BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 11 de setembro de 2021

Parnaíba-PI | PRF prende mulher na BR-343 acusada de Receptação de Veículo

No momento da abordagem, uma mulher de 27 anos conduzia o veículo HONDA/CITY LX FLEX que tinha restrição de Roubo registrada há 4 meses na cidade de Fortaleza/CE. O veículo tinha seus elementos de identificação adulterados.


Policiais Rodoviários Federais prenderam na tarde de ontem (10) uma mulher de 27 anos acusada do crime de Receptação. A ação foi desencadeada quando os policiais o abordaram na rodovia BR 343 na cidade de Parnaíba/PI.

Durante fiscalização, os policiais abordaram o veículo HONDA/CITY LX FLEX e constataram, através de averiguação detalhada, que o veículo possuía seus elementos de identificação adulterados. Foi possível identificar o veículo original, o qual possui restrição de Roubo/Furto registrada na data de 19/04/2021 na cidade de Fortaleza/CE. Além disso, a condutora apresentou documentação do veículo com indícios de falsificação.

A mulher alegou que o veículo foi emprestado por um conhecido.

Desta forma, os policiais encaminharam a mulher e o veículo até à Polícia Civil na cidade de Parnaíba/PI para os procedimentos necessários. Ela responderá pelo crime de Receptação De Veículo - Art. 180 da Lei 2.848/1940 (Código Penal). 

Com informações: NUCOM/PRF

Prefeito Nonatinho prestigia agenda do governador Wellington Dias na região Norte

Nesta sexta-feira dia 10 de setembro, o prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato, esteve acompanhando a comitiva do Governador Wellington Dias e do Coordenador do Pro-Piauí Rafael Fonteles, durante agenda nos municípios de Buriti dos Lopes, Murici dos Portelas, Caxingó e Caraúbas do Piauí.

Wellington Dias e sua comitiva, chegaram em Buriti dos Lopes logo no início da manhã, e foram recepcionados por autoridades e lideranças no aeroporto da Fazenda do ex-Governador Zé Filho.

No município, Wellington Dias participou do plantio de mudas do Projeto Recordar, idealizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), em homenagem a cada vítima da Covid-19. O plantio foi realizado na praça principal de Buriti dos Lopes. “Fizemos um gesto de plantar uma árvore em memória da Dona Maria de Lourdes, como tantas outras pessoas que perdemos, quase sete mil pessoas em todo o Piauí, e esse gesto de plantar uma árvore, é claro que não traz a vida dessas pessoas de volta, mas é uma homenagem e um alerta para que as pessoas compreendam que o coronavírus ainda está entre nós, ainda temos que ter cuidados”, destacou Dias.

Em seguida, a comitiva visitou, as obras de reforma e ampliação do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Deputada Francisca Trindade, localizado na cidade de Buriti dos Lopes, onde anunciou mais investimentos na área da educação, e entregou tablets a estudantes do ensino médio que não tem acesso a internet, para participarem das aulas online. 

Assista o vídeo: 

A escola está sendo totalmente reformada e ampliada, um investimento em torno de R$ 1,6 milhão do PRO Piauí Educação. Foram entregues ainda tablets aos estudantes da unidade escolar que estão concluindo o Ensino Médio, inscritos no Enem e com dificuldade de conexão. Ao todo, serão 308 aparelhos destinados aos alunos do município, a fim de garantir o acesso ao material de estudo e às aulas do Pré-Enem Seduc. Para a escola, foi entregue ainda instrumentos para banda de música, que proporciona aprendizado musical, disciplina e lazer.

“Para o Piauí, a educação é mesmo o alicerce de desenvolvimento, ou seja, tudo que justificou, ao longo do tempo, pobreza no estado o problema estava no descaso com a educação. Por isso, estamos trabalhando no melhoramento da estrutura física e investindo em equipamentos. O objetivo é oferecer tudo aquilo que uma boa escola precisa para que possamos dar conta da missão da alfabetização e qualificação”, afirmou o chefe do Executivo estadual.

Além desta, mais duas escolas de Buriti dos Lopes serão reformadas e revitalizadas pelo Governo do Estado, a Unidade Escolar Zezita Sampaio e o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Leônidas Melo, onde será investido R$ 1,5 milhão.

Seguindo a agenda, Wellington Dias, seguiu com sua comitiva para o município de Murici dos Portela, aonde na oportunidade o chefe do poder executivo autorizou a reforma da escola Otávio Escórcio e também entregou tabletes a alunos que não tem acesso a internet para assistirem as aulas em modo EAD.

Em Caxingó, Wellington Dias fez a autorização para reforma da escola Maria do Socorro S Martins, e alunos da rede estadual também foram beneficiados com tabletes.

Já no final da tarde, Wellington Dias finalizou a agenda na cidade de Caraúbas, onde além de participar do plantio de mudas, participou de inauguração de pavimentação poliédrica, entrega de tabletes e autorizou a reforma da escola Amaro Alves Portela.

Após finalizar a agenda em Caraúbas, Wellington Dias, seguiu para Parnaíba, onde pegou o voo e embarcou para Teresina.

Ascom da Prefeitura de Cocal

Ciclista com deficiência física morre ao ser atropelado por carro em Parnaíba

Ele era bastante conhecido na cidade por participar de diversas competições de ciclismo.

O ciclista Gerson Linhares Ferreira, de 57 anos, morreu ao ser atropelado por um carro na tarde desta sexta-feira (10) na Avenida do Contorno, próximo à BR-343, em Parnaíba, litoral do Piauí.

Gerson possuía deficiência física e utilizava uma bicicleta adaptada. Ele era bastante conhecido na cidade por participar de diversas competições de ciclismo.

Segundo a Polícia Militar do Piauí, o carro, que estava em alta velocidade, colidiu com o atleta e fugiu sem prestar socorro. Gerson estava pedalando com outro ciclista, que não sofreu ferimentos.

Gerson não resistiu e faleceu no local. O motorista do veículo que o atropelou ainda não foi identificado.

No início da noite, amigos e familiares realizaram uma homenagem a ele na Praça do Amor, na Avenida São Sebastião.

Fonte: G1 PI

Moradores cobram do prefeito Júnior Percy a recuperação de estradas na região do Grande Salgadinho

Na manhã desta sexta-feira, dia 10 de setembro, moradores da região do Grande Salgadinho, zona rural de Buriti dos Lopes, entraram em contato com a redação do Portal do Rurik para denunciar a falta de infraestrutura daquela região e solicitar ao prefeito Júnior Percy, a recuperação das estradas vicinais que dão acesso ao povoado Branquinha e outros povoados.

De acordo com a senhora Mariazinha (68 anos) após o período das chuvas as vias de acesso ficaram em péssimas condições. Ela enviou vídeos relatando as dificuldades que passam os moradores ao trafegar nas estradas esburacadas.

Confira assistindo os vídeos logo abaixo:

Além disso, a denunciante fez um forte desabafo relatando que o ônibus escolar não teria ido buscar o neto dela de 11 anos para fazer uma prova na Unidade Escolar Pedro II que fica distante 10 km de sua casa. Ela relata que o neto teria sido selecionado para realizar uma prova de nível estadual, porém o motorista do ônibus não teria ido buscá-lo. “O motorista não foi buscar meu neto por causa dos buracos na estrada e nem avisou a direção da escola, isso é um absurdo meu neto ficou sem fazer a prova”, destacou a idosa indignada com o descaso.

Ela disse ainda que tem problemas de pressão alta e por conta das estradas esburacadas fica tudo mais difícil a condução à UBS do povoado Espírito Santo Cima.

Veja as fotos das estradas e ponte enviadas pela moradora:

Na esperança de que as suas reivindicações sejam atendidas, ela faz um emocionante apelo ao senhor prefeito do município, que ele tenha compaixão para com os moradores e resolva esses problemas.

O vereador Dr. José Luiz Júnior ao tomar conhecimento dessa reclamação, disse que vai apresentar um requerimento na Câmara de Municipal para que a Prefeitura, tome as imediatas providências que o caso requer.  

Outro lado

A reportagem também procurou a atual administração municipal para falar sobre o caso, mas até o fechamento desta matéria, eles ainda não tinham se pronunciado. 

Por:  Rurik Araújo (Portal do Rurik)

Aviso aos concludentes do Projovem Urbano de 2015 e 2016 em Cocal

A Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), solicita o comparecimento, com urgência, dos alunos concludentes do curso Projovem Urbano dos anos 2015 e 2016 na sede da SEMED, portando a cópia da Certidão de nascimento ou casamento.

A equipe de Coordenação de Registro e Vida Escolar avisa ainda aos que finalizaram os estudos pelo referido projeto que os certificados já estão disponíveis para recebimento e aguarda o comparecimento de todos.

A sede da SEMED está localizada à Rua Domingos Machado, Número 540, no Bairro São Pedro.

Veja a relação dos que concluíram o curso, AQUI.

Polícia civil cumpre mandado de prisão em Buriti dos Lopes-PI

A Polícia Civil, através da delegacia de Buriti dos Lopes, deu integral cumprimento, na manhã desta quinta-feira (09) mandado de prisão em desfavor de M.V.C. pelo crime de tráfico de drogas. O mandado foi expedido após o alvo ser condenado pelo crime de tráfico. A presa foi encaminhada ao presídio e está à disposição da justiça.

Com a vigência da Lei de Abuso de Autoridade (Lei n° 13.869/2019), a Polícia Civil do Piauí não realiza mais a exposição dos conduzidos/presos à curiosidade pública, evitando, assim, qualquer antecipação de culpa.

A Polícia Civil aproveita o ensejo para solicitar à população local a realização de denúncias anônimas de crimes, medida esta que tem surtido efeito e traz benefícios a sociedade.

http://bit.ly/dpbldenuncias

Para denunciar, basta clicar no link acima e preencher os campos ou pelo WhatsApp Denúncia (86) 99519-1481, para o recebimento de denúncias anônimas de crimes a serem investigados como tráfico de drogas, estupro, localização de fugitivos da justiça e outros. Em casos de urgência e emergência, ligar para a viatura (24 horas): (86) 99563-7193.

O POVO RECLAMA E COM RAZÃO: Comerciantes denunciam obra da prefeitura de Buriti dos Lopes paralisada há quase um mês

 ASSISTA O VÍDEO;

A reportagem procurou o setor responsável – infraestrutura – mas até o momento nós não fomos devidamente informados quando a obra de recuperação de pavimentação poliédrica (calçamento) deverá ser concluída. 

Portal do Rurik

Polícia civil prende traficantes e homicidas em Parnaíba

A POLICIA CIVIL DO PIAUÍ cumpriu mandado de busca e apreensão e prendeu em flagrante delito, na tarde hoje, PEDRO PAULO PEREIRA DA SILVA BEZERRA e GILVAN OLIVEIRA MARQUES, vulgo "BISCOITO" pelos crimes de tráficos de drogas e associação para o tráfico. Os dois presos já respondem a diversos processos, inclusive homicídios, mas estavam em liberdade por ordem do Poder Judiciário.

Foi apreendido uma grande quantidade de entorpecentes, prontos para o comércio e o consumo, além de uma grande quantidade em dinheiro, celulares e um automóvel produto do crime.

O delegado regional de Parnaíba, João Rodrigo Luna disse: "foram duas prisões importantes, pois são criminosos perigosos e contumazes, que fazem da prática criminosa meio de vida". Sobre a operação Luna acrescentou: "aproveitamos a presença dos delegados Eduardo Aquino e Luciano Alcantara e respectivas equipes na cidade e efetuamos essas prisões".

bit.ly/denunciapcphb

A Polícia Civil aproveita o ensejo para solicitar à população local a realização de denúncias anônimas de crimes, medida esta que tem surtido efeito e traz benefícios a sociedade. Para denunciar basta clicar no link abaixo e preencher os campos.

Em Bom Princípio novo médico é recepcionado por equipe da UBS sede

Na última quarta-feira (08/09), a equipe da UBS sede recepcionou o novo Clínico Geral que participará do grupo. O Dr. Diego Aristeu será médico do Programa Saúde da Família (PSF) na UBS sede, atendendo três dias na semana (segundas, quartas e sextas-feiras).

O prefeito Lucas Moraes que esteve com o médico na semana anterior espera que o mesmo possa não somente integrar, mas somar a equipe de médicos do município, levando mais qualidade no atendimento dos pacientes, levantando o nome da Saúde em Bom Princípio do Piauí.

FONTE: SECOM - PMBPP

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Loja de informática é arrombada e tem produtos roubados no centro de Parnaíba

Uma loja de informática localizada no centro da cidade de Parnaíba foi arrombada e teve alguns objetos roubados na noite desta terça-feira (07/09).

Imagens de câmeras de segurança do local registraram toda ação do elemento, que durante a parte da tarde passou várias vezes em frente ao estabelecimento, que provavelmente analisando e planejando o roubo.

O homem provavelmente usou o teto de uma das bancas do calçadão Marechal Deodoro para chegar até a parte superior da loja, que teve uma das portas arrombadas. O arrombador foi até os o local onde ficam os produtos e levou alguns equipamentos.

O proprietário do estabelecimento já registrou um Boletim de ocorrência. A polícia já busca pistas para localizar e prender o elemento.

Fonte: Plantão Parnaíba 24 Horas

Motociclista é baleado nas costas durante tentativa de assalto em Parnaíba

Um motociclista identificado como Raimundo Nonato dos Santos, conhecido como Raimundo Porfirio, foi baleado nas costas na noite desta terça-feira (7) durante uma tentativa de assalto na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí.

Segundo informações, a vítima teria sido abordada por dois elementos em uma motocicleta. Após anunciar o assalto, um dos elementos atirou contra a vítima, que foi socorrida e encaminhada para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). Ele foi submetido a cirurgia e está internado na UTI do HEDA.

Fonte: Piauí em Dia

Homem é preso com armas e grande quantidade de munições em Parnaíba

Um homem identificado como Geones de Carvalho Santos, de 27 anos de idade, foi preso na tarde desta quinta-feira (09/09) em Parnaíba, litoral do Piauí, com uma motocicleta roubada, armas e mais de 70 munições. Ele é suspeito de ter participado de um tiroteio nesta madrugada no bairro Santa Isabel, motivado pela disputa de facções criminosas.

Segundo informações, uma corporação do 2º Batalhão da Polícia Militar do Piauí foi acionada através de uma denúncia anônima sobre um tiroteio, onde tentaram até incendiar a casa de uma pessoa. As equipes se deslocaram para o local e lá encontraram muitas cápsulas deflagradas.

Testemunhas do tiroteio informaram que Geones havia sido um dos participantes. Os policiais, então, foram até a casa do suspeito e encontraram os materiais apreendidos. Foram achados dois revólveres, uma espingarda, uma pistola, muitas munições de 380, .40 e calibre 44.

O homem foi encaminhado para a Central de Flagrantes onde foi autuado. Segundo a polícia, ele possuía envolvimento com o tráfico de drogas na região. 

Com informações: In Foco

Wellington Dias e Rubens Vieira cumprem agenda em Buriti dos Lopes para anunciam obras do Pró Piauí

O Coordenador do PRÓ PIAUÍ Rubens Vieira, e Governador Wellington Dias, estarão nesta sexta-feira dia 10, em Buriti dos Lopes para inaugurar e anunciar obras no litoral do Piauí.

De acordo com a agenda do Governador, a comitiva deverá desembarcar em Buriti dos Lopes, por volta das 7h45; às 8h30, fará plantio de mudas do Projeto Recordar; às 9hs, ele visitará às obras de reforma e ampliação da U.E Dep. Francisca Trindade; às 9h20, autorização do Pró Piauí – local CETI e às 11h30, a comitiva do governador acompanhada pelo ex-prefeito Rubens Vieira, seguirá para os municípios de Murici dos Portelas, Caxingó e Caraúbas, onde deverá inaugurar e anunciar mais obras.

Confira a agenda:


Por Rurik Araújo(Portal do Rurik)

Casa da Cultura disponibiliza ‘frisadores’ para artesãos cocalenses

A Prefeitura Municipal de Cocal, através da Secretaria de Cultura, comunica que adquiriu um kit de frisadores para colaborar com os artesãos cocalenses, que não tem condições financeiras de comprá-los.

As peças já se encontram na Casa de Cultura, para que o artesão tenha acesso e confeccione seus trabalhos artísticos de artesanato em flores.

O secretário de Cultura, João Passos, informa aos artesãos que fizeram o curso de flores artificiais em E.V.A., que a partir desta segunda-feira, dia 13 de setembro, a Casa da Cultura a estará recebendo e atendendo aqueles que desejarem frisar suas peças de flores, no prédio da Estação de Cocal (bairro Centro), por meio de agendamento, o qual deve ser feito pelo telefone (86) 99818-4723, nos seguintes horários:

Segunda-feira - de 05h às 09h da noite;

Terça-feira - de 08h às 11h da manhã;

Quarta-feira - de 05h às 09h da noite;

E Quinta-feira - de 08h às 11h da manhã.

Sexta-feira - de 5h às 9h da noite.

João Passos ainda avisa aos artesãos que participaram do curso de flores artificiais em E.V.A. e não estiveram presentes na cerimônia de entrega dos certificados, que os mesmos, poderão recebê-los a partir da próxima segunda-feira (13), no prédio Casa da Cultura.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal

Bom Princípio do Piauí conquista Selo A no ICMS Ecológico 2021

O trabalho de proteção ao meio ambiente e aos recursos naturais desenvolvido pela Prefeitura de Bom Princípio do Piauí tem conferido ganhos na qualidade de vida da população. Os avanços nessa esfera também têm contribuído para gerar rentabilidade financeira ao município, que conquistou a posição de maior destaque no Selo Ambiental do ICMS Ecológico, com certificação A, atingindo 146 pontos.

É a primeira vez que o município alcança essa certificação ao cumprir os critérios assegurados via edital, publicado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar). Nesse edital, são determinados os requisitos que precisam ser cumpridos pelas cidades, o que consiste no preenchimento de um questionário em que constam todas as ações executadas, baseando-se nos itens determinados.

Esse questionário de avaliação, que recebe a assinatura do chefe do Executivo Municipal, passa por uma análise criteriosa de uma comissão técnica da Semar, a fim de constatar se as respostas são verídicas, trabalho realizado por meio de visitas in loco e auditorias. Conforme o nível de desempenho atingido, os municípios são enquadrados em categorias, definidas em A, B ou C.

O prefeito Lucas Moraes, juntamente com o secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo Chico Zé Carvalho, estão felizes com a conquista. O secretário declarou: “Isso é um feito muito importante para o município, é inédito, reflexo de um trabalho realizado em equipe e com muita dedicação, especialmente da atual gestão''.

No Piauí, o ICMS Ecológico foi instituído através da Lei Estadual Nº 5.813 de 2008, voltado para beneficiar municípios que se destaquem na proteção ao meio ambiente.

O ICMS Ecológico é uma ferramenta tributária que permite aos municípios o acesso a parcelas maiores que aquelas que já têm direito das arrecadações financeiras obtidas pelos estados, por meio do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), em face do atendimento de critérios ambientais exigidos pela legislação. Não se trata, portanto, de um novo imposto, mas da inserção de novos requisitos de redistribuição de recursos do ICMS, que aponta o nível da atividade econômica nas cidades em conformidade com a preservação ambiental.

O trabalho para concessão do Selo Ambiental 2021 foi um grande feito para o município de Bom Princípio do Piauí, o prefeito Lucas Moraes se alegra em dividir a adesão do selo A e declarou que tal feito exigiu muito da secretaria de meio ambiente e turismo e que o município está comprometido com a sustentabilidade. ''A gestão Nossa meta é Crescer está plantando um novo futuro'', disse o prefeito.

FONTE: SECOM - PMBPP / SEMAR PI

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

PRF atender ocorrência na BR 343 no km17; ciclista teve um mal súbito

Por volta de 18h20 a Unidade Operacional de Parnaíba recebeu uma ligação do SAMU informando sobre um ciclista que entrou em óbito no KM 17 da BR-343 em Parnaíba/PI.

A equipe de plantão ao chegar no local constatou que se tratava de ocorrência de mal súbito de um homem de 51 anos. A equipe do SAMU encontrava-se do local aguardando apoio da PRF, que isolou a área a fim de garantir a segurança viária para o trabalho das equipes, até a chegada da equipe do IML, que fez a remoção do corpo. A bicicleta do homem foi levada por um conhecido que estava no local. 

Com informações: PRF

PRF atende acidente com vítima grave na BR-343

Em Cocal da Telha/PI, no dia 08/09/2021 às 04h20 na BR 343 KM 233 Policiais Rodoviários Federais atenderam um acidente do tipo Saída de pista seguido de Capotamento envolvendo o veículo NISSAN/FRONTIER SVATK4XA, cujo condutor, um homem de 50 anos, sofreu lesões graves. 

Os policiais estiveram no local e constataram preliminarmente que possivelmente o condutor dormiu ao volante, saiu da pista e em seguida capotou. O homem foi atendido pelo SAMU e encaminhado para o Hospital de Campo Maior. 

Fonte: PRF

Público de 20 anos acima é vacinado contra a Covid-19 nesta quarta-feira

Um público formado por pessoas de 20 anos de idade ou mais receberam a primeira dose de imunizante contra a Covid-19, em ação realizada pela Prefeitura de Cocal, através da Saúde do Município.

Durante o movimento, quem já havia recebido a primeira dose da Coronavac/Butantan, nos dias 11 e 12 de agosto; e Astrazeneca/Fiocruz, no dia 16 de junho, retornou para fechar o ciclo da vacinação.

O ato foi realizado nesta manhã de quarta-feira (08), no ginásio Poliesportivo do Centro e contou com forte presença do grupo prioritário dessa ação.

A Secretária de Saúde informou que não foram usadas vacinas do lote suspenso pela agência nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal

PRF divulga o resultado da Operação Independência 2021 nas Rodovias Federais do Piauí

Essa ação, que foi realizada entre os dias 03 e 07 de setembro, foi marcada pela estabilização dos índices de acidentalidade. A PRF registrou, durante o período, 18 acidentes, sendo 09 de natureza grave, 26 feridos nas rodovias federais piauienses e 03 óbitos. Houve uma redução de 28% no quantitativo de acidentes.

Polícia Rodoviária Federal no Piauí divulgou na tarde de hoje (08), em âmbito estadual, o balanço da Operação Independência 2021 contendo os principais indicativos referente aos esforços de fiscalização do órgão para redução dos índices de acidentalidade e criminalidade nas rodovias federais.

Durante os cinco dias de operação, a PRF contabilizou 18 acidentes, sendo 09 de natureza grave, 26 feridos e 03 óbitos. Apesar do número de óbitos, esses índices representam o trabalho da instituição em manter os níveis de acidentalidade, mesmo com o aumento do fluxo de veículos.

A PRF registrou aumento no fluxo de veículos principalmente na BR 343 na região norte do estado com acesso ao litoral piauiense. Apesar da expectativa de aumento significativo no fluxo de veículos, o que se viu foi um leve aumento no deslocamento de veículos nas rodovias, e este se deu de forma tranquila.

Os dados referentes à fiscalização demonstram que houve um aumento da presença policial, porém a maioria dos acidentes tiveram como causa principal a conduta inadequada de parte dos condutores. As rodovias em que ocorreram os acidentes foram: a BR 343 com 09 acidentes, a BR 316 com 05 acidentes, a BR 135 com 02 acidentes, e as BRs 230, 222 e 402 com 01 acidente.

Os acidentes que resultaram nas três vítimas fatais aconteceram nas rodovias BR 135, 222 e 316 nos municípios de Colônia do Gurguéia/PI, Esperantina/PI e Picos/PI, respectivamente.

As causas principais dos acidentes apontam, na sua maioria, Ingestão de álcool pelo condutor, manobra de mudança de faixa e acessar a via sem observar a presença de outros veículos, porém alguns acidentes foram causados por ausência de reação do condutor, deixar de manter distância segura do veículo da frente e condutor dormindo.

Esforços de Fiscalização

A maior presença ostensiva da PRF nas rodovias deste ano também refletiram um aumento de 158% no número de pessoas abordadas em procedimentos de fiscalização em relação ao ano de 2020. Um total de 1.325 veículos foram fiscalizados pelos policiais nos cinco dias de operação e 1.667 pessoas foram fiscalizadas. Foram lavrados 1.316 autos de infrações por diversas infrações.

Infrações de Trânsito

Foram lavrados 270 autos de infração em condutores de motocicletas por não uso do capacete de segurança, 81 por não uso do cinto de segurança e 117 por Ultrapassagem em local proibido. Com relação à fiscalização de alcoolemia, foram realizados 249 Testes de alcoolemia e lavrados 38 autos de infração, resultando em 13 pessoas presas por este motivo. Isto representa um aumento de quase 5 vezes no número de testes realizados em relação ao ano de 2020, resultando em um aumento de 81% de autuações por alcoolemia. As principais infrações de trânsito flagradas pelos policiais ainda são as que tem maior gravidade e podem resultar em acidentes graves. 

PRF

SOUSATUR – TURISMO RELIGIOSO, EXCURSÕES E VIAGENS ESTADUAIS E INTERESTADUAIS: VÍDEO

A SOUSATUR, oferece turismo religioso excursões e viagens diversas estaduais e interestaduais. Venha você e sua família viajar com conforto e segurança na SOUSATUR.

E tem mais!

Todas às segundas, quartas e sextas-feiras, com saída para Parnaíba do povoado Barra do Longá, às 6h40hs da manhã.

Contato: Benedito Sousa (Bibi da Barra do Longá - Buriti dos Lopes-PI) Whatsapp: (86) 9 9415-4242

SOUSATUR uma empresa 100% buritiense

Assista o vídeo promocional:

STRAF- B. DOS LOPES-PI | EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA



SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DE BURITI DOS LOPES-PI

RUA: DOMINGOS MORAES 144, CENTRO

C.N.P.J:06.860.050/0001-25, fundado em 17/09/1978 

Tel. 3363-1414

CEP - 64-230-000 – Buriti dos Lopes – PI

Email: sttbl78@hotmail.com

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Pelo presente Edital, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Buriti dos Lopes-PI, nos termos do seu Estatuto Social e em obediência a Resolução FETAG-PI/001/2021 de 04 de agosto de 2021, convoca todos os associados (as) deste Sindicato, em gozo de seus direitos sociais, para se fazerem presentes na Assembleia Geral Extraordinária, a ser realizada no dia 03 de Setembro de 2021, na sede do Sindicato no endereço:  Rua Domingos Moraes , 144- Centro de Buriti dos Lopes-PI, às 8:30 ( Oito horas e Trinta minutos), para discutir e deliberar sobre a seguinte ORDEM DO DIA:

1)      Apreciação do Regimento Interno Eleitoral;

2)      Eleição da Comissão Eleitoral;

3)      Adesão à Resolução 001/2021 FETAG-PI; e

4)      Outros assuntos de interesse da categoria

Buriti dos Lopes-PI, 19 de agosto de 2021.

Presidente

Francisco Alves da Silva

Secretário (a) Geral

Vera Lucia de Sousa Araújo

Homem de 42 anos é vítima de execução em Parnaíba

Um homem identificado como Everardo Santos da Costa, 42 anos, foi assassinado a tiros por volta das 19hs 30 de terça-feira (7), na Ilha de Santa Isabel, em Parnaíba, litoral do Piaui. O crime ocorreu às margens da estrada de acesso à praia de Pedra do Sal, nas imediações da igreja daquela ilha.

Na cena do crime foram encontradas, primeiramente, 08 capsulas de pistola de calibre não informado. Com a chegada da perícia criminal, foram localizadas mais cápsulas deflagradas. Mas, há relatos, que a vítima foi atingida com cerca de 22 tiros na cabeça, o que de fato, não foi comprovado pericialmente.

A informação que homens desconhecidos até o momento, andavam de motocicleta quando executaram Everardo Santos Costa, que não teve como se defender. Na cena do crime, havia pelo menos 08 cápsulas de pistola. A vítima trabalhava em brinquedo infantil, tipo pula-pula. Ele era procedente do Estado do Ceará.

Fonte: Portal do CatitA

BOM PRINCÍPIO -PI | Prefeito Lucas Moraes empossa nova secretária de educação

O prefeito Lucas Moraes empossou na noite desta segunda-feira (06/09), a secretária municipal da educação Jacyrema Gouvêa. A solenidade foi realizada no Ginásio Poliestivo Dário Marques de Barros (Ginásio) com transmissão pelo Facebook Direto de BP.

O momento contou com a presença da família de Jacyrema Gouvêa, de muitas lideranças, colegas professores e nomes como o presidente da câmara Jacinto Moraes, Vereadores Pedro Neto, Jailson Galeno Dorinha Carvalho, Secretários Municipais Chico Zé Carvalho (Meio Ambiente), Samara Moraes (Finanças), Naiara Carvalho (Saúde), Professores Luiz Carlos, Mazé e Gorete Galeno, além de muitos outros que prestigiaram a posse da nova secretária.

A professora Jacyrema Gouvêa é educadora desde 1998, graduada em letras português pela FAFIBE; pós-graduanda em Gestão Educacional; pós-graduada em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Infantil; professora de língua portuguesa e redação de ensino fundamental, médio e pré-vestibular; professora de curso preparatório para oficiais; corretora do concurso de redação Amazônia Azul da Marinha do Brasil; gestora escolar, administrava e financeira da rede particular de ensino. E agora recebe a mais nova missão de sua vida, integrar a equipe de secretários de Bom Princípio do Piauí.

Em sua fala o prefeito Lucas Moraes ressaltou a competência de Jacyrema enquanto educadora. E disse que se surpreendeu com o plano de expansão educacional que a professora tem para Bom Princípio do Piauí e que a mesma será essencial para o funcionamento da educação da cidade, finalizando sua mensagem com uma frase de Paulo Freire: ''Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção''.

A professora Jacyrema pontuou sua fala em gratidão ao prefeito Lucas Moraes pela confiança e disse que se sente horada pelo convite e que se sente capaz e confortável em dizer que a população pode contar com ela. Ainda segundo  a professora, o prefeito Lucas, que já foi aluno da mesma, no momento em que lhe fez o convite para assumir a secretaria da educação, disse: ''Professora, cuide do meu município como você cuidou da minha educação!''. O pedido foi aceito e será executado com o mesmo amor que chegou, disse a educadora. Ela finaliza sua fala dizendo que todos os dias honrará esse pedido, mas não sozinha, contando com o apoio de toda a equipe da educação de Bom Princípio do Piauí.

Confira mais imagens;

FONTE: SECOM - PMBPP

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Homem abandona motocicleta ao ver policiais na BR-343

 

Policiais Rodoviários Federais apreenderam na tarde de sábado (04/09) uma motocicleta marca/modelo Honda/Titan que possuía os elementos de identificação adulterados e era conduzida por um homem ainda não identificado. A ação foi desencadeada quando os policiais o abordaram na rodovia BR 343 no município de Piripiri, região norte do Piauí.

Os policiais visualizaram a motocicleta transitando na BR 343 sem placa de identificação, portanto foi dada a ordem de parada. O condutor desobedeceu a ordem e empreendeu fuga. Durante a fuga o condutor empreendeu alta velocidade e manobras evasivas, invadiu preferenciais, cruzou a rodovia sem parar, passou por vias sem pavimentação e com buracos, quase fazendo cair a passageira da motocicleta por vários momentos. Após alguns minutos, o condutor parou e correu para um matagal da região, evadindo-se da fiscalização. Até o momento o condutor não foi identificado.

Os policiais verificaram os elementos de identificação da motocicleta e constataram que estavam adulterados, não sendo possível identificar o veículo original até o momento.

Desta forma, os policiais encaminharam a motocicleta até a Polícia Civil na cidade de Piripiri para os procedimentos cabíveis. A passageira foi conduzida na condição de testemunha para prestar esclarecimentos. O homem responderá pelo crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor. 

Nucom/PRF


Homem é assassinado com vários tiros na cabeça na cidade de Parnaíba

Um homem identificado apenas pelas iniciais M.B.D.S, de 29 anos, foi morto na madrugada deste domingo (05), com vários disparos de arma de fogo na rua Evangelina Rosa no bairro Santa Isabel, na cidade de Parnaíba, norte do Piauí. As informações foram confirmadas pela Polícia Militar do município ao portal.

Moradores da região acionaram, por volta de 01h40 da madrugada, as equipes do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) informando que um homem havia sido morto a tiros. Imediatamente os policiais se deslocaram até o local, constataram a veracidade do fato e fizeram o isolamento da área até a chegada da perícia criminal, que apontará as circunstâncias do homicídio.

Os suspeitos do homicídio ainda não foram localizados ou identificados pela polícia, que segue em diligências na região. Os tiros atingiram a região da cabeça da vítima, que teve morte imediata.

O Instituto de Medicina Legal (IML) recolheu o corpo do homem. O homicídio está sendo investigado pela Delegacia de Combate a Homicídio, Tráfico de Drogas e Latrocínio de Parnaíba (DHTL).

Fonte: Portal Meio Norte

Corpo de homem é achado em estado de decomposição em rio no litoral do Piauí

O corpo de um homem foi achado boiando por pescadores, nesse sábado (04/09), nas margens do rio Igaraçu, em Parnaíba, litoral do Piauí. 

O Corpo de Bombeiros foi acionado para o local 'Rio Seco' onde o cadáver foi encontrado. A causa e a identificação da vítima ainda são mistérios.

Uma viatura da Policia Militar teve que remover o cadáver após os policiais serem informados que o IML de Parnaíba estaria sem motorista no plantão deste sábado (04/09).

O corpo foi levado para o Posto Avançando do Instituto Médico Legal (IML) no bairro frei Higino.

O caso será investigado pela Polícia Civil do Piauí.

Fonte: Click Parnaíba

Mais um investigado no assassinato do empresário Janes Cavalcante é preso em Pernambuco

Foi preso na madrugada deste domingo (5), na zona rural do município de Alagoinha, estado de Pernambuco, EVANDO BRITO, vulgo VANDO BRITO.

Vando é responsável pela organização, logística e contratação dos pistoleiros.

A prisão foi efetuada pela Polícia Militar de Pernambuco.

Segundo o Delegado Regional de Parnaíba, João Rodrigo Luna, "é uma prisão muito importante, pois Vando é peça chave no crime. As providências legais já estão sendo tomadas para o recambiamento do preso, que é de alta periculosidade", disse.