BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 6 de agosto de 2022

EM BURITI DOS LOPES CONTE COM A.L DA SILVA PRODUTOS VETERINÁRIOS

FESTEJOS DE COCAL | DIA 11/08 BANDA DOMINUS

COCAL: Abertura do festejo marca o retorno às festividades, após 2 anos de pausa

O prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato, e a primeira-dama, Vanda Machado, participaram da solenidade de abertura oficial da festa religiosa.

A religiosidade marcou a abertura do Festeja Cocal 2017, na noite desse sábado (5), na Praça da Igreja Matriz.

A festa, tradicionalmente realizada em comemoração aos festejos da padroeira da cidade, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, iniciou logo ao amanhecer desta sexta-feira (5), quando a cidade acordou ao som de fogos de artifícios e do sino da Igreja Matriz que anuncia e convida o povo para o retorno às festividades em homenagem à padroeira do lugar, Nossa senhora do Perpétuo Socorro.

No final da tarde, após procissão trasladando o símbolo central das horarias, aconteceu a abertura oficial da festa religiosa, na praça da Igreja Matriz, com apresentação das crianças e adolescentes participantes da oficina de voz e violão, a qual é  oferecida a comunidade pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)  de Cocal; e o hasteamento das bandeiras, pelas autoridades locais presentes: tenente da Polícia Militar, tenente Francisco das Chagas Mariscal; o presidente da Câmara de Vereadores, Evandro Vieira de Carvalho; prefeito Raimundo Nonato Fontenele Cardoso (Nonatinho do Sindicato); padre José Cícero Silva (administrador); e padre Antônio de Araújo Silva, o atual pároco.

O ex-prefeito de Cocal, Rubens Vieira prestigia o evento: “No ano passado eu não tive oportunidade de estar aqui, devido a questão da Covid-19, mas neste ano, graças a Deus, eu estou aqui na abertura de um dos maiores festejos aqui da região, no município de Cocal. A gente fica muito feliz, pela quantidade de pessoas, fiéis, que está, hoje, para acompanhar a abertura dessa festa [...] nós sabemos que é tradicional esse evento, na região. [...] a gente só agradece a deus e pede que tudo se passe em paz”, disse.

Nonatinho do Sindicato, o atual gestor, fala desse momento festivo na cidade: “[...]agradecer a Deus estar por estarmos podendo realizar mais um festejo em nossa cidade em homenagem à padroeira. No ano passado nós a realizamos com algumas restrições, devido a pandemia. Neste ano já estamos podendo nos reunir com mais flexibilidade, mesmo, ainda, mantendo alguns cuidados que são necessários. [..] e fazer um convite para toda a população cocalense participar dos eventos religiosos e, também, dos que serão realizados por nosso Município, nas praças”.

Além dos movimentos religiosos realizados neste tempo, como a apresentação da Banda Dominus (gospel), no dia 11, na Praça da Matriz, acontecerão shows com diversas atrações musicais, na Praça de Eventos, oferecidos pela Prefeitura de Cocal, aos cocalenses e visitantes, em comemoração aos festejos da padroeira da cidade, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, nos dias 12, 13 e 14 de agosto.


Por Evaldo Neres/Comunicação-PMC

DELIVERY ESPETINHO E ARRUMADINHO NEYDE LANCHES


Bom Princípio do Piauí; conclusão do curso de flores artificiais

Com o objetivo de gerar renda para as famílias do município, a Prefeitura de Bom Princípio do Piauí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com a empresa J.C Flores, promoveu entre os dias 01 a 05 de agosto o curso de “Flores Artificiais”.

Ofertado de forma gratuita e presencial no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), durante os cinco dias de aula, 60 inscritos, divididos em dois turnos, uniram teoria e prática, ao final do curso, cada participante recebeu o seu certificado.

A Secretaria Municipal de Assistência Social fez a aquisição de um kit de ferramentas, que ficarão disponíveis no CRAS para fazerem a prática e produção das flores artificiais, dando continuidade ao trabalho.

Prefeito Lucas Moraes

"Vamos sempre trazer para nosso povo, qualificação que possa gerar uma renda extra, melhorando assim, a qualidade de vida da população", pontuou o Prefeito Lucas Moraes.

Secretária Municipal de Assistência Social Rivany Carvalho

Segunda a Secretária Rivany Carvalho o objetivo foi levar conhecimento e formação, sempre pensando no desenvolvimento social da população bomprincipiense.

O encerramento do curso aconteceu na noite desta sexta-feira, (05/08), no pátio do CRAS Luiz Batista de Moraes, onde contou com a presença do Prefeito Lucas Moraes, da Secretária Municipal de Assistência Social Rivany Carvalho, professora Janiele de Mendonça, servidores da Semas e os alunos do curso.

FONTE: SECOM - PMBPP

Eugênio Segundo dá as boas-vindas ao ex-presidente Lula no Piauí

Lula no Piauí: Desde as suas primeiras vindas ao Piauí, ainda nos anos de 1980, o ex-presidente Lula só vê o quanto o povo do Piauí o admira e o ama cada dia mais. Por isso, em nome dos piauienses, Eugênio Segundo dá, com grande alegria, as boas-vindas a este que foi o presidente que mais fez pelo povo pobre e os trabalhadores, com especial atenção ao nosso Estado.

Para Eugênio Segundo, não existe um estado com gente mais acolhedora que o Piauí e isso se torna ainda mais evidente quando se trata da autoridade nacional que mais nos visitou e que mais conhece as necessidades do povo. O Guru da GRATIDAO lembra da bela homenagem feita por Eugênio Primeiro com a publicação de várias campanhas de outdoor e calendários largamente distribuídos em nossos municípios.

Para o Estado mais lulista do Brasil, a vinda do ex-presidente, é um momento de GRATIDAO ao ex-presidente por sua vida de dedicação aos trabalhadores e aos pobres de nosso país. Por tudo isso, registramos com satisfação esta visita ao mesmo tempo em que alimentamos a esperança de termos uma sociedade mais humana e mais justa e desejamos que Lula nos ajude.

Fonte: 180 Graus

Motorista fica gravemente ferido na BR 316 após colisão entre carro e caminhão

Um acidente ocorrido neste sábado (06), por volta das 05h deixou um motorista, de nome ainda não identificado, gravemente ferido na BR 316, bairro Lourival Parente, zona Sul da capital. O acidente envolveu dois veículos, sendo um da marca Volkswagen Polo e um caminhão.

Os dois veículos estavam na mesma pista, sentido Centro-zona Sul no momento do acidente. Em informações do próprio caminhoneiro aos agentes da PRF, o motorista do carro Polo foi quem causou o acidente, colidindo na lateral do caminhão, de acordo com a Policia Rodoviária Federal. O carro Polo ficou com sua parte frontal destruída devido o impacto do acidente. O motorista do veículo foi atendido prontamente pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) com graves lesões.

O motorista do carro de passeio não foi encontrado pela polícia depois do ocorrido, que aguardam sua alta médica para colherem seu depoimento do acidente. O caminhoneiro realizou teste de bafômetro e foi constatado que ele não fez uso de bebida alcoólica antes de dirigir. O motorista do carro Polo não passou pelo teste, a PRF irá obter mais informações para entender melhor o caso.

Com informações: Lupa 1

Colisão entre carro e motocicleta deixa uma pessoa ferida em Parnaíba

Uma colisão lateral envolvendo um carro e uma moto, deixou uma pessoa ferida na manhã desta segunda-feira (05/08), na av. São Sebastião em Parnaíba. A equipe de socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada para prestar socorro ao motociclista, de 29 anos, que não teve o nome identificado.

A vítima teve escoriações pelo corpo e um hematoma na perna direita. Ele foi levado ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), orientado, estável e consciente.

Os veículos envolvidos são um carro de passeio FIAT modelo Cronos e uma moto HONDA modelo Biz, a mesma encontra-se com a documentação atrasada.

O PPTRAN esteve no local afim de organizar o trânsito e fazer todos os procedimentos cabíveis.

Com informações: Folha do Delta

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Cerca de 16 detentos fugiram da casa de custódia em Altos neste sexta-feira, 05/08.

A Gerência da Casa de Detenção Provisória de Altos afirmou que 16 presos empreenderam fuga da unidade penal na noite dessa quinta-feira (04). Não foi informado de que forma os presos conseguiram fugir do local. Alguns deles, segundo apurado, seriam integrantes de organizações criminosas.

Em nota enviada ao A10+, a Secretaria de Justiça (Sejus) informou que está apurando o ocorrido e que todas as forças de segurança do Estado já estão em diligências para as recapturas dos presos. Boa parte dos presos que conseguiram fugir estavam alocados na Ala 2 do Pavilhão B.

OS FORAGIDOS SÃO:

Maicon Pereira da Silva

Davi Albuquerque de Sousa Barros

Iago Oliveira da Silva

Murilo Gabriel Oliveira Gomes

Jeremias Oliveira Nascimento

Carlos Adriano da Cruz Silva

Paulo Sergio Gomes dos Santos

Mateus Pereira da Silva

José Hilson Alves de Sousa

Willames da Conceição Alves

Josué Sena Rosa

Leandro Alves de Araujo

Lailson Dias Almeida

Gustavo Martins de Sousa

Guilherme da Silva Ribeiro Paz

Roberto Wilamy Pereira dos Santos

Edição: Portal do Rurik

Republicanos faz convenção e espera eleger até dois deputados federais

O Republicanos realizou convenção nesta quinta-feira (4), em Teresina, e homologou candidaturas a deputado federal e estadual. O partido não vai lançar candidato ao governo e liberou suas lideranças para apoio majoritário. Os principais nomes do partido chegaram juntos à convenção. O evento foi realizado no Clube do Gari. O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, ressaltou que só vai declarar quem vai apoiar para o governo se tiver 2º turno.

Dr. Pessoa, disse que a expectativa é que o partido eleja quatro parlamentares na Assembleia Legislativa do Piauí e até dois em nível federal. Entre os candidatos a deputado federal está o jornalista José Luiz de Carvalho (na foto com Doutor Pessoa), representando a região norte, que compreende Parnaíba e mais outros municípios.

“Nós pegamos esse partido faltando menos de 8 dias para fechar a janela e as portas. Nós conseguimos em menos de 8 dias formar uma chapa proporcional para deputado federal e estadual. Vamos eleger de três a quatro deputados estaduais e de um a dois federais. Ao Governo não vou apoiar ninguém agora, só no 2° turno”, disse o prefeito.

Pessoinha, presidente estadual do partido, abriu a convenção e avaliou a chapa como forte e competitiva. Durante o evento foram lançados 11 candidatos a deputados federais e 20 estaduais que discursaram no palanque com promessas de campanha.

Desde o início da tarde a movimentação foi intensa no Clube do Gari, na zona norte de Teresina, onde foi a convenção. Dentro e fora do clube, apoiadores declararam quem são seus candidatos por meio de cartazes, bandeiras e caras pintadas.

Fonte: CV. Foto: JLC. Edição: APM Notícias.

Cocal: Prefeitura e Assistência Social oferecem "colônia de férias" a usuários do SCFV

Com uma programação voltada para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), proporcionou ao público que é acompanhado pela equipe de profissionais do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV), momentos de lazer e descontração; foi a Colônia de Férias do SCFV.

No período de 18 a 22 de julho foram ofertadas atividades, nas quais, com a ajuda dos orientadores, os participantes, juntamente, trabalharam na criação de jogos, brincadeiras lúdicas e trabalhos artísticos confeccionados manualmente.

A apresentação coletiva, do foi produzido nesse entremeio, aconteceu na semana iniciada no dia 25 e seguiu até o dia 29 do mesmo mês, quando ocorreu a culminância .na sede do SCFV.  Ali, os integrantes das oficinas de arte, capoeira, informática, voz e violão demonstraram o resultado de suas habilidades, até na área da culinária,

Deuzenir Portela, secretária da SMAS, disse que todos os dias, os técnicos trabalharam, com dedicação, tendo em vista o seu compromisso para satisfazerem as expetativas dos membros do grupo  e,  além  dos lanches reforçados que foram servidos,  nesse ínterim,  os usuários puderam desfrutar de sessão  de cinema. A atuação finalizou com uma hora de zumba orientada, com muita animação e alegria geral.

Por Evaldo Neres/ Comunicação-PMC.

Bolsonaro sanciona piso salarial de R$ 4,7 mil para enfermeiros

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quinta-feira (4) a lei que fixa pisos salariais para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras em todo o país. Pelo projeto, aprovado pela Câmara e pelo Senado, os enfermeiros vão receber R$ 4.750. Esse valor será a referência para o cálculo dos vencimentos de técnicos (70%) e auxiliares de enfermagem (50%) e das parteiras (50%).

Pela lei sancionada os enfermeiros de todo o País terão um piso salarial de R$ 4.750. Já os técnicos de enfermagem receberão R$ 3.325 enquanto os auxiliares e parteiras terão um vencimento de R$ 2.375. Os novos valores entram em vigor imediatamente após a publicação no Diário Oficial da União. Mas estão mantidos os salários superiores ao do piso da categoria, que precisou de uma mudança na Constituição para estabelecer que uma lei federal definiria os valores.

Com informações: Rádio Senado

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

PRF atende ocorrência na BR-343 com vítima fatal em Piracuruca

Por volta das 14:38h desta quinta-feira (04/08) na BR 343, km 139,8, Piracuruca/PI, ocorreu um acidento do tipo colisão transversal, envolvendo os veículos Ford/ranger (V1), cujo condutor, um homem de 60 anos, saiu ileso; e uma Bicicleta monark (V2), cujo condutor, um homem de 69 anos, teve óbito no local.

Após análise e levantamento do local, constatamos que V2 seguia na sua mão de direção, quando V1 adentrou a via sem os cuidados necessários e colidiu na lateral de V2. A causa principal do acidente foi o ato de V1 acessar a via sem observar a presença dos outros veículos (V2).

Com informações: PRF

Mulher residente em Teresina colide na traseira de caminhão na BR-343 em Buriti dos Lopes

Por volta das 18:30hs desta quinta-feira (04), aconteceu uma colisão entre um veículo modelo Ônix, e um Caminhão na BR-343 em Buriti dos Lopes, envolvendo uma mulher, natural do Paraná identificada como Martha Maria Vieira, 60 anos de idade residente em Teresina, Piauí.

Caminhão envolvido no acidente 

De acordo com informações, a mulher não percebeu o quebra-molas e colidiu na traseira do caminhão. Após o acidente, aparentemente desorientada, ela informou que havia fugido da própria família.

A Policia Militar foi acionada e na sequência acionou a PRF que isolou o local. O veículo da vítima deverá ser guinchado para o pátio da Policia Rodoviária Federal de Parnaíba.

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) chegou ao local horas depois para realizar os primeiros atendimentos. A vítima aparentemente não sofreu nenhum trauma. Ela foi encaminhada para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba.   

ASSISTA O VÍDEO: 

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)

Petrobras reduz preços do diesel nas refinarias em 3,54%

A partir de amanhã (5), o preço médio de venda de diesel A da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 5,61 para R$ 5,41 por litro, redução de R$ 0,20 por litro.

Segundo a empresa, considerando a mistura obrigatória de 90% de diesel A e 10% de biodiesel para a composição do diesel comercializado nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará de R$ 5,05, em média, para R$ 4,87 a cada litro vendido na bomba.

“Essa redução acompanha a evolução dos preços de referência, que se estabilizaram em patamar inferior para o diesel, e é coerente com a prática de preços da Petrobras, que busca o equilíbrio dos seus preços com o mercado global, mas sem o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio”, diz a companhia.

Com informações: AGÊNCIA BRASIL

Policiais do Batalhão Major Osmar prendem dupla acusada de vários crimes

Policiais do Serviço Reservado e da Força Tática do Batalhão Major Osmar, conduziram para delegacia de polícia no início da noite quarta-feira(3), os nacionais Paulo César da Conceição Demétrio, 41 anos e Romilson Alves Pereira, 18 anos, além de um menor de 14 anos, filho de Paulo Demétrio.

Os policias foram cumprir mandado de prisão na Rua Evangelina Rosa, Fazendinha, Ilha de Santa Isabel em Parnaíba, e deram flagrante em drogas, arma de fogo e outros apetrechos característicos do tráfico.

Foram apreendidos um revólver calibre 38 com seis munições intactas, uma munição calibre 380, balança de precisão, celulares, papel filme e porções de maconha e crack, como posse intencional ao tráfico de drogas.

O delegado Maikon Kaestner, autuou Paulo César da Conceição Demétrio e Romilson Alves Pereira, nos crimes de tráfico de drogas, corrupção de menores e posse ilegal de arma de fogo, acessório ou munição de uso permitido.

Nesta sexta-feira (5) os dois serão enviados para audiência de custódia. 

Com informações: Portal do Catita 

Serviço Reservado do Batalhão Major Osmar recaptura foragido da justiça em Parnaíba

O Serviço Reservado do 2º BPM deu cumprimento ao mandado da justiça e recapturou nesta quarta-feira(3), o nacional Thailson José da Costa de Souza, de 24 anos.

O mandado tem como base o crime de roubo majorado. Após cumprimento do mandado de recaptura, ele foi levado à carceragem da central de flagrantes.

Nesta manhã de quinta-feira (4), o preso da justiça foi enviado para audiência de custódia no fórum criminal da Comarca de Parnaíba.

A recaptura ocorreu no povoado Barro Vermelho, região da Ilha.

Com informações: Portal do Catita

Força Tarefa prende um suspeito pela morte do advogado Raimundo Siqueira

FTSP prende um dos responsáveis pelo assassinato do advogado Raimundo José Costa Siqueira. O homem já era foragido pelo homicídio de um PRF em 2014.

A Força Tarefa de Segurança Pública no Piauí (FTSP/PHB/PI) e a Delegacia de Polícia Civil de Luís Correia/PI, com apoio da Polícia Penal do Maranhão e da Divisão de Apoio à Investigação do Centro Integrado de Operações de Fronteira da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (DAI/CIOF/SEOPI/MJPS), efetuaram a prisão de um foragido da Justiça na cidade de Timon/MA.

Contra o preso constavam, dois mandados de prisão. O mais antigo, por crime de tentativa de homicídio, vitimou um policial rodoviário federal em 2014. O mais recente, expedido a pedido da FTSP, diz respeito ao homicídio qualificado praticado contra o advogado Raimundo José Costa Siqueira, em abril de 2022, no município de Cajueiro da Praia/PI.  As investigações apontam o preso como um dos responsáveis pela execução do crime e posterior ocultação do corpo da vítima.

O investigado também foi preso em flagrante por uso de documento falso, expediente utilizado como meio para fugir às abordagens policiais.

A ação policial segue um dos eixos de trabalho da FTSP-PHB, de cumprimento de ordens de prisão expedidas em desfavor de investigados suspeitos da prática do crime violentos.

A FTSP-PHB, seguindo o modelo proposto pela Secretaria de Operações Integradas (SEOPI/MJSP), é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Penal. Denúncias sobre atuação de facções criminosas, foragidos da Justiça, tráfico de drogas e outros crimes podem ser encaminhadas, de forma anônima, ao endereço eletrônico: bit.ly/denunciapcphb.

Comunicação Social da Polícia Federal no Piauí

"A esperança e o amor, vai derrotar o ódio" diz prefeito Nonatinho do Sindicato em evento de Lula em Teresina

O prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato, prestigiou nesta quarta-feira (03), o evento do time do povo, que contou com a presença do ex-presidente Lula (PT) ao lado dos pré-candidatos ao governo do Piauí, Rafael Fonteles e ao Senado, Wellington Dias. O candidato à presidência participou de ato aberto ao público na Avenida Presidente Kenndey, na Zona Leste da cidade.

O prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato (PT), destacou o compromisso de Lula com o povo, principalmente com a classe mais humilde. "Lula foi o melhor presidente da história desta país, e se Deus permitir, vai voltar neste ano, para fazer o Brasil voltar a ser feliz. O amor e a esperança vai derrotar o ódio no nosso país" disse Nonatinho.




Por João Ferreira| Assessoria do Prefeito Nonatinho.

MINERADORA ICARAÍ ENVIA NOTA DE ESCLARECIMENTO E DECISÃO JUDICIAL

O setor jurídico da empresa ICARAÍ, localizada no município de Buriti dos Lopes, norte do Piauí, envia NOTA DE ESCLARECIMENTO E DECISÃO JUDICIAL nesta quinta-feira (04) relacionados a NOTÍCIAS FALSAS sobre invasões no povoado Cadoz (Recreio). 

CLIQUEAQUI E REVEJA MATÉRIA RELACIONADA:

VEJA NOTA DE ESCLARECIMENTO:

Em razão de reportagem e comentários realizados por este portal de notícias, a Mineradora Icaraí vem esclarecer:

Desde sua instalação, a Mineradora Icaraí atua de forma a contribuir com o desenvolvimento do Piauí e do município de Buriti dos Lopes, em especial da localidade Cadoz (Recreio), onde realiza suas atividades, gerando empregos e desenvolvimento sustentável — sendo a grande maioria de seus colaboradores moradores da localidade.

Na busca de aperfeiçoar essa relação, a Mineradora Icaraí vem desenvolvendo ações para expandir suas atividades e contribuir ainda mais com o desenvolvimento e geração de empregos na região.

Entretanto, vem sofrendo sistemáticos ataques com notícias baseadas em informações falsas e que buscam criar ambiente conturbado para afastar a verdade e satisfazer os interesses espúrios de apenas uma única pessoa.

Porém, a fragilidade da narrativa e ausência de provas que comprovem as mentiras proferidas por dita pessoa foram os motivos que justificaram decisão judicial proferida pelo magistrado da Comarca de Buriti dos Lopes/PI.

Com a comprovação de que tal pessoa não reside nem exerce qualquer atividade na área em questão, diz o juiz em sua decisão: “Após detida análise dos autos (...) tenho que a autora não exerce a continuidade da posse da área em litígio.”

Neste sentido, a Mineradora Icaraí reafirma seu compromisso com a verdade, com o desenvolvimento e o respeito a todos os verdadeiros moradores da localidade Cadoz (Recreio).

Mineradora Icaraí

CÓPIAS DA DECISÃO JUDICIAL





Por Rurik Araújo(Portal do Rurik)