BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 2 de maio de 2020

Obras malfeitas continuam causando transtornos a moradores de Buriti dos Lopes

Na tarde desta sexta-feira, 1º de maio de 2020, às fortes chuvas que caíram na região do município de Buriti dos Lopes, Norte do Piauí, causaram muitos transtornos aos moradores do bairro Caixa D’água e Maranhão, invadindo algumas residências em determinadas ruas; “foi um desespero”, diz a moradora.


Os moradores reclamam que depois que o atual prefeito construiu um calçamento com recursos do governo federal, na rua Luiz Dias Candeia, obra essa malfeita, relata morador, às águas das chuvas começaram a invadir as casas e causar todo esse transtorno que você poderá conferir ao assistir o vídeo da reportagem. 
No local, segundo os moradores, era para ser construído, um galerias e não uma passagem molhada, por que segundo eles, quando as chuvas são fortes de mais, o volume de água acaba invadindo suas casas, causando prejuízos e indignação.

Por: Rurik  Araújo/Portal do Rurik    

Sob mira de revólver na cabeça, mulher entrega moto aos bandidos

A Polícia Militar, através de uma guarnição comandada pelo sargento Farlon Machado tendo como patrulheiros os cabos Sobrinho e Zé Maria, encontrou na manhã desta sexta-feira (01/05) uma moto Honda/Biz de cor prata, placa PIO 0101, em uma construção civil no conjunto Joaz Souza, Bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba, litoral do Piauí.

Os policiais encontraram a moto após receber a informação de onde estava abandonada. O veículo foi roubado por volta das 21h30 de quinta-feira (30/04) no conjunto Jardim América, Bairro Ceará. Os assaltantes saíram do mato e colocaram um revólver na cabeça da condutora que acabou entregando a moto. Desta vez, os bandidos abandonaram e a moto foi restituída através da polícia.

Com informações Portal Costa Norte

Homem rouba e acaba capturado por moradores

Um ladrão foi preso por volta das 17h de quinta-feira (30/04) no Bairro Atalaia, município de Luís Correia, litoral do Piauí. O indivíduo, que não teve seu nome revelado, roubou uma bicicleta de uma mulher se utilizando de um facão. Após isto, a Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR) foi comunicada.

Uma guarnição comandada pelo capitão Vilmar Pereira foi até o local e encontrou o acusado já capturado pelos moradores. Inclusive a vítima se fazia presente. O roubo aconteceu próximo à arena de festas e foi perseguido e capturado por testemunhas. Em seguida, os policiais conduziram vítima e acusado para a Central de Flagrantes em Parnaíba.

Com informações Postal Costa Norte

Polícia capturados homem com crack e dinheiro

A Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR), através de uma guarnição comandada pelo tenente Mesquita Júnior, tendo como patrulheiros o sargento Carlos Sousa e o soldado Nickolas, apreendeu drogas e dinheiro por volta das 20h30 de quarta-feira (29/04), no Bairro Atalaia, em Luís Correia, litoral do Piauí. A abordagem aconteceu quando os policiais faziam rondas de rotina e flagraram uma dupla que apresentou comportamento suspeito.

Quando a guarnição tentou se aproximar, a dupla fugiu, sendo perseguida pela guarnição; mas foi capturada. Na oportunidade, foi apreendida uma porção de cocaína e após averiguações também foi apreendido um frasco contendo dezenove porções de crack, e uma quantia de R$ 231,00. A dupla foi conduzida para Central de Flagrantes em Parnaíba com o ilícito apreendido e as duas motocicletas para os procedimentos.

Com informações Portal Costa Norte

PRF apreende adolescente na BR-343 na posse de motocicleta roubada

Policiais Rodoviários Federais apreenderam uma motocicleta que havia sido tomada de assalto na madrugada do dia anterior (29). Os policiais deram ordem de parada a um adolescente que conduzia a motocicleta. A ação ocorreu na tarde de ontem (30) ao abordarem a motocicleta Honda/Bizz 110 I na BR 343 na cidade de Parnaíba (PI).

Os policiais ao realizar os procedimentos de identificação veicular e foram constatados que a motocicleta havia sido tomada de assalto na madrugada do dia anterior na cidade de Parnaíba (PI).

O adolescente declarou aos policiais que receberia R$ 100 de uma pessoa não identificada para levar a motocicleta até o estado do Maranhão e entregá-la ao receptador que também não foi fornecida identidade.

Fonte: Nucom/PRF

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Vice-prefeito Nonatinho do Sindicato grava mensagem em homenagem aos Dia dos Trabalhadores

Vídeo : YouTube/Evado Neres

Moradores reclamam de falta d’água; funcionários reclamam de 3 meses de salário atrasado

Os moradores do Bairro Macambira, situado na zona urbana de Buriti dos Lopes, no Norte do Piauí, estão reclamando que todos os dias pela manhã, falta água nas torneiras naquela região. Já os funcionários terceirizados contratados para prestarem serviços para AGESPISA, estão trabalhando e fazendo todas as manutenções necessárias, mas reclamam que seus salários estariam em atraso há vários meses.   
Os moradores estão reclamando da falta d’água e pedem para o chefe ou responsável da estatal AGESPISA aqui na cidade, que solucione urgentemente o problema, que já perdura por mais de 3(três) meses, período esse, sem água nas torneiras durante as manhãs. “Às vezes o problema persiste durante o dia todo, não dá nem para tomar banho, muito menos encher a caixa d’água”, disse o consumidor indignado.
De acordo com o quê nossa reportagem apurou, os funcionários terceirizados contratados pela empresa BELAS ARTES, para prestar serviços para AGESPISA no município de Buriti dos Lopes, estariam há 3(três) meses sem receber seus salários, ou seja, em meio pandemia do coronavírus, esses profissionais pais de famílias não sabem o que é salários para dá o que comer a seus filhos, há vários meses e nenhuma autoridade tomou providências. 

O Portal do Rurik, tentou entrar em contato com a empresa contratante – via celular - mas os telefones fornecidos pelo site de relacionamento não atenderam as ligações[...]. Segundo informações, ontem, quinta-feira (30/04) a empresa iniciou o pagamento do mês de fevereiro, deixando pendente os demais meses de salários em atraso. 

Outro lado.

Nós conseguimos falar com o diretor regional da AGESPISA o senhor Cirilo Albuquerque. De acordo com o diretor, a bomba que abastece o bairro Macambira encontra-se em perfeito funcionamento e, devido várias ligações clandestinas citadas por ele, resulta no problema de abastecimento de água na referida região: -“Uma ação comercial será tomada depois da pandemia”, alertou. Ele informou ainda, que solicitará a regional de Teresina, a perfuração de um novo poço para reforçar o abastecimento no local... ainda de acordo com o diretor, na próxima segunda-feira (03/05), ele irá direcionar uma equipe de eletromecânicos para Buriti dos Lopes, no intuito de fazer uma revisão no poço que abastece o bairro Macambira.   

Por Rurik Araújo

Bom Princípio | Equipe retorna onde houve caso de COVID-19 com óbito

"Até o presente momento nenhum familiar foi contaminado" disse enfermeiro chefe da equipe.

O Comitê de Saúde responsável pela área da COVOD-19 em Bom Princípio do Piauí, esteve na manhã desta última quarta-feira, dia 29/04, no povoado Montes Alegre, local onde residem os os familiares do senhor de 72 anos (hipertenso) que veio a óbito, após contrair novo Coronavírus (COVID-19) no dia 15 de abril 2020. Os Agentes foram fazer a fiscalização sobre o último dia da quarentena estipulado pelo ministério da saúde, que são os 14 dias, após o contato com o paciente de caso confirmado - o senhor de 72 anos.

Segundo o enfermeiro Jeferson Araújo, que está à frente contra COVID-19, “até o presente momento nenhum dos familiares e comunicantes que tiveram contato com o senhor que  veio a óbito pela COVID-19, apresentaram sintomas gripal ou quaisquer outro sintoma do novo coronavírus, onde foram liberados da quarentena de 14 dias, como orienta o ministério da saúde, e orientados a ficarem em casa atendendo as determinações dos decretos baixados tanto pelo governo do estado quanto pelo município de Bom Princípio do Piauí.

Graças a Deus nenhum apresentam sintomas suspeitos sobre o caso. Portanto, continuamos com nossos pedidos à população bomprincipiense, que fiquem em suas casas, nesse momento o melhor a fazer é mantermos o isolamento social”, disse o profissional de saúde.

Com informações: Blog Direto de Bom Principio

Cocal | Barreiras serão intensificadas nas estradas que ligam Cocal às cidades circunvizinhas

De acordo com o prefeito Rubens Vieira, em suas redes sociais, a partir do dia 01 de maio, amparadas por decisão do Comitê de Fiscalização e Prevenção do Coronavírus em Cocal - PI, serão intensificadas as barreiras sanitárias nas estradas que ligam Cocal às cidades circunvizinhas.
Moradores de Cocal podem retornar à cidade, cumprindo a quarentena mínima de 07 (sete) dias, isolado.

Está proibida a movimentação de pessoas vindas de outras cidades sem cumprir quarentena, seja para acesso a bancos, lotéricas ou demais serviços essenciais.

Nas barreiras sanitárias haverão identificações dos casos e determinações do retorno às cidades de origem àqueles que não se destinem a Cocal em condições de cumprir quarentena. Portanto, quaisquer pessoas que estiverem de passagem pelo Município terão que cumprir o prazo equivalente, sendo proibida a entrada de pessoas de Municípios de Estados vizinhos apenas para desempenho de ações mercantis, burocráticas e bancárias.
Reitera-se que é obrigatório o uso de máscara em locais públicos.
Estão excepcionados da determinação, servidores públicos que prestam atividades essenciais, como de saúde, no Município.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Homem é agredido após criticar administração de prefeito em rede social

Um homem identificado como Hildson e conhecido como “Raposa”, foi agredido na manhã desta quarta-feira (29) ao sair de sua casa e se aproximar do campo de futebol, Raposa foi parado pelo seu desafeto de nome Valderir, o mesmo é vigia na UBS da comunidade Barra do Longá. Valderir desferiu vários socos e chutes em Raposa, as agressões só foram paradas quando uma moradora interferiu.
A vítima informou a nossa redação que acha que o motivo das agressões tenha sido uma postagem em sua rede social, onde ele faz críticas ao prefeito Jr Percy pela falta de médicos e a contratação de vigias na UBS.
Confira!

O homem agredido foi até a delegacia e fez um boletim de ocorrência contra Valderir que é vigia da UBS da comunidade.
Com informações Portal do Delta

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Morre mais duas pessoas por Covid-19 no Piauí

A Secretaria Estadual da Saúde (SESAPI ) confirmou mais duas mortes por coronavírus no Piauí. Uma mulher, de 73 anos, natural de Teresina, faleceu em um hospital particular da Capital.

Ela tinha histórico de neuropatia. O segundo caso, um homem, de 77 anos, também de Teresina, sofria de cardiopatia crônica.

De acordo com os dados da SESAPI,  foram confirmados mais 34 casos de Covid-19. Foram registrados novos casos da doença em Morro Cabeça no Tempo, Palmeirais, São Pedro e Queimada Nova.

Com isso, 54 municípios do Piauí passam a ter casos confirmados do novo coronavírus. Dos casos positivos, são 13 mulheres e 21 homens, com idades que variam de 24 anos a 71 anos

O total de casos confirmados no Estado até agora é de 454 e o número de mortos é 24.

Ascom/Sesapi

Homem de 56 anos é curado da covid-19 em São Raimundo Nonato

Conforme a Sesapi, o paciente passou por cuidados médicos da equipe de Saúde de São Raimundo Nonato e recebeu alta hoje depois de passar por avaliação médica.
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi), confirmou nesta terça-feira (28) que um homem de 56 anos, de iniciais J. N. D. R, recebeu alta médica após ser curado da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, em São Raimundo Nonato.

Conforme a secretaria, o paciente passou por cuidados médicos da equipe de Saúde de São Raimundo Nonato e recebeu alta hoje depois de passar por avaliação médica e testar negativo para a doença.
Casos no Piauí

A Sesapi informou nesta terça-feira (28) que subiu para 420 o número casos confirmados de coronavírus (covid-19) no Piauí. A quantidade passou de 364 para 420, apresentando um aumento de 56 casos em 24 horas. O número de óbitos é 22.

Outros óbitos

As outras 20 pessoas que morreram por coronavírus foram: o casal de idosos Jomar Pereira da Silva (88) e Marlúcia Pereira da Silva (73); o prefeito de São José do Divino, Antônio Felícia; o empresário Oderman Bittencourt; o empresário Nogueira Neto; um homem de 56 anos; uma jovem de 22 anos; um senhor de 63 anos; um idoso de 72 anos; uma idosa de 73 anos; uma adolescente de 13 anos; um senhor de 61; um idoso de 98 anos; um senhor de 85 anos; um idoso de 79 anos; um senhor de 64 anos; uma idosa de 99 anos; um jovem de 21 anos; uma idosa de 70 anos; e um idoso de 79 anos. 

Com informações: GP1

Vice-prefeito Nonatinho do Sindicato felicita os Profissionais da Educação

O vice-prefeito de Cocal-PI, Nonatinho do Sindicato, parabeniza os Profissionais da Educação, neste dia 28 de abril de 2020, dia Internacional da Educação.

Assista ao vídeo gravado com Nonatinho.

Fonte: Portal do Evaldo Neres

Prefeito Caburé do PT em plena Pandemia do Coronavírus contrata paredão de som por 17 mil reais


A cidade de Caraúbas do Piauí ao norte do estado, está estarrecida com o que vem acontecendo na gestão do petista Caburé. Alguns moradores têm acompanhado o desvio de conduta do atual prefeito de Caraúbas. As informações são do Portal do Delta.

Foi publicado no diário oficial do município a licitação da contratação de um paredão de som por 17 mil reais, é isso mesmo.

A população não engoliu essa história e não se comenta outra coisa na cidade. O prefeito falou que este som é para fazer a divulgação de campanha do combate ao Covid-19, o novo coronavírus.
A população está revoltada, pois dizem que isso é um absurdo, Caraúbas é uma cidade de apenas 5.600 habitantes e o que o prefeito está fazendo é lamentável. “Ficamos muito triste com o que estamos vendo, votamos, acreditamos e hoje ele está fazendo dessa forma com o dinheiro que vem governo federal para ser investido em ações de outra forma para combater esse vírus” disse um morador.

Edição Portal do Rurik
Com informações: Portal do Delta

Após polêmica sobre morte de idosa, secretária de saúde divulga nota intimidando população

Uma grande tensão nas redes sociais e em grupos de Whatsapp aconteceu na tarde deste domingo (26) na cidade de Buriti dos Lopes. Logo após a divulgação do boletim de atualização do Covid-19 no Piauí, na cidade do bordado, foi divulgado o óbito de uma idosa de 70 anos, moradora da localidade Estreito. As informações são do Portal do Delta.
A população buritiense ficou surpresa e muito assustadas, devido à notificação deste óbito, pois anteriormente não havia confirmação de casos no município, o que gerou pânico em todos.

Diante dos fatos, ficaram algumas perguntas no ar, porque o Hospital Dirceu Arcoverde não fez logo o teste para saber se está senhora estava ou não com coronavírus? Porque o Hospital mandou a mesma pra casa, quando ela havia dado entrada à primeira vez na unidade. Outra pergunta que a população quer saber, se a morte foi no sábado, porque da Secretaria de Saúde de Buriti dos Lopes só ter divulgado e tomado às providências no domingo à tarde? Logo levantou uma grande desconfiança na população e principalmente depois que familiares começaram a se manifestar ao contrário do que estava sendo divulgado pelo o município e o estado.

Não satisfeita com as opiniões da população, imediatamente a secretária e primeira dama Luda Percy, divulgou uma nota na página da secretaria, que pra muitos, foi visto como abuso e uma forma de intimidar aqueles que não acreditaram que a idosa morreu de coronavírus.


Veja;

Edição: Portal do Rurik
Com informações: Portal do Delta

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Vice-prefeito Nonatinho comenta sobre créditos do governo federal destinados aos agricultores

Durante a pandemia do Novo Coronavírus(COVID-19), o vice-prefeito Nonatinho do Sindicato tem seguido rigidamente as orientação do  decreto estadual e municipal e tem ficado em casa. Atuante, Nonatinho do Sindicato está disposto a orientar e explicar o cidadão como ter acesso aos crédito do Governo Federal.
  
Assista ao vídeo gravado com o vice-prefeito Nonatinho do Sindicato;
Nesta segunda-feira (27), em entrevista ao Informe do Município, Nonatinho do Sindicato comentou sobre o crédito do Governo Federal destinado a moradores de assentamentos de toda região.

Segundo o representante do povo cocalense, o vice-prefeito de Cocal-PI, Nonatinho do Sindicato, os interessados terão acesso ao crédito até o mês de agosto deste ano. 

Edição: Portal do Rurik
Fonte: Evaldo Neres  

Prefeito abandona comunidade onde reside seu Secretário de Infraestrutura

Barra do Longá uma comunidade tradicional na região Norte do Piauí em Buriti dos Lopes, vem sofrendo com o descaso do poder público. Vários moradores cansados de ver o local onde nasceram, cresceram e vivem até hoje, passar por vários problemas, resolveram denunciar o prefeito do município Júnior Percy e seu secretário de infraestrutura, Neto Alves. As informações são do Portal do Delta. 

Os mesmos relatam que o mato e a sujeira tomam conta das ruas e falta iluminação pública. O que mais nos chama atenção, é que na comunidade reside o secretário de infraestrutura e sua esposa que é suplente de vereadora, e mesmo assim, Júnior Percy não dá a mínima importância.

Os mesmos relatam que o mato e a sujeira tomam conta das ruas e falta iluminação pública. O que mais nos chama atenção, é que na comunidade reside o secretário de infraestrutura e sua esposa que é suplente de vereadora, e mesmo assim, Júnior Percy não dá a mínima importância.

Uns dias atrás, uma família teve que enterrar um ente querido a luz de farol de carro, porque o cemitério não tem iluminação.
Os moradores denunciam também o abandono do prefeito e do secretário, diante da situação do mercado municipal, pois o prefeito dizia em seu palanque que iria entregar o mercado reformado para população, mas não foi isso que aconteceu.
O local hoje está servindo para os aliados do prefeito criarem porcos, e isso tem revoltado as pessoas, até mesmo aqueles que acreditaram na promessa do prefeito. Uma moradora emocionada falou: “Jamais imaginava em ver a comunidade Barra do Longá, que é tão conhecida e amada por muitos piauienses, passando por aquela triste situação”, lamentou a mesma.
Edição: Portal do Rurik
Informações: Portal do Delta

domingo, 26 de abril de 2020

Idosa de 70 anos de Buriti dos Lopes é a 19ª morte por COVID-19

Durante internação a idosa teria contraído o vírus. A idosa residia no povoado Estreito e teria sido internada após sofrer um infarto. 

A Secretaria Municipal de Saúde, e a direção do Hospital Estadual Mariano Lucas de Sousa, confirmaram neste domingo (26/04), a 1ª (primeira) morte pelo Novo Coronavírus (COVID-19), no Município de Buriti dos Lopes, Norte do Piauí. A vítima foi uma idosa de 70 anos residente no povoado Estreito. Ela faleceu no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba.  

Segundo informações, a idosa teria sofrido um infarto e teria contraído o vírus durante a internação no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde(HEDA). O prefeito Junior Percy, em entrevista ao portal ligado a Prefeitura de Buriti dos Lopes, Piauí em Dia, confirmou o primeiro caso no município, bem como o primeiro óbito.

Por Rurik Araújo/Portal do Rurik