BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 27 de novembro de 2021

Mais 3 homicídio foram registrados em Parnaíba; outro adolescente de 16 anos foi executado

Outro adolescente de 16 anos, identificado como Eric Mateus Costa Silva, que residia no conjunto Dunas em Parnaíba, morreu na noite desta sexta-feira (26), vítima de disparos de arma de fogo.

A vítima foi atingida em via pública no bairro João XXIII em Parnaíba. Até o momento não há informações sobre o atirador, ou atiradores.

Mais 03 homicídios foram registrados na região de Parnaíba de ontem a noite para madrugada de hoje. Na Rancharia, um homem levou cerca de 30 tiros. No Portinho uma mulher foi morta com pelo menos 06 tiros. Há informação agora que outro corpo foi localizado às margens da BR 402, este último ainda está sendo apurado.

Aguardem mais informações sobre os outros três homicídios ocorridos durante a noite de sexta/sábado na madrugada.  

Fonte Portal do Catita 

Polícia Civil do Maranhão apreende revólveres, munições e prende uma pessoa em Tutóia

Um homem, que não teve sua identidade revelada, foi preso em flagrante pela Polícia Civil do Maranhão nessa quinta-feira, 25 de novembro, pelo crime de posse irregular de arma de fogo no município de Tutóia, litoral do Maranhão. A ação policial foi deflagrada por policiais da 20ª Delegacia Regional de Barreirinhas e da Delegacia de Tutóia.

A Polícia Civil cumpria mandados de busca e apreensão em residências situadas na Praia da Andressa, região do Guajiru, onde segundo a autoridade policial, a criminalidade é crescente. Durante a ação policial, em um dos endereços foram apreendidos dois revólveres, munições e expressiva quantia de dinheiro em espécie.

O homem que é natural do estado do Ceará foi preso em flagrante e apresentado na delegacia para prestar mais esclarecimentos. A Polícia Civil deve intensificar às ações na região visando coibir práticas criminais.

Criminoso é baleado durante troca de tiros com a polícia em Cajueiro da Praia, no litoral do PI

Um criminoso foi baleado na perna ao trocar tiros com a Polícia Militar, na tarde desta sexta-feira, 26 de novembro, no município de Cajueiro da Praia, litoral do Piauí. Duas outras pessoas foram presas com drogas e dinheiro.

Segundo as informações repassadas pela Polícia Militar, a intenção do trio era matar um desafeto, que seria traficante de drogas na região. Um suspeito foi tentar atingir o desafeto, mas em seguida a Polícia Militar chegou. Eles deram a volta no quarteirão e chegaram atirando em direção aos policiais, que revidaram e atingiram um dos suspeitos na perna e prendeu outros dois.

O criminoso baleado foi encaminhado ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) em Parnaíba. Os suspeitos presos foram encaminhados para a Delegacia de Luís Correia.

Os policiais apreenderam maconha e crack, dinheiro e balança de precisão.

Promotor de Justiça revela dados alarmantes sobre a criminalidade em Parnaíba

Em entrevista concedida a uma emissora de TV de Teresina nesta sexta-feira (26), o promotor da 8ª Promotoria de Justiça, Rômulo Cordão, deu um dado importante e alarmante sobre a violência na cidade de Parnaíba. Segundo ele, somente em 2021 foram registrados 56 homicídios na segunda maior cidade do estado do Piauí. Cordão ainda afirmou que se esse número for somado aos de casos de latrocínio e tentativas de homicídio, ele pode chegar a 86.

“As características são as mesmas, pessoas que já responderam por crimes, que são mortas em uma clara ação de execução, onde outras pessoas dão fuga aos criminosos e isso tem acontecido de forma reiterada. Esse ano já batemos 56 homicídios, mas juntando com latrocínio e homicídios tentados, já são 86, então é preocupante”, disse Rômulo Cordão.

Os dados que chegam a ser assustadores mostram que mesmo com a instalação do gabinete de gestão integrada na cidade, composto pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Penal, Polícia Civil, Guarda Municipal e Serviço de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública, os criminosos que tem atuado no litoral piauiense não tem sido intimidados e continuam a realizar as ações criminosas.

Rômulo Cordão afirmou que a cidade precisa de ações mais permanentes, como o aumento do efetivo policial para que haja uma redução no índice de criminalidade. “Não adianta medidas paliativas, não adianta ação temporária e isso passa por mais pessoas para investigar. A quantidade de crimes só cresce, são crimes complexos, com envolvimento de várias pessoas, o que requer uma investigação mais aprofundada”, afirmou. 

Com informações: Portal Costa Norte 

Tentativa de homicídio termina com duas pessoas baleadas em Parnaíba

 

Uma tentativa de homicídio ocorrida no Bairro João XXIII, em Parnaíba, deixou duas pessoas feridas – fato registrado na noite de ontem (25). “Tiros agora aqui no João XXIII, na casa de uma senhora chamada Eliete. Muita bala”, relatou um morador através de áudio compartilhado em grupos de Whatsapp.

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizaram os procedimentos padrões para esse tipo de ocorrência e conduziram as vítimas para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde.

A Polícia Militar, por intermédio da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM) realizou buscas nas imediações a fim de prender os criminosos responsáveis pelos disparos, mas sem sucesso. Segundo os militares, uma pistola 9mm foi usada pelos bandidos. Populares relataram que eles estavam encapuzados e fugiram em um carro de cor prata. 

Fonte: Portal Costa Norte

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

COCAL/PI: Prefeitura realiza ação de prevenção ao Câncer de Próstata na localidade Campestre

A ação social alusiva à campanha Novembro Azul, mês de fortalecimento à saúde do homem e de sensibilização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, foi realizada pela Prefeitura de Cocal, através da Secretária Municipal de Saúde (SMS), nesta quarta-feira (25), na localidade Campestre.

Neste mês, para possibilitar o cuidado integral à saúde do homem em que se celebra o Novembro Azul, no movimento realizado pela gestão Trabalho e Progresso, foram ofertados os seguintes serviços aos moradores da região:

- Aferição de pressão, verificação de glicemia, vacinação de rotina, entrega de kits de saúde bucal, consulta médica, apoio psicológico, farmácia básica;

- Testes rápidos para Sífilis, HIV e hepatites; apoio do Centro de enfrentamento à Covid-19;

 - Avaliação nutricional e fisioterapia;

- Informativos da Vigilância em Saúde;

- Emissão de carteiras de identidade,

- Atendimento psicossocial do CRAS E CREAS;

- Solicitação de Passe livre intermunicipal e Interestadual para a pessoa com deficiência;

- Solicitação de Passe livre do idoso;

- Atualização cadastral, recadastramento dos sócios aposentados e de trabalhadores rurais;

- Entrada de benefícios previdenciários, emissão de DAP e de contratos rurais.

O movimento, além da Saúde, contou com a colaboração da Secretaria de Assistência Social, Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, Secretaria Municipal de Governo, Superintendência de Comunicação, Setor de Identificação da Região Litorânea e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Cocal.

Na ocasião foram desenvolvidas diversas palestras;

- Com o Dr. Iago Samuel, sobre a campanha Novembro azul;

- Com o Dr. Carlos Gomes, discorrendo sobre a saúde do homem;

- E dinâmica educativa, ministrada pela fisioterapeuta Janaína, da Saúde.

O prefeito Nonatinho do Sindicato disse estar muito feliz por estar em Campestre, acompanhando uma ação conjunta desse porte, concretizada num ato conjunto pelas secretarias do Município; “a Prefeitura está aqui de forma itinerante, mais perto do cidadão, do homem e da mulher cocalense. Então, sinto-me feliz por ver a participação da comunidade, do povo aqui presente.

Participaram do evento, assim como o prefeito Nonatinho do Sindicato, o vice-prefeito Douglas Lima; Rubens Vieira, coordenador do Pro Piauí na Planície Litorânea; o Secretariado Municipal, representantes do Poder Legislativo e lideranças locais.






Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal

CLUBE J.E É ➕ LAZER CONVIDA A CLIENTELA PARA ASSISTIR A GRANDE FINAL DA LIBERTADORES

Policia Militar recaptura foragido da justiça em Bom Princípio do Piauí

Nesta última quinta-feira (25) o Grupamento da Policia Militar/GPM da cidade de Bom Princípio do Piauí, em uma operação conjunta do Comando de Policiamento do Litoral Meio-Norte (CPLMN), do 2º BPM Major Osmar e Rocam de Parnaíba-PI, deram cumprimento ao mandado de prisão preventiva em desfavor do nacional JOSUÉ TRINDADE DA SILVA, 31 anos, pelo crime previsto no Art.157 do CP.  

De acordo com o 1ºTen. Sousa Filho, que pronto fez a pesquisa, constatou no sistema que havia um mandado de prisão em desfavor de Josué Trindade da Silva, que se encontrava foragido da justiça. O mesmo foi conduzido para Central de Flagrante em Parnaíba. Ainda de acordo com informações, durante as ostensivas, foram abordadas 12 pessoas, 4 motociclistas e foram realizadas 2 conduções. Não houveram apreensões de drogas nem armas. 

Por: Rurik Araújo(Portal do Rurik)

Polícia Civil do Piauí cumpre mandado e prende homem de 36 anos em Luzilândia

A Polícia Civil do Piauí (PC-PI), atuando por meio da Delegacia de Luzilândia, em ação conjunta com a Delegacia Regional de Esperantina, na região norte do Piauí, deu cumprimento na manhã desta quinta-feira, 25 de novembro, a mandado de busca e apreensão domiciliar. Foi preso um homem identificado pelas iniciais P.R.S., de 36 anos de Idade.

Na ocasião, foi apreendida uma arma de fogo do tipo revólver (com indicativo de adulteração), munições e estojos, sendo que em desfavor do autuado foi lavrado Auto de Prisão em Flagrante pelo cometimento do crime de posse/porte de arma/munição de uso restrito.

Vale destacar que o autuado possui outro registro policial por tentativa de homicídio. Diante dos fatos, o preso foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil para a realização dos procedimentos cabíveis ao caso.

CLUB J.E É LAZER: 1º Torneio de Futebol Society de Bairros 2021

E vem aí o 1º Torneio de Futebol Society de Bairros 2021 ️ realizado no Club J.E.

Grandes amigos em equipes irão se reunir para disputar este torneio!!

Vai ser com emoção, com muita alegria!!!

Você não pode perder!! Vá prestigiar seu Bairro e comemorar cada vitória!!!

CLUB J.E. É + LAZER


quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Ex-presidiário é assassinado a tiros no litoral do Piauí

O ex-presidiário Manoel Silva dos Santos, 25 anos, foi assassinado a tiros nesta tarde de quinta-feira (25), em Cajueiro da Praia. O crime ocorreu nas proximidades da Rua Nova, naquela região praiana.

Os autores do homicídio andavam em uma motocicleta e fugiram após balear e matar o ex-presidiário. O IML fez a remoção do corpo.

Em 22 de maio deste ano, ele foi preso juntamente com outro comparsa na localidade Camurupim, zona rural de Luis Correia, em posse de maconha e um revólver municiado.

Na central de flagrantes, foi autuado por tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. REVEJA.

Havia sido liberado do presídio por força de alvará de soltura em junho do corrente ano.

Policia Federal atua no combate à segurança clandestina no Piauí

A Polícia Federal realizou nesta quinta-feira (25/11) a Operação Segurança Legal, com a finalidade de fiscalizar simultaneamente a execução não autorizada (clandestina) das atividades de Segurança Privada em todos os Estados da Federação.

A fiscalização é direcionada a pessoas físicas ou jurídicas que executam a atividade de segurança privada sem a necessária autorização da Polícia Federal, ou seja, clandestinamente, nas diversas modalidades (vigilância patrimonial especializada ou orgânica, transporte de valores, escolta armada, segurança pessoal privada e formação de vigilantes).

No Estado do Piauí, foram mobilizados 11 Policiais Federais, os quais estão realizando fiscalização em oito estabelecimentos comerciais e nove empresas, nos municípios de Teresina/PI, Parnaíba/PI, Campo Maior/PI e Demerval Lobão/PI. A coordenação local da operação ficou a cargo da DELESP/SR/PF/PI – Delegacia de Controle de Segurança Privada.

Comunicação Social da Polícia Federal no Piauí

PRF atende acidente fatal na BR 135

Nesta quinta-feira (25/11/2021) por volta das 06h30 na BR 135 KM 519 em Gilbués/PI, Policiais Rodoviários Federais atenderam a um acidente tipo saída de leito carroçável seguido de colisão lateral com objeto (árvore). 

O evento envolveu o veículo RENAULT/MASTER NIKS AMB2 (ambulância). No veículo havia quatro pessoas: o condutor do veículo, um homem de 48 anos, que veio a óbito no local; um homem de 54 anos, que vinha na condição de paciente transportado, ileso; um homem de 25 anos, filho do paciente e que vinha na condição de acompanhante, sofreu lesões graves (fraturou a perna); e uma mulher (não identificada), técnica de enfermagem, ilesa. Foi verificado que um dos ocupantes (a vítima com lesões graves) estava sem cinto de segurança.

Os policiais estiveram no local do acidente e verificaram preliminarmente que o condutor do veículo RENAULT/MASTER NIKS AMB2, possivelmente perdeu o controle do veículo, saiu da pista e colidiu lateralmente com uma árvore.

O SAMU foi acionado e as vítimas com lesões foram encaminhadas ao Hospital de Gilbués. O corpo do motorista foi removido pela funerária São Pedro de Corrente.

Com informações: PRF

TELNORTE: QUALIDADE EM TELHAS DE CONCRETO É COM A GENTE!

Reservado do 2º BPM cumpre mandado da justiça e prende Cão Sem Rabo em Parnaíba

Uma equipe do Serviço Reservado do 2º BPM, deu cumprimento ao mandado da justiça e prendeu nesta quarta-feira (24), o nacional Jonas Cunha da Silva, 40 anos, o conhecido Cão Sem Rabo.

O mandado preventivo é decorrente de decisão condenatória pelo crime de roubo majorado.

Cão Sem Rabo foi condenado a uma pena de 08 anos de cadeia em regime inicialmente fechado.

Após ser preso, foi encaminhado à central de flagrantes.

Mais um jovem de 16 anos é vítima de execução na cidade de Parnaíba

Um adolescente identificado como João Paulo da Silva Oliveira de 16 anos foi executado com 10 tiros no início da madrugada desta quinta-feira (25) na Rua Anhanguera, em frente ao piscinão, no bairro Piauí em Parnaíba litoral Piauiense.

Segundo a polícia a vítima tinha passagem por tráfico e estava sentada na calçada quando foi abordada por dois homens em um carro. Os executores chegaram atirando João estava na companhia de mais duas pessoas que conseguiram que conseguiram fugir dos tiros.

O SAMU foi acionado, mas a vítima não resistiu aos ferimentos e faleceu ainda no local. A perícia e a equipe do Instituto de Medicina Legal (IML) fizeram a remoção do corpo.

Esse é o segundo homicídio de adolescente em menos de 48hs na cidade de Parnaíba.

Fonte: Click Parnaíba

Prefeitura de Bom Princípio do Piauí promove ação em alusão à campanha novembro azul

A prefeitura de Bom Princípio do Piauí por meio da secretaria municipal de Saúde realizou na manhã de hoje, quarta-feira (24/11), várias ações em alusão a Campanha Novembro Azul, mês de prevenção e combate ao câncer de próstata.

Visando conscientizar o público masculino para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, a campanha enfatiza os cânceres de pênis e o câncer de próstata, que é um dos mais comuns entre os homens.

O momento contou com a presença dos profissionais da saúde que deixaram as orientações pertinentes sobre a saúde do homem, tema central da campanha Novembro Azul. Grandes outros profissionais também deixaram sua contribuição, como os palestrantes Dr. Diego Aristeu (Médico), Patrícia Vieira (Educadora Física), Rafaela (Psicóloga), Rita Sales (Assistente Social), Enf. Jeferson Araújo (Coordenador da Atenção Básica) e Naiara Carvalho (Secretária de Saúde).

Além do momento informativo com palestras importantes, houve sorteios de brindes, encerrando a manhã com um lanche e socialização com os presentes.

O movimento Novembro Azul em Bom Princípio do Piauí tem como objetivo, chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata”, disse a secretária municipal de saúde Naiara carvalho.

FONTE: SECOM - PMBPP

Ex-presidiário é levado preso por desacatar policiais militares em Parnaíba

PATRULHA DA ROCAM

Abordagem de rotina realizada pela ROCAM à Rua Mira Rios, bairro São Vicente de Paula em Parnaíba, nesta manhã de quarta-feira (24), resultou na prisão do abordado ora identificado como Wemerson Reis Ferreira Silva, 26 anos, conhecido Neguinho Cuiabano. 

A informação que ele se negou a ser revistado e desacatou os policiais. Em razão do fato, recebeu a voz de prisão e conduzido à central de flagrantes.

Nesta distrital, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência de Menor Potencial Ofensivo (TCO), com base no Art. 331 do CPB, por desacatar funcionário público no exercício de sua função.

Foi liberado por volta das 16hs. O chefe do cartório criminal fez buscas no sistema e não encontrou nenhum mandado de prisão contra ele. 

Já tem passagem pelo sistema prisional.

Foi preso com documento falso em dezembro de 2016.

Em dezembro de 2020,foi preso por força de mandado da justiça com base no crime de tráfico de drogas.

Informações: Portal do Catita 

CIPTUR recupera em Luís Correia, motocicleta roubada em Parnaíba

Patrulha da CIPTUR recuperou nesta madrugada de quarta-feira (24), a motocicleta Honda CG 125, preta, placa PIS: 8716, Parnaíba-PI.

Em nota, a CIPTUR informou que uma equipe de serviço da Companhia fazia rondas ostensivas no bairro Campos, na altura do conjunto Vitória, quando encontrou a citada motocicleta.

Durante a vistoria, verificou que o veículo estava com a placa adulterada, e após busca no sistema, constatou-se que havia restrição de roubo/furto.

O veículo foi roubado na segunda-feira (22/11/2021) por volta das 20:00 horas, na Avenida Padre José Vieira, no bairro Catanduvas, na cidade de Parnaíba.

O veículo recolhido e encaminhado para delegacia de Luís Correia para restituição.

Fonte: Portal do Catita

Jovem de 18 anos é presa pelo Tática em posse de 16 pedras de crack em Parnaíba

Maynara Kamille Nascimento da Silva, 18 anos, foi presa pela Força Tática em posse de 16 pedras de crack e a quantia de R$ 88,00 reais. A prisão dela ocorreu na tarde de terça-feira (23), nas proximidades da vala da 40, bairro Mendonça Clark em Parnaíba.

Na central de flagrantes a jovem foi autuada por tráfico de drogas pela delegada Rafaela Silva Bezerra.

Com informações: Portal do Catita

Policia Civil cumpre mandado de busca e apreensão em Parnaíba

Uma operação da polícia civil para cumprimento de mandado de busca e apreensão expedido pela 2ª Vara de Execuções Penais da Comarca de Parnaíba, resultou na apreensão de um revólver calibre 38 com 14 munições intactas, na tarde de terça-feira (23). 

O alvo do mandado ocorreu em comércio/residência localizado à Rua Dirceu Arcoverde, região do bairro Frei Higino, em Parnaíba, litoral do Piauí.

Por conta do flagrante da arma, foi preso José Esdras da Silva Júnior, 27 anos, conhecido Popó. No imóvel foram realizadas outras apreensões, como veículos e dinheiro.

Na central de flagrantes, o acusado foi autuado por posse irregular de arma de fogo. Não foi arbitrada fiança criminal nesta distrital.

A informação que o autuado será enviado para audiência de custódia.

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Polícia prende acusado de ter roubado mais de R$ 120 mil de supermercado

A Polícia Civil de Parnaíba cumpriu na tarde dessa terça-feira (23), mandado de busca e apreensão na residência de um homem que não teve sua identidade revelada, na Rua Dirceu Arcoverde, no Bairro Piauí. Ele é acusado de ter realizado um assalto em um supermercado localizado na Avenida Dr. João Silva Filho, fato ocorrido no dia 08 deste mês.

Na época foi levada do local a quantia aproximada de R$ 120 mil. Desde então, as investigações iniciaram com o auxílio das imagens das câmeras de segurança do estabelecimento a fim de dar resolutividade ao caso. Na casa do investigado foram apreendidos uma motocicleta, um carro (ambos sem restrição de furto/roubo), celulares, uma arma de fogo calibre 38, munições, além de R$ 32 mil em dinheiro.

Na Central de Flagrantes, o acusado e sua companheira foram ouvidos, mas somente ele foi preso. Segundo a delegada Daniela Dinalli, as investigações prosseguirão para descobrir se mais alguém participou da ação criminosa. O inquérito policial deve ser encerrado dentro de 10 dias. 

Portal Costa Norte 

Adolescente de 16 anos é morto a tiros em via pública na cidade de Parnaíba

Um adolescente identificado como Clenio Marreira Azevedo, de 16 anos, vulgo 'Sementinha do Mau', foi morto a tiros na noite dessa terça-feira (23/11), por volta das 22h, na Rua Caramuru, Bairro São Francisco da Guarita, em Parnaíba, litoral do Piauí. A vítima foi atingida com cerca de três tiros.

Conforme informações de populares, um carro branco e uma motocicleta invadiram a contramão da rua e ao chegar na frente do prédio onde funcionou uma agência do Banco do Brasil os indivíduos que estavam nos veículos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o adolescente.

Clenio Azevedo não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Ele residia no bairro Pindorama e já havia passado pelo Centro Educacional Masculino (CEM) em Teresina.

A Polícia Militar isolou o local do crime até a chegada da perícia e do Instituto de Medicina Legal (IML), que fez a remoção do corpo da vítima. As investigações ficarão sob responsabilidade da Delegacia de Combate a Homicídios, Tráfico de Drogas e Latrocínio (DHTL) de Parnaíba.

Com informações: In Foco

Corpo em estado de decomposição é encontrado boiando em rio de Parnaíba

O corpo de um homem ainda não identificado foi encontrado em avançado estado de decomposição na manhã desta terça-feira (23), por volta de 9h, nas margens do Rio Igaraçu, no bairro Ilha Grande de Santa Isabel, na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí.

De acordo com informações, o corpo foi encontrado por moradores, após sentirem um forte odor vindo das margens do rio. Um morador resolver averiguar e encontrou o corpo boiando. O Corpo de Bombeiros foi acionado pela Polícia Militar e realizou a retirada do corpo do local.

Uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) esteve no local e fez à remoção do corpo, a vítima segue sem identificação e ninguém compareceu para o reconhecimento. A Polícia Civil vai investigar o caso.

Fonte: Piauí em Dia

terça-feira, 23 de novembro de 2021

COCAL/PI: Prefeitura e parcerias promovem curso para agricultores

Do dia 18 a 21 de novembro, aconteceu na comunidade Agrovila Jacaré um curso de horticultura orgânica articulado pela Prefeitura de Cocal, por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura (SMA), a Cooperativa FrutaMel, SENAR e IFPI, através do projeto AgroIFNordeste.

VEJA FOTOS:

O curso tem por objetivo proporcionar a alguns horticultores beneficiários do projeto de extensão AgroIfNordeste, novos conhecimentos e trocas de experiências sobre a atividade, como o levantamento e preparação de canteiros;  preparo de substratos e Produção de mudas em bandejas comerciais e copos de papel reciclado; preparo de extratos vegetais para controle de inimigos naturais e doenças de olerícolas (ramo da agricultura que se ocupa com o cultivo de hortaliças, frutas e flores); produção de composto orgânico, biofertilizante, calda bordalesa e  calagem (etapa do preparo do solo para cultivo agrícola na qual se aplica calcário com os objetivos de elevar os teores de cálcio e magnésio, neutralização do alumínio trivalente e corrigir o pH do solo, para um desenvolvimento satisfatório das culturas).

De acordo com a secretária de Agricultura do Município, Tatyane Albuquerque, a ação foi muito proveitosa e ao todo foram atendidos 10 horticultores acompanhados pelo tecnólogo em Agroecologia Valdeir Alves Carvalho, residente do referido projeto.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal

Rejane Dias anuncia obra de revitalização da PI-303 entre Bom Princípio e BR-343


Durante sua agenda em Teresina nesta segunda-feira (22/11), o prefeito de Bom Princípio do Piauí Lucas Moraes esteve com a deputada federal Rejane Dias, e, solicitou agilidade na recuperação da PI-303 que liga a cidade de Bom Princípio do Piauí à BR-343.

Tendo em vista a solicitação, a então deputada federal garantiu que em um prazo de 20 dias as obras dariam início, o prefeito ressaltou os esforços feitos pelo poder público municipal para manutenção paliativa da estrada e que chegou a realizar uma operação tapa buracos com recurso próprios.

Logo, as obras de revitalização serão executadas, proporcionando maior qualidade na locomoção dos que habitam e trafegam pela região.

FONTE: SECOM-PMBPP

Esquenta Black Friday Paraíba



Policia Militar de Bom Princípio recupera animais e efetua prisões por furto

Na carroceria do veículo da PM, estão dois proprietários segurando os animais. 

O Grupamento da Policia Militar/GPM de Bom Princípio do Piauí, sob o comando do 1º Tenente Muniz, conduziu para central de flagrantes em Parnaíba, na manhã deste último sábado (20), 03 elementos envolvimento em furto e receptação de animais (bodes) na zona rural daquele município.

De acordo com o Tenente Muniz, a operação que desarticulou a quadrilha de roubo de animais vem atuando na região de Bom Princípio, Buriti dos Lopes, Parnaíba, Caxingó, Caraúbas, Cocal e Cocal dos Alves. A tenente informou ainda que o GPM, contou com o apoio da ROCAM e da Força Tática de Paranaíba.  

Os proprietário dos animais roubados, ajudaram a PM no manejo dos bodes durante o percurso até a central de flagrantes em Parnaíba e no retorno a Bom Princípio.  

As prisões foram efetuadas em Parnaíba, após realizarem diligências que deu início no bairro Alto Santa Maria, prosseguindo até o bairro Carpina, trecho da BR 402, onde foi apreendido 11 bodes em dois locais investigados, dos mais de 50 furtados de uma propriedade na zona rural de Bom Princípio, fato ocorrido em duas ocasiões da semana passada.

Na central de flagrantes, um dos conduzidos foi autuado por receptação pela posse dos animais. O delegado Rodrigo Mello arbitrou fiança criminal no valor de R$ Mil Reais para soltura do acusado. Os outros dois conduzidos prestaram depoimentos e liberados da detenção. 

Edição: Portal do Rurik