BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 25 de junho de 2022

PAX UNIÃO INFORMA | NOTA DE FALECIMENTO

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada cumpre o doloroso dever de informar o falecimento do senhor FRANCISCO DAS CHAGAS BARROS DA SILVA, 71 anos de idade, falecido neste sábado, dia 25/06/2022, no Hospital Dr. Mariano Lucas de Sousa, em Buriti dos Lopes-PI. O corpo está sendo velado na rua Raimundo Nonato Gomes, nº 130, bairro Amansa Burro. O sepultamento deverá ocorrer neste domingo (26) por volta das 8:00 da manhã no Cemitério da Igualdade.

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada agradece a todos que compareceram a este ato de fé e piedade cristã.

Informou, a PAX UNIÃO.

Buriti dos Lopes 25 de junho de 2022

ARRAIÁ DO CLUB J.E É ➕ LAZER SERÁ É HOJE SÁBADO 26/06

Médico perde controle do veículo na PI-212 e invade residência na zona rural de Caxingó

Durante a noite desta última sexta-feira (22), um motorista de um veículo modelo Hilux, perdeu o controle do volante e invadiu uma residência localizada às margens da PI-212 no município de Caxingó, Norte do Piauí.  As informações são do Portal Piauí em Dia.  

Segundo informações, o motorista da Hilux, um médico, teria tentado desviar de um caminhão que seguia direção contraria. Após descer o barranco o médico perdeu o controle da direção e invadiu a residência. No momento do acidente haviam pessoas no terraço da casa.

Ninguém ficou ferido e nem o portal de noticia local informou a identidade dos envolvidos.  

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)

Pré-candidato a deputado estadual Rubens Vieira intensifica agenda de visitas no norte do Piauí

A sexta-feira (24/06) foi de agenda intensa para o pré-candidato a Deputado Estadual Rubens Vieira em Parnaíba.

Os encontros com o povo são espaços para diálogos com moradores de cada bairro, que apresentam demandas diferentes, atentamente ouvidas e discutidas diretamente com Rubens Vieira, que pode assim, conhecer de perto o que há de necessário para cada bairro. Na oportunidade levou também aos presentes, a ideia de uma nova política, renovadora e de realizações, diante da possibilidade de Parnaíba e região ter representatividade política de próximo da população e que de fato lute e consiga investimentos para as mais diversas áreas, atendendo as reais necessidades do povo.

A agenda de Rubens Vieira teve início em Parnaíba com entrevistas na TV e em rádios, veículos de grande repercussão em todo o Norte do Piauí e em outros estados. Em seguida aconteceram os encontros para diálogos com o povo, iniciando no bairro São Vicente de Paula seguindo pela Fazendinha, na Ilha de Santa Izabel e ainda pelos bairros Floriópolis, Campos e Frei Higino, contando sempre com a calorosa presença de um grande número de participantes.

Enquanto coordenador do Pró Piauí na Planície Litorânea, Rubens relatou obras de infraestrutura executadas em Parnaíba, dentre elas a construção da nova ponte do Tabuleiro, que está em obras atualmente com previsão de entrega até o final deste ano. 

Além desta ponte em construção, o coordenador afirmou ainda que mais obras estruturantes serão realizadas em Parnaíba e região, asseguradas por recursos em caixa e por sua determinação em cumprir seu compromisso com o povo, de levando cada vez mais qualidade de vida aos piauienses.

A cada oportunidade de contato com as pessoas, Rubens apresentou sua história de cidadão, de político, e seu projeto onde pontua ações importantes para o Piauí, destacando melhorias para Parnaíba, com base no bom serviço prestado para o povo em sua trajetória de vereador e prefeito do município de Cocal.

Em uma de suas mensagens levadas aos encontros, Rubens Vieira destaca sua origem, onde sua família o ensinou a ter respeito com as pessoas e a trabalhar, que desde então vem seguindo o aprendizado e recebendo retorno em forma de credibilidade diante do serviço prestado a tantas pessoas em diferentes municípios do Piauí.

Informações: ASCOM

Policia Militar atende denúncia e prende maranhense com drogas em Parnaíba

A patrulha do sargento Farlon Machado, conduziu à delegacia de polícia na manhã de sexta-feira (24) o maranhense Nailson Moreira Cutrim, 23 anos, natural de Viana-MA, acusado do crime de tráfico de drogas.

A prisão dele ocorreu no Chafariz, zona rural - comunidade localizada por trás do aeroporto de Parnaíba, margeando o Rio Igaraçu.

Foi contabilizado nas apreensões: 21 gramas de maconha, 8,7 gramas de crack e R$ 130 reais em dinheiro trocado, além de sacos de picolé para endolação, caracterizando crime de tráfico de drogas.

O delegado Maikon Kaestner autuou o maranhense com base no crime de tráfico de drogas.

Nesta manhã de sábado (25) seria enviado para audiência de custódia.

Colombiano é preso pela Policia Militar armado de revólver em Parnaíba-PI

Cristian Camilo Valencia Londoño, 24 anos, natural de Armênia - Colômbia, residente em Parnaíba no conjunto Vitória, foi preso por volta das 18hs de sexta-feira(24) portando ilegalmente um revólver calibre 38 com três munições, sendo duas intactas e uma picotada.

O revólver estava com a numeração raspada, caracterizando crime hediondo.

A prisão do colombiano ocorreu na Rua Tabajara, bairro São Francisco. Ele estava parado numa motocicleta em frente de uma residência quando foi abordado pela patrulha do sargento Farlon Machado.

Na revista pessoal, foi encontrado na cintura o revólver. Caso encaminhado à central de flagrantes.

O delegado Maikon Kastner autuou o conduzido com base no estatuto do desarmamento. Seria enviado para audiência de custódia. 

Policia Federal incinera maconha e cocaína no litoral do Piauí

A Polícia Federal em Parnaíba incinerou nesta sexta-feira (24/06) aproximadamente 202 kg de drogas (maconha e cocaína) numa cerâmica localizada na Estrada Pedra do Sal, em Parnaíba/PI. A droga é proveniente de apreensões realizadas pela Polícia Federal e a incineração foi devidamente autorizada através de decisões judiciais.

A ação policial faz parte da Programação da 24° Semana Nacional de Políticas sobre Drogas que aconteceu de 21 a 24 de junho.

Comunicação Social da Polícia Federal no Piauí

Cocal: Prefeitura promove o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF

Em Cocal, juntamente, Prefeitura e SEMED realizaram o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF, Edição 2021-2024, nessa quinta-feira, dia 23 de junho.

Nessa quinta-feira (23), juntamente, Prefeitura de Cocal e Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizaram o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF Edição 2021-2024, com a participação efetiva das secretarias de Assistência Social e Saúde.

Segundo Raimundinha Albuquerque, secretária da SEMED e articuladora do Selo UNICEF, no município, desde o ano de 2013, na gestão do então prefeito Rubens Vieira, a prefeitura vem aderindo ao referido selo: “[...] essa adesão é feita no início de cada mandato, e sob orientação do UNICEF, por um período de 4 anos, são realizados fóruns e avaliações dos municípios participantes. Aqueles que atingiram as metas propostas são certificados como municípios aprovados pelo UNICEF. Nós tivemos a graça de recebê-lo, resultado de um trabalho bem feito, nos dois mandatos anteriores, e estamos novamente no mandato do prefeito Nonatinho, com a adesão espontânea feita, realizando, hoje, esse primeiro fórum comunitário, que é uma das atividades obrigatórias”, explicou. 

No primeiro encontro do selo UNICEF, foram convidados os diversos segmentos da sociedade cocalense, para discutir políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes, que que possibilitem um trabalho e atendimento integral, de forma intersetorial, entre as secretarias municipais e a sociedade.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O Selo UNICEF contribui para o alcance de 8, dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030.

O evento contou com a participação do prefeito Nonatinho do Sindicato e da primeira-dama e secretária de governo, Vanda Machado.

Por Evaldo Neres/Comunicação-PMC

Homem de 43 anos é lesionado a golpes de foice na zona rural de Luis Correia

Por volta meia noite desta sexta-feira (24), um homem identificado como Ivan de Souza Machado, 43 anos foi gravemente lesionado a golpes de foice. Ivan foi encontrado por populares na comunidade Torrões – região do Brejinho - município de Luis Correia agonizando no local. As informações e fotos são do Blog do Diel.  

De acordo com informações, o Grupamento da Policia Militar foi acionado e realizou diligencia nas imediações no intensão de localizar e prender o autor da tentativa de homicídio. Uma motocicleta deixada pelo autor do crime no local, foi incendiada pelos por parentes da vítima.  

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU foi acionado e socorreu a vítima para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba.  

Por Rurik Araújo(Portal do Rurik)

Bom Princípio do Piauí registra mais 02 novos casos positivos da covid-19

O Boletim Epidemiológico/COVID-19 desta sexta-feira (24/06), da Secretaria Municipal de Saúde, registrou mais 02 novos casos positivos da Covid-19 em Bom Princípio do Piauí. Os novos casos são, duas mulheres residentes na sede do município. Ambas não apresentam sintomas graves da doença e se encontram em casa, em isolamento domiciliar.

O município de Bom Princípio do Piauí registrou 299 casos positivos da doença desde o início da pandemia. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o município tem 07 pacientes em domicilio, 00 internado, 13 óbitos, 00 suspeito em investigação. São 279 pessoas recuperadas da doença.

OS 299 CASOS CONFIRMADOS DA DOENÇA SÃO:

07 no Povoado Monte Alegre (05 Curados e 02 Óbitos)

02 no Povoado Duvidosa (01 Curado e 01 Óbito)

33 no Povoado Córrego dos Cardoso (33 Curados)

192 no centro, sede do Município de Bom Princípio do Piauí (07 Isolamento domiciliar, 180 Curados e 05 Óbitos)

01 no Povoado Tamarindo (01 Curado)

07 no Povoado Morada Nova (05 Curados e 02 Óbitos)

04 no Povoado Barrocas (04 Curados)

01 no Povoado Baixa dos Bentos (01 Curado)

01 no Povoado Marruás (01 Curado)

03 no Povoado Sitio (03 Curados)

01 no Povoado Campestrão (01 Curado)

03 no Povoado Baixa Velha (01 Óbito e 02 Curados)

12 no Povoado Boa Vista (10 Curados e 02 Óbito)

02 no Povoado Jenipapo dos Miguel (02 Curados)

03 no Povoado Baixa das Pedras (03 Curados)

04 no Povoado Brejo (04 Curados)

02 no Povoado Cadoz (02 Curados)

01 no Povoado Carnaúba Baixa (01 Curados)

02 no Povoado Campo Redondo (02 Curados)

03 no Povoado Bom Sucesso (03 Curados)

02 no Povoado Gameleira dos Marianos (02 Curado)

03 no Povoado Campos de Umarizeiras (03 Curado)

02 no Povoado Pilões (02 Curados)

01 no Povoado Juazeiro (01 Curado)

01 no Povoado São Miguel (01 Curado)

01 no Povoado Cantinho alegre (01 Curado)

02 no Povoado Jenipapo (02 Curado)

01 no Povoado Baixão (01 Curado)

01 no Povoado Alto dos Mirandas (01 Curado)

01 no Povoado Bem Bom (01 curado)

A Secretaria Municipal de Saúde, informa que os casos confirmados já estão sendo monitorados pelo comitê de enfrentamento à COVID-19 e segue com o pedido para que as pessoas que estejam com sintomas de gripe, que procurem as Unidades Básicas de Saúde para fazerem o teste e alerta para que redobrem os cuidados, reforçando que o uso de máscaras é obrigatório em todo o estado do Piauí.

FONTE: SECOM-PMBPP

Prefeitura municipal de Bom Princípio realiza campanha de conscientização e combate as drogas

A Prefeitura Municipal de Bom Princípio do Piauí, por meio da Secretaria de Assistência Social iniciou nesta sexta-feira (24/06) a Campanha de Conscientização e Combate às Drogas.

A campanha teve início logo pela manhã, com entrega de panfletos e bate papo, no centro da cidade, realizado pela equipe do CRAS Luiz Batista de Moraes.

Na parte da tarde foi realizada uma palestra, ministrada pelo Psicólogo Demétrio Beltrão, com alunos do Ginásio Teresinha de Jesus Marques Rabelo.

As ações do CRAS Luiz Batista de Moraes têm por finalidade a proteção social, sendo apoiado por profissionais capacitados em realizar intervenções às famílias das crianças, adolescentes e indivíduos com seus direitos violados, com vínculo familiar e social fragilizados. As ações são em alusão ao dia 26 de junho, Dia Internacional de combate às drogas.

FONTE: SECOM - PMBPP

Prefeito Lucas Moraes se reúne com a Dep. Federal Rejane Dias em Teresina

O gestor aproveitou o momento para reivindicar mais recursos para o município de Bom Princípio do Piauí. 

O Prefeito Lucas Moraes esteve nesta última quarta-feira (22/06) em Teresina reunido com a Deputada Federal Rejane Dias, onde na oportunidade agradeceu os esforços e emendas destinadas ao município de Bom Princípio do Piauí.

Na ocasião Lucas Moraes agradeceu pelas obras asfálticas de recapeamento da PI - 303, pelo os esforços e celeridades na construção da PI – 402, e da ajuda no custeio para o município e a entrega da nova ambulância para a secretaria municipal de saúde.

O gestor aproveitou o momento oportuno e reivindicou a aquisição de um caminhão compactador de lixo, um ônibus escolar, uma nova ambulância, 2 veículos utilitários para a secretaria municipal de saúde, um kit Conselho Tutelar, um trator agrícola e a reformar do Ginásio Poliesportivo José Luiz de Carvalho, situado ao lado da praça de eventos dos ferroviários.

FONTE: SECOM - PMBPP

Prefeitura de Bom Princípio do Piauí realizará ações alusivas ao dia internacional de combate às drogas

A Prefeitura Municipal de Bom Princípio do Piauí, por meio das secretarias de assistência social e educação, realizará nos dias 24 e 28 de junho, várias ações de sensibilização alusiva ao Dia Internacional de Combate às drogas.

Veja o cronograma

FONTE: SECOM - PMBPP

sexta-feira, 24 de junho de 2022

Cadê a água BRAER? Povoado Coroa de São Remígio está há quase uma semana sem água nas torneiras

Os moradores do povoado Coroa de São Remígio, zona rural de Buriti dos Lopes, estão passando por serias dificuldades há quase uma semana sem nenhuma gota de água nas torneiras.  Os moradores reclamam do péssimo serviço prestado pela empresa “BRAER” contratada pela Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes – processo entre AGESPISA e BRAER ainda tramita na justiça.

Escritório da empresa BRAER fechado em novo endereço.  

De acordo com o denunciante, a empresa BRAER deixou os moradores do povoado Coroa de São Remígio, Nova Morada, Passagem das Canoas, Assentamento Vale do Iracema, Assentamento Josué de Castro, sem água potável por conta de uma bomba de água com defeito. 

Assista o vídeo e veja a denuncia do morador:

O denunciante alega que a empresa Brear, deixou de fornecer água potável após a bomba - QUE É DE PROPRIEDADE DA ESTATAL AGESPISA E ABASTECE A ETA - apresentar defeito e ser removida e levada para consertos em Teresina.  Até o fechamento desta matéria, a referida bomba que capta água do rio Parnaíba não teria sido consertada muito menos retornado ao seu local de origem.

A nossa reportagem procurou hoje a empresa BRAER para falar sobre o assunto, porém o prédio estava fechado (foto acima, dia 24/6).   

Prints de conversas em redes sociais circulam pelos grupos de WhatsApp denunciando a situação de abandono por parte da empresa BRAER.


Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)

Policiais da GCM de Tutóia em conjunto com a ROCAM de Parnaíba recuperam motocicleta roubada

Policiais da Guarda Civil Municipal - GCM de Tutóia, no Maranhão, em conjunto com a Polícia Militar do Piauí (PM-PI), por intermédio das Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas - ROCAM de Parnaíba recuperaram uma motocicleta com restrição criminal por volta das 12h desta quinta-feira (23) em Parnaíba.

De acordo com as informações, por volta do meio-dia desta quinta-feira, foi repassado para a Guarda Civil Municipal de Tutóia que uma moto marca/modelo Honda/Fan 160cc tinha sido roubada nessa quarta-feira, em Itapecuru-Mirim, no Maranhão, e estaria na cidade de Parnaíba.

Com as informações repassadas, a Guarda Civil Municipal de Tutóia localizou a motocicleta e contatou a PM de Parnaíba, por intermédio da ROCAM, que diligenciou juntamente com dois policiais da GCM de Tutóia, que estavam de folga, até o local onde se encontrava o veículo.

Diante dos fatos, a motocicleta foi apresentada na Central de Flagrantes de Parnaíba para os devidos procedimentos cabíveis ao caso.

Com informações: In Foco Piauí 

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Governo Bolsonaro propõe aumentar Auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600

A medida beneficia 18,1 milhões de famílias, que poderão contar com o pagamento mensal de R$ 600.

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL) propôs o aumento no valor da parcela do Auxílio Brasil para R$ 600 mensais até o fim deste ano. Atualmente, o valor é de R$ 400 e, para isso, o Governo Federal deve modificar as projeções para o projeto que envolve o ICMS dos Estados sobre o diesel e o gás. A informação foi dada pelo Poder 360 nesta quinta-feira (23).

O ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou que a medida está em estudo pela área política do governo, mas ainda não está definida. A ideia, no momento é, proporcionar R$ 400 de renda básica familiar e mais R$ 200 de ajuda por causa da guerra na Ucrânia, como forma de compensar pela alta de preços de comida e energia.

Na prática, a medida beneficia 18,1 milhões de famílias, que podem contar com o pagamento mensal de R$ 600. Sobre a guerra da Ucrânia, o argumento do governo é que o conflito impôs a necessidade de oferecer um alívio para os mais pobres, que sofrem com a inflação no preço.

Medidas imediatas

Também na linha da proposta, o Palácio do Planalto decidiu aumentar a frequência do auxílio gás, conhecido como vale-gás, e distribuir um voucher a caminhoneiros para não mudar a Lei das Estatais por Medida Provisória. O voucher aos motoristas pode chegar a R$ 1.000 como forma de aliviar os impactos da alta dos preços dos combustíveis.

Já no caso do auxílio para o gás de cozinha, a intenção é aumentar a frequência para que o valor, pago a cada dois meses, fosse pago todos os meses. Além disso, a outra opção seria dobrar o valor e manter os pagamentos a cada 2 meses. Mais de 5 milhões de famílias receberam um auxílio gás de R$ 53 em junho de 2022.

O custo estimado para a ampliação do auxílio caminhoneiro é de R$ 4 bilhões. A mudança no vale-gás custará cerca de R$ 1 bilhão para as mesmas famílias que já recebem o benefício. Os gastos extraordinários seriam justificados pela situação de emergência com a deterioração do cenário internacional.

Fonte: GP1

Caminhão carregado de cereais tomba na BR 343 em Altos

Um caminhão que transportava uma carga de cereais tombou na BR-343, no município de Altos, próximo ao conjunto Tonica Almeida, no final da tarde desta quinta-feira (23). O motorista saiu ileso do acidente.

Informações apuradas pelo GP1 dão conta de que o caminhão seguia no sentido Teresina-Altos quando, por razão ainda desconhecida, o motorista perdeu o controle da direção e o veículo tombou.

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) se dirigiu ao local para fazer o atendimento da ocorrência. Caberá a PRF identificar a causa do tombamento.

Como o acidente se deu no sentido do acostamento da BR 343, o trecho da rodovia não precisou ser interditado, mas foi sinalizado a Fim de manter a segurança dos demais condutores.

Polícia Militar apreende drogas e dinheiro durante patrulhamento em Luís Correia

Policiais Militares do 24º Batalhão de Polícia Militar - BPM Atalaia conseguiram apreender na manhã dessa quarta-feira (22), diversas drogas, apetrechos característicos do tráfico de drogas, além de dinheiro no bairro Campos, em Luís Correia, na Região Metropolitana de Parnaíba - RMP.

Após um trabalho de inteligência e informações da população, intensificou-se o policiamento ostensivo em regiões que existe a suspeita de tráfico de drogas no município de Luís Correia.

Durante o patrulhamento no bairro Campos, os policiais visualizaram duas pessoas em atitudes suspeitas. Durante a abordagem, um grupo de indivíduos empreendeu fuga em região de mata.

Após buscas minuciosas no local, foram encontrados: 43 (quarenta e três) invólucros de substância análoga a maconha; 31 (trinta e um) invólucros de substância análoga a crack; 07 (sete) invólucros de substância análoga a cocaína; 01 (uma) carteira de identidade; 01 (um) cartão de CPF; 01 (uma) bicicleta; 01 (uma) bolsa de couro sintético e plástico; 01 (uma) bolsa de guardar moedas e cédulas de dinheiro; 01 (uma) balança de precisão; além de R$ 430,00 (quatrocentos e trinta reais) em espécie.

Diante dos fatos, o material apreendido foi levado à delegacia para os procedimentos que o caso requer. 

Com informações; In Foco Piauí 

Cocal Junino: A festa na Agrovila Jacaré foi “da hora”

Nessa terça-feira (21), em continuidade ao Cocal Junino 2022, juntamente, Prefeitura, SEMED, Secretaria de Cultura e Superintendência de Eventos promoveram a festa “do momento”, com várias atrações: quadrilhas, danças interpretadas pelos alunos do Polo VII e VIII, com animação, além de comidas típicas da época junina. Os moradores das comunidades envolvidas (Agrovila Jacaré, Contendas e Segundo Campo) compareceram em peso.

Na ocasião, o prefeito Nonatinho do Sindicato foi representado pela primeira-dama, Vanda Machado, a qual disse que o gestor estava cumprindo agenda na capital, em busca de mais colaboração e investimentos para melhorar o desenvolvimento do município. Então, agradeceu a todos pelo empenho dispensado para a realização do evento, pelo qual se busca o resgate da cultura nordestina na região.

Por Evaldo Neres/Comunicação-PMC