BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Policia Civil cumpre mandado de prisão por roubo em Buriti dos Lopes; a policia rastreou o celular

A Polícia Civil do estado do Piauí, por intermédio da delegacia de Buriti dos Lopes, comunica que, na data desta sexta-feira (14/01/2022), deu integral cumprimento ao mandado de prisão por condenação em definitivo, expedido contra o nacional José dos Remédios da Conceição, vulgo "BRUNO BARRÃO", pela prática do crime de roubo (art.157).

No dia 12 de fevereiro de 2019, por volta das 20h30min, no centro de Buriti dos Lopes, o condenado avistou a vítima saindo de sua residência juntamente com sua esposa e mediante violência e grave ameaça com emprego de uma arma branca (faca), anunciou o assalto, na ação o condenado conseguiu roubar o aparelho celular da vítima.

Na manhã do dia seguinte (13/02/2019), a vítima compareceu na Delegacia para comunicar o fato, mediante o registro do boletim de ocorrência e com base nas informações, a Polícia Civil iniciou as investigações e conseguiu identificar o autor do roubo, no qual foi possível rastrear a localização do aparelho celular em tempo real e efetuar a prisão em flagrante do autor do roubo.

O réu foi posto em liberdade tempos depois para responder o processo em liberdade, e após o transito e julgado do processo, o réu foi condenado a mais de 05 (cinco) anos de prisão a serem cumpridos inicialmente em regime fechado.

Com a expedição do mandado de prisão na data de hoje (14/01/2022), foi possível prender o condenado, o qual foi encaminhado para a Penitenciária Mista de Parnaíba, onde cumprirá sua pena.⠀⠀⠀⠀⠀

A Polícia Civil aproveita o ensejo para solicitar à população local a realização de denúncias anônimas de crimes, medida esta que tem surtido efeito e traz benefícios a sociedade.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

http://bit.ly/dpbldenuncias⠀⠀⠀⠀⠀

Para denunciar, basta clicar no link acima e preencher os campos ou pelo WhatsApp Denúncia (86) 99519-1481, para o recebimento de denúncias anônimas de crimes a serem investigados como tráfico de drogas, estupro, localização de fugitivos da justiça e outros. Em casos de urgência e emergência, ligar para a viatura (24 horas): (86) 99563-7193. 

Com informações: Policia Civil 

Homem é preso suspeito de estuprar sobrinha de 3 anos em Luís Correia

Um homem, que não teve sua identidade revelada, foi preso na tarde desta quinta-feira (14), suspeito do crime de estupro de vulnerável no bairro Atalaia na cidade de Luís Correia, no litoral do Piauí. A vítima seria a própria sobrinha, uma criança de apenas três anos de idade.

De acordo com informações repassadas ao Meionorte.com pelo Tenente Mesquita Júnior, da Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTur), uma equipe recebeu um chamado por volta das 16h30 para atender a ocorrência no bairro Atalaia. Chegando ao local informado, a mãe da vítima informou aos policiais que seu irmão, de 30 anos, chamou sua filha e passou a mão nas partes íntimas dela, fato relatado pela criança e o irmão da vítima, de 5 anos.

O acusado não estava mais no local quando a polícia chegou. Após diligências na região, o suspeito foi encontrado próximo do local do fato. Diante da situação, o acusado foi conduzido a central em Parnaíba para os procedimentos cabíveis.

A figura do crime de estupro contra vulnerável é prevista em outro tipo penal, descrito no artigo 217-A, criado pela Lei 12.015/2009. O texto do mencionado artigo veda a prática de conjunção carnal ou outro ato libidinoso com menor de 14 anos, sob pena de reclusão de 8 a 15 anos.

Secretaria de Assistência Social realiza solenidade informativa aos novos beneficiários do Auxílio Brasil

Na manhã de hoje (14/01), a Prefeitura Municipal de Bom Princípio do Piauí, por determinação do prefeito Lucas Mores e por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou a solenidade do programa federal Auxílio Brasil com os novos 176 beneficiários contemplados neste mês de janeiro.

O evento foi proposto para levar informações verídicas aos cidadãos contemplados e facilitar o acesso destes ao benefício, já que não vieram cartões e os beneficiados precisam acessar um aplicativo no celular para realizar o saque do Auxílio Brasil.

A secretária da pasta Rivany Carvalho, juntamente com a equipe do Posto do Cadastro Único, repassou todas as informações aos presentes, ao tempo que consultaram a lista dos beneficiários por meio do CPF, para assim evitar quaisquer transtornos futuros e erros com os contemplados.

Para mais informações procure o Posto do Cadastro Único deste município ou ligue para o número 111 da Caixa Econômica Federal.

O prefeito municipal Lucas Moraes que, esteve presente no evento, cumprimentou e parabenizou à todos os contemplados pelo programa, reforçando o compromisso da gestão Nossa meta é Crescer com toda a população bomprincipiense.

Confira mais imagens:




FONTE: PMBPP

Policias Militar e Civil deflagram operação conjunta contra tráfico de drogas em Bom Jesus

A primeira parte da operação findou com seis pessoas presas por associação para o tráfico, tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.

Nesta quinta-feira (13) a Polícia Militar (PM) e a Polícia Civil (PC) do Piauí deflagraram em conjunto a Operação Virada e prenderam seis pessoas acusadas de associação para o tráfico, tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo, em Bom Jesus, no sul do Estado.

Segundo a Polícia Militar, nesta quinta foi deflagrada a primeira parte da operação por volta das 12h. Os policiais encontraram com os suspeitos: três armas, dois revólveres calibre .28 e uma pistola calibre .380, substâncias análogas à maconha e cocaína, uma balança de precisão, três motocicletas além de materiais para armazenar e embalar entorpecentes.

No total, quatro homens e duas mulheres foram presos, os suspeitos, identificados apenas pelas iniciais, M.M.S, J.H.L.B, L.R.S, A.N.A, R.V.S.Q.L e L.L.F.S, foram acusados dos crimes de associação para o tráfico, tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.

A Operação Virada contou com apoio de equipes da Diretoria de Inteligência da PM e da PC, e de equipes da Força Tática. Todos os presos foram encaminhados para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Bom Jesus, onde devem passar pelos procedimentos legais cabíveis. 

Fonte: Lupa 1

"Vida que segue", diz Georgiano sobre exoneração de Jonas Moura da Funasa

Decisão aconteceu após PSD optar por continuar na base do governo do PT no Piauí.

O deputado estadual Georgiano Neto (PSD) evita falar sobre a exoneração do ex-prefeito de Água Branca, Jonas Moura, do cargo de diretor do Departamento de Engenharia de Saúde Pública da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

"Não temos nada a declarar. Vida que segue", se limitou a dizer em resposta ao Lupa1.

Jonas Moura era uma indicação do PSD para o cargo federal, mas foi exonerado na última terça-feira (11). O motivo foi a decisão do PSD de continuar na base aliada do governador Wellington Dias (PT) no Piauí, frustrando qualquer expectativa do partido se aliar ao grupo do ministro da Casa Civil Ciro Nogueira (Progressistas).

A exoneração publicada no Diário Oficial da União foi assinada por Ciro. O ex-prefeito de Água Branca estava no cargo desde maio de 2021. 

Fonte: Lupa 1

Ciro Nogueira pede afastamento da Casa Civil para tratar de "assuntos particulares"

O ministro da Casa Civil, pediu afastamento do cargo por três dias úteis, alegando que tratará de assuntos particulares.

O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas), pediu afastamento do cargo por três dias úteis. A alegação apresentada por ele é que precisa "tratar de assuntos particulares".

O retorno às atividades administrativas está marcado para a segunda-feira (17). A informação foi divulgada inicialmente pelo jornal O Estado de S. Paulo e consta em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) da última quarta-feira (12).

Em contato com esta coluna, Ciro disse que serão três dias de férias.

Fonte: Lupa 1

Venha fazer suas comparas de frutas e verduras no Sacolão N. Srª dos Remédios.

A dona Dadinha, proprietária do Sacolão N.Srª dos Remédios seleciona ela mesma, as frutas e verdores de melhor qualidade para você. 

De segundas a segunda recebemos diretamente da SEASA-CE, frutas e verduras fresquinhas de qualidade no menor preço da cidade.

Venha conferir o que nós estamos anunciando.

Estamos localizados às margens da BR-343, frente a Igreja Matriz de Buriti dos Lopes. Além de frutas e verduras o cliente encontra uma infinidade de produtos como; ovos de codorna, doces, azeites, temperos secos e artesanais, e muito mais!

Maiores informações, ligue já para os números: (86) 994285290 ou 994879010.








Canteiros de hortaliças e ervas medicinais são desenvolvidos por alunos do IFPI em Cocal

O trabalho realizado no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Cocal faz parte de um projeto que envolve estudantes e professores do IFPI.

Projeto de extensão do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus Cocal, é desenvolvido por alunos do curso superior de agroecologia e tecnologia, e do curso de matemática. O grupo trabalha no desenvolvimento de canteiros de hortaliças e ervas medicinais no Caps. Um dos objetivos é mostrar interdisciplinaridade. 

Foram plantadas mudas de capim santo, boldo, cidreira, pimenta, alface, quiabo, pimentão, tomate e outros. Nilton Rodrigues, coordenador do curso superior de tecnologia em agroecologia, explica que as plantas medicinais devem servir para chás para os pacientes e para doações. E que as hortaliças também devem ser consumidas e doadas para pacientes.

“Essas plantas servem de terapia para os pacientes. Eles podem colher, plantar e cuidar delas. É muito bom ter esse contato com as plantas, neh?! E também com o solo”, completa.

Nilton Rodrigues, professor do IFPI, campus Cocal

Elaine Nascimento, coordenadora do CAPS, informou que os pacientes ajudaram a plantar. “Eles estavam ansiosos para o pessoal do IFPI chegar e orientá-los sobre a plantação. Já estamos pensando na colheita, neh?! No consumo. Eles levaram mudinhas para casa, para plantar em casa e não perdermos esse vínculo com eles”, comentou.

Elaine Nascimento, coordenadora do CAPS

Tatiane Albuquerque, Secretária de Agricultura, explicou que todos estão mobilizados.

“A gente percebe que os meninos aqui do CAPS estão interagindo bem, estão recebendo bem a proposta do desenvolvimento da horta. O IFPI está cumprindo o papel. Como eu sempre digo é papel do IFPI esse trabalho, no sentido de estar transpondo os muros do Campus e tá aqui realmente servindo a comunidade. A prefeitura nos dá esse respaldo de tá contribuindo da melhor forma possível. É gratificante receber do prefeito Nonatinho esse apoio”, disse.

Tatiane Albuquerque, Secretária de Agricultura

Outro trabalho em andamento é a reestruturação da sementeira na escola agrícola. Segundo Tatiane Albuquerque, secretária de agricultura, o viveiro está todo reformado. Já foi dado início ao plantio das mudas e algumas já iniciaram germinação. São mais de mil mudas prontas, aguardando para serem transplantadas.




Com informações: ASCOM/PMC

Moradores reclamam da falta de luz na rua Tiradentes em Buriti dos Lopes

Moradores entraram em contato com a reportagem do Portal do Rurik para reclamar da falta de iluminação pública na rua Tiradentes. Sengando eles, a rua está há vários dias às escuras, ou seja, as lâmpadas dos postes estão queimadas.

Segundo a dona Francisca, a mesma já relatou o problema para o setor de infraestrutura da prefeitura, porém ninguém apareceu para fazer a troca das lâmpadas queimadas por outras novas. “A falta de luz, fica próximo à minha residência, perto da padaria, são três postes com as lâmpadas queimadas”, disse a reclamante.   

Outro lado

Os colaboradores que prestam serviços para o setor de infraestrutura disseram que o problema será resolvido ainda nesta semana.

Edição Portal do Rurik

Nova SMPPPD é criada em Cocal-PI

A secretaria deve estar sempre reivindicando melhorias e melhor condição de vida para os cocalenses com deficiência.

Cocal conta agora com uma nova Secretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (SMPPPD). Mais uma grande conquista para a cidade. Anteriormente, já eram oferecidos serviços para pessoas com deficiência, mas vinculado a outras secretarias. Agora, Cocal terá sua própria SMPPPD e será uma das poucas cidades do Piauí a ter uma secretária como essa, para lutar pelos direitos das pessoas com deficiência.

A secretaria deve estar sempre reivindicando, junto aos órgãos públicos, melhorias e cobrando uma melhor condição de vida dos cocalenses com deficiência.

Antônio Albuquerque, secretário municipal de políticas públicas para pessoas com deficiência (SMPPPD) e deficiente físico (conhecido como Toin Albuquerque).  Foto: Elivane Silva.

Para Antônio Albuquerque, secretário municipal de políticas públicas para pessoas com deficiência e deficiente físico, esse secretário foi uma grande conquista para todas as famílias que tem alguém com algum tipo de deficiência, pois era uma reivindicação antiga dessas famílias.

“Vamos lutar para que essas pessoas consigam garantir seus direitos previstos na lei. Vamos melhorar também a questão da acessibilidade, uma busca que nós queremos. Queremos fazer um mapeamento de todas as pessoas com deficiência no município, na zona urbana e rural, para que a gente possa fazer um cronograma de trabalho em cima de um plano desenvolvido com todas as pessoas com deficiência”, acrescenta.

O secretário Antônio Albuquerque também informou que devem desenvolver fóruns, conferências, rodas de conversa nas comunidades, fazendo visitas e outros ações após a pandemia.

Prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato, destacou que a nova secretaria foi criada para facilitar o acesso da pessoa com deficiência às políticas públicas.

Para mais informações sobre os serviços basta acessar a página da secretaria no

Instagram: @smpppdcocalpi

WhatsApp: (86) 999936857

Informações: ASCOM

Motociclista morre e passageiro fica ferido após colisão na BR 343 em Parnaíba

Um motociclista identificado como Antônio Veras Carneiro, de 52 anos, morreu, e um passageiro de 26 anos - que não teve sua identidade revelada, ficou ferido após colidir a moto em que andavam em uma caminhonete na BR 343, na cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí.

O acidente ocorreu por volta das 18h45 desta quinta-feira (13/01), no KM 07, em um trecho da rodovia bastante conhecido pelo registro de acidentes com vítimas fatais.

De acordo com as informações repassadas pela Polícia Rodoviária Federal, o condutor da caminhonete Ford Ranger XL adentrava ao Residencial Caminho da Alvorada, às margens da BR, quando teria não respeitado a preferencial da motocicleta Honda NXR 150cc Bros ES que seguia pela rodovia, em sentido oposto, e teria colidido transversalmente. O condutor do automóvel evadiu-se do local.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) socorreram o passageiro e constataram o óbito do motociclista ainda no local do acidente. O Instituto de Medicina Legal (IML) de Parnaíba removeu o corpo da vítima fatal. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou os procedimentos de praxe. 

PRF

Suspeitos de roubar animais são perseguidos pela polícia em Bom Princípio do Piauí

Na tarde dessa quarta-feira (12/01), suspeitos de tentar roubar animais no município de Bom Princípio do Piauí, na região norte do estado, foram perseguidos por equipes da Polícia Militar (PM-PI) e Polícia Rodoviária Federal (PRF-PI).

Segundo informações, durante a perseguição, por pouco o carro de modelo Gol que os suspeitos estavam não capotou próximo à Estação Ferroviária, no centro da cidade. A perseguição seguiu pela PI-303 até a BR-343 quando o carro que os suspeitos estavam colidiu com outro carro e foi jogado para fora da estrada, em uma ribanceira.

Equipes do Grupamento de Polícia Militar (GPM) de Bom Princípio do Piauí, Polícia Rodoviária Federal, e duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram até o local e constataram que os suspeitos haviam fugido pelo matagal.




A polícia segue na busca pelos suspeitos.