BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

SAÚDE | Obra de construção da moderna sede do CAPS em Buriti dos Lopes está em ritmo acelerado

É mais uma obra que faz parte do programa 'Acelera Buriti', lançado ano passado pelo prefeito Júnior Percy, e que vem contemplando o município com obras e serviços em diversas áreas.

A Prefeitura de Buriti dos Lopes está intensificando os trabalhos de construção da sede própria da unidade do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, para implementar os serviços de saúde mental. A obra de construção do moderno prédio está a todo vapor e entrou em sua reta final para conclusão.

O Centro de Atenção Psicossocial está sendo construído pela Prefeitura Municipal por meio de um convênio com o Ministério da Saúde, cujo investimento é na ordem de R$1.392.764,73 (Um milhão, trezentos e noventa e dois mil, setecentos e sessenta e quatro reis e setenta e três centavos) e fazem parte do programa Acelera Buriti, lançado ano passado pelo prefeito Júnior Percy (PP), e que vem contemplando o município com obras e serviços em diversas áreas.

O CAPS possui serviços de saúde de caráter aberto e comunitário voltados aos atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial. A finalidade da unidade é aumentar a assistência aos portadores de sofrimentos mentais, evitando as internações psiquiátricas em outras cidades.

O prefeito Júnior Percy, lembra que esse é mais um investimento da gestão municipal em procurar oferecer cada vez mais uma saúde de qualidade ao alcance de todos os buritienses. Segundo ele, a nova Unidade irá proporcionar melhores condições para atender os pacientes e para que os profissionais trabalhem em um lugar confortável e adequado. “É um avanço extremamente importante aos moradores de nosso município para implementar as ações viabilizadas na saúde mental”, disse.

O Centro de Atenção Psicossocial é uma instituição brasileira de atenção especializada em saúde com métodos para cuidar de afecções psiquiátricas, criada em 2002 pelo Ministério da Saúde em substituição aos hospitais psiquiátricos, cujo objetivo é promover o tratamento de pacientes portadores de sofrimento mental grave e persistente. O CAPS é na realidade, um serviço de portas abertas e está destinado a todos aqueles que, de alguma forma, convivem com o vício.

Fonte e imagens: ASCOM / PMBL

Segunda vítima do duplo homicídio ocorrido em Buriti dos Lopes é identificado

A família de Arthur Guedes da Silva, 20 anos, natural de Fortaleza - Ceará, reclamou a posse do corpo no Instituto de Medicina Legal (IML) de Parnaíba na noite de quinta-feira (04/01), mesmo dia em que foi vítima de homicídio em meio a um matagal, ocorrido no bairro Macambira na cidade de Buriti dos Lopes.

Arthur levou um tiro na cabeça e teve morte imediata na cena do crime, ao seu lado foi encontrado um revólver totalmente municiado. O corpo dele foi liberado para um ente familiar para velório e sepultamento.

A outra vítima já havia sido identificada como sendo, Salatiel Freires Cardoso, de 22 anos, vulgo “Salah”, também do estado do Ceará, natural da cidade de Ocara.

Ainda segundo relatos a polícia, ambos se encontravam numa espécie de acampamento no final da Rua Mãe Ana, utilizado para a prática de venda de entorpecentes, quando foram surpreendidos por rivais. A suspeita é que o crime tenha sido praticado devido a disputa de facções e o controle do tráfico na região.

Fonte: Portal Boca do Povo

TELHAS DE CONCRETO TELNORTE, MELHOR ACABAMENTO COM ENCAIXE PERFEITO

Policia Militar recupera duas motocicletas e prende dois homens por receptação em Joaquim Pires

Por volta das 13h30 dessa quinta-feira (04), policiais do Grupamento da Polícia Militar - GPM de Joaquim Pires recuperaram duas motocicletas com restrição de roubo/furto. As ocorrências foram registradas no Povoado Canto do Mel e Vila João Rodrigues, na zona rural de Joaquim Pires.

De acordo com as informações repassadas pela PM, uma guarnição de serviço composta pelo Subtenente Vieira e 3º Sarg. Spindola, após abordagens nas localidades e consultas aos sistemas, constataram as restrições dos veículos.

A motocicleta Honda Pop-100, de cor vermelha, com placa NIT 0512, estava na posse de um homem identificado pelas iniciais F. das C.N.; Já a motocicleta Honda Pop 100, de cor preta, com placa NIC 6557, estava em posse de F.J. da S.C. Um dos veículos foi roubado em Altos e o outro, em Parnaíba.

Diante dos fatos, foi dado voz de prisão aos indivíduos e ambos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Luzilândia para as providências legais cabíveis.  

Foto: divulgação/PM-PI.

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Policia Militar flagra dupla com grande quantidade da supermaconha em Parnaíba-PI

Uma ação do 2º Batalhão Polícia Militar (BPM Major Osmar), por meio de guarnições da Diretoria de Inteligência (DIPM) e da Força Tática, resultou na prisão de Marcos Vinicius da Silva Sousa, vulgo 'B', de 24 anos, na detenção de um adolescente de 16 anos e na apreensão de grande quantidade de entorpecentes. O fato ocorreu na manhã desta sexta-feira (04/01), no bairro João XXIII, na cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí.

Os militares do Serviço Reservado receberam denúncias acerca de uma casa situada na Rua: Diplomata Mário de Andrade Correia, a qual estava sendo utilizada como ponto de venda e consumo de entorpecentes. Marcos Vinicius e um adolescente ao avistarem as equipes, se evadiram adentrando o imóvel investigado e um terceiro investigado que se encontrava no interior da residência conseguiu fugir.

No local foi apreendido 160 embalagens de skunk (supermaconha), a quantia de R$ 2.126,00 (dois mil e cento e trinta e seis reais), uma balança de precisão e uma motocicleta Honda Pop 110 I, de cor branca, ano/modelo 2022, de placa SLM-1C39/Parnaíba-PI.

A dupla e todo o material arrecadado foram levados para a Central de Flagrantes de Parnaíba, onde foram apresentados ao delegado plantonista, que tomará as medidas que o caso requer.

Fonte: Blog do Coveiro

Prefeitura de Bom Princípio amplia o sistema de abastecimento de água na zona urbana

Na última quarta-feira (03/01), a Prefeitura Municipal de Bom Princípio do Piauí demonstrou seu compromisso com o bem-estar da população ao realizar a perfuração de um novo poço artesiano no Conjunto Maria Hildeneer.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA CLICANDO AQUI

Prefeito Lucas Moraes e secretários traçam metas e objetivos para o ano de 2024

Na última quarta-feira (03/01), o prefeito Lucas Moraes liderou uma reunião crucial com seu secretariado na Câmara Municipal de Vereadores, com o intuito de traçar as pautas e objetivos prioritários para o ano de 2024.

O encontro foi marcado por uma atmosfera de colaboração e troca de ideias entre o prefeito e os secretários municipais, evidenciando o compromisso conjunto em alinhar estratégias eficazes para o desenvolvimento e aprimoramento das políticas públicas durante o ano.

A iniciativa revela o empenho da administração em promover uma gestão de qualidade, refletindo o esforço coletivo para superar desafios e atingir metas que, por sua vez, irão beneficiar significativamente a população bomprincipiense.

A reunião não apenas fortaleceu a coesão entre os membros da administração, mas também enfatizou a importância de uma abordagem colaborativa na busca por soluções que impulsionem o progresso em todas as áreas administrativas.

FONTE: SECOM - PMBPP

Polícia prende acusado de ferir a tiros cinco pessoas durante vaquejada em Luzilândia

Na manhã desta quinta-feira (04.jan), a Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Luzilândia, em ação integrada com a PMPI (GPM de Joaquim Pires), PCMA (Delegacia de São Bernardo), PMMA (4 Cia Brejo), culminou na prisão de M.A.S.M., vulgo Marquin Sued”, de 36 anos, natural de Luzilândia-PI.

O delegado titular de Luzilândia, Antônio Alves, explicou que o homem é investigado em razão da prática de uma tentativa de homicídio em face de cinco vítimas, incluindo uma criança de 4 anos, fato ocorrido em um evento de vaquejada na cidade de Luzilândia, na noite do dia 07 outubro de 2023.

No dia do crime, o acusado teria efetuado disparos de arma de fogo contra um desafeto e acabou atingindo outras pessoas que se encontravam no evento. “O indivíduo se encontrava foragido, entretanto após intenso trabalho investigativo da equipe da Civil de Luzilândia, no dia de hoje, o mandado de prisão expedido pelo Judiciário da Comarca de Luzilândia foi finalmente cumprido“, disse o delegado.

Ainda segundo o delegado, o homem encontra-se recolhido na delegacia de Luzilândia, à disposição do Judiciário, devendo responder pelos crimes de tentativa de homicídio qualificado e porte ilegal de arma de fogo.

Informações | Revista AZ

Duplo homicídio é registrado pela Polícia Militar em Buriti dos Lopes

Por volta das 11:30hs o Grupamento da Policia Militar (GPM), foi acionado via copom, para atender uma ocorrência de um duplo homicídio após um tiroteio na rua Mãe Ana, bairro Macambira, zona urbana de Buriti dos Lopes, Norte do Piauí.

Segundo a Policia Militar, uma das vítimas do tiroteio foi identificado como Salatiel Freire Cardoso, 22 anos, natural de Ocara no Ceará, e atualmente residia na cidade de Buriti dos Lopes. A outra vítima morta com um tiro na região da cabeça foi identificada apenas pelo primeiro nome, Arthur, natural do Ceará - um revólver calibre 38, uma faca e drogas foram apreendidos no local.

Os socorristas do SAMU foram acionados, porém, as vítimas já estavam sem vida. Equipes da Polícia Militar - IML, que recolheu os corpos das vítimas -, Pericia Criminal e da Policia Civil estão no local e fazem diligencia. A motivação seria uma disputa entre facções pelo comando do tráfico de drogas na região.

Armas e drogas encontrados no acampamentos dos traficantes. 

Matéria em andamento...

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)

Homem é morto a tiros em Parnaíba

Um homem identificado como Leandro Justino de Souza foi morto com tiros na cabeça na noite desta quarta-feira (03/01) no loteamento Santa Luzia 2, na cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí. A vítima era usuária de drogas.

De acordo com informações a vítima já havia sofrido um atentado no dia 25 de dezembro, onde dois indivíduos tentaram esfaquear Leandro, que conseguiu escapar da ação criminosa. Dessa vez o homem foi chamado por dois suspeitos para uma rua escura, momento que foi alvejado com quatro disparos de arma de fogo na cabeça.

Os assassinos fugiram da cena do crime logo em seguida e até a publicação desta matéria não foram presos.

Diligências foram feitas para capturar os suspeitos.

A Polícia Militar foi acionada e isolou a área, aguardando a chegada da perícia. O Instituto de Medicina Legal (IML) foi acionado para realizar a remoção do corpo. O caso vai ser investigado pela Polícia Civil.

Trio é preso após polícia flagrar negociação de arma no Piauí

O fato aconteceu no cruzamento da avenida Coronel Lucas, com a avenida Das Normalistas, quando os dois foram avistados em uma moto Titan 150 de placa JJE-325 de Brasília, em atitude suspeita. Durante a abordagem os dois ficaram nervosos e um deles, identificado como Brendo Gomes de Oliveira, disse que estava indo pegar uma encomenda na cidade de Parnaíba.

Logo em seguida a equipe policial em conjunto foram até o local da entrega da encomenda, que seria na avenida Pinheiro Machado, localizada em Parnaíba, quando ao chegarem ao local interceptaram um indivíduo identificado por Francisco Adriano de Souza, que estava portando um revólver calibre 38 com 5 munições intactas.

Os indivíduos foram conduzidos para Central de Flagrantes de Parnaíba para dar prosseguimento às medidas legais cabíveis.

Fonte: conecta PI / Renato Carlos

Irmão de ex-prefeito morre em grave acidente na BR-343 com ônibus da Guanabara em Buriti dos Lopes

Por volta de 1:00hs da manhã desta quinta-feira (04), aconteceu um grave acidente, tipo colisão frontal, envolvendo um motociclista que morreu no local, e um ônibus da empresa Guanabara que seguia sentido de Luis Correia para Teresina na BR-343. O acidente aconteceu no km 52, no município de Buriti dos Lopes, Norte do Piauí.

A vítima foi identificada como Nivaldo Duarte Val, 60 anos, natural de Buriti dos Lopes, que veio a óbito com o impacto. Ele era irmão do Ex-prefeito Bernildo Duarte Val e do Vereador Juscelino Duarte Val.

Segundo a PRF, a vítima seguia em uma motocicleta modelo NXR150 BROS, sentido cidade de Buriti dos Lopes. O acidente ocorreu próximo da entrada do Quebra Pote, na faixa de deslocamento do ônibus, o que pode indicar uma possível invasão da faixa pelo motociclista.

O corpo foi recolhido para um posto avançado do IML em Parnaíba. Os Peritos Criminais estiveram no Local com a PRF.

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)  

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Policia cumpre mandado de prisão por tentativa de homicídio na zona rural de Caxingó/PI

Carlos dos Santos da Silva, 47 anos, natural deste município, foi preso por volta das 12:30h desta quarta-feira (03), por uma Guarnição da Policia Militar (GPM) de Caxingó, em conjunto com a Policia Civil da Delegacia de Buriti dos Lopes – o acusado foi preso no povoado Piçarreira, município de Caxingó e responde pelo do crime de tentativa de homicídio no ano de 1998.

Segundo informações, contra ele havia um mandado de prisão em aberto expedido pela comarca de Buriti dos Lopes pela o crime de tentativa de homicídio. O fato ocorreu na localidade Santa Helena, zona rural de Buriti dos Lopes, precisamente na fazenda Sapucaia, no dia 06 de setembro de 1998, às 11h30.

Sobre o homicídio

De acordo com depoimentos das testemunhas, tanto o acusado quanto a vítima são moradores da referida fazenda. Consta que o motivo do delito foi fútil, a morte de um capote, provocada pelo indiciado, sem a permissão do dono da ave, o proprietário da fazenda. Ao ser reclamado pela vítima, o acusado afetou-lhe um disparo com uma espingarda atingindo-o pelas costas, na região da cabeça; além de acusá-lo de ter-lhe furtado R$ 20,00 (vinte reais). Quando recebeu o disparo, a vítima caiu e ao levantar-se foi novamente perseguida pelo indiciado, armado com um facão, mas conseguiu correr e esconder-se na casa de um amigo que o levou para o hospital local.

Edição: Portal do Rurik

Prefeitura de Bom Princípio do Piauí, amplia sistema da rede elétrica na zona rural

A Prefeitura Municipal de Bom Princípio do Piauí, através da secretaria de infraestrutura, está ampliando o sistema da rede elétrica nos povoados Baixa Velha e Barrocas – os recursos são oriundos do município e já foram implantados mais de 13 postes de concreto que deverão ampliar a rede elétrica na zona rural.  

CONTINUE LENDO CLICANDO AQUI

terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Homem é preso acusado de lesão corporal na zona rural de Joaquim Pires

A Policia Militar do Estado do Piauí, através do GPM de Joaquim Pires, prendeu nesta segunda-feira, dia 1º de janeiro de 2024, um homem identificado pelo prenome de Abimael, acusado de lesão corporal. O acusado teria utilizado uma tesoura para cometer o crime contra a vítima Francisco das Chagas da Silva.

Segundo informações, por volta das 17hs, o policiamento de plantão sob o comando do sargento Vieira, teria recebido uma denúncia via copom, de lesão corporal no povoado Barro Vermelho. Os policiais se deslocaram até o povoado e constataram o crime e conduziram o acusado para Delegacia da Policia Civil do município de Luzilândia.  

Ainda durante a ocorrência policial, uma motocicleta com o chassi adulterado foi apreendida pelos militares. Por conta da lesão corporal, foi realizado um TCO contra Abimael.   

Edição Portal do Rurik  

Criança de 8 anos morre em grave acidente na BR-343, zona rural de Buriti dos Lopes

Por volta das 16h desta terça-feira (02), aconteceu um grave acidente na BR-343, próximo a Cruz do Padre, envolvendo uma caminhonete modelo Chevrolet S10, que vitimou uma criança de apenas 8 anos de idade. O veículo era conduzido pelo médico ortopedista Eduardo Bona.

Segundo informações, o motorista trafegava com sua familia no sentido Teresina a Luis Correia quando teria tentado realizar uma ultrapassagem e perdido o controle da direção. A caminhonete deixou um rastro de destruição na vegetação após capotar por várias vezes. Uma criança, filha do casal de apenas 8 anos, morreu no local.

A esposa do médico identificada como Laura Barros Miranda, e as demais vítimas – filho e baba - foram socorridas por uma equipe do SAMU de Buriti dos Lopes e encaminhadas para o HEDA em Parnaíba.  O corpo da vítima foi recolhido para um posto avançado do Instituto Médico Legal (IML) em Parnaíba.  

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)

Nonatinho do Sindicato sai na frente pela reeleição em Cocal, diz enquete online

O prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato (PT), venceu a enquete online do Portal Manchete Piauí, que perguntou: “Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para prefeito de Cocal-PI?”.

No final da enquete, Nonatinho do Sindicato obteve de 1.067 votos dos internautas, o que corresponde a 51%. Em segundo lugar ficou o pretenso candidato da oposição, o mesmo que foi derrotado nas urnas em 2020 pelo atual prefeito Nonatinho.

A enquete foi realizada pelo Portal Manchete Piauí, entre os dias 30 e 31 de dezembro. Enquete como esta mostra a popularidade do prefeito Nonatinho. Afinal, Cocal reconhece quem trabalha, e a oposição até tenta, mas o povo não se deixa ludibriar pelas Fake News que são divulgadas pelos opositores, em forma de desespero!

Fonte: Portal do Rurik

Policia Militar divulga relatório sobre os festejos e réveillon em Buriti dos Lopes

O comandante do Grupamento da Policia Militar de Buriti dos Lopes, Sargento Filho, divulgou nesta terça-feira (02) um relatório informando que durante os festejos e a festa de réveillon que ocorreram em dezembro de 2023/2024, transcorreram em suas normalidades. 

Segundo o sargento, não foram realizadas prisões, bem como não houveram badernas, registros de direção perigosa, acidentes e outros crimes durante os festejos de N.S dos Remédios e o réveillon organizado pela prefeitura de Buriti dos Lopes, O Festeja Buriti. O sargento Filho disse ainda que agradece a população em geral por ter contribuído para que tudo transcorresse normalmente. Ele também reiterou o compromisso com a população buritiense para continuar trabalhando no intuito de manter a ordem e a paz na cidade e na zona rural. 

 RELATÓRIO DAS OCORRÊNCIAS:

1. N° de atendimento pelo Copom

R: 00

2. N° de carros abordados

R: 32

3. N° de motos abordadas

R: 27

4. N° de pessoas abordadas

R: 48

5. Estabelecimentos fiscalizados

R: 00

6. Conduções

R: 00

7. Armas de fogo apreendidas

R:   00

8. Averiguação de veículos suspeito

R: 00

9. Total de TCO's

R: 00

10.Autos de infração

R: 00

11. Remoção de veículos

R: 00

12. Averiguação em Edificações

R: 00

13. Flagrantes

R: 00

14. Apreensão de arma branca: 00

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik

CONFIRA AS OFERTAS 'TUDO NOVO PARA SUA CASA' DO ARMAZÉM PARAÍBA






Menina de 12 anos é estuprada durante a madrugada do dia 1º de janeiro em Buriti dos Lopes

Por volta de 1:30h da manhã do dia 1º de janeiro de 2024, uma menina identificada somente pelas iniciais, M.V.C.R., de 12 anos de idade, residente no bairro Acampamento, foi estuprada por um homem armado com uma faca que utilizava um capuz para cobrir o rosto. O fato teria ocorrido, quando a vítima esperava sozinha, um colega para ir à festa de réveillon no centro da cidade de Buriti dos Lopes, Norte do Piauí.

Segundo informações, a mãe teria deixado a garota na escadaria, ‘sozinha’, de frente ao hospital que dá acesso a BR-343 para encontrar com um colega para ambos irem à festa de réveillon.  A vítima informou que avistou o criminoso e segundo ela, ele vestia roupa azul, que inclusive usava uma camisa azul na cabeça para cobrir o rosto, e teria abusado sexualmente dela. O criminoso se aproximou e colocou uma faca no pescoço da incapaz e fez com que a vítima fosse até um bueiro ao lado do hospital e lá sob ameaça de morte, consumou o ato libidinoso.

A vitima não reconheceu o homem, só informou que o mesmo parecia um mendigo, tipo um andarilho e que estava bastante sujo. 

A equipe de plantão do Grupamento da Policia Militar só teve conhecimento do fato às 7:30hs da manhã, informando que uma menina de 12 anos, havia dado entrada no hospital vítima de estupro. Na sequência os policiais acionaram o Conselho Tutelar que tomou às devidas providencias. O caso deverá ser investigado pela Delegacia de Buriti dos Lopes.

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)