BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 21 de janeiro de 2023

Corpo de homem é encontrado em estado de decomposição na praia da Pedra do Sal em Parnaíba

Na manhã deste sábado (21), o corpo de um homem, ainda sem identificação, foi encontrado na orla da praia da Pedra do Sal em Parnaíba. O corpo estava em avançado estado de decomposição.

De acordo com as informações colhidas pelo infocopiaui.com, o corpo encontrado estava amarrado com uma corda numa âncora bem próximo do mar, e tem características de execução.
Segundo pescadores, o cadáver foi encontrado por populares que moram na região. Com o apoio do Corpo de Bombeiros, o corpo do homem foi removido para o Instituto de Medicina Legal - IML. A Polícia Civil do Piauí deve investigar o caso. 

Informações | In Foco Piauí 

SEMD de Cocal divulga o resultado preliminar da Seleção de Diretores

Na manhã desse dia 19 de janeiro de 2023, a comissão formada para analisar os currículos referentes à Chamada Pública, de acordo com o Edital nº 01/2023 que trata da seleção meritocrática do desempenho de cargo de diretor escolar no Município de Cocal-Piauí, reuniu-se na sala de gabinete da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Após a apreciação de cada currículo pela comissão mencionada, chegou-se ao resultado preliminar.

Para conferir o resultado da avalição, clique AQUI.

Por Evaldo Neres


Fuga é impedida na Penitenciária Mista de Parnaíba; Sejus reconhece superlotação

Na madrugada desta sexta-feira (20), por volta de 1h30, cinco detentos tentaram fugir da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, mas foram recapturados. A informação foi confirmada pela Secretaria de Justiça - Sejus, que em nota, reconheceu a superlotação.

Segundo a Sejus, os presos quebraram o cadeado da cela e tentaram subir nas colunas, após a tentativa frustrada amarraram lençóis para tentar escalar as paredes, porém a tentativa foi abordada pelos policiais que viram a ação pelo sistema de monitoramento (veja vídeo abaixo).

ASSISTA VÍDEO:

A recaptura dos detentos ainda aconteceu dentro do sistema prisional, e posteriormente foram encaminhados para a Penitenciária de Altos.

Os detentos foram identificados como: Francisco Marcos de Souza Lopes, vulgo 'Neguin'; Luis Fernando Nunes Rocha, o 'Pestana'; João de Olanda Sergino; Francisco Antônio dos Santos Cunha, vulgo 'Brinquedo' e Lucas da Silva Pereira, vulgo 'Ceará'.

A Sejus reconheceu a superlotação institucional, inerente a todo o sistema prisional brasileiro, mas esclareceu que reforçou a segurança no local e construirá uma nova unidade em Buriti dos Lopes, no norte do estado.

Confira a nota da Sejus

A Gerência da Penitenciária Mista Juiz Ibiapina, em Parnaíba, informa que, na madrugada desta sexta-feira (20), 5 presos tentaram fugir. A tentativa foi abortada pelos policiais penais e militares que estavam de plantão no local. A Sejus reconhece a superlotação do estabelecimento, situação inerente a todo sistema prisional brasileiro, mas esclarece que já reforçou a segurança do local e uma nova unidade será construída na região Norte do Estado, em Buriti dos Lopes. Quanto ao contingente de policiais, a pasta reafirma que, nos últimos anos, mais de 200 policiais penais entraram em exercício.

Bombeiros resgatam corpo de homem que havia desaparecido nas águas do Rio Parnaíba

Bombeiros resgataram na manhã desta sexta-feira (20), o corpo de Ivanildo Silva Pereira, de 43 anos, que havia desaparecido nas águas do Rio Parnaíba, na região conhecida como Conrado, na zona rural de Parnaíba.

Informações dão conta de que o homem havia saído para pescar, na companhia de amigos, por volta das 16h dessa quinta-feira (19), quando teria entrado na água para ajeitar uma rede de pesca, momento em que foi arrastado pela correnteza.

O Corpo de Bombeiros realizou as buscas após o registro do afogamento, porém não logrou êxito na localização do corpo. Com o retorno das buscas na manhã desta sexta-feira, o corpo do homem foi localizado nas imediações do Porto dos Manjubeiros.

O corpo foi removido para o Instituto de Medicina Legal - IML de Parnaíba para a realização dos procedimentos de praxe.

Câmera de monitoramento registra criminosos realizando arrastão em restaurante de Parnaíba

Câmera de monitoramento registrou o exato momento em que dois criminosos realizaram um assalto em um restaurante em Parnaíba. A ação criminosa aconteceu por volta das 13h dessa quinta-feira (19), na Rua Anhanguera em Parnaíba.

Através das imagens (veja vídeo abaixo) é possível ver a dupla chegando em uma motocicleta, e armados, abordam as pessoas que estavam no estabelecimento. Até um carro parado na rua foi abordado pelos indivíduos.

O infocopiaui.com apurou que foram levados do local alguns aparelhos de celular e outros objetos dos clientes, além do proprietário.

Após o assalto, os criminosos fugiram na moto em sentido ignorado. Até o momento, ninguém foi preso. 

Informações | In Foco Piauí 

Ciclista de 72 anos morre no hospital após ser atropelado por moto em Parnaíba

O ciclista identificado como Raimundo Pereira do Nascimento Filho, de 72 anos, morreu por volta das 13h dessa quinta-feira (19), no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde - HEDA, em Parnaíba, após ser atropelado e não resistir aos ferimentos. O acidente foi registrado por volta das 12h de quarta-feira, no bairro São Francisco da Guarita, em Parnaíba.

De acordo com informações colhidas pelo infocopiaui.com, o ciclista estava atravessando a Avenida Princesa Isabel, no cruzamento com a Rua Itaúna, quando teria havido a colisão de uma moto contra sua bicicleta. O idoso chegou a ter um dedo do pé, decepado.

O motociclista - que não teve sua identidade revelada - sofreu escoriações pelo corpo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU foi acionado e socorreu as vítimas, encaminhando-as ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde - HEDA.

O corpo do idoso foi removido da unidade hospitalar e encaminhado ao Instituto de Medicina Legal - IML. 

Informações | In Foco Piauí  



Homem de 54 anos é morto a tiros na porta de casa no bairro Piauí em Parnaíba

Um homem identificado como Mário Antônio Rodrigues, de 54 anos, foi executado a tiros na Rua Itaúna, no Bairro Piauí, em Parnaíba. O homicídio aconteceu na noite desta quinta-feira (19).

De acordo com informações colhidas pelo infocopiaui.com, quatro suspeitos chegaram em duas motocicletas e efetuaram disparos de arma de fogo contra a vítima, que caiu na porta de casa.

A vítima foi encontrada com aproximadamente 12 lesões provocadas por arma de fogo. Mário foi atingido nos braços, pernas, tórax e outras regiões do corpo.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU foi acionado, mas Mário teve a morte confirmada ainda no local.

A Polícia Militar foi acionada e isolou a área para o trabalho de praxe da Perícia Criminal. O corpo da vítima foi removido por um carro funerário e encaminhado ao Posto Avançado do Instituto de Medicina Legal - IML. O caso será investigado pela Delegacia de Combate a Homicídios, Tráfico de Drogas e Latrocínio - DHTL. 

Informações | In Foco Piauí 

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

O prefeito de Cocal, Nonatinho assinou o aumento dos salários dos professores

A matéria do pagamento do piso vai ser encaminhada para Câmara de Vereadores e será apreciada.

O prefeito falou da importância da classe para o desenvolvimento de Cocal e o compromisso da gestão com a educação.

A medida atende ao critério previsto na legislação que instituiu o Piso Salarial Nacional dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública.

Fonte: Ascom P.M. Cocal

Manifestantes clamam por Justiça em favor do estudante Willian acusado e preso injustamente em Cocal

Por volta das 9hs da manhã desta sexta-feira (20), centenas de manifestantes protestaram pacificamente e ordeira nas principais ruas da cidade de Buriti dos Lopes, clamando palavras de ordem e por “JUSTIÇA” em favor do jovem estudante e trabalhador Willian de 19 anos preso e acusado injustamente no dia 17/01, na cidade de Cocal após um assalto em um estabelecimento comercial.

A vítima disse na delegacia que reconheceu o estudante como um dos assaltantes, porém Willian disse que estava almoçando e que sua moto havia ficado no prego e pediu para o cunhado ir deixá-lo na praça matriz de Cocal, momento este, que foi abordado e preso pela PM por conta das supostas características que eram semelhantes com as dos bandidos.  

Assista o vídeo dos manifestantes: 

Willian está preso na penitenciária mista de Parnaíba, após audiência de custódia desde o dia 18/01, um dia depois de sua prisão em Cocal. Familiares, amigos e a população buritiense, participaram da manifestação de forma direta e indireta nas redes sociais na tentativa de chamar atenção das autoridades competente para que tomem providências e liberte Willian das acusações e da prisão imediatamente. 

Mãe de Willian entrevistada durante a manifestação - assista vídeo sem cortes: 

REVEJA MATÉRIA RELACIONA Nª1

REVEJA MATÉRIA RELACIONA Nº2

REVEJA MATÉRIA RELACIONADA Nº3

Por Rurik Araújo(Portal do Rurik)

GORDINHO DO PORCO - BOX-4 MERCADO MUNICIPAL DE BURITI DOS LOPES

O empresário Nelson do ramo de carnes, popularmente conhecido como “Gordinho do Porco” avisa aos clientes e amigos que dispõe da melhor carne de porco e de gado no menor preço da cidade. Estamos localizados no BOX - 4 Mercado Municipal de Buriti dos Lopes, funcionando de segunda a domingo.

LIGUE JÁ TELEFONE PARA CONTATO

(86) 9 9446 - 8912

AQUI TEM, TELHAS DE CONCRETO TELNORTE 4 ANOS GARANTINDO PRODUTOS DE QUALIDADE

Faça a escolha certa, escolha telhas de concreto TELNORTE, são 4 anos no mercado vendendo e garantido produtos da melhor qualidade.

As telhas têm um papel fundamental na construção ou reforma. Todos os modelos têm a mesma função que é cobrir a casa, mas por isso precisamos nos atentar aos detalhes que vão fazer toda a diferença.

Para se entender a telha de concreto TELNORTE traz vantagens como maior resistência, cores variadas, encaixe perfeito e impermeabilidade.

Venha conferir o que nós estamos anunciando.

Já a convencional traz desvantagens como ser frágil, encaixes irregulares, o que pode infiltrar água mais fácil e realizar manutenção com mais frequência, além de deteriorar mais rápido com o tempo.

TELEFONES PARA CONTATO:

(86)9 9991-6140 (86)9 9481-8184

Assista o vídeo:

VENDA E COMPRE RÁPIDO SEU IMÓVEL | SERVIÇO IMOBILIÁRIO EM GERAL NA REGIÃO NORTE DO PIAUÍ

MATERIAL DE CONSTRUÇÃO MAIS BARATO DA CIDADE É NO BENÉ CONSTRUÇÕES

Nós vendemos Portas, Janelas, hidráulicos, Tijolos e Telhas, Pré-moldados, Brita, Areia, Barro, Seixo, Cimento, Argamassa, Ferragens, e uma infinidade de material de construção que você necessita para sua obra, a vista, com 10% de desconto ou se você preferir, em até 3X sem juros no cartão de crédito.

Além disso, o Bené Construções trabalha com a melhor logística da cidade para melhor atender com uma frota de caminhões e caçambas, que entrega o seu material de construção na hora certa, em todo o município.

Venha conferir o que nós estamos anunciando! Nós temos o menor preço da cidade!

O Bené Construções, fica localizado em novo endereço: Rua Benedito Araújo, 586, no bairro Macambira, em Buriti dos Lopes-PI.

ASSISTA O VÍDEO | DROGARIA BURITI ECONOMIA E BEM ESTAR!

Na DROGARIA BURITI, você encontra os medicamentos que você precisa. Nós trabalhamos com medicamentos e cosméticos e vendemos no menor preços da cidade, com atendimento diferenciado.

Assista vídeo:

Disponibilizamos: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, e resgatamos chip da CLARO.

E TEM MAIS!

Se você quiser receber sua medicação no conforto do seu lar, ligue já pra DROGARIA BURITI... o atendimento pode ser online, ou se você preferir, liga já para (86) 9 9528-4654 E FAÇA SEU PEDIDO!

Venha fazer suas comparas de frutas e verduras no Sacolão N. Srª dos Remédios

A proprietária do Sacolão N. Srª dos Remédios dona Dadinha, seleciona as melhores frutas e verdores para você!

De segundas a segunda recebemos diretamente da SEASA-CE, frutas e verduras fresquinhas de qualidade no menor preço da cidade. Venha conferir o que nós estamos anunciando.

Estamos localizados às margens da BR-343, frente a Igreja Matriz de Buriti dos Lopes. Além de frutas e verduras o cliente encontra uma infinidade de produtos como; ovos de codorna, doces, azeites, temperos secos e artesanais, e muito mais!

ASSISTA O VÍDEO:

Mais informações, ligue já para os números: (86) 994285290 ou 994879010.

PADARIA MEU SUPER PÃO amplia e inaugura novas instalações para melhor atender a clientela

Na hora de economizar e escolher os deliciosos pães, doces, bolos e salgados, procure a PADARIA MEU SUPER PÃO, O SABOR QUE CONQUISTA.

A PADARIA MEU SUPER PÃO, pensando em melhorar o atendimento ao consumidor, inaugurou novas instalações e dobrou sua produção de pães e diversos tipos de salgados. Além disso, a PADARIA MEU SUPER PÃO, tem o menor preço da cidade.

ASSISTA O VÍDEO:

Venha conferir o que nós estamos anunciando!

A PADARIA MEU SUPER PÃO, fica localizada na rua Tiradentes Nº 657, Buriti dos Lopes-PI, próximo o Comercial da dona Bigá. Telefone para contatos: (86) 9 9563-6965 – Aceitamos cartões de créditos, débitos e transferências via PIX.

ASSINE HOJE MESMO O SEU APLICATIVO DE TV POR INTERNET

O seu atual aplicativo está travando na hora do seu melhor jogo de futebol?

A sua internet é ótima, porém você não consegue assistir suas series, filmes e documentários?

Os canais de notícias da sua região não estão disponíveis para você ficar atualizado?

A solução dos seus problemas, acabaram! Assine já o nosso aplicativo de TV por internet e não tenha mais dor de cabeça com operadores de APPs. A nossa central é de Teresina e já estamos no mercado prestando o melhor serviço da região há quase 10 anos com o melhor processador de internet do Brasil.

ASSINE HOJE MESMO O SEU PLANO DE APLICATIVO DE TV POR INTERNET.

LIGUE JÁ PARA O NÚMERO (86) 9 9597- 8996 FALE COM O NOSSO REPRESENTANTE E SOLICITE UM TESTE TOTALMENTE GRATUITO PARA VOCÊ COMPROVAR O QUE NÓS ESTAMOS ANUNCIANDO.

'Estudante acusado e preso injustamente em Cocal, estava almoçando na hora do assalto', afirmam advogados

Na noite quinta-feira (19/01/2023), os jovens Advogados Dr. Batista Filho Brito e Dr. Bruno Dante, visitaram na Penitenciária de Parnaíba – PI o Jovem Estudante e Trabalhador William onde o mesmo encontra-se recluso, para conversar e no momento importuno pediram a senha do celular, o qual foi disponibilizado voluntariamente por ele.

REVEJA MATÉRIA RELACIONADA Nº 1

Perguntado sobre o estado emocionado do estudante, vítima das injustas acusações, os advogados responderam que o jovem se encontra muito abalado e apenas reafirma reiteradamente que é inocento e espera por justiça.

Os advogados de Willian ao chegarem em casa e fazerem uma busca de provas no celular do estudante, descobriram uma informação que surpreendeu: “Willian estava almoçando na zona rural do cocal quando o roubo aconteceu no centro do munícipio”, veja as imagens e vídeos:


Os advogados relataram o seguinte: “O jovem estava almoçando na Comunidade Barroca, no qual fica 8 Km do Centro da Cidade de Cocal – PI, sendo que para chegar na Cidade demora cerca de 15 minutos. Desse modo, torna-se impossível a participação do jovem no delito cometido”.

Os advogados frisaram ainda que: “Segundo a Terceira Lei de Newton ‘dois corpos não ocupam o mesmo espaço’ de igual modo, ‘nosso cliente não poderia estar em dois lugares ao mesmo tempo’.

Todas as provas constantes nos autos apontam para uma só direção, absolvição e a restituição da liberdade do jovem estudante. Ainda ressaltaram que; “O reconhecimento foi movido pelo preconceito de ‘cor, não temos dúvidas’ nosso cliente foi acusado por ser negro.

Os advogados de Willian já fizeram o Pedido de Liberdade ao Juízo do Cocal e respectivamente onde será impetrado Habeas Corpus no plantão”.

REVEJA MATÉRIARELACIONADA Nº 2

Assista os vídeos do dia do assalto:

1º vídeo, chegada dos assaltantes:

2º vídeo, assaltante adentram no estabelecimento comercial:

3º vídeo, saída dos assaltantes:

 Edição | Portal do Rurik (videos gentilmente cedidos pelo editor do Blog do Coveiro)

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Grande quantidade de drogas é apreendida na zona rural de Esperantina; quatro pessoas são presas

A Polícia Militar do Piauí apreendeu uma significativa quantidade de entorpecentes e prendeu quatro indivíduos na tarde dessa terça-feira (17), na zona rural de Esperantina, na região norte do Piauí. os indivíduos foram identificados pelas iniciais C.V.D.C. (25 anos), J.S.A. (21 anos), T.S.R. (28 anos) e J.E.A.S.F. (46 anos).

A equipe da Força Tática, juntamente com a 2ª Companhia do Batalhão Especial de Policiamento do Interior foi acionada para dar cumprimento a um mandado de busca e apreensão em um sítio localizado no Povoado KM 7, zona rural de Esperantina.

Durante a ação, os policiais militares localizaram vários entorpecentes, sendo 168g. de material análogo à cocaína e 25 porções análogas à maconha, 125g. de substância análoga à maconha, além de duas balanças de precisão. Também foram apreendidos dois aparelhos celulares, uma motocicleta Honda XRE 300 e a quantia de R$ 1.706,00 (um mil setecentos e seis reais).

Diante dos fatos, a equipe encaminhou todo o material juntamente com as quatro pessoas que estavam na residência à delegacia para os procedimentos cabíveis, onde foi constatado que um dos indivíduos possuía mandado de prisão em aberto.

Informações | In Foco Piauí 

Polícias Militar e Civil do Piauí prendem jovem de 27 anos acusado de estupro em Joaquim Pires

Nessa quarta-feira (18), por volta das 17h, policiais militares do Grupamento de Polícia Militar - GPM de Joaquim Pires, em operação conjunta com a Delegacia de Luzilândia prendeu um jovem de 27 anos, identificado pelas iniciais S.A.C., pelo crime de estupro de vulnerável. A prisão ocorreu no Centro de Joaquim Pires, na região norte do Piauí.

A prisão aconteceu após cumprimento de mandado de prisão temporária em virtude de o acusado ter praticado o crime contra uma criança de 11 anos, que seria sua enteada.

O preso agora se encontra à disposição da justiça.

Informações | In Foco Piauí

Membros de facção são conduzidas à Central de Flagrantes por porte ilegal de arma de fogo

Quatro pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira (19/01), após abordagem da Polícia Militar a um carro, no Bairro Bebedouro, em Parnaíba. Os conduzidos estavam portando armas de fogo.

De acordo com a PM, a abordagem se deu após os policiais receberem informação de que quatro membros de facção criminosa estariam em um carro de cor amarela, no bairro Bebedouro. Ao todo, três homens e uma mulher estavam no veículo. Com eles foram encontrados um revólver calibre .38 e uma pistola 765 municiados.

Ainda foi relatado pela polícia que os conduzidos se identificam como membros de facção criminosa e de que as armas eram para se proteger de seus rivais. Conforme o 2º BPM, A mulher presa na ação policial é recém-saída do sistema prisional e estava, inclusive, sendo monitorada por tornozeleira eletrônica.

Os presos foram conduzidos à Central de Flagrantes de Parnaíba, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis para o caso.

Informações | Lupa 1

Homem é preso por furto em Cocal; o suspeito foi solto na semana passada

A Polícia Civil prendeu na manhã desta quarta-feira (18/01), um homem de 34 anos, identificado como Rodrigo Ferreira de Araújo, natural de Aparecida de Goiânia-GO, sob acusação de ter furtado várias peças de roupas de uma loja de confecções situada no Centro de Cocal, município da região Norte do Piauí.

Segundo o apurado pelo Blog do Coveiro, no início da tarde do dia anterior (17), o homem se passou por cliente no estabelecimento da vítima e subtraiu dez bermudas as levando ao provador sem que a vendedora percebesse. Ele chegou ao local com uma sacola em mãos e colocou as peças dentro dela. O furto só foi percebido momentos depois. A vítima registrou o Boletim de Ocorrência e cedeu as imagens das câmeras de segurança para a polícia investigar.

No final da manhã, os agentes receberam a informação de que o suspeito estaria nas proximidades do mercado público, onde foi localizado e abordado, ocasião em que estava usando uma das bermudas furtada da loja.

Na Delegacia de Polícia Civil constatou-se que o indivíduo é possuidor de uma extensa ficha criminal, com passagens em diversas cidades e estados da federação, por delitos de furto, apropriação indébita, estelionato, roubo e consumo pessoal de drogas, inclusive, estava em liberdade condicional após ter sido preso na quarta-feira (11) e solto em audiência de custódia realizada na sexta-feira (13) da semana passada em Piracuruca, após ter aplicado golpes em pousadas nas cidades de Piracuruca e Piripiri.

O crime de furto é afiançável. O Delegado Dr. Cayo Cézar arbitrou uma fiança estipulada em dois salários mínimos, que o acusado alegou não dispor desse valor para efetuar o pagamento, permanecendo encarcerado na Central de Flagrantes de Parnaíba, aguardando o posicionamento da justiça. 

Informações | Blog do Coveiro 

Morre uma das vítimas do acidente na PI-301 com Hilux em Cocal

Um homem de 40 anos, identificado como Euzimar dos Santos, não resistiu aos ferimentos e faleceu na manhã desta quarta-feira (18/01), no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) em Parnaíba. Ele era um dos ocupantes da caminhonete Toyota Hilux que capotou na tarde do último sábado (14/01), nas proximidades da ponte sobre o rio Piranji em Cocal, município da região Norte do Piauí.

REVEJA MATÉRIA CLICANDO AQUI

De acordo com informações no dia do acidente apontam que a vítima atualmente residia em Brasília e se encontrava na região a passeio. Os demais envolvidos no sinistro são da mesma família e retornavam da praia quando o motorista perdeu o controle do veículo ao sobrar em uma curva, ocasionando a saída da pista com capotamento.

O corpo foi removido para o posto avançado do Instituto Médico Legal (IML) para a realização dos procedimentos de praxe e na sequência liberado para a família realizar o funeral, que ocorre no Sitio Tabocas, zona rural de Viçosa do Ceará. 

Informações | Blog do oveiro 

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Advogados afirmam que jovem buritiense de 19 anos foi acusado e preso injustamente em Cocal

Um jovem de 19 anos residente em Buriti dos Lopes – que preferimos manter sua identidade em total sigilo - foi preso na tarde desta quarta-feira (17) após ser reconhecido pela vítima que o acusou de realizar um assalto a mão armada em seu comercio em Cocal.  O Jovem de família humilde, trabalhador e 8º colocado no curso de pedagogia da UESPI, pode ter sido confundido e preso injustamente pela Policia Militar.

De acordo com informações, o jovem foi abordado quando estava no centro da cidade sentado em um banco de praça aguardando o transporte para ir embora. Com ele, foi encontrado apenas uma mochila e um capacete. 

Reveja matéria relacionada clicando aqui 

A reportagem entrou em contato com os advogados de defesa, Dr. Batista Filho Brito, e Dr. Bruno Dantes que informaram o que ocorreu: “O jovem trabalhador teria ido visitar sua namorada e entregar currículos para empresas, no final do dia foi na praça matriz esperar o transporte para retornar para Buriti dos Lopes – PI, quando foi abordado pela Polícia Militar. Segundo a vítima o homem que teria feito o roubo, era uma pessoa morena/negra, baixa e usava brinco. Por esse motivo, nosso cliente foi abordado e acusado de ser autor do delito”.

Os advogados disseram ainda que o jovem não tem histórico policial, sendo estudando, inclusive tinha recebido a notícia da sua aprovação em 8º Lugar para Pedagogia na UESPI. Em virtude da injusta prisão, o jovem poderá perder sua inscrição do curso de Pedagogia da UESPI. 

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)

Cocal: Prefeitura apoia Futebol dos Quarentões

No último domingo dia 15 de janeiro, foi realizado o tradicional Futebol dos Quarentões dos Festejos da localidade Campestre (zona rural), com o apoio da Prefeitura de Cocal, através da superintendência de Esporte Lazer e Juventude (SUMELJ), representada pelo superintendente Cíê Flabets.

O evento vem ganhando força e grandeza na gestão do Prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato, o qual investe no esporte, saúde e melhor qualidade de vida dos cocalenses.

Na ocasião, foram realizados sorteios de ingressos para a festa, “souvenirs” personalizados do movimento esportivos e Pix.

Ciê Flabets e sua equipe agradecem ao prefeito, à Secretária de Saúde, a qual disponibilizou uma ambulância que esteve de plantão no local e à Guarda Municipal, pela prestação de serviços no decorrer do evento.

Fonte: Comunicação-PMC

Cocal: Geração Saúde do bairro São Pedro retorna às atividades

Na manhã dessa terça-feira, o Grupo Geração Saúde, do bairro São Pedro, em Cocal-PI, retornou às atividades, ocasião em que as participantes desfrutaram de café da manhã compartilhado.

Margô Melo, coordenadora do NASF fala a respeito desse momento: “A experiência do ano passado foi maravilhosa. Estou aqui pela primeira vez visitando o grupo que acolheu muito bem nossa profissional de educação física, Amanda. Hoje nós agradecemos, em primeiro lugar, ao nosso gestor Nonatinho, e à nossa secretária de Saúde, Fabrícia vieira, por nos ter dado a oportunidade de retornarmos à nossas atividades.”

O NASF retornou, nesta semana, com alguns profissionais, como educadora física, assistente social e psicóloga, nesse bairro, mas, ainda, de acordo com Margô Melo, “na próxima semana, se Deus nos permitir, estaremos de volta, normalmente em todos os pontos”, afirmou.

O objetivo do projeto Geração Saúde é fomentar o cuidado com os cocalenses, em especial, focando na saúde física do corpo e há, atualmente, grupos distribuídos tanto na cidade quanto nas localidades da zona rural.

Por Evaldo Neres/Comunicação-PMC

Jovem de 19 anos residente em Buriti dos Lopes é preso após ser acusado de tentativa de roubo em Cocal

Policiais Militares comandadas pelo Capitão Viana efetuaram no início da tarde desta terça-feira (17/01), a prisão de um rapaz de 19 anos, residente em Buriti dos Lopes, apontado pela vítima como sendo um dos quatro suspeitos de envolvimento em uma tentativa de roubo a um estabelecimento comercial situado na Rua: Floriano Peixoto, na altura do bairro São Francisco em Cocal, município da região Norte do Piauí.

O Blog do Coveiro apurou que o quarteto era formado por três homens e uma mulher que andavam em duas motocicletas. O grupo se dirigiu ao comércio da vítima, onde dois indivíduos perguntaram se tinha água para vender e depois saíram. Dois minutos depois eles retornaram, ocasião em que o garupa da moto conduzida pela mulher adentrou no estabelecimento e anunciou o assalto, enquanto os demais deram apoio pelo lado de fora.

O comerciante fugiu da investiga passando por uma porta que dá acesso a residência anexa ao empreendimento, momento em que o ladrão disparou quatro vezes em sua direção, mas não acertou nenhum. Dos tiros, um atingiu a parede, um outro o freezer e dois na porta pela qual a vítima se evadiu.

Ainda conforme o levantamento da nossa reportagem, a ação criminosa pode ter ligação com o fato de boatos acerca de uma quantia em dinheiro que o comerciante adquiriu com a venda de um imóvel.

Os militares ao tomarem conhecimento do crime, de prontidão passaram a diligenciar quando receberam uma denúncia dando conta de dois rapazes em atitude suspeita nos arredores da praça matriz, local em que a guarnição abordou um jovem que se encontrava sentando em um banco da praça, em posse de uma mochila e um capacete de cor preta.

A identidade do conduzido foi preservada com o intuito de evitar antecipação de culpa, bem como não atrapalhar as investigações.

A vítima reconheceu e afirmou de forma convicta que o conduzido era o assaltante que efetuou os tiros, no entanto, a arma não foi localizada. Dessa forma, vítima e suspeito foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Cocal, onde foram adotados os procedimentos adequados ao caso.

Informações | Blog do Coveiro 

Moradores de Caxingó reclamam que lixão a céu aberto está causando doenças

O lixão a céu aberto localizado no povoado Jacobina, zona rural de Caxingó, é um problema que vem se arrastando há anos, onde com a falta de controle e organização da prefeitura, a situação só piora e preocupa os moradores do local.

O lixão tem atraído animais peçonhentos, além disso, tem sido fonte de alimentação para animais como porcos e vacas.  No local tem entulho de construção, galhos de árvores, pneus e centenas de garrafas vazias, um risco a mais durante o período chuvoso por causa da dengue.

No local é descartado todo o lixo que a prefeitura recolhe na cidade de Caxingó e dos povoados vizinhos. Além do risco de doenças, o lixão pode causar danos ao meio ambiente e levar doenças aos moradores, que passam diariamente pela região para trabalhar. Crianças também visitam o local.

Os moradores relataram que já procuraram o prefeito Magnum Cardoso e o mesmo não mostrou interesse em resolver o problema. “Moro aqui a 10 anos e esse lixo nunca foi retirado daqui, prefeito e vereadores já vieram aqui, mas nunca fizeram nada pra retirar o lixo desse local”, disse um morador.

Pela Lei 12.305, de 02 de agosto de 2010, as prefeituras com lixão a céu aberto podem responder por crime ambiental, com aplicação de multas de até R$ 50 milhões, além do risco de não receberem mais verbas do governo federal, era o que estipulava a lei, no entanto o citado projeto de Lei 2289/15, teve algumas alterações e por isso foi prorrogado para 2021 o prazo para que os municípios acabem com os lixões.

O Portal do Rurik deixa reservado o direito de resposta para quaisquer esclarecimento sobre o assunto.  

Edição | Portal do Rurik