira, 23 de março de 2023

Projetos sobre direitos às pessoas com deficiência são lidos na Alepi

Barbara do Firmino e Rubens Vieira são autores das matérias.

Os deputados Rubens Vieira (PT) e Bárbara do Firmino (Progressistas) apresentaram na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta quarta-feira (22) projetos que garantem direitos às pessoas com deficiência no estado.

A atenção de Rubens Vieira é às mães que possuem o transtorno do espectro autista. O parlamentar propõe a criação de um Programa Estadual de acompanhamento dessas mulheres no pré-natal e no pós-parto. Medidas como consultas ginecológicas, obstétricas e pediátricas devem ser garantidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A previsão é que a criança seja acompanhada de perto até os seus dois anos de forma específica.

Já a deputada Bárbara do Firmino apresentou projetos que visam garantir lazer às pessoas com diversas deficiências. No “Praia para Todos”, a parlamentar quer garantias de acessibilidade aos balneários. Rampas de acesso a cadeirantes, cadeiras de rodas especiais e esteiras são algumas das instalações que devem estar disponíveis em balneários que incluem as praias, mas também rios e lagos.

Em outra matéria, a deputada trata da oferta de sessões de cinema para pessoas com diversas deficiências, como Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Down. O objetivo é que haja pelo menos uma sessão mensal destinada a esses públicos e a seus familiares.

Nícolas Barbosa – Edição: Iury Parente

Cocal: Prefeitura apoia o Mutirão pelo Cliente Todo Dia da Equatorial

Durante a ação é possível se cadastrar no Tarifa Social e Rural, realizar troca de lâmpadas e também realizar o cadastro para concorrer uma geladeira nova do projeto E+ Geladeira.

O evento iniciou-se neste dia 21, no ginásio Poliesportivo do Centro, e se estenderá até 23 de março,  período em que a  equipe da Equatorial estará realizando cadastro para o projeto E+ Geladeira Nova, com sorteio para troca de geladeira; troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED (até 5 unidades); E+ educação, com palestras sobre o uso econômico e adequado de energia elétrica, para os consumidores residenciais e que estejam com as contas de luz em dia; e E + Profissional, com inscrição para curso profissionalizante, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

Para concorrer aos sorteios, o cliente precisa estar cadastrado no programa Tarifa Social, estar em dia com a conta de energia, ter uma geladeira antiga, porém, em funcionamento para realizar a troca, levar o RG e a última fatura da conta de luz paga. O cliente fica responsável por levar a geladeira velha até o local da troca. 

No local, segundo a secretária da SMAS, Vanda Machado, o consumidor poderá se inscrever para o curso de confecção de salgados, o qual será ministrado na sede do Serviço de Convivência e fortalecimento de Vínculos (SCFV), no próximo dia 28.

Nesse mesmo dia, no turno da noite, a Equatorial brindou a população com o Cine Comunidade: momento de lazer e entretenimento, com a exibição do Filme Curica: uma leitura audiovisual das memórias de cinco mulheres vítimas de trabalho doméstico infantil e/ou trabalho análogo à escravidão, em paralelo à história da carta de Esperança Garcia, a primeira advogada do Piauí.

O movimento, nesta terça-feira, contou também com a presença do prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato.

A palavra curica, no Piauí, é uma gíria usada para se referir a uma empregada doméstica de forma debochada. A palavra curica também pode ser usada como sinônimo de guria, piriguete, enxerida.

Ascom - PMC

BOM PRINCÍPIO | Equipe de saúde visitam domiciliares no povoado Córrego dos Cardoso

Na manhã desta quarta-feira (22/03), a equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde de Córrego composta pelas técnicas de enfermagem Mikaele e Adriely e a Agente Comunitária de Saúde Solange realizaram visitas domiciliares no povoado Córrego dos Cardoso.

O objetivo das visitas é a vacinação com dose de reforço Bivalente contra COVID-19, em pacientes com maior risco de desenvolver formas graves da doença e garantir que a população receba o cuidado necessário para manter sua saúde em dia.

Durante as visitas, a equipe repassou orientações sobre a prevenção de doenças e esclareceu dúvidas sobre os cuidados com a saúde.

As visitas domiciliares realizadas pelas equipes de saúde são muito importantes, pois através delas, é possível identificar doenças e condições de saúde que precisam de atenção imediata. Além de fornecer a oportunidade de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde.

FONTE: SECOM - PMBPP

Vem aí, a 1ª edição do campeonato municipal de estilingue

Os moradores e visitantes do município de Bom Princípio do Piauí terão a oportunidade de participar do 1º Campeonato Municipal de Estilingue. O evento que será realizado pela prefeitura de Bom Princípio do Piauí por meio da secretaria municipal de esportes, acontecerá no Domingo de Páscoa, dia 09 de abril, em frente ao Bar do Guainubí, localizado na Avenida Josino Ribeiro da Costa. Essa será a primeira edição do campeonato de estilingue nos jogos alusivos ao aniversário do município, e promete ser um grande sucesso.

O Campeonato Municipal de Estilingue contará com a participação de competidores de diferentes idades e habilidades. Os participantes terão que demonstrar suas habilidades com o estilingue, acertando os alvos. Além de ser uma oportunidade única para os moradores de Bom Princípio do Piauí e visitantes da região participarem de um evento divertido e emocionante, enquanto celebram o aniversário do município.

FONTE: SECOM - PMBPP

BOM PRINCÍPIO DO PIAUÍ| 6ª conferência municipal dos direitos das crianças e adolescentes

A equipe da secretaria municipal de assistência social, esteve durante toda a terça-feira (21/03), cumprindo uma extensa agenda de reuniões com intuito de planejar e organizar a 6° Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, que acontecerá nesta quarta-feira 22 de março, às 18 horas no Ginásio Poliesportivo Dario Marques de Barros (Quadra do Ginásio).

Além do debate sobre as principais questões que serão expostas e debatidas na Conferência, foram organizando os eixos e divisão de trabalhos da equipe.

A secretária municipal de assistência social Rivany Carvalho, reforça a importância dos encontros como espaços de fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social (Suas) e construção de políticas públicas. O momento é de avaliação e formalização das demandas para que depois possam transformar em leis que beneficiem realmente quem mais precisam, que são os usuários.

De acordo com o técnico Lúcio, as reuniões preparatórias para as Pré-conferências foram fundamentais na elaboração de estratégias específicas para garantir a participação de todos. “A abertura de espaços que garantam a participação de entidades e serviços públicos, assim como usuários, permitem ouvi-los e facilitam o acesso efetivo na Conferência Municipal”, afirmou.

FONTE: SECOM - PMBPP

Equipe de saúde da zona rural realiza visitas domiciliares em Bom Princípio

A equipe de saúde da Unidade Básica de saúde Valdivino Batista de Moraes, localizada na sede do município, vem realizado uma importante ação em prol da saúde da população bomprincipiense que residem na sede do município.

As visitas domiciliares vem sendo uma forma de garantir que a população receba o cuidado necessário para manter sua saúde em dia, especialmente neste momento em que a pandemia de COVID-19 ainda é uma ameaça.

O objetivo principal dessas visitas é a vacinação com a dose de reforço Bivalente contra COVID-19 em pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença. Essa dose adicional é importante para aumentar a proteção contra o vírus e diminuir a possibilidade de contágio e de complicações.

A técnica de enfermagem Katrine e as agentes de saúde Daniely e Francelia realizaram na manhã de hoje, terça-feira as casas dos acamados oferecendo a vacinação. Além de aproveitar a oportunidade para fazer um acompanhamento da saúde dos pacientes e oferecer orientações sobre cuidados básicos para prevenir outras doenças.

A iniciativa tem sido bem recebida pelos moradores e tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes que muitas vezes têm dificuldade de acesso aos serviços de saúde. A equipe de saúde tem mostrado comprometimento e empatia com os pacientes, oferecendo um atendimento humanizado e de qualidade.

Em resumo, a ação da secretaria municipal de saúde tem sido uma forma importante de garantir a proteção contra a COVID-19 e promover a saúde dos moradores bomprincipienses. As visitas a esses pacientes têm sido um exemplo de dedicação e cuidado, que estão sendo realizados em todo o município, para garantir que toda a população tenha acesso aos serviços de saúde e receba o cuidado necessário para uma vida saudável.

 FONTE: SECOM - PMBPP

Agentes culturais serão cadastrados no município de Bom Princípio do Piauí

A Prefeitura de Bom Princípio do Piauí comunica que realizará o cadastramento dos agentes culturais do município. Este cadastro tem como objetivo identificar e registrar todos os indivíduos que trabalham na área cultural, como artistas, produtores, gestores culturais e demais profissionais que atuam na promoção da cultura em Bom Princípio do Piauí.

O cadastramento ocorrerá no período de 22 de março a 05 de abril de 2023, na sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Nossa Senhora de Fátima, em Bom Princípio do Piauí. Os interessados em se cadastrar deverão comparecer no horário das 09h às 11h, munidos de documentos pessoais, como RG e CPF, além de documentos que comprovem sua atuação na área cultural.

A iniciativa é uma forma de identificar e valorizar os agentes culturais do município, possibilitando o acesso a benefícios assegurados pela Lei Paulo Gustavo e pela Lei Aldir Blanc 2. Estes benefícios incluem auxílio financeiro para os profissionais, além de outros incentivos culturais que poderão ser implementados pelo poder público municipal.

Vale destacar que o cadastramento dos agentes culturais é uma ação importante para o fortalecimento da cultura em Bom Princípio do Piauí. A partir do conhecimento das demandas e necessidades dos profissionais que atuam na área, será possível planejar e implementar políticas culturais mais efetivas, contribuindo para o desenvolvimento da cultura no município.

Por fim, convidamos todos os agentes culturais do município a participarem do cadastro cultural que será realizado pela Secretaria Municipal de Cultura. A colaboração de todos é fundamental para o sucesso desta iniciativa e para a valorização da cultura no município de Bom Princípio do Piauí.

FONTE: SECOM – PMBPP