BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Moradores protestam por causa de buracos no meio rua no centro de Buriti dos Lopes

Nesta sexta-feira (23), moradores acionaram a nossa reportagem para reclamar da buraqueira no meio da rua Nemesio Camara no centro de Buriti dos Lopes, frente ao espaço Cultural Metre Dicarvalhi - artista plástico Mundinho - local de bastante visitado pelos turistas.  

De acordo com o denunciante, o atual prefeito municipal, Junior Percy, vez ou outra, visita o local e promete que vai resolver o problema, porém faz vista grossa e abandona as demandas do município.

Um dos moradores da rua, no intuído de manifestar a sua indignação, colocou uma placa com os seguinte frase: ATENÇÃO QUEBRA CU A 40 METROS (PERIGO)”.  O alertar serve para chamar atenção sobre o buraco que se abriu, inviabilizando a circulação de veículos de 4 rodas e pedestres.  

Outro Lado

Nós tentamos entrar em contato via WhatsApp com o setor de infraestrutura que tem como secretária a vereadora Laura Rosa, porém não obtivemos resposta até o fechamento desta matéria. 

Por Rurik Araújo(Portal do Rurik) 

Polícia Federal deflagra Operação Raque para combater crimes previdenciários

A Operação investiga fraude para obtenção de auxílio-doença e cumpre mandados de prisão temporária e busca e apreensão nos Estados do Piauí e Ceará.

Parnaíba/PI - A Polícia Federal, em parceria com a CGINT (Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista), deflagrou, na manhã desta sexta-feira (23/9), a Operação RAQUE, com o fim de desarticular associação criminosa especializada na obtenção de vantagens ilícitas decorrentes de fraudes na obtenção de benefícios da espécie auxílio-doença.

A Operação mobilizou mais de 20 policiais federais para o cumprimento de oito mandados judiciais, sendo cinco mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária, todos expedidos pela subseção Judiciária Federal de Parnaíba/PI. Os mandados judiciais foram cumpridos nos municípios de Parnaíba/PI, Camocim/CE e Chaval/CE.

A pedido da Polícia Federal, foi determinada a suspensão judicial de 56 benefícios ainda ativos que, caso não suspensos, poderiam provocar um prejuízo potencial superior a R$ 880 mil ao INSS.

No decorrer das investigações, foram identificados 386 benefícios por incapacidade temporária (auxílio-doença) supostamente atrelados à associação criminosa e com fortes indícios de fraude. O prejuízo efetivo ao INSS, até o momento, é de mais de R$ 20 milhões.

As investigações apontam o envolvimento de dois servidores do INSS, sendo um Médico Perito, que, supostamente em conluio com intermediários, fraudava mediante falsas perícias a concessão de benefícios da espécie incapacidade temporária.

Ainda por solicitação da Polícia Federal, foi determinado o bloqueio judicial das contas bancárias dos CPFs de três pessoas envolvidas nas fraudes identificadas e o afastamento de dois servidores públicos do INSS de suas funções.

Os investigados poderão responder pelos crimes de Associação Criminosa, Inserção de Dados Falsos, Falsidade Ideológica e Estelionato Majorado.

O nome RAQUE, que significa “coluna vertebral”, foi escolhido pelo fato de os investigados utilizarem doenças na coluna como motivo para concessão dos benefícios fraudados.

Comunicação Social da Polícia Federal no Piauí

Prefeitura de Cocal realiza culminância do curso de Refrigeração Residencial

Nessa quinta-feira (22), realizou-se a solenidade de encerramento do curso de qualificação profissional em Refrigeração Residencial promovido em parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC), vinculada ao Governo do Estado do Piaui, UPGRADE - Tecnologia Educacional Ltda e Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

O curso de Refrigeração Residencial integra o “Qualifica Piaui”, programa Itinerante do Governo do Estado, que oferta cursos gratuitos de capacitação para pessoas prioritariamente inscritas no cadastro único para programas sociais do governo federal com o objetivo de reduzir o desemprego e oportunizar alternativas de geração de renda para as famílias beneficiadas.

A SASC e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Cocal inscreveram 32 alunos para os turnos manhã e tarde. A programação contou   com aulas diárias teóricas e práticas e carga horária mensal de 66 horas.

Segundo a assessora técnica da SMAS, Márcia Aguiar, a oferta de cursos profissionalizantes aos usuários da Política de Assistência Social de Cocal, possibilitará perspectivas de empreendedorismo, autonomia e emancipação financeira das famílias.

Fonte; Comunicação-PMC

Investigado por furtos em Cocal dos Alves é preso pela Polícia Civil na Operação Cerco Fechado VIII

A Polícia Civil deflagrou nesta quinta-feira (22) a Operação Cerco Fechado VIII, com o intuito de cumprir mandados judiciais de prisão e de busca e apreensão relacionados à prática dos mais variados tipos de crimes em todo o Piauí. Um dos alvos trata-se de José Alex Vieira Veras, de 27 anos, preso sob acusação de furtos em Cocal dos Alves, município localizado no Norte do estado. As informações são do Blog do Coveiro;

CONTINUE LENDO CLICANDO AQUI

Justiça decreta prisão preventiva de homem suspeito de matar esposa a facadas

Reginaldo Araújo passou por cirurgia após tentar tirar a própria vida depois do crime. 

A justiça decretou a prisão preventiva de Reginaldo de Andrade Araújo, de 47 anos, suspeito de matar a companheira Maria Luíza de Andrade, de 52 anos, a facadas na madrugada desta quinta-feira (22) em Parnaíba, Litoral do Piauí.

De acordo com informações o caso aconteceu na rua Oeiras, no bairro Frei Higino. Reginaldo Andrade foi encaminhado para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), onde passou por cirurgias. O acusado será encaminhado para a Penitenciária Mista de Parnaíba assim que tiver alta médica. 

Vítima:

Maria Luiza de Andrade - vítima 

Entenda o caso

Mais um caso de feminicídio foi registrado na cidade de Parnaíba na madrugada desta quinta-feira (22), onde uma mulher, identificada como Maria Luiza de Andrade, de 51 anos, foi morta a facadas por seu companheiro, de nome Reginaldo de Andrade Araújo, de 47 anos. O responsável pelo crime ainda tentou tirar a própria vida após matar a companheira.

Com informações: Lupa 1

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Polícia deflagra operação e prende 6 pessoas por tráfico e homicídio na cidade de Parnaíba

Durante a ação, várias armas de fogo, incluindo uma pistola.40, rifle.44, revólver.38, drogas, cédulas de dinheiro e munições foram apreendidos.  

A Polícia Civil de Parnaíba, em parceria com a Polícia Militar, deflagrou nesta quinta-feira (22) operação que visa reduzir a criminalidade e o número de homicídios na capital litorânea. Ao todo, seis indivíduos foram presos durante a ação, sendo quatro homens e duas mulheres.

Segundo o delegado Aureliano, as investigações foram iniciadas a partir de roubos de celulares. As equipes descobriram que os assaltantes trocavam os objetos furtados com traficantes, em troca de entorpecentes.

 “Nós identificamos alguns lugares onde tinham esses produtos de roubos em Parnaíba. Em seguida, solicitamos mandado de busca”.

O delegado explica ainda que, durante a operação, várias armas de fogo, incluindo uma pistola.40, rifle.44, revólver.38, drogas, cédulas de dinheiro, munições e celulares foram apreendidos.

“A maioria deles (traficantes e assaltantes) já tem passagem por tráfico, homicídios e roubos. Então, além das prisões em flagrante, tinham mandados de prisão. Duas mulheres tinham a função de esconder as armas do crime. Mulheres de certa idade, que muitas vezes não levantam suspeitas.

De acordo com o tenente-coronel da PM-PI, Erisvaldo Viana, dos seis presos, três deles já confessaram participação em um homicídio que aconteceu nesta semana.

“Você percebe que eles já possuem ligações diretas com tráfico de entorpecentes e homicídios”, ressaltou.

Com informações: Portal J.Masques

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio

Policiais Civis da Divisão de Homicídios de Parnaíba - coordenados pelo delegado Maikon Kaestner, deram cumprimento ao mandado de prisão contra o nacional Antonio José da Silva, conhecido Índio ou CM, de 38 anos.

A prisão dele ocorreu na manhã de quarta-feira(21), na Rua Nova, bairro Rodoviária em Parnaíba. Após cumprimento do mandado com base no crime de homicídio, Índio foi conduzido a carceragem da central de flagrantes.

Com informações: Portal do Catita

1º Distrito de Polícia de Parnaíba cumpre mandado de prisão

Equipe de investigadores lotados no 1º Distrito Policial de Parnaíba, coordenados pelo delegado Aureliano Bacellos, deu integral cumprimento ao mandado de prisão em desfavor do nacional Bruno Pablo Pereira Rocha, 26 anos.

Após cumprimento do mandado da justiça com base no crime de roubo, Bruno Pablo foi levado à central de flagrantes de Parnaíba.

Ele havia sido preso no dia 05 de julho acusado de tentativa de roubo de celular em porta de colégio na Avenida São Sebastião.

Com informações: Portal do Catita

Polícia Civil cumpre mandado e prende jovem de 24 anos pelo crime de estelionato em Parnaíba

A Polícia Civil do estado do Piauí, através da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio de Parnaíba - Depatri, na manhã desta quinta-feira (22), cumpriu mandado de prisão preventiva em desfavor de D.D.S.S., de 24 anos, pelo crime de estelionato (Art. 171 do Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940).

D.D.S.S. é acusado de lesar financeiramente inúmeras vítimas na cidade de Parnaíba. A Depatri, baseado nas informações das vítimas, representou pela prisão do referido indivíduo, sendo concedida e nesta quinta-feira foi possível cumprimento.

O preso agora está à disposição da justiça. 

Com informações: InFocoPIauí

TELHAS DE CONCRETO TELNORTE, 4 ANOS GARANTINDO PRODUTOS DE QUALIDADE

FAÇA A ESCOLHA CERTA, ESCOLHA TELHAS DE CONCRETO TELNORTE, SÃO 4 ANOS NO MERCADO VENDENDO E GARANTIDO PRODUTOS DA MELHOR QUALIDADE.

As telhas têm um papel fundamental na construção ou reforma. Todos os modelos têm a mesma função que é cobrir a casa, mas por isso precisamos nos atentar aos detalhes que vão fazer toda a diferença.

Para se entender a telha de concreto TELNORTE traz vantagens como maior resistência, cores variadas, encaixe perfeito e impermeabilidade.

Já a convencional traz desvantagens como ser frágil, encaixes irregulares, o que pode infiltrar água mais fácil e realizar manutenção com mais frequência, além de deteriorar mais rápido com o tempo.

TELEFONES PARA CONTATO:

(86)9 9429-8439 (86)9 9991-6140 (86)9 9481-8184

Assista o vídeo:

Prefeitura convoca usuários do Pronaf para reunião com representantes do BNB

A Prefeitura de Cocal, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Cocal (STRAAF) de Cocal, convoca os clientes do Agroamigo ou de outras linhas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do referido banco, os quais estejam inadimplentes, para participarem de uma reunião prevista para ser realizada no restaurante Flor do Caribe, no próximo sábado, dia 24 de setembro, a partir das 8h da manhã, quando serão apresentadas as várias formas para serem resolvidas o descumprimento com a instituição financeira.

Na ocasião, serão apresentas às leis que tratam do retorno do bônus perdido e do direito à renegociação da dívida em até 10 anos, além da assinatura do seu termo de adesão por parte do usuário.

Quem estiver em situação de inadimplência deve comparecer, portando o documento de Identidade e o comprovante de votação.

Reunião com representantes do BNB;

Data - 24 de setembro (sábado);

Local - Restaurante Flor do Caribe, à Avenida Antônio Carlos Vilarinho Barbosa, S/N, bairro São Pedro.

Por Evaldo Neres/ Comunicação-PMC

Mulher é encontrada morta em Parnaíba; companheiro é principal suspeito

Uma mulher identificada como Maria Luíza de Andrade, de 51 anos, foi encontrada morta na madrugada dessa quarta-feira (21) dentro da casa onde ela morava na Rua Oeste, bairro Frei Higino, em Parnaíba. O companheiro da vítima é o principal suspeito de ter cometido o feminicídio.

O corpo de Maria Luíza foi encontrado com marcas de golpes de faca. A Polícia Militar informou ainda que Reginaldo de Andrade Araújo, de 47 anos, logo após o crime teria tentado ceifar a própria vida. Não há informações que apontam se eles viviam um relacionamento conturbado.

A arma (faca) utilizada no crime foi apreendida. A Polícia Militar foi acionada e isolou o local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU também foi acionado e encaminhou o suspeito ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde - HEDA, pois estava bastante lesionado por uso de arma branca.

A perícia criminal fez os trabalhos de praxe e o Instituto de Medicina Legal - IML recolheu o corpo da vítima. O caso será investigado pela Polícia Civil. 

Com informações: InFocoPiauí/Fotos: Cleidiomar Souza 

PAX UNIÃO INFORMA | LIGUE E AGENDE MÉDICO E CLÍNICO GERAL

PF prende homem em flagrante por armazenamento de material pornográfico infantil no Piauí

A Polícia Federal prendeu em flagrante, nesta quarta-feira (21), no bairro Angelim em Teresina, um homem de 40 anos pelo crime de armazenamento de material de abuso sexual infanto-juvenil. A prisão ocorreu durante cumprimento de mandado de busca e apreensão expedido pela 3ª Vara da Justiça Federal do Piauí.

Durante a ação policial, em posse do investigado, foi encontrado cartão de memória contendo fotos e vídeos de conteúdo sexual envolvendo menores de idade, inclusive recém-nascidos. O cartão de memória e o celular do homem foram apreendidos e passarão por perícia.

O preso foi ouvido na sede da Polícia Federal em Teresina e encaminhado para a Cadeia Pública de Altos, onde permanecerá à disposição da Justiça.

As investigações iniciaram a partir de relatório produzido pelo Núcleo de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal do Piauí, no qual identificou-se que o usuário armazenava milhares de arquivos de pornografia infantil e os compartilhava por meio de aplicativo específico.

As penas para o delito de armazenamento de imagens e vídeos de exploração sexual infantil (Artigo 241-B, do ECA) podem chegar a 4 anos de prisão e para o crime de disponibilização/divulgação de material de pornografia infantil na internet (Artigo 241- A, do ECA) a 6 anos de prisão por cada compartilhamento realizado.

Policia Civil cumpre mandado da justiça e prende mulher em Parnaíba

Investigadores da polícia civil coordenados pelo delegado Aureliano Bacellos, deram cumprimento na manhã desta quarta-feira(21), ao mandado de prisão contra Francineide da Silva Alves, de 36 anos.

Após a captura dela na Rua Samuel Santos, foi levado à delegacia de polícia de Parnaíba.

O mandado da justiça por lesão corporal como base da Lei Maria da Penha, e um outro crime.

Com informações: Portal do Catita 

Polícia Civil de Buriti dos Lopes cumpre mandado de prisão com base no processo do crime de roubo

A Polícia Civil por intermédio da Delegacia de Polícia de Buriti dos Lopes, deu cumprimento nesta quarta-feira (21) ao mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba, em desfavor do nacional Clóvis de Sousa, de 34 anos.

O mandado da justiça tem como base o crime de roubo. Após a prisão, ele foi encaminhado à delegacia de polícia de Parnaíba.

As informações são do Portal do Catita

Moto furtada no Parque de Exposição é recuperada pela Força Tática em Parnaíba

Policiais Militares lotados na Força Tática do 2º BPM, recuperaram a motocicleta Honda pop, de placa ODV 7984, por volta das 22hs desta terça-feira(20), na Rua Vereador Arimateia Carvalho, no bairro Planalto em Parnaíba.

A patrulha fazia rondas nas proximidades do Caic no bairro Frei Higino, quando avistou dois suspeitos numa motocicleta. A dupla empreendeu fuga velozmente dando início o acompanhamento tático, finalizando com a queda da motocicleta na Rua Arimateia Carvalho.

O piloto da moto identificado como João Vyctor dos Santos Souza, 23 anos, que não tem permissão para conduzir veículo automotor - por não possuir CNH e também por direção perigosa em via pública, foi levado à delegacia de policia.

Nesta distrital, foi comprovado que a motocicleta tinha registro de furto roubo - ocorrido no dia 18 de setembro no Parque de Exposição de Feira Agropecuária, localizado na Avenida Prefeito Batista Silva, onde estava sendo realizado shows musicais.

João Vyctor contou duas versões à polícia sobre a procedência da motocicleta.

Acabou autuado em flagrante delito em dois crimes: Receptação (Art.180 do CPB) e Direção Perigosa em via pública (Art. 311 do CTB).

Fonte: Portal do Catita 

Prefeitura assegura o acesso ao passe livre a usuários da Assistência Social

Nessa quarta-feira (21), a Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizou entrega de passes livres intermunicipal, carteira do autista e carteira cultura a usuários que são acompanhados pela equipe de profissionais.

Francisca Brito, coordenadora do CRAS, disse que essa ação é habitual: “Essa entrega de passe livre a gente faz frequentemente, aqui no CRAS onde realizamos todo o procedimento de acolhida dos usuários e a emissão das carteiras. Quando recebemos as carteirinhas, chamamos todas as famílias para um momento de interação e oportunidade de conversarmos com ela e fazermos o repasse, não somente esse direito, mas vários outros que elas possuem. Então, a gente escolheu essa data específica porque gostaríamos de chamar a atenção para esse dia: 21 de setembro, Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.  

Data essa, na qual se comemora uma vitória, para uma comunidade tão grande, a respeito dos diversos direitos que lhes foram garantidos, como a Lei da Acessibilidade e a Lei da Inclusão Social. Além disso, a gente trabalha, também, o Setembro Verde, mês dedicado à conscientização da inclusão social da pessoa com deficiência”, conclui. 

A atividade é resultado de parceria do Município com a Secretaria Estadual para a Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID).

A solenidade de entrega aconteceu na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que está localizada à rua duque de Caxias, 54, no centro da cidade.

Por Evaldo Neres/Comunicação-PMC

PF apreende R$ 360 mil que seriam supostamente usados para captação de sufrágios na eleição


A Polícia Federal apreendeu, no fim da tarde desta terça-feira (20/09), grande quantidade de dinheiro em espécie na posse de um homem na zona leste da capital Teresina/PI. Foram apreendidos cerca de R$ 360mil, em cédulas de R$50 e R$100, escondidos em uma mochila e nos compartimentos do interior do veículo conduzido por ele.

A investigação teve início a partir de denúncia encaminhada ao plantão da Superintendência de Polícia Federal no Piauí, na qual foi informado que ocorreria a entrega de soma vultosa de dinheiro em espécie a ser utilizada em campanha eleitoral e ainda, as características e a placa da caminhonete de transporte.

Na sequência, policiais federais realizaram as diligências na zona leste da capital piauiense e localizaram o veículo descrito na denúncia. Durante a abordagem, o homem tentou fugir, mas foi contido pelos agentes e o dinheiro foi encontrado.

O motorista foi levado à sede da PF em Teresina/PI para prestar esclarecimentos sobre a origem e destino dos valores em espécie, porém preferiu permanecer em silêncio. Além do dinheiro, o celular do suspeito foi apreendido.

A Polícia Federal instaurou inquérito policial, e à princípio, o suspeito responderá pelo crime de lavagem de dinheiro e a suposta vinculação eleitoral da origem e destino dos recursos será apurada no decorrer das investigações.

Comunicação Social da Polícia Federal no Piauí

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Prefeitura de Cocal garante II Mutirão de Cirurgia de Catarata para a população

Nessa terça-feira, dia 20 de setembro, a Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou o segundo mutirão de cirurgias de catarata.

A ação foi executada por meio de parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, e os atendimentos foram realizados no Hospital Joaquim Vieira de Brito, HJVB de Cocal.

O evento visa melhorar a qualidade de vida da população cocalense, principalmente da saúde da visão, tendo em vista que a catarata é a maior causa de cegueira reversível no mundo, apresentando entre seus primeiros sintomas, borrões na visão, além da dificuldade para enxergar.

O senhor Cesário Caetano, morador da Agrovila Jacaré, na zona rural do município, disse estar muito orgulhoso pela oportunidade de estar participando desse mutirão. Ele não economizou nos elogios à equipe, em especial pelo atendimento dispensado aos pacientes, desde a acolhida até o final do processo cirúrgico: “Estou me sentindo muito bem, graças a Deus. Fomos tratados muito bem por essas meninas que nos atenderam e cuidaram da gente como a gente deve ser tratado. Estou muito satisfeito”.

Nessa segunda etapa, segundo a secretária de Saúde, Fabrícia Vieira, além dos cocalenses, também foram selecionadas pessoas dos municípios de bom Princípio do Piauí, Caraúbas e Cocal dos Alves: “Cerca de 200 pacientes participaram da triagem. Desse quantitativo, 181 foram classificados pela equipe médica e encaminhados para se submeterem à cirurgia.  Todo o processo cirúrgico foi executado com êxito”, disse Fabrícia.

Por Evaldo Neres/Comunicação-PMC

BOM PRINCÍPIO DO PIAUÍ – Lucas Moraes recebe apoio de munícipes

Time do povo, apoiado pelo prefeito Lucas Moraes do município de Bom Princípio do Piauí recebe apoio de mais quatro povoados. 

A Caravana do Time do Povo liderada pelo jovem prefeito Lucas Moraes esteve na tarde desta terça-feira (20/09), visitando mais quatro povoados na zona rural de Bom Princípio do Piauí. Onde os povoados, Campos de Umarizeiras, Mundo Novo, Campo Redondo e Juazeiro também disseram ‘SIM” em apoio aos candidatos apoiados pelo jovem gestor.

Por onde passa a caravana do prefeito Lucas Moraes, a alegria toma conta. Centenas de pessoas acompanharam a caravana do Time do Povo, que de casa em casa anunciaram os candidatos apoiados pelo prefeito mais jovem e popular da histórica política do município de Bom Princípio do Piauí, em busca de apoio para a reeleição da candidata a deputada federal, Rejane Dias (PT); reeleição do candidato a deputado estadual, Fábio Xavier (PT); para o candidato a Senador Wellington Dias (PT); para o candidato a governador Rafael Fonteles (PT) e para o candidato a Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O sorriso no rosto e o abraço da cidadã bomprincipiense no prefeito Lucas Moraes, revela a total aceitação dos candidatos apoiados pelo jovem gestor que vem conduzindo com muita responsabilidade o município de Bom Princípio do Piauí.

O prefeito Lucas Moraes afirma que este é um momento muito importante para o fortalecimento de parcerias entre município, governo estadual e federal que através de representantes responsáveis e bem avaliados em todo o cenário político, elevarão o município de Bom Princípio do Piauí à grandes conquistas.

Na chegada à sede do município, como de costume, a caravana do prefeito Lucas Moraes realizou mais uma linda e grande carreata pelas principais ruas e avenidas da cidade. Veja Vídeo e imagens!

Com informações: Direto de Bom Princípio