BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sexta-feira, 9 de junho de 2023

Prefeitura de Bom Princípio do Piauí realiza mutirão de limpeza pública

A prefeitura de Bom Princípio do Piauí promoveu na manhã desta quarta-feira (07/06) por meio da secretaria municipal de meio ambiente, saneamento e turismo, um mutirão de limpeza pública, com a parceria das secretarias municipais de infraestrutura e saúde, em alusão à semana do meio ambiente.

O mutirão contou com a presença da secretária municipal de meio ambiente, saneamento e turismo, Keila Fontenele, da coordenadora de projetos da mesma secretaria, Zilmar Silva, de agentes de combate a endemias e também dos garis, que desempenham um papel essencial na manutenção da limpeza da cidade.

CONTINUE LENDO CLICANDO AQUI 

quinta-feira, 8 de junho de 2023

Jovem de 28 anos é morto a tiros em via pública na cidade de Luís Correia

No fim da tarde dessa quarta-feira (07), um homicídio por meio de arma de fogo foi registrado na Rua Santino Dourado no bairro Alto Bonito, em Luís Correia, no litoral do Piauí. A vítima foi identificada como Felipe Gerdan Oliveira Assunção, de 28 anos.

Segundo a Polícia Militar, as informações preliminares dão conta de que o tráfico de drogas teria sido a motivação do homicídio, porém não há informações sobre a autoria, nem a dinâmica do crime.

"Confirma realmente esse homicídio, e os indicativos primeiros das informações é que teria sido motivado por conta de droga (de tráfico de drogas). Um grupo rival [...] por conta dele ter se afastado do grupo, cometeram o homicídio contra o mesmo", informou o 24º Batalhão de Polícia Militar - Batalhão Atalaia.

Após o crime, os suspeitos fugiram em sentido ignorado. A Polícia Militar isolou a área para os trabalhos da Perícia Criminal. Uma equipe do Instituto de Medicina Legal - IML removeu o corpo da vítima. A Polícia Civil vai investigar o caso.

Informações | In Foco Piauí

Homem tem casa invadida por criminosos, reage e acaba sendo executado em Parnaíba

No início da tarde desta quarta-feira (07), por volta das 12h30, um homem identificado como Francisco José Andrade dos Santos, conhecido popularmente como "Neguim do Xibio", de 56 anos, foi executado com um tiro na região da cabeça em Parnaíba.

De acordo com as informações colhidas pelo infocopiaui.com, dois homens em uma motocicleta adentraram a residência situada na BR-402, próximo ao Instituto Federal do Piauí - IFPI. Já dentro da propriedade, os dois homens puxaram uma arma de fogo, momento em que a vítima se apropriou de uma foice reagindo às ameaças, e em seguida foi atingido com um tiro na região da cabeça.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência- SAMU chegou a ser acionado, mas ao chegar à ocorrência acabou constatando o óbito.

O Instituto de Medicina Legal - IML foi acionado para fazer a remoção do corpo para o posto avançado da instituição no bairro Frei Higino. A Polícia Civil investigará o caso.

Informações | In Foco Piauí

quarta-feira, 7 de junho de 2023

Secretaria Municipal de Educação realiza várias ações alusivas à Semana do Meio Ambiente

A Secretaria Municipal de Educação promoveu uma série de atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente, demonstrando o compromisso da cidade com a preservação ambiental. Durante toda a semana, diversas ações foram realizadas nos colégios, envolvendo tanto os alunos quanto os professores.

Uma das iniciativas foi a plantação de mudas de plantas em diferentes áreas escolares. Essa atividade permitiu que os estudantes aprendessem sobre a importância da vegetação para o equilíbrio do ecossistema e pudessem contribuir de forma prática para a melhoria do ambiente ao seu redor. Além disso, eles tiveram a oportunidade de vivenciar o processo de plantio e cuidado com as plantas, despertando um maior senso de responsabilidade e consciência ambiental. 

CONTINUE LENDO CLICANDO AQUI 

BOM PRINCÍPIO DO PIAUÍ | SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde vem seguindo ativa em seus atendimentos de ultrassonografia, oferecendo um serviço de qualidade para a população bomprincipiense. Os atendimentos realizados pelo Dr. Marçal já beneficiaram centenas de pessoas, e tem como objetivo reduzir as filas de espera por exames de ultrassom no município de Bom Princípio do Piauí.

Entre os serviços oferecidos pela secretaria municipal de saúde, estão o atendimento de ultrassom transvaginal, abdominal, mamária e próstata. Com a realização desses exames, é possível obter informações importantes sobre a saúde dos pacientes e diagnosticar possíveis problemas, contribuindo para um tratamento mais eficaz.

A realização de atendimentos de ultrassonografia é fundamental para a prevenção e tratamento de diversas condições de saúde. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde tem se empenhado em oferecer esse serviço de forma acessível e eficiente para a população, com o objetivo de garantir o bem-estar e a qualidade de vida de todos os pacientes atendidos.

FONTE: SECOM - PMBPP

BOM PRINCÍPIO DO PIAUÍ | AÇÃO SOCIAL

A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu uma importante iniciativa nesta quarta-feira (07/06) em parceria com o CRAS Luiz Batista de Moraes. Durante a tarde, foram entregues kits de enxoval para gestantes do Grupo Nascer Feliz, uma ação que busca apoiar e cuidar das futuras mães da nossa comunidade.

Além da entrega dos kits, também foram realizadas palestras especialmente voltadas para as gestantes, com o objetivo de fornecer informações valiosas sobre cuidados com a saúde, o desenvolvimento do bebê e a preparação para a maternidade.

CONTINUE LENDO CLICANDO AQUI 

Prefeitura de Bom Princípio do Piauí entrega certificados para concludentes de cursos profissionalizantes

A prefeitura de Bom Princípio do Piauí realizou nesta quarta-feira (07/06) uma cerimônia especial para a entrega dos certificados de 112 alunos concludentes dos cursos oferecidos pelo programa Qualifica Piauí.

Os cursos contemplados foram Informática Básica, Mídias Sociais, Técnicas em Vendas e Qualidade no Atendimento.

A solenidade ocorreu no Cras Luiz Batista de Moraes e contou com a presença do prefeito Lucas Moraes, do ex-vereador Cleson Galeno, da secretária municipal de assistência social Rivany Carvalho, e de diversos secretários municipais, incluindo Deusamiro Santos (Transportes), Leisse Moraes (Administração), Naiara Carvalho (Saúde), Samara Moraes (Finanças), Keila Fontenele (Meio Ambiente, Saneamento e Turismo), Ed Araújo (Comunicação) e Neto Fontenele (Cultura). 

CONTINUE LENDO CLICANDO AQUI 

Polícia prende homem acusado de matar ex-esposa grávida e na presença de um dos filhos

A Polícia Civil do Piauí, através da Delegacia de Cocal, com o apoio operacional da Guarda Municipal, deu cumprimento a um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão, na manhã desta quarta-feira (07), em desfavor de um homem identificado como Antônio Carlos Silva Brito, de 48 anos, acusado pelo crime de feminicídio contra a ex-esposa Clotildes Cardoso, de 26 anos, grávida e na presença de um dos filhos do casal. A prisão ocorreu na zona rural da cidade de Esperantina, na região norte do estado.

De acordo com as investigações policiais, o motivo consistiu no fato de a vítima ter procurado regulamentação e reparação, junto ao Poder Judiciário, dos valores pagos a título de pensão alimentícia em favor dos dois filhos, já que o indiciado havia reduzido o valor pago unilateralmente.

Após o crime, o indiciado empreendeu fuga da cidade de Cocal e passou a residir numa fazenda situada na zona rural do município de Esperantina, tendo sido, após diligências da Polícia Civil, localizado e preso. Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão cumprido na residência onde o indiciado estava escondido foram apreendidos aparelhos celulares, um deles com registro de furto.

O crime

O crime ocorreu no último dia 08 de abril, por volta das 10h30, na localidade Cajueiro, zona rural de Cocal, na região norte do Piauí. A vítima, conforme laudo de exame necroscópico, morreu ainda no local do crime, após duas perfurações por faca, constatadas nas regiões do tórax, próximo ao peito direito, e abdome.

Dessa maneira, ao tomar conhecimento da existência de ação de alimentos movida em seu desfavor, o indiciado perseguiu a vítima, em via pública da localidade Cajueiro, local onde a derrubou da motocicleta, com o uso do próprio carro e proferiu golpes de faca sobre a vítima, mesmo depois de ela ter dito a ele que estava grávida.

Informações | Blog do Coveiro

Polícia Civil apreende crack e material para endolação de drogas em Buriti dos Lopes

Nessa terça-feira (06), uma ação da Polícia Civil do Piauí resultou na apreensão de 27 trouxinhas de substância amarelada análoga ao crack e de material para endolação das drogas, no bairro Macambira em Buriti dos Lopes, na região norte do Piauí. A ação foi intermediada pela Delegacia da Polícia Civil do município.

A localização da droga foi possível após um trabalho investigativo realizado pelos policiais civis da Delegacia de Buriti dos Lopes. O local estava funcionando como ponto de preparação e venda de entorpecentes.

No momento da ação policial um indivíduo conseguiu se evadir do cerco policial, por ser um local de difícil acesso.

Todo o material foi apreendido e levado à sede da delegacia, onde um procedimento policial foi instaurado. A Polícia Civil segue investigando o fato.

Informações | PC 

“São João do município de Bom Princípio do Piauí será o melhor da região”, diz organização

A Prefeitura Municipal de Bom Princípio do Piauí está se preparando para realizar o melhor São João de toda história. A cidade já está em clima de festa, com a expectativa para a tradicional Festa Julina de Bom Princípio do Piauí.

Com muita animação, danças típicas, comidas deliciosas e diversas atrações culturais. A cidade de Bom Princípio Piauí está ansiosa para celebrar essa festividade tão querida, que promete encantar a todos. Aguardem, pois o São João de Bom Princípio do Piauí promete ser inesquecível!

FONTE: SECOM – PMBPP

Serviço Reservado apreende 530 gramas de maconha em Parnaíba

Patrulha investigativa da PM sob comando do Capitão Souza Filho, recebeu denúncia de venda de drogas em casa localizada à Rua João Moisés - bairro Santa Luzia em Parnaíba, no início da tarde desta terça-feira (6), e apreendeu um tablete grande de maconha e mais 20 trouxas da mesma substância, pesando 530 gramas, além de uma quantia em dinheiro, máquina para cartão, cartões bancários, rolo de papel alumínio e outros apetrechos característicos do tráfico de drogas.

Todo material apreendido foi apresentação na central de flagrantes. Um menor e um maior de idade, este último morador da casa abordada foram conduzidos à delegacia.

A delegada plantonista mandou fazer um 'despacho' e encaminhou o caso para ser investigado pela DFHT.

Os dois conduzidos foram liberados da detenção.

Informações | Portal do Catita 

BOM PRINCÍPIO DO PAIUÍ – MEIO AMBIENTE

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Turismo promoveu, nesta terça-feira (06/06), uma oficina sobre a separação e reciclagem de resíduos sólidos. 

O evento que também faz parte das ações alusivas à semana do meio ambiente, ocorreu na câmara municipal de vereadores e contou com a participação de servidores públicos, como garis, e catadores de materiais recicláveis do município de Bom Princípio do Piauí. Ao término da atividade, os participantes receberam certificados como reconhecimento pelo engajamento.

Durante a oficina, a secretária municipal de meio ambiente, saneamento e turismo, Keila Fontenele, enfatizou a importância desse tipo de evento para a conscientização e capacitação dos profissionais envolvidos na gestão dos resíduos sólidos. Ela ressaltou a relevância da separação adequada dos materiais recicláveis e do incentivo à reciclagem, como forma de reduzir o impacto ambiental e promover a sustentabilidade.

Keila Fontenele ainda destacou a relevância da participação ativa dos servidores públicos e catadores de materiais recicláveis nesse processo. Ao capacitá-los e fornecer informações atualizadas sobre as práticas de separação e reciclagem, busca-se fortalecer as ações de preservação ambiental e promover uma economia circular mais eficiente. A iniciativa também valoriza o trabalho dos catadores, contribuindo para a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida desses profissionais.

A realização da oficina e a entrega dos certificados representam um passo importante para o município de Bom Princípio do Piauí na busca por práticas sustentáveis e responsáveis com o meio ambiente. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Turismo reafirma seu compromisso em promover a conscientização e capacitação dos envolvidos na gestão dos resíduos sólidos, visando a construção de um futuro mais sustentável e preservação dos recursos naturais para as gerações futuras.

FONTE: SECOM - PMBPP

Moto com restrição criminal é recuperada e suspeito de receptação é conduzido à delegacia

A Guarda Civil Municipal - GCM de Parnaíba recuperou uma motocicleta com restrição criminal e conduziu à delegacia o cearense de iniciais R.J.G.F., de 47 anos, suspeito de receptação e conduzir veículo sob efeito de álcool, em Parnaíba. A ocorrência foi registrada na manhã dessa segunda-feira (05).

De acordo com informações repassadas pela Guarda Civil Municipal, uma patrulha recebeu denúncia de que um motociclista estava fazendo manobras radicais com probabilidade para causar acidentes no trânsito na Avenida São Sebastião, próximo ao antigo M Shows.

Foi constatado que a moto apreendida tinha restrição. Uma equipe do Pelotão de Policiamento de Trânsito - PPTran chegou à delegacia e realizou o teste de alcoolemia, dando positivo (1,12 mg/l). A motocicleta Honda Pop 110i ostentava a placa KEQ 9810 - Santa Teresinha do Goiás, não batendo com o número do chassi. A verdadeira placa da moto consta de uma CG 125 - Titan.

Na Central de Flagrantes o homem foi autuado pelo delegado de plantão por receptação e conduzir veículo automotor sob efeito de álcool, com base na lei seca.

Informações | In Foco Piauí

BOM PRINCÍPIO DO PIAUÍ – COMVITE

A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, em parceria com a Prefeitura de Bom Princípio do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a solene entrega dos certificados aos alunos concluintes dos cursos de Informática Básica, Mídias Sociais, Técnicas em Vendas e Qualidade no Atendimento, oferecidos pelo programa Qualifica Piauí.

O evento será realizado no dia 07 de junho, quarta-feira, às 10h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Luiz Batista de Moraes. Sua presença é fundamental para prestigiar e celebrar o sucesso desses alunos em sua jornada de aprendizado e desenvolvimento profissional. Contamos com a sua ilustre presença nesse momento especial.

FONTE: SECOM - PMBPP

Padaria Meu Super Pão o melhor e o que mais vende na cidade

A Padaria Meu Super Pão, completou 1 ano de atividades e nossos agradecimentos estarão voltados em especial para todos os nossos clientes e colaboradores que contribuíram para que esse memorável momento acontecesse.

A Gerencia da Padaria Meu Super Pão pensando sempre no bem-estar de todos, equipamos e ampliamos nossas instalações, duplicamos a produção de pães, bolos e salgados para atender o desejo de nossa clientela.

Estamos Localizados na Rua, Tiradentes nº658 bairro centro de Buriti dos Lopes – PI. Telefone para contato: (86)9 9563-6965.

A Padaria Meu Super Pão agradece todos aqueles que sempre contribuíram para que esta data acontecesse. Nosso Muito Obrigado!





terça-feira, 6 de junho de 2023

PRF resgata gato-maracajá atropelado na BR 343, em Parnaíba (PI)

Após o resgate, o animal foi encaminhado à sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em Teresina, onde foi prontamente atendido.

No início da tarde de ontem (05), Policiais Rodoviários Federais resgataram um gato-maracajá atropelado na BR 343, em Parnaíba (PI). A equipe realizava fiscalização na região, quando avistou o animal acidentado às margens da rodovia.

Rapidamente, um dos agentes, preparado por meio de curso para manejar animais silvestres, conseguiu resgatar o animal e transferi-lo em segurança para uma caixa de transporte. Logo em seguida, o animal foi encaminhado à sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em Teresina, onde foi prontamente atendido.

Apesar do ocorrido, o animal encontra-se bem e reagindo positivamente aos procedimentos médicos veterinários.

O gato-maracajá, gato-da-mata, gato-peludo ou maracajá-peludo (Leopardus wiedii), é um felino encontrado em quase todo o Brasil. No entanto, sua população tem sido ameaçada nos últimos anos, com altos riscos de declínio na próxima década.

Nas rodovias do Piauí, são comuns os casos de animais silvestres em situações de risco ou atropelamentos. Dessa forma, é de suma importância estar sempre atento ao avistar qualquer animal na pista, principalmente durante a noite, quando a visibilidade é reduzida.

A PRF reforça o seu compromisso com a conscientização sobre a importância da preservação da fauna e do meio ambiente no nosso país.

Informações | PRF

Motorista fica preso às ferragens após colisão entre carros em Parnaíba

Um grave acidente foi registrado por volta das 11h30 desta segunda-feira (05) no prolongamento da Avenida São Sebastião, na entrada que dá acesso ao Conjunto Colina do Alvorada, no bairro João XXIII em Parnaíba.

As informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros Militar dão conta de que um veículo Mitsubishi L 200 de cor branca, com placas de Teresina, seguia na Avenida São Sebastião sentido Lagoa do Portinho - rotatória do M. Shows quando acabou colidindo na lateral do veículo Gol de cor branca, com placas de Parnaíba, que fazia uma conversão para entrar no Conjunto Colina do Alvorada.

O impacto entre os dois veículos foi tão forte que o carro modelo Gol ficou completamente destruído. O motorista, um homem identificado apenas como Francisco das Chagas, de 44 anos, ficou preso às ferragens. O carro modelo L 200 seguia com dois passageiros, sendo um homem e uma mulher que não tiveram suas identidades reveladas.

O motorista foi resgatado das ferragens e encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde - HEDA. A Guarda Civil Municipal - GCM, o Pelotão de Policiamento de Trânsito- PPTran e o Corpo de Bombeiros Militar foram acionados para a ocorrência.

Fonte | In Foco Piauí 

Ex-delegado da Polícia Civil é preso pelo assassinato de vendedor autônomo em Teresina

Wendell Reis já havia sido exonerado dos quadros da corporação em 2009 acusado de crime de extorsão.


A Polícia Civil deu cumprimento, na manhã desta terça-feira (06), a um mandado de prisão contra o ex-delegado Wendell Reis, condenado pelo assassinato do vendedor autônomo Ricardo Seabra. O crime aconteceu em Teresina em 6 de setembro de 2003. Wendell já havia sido condenado em primeira instância pelo homicídio, mas recorreu e respondia ao processo em liberdade.

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que a prisão de Wendell Reis foi executada pela Gerência de Polícia Metropolitana nas primeiras horas da manhã de hoje (06) e que o mandado constava nos autos do processo criminal que transitava na 1ª Vara do Tribunal do Júri.

Wendell já não fazia mais parte dos quadros da polícia desde 2009, quando foi exonerado pelo então governador Wellington Dias.

À época ele havia sido condenado a 12 anos de prisão pelo assassinato de Ricardo Seabra, decisão da qual recorreu. Wendell Reis chegou a ser preso também pelo crime de extorsão praticado quando era titular do 11º Distrito Policial de Teresina. Segundo o processo, ele teria exigido R$ 5 mil de um lavrador para liberar uma arma apreendida

Detido nesta terça (06), o ex-delegado Wendell Reis foi encaminhado para o IML, onde passou por exame de corpo de delito, e, de lá, seguiu para a Central de Flagrantes.

Fonte: Portal O Dia

Bom Princípio do Piauí | DEPAE

DEPAE disponibiliza novo contato para atender a população em casos de falta ou problemas no abastecimento de água em Bom Princípio do Piauí.

O Departamento de Água e Esgoto (DEPAE) de Bom Princípio do Piauí tem o prazer de informar que agora disponibiliza um novo contato para atender à população em casos de falta ou problemas no abastecimento de água.

Reconhecendo a importância desse serviço essencial para o bem-estar dos cidadãos bomprincipienses, estamos empenhados em garantir um canal eficiente e rápido de comunicação. Com o objetivo de agilizar o atendimento, o DEPAE estabeleceu uma linha direta dedicada exclusivamente a questões relacionadas ao abastecimento de água.

Através deste novo contato, os moradores de Bom Princípio do Piauí poderão reportar qualquer interrupção no fornecimento ou qualquer problema que possam enfrentar.

Estamos comprometidos em resolver prontamente qualquer situação que impacte a disponibilidade de água potável em nossa cidade, visando assegurar o acesso contínuo e de qualidade a esse recurso tão essencial.

O DEPAE de Bom Princípio do Piauí reforça seu compromisso com a comunidade e está sempre em busca de melhorias para atender às necessidades de seus cidadãos.

FONTE: SECOM -PMBPP

Bom Princípio do Piauí | Dia Mundial do Meio Ambiente

Ginásio Teresinha de Jesus Marques Rabelo realiza palestra alusiva ao dia mundial do meio ambiente.

A escola promoveu duas importantíssimas palestras na tarde desta segunda-feira (05/06), em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

As palestras foram realizadas como parte das atividades planejadas para marcar a semana do meio ambiente na escola. Uma das iniciativas destacadas foi a ação envolvendo materiais reciclados.

O evento contou com a participação de diversos membros da comunidade escolar, incluindo a coordenadora do Ginásio Teresinha de Jesus Marques Rabelo, Professora Gorete Galeno, a secretária municipal de meio ambiente, saneamento e turismo, Keila Fontenele, assim como os professores Wellington Vieira, Karliane Saraiva e Jayra Sampaio, além dos alunos.

As palestras foram ministradas pela professora Jayra Sampaio e pela secretária de meio ambiente, saneamento e turismo, Keila Fontenele.

Ambas abordaram a importância de preservar o meio ambiente e promover práticas sustentáveis. Os temas abrangiam desde a conscientização sobre a poluição, reciclagem e os impactos negativos causados pela ação humana, até dicas sobre como adotar comportamentos mais responsáveis em relação aos cuidados com meio ambiente.

Essa iniciativa do Colégio Ginásio Teresinha de Jesus Marques Rabelo demonstra o compromisso da instituição em promover a educação ambiental e despertar a consciência ecológica nos estudantes.

Além das palestras, outras ações estão previstas para ocorrer durante toda a semana, visando a disseminação de conhecimentos e práticas sustentáveis entre os alunos, para que se tornem agentes de mudança em suas comunidades e contribuam para a preservação do meio ambiente.

FONTE: SECOM - PMBPP

Em Buriti dos Lopes homem é preso após agredir a própria mãe e a avó

Por volta das 9h da manhã desta última segunda-feira (05), a Policia Civil do Estado do Piauí, através da Delegacia de Buriti dos Lopes, com o apoio do Grupamento da Policia Militar (GPM), após realizar várias diligencia, conseguiu capturar um indivíduo das iniciais J.V.M.S.A., - idade não revelada - acusado de praticar atos de violência doméstica e familiar contra a própria mãe e a avó, ambas idosas. 

Segundo informações da Policia Civil, o acusado ainda tentou resistir a prisão no momento da captura. Após as agressões o homem foi preso e conduzido à delegacia desta cidade.   

Diante dos fatos apurados, os agentes policiais conduziram o infrator para Central de Flagrantes de Parnaíba – a polícia não revelou a motivação das agressões e o mesmo encontra-se preso à disposição da justiça onde deverá passar por audiência de custódia.

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)   

segunda-feira, 5 de junho de 2023

Prefeitura municipal de Bom Princípio do Piauí inicia ações da semana do meio ambiente

A Prefeitura de Bom Princípio do Piauí realizou na manhã de hoje, segunda-feira (05/06), por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Turismo, em parceria com as secretarias de educação, saúde e infraestrutura, a abertura da Semana do Meio Ambiente.

O evento foi realizado na Escola Ginásio Teresinha de Jesus Marques Rabelo e contou com uma palestra ministrada pela professora Jayra Sampaio, abordando temas relevantes ao meio ambiente.

Além da secretária municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Turismo, Keila Fontenele, estiveram no evento, a coordenadora de projetos da secretaria municipal de meio ambiente e turismo Zilmar Silva, a coordenadora da secretaria municipal de cultura Naiana Kiara, a secretária municipal de educação Jacyrema Gouvêa, a secretária municipal de saúde Naiara Carvalho, o secretário municipal de comunicação Ed Araújo, a coordenadora pedagógica da Escola Ginásio Teresinha de Jesus Marques Rabelo Prof. Gorete Galeno, os professores de ciências Mainar e Ronaldo, professores e alunos.

Durante sua fala, a secretária municipal de meio ambiente e turismo, Keila Fontenele, ressaltou a importância desse evento para conscientizar a população sobre os cuidados necessários com o meio ambiente. Ela enfatizou a importância da reciclagem e do descarte correto do lixo, destacando os impactos negativos que a falta de consciência ambiental pode acarretar para a cidade e seus habitantes.

A Semana do Meio Ambiente é uma oportunidade para promover a conscientização e o engajamento da comunidade local em práticas sustentáveis. Por meio de palestras, atividades educativas e ações práticas, busca-se incentivar a preservação dos recursos naturais e a adoção de hábitos mais responsáveis.

A parceria entre as secretarias de educação, saúde e infraestrutura demonstra o comprometimento do governo municipal em abordar a questão ambiental de forma abrangente e integrada. Afinal, a preservação do meio ambiente está intrinsecamente ligada à qualidade de vida da população, à saúde pública e ao desenvolvimento sustentável do município.

Nesse sentido, a palestra ministrada pela professora Jayra Sampaio foi de extrema relevância, pois trouxe informações e reflexões sobre a importância da preservação ambiental, da conservação dos recursos naturais e da adoção de práticas sustentáveis no cotidiano.

Além disso, a Semana do Meio Ambiente é uma oportunidade para mobilizar a comunidade em torno de ações concretas, como a criação de projetos de reciclagem, ações de reflorestamento e a conscientização sobre a economia de água e energia. Dessa forma, a população pode contribuir de forma efetiva para a proteção do meio ambiente e para a construção de um futuro mais sustentável.

A prefeitura de Bom Princípio do Piauí reafirma, com a realização desse evento, seu compromisso com a preservação ambiental e com a conscientização da população. A Semana do Meio Ambiente é apenas o ponto de partida para a implementação de políticas públicas e ações efetivas que garantam a sustentabilidade e a qualidade de vida no município. A participação de todos é fundamental para que possamos construir um futuro mais verde e consciente.

FONTE: SECOM - PMBPP

Em Buriti dos Lopes a prefeitura abre inscrições para 'casamento civil comunitário'

A Prefeitura de Buriti dos Lopes, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) abre as inscrições para o CASAMENTO CIVIL COMUNITÁRIO 2023.

O “Casamento Civil Comunitário” é um projeto municipal idealizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social que tem como objetivo regularizar a união estável de casais que já vivem juntos, realizando sonhos e garantindo o direito das famílias de terem seus direitos civis assegurados.

Serão contemplados 50 casais residentes no município e que estejam inseridos no Cadastro Único e/ou nos serviços socioassistenciais acompanhados pelo PAIF, SCFV, PCF, oficinas e cursos no Centro de Artesanato ou em outra política pública da Assistência Social do município.

A cerimônia será realizada em setembro deste ano, em local a ser definido e divulgado, posteriormente, pela Secretaria de Assistência Social. As regras específicas necessárias para realização da cerimônia, a exemplo da restrição de convidados e indicação das testemunhas, serão apresentadas no primeiro encontro preparatório.

As inscrições estarão abertas a partir do dia 12 e seguem até o dia 16 de junho. Os interessados devem comparecer ao CRAS durante esse período, munidos dos documentos necessários, para realização de sua inscrição e obter mais informações sobre os requisitos e procedimentos para participar do evento.

Fonte: ASCOM / PMBL

ELEIÇÕES 2024: Prefeito Nonatinho do Sindicato recebe novas adesões em Cocal-PI

A liderança Antônio Carlos Diogo juntamente com toda a sua família, anunciou na tarde deste domingo (04), adesão ao Grupo Político do Prefeito Nonatinho do Sindicato.

No encontro, estavam o deputado estadual Rubens Vieira, o atual vice-prefeito Douglas Lima, vereadores, lideranças e amigos.

Antônio Carlos Diogo faz questão de confirmar seu apoio ao grupo do prefeito Nonatinho, em reconhecimento ao trabalho que vem sendo executado pelo atual prefeito dentro do município de Cocal.

Com uma administração bem avaliada pela população cocalense, o prefeito Nonatinho do Sindicato (PT), segue trabalhando e conseguindo novos apoios para seu grupo político visando as eleições municipais do ano que vem.

Por Rurik Araújo(Portal do Rurik)

Prefeitura realiza encontro das escolinhas de futebol de Buriti dos Lopes

O evento esportivo foi realizado no estádio Ferreirão em Barra do Longá e contou com a participação das escolinhas apoiadas pela Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer.

A Prefeitura de Buriti dos Lopes, através da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer, continua a incentivar a prática esportiva e realizou neste domingo (04/06), o primeiro encontro das escolinhas de futebol do município que são apoiadas pela gestão municipal. O prefeito Júnior Percy e o secretário da pasta, Zé Filho do Estreito e a vereadora Táina da Barra, marcaram presença.

O evento esportivo foi realizado no estádio Ferreirão em Barra do Longá e contou com a participação das escolinhas Passe Certo (povoado Estreito), Futuro Coroense (povoado Coroa de São Remígio), Craques do Amanhã (povoado Barra do Longá) e Filhos da Terra (zona urbana).

O prefeito Júnior Percy destacou a importância das escolinhas para a formação de crianças e adolescentes e do incentivo da administração municipal à prática esportiva.

“A escolinha de futebol é de suma importância para o fortalecimento do esporte em nosso município. Esse projeto tem o objetivo de tornar essas crianças cidadãos de bem. Sabemos que através do esporte estimulamos a convivência com outras pessoas, e que, transmitem valores como respeito, cooperação, amizade, comprometimento, ética, entre outros.”, disse Júnior Percy.

Fonte e imagens: ASCOM/PMBL

Eleições 2024 | O jovem Antonio Filho é um forte nome para o executivo parnaibano

Nesta segunda-feira (05), entrevistamos o jovem empresário parnaibano Antonio Filho Moraes Souza – sobrinho do atual prefeito de Parnaíba, Francisco Mão Santa. Na oportunidade conversamos sobre às eleições vindouras de 2024, e se ele tem intensões de disputar uma cadeira no executivo daquele município.

Vale ressaltar que o jovem empresário vem despontando na política com uma enorme desenvoltura e é destaque no meio político parnaibano. 

Perguntado se ele irá disputar uma cadeira no executivo, Antonio Filho com humildade respondeu: “Há muita água para rolar! Essa possibilidade ainda está amadurecendo em minha cabeça, porém, não descarto o desejo de uma possível pré-candidatura ao executivo... com fé em Deus, humildade e pés do chão, chegaremos lá”. Antonio Filho finalizou, ressaltando que existem nomes melhores a exemplo ao ex-governador Zé Filho.    

Por Rurik Araújo

Prefeito Júnior Percy anuncia 4ª turma dos beneficiários do programa CNH Popular

Com mais essa turma, o programa já chega a 200 pessoas beneficiadas. Buriti dos Lopes foi o primeiro município do Piauí a executar o programa da Carteira Nacional de Habilitação de forma gratuita. 

O prefeito de Buriti dos Lopes, Júnior Percy (PP), usou suas redes sociais na última sexta-feira (02/06), para anunciar mais 67 beneficiários da quarta turma dos selecionados de mais uma etapa no Programa CNH Popular, implantado pela gestão municipal, beneficiando moradores do município que estão tendo acesso à Carteira Nacional de Habilitação de forma gratuita.

Com esses novos beneficiários, já são 200, os jovens e adultos contemplados até o momento. Buriti dos Lopes foi o primeiro município do Piauí a executar esse programa de forma gratuita.

“Temos o prazer de anunciar mais uma turma do Programa CNH Popular. Nossa gestão continua trabalhando em prol do povo buritiense, e contribuindo para que muitas pessoas, através do programa e com a habilitação, possam ter mais oportunidades de emprego”, disse o prefeito Júnior Percy.

Fonte e imagem: ASCOM/PMBL

AMOR PRESENTE NO PARAÍBA | OFERTAS APAIXONANTES PARA QUEM VOCÊ AMA



Homenagem da Prefeitura Municipal de Bom Princípio ao dia mundial do Meio Ambiente

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, é fundamental lembrarmos que a consciência é a principal ferramenta para preservarmos e cuidarmos do nosso ambiente natural. Através dela, somos capazes de reconhecer a importância da natureza em nossas vidas e agir de forma responsável, promovendo a sustentabilidade e a conservação dos recursos naturais.

A prefeitura municipal de Bom Princípio do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, presta uma sincera homenagem a todos os cidadãos que se comprometem com a proteção do meio ambiente, trabalhando incansavelmente para garantir um futuro saudável e equilibrado para as próximas gerações. Juntos, podemos construir um mundo melhor e mais sustentável.

FONTE: SECOM - PMBPP