BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 6 de janeiro de 2018

AS DENUNCIAS NÃO PARAM E AGORA A METRALHADORA DO EX-ASSESSOR JURÍDICO DA CÂMARA ACERTOU EM CHEIO A PRESIDENTE DA CÂMARA.

A presidente da Câmara de vereadores Jaqueline Brito (PDT) que já tinha sido acusada de recolher a propina junto ao Prefeito de Buriti dos Lopes Junior Percy (PP) voltou a ser acusada por seu ex - assessor Dr Antônio Farias de cometer crimes gravíssimos de fraudes à licitação.

Segundo o advogado Tony Farias a Presidente da Câmara Jaqueline Brito, manipulou a licitação de aquisição de um veículo para aquele Poder Legislativo para beneficiar empresa ligada à sua pessoa. A metralhadora do ex - assessor não para e, às denúncias repercutem em todo o Estado do Piauí, segundo a gravidade das mesmas, recebemos informações que a representante do Ministério Público em Buriti dos Lopes vai encaminhar as notícias para apuração pelo grupo especializado em combater a corrupção pública no Piauí o GAECO.

Na cidade já se fala em afastamento dos acusados do mandato de vereadores, eis que pelas acusações a presidente da Câmara não teria mais condições nenhuma de permanecer no mandato.

Nas praças os cidadãos já esperam o capítulo “IV” das denúncias do advogado Tony Farias que vem mostrando o mar de lamas que tomou conta da atual gestão do poder executivo e legislativo de Buriti dos Lopes.  Até agora, a situação assiste tudo em off-line e não se pronunciou sobre as acusações do advogado. Já a oposição, perece não acreditar e assiste tudo de camarote nas redes sociais.

Por Rurik Araújo

COLISÃO ENTRE CARRO E MOTOCICLETA COM VÍTIMA FATAL NO CENTRO DE BURITI DOS LOPES.


Aconteceu uma colisão com vítima fatal entre um carro de passeio SIENA de placa- NIB-4882-Buriti dos Lopes-PI, com uma motocicleta C-100-BIZ-cor-Vermelha sem placa, na rua Jacob Bruno no centro de Buriti dos Lopes, nesta manhã de sábado(06/01/18) por volta das 12h.


 A vítima fatal foi identificada como Antônio de Fátima Pinto Cardoso de 30 anos residente no bairro Macambira na zona urbana de Buriti dos Lopes. De acordo com informações, o acidente fatal só aconteceu depois que a vítima, realizou uma ultrapassagem forçada por uma caminhonete provocando a colisão frontal com o SIENA, que seguia tranquilamente em direção contraria.


A condutora do veiculo SIENA identificada por Eulália, muito abalada com o acidente, prestou socorro à vítima, e pediu ajuda aos populares e chamou inclusive o atendimento do SAMU no momento da colisão.  Os socorrista do SAMU chegaram imediatamente no local e realizaram os primeiros socorros, mas a vítima teve afundamento frontal do crânio e não resistiu e veio ao óbito no local da colisão.
  
O enfermeiro Valdomiro realizando massagem cardíaca na vítima dentro da unidade móvel do Samu.




A reportagem do Portal do Rurik conversou com exclusividade com o motorista da caminhoneta preta e Ele nós informou que o rapaz da motocicleta a vítima fatal, teria realizado uma ultrapassagem na faixa proibida. Ainda de acordo com familiares a vítima o senhor Antonio, estava trabalhando. 

Por: Rurik Araújo

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

BOMBA! NOVAS DENUNCIAS DE CORRUPÇÃO NO MUNICÍPIO BURITI DOS LOPES ATINGEM O PREFEITO JÚNIOR PERCY.

Ex-assessor jurídico da Câmara dos vereadores de Buriti dos Lopes, o advogado Tony Ramos Farias, continua disparando acusações de corrupção contra a administração do Povo no Poder do prefeito Junior Percy (PP) no facebook.  



O advogado Tony Ramos Farias havia prometido na rede social (facebook) que postaria o 2º capitulo depois de fazer graves acusações contra o vereador José Francisco de Carvalho o Dedé (PTB) após não ter aceitado pagar propina dos seus honorários ao vereador.



As denuncias do advogado ficaram mais graves e chegaram até o prefeito Junior Percy. Tony Férias acusa o prefeito de Buriti dos Lopes Raimundo Nonato Lima Junior Percy(PP) de ser o criador do MENSALÃO DA CÂMARA e acusa a atual presidente Jaqueline Brito(PDT) de ser a responsável de cobrar a propina e repassar aos vereadores.

O advogado Dr. Tony Ramos Faria, por ser um dos aliados e ter participado ativamente da campanha do atual prefeito Junior Percy na cidade Buriti dos Lopes, podem sim, ter fundamentos e o ministério publico tem que apurar essas denuncias e tomar às devidas providencias imediatamente antes que aja uma ocultação de provas.


O ex-advogado da Câmara Municipal dos Vereadores de Buriti dos Lopes, Dr. Tony Ramos Farias disse ainda que essa gestão deveria ser chamada de “CORRUPTOS NO PODER!”


Por Rurik Araújo

TCE-PI INICIA SEGUNDA-FEIRA FUNCIONAMENTO DA SUB-SEDE DE PARNAÍBA


O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) inicia oficialmente no próximo dia 8, segunda-feira, o atendimento aos gestores públicos e à população na Sub-sede de Parnaíba. É a primeira das três subsedes que o TCE-PI está instalando no Estado – as outras duas ficarão em Picos (310 quilômetros ao sul de Teresina) e em Bom Jesus (619 quilômetros ao sul da capital), e serão abertas ao longo do primeiro semestre.

A Sub-sede de Parnaíba funcionará provisoriamente no Parnaíba Shopping, na Avenida São Sebastião, e atenderá os gestores e a população dos municípios de toda a região da Planície Litorânea – Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande, Buriti dos Lopes, Bom Princípio do Piauí, Cajueiro da Praia, Murici dos Portelas, Caraúbas do Piauí, Caxingó, Cocal, Joaquim Pires e Cocal dos Alves.

O presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, diz que a Sub-sede de Parnaíba dá início ao processo de interiorização do TCE-PI, a partir de polos regionais com alcance em vários municípios. O objetivo, segundo ele, é facilitar o acesso de gestores e da população em geral aos serviços do Tribunal. “As sub-sedes aproximarão o TCE-PI dos gestores e do cidadão em geral, e ampliarão o alcance do trabalho de fiscalização e de orientação, melhorando, portanto, a eficácia dos serviços do TCE-PI”, diz.

Olavo Rebelo explica que o início das atividades da Sub-sede de Parnaíba vai permitir que os prefeitos e outros gestores públicos dos municípios da região resolvam ali mesmo a maioria de suas demandas junto ao Tribunal de Contas. “Da mesma forma, o cidadão poderá recorrer à Sub-sede para dar sugestões, apresentar denúncias, solicitar informações e outras providências”, diz ele.


Fonte: Portal Az

CÂMARA MUNICIPAL DE BURITI DOS LOPES: ADVOGADO DIZ QUE FOI DEMITIDO POR NÃO ACEITAR PAGAR PROPINA A VEREADOR.


Ex-assessor jurídico do poder legislativo de Buriti dos Lopes, advogado Antônio Farias, denunciou na sua rede social no facebook nesta sexta-feira (05/01/2018) por volta das 15h39, que fora demitido pelo simples fato de não aceitar pagar propina dos seus honorários para o vereador José Francisco de Carvalho o Dedé (PTB). O advogado disse ainda na sua postagem que irá fazer a representação criminal no ministério público.

Importante frisar, que o vereador Dedé, é aliado politico que votou na vereadora Jaqueline Brito (PDT) quando na eleição para aquela casa. Os fatos narrados pelo advogado são gravíssimos, que precisam de uma rigorosa apuração para responsabilização dos culpados, devendo ao final serem julgados de acordo com os rigores da lei.


Segundo as postagem do advogado haveria agiotagem no município de Buriti dos Lopes e propinoduto.  Se realmente o citado advogado não aceitou pagar propina está de parabéns. Na postagem realizada no facebook, Antônio Farias, fez questão de compartilhar na sua rede social com pessoas ligadas a oposição; veja postagem abaixo.  

Por: Rurik Araújo
Fotos: Facebook

VENTANIA DERRUBA TORRE DE INTERNET QUE DESTRÓI PARCIALMENTE RESIDÊNCIA EM BURITI DOS LOPES.

Uma ventania que aconteceu por volta das 15h desta sexta-feira (05/12) derrubou uma torre de transmissão de internet em Buriti dos Lopes, região norte do Piauí caindo sobre uma casa na rua Joaquim Camilo de Freitas no bairro conjunto Cohab.  

Nossa reportagem esteve no local e tivemos acesso ao interior da residência de dona Ana Cristina de Sousa que estava no quarto do seu filho de 11 anos, que no momento a criança encontrava-se na outra sala assistindo TV quando a torre desmoronou sobre a casa.
A estrutura da casa ficou parcialmente comprometida, dona Cristina e seu filho de 11 anos, não tiveram nenhum ferimento, apesar do susto. A torre tem cerca de 45 metros de altura e a empresa realizou recentemente manutenção na mesma, e deverá arcar com todos os prejuízos. 
Veja o vídeo:


Aguardem mais informações....






Por: Rurik Araújo

PRF RECUPERA CAMINHÃO COM OCORRÊNCIA DE ROUBO/FURTO NO MUNICÍPIO DE INHUMA

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante fiscalização de rotina nesta quinta-feira (04/01) na região de Picos, mais precisamente no km 239, município de Inhuma, apreendeu um caminhão com com ocorrência de roubo e furto.

Ao abordar o caminhão de placa QKB-9766, verificou que o veículo tinha vários elementos de identificação veicular em desconformidade com o padrão estabelecido e com a legislação vigente.

Em seguida foi identificado do veículo original (Chassi 95365824XER430143, Placa PUF 7906) que, ao ser identificado, apresentou restrição de roubo e furto.

O caso foi encaminhado à Delegacia de Polícia.


Fonte: Com informações do Nucom/PRF-PI

66% DOS BURITIENSES AVALIARAM COMO “PÉSSIMO” O 1º ANO DE GESTÃO MUNICIPAL DO PREFEITO JUNIOR PERCY.


A enquete do Portal do Rurik foi lançada para votação no dia 19 de dezembro de 2017 com o resultado previsto para divulgação no dia 05 de janeiro de 2018, hoje, com os seguintes questionamentos: COMO VOCÊ AVALIA O 1º ANO DE GESTÃO MUNICIPAL DO PREFEITO JUNIOR PERCY?

Os internautas perderiam escolher entre 04 (quatro) opções; bom, regular, ótimo ou péssimo.

BOM- obteve 09 votos, cerca de 12%;

REGULAR- obteve 02 votos, cerca de 2%;

ÓTIMO- obteve 13 votos, cerca de 18%;

PÉSSIMA: obteve 47 votos, cerca de 66%.

Resultado final 98% dos internautas votaram na enquete e 2% não votaram. 

ENQUETE

Trata-se de uma enquete sem fins científicos de pesquisa sem resultados precisos sendo que um aparelho móvel, ou PC, poderá votar somente uma vez, pudendo mudar de opinião por várias vezes se o internauta quiser. No administrador do blog, o responsável, não pode identificar o voto e nem manipular resultados.  

Por Rurik Araújo

O GANHADOR DA MEGA SENA DA VIRA FEZ TRÊS APOSTAS IDÊNTICAS.

Fim do mistério! As três apostas vencedoras foram feitas por um único apostador, em Parelheiros, São Paulo.


Chega ao fim o mistério do sorteio da Mega da Virada, onde uma única casa lotérica foi a responsável por três apostas sorteadas no último dia 31 de dezembro. 

As três apostas vencedoras foram feitas por um único apostador, em Parelheiros, São Paulo.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, o homem tinha vários volantes de apostas simples e registrou sem saber a mesma aposta com as dezenas sorteadas três vezes. Ele participava de um bolão informal com amigos e afirma que irá dividir o prêmio.

As apostas foram feitas com diferença de poucos minutos no guichê preferencial. Cada prêmio vale R$ 18.024.279,04. Como o homem é ganhador das três apostas, receberá cerca de R$ 54 milhões.

GP1


HOMEM DE 43 ANOS COM PROBLEMAS PSIQUIÁTRICOS NATURAL DA CIDADE DE COCAL É ATROPELADO FATALMENTE NA BR-343.


O corpo de um homem identificado como Iranildo Veras Caetano, de 43 anos, natural da cidade de Cocal, foi encontrado na noite desta quinta-feira (04) com sinais de atropelamento na BR 343, próximo a cidade de Brasileira. O veículo que atropelou se evadiu do local e não foi identificado.


O acidente ocorreu no KM 165,2, aproximadamente a 1 km do centro de Brasileira em direção a Piracuruca. Minutos antes do atropelamento, testemunhas disseram ter visto o homem caminhando no sentido de Brasileira, entre as localidades Gado Bravo e Brasileira Velha. De acordo com informações, o homem sofria de problemas psiquiátricos e fazia uso constante de medicamentos controlado e pode ter tido um surto psicótico e ter saído de casa perambulando pela BR sem que os familiares percebessem.  Ainda de acordo com informações, o corpo da vítima foi encaminhado para o hospital Regional de Piripiri, após a necropsia, foi liberado aos familiares.   

Por: Rurik Araújo com informações Piripiri Repórter

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

ACEITA, CHICO?! PARTIDOS QUEREM CHICO LUCAS CANDIDATO AO KARNAK

O presidente da OAB/PI, Chico Lucas está no projeto politico de vários partidos políticos do estado. Ele diz não, mas tá sendo tentado.

O texto abaixo intitulado de "Chico Lucas é tentado a ser candidato",  é do jornalista Fenelon Rocha do cidadeverde.com. E tá recheado de verdades sobre o convite feito pelo prefeito Firmino Filho, ao presidente da OAB/PI, Chico Lucas. O grande impacto no convite formalizado pelo prefeito ao jurista se dá exatamente, pela lacuna politica existente na atual conjuntura.


Para o bem da verdade, o Piauí está caduco e órfão de lideranças politicas que atenda ao chamamento do novo. E o prefeito Firmino Filho que tem essa dificuldade até no seu próprio nome, busca uma alternativa que o povo sinta e perceba que há um novo que represente a vontade do povo.


 Mas agindo como um politico de visão, Lucas prefere só dá uma resposta certeira, (de sim ou de não), quando o quadro tiver mais visível aos olhos da conjuntura. Até porque o convite feito a Chico Lucas está surgindo de outras lideranças politicas. Informaram à nossa reportagem que além de Firmino, Mão Santa, Dr. Pessoa e o deputado Themistócles Filho, já andaram formalizando o convite para o aceita, Chico?

Na mesma linha de convencimento, os tucanos e os mais próximos  do presidente da Ordem ensaiam um "Aceita, Chico?!", para convencerem o new estreante na politica partidária a aceitar o enfrentamento nas urnas. Provavelmente, essa campanha irá às ruas em breve.

Na verdade, a oposição vê na figura de Lucas um nome que possa não só representar o novo, mas também, o que possui chances de competir com o candidato que ocupa a cadeira karnakiana. Resta saber se Chico vai topar o desafio.

Mas os convite ao advogado Chico Lucas também já foi formalizado pela situação.  Não para Lucas compor a chapa no campo majoritário, já que o governador é o candidato natural da situação. Chico recebeu convite para ser candidato a deputado no palanque de Wellington Dias.

Presidente da OAB/PI Chico Lucas e o presidente da Assembléia, Deputado Themistócles Filho: Conversa de pé de ouvidos...

"Chico Lucas é tentado a ser candidato"

Por Fenelon Rocha do cidadeverde.com

Chico Lucas, presidente da OAB-PI: convites para ser candidato a um cargo público nas eleições de outubro.

Se perguntado diretamente sobre a possibilidade de ser candidato nas eleições de outubro, o presidente da OAB-Piauí, Chico Lucas, não deixa dúvidas. Ele responde com um claro e inequívoco “não”. Mas não passa um dia sem que o presidente da Ordem dos Advogados no Piauí receba uma nova estocada, uma insinuação, um quase-convite. Tem muita gente querendo que ele seja candidato.

Nas andanças que faz pelo interior nos eventos da OAB, Chico se porta como se candidato fosse. Interage com o povo, abraça as pessoas, beija crianças. Em geral, os abraçados não são advogados. E como se sabe que não será candidato a nada na eleição deste ano na OAB, a conduta tem cheiro de candidatura partidária.


A citação do nome de Chico Lucas para uma disputa majoritária é desdenhada por muitos. Vale lembrar, também foi desdenhado há três anos, quando colocou-se como alternativa à sucessão de William Guimarães no comando da OAB. Apesar dos desdéns e improbabilidade, terminou candidato e, ao final, vitorioso. O detalhe é que o nome do presidente da Ordem é festejado em diversas áreas. Tem peixe grande no Estado com jeito de padrinho de Chico – neste caso a uma vaga na Assembleia Legislativa. E tem gente graúda com vínculos no Palácio da Cidade que cita o nome do advogado até mesmo para uma disputa majoritária. Ele estaria dentro do “perfil do novo” defendido pelo prefeito Firmino Filho.

Se Chico Lucas vai mesmo embarcar na aventura eleitoral em outubro, os sinais poderão ser vistos bem antes. O primeiro é o prazo final para filiação partidária. Se quiser manter em aberto a possibilidade de disputar um cargo público, terá que se filiar a uma sigla até fins de março. Se isso ocorrer, teremos bem mais que especulações e desdéns.

Fonte: Portal Pauta Judicial

PERSEGUIÇÃO POLITICA: PREFEITURA DE BURITI DOS LOPES MANDA RETIRAR TRAILER DA PRAÇA APÓS ALVARÁ TER SIDO PAGO.

Claudia e Ana 
Ana Cristina e Claudia Araújo recebem a notificação com data retroativa de retirada e regularização imediata após 24h elas pagarem o alvará de funcionamento da prefeitura.  

As irmãs Ana Cristina e Claudia Araújo, empresárias e proprietárias do trailer ‘Foor Truck Mãe Nair’, receberam nesta manhã (04/01/18) uma “notificação de retirada e regularização de estabelecimento” expedido pela prefeitura município de Buriti dos Lopes, através da secretaria de infraestrutura, assinado pelo secretário Antônio Gomes Alves e datado nesta quarta-feira 04 de janeiro, com o ano retroativo a 2017.

A notificação foi datada nesta quarta-feira dia 04 de janeiro do ano de 2017, quando na verdade deveria ter sido datada no ano atual de 2018. Segundo as irmãs Ana Cristina e Claudia Araújo, Elas receberam a notificação da prefeitura, depois de 24h após pagarem o boleto do alvará de funcionamento. “Eu fui até a prefeitura nesta terça-feira (03) e falei com o responsável, me deram esse boleto, pagamos para regularizar tudo e agora aparece um dizendo que é o dono do pedaço e uma notificação para retirada do trailer do local”. Disse a empresaria revoltada.

Elas acusam um antigo comerciante que atuava no local, há mais de 05 anos, com venda de bebidas alcoólicas, por perseguição politica. “Esse cidadão, foi lá em casa ontem, terça-feira (03/01) dizer que o lugar onde nós colocamos o trailer, é Dele, (Praça Antônio Romão frente ao posto de saúde) e que a gente tinha que retirar porque nós não votamos no prefeito Junior Percy. Isso é, ou não é perseguição politica?” Explicou Ana e Claudia ao Portal do Rurik.     

Ana e Claudia também alegam que o próprio secretário Neto Alves ao organizar as barracas na praça Antônio Romão para o Festeja Buriti,(evento da prefeitura) ele falou para Elas, que quando acabasse os festejos, Elas poderiam retornar com o trailer, e escolher qualquer local para ficar na praça. Ana e Claudia então assim fizeram e agora, Elas exigem respeito e o direito de trabalhar tranquilamente no local.

Por: Rurik Araújo

HOMEM MORRE AO CAIR DE ESCADA ENQUANTO PODAVA ÁRVORES NO PIAUÍ.


Um homem morreu após cair de uma escada enquanto podava os galhos de uma árvore em frente a sua residência na cidade de Piripiri, região norte do Piauí. A vítima foi encaminhada apenas como Antônio, que teria cerca de 55 anos.

A vítima se desequilibrou e caiu na calçada, batendo com a cabeça no chão. Uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência chegou a ser acionada, mas ao chegar ao local, o homem já estava morto.

Vizinhos relataram que o homem, que morava sozinho, tinha o hábito de podar as árvores que ficam em frente à sua residência.


Fonte: Com informações do Piripiri 40 graus

ADOLESCENTE DE 16 ANOS MORRE AFOGADA NO RIO PARNAÍBA

Segundo informações do sargento Jota Luiz, a jovem estava na companhia de amigos, banhando no Rio Parnaíba, quando acabou se afogando.


Uma adolescente de 16 anos, identificada como Jayane Alves, morreu afogada na tarde desta quarta-feira (3) no Rio Parnaíba, no município de Porto. O corpo foi localizado por pescadores da região.

Segundo informações do sargento Jota Luiz, a jovem estava na companhia de amigos, banhando no rio, quando acabou se afogando. O corpo foi localizado rapidamente pelos pescadores que ajudaram nas buscas.


“Nós recebemos essa informação do afogamento e o Corpo de Bombeiros de Teresina até chegou a ser acionado para ajudar nas buscas, mas logo os pescadores conseguiram localizar o corpo dela. Isso aconteceu por volta das 15h e o corpo foi retirado do Rio Parnaíba”, explicou. 

Fonte: GP1

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

BURITI DOS LOPES RECEBERÁ QUASE 16 MILHÕES DE REAIS SÓ DO FUNDEB EM 2018.

Uma verdadeira tempestade de dinheiro irá cair nos cofres do município de Buriti dos Lopes em 2018.  

Saiba quanto cada município do Piauí vai receber do Fundeb em 2018.

De acordo com a Portaria Interministerial 10/2017, a previsão total do Fundo para este ano é de R$ 148.331.515,90.



No dia 29 de dezembro de 2017, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a estimativa da receita do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos profissionais da Educação (Fundeb) para o exercício de 2018. De acordo com a Portaria Interministerial 10/2017, a previsão total do Fundo para este ano é de R$ 148.331.515,90.

Desse valor, R$ 136.083.959,60 corresponde ao total das contribuições de Estados, Distrito Federal e Municípios, e R$ 12.247.556,40 à complementação da União ao Fundo. São beneficiados com esses recursos federais os mesmos nove Estados dos anos anteriores, a saber: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí.

Essa previsão corresponde a um aumento de R$ 6,4 bilhões ou de 4,57% para 2018 em relação à estimativa de receita para 2017. Esta última foi divulgada pela Portaria Interministerial MEC/MF 8, de 29 de novembro de 2017, que estimou a receita total para 2017 em R$ 141.843.941,70, sendo R$ 130.132.056,60 das contribuições de Estados, Distrito Federal e Municípios e R$ 11.711.885,10 da complementação da União ao Fundo.

O valor mínimo nacional por aluno/ano dos anos iniciais do ensino fundamental urbano foi estimado para 2018 em R$ 3.016,67, correspondendo a um aumento de 3,08% em relação ao estimado para 2017, que foi de R$ 2.926,56.

Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), tanto a receita estimada do Fundeb para 2017, divulgada no último dia 29 de novembro, quanto a estimativa para 2018, divulgada no final de dezembro em 2017, estão baseadas em expectativas irreais. Já em 2017, o desempenho da economia foi ruim, houve uma pequena retomada no crescimento econômico do país, mais ainda temos problemas fiscais e externos que precisam ser solucionados ainda este ano. E todas as projeções e análises do cenário econômico apontam que essas mesmas dificuldades serão enfrentadas pelo país em 2018.

A Confederação explica que, segundo a legislação do Fundeb, no mínimo 45% da complementação deve ser repassada até julho e 85% até 31 de dezembro de cada ano. Isso justifica a diferença de valores no cronograma entre os dois semestres do ano. Os 15% restantes para integralizar a complementação do Fundeb são repassados em janeiro do ano seguinte.

Fiquem de olho, é muito dinheiro.


Veja aqui a Portaria 10/2017. Confira aqui os valores que os municípios piauienses receberão para 2018.

Fonte: R10

MÃE DE EMILY PEDE APOIO DA OAB-PI PARA REVOGAR PORTARIA DA PM

A portaria expedida pela Polícia Militar do Piauí, em dezembro de 2017, determina que os crimes militares sejam de jurisdição da Polícia Militar.

Dayane Caetano e Francisco de Assis Caetano , mãe e avô da menina Emilly Caetano, morta em uma ação desastrosa de policiais militares do 5º batalhão, em Teresina, se reuniram, na manhã desta quarta-feira (03), com o presidente da OAB-PI, Chico Lucas, o Comitê de Prevenção e Combate à Tortura, o Conselho Tutelar e o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil de Carreira do Estado do Piauí (SINDEPOL).


Eles solicitaram apoio da OAB para revogar a portaria expedida pela Polícia Militar do Piauí, em dezembro de 2017, que determina que os crimes militares sejam de jurisdição da Polícia Militar.

Segundo o presidente Chico Lucas, a portaria é ilegal e inconstitucional. “Por se tratar de um crime doloso contra a vida, o crime deve ser julgado no âmbito do Tribunal do Júri, não da Justiça Militar. Da mesma forma, as investigações devem ser conduzidas pela Polícia Civil e não pela Polícia Militar. Deve haver transparência na apuração, pois o que está acontecendo é muito temerário, visto que o comandante da PM proibiu que o delegado responsável pelo caso ouvisse os investigados”, declarou.

Ainda de acordo com Chico Lucas, a OAB vai expedir uma recomendação à Polícia Militar para revogação da portaria. Também integraram a reunião o delegado e integrante do SINDEPOL, Josimar Brito, o conselheiro tutelar Djan Moreira e Lourdes Nunes, representante do Comitê de Combate à Tortura.

Polícia Militar

A tenente-coronel Elza Rodrigues, diretora de Comunicação Social da Polícia Militar do Piauí, explicou que a instituição está apenas seguindo o ordenamento jurídico: “A Diretoria de Comunicação Social esclarece que a Polícia Militar do Piauí e demais polícias do Brasil cumprem só o que estabelece o ordenamento jurídico. O parágrafo 4ª, do artigo 125 da Constituição Federal, que estabelece sobre a questão da organização da Justiça, diz que: ‘Compete à Justiça Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as ações judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competência do júri quando a vítima for civil, cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduação das praças’”, afirmou.

“Já o artigo 144 fala das competências de cada polícia. No parágrafo 4º diz que: ‘às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares’”, relatou.

A policial explicou ainda o que diz o Código Penal Militar: “Aí nós vamos mais além, de acordo com o Código Penal Militar, que normatiza os crimes militares, o artigo 9º vai dizer o que é um crime militar, no inciso II diz que: ‘os crimes previstos neste Código e os previstos na legislação penal, quando praticados: letra C) por militar em serviço ou atuando em razão da função, em comissão de natureza militar, ou em formatura, ainda que fora do lugar sujeito à administração militar contra militar da reserva, ou reformado, ou civil’’

“E o Código de Processo Penal Militar normatiza ainda, que é o artigo 82, que o ‘foro militar é especial, e, exceto nos crimes dolosos contra a vida praticados contra civil, a ele estão sujeitos, em tempo de paz:’ e o parágrafo 2º é o que causa mais polêmica que diz que ‘nos crimes dolosos contra a vida, praticados contra civil, a Justiça Militar encaminhará os autos do inquérito policial militar à justiça comum’”, esclareceu.

Por fim, a tenente-coronel declarou que: “A Polícia Judiciária Militar apura o fato através do inquérito policial militar porque também houve lesão corporal e encaminha para a Justiça Militar Estadual, que faz a denúncia e o juiz competente encaminha para a Justiça Comum, então nós só estamos fazendo o que o ordenamento jurídico estabelece, portanto, se a Polícia Militar do Piauí não tomar as providências, no sentindo de instaurar inquérito polícia militar, o gestor estará passivo de responder judicialmente por prevaricação. A gente não quer proteger ninguém, a gente só quer fazer o que o ordenamento jurídico está mandando”, finalizou.

Relembre o caso

Emilly Caetano da Costa, de 9 anos, morreu ao ser atingida com dois tiros durante uma abordagem da Polícia Militar na Avenida João XXIII, localizada na zona leste de Teresina, na noite desta segunda-feira (25). A criança, juntamente com os pais e duas irmãs, estavam em um veículo modelo Renault Clio Evandro Costa e Dayanne Costa, pais de Emíle, também foram baleados dentro do carro.

Evandro encontra-se internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), em estado estável. Os dois policias, Aldo Luís Barbosa Dornel e Francisco Venício Alves, que participaram da ação estão presos no presídio militar.


Fonte: GP1

SECRETARIA REGISTROU 647 MORTES VIOLENTAS EM 2017 NO PIAUÍ

Esse número é o menor registrado nos últimos quatro anos, de acordo com a Secretaria de segurança Pública.


A Secretaria Estadual de Segurança Pública divulgou ontem (02), os dados sobres crimes letais do ano de 2017. Houve uma redução de 8,14% das mortes em relação aos últimos quatro anos.

De acordo com a levantamento, em 2017 foram registradas 647 mortes, número menor em comparação à 2016 (705 mortes), 2015 (673 mortes) e 2014 (735 mortes). Os últimos dados levantados pela Secretaria de Segurança revelaram que em dezembro houve 43 ocorrências de crimes fatais. Nos anos anteriores o número chegou a 88.
Em Teresina, a redução no registro de mortes no mês de dezembro de 2017 foi de 51% e 14% no interior. "A queda da violência no estado já estava sendo observada desde julho e agora em dezembro foi confirmada. Estes dados positivos é um feito que poucos estados conseguiram", afirmou o secretário de segurança, Fábio Abreu.

Para o secretário, a redução dos crimes é reflexo de ações e investimentos feito ao longo do ano. "Conseguimos aumentar os investimentos em 200% e, mais uma vez, o Piauí foi um dos poucos que conseguiu, visto que a crise econômica tem dificultado a capacidade de investir. Empregamos recursos de uma forma correta, no local certo e pretendemos melhorar ainda mais", complementou.

A secretaria informou que a meta para este ano é manter o ritmo, alcançar uma queda nas mortes de 10% e prosseguir com os investimentos. Para o início deste ano, já está confirmada a inauguração da nova Delegacia de Homicídios, que terá sua sede em um prédio novo, moderno e dentro dos padrões internacionais. Além disso, serão entregues cerca de 31 motos, 27 jipes, mais de 100 fuzis e viaturas, tudo para manter o controle da violência e reduzir ainda mais os índices.


Fonte: VIAGORA