BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 14 de novembro de 2020

Entenda como vai funcionar o horário de votação das eleições 2020

 O horário de votação foi ampliado por causa da pandemia de covid-19; período da manhã, das 7h às 10h, será preferencial para pessoas acima de 60 anos.

O horário de votação nas eleições 2020 foi ampliado por causa da pandemia de covid-19. Para evitar aglomerações, a Justiça Eleitoral determinou que neste domingo, 15, quando ocorre o primeiro turno, o eleitor poderá comparecer às urnas de 7h às 17h. O período da manhã, das 7h às 10h, é preferencial para pessoas acima de 60 anos, que estão na faixa etária considerada de risco para o coronavírus.

 

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a opção de adiantar o início da votação em uma hora foi embasada em uma análise estatística, que apontou que “a maior movimentação de eleitores no dia da eleição tradicionalmente se dá durante o período da manhã”. O tribunal também afirma que estender a votação no final do dia seria inviável porque “diversos municípios brasileiros e locais de votação de difícil acesso apresentam dificuldades de segurança e/ou logística” para isso.

Confira abaixo informações e detalhes sobre os horários de votação:

Quem tiver menos de 60 anos pode votar mesmo no horário preferencial?

Segundo o TSE, acompanhantes ou outros eleitores com idade inferior a 60 anos que cheguem aos locais de votação nesse período preferencial, das 7h às 10h, não serão impedidos de votar, mas deverão aguardar ao final da fila ou em fila separada, respeitando a preferência dos maiores de 60 anos.

Outros grupos de risco também têm preferência?

A Justiça Eleitoral não cita outros grupos de risco para a covid-19, como diabéticos, na definição de quem é considerado preferencial no horário das 7h às 10h.

Fora do horário das 7h às 10h, idosos não terão preferência nas filas?

Depois das 10h, eleitores com mais de 60 anos ainda podem votar, mas passam a dividir a preferência na fila de votação com outras categorias estabelecidas na legislação eleitoral. São elas: “os candidatos, os juízes eleitorais, seus auxiliares, os servidores da Justiça Eleitoral, os promotores eleitorais, os policiais militares em serviço, os enfermos, os eleitores com deficiência ou com mobilidade reduzida, os obesos, as mulheres grávidas, as lactantes, aqueles acompanhados de criança de colo e pessoas com Transtorno do Espectro Autista, bem como os acompanhantes destes últimos”.

Independentemente do momento de chegada à seção, a legislação eleitoral já prevê que idosos maiores de 80 anos têm preferência sobre todos os demais eleitores.

Quem estiver dentro do local de votação após o fechamento dos portões ainda poderá votar?

Sim. De acordo com o art. 153 do Código Eleitoral, todos os eleitores presentes no horário de encerramento são admitidos a votar. Segundo o plano de Segurança Sanitária do TSE para as eleições 2020, “o encerramento da votação apenas se dá após o atendimento de todos os eleitores presentes na fila da seção eleitoral às 17 (dezessete) horas, mediante distribuição de senhas”.

PSD Pede a cassação do registro da candidatura de Kim do Caranguejo

A ação foi ajuizada pelo PSD após a divulgação de um vídeo onde aparece uma agenda que supostamente seria usada para compra de votos e pertenceria ao vice de Kim do Caranguejo, Irmão Cajado.

A comissão provisória do Partido Social Democrático (PSD) de Luís Correia ingressou, nesta quinta-feira (12), com Ação de Investigação Judicial Eleitoral pedindo a cassação do registro da candidatura do atual prefeito do município, Kim do Caranguejo, e de seu vice, Irmão Cajado, que estão sendo acusados de abuso de poder econômico e compra de votos.

 

A ação foi ajuizada junto à 91ª Zona Eleitoral após a exposição de um caso envolvendo o candidato Irmão Cajado, que nesta semana, foi acusado de estar comprando votos, após ser divulgado um vídeo onde aparece uma agenda que supostamente pertenceria ao vice de Kim do Caranguejo.

“Circula nas redes sociais um vídeo (em anexo) no qual consta um caderno de anotações, com compromissos firmados (compra de votos de todas as formas: exames, postes, carradas de água, chafariz) supostamente de propriedade do Francisco Rodrigues Cajado Júnior vulgo ‘Irmão Cajado’, que deixou cair na rua este caderno”, consta na ação.

Assim, na avaliação do PSD “os investigados estão extrapolando os limites de uma disputa eleitoral lícita e justa, afetando a legitimidade e lisura das eleições, os ora representados, prometeram vantagem pessoal ao eleitor, com a finalidade de obterem seu voto. Assim, as condutas praticadas pelos investigados beiram à desonestidade e violam a legitimidade das eleições no Município de Luís Correia-PI, com o fim de desequilibrar a disputa eleitoral”.

Diante disso, o partido pede na ação a cassação do registro da candidatura de Kim do Caranguejo e de seu vice, Irmão Cajado, bem como a decretação da inelegibilidade de ambos para as eleições dos próximos oito anos. 

Com informações: GP1

Corpo de homem desaparecido é encontrado em matagal no município de Caxingó-PI

Um homem identificado como Antônio Cardoso da Costa, conhecido como "Neto", 32 anos, foi encontrado morto na tarde da última quarta-feira (11) no meio de um matagal completamente despido, na BR-343, no povoado Placa do Cocal, zona rural do município de Caxingó, Norte do Piauí.

Segundo informações, ele estava desaparecido desde a noite do último sábado (7). Um familiar da vítima informou que ele foi visto pela última vez em Cocal, ocasião em que pegou emprestada a moto de um amigo.

A moto acabou sendo localizada no início da semana por populares, abandonada em uma estrada situada a alguns quilômetros de onde posteriormente seria encontrado o corpo de Neto. O desaparecimento havia sido amplamente divulgado nas redes sociais, no entanto, a única pista que se tinha era a localização da moto.

A Polícia Militar, o Instituto Médico Legal (IML) e o Instituto de Criminalística atenderam a ocorrência. Após a realização dos procedimentos de praxe, o corpo foi removido para o posto avançado do IML em Parnaíba.

O perito criminal disse aos familiares que a principal hipótese levantada preliminarmente é de que a vítima tenha sofrido um surto psicótico vindo a falecer subsequentemente de causas naturais (fome e desidratação), haja vista o cadáver não apresentar lesões ocasionadas por algum tipo de violência.

Informações | Blog do Coveiro

SENSUS | Lucas Moraes aparece em pesquisa liderando com 54%

Segundo o Instituto CENSUS em pesquisa realizada no dia 09 de novembro, o candidato Lucas Moraes (DC) lidera a busca pela prefeitura de Bom Princípio do Piauí com 54% dos entrevistados. O segundo colocado é o ex-prefeito Zé Filho (MDB) com 25,33% dos entrevistados, Clesom (PT) aparece com 15,67% e o candidato Bernardo (PSD) 1,33%. Não souberam ou não quiseram opinar, brancos e nulos, somam 3,66% dos entrevistados.

Pesquisa Eleitoral sob o registro de nº PI-05873/2020.

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

CENSUS | Washington Luís seria reeleito prefeito de Caxingó se eleição fosse hoje, aponta pesquisa

Faltando pouco menos de uma semana para a eleição, o prefeito e candidato à reeleição Washington Luís (PSD), lidera com folga as intenções de voto para a Prefeitura de Caxingó. É o que mostra levantamento do Instituto Census, realizado no dia 7 de novembro com 303 eleitores.

Washington aparece com 62,71% das intenções de votos na pesquisa estimulada (quando são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados). Em segundo aparece o candidato da oposição Magnum Cardoso (Progressistas), que tem 33,99% de preferência entre os eleitores de Caxingó.  Os eleitores que não sabem em quem votarão somam 2,97%. Branco/Nulo 0,33%.

O candidato Magnum Cardoso segue como o mais rejeitado pelos eleitores com 54,79% contra 31,35% de Washington Luís. Não sabem ou não quiseram responder somam 13,86%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Deficiente auditivo é covardemente agredido por dois jovens em Buriti dos Lopes

Por volta das 20h desta quinta-feira (12), um deficiente auditivo identificado como Valmir, de aproximadamente 30 anos, foi covardemente agredido por dois jovens na avenida Francisco Borges, bairro Cohab.

De acordo com a Policia Militar que esteve no local prontamente, o deficiente auditivo andava em uma bicicleta e teria parado para descansas próximo à um grupo de jovens que consumiam bebidas alcoólicas.

Após as egressões, os acusados fugiram do local. De acordo com testemunhas, os agressores são dois jovens que residem próximo da  região do conjunto habitacional. O deficiente auditivo foi socorrido pela SAMU com lesões leves e encaminhado para o pronto atendimento do Hospital Estadual Mariano Lucas de Sousa, aqui mesmo em Buriti dos Lopes.   

Edição: Portal do Rurik

Moradores denunciam ruas escuras no bairro Mala Velha

Uma moradora identificada como Sheila residente no bairro Mala Velha, Outro Lada da Passagem, enviou imagens (fotos) da rua Santa Maria dando conta que a sua rua, encontra-se as escuras a vários dias, um breu total.  

Ela pede para alguém do setor de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes, vá resolver a falta de responsabilidade com a coisa pública porque durante a noite, muitas pessoas estranhas circulam em veículos e pode até facilitar um possível assalta devido a escuridão.

Por Rurik Araújo   

No Piauí, suspeito de hackear contas bancárias é preso com arma de policial

Um suspeito de hackear contas bancárias foi preso nesta quarta-feira (11) pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco). A prisão ocorreu em cumprimento a mandado de busca e apreensão na Vila Apolônio, na zona Norte de Teresina. Segundo a Polícia Civil, o suspeito tem histórico criminal de roubo a banco e de fraudes eletrônicas bancárias, como "hackeamento" de contas. Na ocorrência, o Greco apreendeu uma pistola calibre .40, que foi subtraída de um policial civil em outubro deste ano. Os policiais também apreenderam 26 cartuchos do mesmo calibre e um veículo modelo Corolla. Ele será autuado por porte ilegal de arma de fogo.

Fonte: Cidade Verde

Corpo de homem é encontrado boiando próximo ao Porto de Luís Correia

 A vítima é um ex-presidiário que já tinha passagens pela polícia por tráfico de drogas.

Um homem identificado como Leonardo Rodrigues Oliveira, foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (11) boiando nas águas do ‘Porto da Lama’, próximo ao Porto da cidade de Luís Correia, litoral do Piauí.

Continue lendo clicando aqui

Mãe baleada ao separar briga de filhos, no Piauí, diz que disparo foi acidental

Caso aconteceu na noite de sexta (6), no município de Cocal, Norte do estado. Um dos filhos foi preso e pode responder por lesão corporal ou tentativa de homicídio contra o irmão.

A mãe que foi baleada ao separar uma briga entre os filhos em Cocal, Norte do Piauí, afirmou, em depoimento à Polícia Civil, na terça-feira (10), que o disparo que a atingiu foi acidental. De acordo com a polícia, Rita Maria dos Santos relatou que foi tentar tomar a arma da mão do filho, Eduardo Ferreira dos Santos, quando o disparo aconteceu.

O caso aconteceu na noite de sexta (6). Eduardo dos Santos foi preso em flagrante e teve a prisão convertida para preventiva por decisão do juiz plantonista da Comarca de Parnaíba, Max Paulo Soares de Alcântara, no domingo (8).

Na terça, a mãe e o filho com o qual Eduardo estava brigando, Antônio, prestaram depoimento na Delegacia de Polícia Civil de Cocal.

“Ela disse que a arma caiu no chão e disparou, que o filho não tinha intenção de atirar nem nela, nem no irmão”, disse o agente Walter Brune.

A mulher foi atingida na perna esquerda e encaminhada para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba.

Segundo a polícia, o ferimento não foi grave e a vítima foi liberada pouco depois do atendimento.

Eduardo dos Santos está preso na Penitenciaria Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba. O caso ainda é investigado pela Delegacia de Cocal.

“Ele pode responder por lesão corporal ou por tentativa de homicídio”, informou o agente Brune.

Fonte: G1 PI


quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Lucas Moraes candidato a prefeito de Bom Princípio do Piauí tem carro alvejado de balas

 Um dos tiros atravessou o carro, saindo pelo vidro traseiro. A polícia investiga suposto atentado.

O carro, conduzido pelo jovem candidato Lucas da Silva Moraes de 23 anos, foi alvejado com três tiros (disparos de arma de fogo) na noite desta terça-feira (10/11), por volta das 20h30. O caso está sob investigação e ao que tudo indica pode se tratar de um atentado por razões políticas. 

A caminhonete, modelo S-10, de cor preta, estava sendo conduzida pelo candidato que, sozinho, se deslocava da casa de familiares no povoado Brejo em direção ao perímetro urbano da cidade, quando foi surpreendido com vários tiros direcionados ao para-brisa de seu carro. Os disparos atingiram o lado do passageiro, sendo que um deles atravessou o carro e saiu pelo vidro traseiro. O jovem candidato saiu fisicamente ileso. 

Assista o vídeo;

O atual prefeito da cidade, Apolinário Costa, que é tio e apoiador da campanha de Lucas Moraes disse que os candidatos irão adotar medidas de segurança para evitar situações semelhantes. "Estamos fazendo uma campanha tranquila, divulgando as propostas do nosso candidato, sem qualquer ataque aos adversários. No entanto, depois do que ocorreu hoje, precisamos nos resguardar ainda mais", contou.

Uma equipe da Força Tática da Polícia Militar e policiais do grupamento local estão em diligências no intuito de identificar e capturar o autor do crime. 

Com informações : Ascom

terça-feira, 10 de novembro de 2020

Por unanimidade TCE reprova prestação de contas referente ao ano 2017 do prefeito Junior Percy

A Primeira Câmara do Egrégio Tribunal de Contas do Estado do Piauí, julgou nesta terça-feira (10), por unanimidade, IRREGULAR AS CONTAS DE GESTÃO do prefeito de Buriti dos Lopes, Raimundo Nonato Lima Percy Júnior (Progressista) relativo ano de 2017.

O julgamento reflete a conduta dos gestores municipais no trato com a coisa pública. É através desta análise que o TCE apura as irregularidades cometidas pela administração pública, tais como, licitações e despesas rotineiras, tendo sido reconhecidos, neste caso, graves desmandos e ilegalidades nos gastos e nas licitações realizadas durante o ano de 2017.

A gravidade é tamanha que o TCE/PI também decidiu instaurar uma tomada de contas especial a fim de aprofundar as investigações sobre as irregularidades apontadas, bem como possíveis danos ao erário. O julgamento de hoje reflete o comportamento da atual gestão, e sua falta de zelo e de respeito com a população aos cofres públicos.

Edição Portal do Rurik

Confira as ofertas do Armazém Paraíba




ELEIÇÕES 2020 EM BURITI DOS LOPES | SEU LOCAL DE VOTAÇÃO MUDOU: FONFIRA AQUI

Com informações: TRE-PI

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Homem de 46 anos morre na UTI do Heda vítima de acidente de trânsito em Cocal dos Alves


O cocalalvense Francisco de Passos Araújo, conhecido popularmente como "Fransquin da Marlúcia", de 46 anos, não resistiu aos ferimentos e veio a falecer por volta das 14 horas deste domingo (08/11), em um dos leitos da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) em Parnaíba, município da região Norte do Piauí.

O homem ficou em estado grave ao sofrer uma violenta pancada na cabeça, além de cortes e escoriações por todo o corpo ao ser uma das vítimas de um acidente de trânsito envolvendo duas motocicletas, registrado na noite deste sábado (07), no Centro de Cocal dos Alves-PI.

Por se tratar de morte decorrente de causa violenta, o corpo será removido para o posto avançado do Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames de necropsia para atestar a verdadeira causa do óbito.

A previsão é que o corpo seja liberado na manhã desta segunda-feira (09). O velório ocorrerá na casa dos familiares, situada na comunidade Ipueiras, em frente ao Estádio João Cardoso de Brito, em Cocal dos Alves. 

Com informações: Blog do Coveiro 

Comunidade : Reabertura das inscrições do processo seletivo da SEDESC de Parnaíba

ELEIÇÕES 2020 EM BURITI DOS LOPES: COMUNICADO DE ALOCAÇÕES DE SESSÃO

COMUNICADO

O Cartório da 33ª Zona Eleitoral do Piauí torna público as alocações provisórias realizadas no município de Buriti dos Lopes/PI, tendo em vista a impossibilidade de funcionamento das seções nos prédios originariamente definidos.

SEÇÕES QUE FUNCIONARIAM NA U.E. FRANCISCA TRINDADE:

SEÇÃO 17 – GRUPO ESCOLAR LEÔNIDAS MELO – Endereço: praça Antonio Romão;

SEÇÃO 18 – CRECHE TIA LÚCIA – Endereço: Rua Jonas Escórcio;

SEÇÃO 147 – BIBLIOTECA DIGITAL (ao lado da Casa da Família) – Endereço: Rua Wenceslau de

Sampaio;

SEÇÃO 163 – BURITI PREV (ao lado da Prefeitura) - Endereço: Rua Jonas Escórcio.

SEÇÃO QUE FUNCIONARIA NO CAPS:

SEÇÃO 6 – CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO (antigo sopa na mão) – Rua Nações Unidas.

Atenciosamente,

Cartório da 33ª Zona Eleitoral do Piauí


domingo, 8 de novembro de 2020

Homem é preso pela PRF em Buriti dos Lopes, após atropelar um casal e uma criança de 2 anos

Por volta das 20hs deste sábado (07), um homem foi preso por agentes da Polícia Rodoviário Federal-PRF, na BR-343, após atropelar um casal e uma criança de apenas 2 anos de idade que transitavam numa motocicleta no centro da cidade de Buriti do Lopes, no norte do Piauí.  

O acidente aconteceu frente a um posto de combustíveis, localizado às margens da BR-343. O motorista do veículo modelo Meriva placa DKN-1917/SP-Francisco Morato, identificado pelas iniciais L.A.A, de 57 anos, estava nitidamente alcoolizado quando colheu o casal e a criança, que tiveram alguns hematomas.

Dois militares resguardaram a integridade do motorista que logo depois foi preso pelos agentes da PRF. Ele foi conduzido até a Central de Flagrantes em Parnaíba e enquadrado no crime de embriaguez ao volante.

Edição: Portal Rurik