BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 22 de abril de 2023

VÍDEO | Nonatinho do Sindicato anuncia projeto de um Centro de Especialidades Odontológicas para Cocal

Na última terça-feira (18) O prefeito, Nonatinho do Sindicato, a secretária de Saúde, Fabrícia Vieira, e a assessora técnica, Flávia Raymme, juntos, estão encaminhando para o Conselho Municipal de Saúde a aprovação do primeiro Centro de Especialidades Odontológicas para atender a população.

Os cocalenses já contam com um centro de especialidades onde são oferecidos os serviços de atendimento com profissionais das áreas de clínica geral, ginecologia e obstetrícia, ortopedia, nutricionismo, pneumologia, psicologia e pediatria.

O novo projeto, que foi apresentado ao prefeito, agrega mais qualidade aos trabalhos oferecidos pela Saúde municipal e prevê a oferta de serviços para casos que não são resolvidos pela a Atenção Básica, para que os pacientes possam ser encaminhados e direcionados ao Centro de Especialidades Odontológicas.

Aqui, a comunidade terá à disposição vários profissionais, como: cirurgião bucomaxilo, que cuida de diversas patologias e condições relacionadas à região da face, do crânio, do pescoço, dos maxilares e da cavidade bucal; dentista perito em endodontia, que trata lesões e doenças da polpa e da raiz do dente; e dentista com especialidade em periodontia, responsável pela prevenção, tratamento e diagnóstico de doenças relacionadas as gengivas e os ossos. Estas são especialidades que, quando implantado o referido centro, trarão mais benefícios à população de Cocal.

Ascom/Prefeitura de Cocal

Cocal: Prefeitura realiza Audiência Pública para dar início ao Orçamento Anual para 2024

Nessa quinta-feira (20), a Prefeitura de Cocal (PI), por meio da Controladoria geral do Município, realizou Audiência Pública para apreciação e avaliação do anteprojeto de lei das diretrizes orçamentária para elaboração do orçamento geral do exercício financeiro de 2024.

O controlador geral do município, Douglas Magalhães, explica o propósito dessa reunião: “A Audiência Pública apresentada hoje dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da execução do orçamento anual do ano 2024, e das atualizações do PPA - Plano Plurianual (2022-2025).

Após a apresentação dessa audiência Pública, vai ser lavrada a Ata e encaminhado o pré-projeto para a Câmara, para a apreciação dos vereadores. É nesse momento em que serão tomadas as decisões acerca dos parâmetros que serão adotados dentro do orçamento do ano subsequente: pra cada órgão, pra cada secretaria, vai estar discricionado, aqui, os percentuais dos mínimos legais, os máximos constitucionais, dentro desse Projeto de Lei que a gente apresenta hoje.

O Plano Plurianual (PPA) é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo, previsto no artigo 165 da Constituição Federal que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública organizado em programas, estruturado em ações, que resultem em bens e serviços para a população.

O PPA tem duração de quatro anos, começando no início do segundo ano do mandato do chefe do poder executivo e terminando no fim do primeiro ano de seu sucessor, de modo que haja continuidade do processo de planejamento. Nele constam, detalhadamente, os atributos das políticas públicas executadas, tais como metas físicas e financeiras, públicos-alvo, produtos a serem entregues à sociedade, etc. do poder executivo e terminando no fim do primeiro ano de seu sucessor, de modo que haja continuidade do processo de planejamento. Nele constam, detalhadamente, os atributos das políticas públicas executadas, tais como metas físicas e financeiras, públicos-alvo, produtos a serem entregues à sociedade, etc.

Ascom/Prefeitura de Cocal

Cocal: Saúde bucal é destaque nas escolas municipais

A Prefeitura de Cocal, leva ações do Programa Saúde na Escola (PSE), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Desta vez a equipe de profissionais assistiu os estudantes das escolas das localidades Contendas e Assentamento Jacaré, na zona rural do município.

O assunto foi abordado por meio de uma palestra, com o auxílio de um macro modelo, apresentação voltada diretamente para os alunos e os educadores. Este trabalho tem como objetivo orientar os alunos sobre a importância da saúde bucal, além de ensinar sobre técnica de escovação adequada, supervisionada e aplicação tópica de flúor nos estudantes.

A promoção de saúde bucal é de extrema importância, principalmente nos primeiros anos de vida. Sendo assim, a promoção da higiene bucal em âmbito escolar influencia no combate contra doenças bucais, pois crianças passam a maior parte do dia nas escolas, com isso, são mais estimuladas e dispostas para aprender. Assim, intervenções educativas auxiliam a resgatar uma saúde bucal melhor, por meio de debates, palestras, campanhas e dentre outras formas. Dessa maneira, a orientação fará com que crianças tenham o hábito a higiene bucal e que tenha também uma alimentação saudável.

Ascom/Prefeitura de Cocal

VENDAS E COMPRAS DE IMÓVEIS EM LUIS CORREIA, PARNAÍBA, BURITI DOS LOPES E TERESINA-PI

Lucas Moraes é homenageado no dia do seu aniversário por familiares, amigos e colaboradores

O prefeito de Bom Princípio do Piauí, Lucas Moraes, foi homenageado por seus amigos e secretários municipais em uma celebração em comemoração ao seu aniversário. O evento realizado no sítio do Mano, foi muito emocionante, com diversas palavras de carinho e agradecimento sendo direcionadas ao prefeito. Ele se sentiu muito feliz e grato por todo o reconhecimento recebido.

Durante o evento, o prefeito Lucas Moraes presenteou sua avó, Livramento Moraes, que é professora aposentada, com o primeiro pedaço do bolo. Emocionado, ele agradeceu pelo exemplo e ensinamento que lhe foram repassados quando criança, ressaltando a importância da educação em sua vida e em sua trajetória política.

A avó de Lucas Moraes, dona Livramento Moraes, ficou visivelmente emocionada com a homenagem do neto, e agradeceu a ele por sempre ter sido um neto tão dedicado e amoroso. Ela também destacou a importância da educação em sua vida, lembrando com carinho dos anos em que lecionou para diversas crianças da cidade, incluindo Lucas Moraes.

Ao final das homenagens, o prefeito Lucas Moraes agradeceu a todos os presentes pela homenagem e pelo carinho recebido. Ele se mostrou muito feliz e satisfeito com a festa, destacando que é um grande privilégio poder contar com amigos e familiares tão especiais em sua vida.

FONTE: SECOM - PMBPP

BOM PRINCÍPIO DO PIAUÍ - ESPORTE

Torneio cidade de futebol Master já tem seus finalistas e data da grande final.

Na tarde desta sexta-feira (21/04), ocorreu a semifinal do Torneio Cidade de Futebol Master no estádio Aderson Rabelo. O evento reuniu uma grande quantidade de torcedores e amantes do esporte, que puderam desfrutar de uma tarde cheia de emoções e grandes jogadas.

Botafogo de Córrego

Às 15h, a equipe do Botafogo de Córrego enfrentaria a equipe de Tamarindo, que não compareceu para o jogo, resultando em uma vitória por WO para o time de Córrego. Já às 16h, a partida entre Bom Princípio e Boa Vista foi muito acirrada. Ambas as equipes mostraram um bom desempenho, mas foi a equipe de Bom Princípio que saiu vitoriosa por 1 a 0, com um belíssimo gol de Fabiano Teles, de fora da área.

Bom Princípio

O treinador Leandro Fontenele foi o responsável por comandar a equipe de Bom Princípio, que demonstrou muita determinação e habilidade durante toda a partida. Agora, a equipe se prepara para disputar a grande final do torneio cidade de futebol master, que ocorrerá na próxima terça-feira, dia 25 de abril, às 16h, no estádio Aderson Rabelo, contra o Botafogo de Córrego.

Boa Vista

A final promete ser um grande espetáculo, com muita emoção e um alto nível de competição. Ambas as equipes estão muito motivadas e dispostas a dar o seu melhor para conquistar o título. Os torcedores já estão ansiosos e preparados para comparecer em peso ao estádio e apoiar suas equipes do coração. Será um momento único e emocionante para todos os envolvidos e para aqueles que amam o futebol.

FONTE: SECOM - PMBPP

BOM PINCÍPIO DO PAIUÍ – EDUCAÇÃO

Secretaria municipal da educação realiza 2º encontro formativo do programa piauiense de alfabetização na idade certa.

A Secretaria Municipal da Educação em parceria com a Prefeitura Municipal de Bom Princípio do Piauí realizou nesta quinta-feira (20/04), na Unidade Escolar Lívio Ribeiro dos Santos o 2º Encontro Formativo proporcionado pelas ações do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa.

O encontro formativo contou com a participação de 46 participantes: gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores da Educação Infantil e Ciclo de Alfabetização (1º e 2º Ano). 

No período da manhã foi mediado pela Psicóloga Darlene Santos, momento esse que foi abordado a temática em relevância do momento dando em foco aos aspectos da “Não violência nas escolas”, orientando a todos sobre a intervenção no ambiente escolar em situações de violência. Em seguida a Psicóloga e estudante em Direito Laena Barros abordou a importância da Educação Antirracista no ambiente escolar dando ênfase ao racismo estrutural e respeito as etnias-raciais.

A no segundo momento da formação, a Equipe Municipal do Programa Luiz Carlos Brito (Coordenador e Formador do Circuito Gestão Escolar), Maria José Pereira (Formadora da Educação Infantil) e Aurineide Dionísio (Formadora do Ciclo de Alfabetização) abordaram as temáticas relacionada ao eixo de formação elucidada pelo Programa.

Também houve o compartilhamento de práticas e estratégias pedagógicas dos professores: Maria dos Navegantes (Educação Infantil – Creche Tia Brígida), Maria Eliane Fontenele (Ciclo de Alfabetização – E. M. Felipe Conduru), Janaína Silva (Ciclo de Alfabetização – E. M. Felipe Conduru), Benedita Freitas (Educação Infantil e Ciclo de Alfabetização/Multisseriada – U. E. Cisino Pereira de Freitas e Maria Ivanilde Rodrigues (Ciclo de Alfabetização/Multisseriada – E. M. Bom Sucesso). As professoras explanaram sobre suas práticas e estratégias, adaptáveis as necessidades da turma com o objetivo que todos os alunos participem e possam construir e adquirir conhecimentos.

A Secretária da Educação Jacyrema Gouvêa acrescenta que: “momentos como esses são essenciais, pois promove o trabalho colaborativo e a socialização de práticas e valida a importância da formação continuada dos professores do município".

FONTE: SECOM - PMBPP

sexta-feira, 21 de abril de 2023

PM apreende revólver e munições em posse de homem de 33 anos no município de Parnaíba

A Polícia Militar do Piauí (PM-PI), por meio do Serviço Reservado do 2º BPM Major Osmar, apreendeu uma arma de fogo e várias munições em posse de um homem identificado pelas iniciais J.J. da S.R., de 33 anos, por volta das 12h desta sexta-feira (21), na Rua do Lacerda, Comunidade Fazendinha em Parnaíba. A ação contou com apoio da Força Tática.

De acordo com informações colhidas pelo infocopiaui.com, a equipe do Serviço Reservado recebeu uma denúncia anônima de que no endereço havia arma de fogo e muita munição.

Os policiais foram até o local, e quando chegaram ao endereço, descobriram que o imóvel pertencia ao filho de um Policial Penal, e que o policial estava de serviço, entretanto compareceu ao local e com autorização dele mesmo, os agentes adentraram a casa. A ação policial teve o comando do Tenente-Coronel Erisvaldo Viana.

No local foram encontrados um revólver calibre 38, tendo a capacidade de seis tiros, além de 43 (quarenta e três) munições intactas.

Central de Flagrantes de Parnaíba para a adoção dos procedimentos cabíveis ao caso.

Informações | In Foco Piauí 

Homem de 23 anos é preso pela Polícia Civil por roubo e tentativa de homicídio

Diante dos fatos, o homem foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Luzilândia e agora encontra-se à disposição do Poder Judiciário.

Um homem de 23 anos identificado pelas iniciais J.C.A., vulgo 'Kikiki', natural da cidade de São Bernardo, no Maranhão, foi preso pela Polícia Civil do Piauí, acusado de diversos crimes na região norte do Piauí. A prisão aconteceu em parceria com a Polícia Civil do Maranhão.

De acordo com informações repassadas pela polícia, na noite de quarta-feira (19), uma série de roubos à mão armada foi registrada na cidade de Luzilândia. Durante as diligências, um dos criminosos acabou disparando contra a equipe da Polícia Civil.

Em uma resposta rápida, e com apoio da polícia maranhense, o responsável pelos atos foi devidamente identificado e preso. Em posse do criminoso, foi recuperada uma motocicleta e 03 (três) celulares, todos objetos de roubo, bem como foi apreendida uma arma de fogo e munições.

Ainda de acordo com a polícia, o indivíduo, o qual é integrante da facção criminosa Comando Vermelho, possui uma extensa ficha criminal do estado do Maranhão.

Ele foi autuado em flagrante por roubo duplamente majorado (concurso de agentes e emprego de arma de fogo), bem como por crime de tentativa de homicídio qualificado (fato cometido em desfavor de agentes de segurança pública, no exercício da função).

Diante dos fatos, o homem foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Luzilândia e agora encontra-se à disposição do Poder Judiciário.

Informações | In Foco Piauí 

Acusado de homicídio é preso após ameaçar populares com arma de fogo em Cocal

A Polícia Militar conseguiu prender um homicida identificado como Lailson Mesquita Silva, de 28 anos, que mantinha um homem refém sob a mira de um revólver na noite desta quinta-feira (20), por volta das 19h30, no bairro São Francisco, na cidade de Cocal, Norte do Piauí.

Segundo informações, o acusado com uma arma de fogo em punho invadiu uma residência, supostamente, com o intuito de fugir de dois rivais que ocupavam uma moto e lhe perseguiam. No interior do imóvel, o indivíduo pegou o telefone de uma das vítimas e ligou para um familiar afirmando que estava em fuga e logo em seguida efetuou um disparo atingindo um dos eletrodomésticos.

Momentos depois o criminoso fugiu pulando os muros (onde acabou machucando uma perna) e adentrou em uma outra casa, onde fez um morador refém. A Polícia Militar foi acionada e houve uma negociação, na qual Lailson acabou se entregando e sendo conduzido para a Central de Flagrantes de Parnaíba.

Lailson era considerado um foragido da justiça por possuir em seu desfavor um mandado de prisão, do tipo definitiva, ao ser condenado pelo Tribunal Popular do Júri a uma pena de mais de 13 anos de reclusão por um homicídio praticado no ano de 2016, na cidade de Timon, no Maranhão. Contra ele ainda consta um processo pelos crimes de receptação e posse de arma de fogo registrados no ano de 2020, na Comarca de Piripiri, no Piauí.

Informações | Blog do Coveiro

Ex-detento natural de Buriti dos Lopes é preso após invadir residência e furtar objetos em Parnaíba

Um ex-presidiário identificado como Antônio Mário Rodrigues de Sousa, vulgo Pererê, de 31 anos, foi preso na madrugada desta sexta-feira (21), acusado de invadir uma residência e furtar objetos, no bairro Campos, na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí.

De acordo com informações, a vítima ao chegar na residência, encontrou o imóvel todo revirado. Com ajuda de populares, o suspeito foi capturado e com ele foi encontrado pequenos objetos, como par de brincos, celulares danificados, batons e outros.

A polícia ainda apreendeu várias peças de roupas, como moletons e lençóis. Na Central de Flagrantes, foi autuado por furto qualificado tentado. Pererê já tem passagem por roubo e fuga da Penitenciária Mista de Parnaíba. Ele é natural da cidade de Buriti dos Lopes.

Informações | Portal do Piauí 

quinta-feira, 20 de abril de 2023

Homem é preso após agredir 'amigo' com pauladas e facadas em Cocal

A Polícia Civil prendeu o jovem Natanael Ferreira Miranda, de 23 anos, sob acusação de ter agredido com golpes de faca e pauladas o senhor Francisco Xavier Neto, de 57 anos. O fato aconteceu na tarde desta quinta-feira (20/04), na comunidade Massalinas, zona rural de Cocal, município da região Norte do Piauí.

ACUSADO                                                VÍTIMA

Os agentes foram acionados por moradores que relataram que o acusado estava agredindo a vítima e que ao se dirigirem ao local na tentativa de prestar socorro ao ferido, estes eram impedidos de se aproximar pelo próprio agressor, que estava armado com uma faca.

Ao atender a ocorrência, os policiais localizaram o acusado, que recebeu voz de prisão, bem como a vítima, que foi socorrida pela equipe e encaminhada até o hospital da cidade. A motivação do crime ainda será esclarecida, mas as informações iniciais apontam que foi em meio a uma bebedeira.

O senhor Francisco Xavier apresentava lesões no couro cabeludo, na face, e teve a orelha direita quase decepada, com indícios de traumatismo cranioencefálico (TCE). Após receber os primeiros socorros, o homem teve que ser transferido para uma avaliação médica mais detalhada no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) em Parnaíba.

Informações | Blog do Coveiro - Cocal/PI

PEIXARIA RAMOS – economia e o menor preço da cidade!

PEIXARIA RAMOS – economia e o menor preço da cidade, comunica os seus clientes que disponibilizamos dos serviços de ponta entrega pelo Telefone ou WhatsApp (86) 9 9928 - 9277.

Vendemos peixe, frango, carne bovina, suíno, ovino, caprino, gêneros alimentícios, frutas e verduras, além de uma infinidade de outros produtos como; material de limpeza, gás de cozinha, água mineral e muito mais – fazemos entrega.    

Venha conferir o que nós estamos anunciando, ligue já!

Telefone ou WhatsApp para contato: (86) 9 9567-9397

Estamos localizados na rua Bernadino Rego, nº 329, Bairro Acampamento/Buriti dos Lopes – PI. Nosso telefone para contato: (86) 9 9928 - 9277 – aceitamos todos os cartões de créditos e PIX. 

Torneio de Futevôlei já tem seus finalistas e data da grande final

A tarde desta quarta-feira (19/04), foi marcada pela terceira rodada do torneio de futevôlei promovido pela prefeitura municipal por meio da secretaria de esporte e juventude na quadra de areia da praça central de Bom Princípio do Piauí.

As partidas foram bastante disputadas, com as duplas Gleisson e Edgar, Gustavo Carvalho e Rian Sousa, garantindo suas vagas na grande final. A final, já tem data marcada para o dia 29 de abril e, promete ser emocionante, com a presença de grandes jogadores e torcidas animadas.

O evento faz parte das festividades alusivas aos 31 anos de emancipação política do município de Bom Princípio do Piauí, e tem como objetivo fomentar a prática esportiva e o lazer entre a população bomprincipiense.

A competição reuniu duplas de da sede e de vários povoados da zona rural e tem atraído grande público em todas as suas rodadas.

O secretário municipal de Esporte e Juventude, Fábio Junior, destacou a importância da competição para a cidade. Segundo ele, além de incentivar a prática esportiva, o torneio promove a integração entre os participantes e estimula a formação de novas duplas e a descoberta de novos talentos. "É uma oportunidade única para que os atletas locais possam mostrar suas habilidades e disputar em um evento de grande porte", ressaltou.

Com a proximidade da grande final, a expectativa é de que o evento seja ainda mais movimentado, com a presença de familiares e amigos dos jogadores, além de torcedores apaixonados pelo esporte. Para os finalistas, a ansiedade e a preparação para o grande dia já começaram, e a expectativa é de que a disputa seja acirrada e emocionante.

FONTE: SECOM - PMBPP

Prefeitura Municipal de Bom Princípio realiza entrega de cadeira de rodas

A Prefeitura de Bom Princípio do Piauí Secretaria Municipal de Saúde deu continuidade às suas ações de assistência social nesta quarta-feira (19/04), ao entregar uma cadeira de rodas para a senhora Maria Raimunda de Carvalho. A moradora da rua Joaquim Lúcio, na sede do município, foi agraciada com a doação, que foi realizada pelo enfermeiro e coordenador da atenção básica Jeferson Araújo e a agente comunitária de saúde Alcioneda Neves.

A entrega foi possível graças a uma parceria com o CEIR, que vem trabalhando em conjunto com a secretaria de saúde para proporcionar mais conforto e bem-estar à população. A cadeira de rodas será fundamental para a locomoção da senhora Maria Raimunda, que agora poderá se deslocar com mais segurança e independência, contribuindo para a sua qualidade de vida.

A Prefeitura Municipal reafirma seu compromisso com a promoção da saúde e do bem-estar da população, e seguirá trabalhando em parceria com outras instituições para ampliar sua atuação e garantir mais acessibilidade e inclusão social para todos os bomprincipienses.

FONTE: SECOM - PMBPP

Idoso morre após ser atropelado por veículo na BR 402, no município de Parnaíba

Um idoso de 66 anos - de identidade não revelada - morreu por volta das 6h20 desta quinta-feira (20), após ser atropelado no Km 42,6 da BR-402, em Parnaíba. As informações são da Polícia Rodoviária Federal – PRF, que atendeu a ocorrência.

Segundo a PRF, o homem estava andando na rodovia, quando foi atropelado por um veículo que estava na mesma faixa de trânsito em que o pedestre transitava. Após o atropelamento, o veículo envolvido no acidente evadiu-se do local. A causa principal do acidente foi a reação tardia por parte da pessoa que conduzia o veículo.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU ainda foi acionada, mas a vítima já tinha ido a óbito. O corpo do idoso foi recolhido e encaminhado ao Instituto de Medicina Legal - IML de Parnaíba.

Secretaria Municipal de Saúde realiza atendimento médico na zona rural de Bom Princípio

Na manhã desta terça-feira (18/04), a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma importante ação de atendimento no povoado Jenipapo dos Miguel. 

A iniciativa contou com a participação de profissionais qualificados da saúde, incluindo o Diretor da Unidade Básica de Saúde de São Miguel, o técnico de enfermagem Erlandio Moraes, o médico Dr. Roberto Júnior e a técnica de enfermagem Rosângela Portela.

Durante a ação, foram realizadas triagem, verificação de pressão arterial, glicemia capilar e entrega de medicamentos, tudo com o objetivo de levar mais qualidade de vida para os moradores daquela comunidade.

Para a Agente de Saúde Maria Francisca, essa foi uma ação muito importante e significativa para a população da região, já que muitas pessoas nunca haviam recebido atendimento médico na comunidade.

Segundo ela, a iniciativa foi muito bem-vinda e necessária, e a população se mostrou bastante feliz e agradecida pelos serviços prestados. A ação demonstra o comprometimento da Secretaria Municipal de Saúde em levar atendimento de qualidade para toda a população.

A Secretária Municipal de Saúde, Naiara Carvalho, destacou a importância da ação e reafirmou o compromisso da secretaria e da gestão do prefeito Lucas Moraes em promover ações que garantam mais saúde e bem-estar para toda a população.

Segundo ela, é fundamental que os serviços de saúde cheguem a todas as comunidades, e iniciativas como essa são essenciais para garantir que isso aconteça. A ação realizada na manhã de hoje é um exemplo do empenho da secretaria em proporcionar atendimento de qualidade para todos os cidadãos bomprincipienses.

FONTE: SECOM - PMBPP

Com duas datas de shows, a cidade de Bom Princípio do Piauí terá o melhor aniversário de todos os tempos

O município de Bom Princípio do Piauí está prestes a comemorar um aniversário histórico. Com uma programação que promete ser a melhor de todos os tempos, a cidade se prepara para receber grandes nomes da música brasileira em dois mega shows que prometem agitar a região.

O evento será realizado na Praça de Eventos dos Ferroviários e contará com a presença dos maiores vaqueiros do Brasil, Zé Vaqueiro e Grandão Vaqueiro, além de Matheus Ximenes, Raied Neto, Moleca 100 Vergonha e Aldair Playboy.

A expectativa é grande para o dia 27 de abril, quando os vaqueiros mais famosos do Brasil se apresentarão em Bom Princípio do Piauí.

A cidade, conhecida pela sua tradição na vaquejada, espera receber um grande público para prestigiar os shows. Zé Vaqueiro e Grandão Vaqueiro são conhecidos por seus hits de sucesso e prometem agitar o público presente com muita música e animação. Matheus Ximenes também é um dos destaques da noite e trará sua música para os fãs da região.

No dia 29 de abril, quando a cidade comemora seus 31 anos de emancipação política, a programação promete ser ainda mais animada. O hasteamento da bandeira e o desfile cívico serão algumas das atividades que marcarão a data. Além disso, a cidade sediará competições esportivas, que prometem atrair atletas de todas as idades e regiões. À noite, a atração principal será o show da cidade, que contará com grandes nomes da música nacional.

Raied Neto abrirá o baú da Calcinha Preta e Moleca 100 Vergonha para um show inesquecível. Os fãs das bandas de forró mais populares do Brasil terão a oportunidade de ouvir seus sucessos ao vivo em um espetáculo que promete ser memorável. E para fechar a noite com chave de ouro, Aldair Playboy se apresentará no palco, trazendo sua música para o público em Bom Princípio do Piauí.

A realização do evento é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Bom Princípio do Piauí, liderada pelo prefeito Lucas Moraes. Com apoio do governo do estado do Piauí e o deputado estadual Flávio Junior o evento promete ser um marco na história da cidade. Com shows de grandes artistas da música brasileira e uma programação variada para todas as idades, o aniversário de 31 anos de emancipação política do município de Bom Princípio do Piauí promete ser inesquecível.

OBS: Interessados em instalar barracas, procurar a secretaria municipal de administração, na prefeitura municipal!

FONTE: SECOM - PMBPP

BOM PRINCÍPIO DO PIAUÍ – EDUCAÇÃO

Secretaria Municipal de Educação realiza reunião com pais e mestres para discutir retorno das aulas após paralisação em Bom Princípio do Piauí. 

A reunião realizada pela secretaria municipal de educação de Bom Princípio do Piauí nesta segunda-feira (17/04) no Ginásio Teresinha de Jesus Marques rabelo, teve como objetivo discutir o cenário atual de violência nas escolas brasileiras e orientar pais e professores sobre medidas preventivas.

Com diálogos sobre o bullying, foram abordados conceitos, causas e efeitos, com o intuito de conscientizar os pais e responsáveis sobre a importância de prevenir essa prática nociva nas escolas.

Além disso, foram discutidos outros temas relevantes para a formação dos estudantes, como o efeito maléfico das fake news, os benefícios e malefícios do uso do celular, segurança nas instituições municipais de ensino, o controle dos materiais levados para as escolas e a importância dos pais na formação dos valores socioemocionais dos alunos.

Esses são assuntos que preocupam muito e, por isso, a reunião foi fundamental para esclarecer dúvidas e orientar sobre como lidar com essas questões.

Durante a reunião, também foi apresentado aos pais e responsáveis o cronograma da semana de atividades alusivas aos 31 anos de emancipação política do município de Bom Princípio do Piauí.

O evento contou com a participação do excelentíssimo prefeito Lucas Moraes, da secretária municipal de Educação Jacyrema Gouvêa, do vereador Jailson Galeno, da diretora do Ginásio Teresinha de Jesus Marques Rabelo Claudeth Neres, da coordenadora pedagógica do ginásio professora Gorete Galeno, professores e outras lideranças locais. A presença do prefeito foi especialmente importante, já que ele aproveitou a ocasião para anunciar medidas que serão adotadas a partir de amanhã, quando as aulas retornam, após paralisação.

Entre as medidas anunciadas pelo prefeito Lucas Moraes, estão o reforço na segurança das escolas, a presença de monitores dos ônibus escolares e a realização de atividades para promover a cultura da paz e do respeito nas escolas. Essas ações são essenciais para garantir um ambiente seguro e saudável para os estudantes, contribuindo para o seu desenvolvimento e aprendizagem.

Durante a reunião, a secretária Jacyrema Gouvêa destacou a importância da participação dos pais e responsáveis na formação dos alunos, especialmente no que diz respeito à educação socioemocional. Segundo ela, é fundamental que a escola e a família trabalhem juntas para ensinar valores como respeito, empatia e solidariedade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e pacífica.

Por fim, a reunião mostrou-se muito positiva, não só para os pais e responsáveis, mas também para os mestres e para as equipes da Secretaria Municipal de Educação e do Ginásio Teresinha de Jesus Marques Rabelo. A troca de informações e experiências é fundamental para que todos possam contribuir para a formação dos estudantes e para o fortalecimento da educação no município. É preciso estar sempre atento aos desafios e buscar soluções conjuntas para superá-los.

FONTE: SECOM - PMBPP

Mulher é estuprada e roubada dentro da própria residência em Pedro II

Uma mulher foi roubada e violentada sexualmente dentro da própria residência, na madrugada desta quarta-feira (19) na Vila Operária, em Pedro II.

De acordo com informações da Polícia Militar da região, que atendeu a ocorrência inicialmente como um furto. O caso se desenrolou quando a vítima registrou um boletim de ocorrência e relatou que além de ter a casa invadida e roubada ela também teria sofrido um estupro.

Segundo a polícia, o suspeito invadiu a residência pelo teto enquanto a mulher estava dormindo. Ele ainda teria ameaçado a vítima com uma faca.

Os vizinhos ouviram os gritos de socorro da vítima e acionaram uma equipe da PM, que se deslocaram até o local, mas o suspeito já havia fugido. Durante a ocorrência, o criminoso ainda furtou um celular e um cartão de crédito.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Pedro II.

Informações | Lupa 1

Tentativa de homicídio a tiros registrada em Parnaíba no bairro Bebedouro

Por volta das 18h desta quarta-feira (18), uma tentativa de homicídio foi registrada na Rua João do Cícero antiga rua das Flores no bairro Bebedouro na cidade de Parnaíba.

A vítima foi identificada apenas como Alejandro de 19 anos, que foi alvejado com cerca de dois disparos de arma de fogo um atingindo a perna e outro no antebraço, onde segundo informações a vítima estaria nas imediações de um campo, quando dois homens em uma motocicleta de cor branca se aproximaram e dispararam contra ele.

A Polícia Militar através da ROCAM e da Força Tática estiveram no local, e já buscam pistas para localizar os atiradores. Uma suposta confusão dias atrás teria sido o motivo dos disparos. O serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) socorreu a vítima encaminhando ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA).

Informações | Plantão Parnaíba 24horas

Jovem sofre tentativa de homicídio na cidade de Parnaíba

Um jovem de 23 anos identificado como Fabrício Moraes do Nascimento Silva foi alvo de uma tentativa de homicídio, na noite desta quarta-feira (19), por volta das 19h15, na Rua Francisco Borges dos Santos, no bairro João XXIII , em Parnaíba litoral norte do estado. Policiais Militares da Força Tática do 2º BPM Major Osmar foram acionados para atender a ocorrência.

De acordo com informações contra a vítima foram efetuados cerca de três disparos que atingiram a vítima. As informações dão conta ainda de que Fabrício estava na rua, e um suspeito, caminhando sacou uma arma e efetuou os disparos. 

A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU e em seguida encaminhado ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde - HEDA em Parnaíba para os atendimentos médicos.

A polícia militar está diligência para tentar prender o suspeito, mas até o fechamento dessa reportagem nenhum suspeito foi localizado. O caso será investigado pela Polícia Civil do Piauí.

Informações | Alerta PHB 

quarta-feira, 19 de abril de 2023

Cocal: Prefeito Nonatinho cumpri agenda em Brasília

Prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato, vai se reunir hoje (19), as 20h com o ministro Wellington Dias, em Brasília.

Na pauta serão tratadas ações do Programa Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida.

A reunião contará com a presença do vice-prefeito, Dr Douglas, do prefeito de Cocal dos Alves, Osmar Vieira e do prefeito de São João da Serra, João Manu.

Fonte: Ascom P. M. Cocal

Prefeitura de Cocal lança campanha IPTU Premiado

Aconteceu na manhã dessa segunda (18), o lançamento da campanha IPTU Premiado, do Programa Regulariza, promovida pela Prefeitura de Cocal. O evento foi realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (STRAAF) e é executada pelo setor de tributos do município.

A campanha tem por objetivo fortalecer a relação entre comunidade e prefeitura, buscando aprimorar a participação da população na construção de uma cidade cada vez melhor, buscando também mostrar a importância dos moradores manterem seus imóveis totalmente legalizados, fato que contribui para a valorização das propriedades e para a organização de toda a cidade.

Durante a abertura da campanha, a senhora Teresa Sotero, agente de desenvolvimento territorial do SEBRAE-PI, falou a respeito do papel a ser desempenhado nessa ação, que é contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas, que possam impactar positivamente na vida da população.

A diretora tributária, Antônia Siqueira, destacou a importância do evento de lançamento do IPTU Premiado, relatando que, com a contribuição, o município pode fortalecer diversas ações em benefício da população: “Esse tributo, esse repasse, é investindo na própria cidade,  esse dinheiro que você paga é revestido em melhorias pra cidade: calçamento, iluminação, reforma de escola, saúde, etc. Para quem está inadimplente, a gente está com um projeto muito bom: 50%  (cinquenta por cento)de desconto em cota única, em pagamento à vista, ou pode ser parcelado em três vezes, também com o desconto de 20% (vinte por cento), além de premiações, cujo sorteio será realizado em 22 de agosto, no aniversário da cidade.”

Para garantir a transparência e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos, a prefeitura prestará contas detalhadas do uso do IPTU. Dessa forma, cada cidadão poderá acompanhar de perto o impacto positivo das ações realizadas com o dinheiro arrecadado, fortalecendo a confiança na administração pública e aprimorando a participação da população na construção de uma cidade cada vez melhor.

Fonte: Ascom P. M. Cocal

Prefeitura apresenta 3ª turma dos beneficiários do programa CNH Popular

O prefeito de Buriti dos Lopes, Júnior Percy (PP), esteve no início da noite desta terça-feira (18), reunido com os 52 beneficiários da terceira turma dos selecionados de mais uma etapa no Programa CNH Popular, implantado pela gestão municipal, que irá beneficiar 200 moradores do município que terão acesso à Carteira Nacional de Habilitação de forma gratuita.

Acompanhado da secretária municipal de Assistência Social, Ana Lúcia Tavares, o prefeito municipal deu boas vindas e desejou boa sorte aos contemplados. A empresa responsável é a Auto Escola Habilite, e a habilitação será nas categorias AB.

Com esses novos beneficiários, já são 132, os jovens e adultos contemplados até o momento. Buriti dos Lopes foi o primeiro município do Piauí a executar o esse programa de forma gratuita.

Fonte e imagens: ASCOM/PMBL