08 outubro 2025

Promotor pede anulação de acordo do Ministério Público com prefeito Apolinário Moraes acusado de agredir e ameaçar adolescente

Em seu relato, o jovem afirmou que foi abordado pelo prefeito, que empunhava uma arma de fogo, e que ficou o tempo inteiro apontada para a cabeça da vítima.

O promotor Adriano Fontenele Santos, da Promotoria de Justiça de Buriti dos Lopes, entrou com pedido para anular o acordo proposto pelo Ministério Público (MP-PI) ao prefeito de Bom Princípio do Piauí, Apolinário Costa Moraes (PSB), em processo que ele é acusado de agredir e ameaçar com arma de fogo um adolescente de 13 anos. Em manifestação datada de 21 de julho, o representante ministerial também requereu o cancelamento da audiência preliminar com o gestor, marcada para 14 de novembro.

Prefeito Apolinário Moraes / Foto: Divulgação

Agressão

A transação penal dispõe de termos que devem ser cumpridos pelo indivíduo, resultando na extinção de sua punibilidade, ou seja, evita um processo criminal. Conforme apresentado pelo promotor, esse acordo foi ofertado de maneira indevida ao gestor, visto a vedação trazia pela Lei Henry do Borel que alterou o art. 226, § 1º do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Essa alteração prevê que a oferta da transação penal não se aplica “aos crimes cometidos contra crianças e adolescentes, ainda que em situação de violência doméstica e familiar”.

O fato ocorreu na madrugada do dia 20 de fevereiro de 2023. No boletim de ocorrência registrado junto à Polícia Civil do Piauí, o adolescente afirmou que foi convidado pela filha de Apolinário Moraes para ir à casa dele. Ao se deparar com a vítima dentro da residência, o prefeito iniciou a suposta agressão e ameaça contra o adolescente.

Em seu relato, o jovem afirmou que foi abordado pelo prefeito, que empunhava uma arma de fogo, e que ficou o tempo inteiro apontada para a cabeça da vítima. Nesse momento, Apolinário Moraes “mandou o declarante se ajoelhar, e deu um soco no rosto da vítima, proferindo xingamentos. Que ordenou que o declarante fosse engatinhando até a porta da cozinha, apontada a arma para sua cabeça, momento em que a vítima machucou a mão direita. Que após isso, mandou a vítima ficar de joelhos e levantar a camisa, para verificar se estava armado”.

Durante esse tempo, o prefeito também agrediu o adolescente verbalmente, se referindo a ele como “maconheiro”, “vagabundo” e “viado”. O jovem ainda se identificou como primo de Lucas Moraes, ex-prefeito do município e adversário político de Apolinário Moraes. Com a revelação, o gestor ficou ainda mais exaltado. “Que o declarante ficou de joelhos o tempo todo e com as mãos na cabeça, chegando a escorregar o braço direito, momento em que o acusado afirmou que se o declarante se mexesse, iria estourar a cabeça da vítima e que não iria dar nada pois o suposto autor é policial”, diz trecho da declaração do adolescente.

A mãe e um primo da vítima foram à residência do prefeito, e o chegarem lá, foram recebidos por Apolinário Moraes com a arma apontada para ambos. O jovem só deixou a residência após a chegada da Polícia Militar.

O que diz o prefeito

Contrariando a declaração da vítima, Apolinário Moraes prestou depoimento em que negou ter rendido e ameaçado o adolescente de morte. Ele afirmou que ao abrir a porta da despensa e se deparar com o jovem, lhe fez perguntas para saber quem era ele e fez uma busca pessoal, por questão de segurança. Depois disso, que o adolescente permaneceu sentado em um banco de madeira até a chegada da mãe do prefeito.

Outro lado

Procurada pela reportagem, a assessoria jurídica do prefeito Apolinário Moraes afirmou que houve um erro do próprio Ministério Público, pois "não caberia transação penal tendo em vista ter menor envolvido".

Fonte: GP1

Prefeita Laura Rosa dialoga com moradores do Assentamento Barrocão em busca de melhorias

A visita ao Assentamento Barrocão sinaliza a prioridade da prefeita em manter um canal aberto com as comunidades rurais de Buriti dos Lopes.

Buriti dos Lopes, Piauí – Em uma iniciativa voltada para a escuta ativa das comunidades rurais, a prefeita de Buriti dos Lopes, Laura Rosa (PP), visitou na manhã de terça-feira, 07/10, o Assentamento Barrocão. O objetivo do encontro foi dialogar diretamente com os moradores e agricultores da região, colhendo suas demandas e sugestões em busca de melhorias para a comunidade.

A prefeita não estava sozinha. Ela esteve acompanhada por uma comitiva composta pelo secretário de Finanças, Júnior Percy, o secretário de Infraestrutura, Oscar Júnior, o suplente de vereador Roniê, e o líder comunitário Bernardo Miguel, que é representante local. A presença dos secretários municipais sugere uma intenção de agilizar o planejamento e a execução de ações baseadas nas necessidades apresentadas.

O encontro foi destacado pela própria prefeita em suas redes sociais como um "momento de escuta, diálogo e construção conjunta". Segundo a publicação, a visita permitiu à gestão municipal conhecer de perto os "demandas, sugestões e desafios enfrentados por quem vive e trabalha no campo".

A pauta principal girou em torno das questões que afetam o dia a dia dos agricultores e moradores, sendo um passo crucial para a administração municipal planejar ações mais eficazes e voltadas à realidade específica do Assentamento Barrocão. A agricultura familiar, que é vital para a economia local, foi o foco das discussões.

Ao final do encontro, Laura Rosa reafirmou o compromisso de sua gestão com o setor rural. "Seguimos com o compromisso de fortalecer a agricultura familiar, apoiar nossos produtores e garantir melhores condições para quem, com tanto esforço, contribui para o desenvolvimento do nosso município," declarou a prefeita.

A visita ao Assentamento Barrocão sinaliza a prioridade da prefeita em manter um canal aberto com as comunidades rurais, buscando subsídios diretamente com a população para a elaboração de políticas públicas que visem o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida no campo.




Fonte: SECOM / PMBL

IML confirma que restos mortais encontrados em Parnaíba são de idosa desaparecida

A ossada humana encontrada na tarde desta terça-feira (7) em um barreiro no bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba, litoral do Piauí, foi confirmada como sendo de Maria das Graças Alves, uma idosa de 81 anos que estava desaparecida há mais de sete meses. O corpo foi descoberto por um jovem que procurava um cachorro desaparecido na região e, ao avistar os restos mortais, acionou imediatamente as autoridades.

Equipes da Polícia Militar, do Instituto de Medicina Legal (IML) e da Perícia Criminal estiveram no local para realizar os procedimentos necessários. A confirmação da identidade da vítima foi feita através das vestimentas encontradas junto à ossada e informações sobre o desaparecimento de Maria das Graças. A idosa, que sofria de Alzheimer, havia saído de casa em março de 2025 e não foi mais vista desde então.

A ossada foi recolhida e encaminhada ao IML de Parnaíba, onde foi confirmada a identidade de Maria das Graças. A Perícia Criminal segue investigando as circunstâncias de sua morte.

Fonte: Folha do Delta News  

Edição: Portal do Rurik

Justiça Federal concede liberdade a chineses presos com barbatanas de tubarão em Parnaíba

Xinting Wang e Hang Lin

A Justiça Federal determinou a soltura de dois cidadãos chineses, detidos em Parnaíba (PI) no final de setembro por envolvimento em um caso de crime ambiental de grande escala. Xinting Wang e Hang Lin foram libertados na última sexta-feira (3), mediante pagamento de fiança fixada em R$ 10 mil para cada um.

Os investigados haviam sido presos em flagrante no dia 25 de setembro, durante ação conjunta da Polícia Federal e da Polícia Militar. No local da apreensão, uma residência no bairro Nova Parnaíba, foram encontradas cerca de duas toneladas de barbatanas de tubarão e seis quilos de cavalos-marinhos, espécies protegidas por legislação ambiental.

Além dos crimes ambientais, as autoridades também identificaram furto de energia elétrica, caracterizado por ligações clandestinas na propriedade. A prisão em flagrante havia sido convertida inicialmente em preventiva, devido à gravidade e ao volume de material apreendido.

Na decisão que concedeu a liberdade provisória, o magistrado reconheceu a existência de provas materiais e indícios de autoria, mas considerou que a prisão preventiva não se sustentava frente aos princípios da proporcionalidade e da suficiência de medidas cautelares.

Barbatanas de tubarão apreendidas em Parnaíba

Entre os fatores que contribuíram para a soltura estão a residência fixa dos investigados — Wang mora em Parnaíba há mais de dez anos e é pai de um menor, enquanto Lin apresentou documentação que comprova vínculo empregatício e domicílio em Belém (PA). O juiz também destacou que ambos têm dificuldades com o idioma português, o que poderia comprometer o pleno exercício da defesa em caso de manutenção da prisão.

Como condição para a liberdade, os dois deverão permanecer nos endereços declarados, não podendo se ausentar sem autorização judicial, além de terem entregado seus passaportes à Polícia Federal.

Fonte: Portal Costa Norte 

Criminoso rende funcionária e assalta panificadora no Piauí

Por volta das 13h30 desta terça-feira (07/10), um homem ainda não identificado assaltou uma filial da Panificadora Cidade Nova, no bairro Fátima, em Campo Maior. Durante a ação, ele rendeu uma funcionária do estabelecimento.

Segundo apuração, o suspeito chegou ao local em uma motocicleta Honda Biz vermelha, usando capacete da mesma cor, e anunciou o roubo. Ele teria ameaçado a vítima, colocando a mão na cintura como se estivesse armado, mas não chegou a mostrar nenhuma arma. Todo o dinheiro do caixa foi levado antes da fuga.

O criminoso foi descrito como magro, branco, cerca de 1,70 m de altura, vestindo camisa verde e capacete vermelho. A Polícia Militar foi acionada e realiza diligências para tentar localizar o suspeito.

Fonte: Campo Maior em Foco

Polícia Civil indicia carroceiro por maus-tratos a jumento no Piauí

O animal era mantido amarrado a uma estaca sob sol e na chuva, sem alimentação e bebida adequada.

A Delegacia do Meio Ambiente (DPMA) recebeu uma denúncia envolvendo maus-tratos a um jumento no bairro Mafrense, zona norte de Teresina. O animal, que pertence a um carroceiro, era mantido amarrado ao sol e à chuva, sem alimentação e água adequadas. O caso foi investigado pela autoridade policial, que atestou o estado de sofrimento ao qual o jumento era submetido, e indiciou o proprietário, José de Ribamar dos Santos Filhos, por maus-tratos contra animais.

Em relatório do inquérito policial, concluído no dia 29 de setembro, a delegada Adília Klein Acioli Guerra elencou todo o conjunto fático-probatório em torno da denúncia, demonstrando que o carroceiro “mantinha o animal em condições indignas e insalubres, sem alimento e hidratação adequados, exposto a intempéries e obrigado a trabalhar mesmo lesionado, conduta que resultou em sofrimento físico e emocional”.

Canal de Denúncias

Na denúncia encaminhada em fevereiro deste ano à DPMA, foi relatado que o jumento vivia nessa condição por aproximadamente 5 meses, e mesmo com uma pata ferida, ele era obrigado a trabalhar. Diante desse relato, a autoridade policial encaminhou perícia à residência do carroceiro, para verificar o bem-estar do animal, que foi encontrado amarrado a uma estaca, sem acesso a abrigo, sombra, ou espaço para repouso.

Exames feitos no local mostraram a ausência de água limpa. “O recipiente estava sujo e era inadequado para a espécie, assim como não havia alimentação disponível e de acesso ao animal. Não foi constatada a presença de pasto, feno ou ração para sua alimentação”, diz trecho do relatório.

A limpeza da área também se mostrou precária, assim como o conforto do animal, que não tinha espaço para descanso. Além disso, o corpo do jumento também apresentava marcas do uso prolongado arreio feio de corda que ficava no animal, demonstrando um “grau de bem-estar muito baixo indicando a presença de sofrimento”.

Diante desses elementos, o carroceiro José Ribamar foi indiciado pela autoridade policial. Ele chegou a ser intimado para prestar declarações, mas não compareceu e nem mesmo apresentou qualquer justificativa.

Fonte: Portal Lupa1

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por tráfico de drogas no Piauí

A Polícia Civil do Estado do Piauí cumpriu, nesta terça-feira (07/10), um mandado de prisão contra um homem identificado pelas iniciais J. A. da S., no município de Campo Maior, Norte do Piauí.

De acordo com a PC, o mandado foi expedido pela 1ª Vara de Campo Maior e refere-se a uma condenação, ainda não transitada em julgado, pelo crime de tráfico de drogas.

Ainda segundo informações da Polícia Civil, a pena restante a ser cumprida é de 6 anos e 3 meses de reclusão, em regime fechado.

Após a prisão, o condenado foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça para o início do cumprimento da pena.

Fonte: Campo Maior em Foco

Motociclista morre após colidir com animal em rodovia na zona rural de Luís Correia

Um homem morreu em um grave acidente na noite desta segunda-feira (06), no povoado Baixa da Pedra, zona rural de Luís Correia.

De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi identificada como Francisco José Pereira dos Santos, de 40 anos. Ele trafegava em uma motocicleta modelo Pop 100 vermelha pela rodovia PI-301, quando acabou colidindo com um animal que atravessava a pista.

Com o impacto, Francisco foi arremessado ao asfalto e morreu ainda no local. O animal envolvido no acidente não foi encontrado.

O trecho onde ocorreu o acidente é considerado de difícil acesso, sem iluminação pública e sem residências próximas, o que dificultou a obtenção de informações sobre o ocorrido.

Equipes do Instituto de Medicina Legal (IML) e da Perícia Criminal foram acionadas para realizar os procedimentos de remoção e investigação.

A Polícia Militar informou que mantém ações de patrulhamento e orientação aos condutores para reforçar a segurança nas rodovias da região.

Fonte: Portal Costa Norte

BENÉ CONSTRUÇÕES PREÇO BAIXO É AQUI!

07 outubro 2025

Buriti dos Lopes se firma como potência regional no MMA e Jiu-Jitsu: três grandes marcos do esporte local!

Cidade ganha destaque com vitórias e conquistas que colocam seus atletas no centro das atenções no cenário regional.

O município de Buriti dos Lopes vive um momento histórico no cenário esportivo do Piauí. Em menos de quatro meses, a cidade foi palco de grandes conquistas e eventos que reforçam sua força nas artes marciais, consolidando o trabalho do professor Raí Sousa e o apoio da gestão municipal.

7 de Setembro: o BFC eletriza o aniversário da cidade

No feriado da Independência, a praça Antônio Romão, no centro de Buriti dos Lopes, foi tomada pela emoção e adrenalina do Buriti Fight Championship (BFC) — que, em sua 2ª edição, encerrou em grande estilo as festividades dos 92 anos da cidade.

Vencedor: Samuel Nascimento – corner vermelho

Vencedor: Carlos Diniz – corner azul

Vencedor: Marcelo Brito – corner vermelho

Vencedor: Sérgio Martins – corner vermelho

O evento, uma produção conjunta do professor Raí Sousa com a Prefeitura de Buriti dos Lopes, já se tornou tradição no calendário esportivo municipal, reunindo atletas locais e regionais em um verdadeiro espetáculo de técnica, garra e superação.

5 de Outubro: Raí Sousa Team domina o Campeonato Frankiko

Um mês depois, o destaque foi para os tatames do Sesc Beira Rio, em Parnaíba-PI. A equipe Raí Sousa Team brilhou intensamente no 3º Campeonato Interno de Jiu-Jitsu Frankiko, conquistando 58 medalhas no total — um desempenho impressionante:

🥇 28 de ouro

🥈 21 de prata

🥉 9 de bronze

Os números falam por si. O resultado é reflexo de um trabalho sólido, disciplinado e inspirador, liderado por Raí Sousa, que transforma o esporte em uma ferramenta de cidadania e inclusão.

A equipe conta com o apoio essencial da Prefeitura de Buriti dos Lopes e da Secretaria Municipal de Educação, parceiros que acreditam no poder do esporte para mudar vidas.

8 de Dezembro: a grande graduação do projeto Raí Sousa Team

Encerrando o ano com chave de ouro, o projeto Raí Sousa Team prepara sua primeira grande graduação de Jiu-Jitsu, marcada para o dia 8 de dezembro.

O evento simboliza não apenas a evolução técnica dos alunos, mas também a consolidação de um sonho coletivo, iniciado em janeiro deste ano por Raí Sousa e o líder político Júnior Percy, com total apoio da prefeita Laura Rosa e da Secretaria Municipal de Educação.

Mais que um momento esportivo, a graduação será uma celebração de superação, disciplina e crescimento humano, marcando um novo capítulo na história do esporte buritiense.

"O esporte tem o poder de transformar vidas — e o que estamos vivendo em Buriti dos Lopes é a prova disso", destaca o professor Raí Sousa.

Com o sucesso do BFC, o desempenho histórico no Campeonato Frankito e a expectativa para a grande graduação de dezembro, Buriti dos Lopes desponta como um verdadeiro celeiro de campeões e exemplo de investimento no esporte e na juventude.

Por: Rurik Araújo (Portal do Rurik) 

TELHAS DE CONCRETO TELNORTE: SATISFAÇÃO GARANTIDA E QUALIDADE

FICCO/PI deflagra Operação Livro-Caixa contra núcleo financeiro do tráfico de drogas no Nordeste

A investigação visa desarticular esquema de lavagem de dinheiro do tráfico.

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Estado do Piauí - FICCO/PI deflagrou, na manhã desta terça-feira (7/10), a Operação Livro-Caixa, com o objetivo de desarticular organização criminosa responsável por tráfico de drogas entre os estados do Piauí e Ceará.

Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão nas cidades de Parnaíba, Cocal e Luzilândia no Piauí e de Tianguá e Fortaleza no Ceará. As ordens judiciais foram expedidas pela Central de Inquéritos de Parnaíba.

A investigação teve início a partir da apreensão de documentos que revelaram a movimentação financeira de um grupo criminoso estruturado para a prática de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e associação criminosa. As diligências desta fase buscam aprofundar a coleta de provas sobre o funcionamento e o fluxo financeiro da organização.

Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A FICCO/PI é uma iniciativa de cooperação promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, coordenada pela Polícia Federal e composta pela Secretaria Nacional de Políticas Penais, além das Polícias Civil, Militar e Penal do Piauí. A iniciativa tem como foco o fortalecimento da integração entre os órgãos de segurança pública no enfrentamento ao crime organizado em todo o estado.

Comunicação Social da Polícia Federal no Piau

06 outubro 2025

Força Tática do 24º BPM apreende menor, arma e motocicleta roubada, em Luís Correia

Uma ação rápida da Força Tática resultou na apreensão de um menor de idade, um revólver calibre .38, munições de diversos calibres, drogas, celulares e uma motocicleta com restrição de roubo, na manhã deste sábado, 4 de outubro. A operação aconteceu em um terreno abandonado na Travessa Monsenhor Melo, conhecida como “Boca do Lobo”, em Luís Correia.

A guarnição da Força Tática n° 02 recebeu uma denúncia via Copom do 24° BPM informando de que indivíduos armados estariam no local, suspeitos de terem roubado uma motocicleta Honda preta no dia anterior, em Parnaíba. Com apoio da Força Tática n° 01, os policiais se dirigiram à área indicada e avistaram cerca de cinco indivíduos invadindo um terreno abandonado.

Durante a revista no local, foi abordado o menor de iniciais T. K. L. G. Com ele, foram encontrados um revólver calibre .38 com seis munições, três munições calibre .40, uma munição 9mm, dois aparelhos celulares, uma porção de substância análoga a crack, R$ 35,00 em espécie, uma balaclava e uma gandola tipo militar. Além disso, uma motocicleta Honda vermelha, com placa SLK-5J91, também foi apreendida, suspeita de ter sido utilizada no crime.

O menor e todo o material apreendido foram encaminhados à Central de Flagrantes de Parnaíba para que as medidas legais cabíveis sejam tomadas. O Major Bernardo Pereira, comandante do 24º BPM reforça que a polícia está 24 horas para assegurar a paz e tranquilidade da sociedade.

Fonte: Infoco Piauí

Colisão entre dois veículos deixa casal ferido e homem é detido em Parnaíba

Na tarde deste domingo (5), uma colisão entre dois veículos foi registrada na Avenida São Sebastião, próximo à entrada do Conjunto Raul Bacelar, em Parnaíba.

Um Volkswagen Gol teria invadido a preferencial e colidido com um Hyundai Creta que seguia sentido Portinho. O impacto foi forte e deixou os dois carros com a frente destruída.

O SAMU socorreu um casal que estava no Creta, ambos com escoriações leves.

Um homem tentou fugir do local, mas foi contido, algemado e conduzido pela Guarda Civil Municipal (GCM) para a Central de Flagrantes.

A Polícia Militar também esteve no local prestando apoio à ocorrência.

Fonte: Folha do Delta

PAX UNIÃO – COMUNICADO DE FALECIMENTO

Com profundo pesar, a PAX UNIÃO, em nome da família enlutada comunica o falecimento da Senhora MARIA RODRIGUES DO NASCIMENTO, 86 anos de idade, falecida às 08:00h da manhã do dia 05.10.2025 em sua residência na Travessa Vicente Lopes, n°174, em Buriti dos Lopes, onde está sendo velada.

O sepultamento será logo mais às 17h desta segunda-feira, dia 06.10.2025 no Cemitério da Igualdade.

A família enlutada, juntamente com a, manifesta sincero agradecimento a todos que se solidarizam neste momento de dor, prestando apoio, presença e orações.

Buriti dos Lopes/PI, 06 de outubro de 2025

PAX UNIÃO – A serviço do respeito e da memória.

Executor do CV envolvido em chacina de pedreiros em Parnaíba, é morto em operação da PM com apoio da FICCO/PI

Tutóia (MA), 05 de outubro de 2025 – Na manhã deste domingo, foi encerrada a trajetória criminosa de Jonathan de Araújo Vidal, vulgo "22", morto em confronto com o 2º Batalhão de Polícia Militar de Turismo (2º BPTur) no povoado São Gregório, zona rural de Tutóia/MA.

O criminoso, considerado um dos principais executores da facção Comando Vermelho no Nordeste, era investigado por diversos homicídios e atuava com frequência nas regiões de Parnaíba (PI), São Bernardo (MA), Paulino Neves (MA), Santa Quitéria (MA) e municípios do Ceará. A alcunha "22" seria uma referência à quantidade de execuções cometidas sob ordens diretas da cúpula da facção.

Jonathan era alvo de múltiplos mandados de prisão nos estados do Piauí e Maranhão, incluindo os relacionados à chacina de três pedreiros inocentes, assassinados em uma emboscada ocorrida em setembro de 2023, na cidade de Parnaíba. A fuga do investigado da Penitenciária Mista de Parnaíba, em maio de 2024, mobilizou forças de segurança dos três estados e foi amplamente noticiada.

A operação que culminou em sua localização e neutralização foi fruto de levantamento avançado de inteligência da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PI).

No momento da abordagem, Jonathan reagiu à presença policial com disparos, sendo alvejado em confronto direto. Socorrido de imediato, não resistiu aos ferimentos. Em seu poder, foram apreendidas duas armas de fogo e substância entorpecente, cujo conteúdo será submetido à perícia técnico-científica, com vistas a identificar vínculos com outras práticas criminosas.

A ação representa mais um golpe contra o crime organizado na faixa de fronteira entre os estados, destacando a atuação coordenada das forças de segurança sob os governos do Maranhão e do Piauí.

A FICCO/PI, unidade composta por Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Penal e Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN). Fonte FICCO/PI

Primeira foto: arquivo PC/2019

CONFIRA AS OFERTAS PODEROSAS COM MUITA FACILIDADE PARAÍBA










Motorista com sinais de embriaguez é detido após provocar acidente com viatura


Um motorista com sinais de embriaguez foi detido após causar um acidente envolvendo a viatura da Patrulha Maria da Penha, em Parnaíba, litoral do Piauí, na noite deste sábado (4). A colisão ocorreu na rotatória entre as avenidas São Sebastião e Pinheiro Machado, próximo a um semáforo, e envolveu três veículos.

De acordo com o 27º Batalhão da Polícia Militar, o condutor, identificado pelas iniciais F.L.N.D.S., colidiu na traseira de um carro que aguardava o sinal abrir. Com o impacto, o veículo foi arremessado contra a viatura da Patrulha Maria da Penha, que também estava parada no semáforo.

A Perícia Criminal foi acionada, e o motorista levado ao posto da Polícia Rodoviária Federal para a realização do teste do bafômetro. No entanto, segundo a PM, ele se recusou a fazer o exame.

Diante da recusa, os policiais lavraram um Auto de Constatação de Sinais de Alteração da Capacidade Psicomotora. O motorista foi conduzido à Central de Flagrantes, e o carro ficou sob a responsabilidade de uma pessoa habilitada.

A Polícia Militar informou ainda que todos os condutores envolvidos possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH)e que os veículos estão devidamente regularizados.

Fonte: Portal Meio News

Após operação da PF, ISAC destaca resultados e cobra fiscalização equilibrada

O Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) divulgou posicionamento em relação às recentes fiscalizações da Controladoria-Geral da União (CGU), que culminaram em operação da Polícia Federal realizada no último dia 30 de setembro. A entidade afirma colaborar integralmente com os órgãos de controle, mas questiona o que considera um direcionamento desproporcional das apurações, destacando a necessidade de que a fiscalização pública seja conduzida com isenção e rigor técnico.

Com mais de dez anos de atuação, o ISAC é uma Organização Social responsável pela administração de hospitais e unidades de saúde em diversos estados, entre eles Piauí, Tocantins, Bahia e Alagoas. A instituição ressalta que seus contratos são executados dentro da legalidade, com prestações de contas aprovadas pelos órgãos competentes, e que suas unidades são reconhecidas por padrões de excelência, recebendo certificações nacionais e internacionais de qualidade.

Entre os exemplos citados, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, é o único hospital público do Piauí com certificação ONA; o Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR), em Piripiri, reduziu significativamente o tempo de espera por cirurgias; e a UPA Santa Lúcia, em Maceió, foi eleita a melhor unidade pública do país para se trabalhar. Esses resultados, segundo a direção, demonstram o compromisso da organização com a eficiência na gestão e a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS).

O ISAC reforça sua preocupação com interpretações equivocadas que possam prejudicar sua imagem e afirma confiar na imparcialidade das instituições fiscalizadoras. Para a entidade, a fiscalização é fundamental, mas deve abranger de maneira equilibrada todas as organizações sociais que atuam na área da saúde, garantindo critérios técnicos e justos.

Fonte: Portal Meio News

CONFIRA AS OFERTAS PODEROSAS COM MUITA FACILIDADE PARAÍBA