BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 11 de abril de 2020

José Luiz de Carvalho Júnior disputará as eleições municipais pelo PSD


O advogado José Luiz Júnior uma das revelações da nova política buritiense, que tem agradado muito o eleitorado por seu carisma e simplicidade, obedecendo os prazos estipulados pela Justiça Eleitoral filiou-se no início do mês de abril no PSD - Partido Social Democrático, afirmando a nossa reportagem que "ocorreu tal decisão por acreditar que o PSD possui um projeto consolidado e de respeito com a população Buritiense, e que tudo foi pensando e decidido com os pré-candidatos para uma melhor conjuntura política a todos".

O advogado mencionou ainda que "o respaldo obtido pelo partido PSD se consolidou ao longo dos anos, através do trabalho realizado pelo maior líder político da história de Buriti dos Lopes o Pré-candidato a Prefeito Bernildo Val". 

Edição: Portal Rurik 

PAX UNIÃO INFORMA – NOTA DE FALECIMENTO


A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada cumpre o doloroso dever de informar o falecimento de Francisco Mariano de Sousa, 68 anos de idade, falecido dia 10, de abril de 2020, no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI. O corpo foi transladado para o município de Buriti dos Lopes-bairro Mala Velha e velado e sepultamento no Cemitério Municipal da Igualdade.

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Informou, a Pax União.

Buriti dois Lopes-PI, 11 de abril de 2020.

PAX UNIÃO INFORMA – NOTA DE FALECIMENTO

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada cumpre o doloroso dever de informar o falecimento de IRISMAR PEREIRA DA SILVA, 39 anos de idade, falecido dia 10, de abril de 2020, no povoado Olho D’água, município de Buriti dos Lopes. O corpo foi velado no povoado mencionado e sepultamento no Cemitério Municipal da Igualdade.

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Informou, a Pax União.

Buriti dois Lopes-PI, 11 de abril de 2020.

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Ministério da Saúde libera mais R$ 4 bilhões a estados e municípios

O Ministério da Saúde liberou mais R$ 4 bilhões a estados e municípios para ações de combate ao novo coronavírus. O valor é um adicional ao que já é normalmente liberado para custeio de ações e serviços relacionados à saúde, e pode ser utilizado para compra de materiais e insumos, abrir novos leitos e custear a contratação de profissionais.

A Portaria nº 774/2020 com a liberação foi publicada nessa quinta-feira (9) em edição extra do Diário Oficial da União. O valor corresponde a uma parcela mensal extra do que cada estado ou município já recebe para ações de média e alta complexidade ou atenção primária.

Em mensagem nas redes sociais, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que os recursos já foram depositados nas contas dos fundos estaduais e municipais de saúde. “A gente acha que, com isso, eles [os gestores de saúde] podem adquirir os equipamentos de proteção individual (EPIs) que a gente começa a trazer da China. Está começando o mercado chinês a se organizar, estamos conseguindo trazer”, disse.

De acordo com o ministro, a primeira carga com 40 milhões de máscaras vinda da China, de uma compra de 240 milhões de máscaras, deve chegar ao país na próxima terça-feira (14). O esforço da equipe do Ministério da Saúde é de trazer 40 milhões por semana. Um edital será aberto para que empresas interessadas em ofertar esses insumos possam se cadastrar.

“Com isso a gente pacifica o mercado brasileiro. E isso, doravante pacificado, a gente já repassa os recursos para que os estados e municípios comprem, a iniciativa privada já está comprando. O mercado está começando a se normalizar, o de EPIs”, explicou o ministro.

Já sobre os respiradores, Mandetta disse que ainda há dificuldade. Segundo ele, foi feito um acordo com a indústria nacional para elevar de 800 para 15 mil a produção de respiradores mecânicos em 90 dias.

O ministro da Saúde reforçou a orientação da pasta para manter o isolamento social. De acordo com Mandetta, na próxima semana “vamos colher os frutos da difícil redução da mobilidade social”, determinada por estados e municípios nas últimas duas semanas. “Hoje eu vi que o pessoal começou a andar mais, vamos pagar esse preço ali na frente. Esse vírus adora aglomeração, adora contato, adora que as pessoas achem que ele é inofensivo. E aí, as cidades podem pegar a transmissão sustentada [ou comunitária]”, ressaltou.

Com informações da Agência Brasil.

LIQUIGÁS: LIGOU PEDIU GÁS GANHE CHOCOLATE

Jovem é preso após assassinar padrasto a golpes de faca na zona rural de Buriti dos Lopes

Nesta quinta-feira (09), por volta das 17hs, um jovem identificado como Francisco dos Santos da Silva, 20 anos, vulgo “Neguinho” residente em Buriti dos Lopes na rua Bernadinho Rego, bairro Acampamento, assassinou a golpes de faca o próprio padrasto. A motivação do crime, teria sido porque o padrasto espaçava a mãe do acusado de homicídio.
O homicídio aconteceu na zona rural de Buriti dos Lopes, no povoado Olho D’água, cerca de 6km (seis quilômetros) de distância da zona urbana do município.  
De acordo com o tenente Sousa Filho, a vítima, foi identificada como Erismar Pereira da Silva, 44 anos, residente no povoado já mencionado, que veio a óbito no local do fato, após ser atingido com duas perfurações de faca desferidas por Neguinho. Ainda de acordo com o tenente, Neguinho alegou que sua mãe sofria constates agressões de Erismar, o que levou a cometer o crime. Ele foi localizada nas imediações logo depois de cometer o homicídio, foi detido e conduzido para Central de Flagrante em Parnaíba. 


Por Rurik Araújo/Portal do Rurik 

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Piauí tem 7 mortes e 40 casos confirmados de Covid-19, diz Sesapi

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), do Governo do Estado, divulgou na noite desta quinta-feira, dia 09, que o Piauí tem 7 mortes e 40 casos confirmados de Covid-19. Os casos descartados somam 955. São dois casos oficiais e uma morte a mais que em relação a esta quarta-feira, dia 08. Em um dia, foram descartados 38 casos suspeitos de Covid-19.

As novas vítimas são uma mulher de Teresina, de 52 anos, e um homem de Piracuruca, de 64 anos. Já a nova morte é de uma jovem de 22 anos, de Teresina.

Mais cedo, o prefeito Firmino Filho (PSDB), fez anunciou a morte de mais duas pessoas por coronavírus em Teresina elevando para cinco os casos confirmados na capital do Piauí. Ele fez um apelo para que os teresinenses fiquem em casa, alertou que o coronavírus pode estar mais perto do que se pensa, e apontou subnotificação dos casos no Piauí.

“Isso [isolamento social] é não é aleatório, isso não é por capricho. Não sou de bravatas. Isso não seria diferente agora. Reafirmo o que tenho dito: a atual notificação de casos de coronavírus no Piauí, em Teresina, não reflete a realidade. O Ceará tem 1.300 casos, o Maranhão tem mais de 270. Imaginar que o Piauí tem apenas 38 casos é ingenuidade. Infelizmente ainda não estamos conseguindo testar o suficiente”, disse Firmino.

“Qual é a vantagem de fechar o comércio? O prejuízo econômico também é da municipalidade. Mas é melhor quebrar, passar por dificuldades financeiras, do que ver nossa gente morrer. Que ver famílias destruídas. É um absurdo que eu tenha que estar dizendo isso. Mais absurdo ainda é ver que as pessoas não acreditam, não entendem, quanto mais demorar para você se convencer que a situação é grave, mais grave ela vai ficar. Fique em casa”, finalizou o prefeito de Teresina.

Sesapi divulga boletim dos casos de coronavírus no Piauí.

Com informações: Piauí 24 horas

Homem é morto a golpes de faca na zona rural de Buriti dos Lopes

Por volta das 17h30, desta quinta-feira (09), aconteceu um homicídio no povoado Olha D’água, zona rural do município de Buriti dos Lopes, norte do Piauí. A vítima foi identificada como Erismar José Pereira da Silva, 42 anos, residente no referido povoado que fica localizada a 6 km de distância da cidade.

Após o crime, o SAMU foi acionado e logo depois, os socorristas acionaram o Grupamento da Policia Militar/GPM de Buriti dos Lopes, que conseguiram capitular pelas imediações o acusado identificado somente como "Neguinho", que foi detido e conduzido para Central de Flagrantes em Parnaíba.

De acordo com o tenente Sousa Filho, ao chegar no local da ocorrência, a vítima já estava sem vida:  “Erismar(vitima) foi lesionada com duas perfurações de faca e não resistiu... ele já estava sem vida quando nós chegamos no loca” disse.

O corpo encontra-se na pedra cadavérica do Hospital Estadual Marino Lucas de Sousa, em Buriti dos Lopes, aguardando a remoção do IML. A motivação do crime ainda é desconhecida.

Aguardem mais informações... 

Portal do Rurik/Rurik Araújo   

Acidente entre moto e veículo deixa dois feridos graves em Parnaíba


Um grave acidente ocorreu na manhã desta quarta-feira (09), por volta das 09hs, envolvendo uma moto Honda POP 100 e uma pick-up da Chevrolet modelo Montana no cruzamento da Rua Samuel Santos com a Rua Armando Burlamaqui no bairro São Francisco da Guarita, em Parnaíba.

Uma moto POP com dois ocupantes trafegava em alta velocidade pela contramão da Rua Armando Burlamaqui e ao cruzar com a Rua Samuel Santos que é preferencial, foi colhida pela Pick-up Montana.

Com a pancada os dois ocupantes da moto foram arremessados a cerca de 10 metros. As vítimas foram socorridas por duas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em estado grave e encaminhados ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). Os dois estavam inconscientes e perdiam muito sangue.

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Carroceiro é agredido até a morte e tem carroça incendiada


Um homem identificado como Antônio de Pádua dos Santos, 41 anos, morreu na manhã de segunda-feira (06/04), na Rua Companheiro José Alfredo, Bairro Canta Galo, em Parnaíba, litoral do Piauí. Uma carroça, que era usada por ele, foi queimada por moradores durante as agressões, que o levou a morte. Somente o jumento foi poupado.
Informações dão conta de que Pádua seria autor de roubos e que a carroça era usada nas ações delituosas. O resultado foi outro crime, que seria ‘justiça com as próprias mãos’ que está no artigo 345 do código Penal Brasileiro e o consequente homicídio. Ninguém foi preso ainda. 

Com informações Portal Costa Norte

PRF reforça ações de combate à Covid-19 durante feriado



Com o objetivo de colaborar com as medidas de prevenção ao novo coronavírus (covid-29), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) anunciou mudanças nas ações previstas para o feriado da Semana Santa. Prevendo “redução significativa” no número de veículos circulando as rodovias federais, a entidade manterá o foco em ações que já vinham sendo implementadas, de apoio ao combate à epidemia. A PRF garante que fará trabalhos de fiscalização e de policiamento durante o feriado.

Entre as ações voltadas ao combate à epidemia, a PRF destaca o reforço da campanha de conscientização Se puder, fiquem em casa, mas se tiver que sair respeite as leis de trânsito. Também estão previstas frentes de atuação nas campanhas “Desafio Sangue Solidário” e “Siga em Frente, Caminhoneiro”.

No caso da campanha Desafio Sangue Solidário, os policias rodoviários federais fazem doação de sangue e incentivam outros para o mesmo ato de solidariedade. “O objetivo é estimular a doação de sangue não só entre o efetivo, mas em toda a sociedade, que tem visto o estoque nos hemocentros do Brasil cada vez mais reduzido em razão do isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus”, informou a PRF.

Para participar da campanha, a PRF solicita que o doador grave um vídeo ou tire uma foto no momento da doação e estimule outra pessoa a fazer o mesmo. “Poste o registro no Instagram marcando o perfil oficial da instituição juntamente com a #DesafioSangueSolidário”, propõe a entidade.

Percebendo a dificuldade dos caminhoneiros para garantir necessidades básicas, a PRF já vinha dando apoio à distribuição de produtos de higiene e alimentação a esses profissionais. Ao verificar o quanto esta ação mobilizava pessoas interessadas em colaborar, ela lançou a campanha Siga em Frente, Caminhoneiro. Por meio dela, a PRF tem convidado empresas, entidades e a população a doarem alimentos, marmitas, kits de higiene e outros materiais necessários aos motoristas de caminhão.

As doações deverão ser entregues diretamente nas unidades da PRF (postos), entre 9h e 13h. “Todas as arrecadações serão distribuídas em todo o Brasil por cerca de mil voluntários. Cada ponto de apoio contará com três voluntários, devidamente uniformizados e identificados, para o trabalho de recebimento das doações, organização dos materiais e alimentos e a entrega direta aos caminhoneiros no formato drive thru”, informou a PRF.

Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 8 de abril de 2020

COVID-19: confirmado mais uma morte no Piauí


A Secretaria de Saúde informa que novos casos de Covid-19 foram confirmados no Piauí. São duas mulheres de São José do Divino, com idade de 45 e 48 anos.

Uma mulher de Teresina, de 31 anos. Um homem de Piracuruca, de 65 anos. Além desses casos, um homem de Teresina, de 62 anos, que confirmou positivo para Covid-19, veio a óbito nesta terça-feira, dia 07.

Com mais esse caso, agora são 05 o número de óbitos por coronavírus no estado.

Ascom Sesapi

Auxiliar de enfermagem que atendeu prefeito é confirmada com coronavírus no Piauí

Auxiliar de enfermagem que atendeu Antônio Felícia é paciente confirmada com coronavírus em Piracuruca.
A Prefeitura de Piracuruca, distante 205 km de Teresina, informou na noite da segunda-feira (06/04) que a mulher de 53 anos diagnosticada com coronavírus é uma profissional da saúde que atendeu o prefeito de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes, o Antônio Felícia, durante o plantão do dia 27 de março, no Pronto Socorro da cidade. Uma servidora da unidade médica, que não terá o nome revelado, confirmou ao OitoMeia, que se trata de uma auxiliar de enfermagem que teve contato com o empresário durante atendimento na noite em que ele morreu.

Através de nota, a prefeitura explicou que os sete profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros e auxiliares, que estavam de plantão no dia da morte de Antonio Felícia, foram colocados em isolamento e passaram pelo teste de coronavírus. Mas, apenas a auxiliar de enfermagem, que não teve o nome revelado, testou positivo para a doença.

Ainda de acordo com a prefeitura, a paciente apresenta boas condições de saúde. Por meio do WhatsApp, a auxiliar de enfermagem se pronunciou e explicou que foi afastada do hospital, e que desde então não trabalhou, nem atendeu pacientes na cidade. Ela pontuou ter passado por “maus bocados” e pediu que a população respeite as medidas de isolamento durante a quarentena. 

Com informações: Fala Piauí

terça-feira, 7 de abril de 2020

SEMANA SANTA - SACOLÃO N. Sª DOS REMÉDIOS MENOR PREÇO DA CIDADE É AQUI!

Frutas e verduras frescas da melhor qualidade, você encontra no Sacolão Nossa Senhora dos Remédios localizado às margens da BR-343, frente a Igreja Matriz de Buriti dos Lopes. Além de frutas e verduras, o cliente vai encontrar uma infinidade de produtos como; ovos de codorna, doces, azeites, temperos secos e artesanais e muito mais!

Venha conferir o que nós estamos anunciando. Ampliamos nossa área para melhor atender você cliente de toda região.

Ligar para os números: (86) 994285290 ou 994879010 e fique mais informado.

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Mercantil Popular no centro comercial de Parnaíba é arrombado neste domingo


Na tarde deste domingo (05), por volta das 16 horas, populares perceberam que o Mercantil Popular, situado na Praça Constantino Correia – Centro comercial de Parnaíba, tinha sido arrombado uma de suas portas. Ainda não foi divulgado o que foi furtado.

Com o centro comercial de Parnaíba totalmente fechado os marginais estão agindo livremente, agora até durante o dia.

Segundo informações de comerciantes, os arrombamentos no centro estão sendo muito comum dos últimos dias. Pequenos empresários do calçadão da Marechal Deodoro, que tem uma estrutura frágil estão sofrendo arrombamentos desde que começou a quarentena com o isolamento social por conta do novo coronavírus (COVID-19). Os arrombamentos agora estão ocorrendo dia e noite e são mais intensos no final de semana.

O centro comercial de Parnaíba está sendo frequentado apenas pelos dependentes químicos deixando os comerciantes assustados.

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Homem é baleado próximo ao Porto das Barcas em Parnaíba

No final da tarde deste domingo (05), por volta das 17 horas, um homem conhecido por Ítalo Jamaica, de aproximadamente 30 anos, morador do Conjunto Habitacional João Paulo II no Bairro Mendonça Clark, foi atingido por três dispares de arma de fogo.

Logo após populares ouvirem diversos disparos, ele foi encontrado baleado na frente do antigo Moraes S/A, que por último estava funcionando a Q-odor, no conjunto Cultural e Arquitetônico Porto das Barcas, centro de Parnaíba (PI).

Ítalo Jamaica foi socorrido com vida pelos paramédicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA).
A Polícia Militar foi acionada e de imediato iniciou as diligencias para encontrar o atirador, mas até o memento ninguém havia sido preso.

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Covid-19:Todos os testes em Parnaíba deram negativo, informa Secretária de Saúde

Em resposta a coluna “SESA-PMP e HEDA não divulgam informações do COVID-19”, publicada no início da manhã deste domingo (05) no Blog do Pessoa, a Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba informou que os testes rápidos que o Ministério da Saúde enviou para o Piauí, serão destinados apenas para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) e a para a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), motivo pelo qual o município de Parnaíba não tem emitido boletim local sobre a doença.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Rejane Moreira, a boa notícia é que ontem (04), os pacientes internados no Heda com suspeita de coronavírus foram submetidos aos testes e todos atestaram negativo para o COVID-19.

“Atualmente têm sete pacientes internados no Heda que estavam sob suspeita da doença, mas o teste deu negativo em todos, inclusive nas crianças”, pontuou Rejane.

Fonte: Blog do Pessoa 

domingo, 5 de abril de 2020

PAX UNIÃO INFORMA - NOTA DE FALECIMENTO

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada cumprimos o doloroso dever de informar, o falecimento de Francisca das Chagas da Conceição, 76 anos de idade, falecido dia 04, de abril de 2020, em sua própria residência, povoado Barra do Longá, município de Buriti dos Lopes. O corpo foi velado no povoado Barra do Longá, e sepultamento às 18hs no cemitério local.

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Informou, a Pax União.

Buriti dois Lopes-PI, 05 de abril de 2020.

PAX UNIÃO INFORMA - NOTA DE FALECIMENTO

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada cumprimos o doloroso dever de informar, o falecimento Luara Vitória da Silva, de apenas 7 meses de idade, falecido no dia 03, abril de 2020, no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, na cidade de Parnaíba. O corpo foi velado em Buriti dos Lopes-PI, e sepultado no dia 03 de abril no cemitério da Igualdade.
A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Informou, a Pax União.

Buriti dois Lopes-PI, 05 de abril de 2020.