BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 20 de novembro de 2021

Homem morre após queda de moto na zona rural de Bom Princípio do Piauí

Um homem de 32 anos, identificado como Francisco Antônio Barros da Silva, conhecido popularmente como Neguin do seu Neto, faleceu na madrugada deste sábado (20/11), em decorrência de um grave acidente de moto ocorrido em uma estrada vicinal na altura da localidade Boa Vista, zona rural de Bom Princípio do Piauí.

Equipes dos Institutos Médico Legal (IML) e da Perícia Criminal também atenderam a ocorrência, onde realizaram os trabalhos que o caso requer e na sequência removeram o corpo ao posto avançado do IML em Parnaíba. 

Educação: SEMED aplicou prova SAEB nas escolas do Município de Cocal

Do dia 17 ao dia 19 de Novembro, aconteceu nas escolas da rede municipal de ensino de Cocal a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que é uma forma de avaliar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no País, a partir de evidências. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem.

Cocal contou com 100% de participação dos alunos, o que reflete o empenho dos gestores escolares e professores na divulgação e preparação dos alunos e a Secretária Municipal de Educação (SEMED), através da equipe pedagógica, deu todo o suporte necessário para as unidades escolares. A união e o empenho de todos os alunos, familiares, gestores escolares, professores e equipe pedagógica foram de suma importância para o desempenho e sucesso do trabalho.

Fonte: SEMED//prefeitura de Cocal

SAÚDE: Prefeitura de Cocal promoverá ação referente ao ‘Novembro Azul’ em Campestre

Os moradores da região de Campestre, na zona rural de Cocal-PI, serão agraciados com ato relativo à campanha ‘Novembro Azul’.

A ação será realizada pela Prefeitura, através das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e Assistência Social (SMAS), na próxima quinta-feira, dia 25 de novembro, a partir da 8h da manhã, no ginásio poliesportivo daquela comunidade e, com a participação da equipe do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), serão ofertados os seguintes serviços:

SAÚDE

- Aferição de glicemia e pressão arterial;

- Consulta médica e de enfermagem;

- Testagem para sífilis;

- Avaliação nutricional;

- Atendimento psicológico;

- Farmácia básica;

- Atividades educativas;

- Atualização de caderneta de vacina;

- Emissão de carteira de identidade.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

- Atendimento psicossocial com equipe do CRAS E CREAS;

- Solicitação de Passe Livre do idoso, intermunicipal, interestadual e Cultura para a pessoa com deficiência;

- Atualização do Cadastro único e bolsa Família;

- Espaço Lúdico (pintura livre, jogos, brincadeiras, leitura e pintura de rosto).

STR DE COCAL

- Recadastramento dos sócios aposentados e de trabalhadores rurais;

- Entrada em benefícios previdenciários (aposentadoria, salário maternidades e outros);

- E emissão da DAP e de contratos rurais.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal

Câncer de Próstata: Prefeitura de Cocal realizará mutirão de PSA

O Novembro Azul 2021 é um movimento importante e que ocorre todos os anos, com informação sobre a saúde do homem.

Tendo em vista a saúde do homem cocalense, a Prefeitura de Cocal, através da Saúde, promove exame de PSA, no Hospital Joaquim Vieira de Brito (HJVB) de Cocal, aos interessados em se prevenir contra o câncer de próstata.

O público alvo desse ato é formado por homens a partir de 50 anos que apresentem um ou mais sintomas associados aquele problema específico, que são: micção frequente, fluxo urinário fraco ou interrompido; vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria); sangue na urina ou sêmen; disfunção erétil; dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos; e fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

Para mais informações sobre como se deve proceder para participar do referido mutirão, a pessoa deve procurar o posto de saúde do município, no qual é referenciado.

Fonte:  Ascom/Prefeitura de Cocal

Corpo é encontrado na praia da Pedra do Sal em Parnaíba

Um corpo de um homem identificado apenas como Antônio foi encontrado já sem vida e sem roupas na praia da Pedra do Sal, em Parnaíba, no Litoral Piauiense.

O corpo foi encontrado por banhistas que logo acionaram a Polícia Militar onde uma viatura se deslocou do 2ºBPM até local que constaram a veracidade da ocorrência e mediato isolaram área, acionaram a Polícia Criminal para periciar o local onde o corpo foi encontrado.

Segundo informações o corpo tinha marcas de violência localizada na parte no crânio da vítima. A Polícia acredita que Antônio pode ter sido vítima de um latrocínio - roubo seguido de morte. A motocicleta que a vítima andava não foi encontrada no local.

O corpo foi removido pelo carro tumba para Instituto Médico Legal (IML) de Parnaíba. A Polícia Civil deve investigar o caso.

Com informações: Portal do Águia

Prefeito Lucas Moraes recebe nova viatura policial do governo do estado

O Prefeito de Bom Princípio do Piauí Lucas Moraes (DC), recebeu no início da noite de ontem, sexta-feira (19/11), em Teresina, do governador Wellington Dias (PT) e pelas mãos da Deputada Federal Rejane Dias (PT), uma viatura nova, modelo S10, que vai reforçar o Grupamento da Polícia Militar (GPM) no município.

A chegada do novo veículo representa uma conquista da parceria entre o município e o governo do estado reivindicado pelo prefeito Lucas Moraes ainda em dezembro de 2020, após ter sido eleito prefeito do município de Bom Princípio do Piauí, afim de proporcionar mais segurança para a população.

“A segurança também é uma das grandes prioridades da nossa gestão, agradecemos, de forma especial, ao Governador Wellington Dias, o empenho do Deputado Estadual Fábio Xavier, que sempre tem ajudado nosso município e a Deputada Federal Rejane Dias, que tenho certeza, que juntos faremos muito pelo nosso povo bomprincipiense”, disse o prefeito Lucas Moraes.

Com o prefeito Lucas Moraes estava o Tenente Muniz, comandante do GPM de Bom Princípio do Piauí.

FONTE: SECOM – PMBPP

Enem 2021: SEMEC promove revisão de redação

Na manhã de ontem (19/11), a Secretaria Municipal da Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Bom Princípio do Piauí promoveu um aulão de revisão para a redação. O momento contou com profissionais qualificados, como o professor do município Yago Silva que recebeu por três vez a nota 980 na redação do exame e da fisioterapeura Andressa Machado.

A ocasião, ainda contou com a participação da Secretária de Educação Professora Jacyrema Gouvêa e da presença do jovem bomprincipiense Eduardo, acadêmico de medicina que foi destaque no ultimo Enem.

O prefeito Lucas Moraes, juntamente com a Controladora Geral Leissy Moraes e a Secretária de Finanças Samara Moraes estiveram na revisão para cumprimentar os jovens e reforçar o compromisso do município com a Educação.

FONTE: SECOM – PMBPP

Bom Princípio do Piauí; palestra sobre prevenção e combate às queimadas

Na manhã desta sexta-feira (19/11) lavradores, profissionais da saúde, educação e funcionários públicos participaram de uma Palestra sobre PREVENÇÃO E COMBATE ÀS QUEIMADAS. O evento foi realizado no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, e teve as parcerias, Prefeitura Municipal, Programa de Educação Ambiental da SITE e Corpo de Bombeiros de Parnaíba -PI.

As ações de Educação Ambiental vão de frente ao combate e a prevenção de incêndios no município de Bom Princípio do Piauí e foram discutidas durante apresentação do Tenente Santos, do Corpo de Bombeiros de Parnaíba.

O prefeito Lucas Moraes e os secretários; Chico Zé (Meio Ambiente e Turismo), Ed Araújo (Comunicação) Samara Moraes (Finanças) Agentes do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, Técnicos da Consultoria AMBIA e Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente também participaram do evento.

Em sua fala, o secretário municipal de meio ambiente e turismo, Chico Zé, falou da importância sobre a conscientização da população sobre os riscos acusados pelas queimadas, que além de prejudicar o ecossistema, faz muito mal à saúde e ressaltou sobre o desejo de implantar no município de Bom Princípio do Piauí, a partir do ano de 2022, a Brigada Municipal, que será trabalhada juntamente com a secretaria municipal da educação, para formar alunos que tenham afinidade com as questões ambientais”, frisou o secretário.

O prefeito Lucas Moraes parabenizou o secretário Chico Zé pelo belíssimo trabalho desenvolvido à frente da pasta de meio ambiente e turismo e dedicou total apoio para a implantação da brigada municipal, que é de suma importância para o município de Bom Princípio do Piauí.

Crime

Atear fogo em zonas florestais é crime ambiental e é contra a Lei 9.605/98.

Pena: reclusão, de dois a quatro anos, e multa.

FONTE: SECOM – PMBPP

Enem: secretaria municipal de educação e cultura promove revisão de redação para o Enem 2021

A Prefeitura de Bom Princípio através da Secretaria de Educação promoverá uma Revisão para a  Redação do  ENEM 2021 com os professores Yago Silva e Luiz Ricardo.

O momento ainda contará com a participação da psicóloga Darlene da SEMEC que fará uma palestra motivacional e da secretária municipal de educação e cultura Jacyrema Gouvêa.

Kits ENEM serão disponibilizados, contendo material impresso, máscaras, garrafa de  água mineral e caneta para todos os participantes.

Faça já sua inscrição clicando aqui, ou no Ginásio Teresinha de Jesus, lembrando que as vagas são limitadas!

Inscrições até o dia 18/11/2021.

Não perca a oportunidade de somar conhecimentos e ser um campeão!

FONTE: Corpo Técnico da SEMEC.

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

PRF apreende carga de madeira ilegal e autua condutor em Parnaíba

De acordo com a PRF, a carga vinha do estado do Pará, região Norte do país, mas o condutor não especificou o destino, segundo ele, venderia as madeiras ao longo do caminho.

Na tarde dessa quinta-feira (18), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 24,03 m³ de madeira serrada que estava sem a devida documentação ambiental, na BR 343, em Parnaíba, litoral do Piauí.

Conforme a PRF-PI, durante fiscalizações na estrada, os policiais avistaram uma carreta VOLVO/FH 540 6X4T, conduzida por um homem de 54 anos, que não teve a identidade revelada.

De acordo com a PRF, a carga vinha do estado do Pará, região Norte do país, mas o condutor não especificou o destino, segundo ele, venderia as madeiras ao longo do caminho.

Segundo a polícia, a empresa proprietária do veículo e da carga foram enquadradas no Art.46 da Lei Nº 9.605/98 de crimes ambientais.

Conforme a PRF-PI, a carga de madeira e o automóvel foram encaminhados aos órgãos ambientais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA) para os procedimentos cabíveis. O condutor assinou o termo circunstanciado de ocorrência e se comprometeu a comparecer em audiência judicial na comarca da cidade de Parnaíba/PI para prestar esclarecimentos sobre o delito. 

PRF

Ex-prefeito de Curimatá é preso em operação do Greco

Segundo a Polícia Civil, a ação conta também com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais – CORE.

Na manhã desta sexta-feira (19), a Polícia Civil do Piauí, através do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO), prendeu o ex-prefeito da cidade de Curimatá José Arlindo da Silva Filho, mais conhecido como Zezinho do Tomate.

Segundo a Polícia Civil, a ação conta também com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais – CORE.

 Conforme a polícia, em cumprimento de mandados judiciais da comarca de Avelino Lopes, no Piauí, os policiais realizaram prisões e apreensões na cidade

Segundo informações do Greco, já foram apreendidos dois carros e uma arma.

Ainda de acordo com a polícia, o ex-gestor já havia sido preso em 2008 suspeito de envolvimento em esquema de roubo de cargas.

Aguarde mais informações...

Com informações: Fala Piauí

Rubens Vieira anuncia entrega de novas viaturas policiais para cidade da planície litorânea; Buriti dos Lopes será contemplado

Parnaíba, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Cocal e Cocal dos Alves, serão contempladas com as novas viaturas.    

Em vídeo publicado em suas redes sociais, o Coordenador Regional do PRO Piauí na Planície Litorânea, Rubens Vieira, anunciou a entrega de viaturas para as cidades de Parnaíba, Cocal, Cocal dos Alves, Bom Princípio do Piauí e Buriti dos Lopes, em solenidade que acontecerá nesta sexta-feira (19), às 19h, no Centro de Educação Profissional, em Teresina.

Assista o vídeo;

Em sua fala, Rubens destaca a importância dos investimentos feitos pelo Governo do Estado, na pessoa do Governador Wellington Dias, através do PROPIAUÍ, coordenado pelo Secretário de Fazenda Rafael Fonteles, na área de segurança com o objetivo de garantir mais tranquilidade para a população da Planície Litorânea. 

Edição: Portal do Rurik

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

DEPRE disponibiliza canal de denúncias anônimas via aplicativo WhatsApp

Essa nova modalidade é válida para qualquer lugar do Piauí.

Objetivando facilitar ainda mais a comunicação com a população, a Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes – DEPRE, passa a disponibilizar o mais novo canal de denúncias anônimas, utilizando o aplicativo WhatsApp, através do número (86) 3216 5281, que é o mesmo telefone fixo utilizado nas chamadas e denúncias por voz.

Assim, com essa nova ferramenta de denúncias, a população poderá prestar o máximo de informações possíveis, inclusive anexando fotos, vídeos, links, documentos, além do que achar necessário para ajudar no combate ao tráfico de drogas na sua região, seja na capital ou em qualquer lugar do estado do Piauí.

As denúncias também podem ser feitas através do site oficial da Polícia Civil: CLICK AQUI  pc.pi.gov.br

Mototaxista morre após ser colhido por caminhão conduzido pelo próprio avô, em Parnaíba

Um grave acidente registrado no início da manhã desta quinta-feira (18), vitimou fatalmente o mototaxista Francisco José Ferreira, 46 anos, no cruzamento das ruas Nossa Senhora de Fátima e Tabajara, no Bairro Nossa Senhora de Fátima.

Segundo o que foi informado pelo Pelotão de Policiamento de Trânsito (PPTRAN), através do sargento Cardoso, o homem foi atropelado pelo próprio avô que conduzia um caminhão, tipo caçamba. A vítima usava capacete e estava trabalhando no momento do ocorrido. Ele seguia em sua motocicleta pela Avenida Nossa Senhora de Fátima quando invadiu a preferencial e foi colhida pelo outro veículo.

A passageira que estava na garupa da moto conduzida por José também estava equipada com capacete e sofreu apenas ferimentos leves e não corre risco de morte. Ela foi socorrida e levada para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). O condutor da caçamba aguardou a chegada dos policiais e do socorro. O Instituto de Medicina Legal (IML) removeu o corpo.

Informações: Portal Costa Norte 

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Policia Civil divulga resultado das apreensões e prisões em Buriti dos Lopes

A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Buriti dos Lopes, com apoio da Delegacia Regional de Parnaíba, Delegacia de Cocal, Delegacia de Luis Correia e NOC/DEPRE, realizou na manhã desta quarta-feira (17) a operação Tóxicos visando o combate ao tráfico de drogas na cidade.

Na oportunidade quatro adultos foram presos e um adolescente apreendido com grande quantidade de maconha, crack e dinheiro trocado. Foram apreendidos ainda veículos, balança de precisão, celulares e material para endolação das drogas. Os presos foram encaminhados à penitenciária e o adolescente infrator foi encaminhado para o complexo do menor e estão à disposição da justiça.

A Polícia Civil segue no combate ao tráfico na região de Buriti dos Lopes-PI.

Com a vigência da Lei de Abuso de Autoridade (Lei n° 13.869/2019), a Polícia Civil do Piauí não realiza mais a exposição dos conduzidos/presos à curiosidade pública, evitando, assim, qualquer antecipação de culpa.

A Polícia Civil aproveita o ensejo para solicitar à população local a realização de denúncias anônimas de crimes, medida esta que tem surtido efeito e traz benefícios a sociedade.

http://bit.ly/dpbldenuncias

Para denunciar, basta clicar no link acima e preencher os campos ou pelo WhatsApp Denúncia (86) 99519-1481, para o recebimento de denúncias anônimas de crimes a serem investigados como tráfico de drogas, estupro, localização de fugitivos da justiça e outros. Em casos de urgência e emergência, ligar para a viatura (24 horas): (86) 99563-7193. 

Com informações Policia Civil

Fotos: Portal do Rurik

SAÚDE: Mutirão de ultrassonografia continua atendendo a população em Bom Princípio do Piauí

Na manhã desta quarta-feira (17/11) mais 25 ultrassonografias foram realizadas na Unidade Mista de Saúde Joana de Moraes Sousa, com o médico Dr. Massau.

A ação que é realizada pela secretaria municipal de saúde semanalmente, já atendeu centenas de pessoas, com o objetivo de reduzir as filas de espera por exames de ultrassom no município de Bom Princípio do Piauí.

O mutirão de ultrassons continuará no município para auxiliar no atendimento, ajudando num melhor diagnóstico e atendendo a população com a qualidade que merecem.

FONTE: SECOM - PMBPP

Tiroteio no Bairro São Vicente de Paula termina com uma pessoa baleada

Na tarde desta terça-feira (16), uma tentativa de homicídio foi registrada no Bairro São Vicente de Paula, ocasião em que, segundo o que foi informado por testemunhas, um homem de 38 anos identificado somente como “Antônio Cabeleireiro”, foi alvejado com um tiro nas costas.

De acordo com a Polícia Militar, 4 disparos teriam sido efetuados no local. Ao Portal Costa Norte não foi informado se a vítima realmente era o alvo dos criminosos que estariam em um carro no momento da ação criminosa.

Antônio foi socorrido pelos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e conduzido para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde. Ninguém foi preso.

Fonte: Portal Costa Norte

Homem morre após sofrer descarga elétrica e cair de poste no Norte do Piauí

Um homem identificado como Davi Brandão de Araújo, de 59 anos, morreu após sofrer uma descarga elétrica seguida da queda do alto de um poste de iluminação pública. O fato ocorreu na manhã desta segunda-feira (15), na localidade Cipoal, zona rural de Cocal dos Alves, Norte do Piauí.

Segundo informações, o homem estava trabalhando com os cabos da rede elétrica, num poste de uma altura de mais de 5 metros, quando sofreu o choque e acabou caindo da escada que usava para acessar a rede. A vítima sofreu queimaduras em um dos braços e uma forte pancada na cabeça e nas costas.

A vítima ainda chegou a ser socorrida por populares e encaminhada a Unidade Básica de Assistência à Saúde (UBAS), onde deu entrada já sem vida.

Uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) removeu o corpo para a realização dos procedimentos que o caso requer no posto avançado da instituição em Parnaíba.

Informações | Blog do Coveiro

Via Piauí em Dia


PRF recolhe motocicleta na BR 343 com mais de 150 infrações no Piauí

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recolheu um veículo, na tarde de ontem (15), em Teresina, com 150 multas pendentes.

A equipe de policiais rodoviários federais abordou o condutor de uma motocicleta, que transitava na avenida João XXIII, sem capacete, juntamente com um passageiro, também sem capacete. O homem de 18 anos não era habilitado. Os policiais verificaram no sistema e constataram que havia pendentes 150 multas da PRF, que somavam mais de R$ 17 mil para pagamento.

A motocicleta estava com o sistema de iluminação alterado (LED), que ofuscava a visão de outros condutores, além disso, estava sem retrovisores.

Por fim, as infrações, em sua maioria, eram por excesso de velocidade e trafegar em faixa exclusiva para ônibus. O veículo foi recolhido ao pátio da empresa contratada até a regularização.

PRF - PI

Prefeitura de Cocal reúne artistas e anuncia a I ExpoCocal

Nesta segunda-feira, 15 de novembro, a Prefeitura de Cocal, através da Secretaria de Cultura, reuniu artistas de várias modalidades, já cadastrados no Município com o intuito de favorecer e facilitar o requerimento, por parte dos profissionais, do Auxílio Cultural da Lei Aldir Blanc.

Na ocasião, com a presença do prefeito Nonatinho do Sindicato; secretário da Cultura João Passos; superintendente de eventos, Bernardo Filho; do presidente do STR de Cocal, Valdinar do Sindicato; secretária da Mulher, Rosário; secretário da Juventude, Joãozinho do Sindicato do Sindicato, e cerca de 280 inscritos, foi apresentado o projeto da I ExpoCocal.

O evento está previsto para ser realizado nos dias 26, 27 e 28 de novembro, no centro da cidade, durante o qual, os participantes estarão apresentando os seus trabalhos, seus talentos.

Segundo João Passos, esse é o primeiro passo que tem como objetivo incentivar a produção cultural, buscando meios de sobrevivência, através da própria arte e propiciar a extensão desse ato aos bairros e comunidades maiores do município.

Nonatinho, por sua vez, disse se sentir feliz dada a possibilidade de a Prefeitura poder realizar, em breve, o maior festival da cultura cocalense, sustentado pela lei Aldir Blanc, com o apoio emergencial aos artistas da região.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal

Policia Civil cumpre mandados de prisão em Buriti dos Lopes; uma mulher foi presa

Foto: Portal do Rurik

A Policia Civil de Estado do Piauí por intermédio da Delegacia de Buriti dos Lopes, deu início nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (17), mandados de busca e apreensão e prendeu uma mulher acusada de envolvimento no tráfico de drogas na cidade.  

VÍDEO;  

De acordo com informações preliminares, a mulher ainda não identificada, foi presa em sua residência, no bairro Mala Velha, com algumas porções de entorpecentes. Ela foi conduzida para Delegacia da Policia Civil para os tramites da lei. A Polícia Civil continua realizando prisões e apreensões na cidade.

Aguardem mais informações...

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)   

terça-feira, 16 de novembro de 2021

Sejus realiza fiscalização aos monitorados por tornozeleira eletrônica em Parnaíba

A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus-PI), de maneira integrada com a Secretaria de Segurança Pública, realizou, na noite deste sábado (13/11), mais uma etapa da Operação Monitorados. Dessa vez, a operação, coordenada pela Polícia Penal, atuou nas cidades de Parnaíba e Ilha Grande.

A operação teve como objetivo fiscalizar, in loco, as pessoas que cumprem medidas cautelares diversas da prisão com uso de tornozeleira eletrônica.

Mais de 80 policiais da Polícia Penal, Polícia Civil e Polícia Militar estiveram nas ruas das duas cidades litorâneas realizando o procedimento de fiscalização.

Todos os alvos da operação foram fiscalizados pelas equipes das forças de segurança do estado. Os monitorados que estavam em descumprimento foram conduzidos à Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba.

Cocalenses prestigiam o primeiro ‘Mercado do Produtor’ realizado em Parnaíba

A Prefeitura de Cocal, representada pelas secretarias de Agricultura e Transporte foi a Parnaíba, na noite do último sábado, dia 13 de novembro, prestigiar o primeiro ‘Mercado do Produtor’.

A exemplo de Teresina e Floriano, o evento, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), programa AgroNordeste e outras parcerias, teve como objetivo apresentar, divulgar e comercializar os produtos feitos na região, como a cachaça, queijo, mel, doces, frutas e artesanato.

De acordo com Ricardo Leão, gestor do projeto AgroNordeste, quem frequentou a ação deu um “feedback” satisfatório: “Aqui, em Parnaíba, há a presença de muitos visitantes, e esses turistas saem satisfeitos por verem que a região tem produtos de qualidade, manufaturados por produtores que trabalham com sustentabilidade, com higiene e nós estamos trabalhando sempre dentro das normas e técnicas para evitar aglomeração, para que a gente se proteja, por exemplo, do coronavírus. Temos várias pessoas envolvidas nessa ação: a Associação Comercial, CODEVASF, Prefeitura de Parnaíba, EMBRAPA e Governo do Estado do Piauí e isso é o que fortalece o produtor, faz com que eles ganhem dinheiro, comercializem e divulguem sua produção para o brasil e para o mundo”,

Tatyane Albuquerque, secretária da agricultura de Cocal, destacou que estar acompanhando representantes do seu município (Feira Agroecológica, Agro IF Nordeste, IFPI Cocal, Meio Ambiente e produtores) no acontecimento foi eficaz: “Embora a gente tenha uma modalidade semelhante em Cocal, a Feira Agroecológica, que é de pequeno porte e realizada sempre às quartas-feiras, nós tivemos a oportunidade de conhecer outra forma de serem comercializados os produtos de origem da própria localidade”.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal

Serviço Reservado cumpre mandado de prisão por furto e roubo em Parnaíba

O Serviço Reservado do 2º BPM cumpriu nesta manhã de terça-feira(16), o mandado de prisão em desfavor do nacional Raimundo Fagner da Luz Rego, 38 anos.

O mandado da justiça com base nos crimes de furto e roubo e passará a ser cumprido do regime semiaberto para o regime fechado.

Após a recaptura dele, foi encaminhado à central de flagrantes.

Em Cocal acontecerá reunião com os cadastrados para o Auxílio Cultural

A Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Cultura, convoca todos os cadastrados, para receberem o Auxílio Cultural, da Lei Aldir Blanc, par reunião a ser realizada nesta segunda-feira, 15 de novembro.

O encontro está previsto para iniciar às 19h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Cocal.

O secretário de Cultura do Município, João Passos, explica que na ocasião, além da Lei Aldir Blanc, serão apresentados os procedimentos para a solicitação do referido auxílio, pelo artista previamente cadastrado, e a realização do projeto da primeira ExpoCocal.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal

Buriti dos Lopes recebe Mutirão da Identidade nesta quarta (17)

O município de Buriti dos Lopes receberá, nesta terça-feira (16) e quarta-feira (17), o Mutirão da Identidade, promovido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI) e que conta com o apoio do deputado estadual Franzé Silva (PT), que articulou a ação junto ao secretário de Segurança, coronel Rubens Pereira.

O Mutirão da Identidade tem como objetivo realizar, itinerante e gratuitamente, a emissão da primeira via de carteiras de identificação para a população. A ação será realizada na Escola Leônidas Melo, das 8h às 12h e das 14h às 17h, e é organizada com auxílio do Grupo de Apoio à Cidadania do Partido dos Trabalhadores.

Para a obtenção da primeira via das carteiras de identificação, é necessário que o beneficiado leve a original e cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento; original e cópia do comprovante de endereço; e duas fotos 3 x 4. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por representante legal.

Apenas a primeira vida da carteira de identidade é gratuita. No caso de emissão da segunda via, o interessado deverá pagar taxa no valor de R$ 18,40, em Casa Lotérica ou Pague Contas. No local do Mutirão da Identidade, será obrigatório o uso de máscara, em decorrência das medidas de proteção contra a disseminação da covid-19.

ASCOM

Força Tática apreende dois tabletes de maconha pesando quase 1kg

Foi preso um maranhense acusado da posse intencional para o tráfico de drogas em Parnaíba, litoral do Piauí.

Unidade da Força Tática de Parnaíba fazia rondas de rotina por volta das 21hs 30 de sábado(13), na região do conjunto Dom Rufino IV, bairro Primavera - quando avistou uma dupla motorizada.

No acompanhamento tático, o garupa desceu e tentou entrar no matagal, sendo dominado. O piloto da moto conseguiu escapar.

O garupa ora identificado como Rubeilson Silva Sousa, 27 anos, natural de Pindaré-Mirim, no estado do Maranhão, estava em posse de dois tabletes de maconha pesando 998 gramas.

Na central de flagrantes, o conduzido foi autuado por tráfico de drogas. Já tinha sido preso e processado por tráfico e porte ilegal de arma de fogo. 

Serviço Reservado apreende arma de fogo na zona rural de Parnaíba

Equipe do Serviço Reservado do 2º BPM - fazia buscas de suspeitos de uma tentativa de homicídio na região do Assentamento Cajueiro, nos Tabuleiros Litorâneos, na manhã de sábado (13), quando abordou um motociclista, ora identificado como Taian Santos Pereira, 18 anos, portando um revólver calibre 38 com seis munições intactas no tambor.

Em consequência da apreensão da arma, o caso foi encaminhado à central de flagrantes de Parnaíba. O delegado plantonista autuou o conduzido no crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e arbitrou fiança criminal no valor de R$ 2.200 reais para soltura do acusado.

Homem com mandado de prisão em aberto por furto é preso em Parnaíba

Um homem com mandado de prisão em aberto pelo crime de furto foi preso pela Polícia Civil nesta segunda-feira (15) na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. O acusado foi identificado como Alciomar Alves Veras, de 35 anos, natural de Cocal (PI).

O mandado de prisão preventiva foi decorrente de uma decisão condenatória. Segundo o acusado, o mesmo estava trabalhando e levando uma vida normal.

Após ser preso ele foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Parnaíba para os procedimentos necessários.

Fonte: Piauí em Dia

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Prefeito Nonatinho do Sindicato participa da comemoração do Dia do Evangélico

Na noite do último sábado, dia 13, o Prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato, com a Primeira-Dama, Vanda Machado, esteve prestigiando o evento em alusão ao Dia do Evangélico, evento organizado pela Aliança de Pastores do Município, que contou com o apoio da Prefeitura.

Nonatinho ressaltou a importância do evento e disse que é um motivo de alegria e satisfação poder participar e contribuir para um evento como esse. Ele destacou que a festa do dia do Dia do Evangélico é um momento de Fé e tem uma importância ímpar, por ser um momento espiritual, citando sua expectativa de que no próximo ano a comemoração possa voltar a ser celebrada em praça pública e sem restrição de público.

Além do Prefeito Nonatinho, o atual Coordenador do PRO Piauí na planície litorânea, Rubens Vieira, também participou do evento.

Fonte: Ascom / Prefeitura de Cocal

Homem morre atropelado em Luís Correia, litoral piauiense

Por volta da 21:00 deste sábado (13/11), um homem ainda sem identificação morreu atropelado, na localidade Baixa do Rocha na PI-402, estrada que liga ao povoado Camurupim no litoral piauiense.

Segundo informações de testemunhas, o homem seguia na via em uma bicicleta quando uma motocicleta teria batido no homem que caiu e uma caminhonete que seguia logo atrás, não conseguiu parar e atropelou a vítima.

O veículo atropelador, fugiu sem prestar socorro à vítima.

A PRF esteve no local realizando os procedimentos cabíveis, até a chegada de uma equipe do IML que removeu o corpo da vítima para o Posto Avançado no bairro Frei Higino em Parnaíba.

Fonte: Plantão Parnaíba 24 horas

Prefeito de Cocal Nonatinho do Sindicato participa de ação alusiva ao Outubro Rosa

Neste sábado (13), dando continuidade as ações alusivas à Campanha Outubro Rosa, o prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato, acompanhado do coordenador do Pro Piauí e da secretária de Saúde do Município, Fernanda Carvalho acompanhou usuárias ao Hospital Maternidade Marques Basto (Parnaíba) em palestras com a Mastologista Dra. Michelina.

Na ocasião foram realizados 15 exames de mamografias em mulheres cocalenses, na faixa etária entre 50 e 69 anos, para rastreio precoce do câncer de mama.

Nonatinho destacou que a saúde é, uma das prioridades de sua gestão e a ação é resultado de parceria entre a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) e a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde de Cocal.

Fonte: Ascom/ Prefeitura de Cocal

Jovem de 18 anos morre no hospital após ser golpeado de faca no pescoço

Um jovem de 18 anos, identificado como Israel dos Reis Dias, veio a óbito no Hospital Dirceu Arcoverde em Parnaíba na tarde deste último domingo (14), após ser golpeado de faca no pescoço. O fato teria ocorrido no sábado (13), em um bar localizado no bairro Piauí.

De acordo com a polícia, após ser golpeado, o jovem não procurou atendimento médico e teria passado mal no dia seguinte. Familiares teriam encaminhado a vítima ao HEDA em um veículo próprio. Ao chegar no hospital, ele não resistiu e veio a óbito antes de receber atendimento médico.

O Instituto Médico Legal/IML, removeu o corpo para perícia médica. O caso está sendo investigado pela polícia. Ninguém foi preso até o momento.   

Edição: Rurik Araújo

Com informações: Piauí em Dia.