BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 27 de maio de 2023

Prefeitura de Cocal leva ação itinerante à localidade da zona rural

O evento ofertado pela prefeitura de Cocal, foi realizado no povoado Santo Hilário, pelas secretarias de Assistência Social e Saúde do Município. 

Uma grande ação social para atender os moradores em seu próprio meio, foram ofertados os serviços de Coleta de Sangue para exames laboratoriais; Atualização da Caderneta de Vacinação; Ultrassonografia - Pélvica, abdominal, tireoide e mama; Emissão de Cartão do SUS; Atualização do Cadastro Único (CadÚnico) do Bolsa Família; Serviços do CRAS, CREAS e atividades lúdicas desenvolvidas pela equipe do Programa Criança Feliz.

Martiniana Maria, moradora da localidade Itapecurú, daquela região, que foi atendida pela equipe do Programa Bolsa Família, disse que essa atividade realizada em sua própria comunidade, foi muito boa, porque evitou que ela se deslocasse, pois há muito precisava fazer a atualização do seu cadastro e não podia ir.

A primeira-dama e secretária da SMAS, acompanhada do prefeito Nonatinho do Sindicato, explicou: “A Ação é para que a população, os usuários, recebam os serviços, bem pertinho de sua casa.

Pensando na melhor forma do atendimento, a gente trouxe pra cá para melhorar a qualidade do serviço. A gente já esteve nas comunidades de Birindibinha, Grotas, atendendo o povo daquela região e estamos hoje realizando já a terceira ação itinerante para facilitar o acesso dos moradores”.

Fonte: Ascom P. M. Cocal

Cocal: Prefeitura e Equatorial certificam concludentes do curso E+ Profissional

Na última terça-feira (23), na sede do Serviço de Fortalecimento de Vínculos – SCFV de Cocal aconteceu a entrega de certificados para os participantes do curso E+ Profissionais, ofertado pela empresa Equatorial em parceria com a prefeitura do município, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

Fernanda Célia, participante da referida capacitação, dá sua impressão: “Eu já trabalhava com salgados. Esse curso veio numa boa hora, porque, hoje, posso dizer que sou uma pessoa mais profissional, porque eu aprendi muitas coisas nessa capacitação. Eu estava precisando para me profissionalizar mais ainda. Eu aprendi a confeccionar novos tipos de salgados, além dos tradicionais e isso melhorou a minha renda e, com esse certificado, vou ter muito mais sucesso. ”

Por sua vez, Laécio Saraiva, consultor da Equatorial, comentou a respeito desse momento: “É um prazer para gente retornar à cidade para a certificação desses alunos. Ao todo a gente ofereceu 15 vagas que foram para o curso de salgados pra festa. A gente teve um bom acolhimento pela população e, também, um apoio muito significativo por parte da prefeitura, que viabilizou a execução, a concretização do nosso projeto aqui na cidade. O nosso objetivo é justamente é fazer com que nossos clientes consolidem esses conhecimentos e ponham em prática pra gerar a própria renda, dar esse retorno social”.

O evento contou com a participação da primeira-dama e secretária, Vanda Machado e das coordenadoras da SMAS.



Fonte: Ascom P. M. Cocal

Suspeito de matar avó de 64 anos e esconder partes do corpo em sacos plásticos é preso em Parnaíba

Harison Fernando Pinheiro da Silva, de 22 anos, foi preso nesta quinta-feira (25), suspeito de matar a avó, em Parnaíba, litoral do Piauí. O crime aconteceu em setembro de 2021 e foi descoberto depois que o corpo da aposentada foi encontrado dentro de dois sacos plásticos em um matagal na zona rural do município.

Um exame de DNA foi realizado para confirmar que o corpo era da senhora que estava desaparecida desde o dia 8 de setembro de 2021.

A avó foi identificada como Maria das Dores de Oliveira, 64 anos os restos mortais foram encontrados no dia 25 de outubro. Na época, a família da vítima disse que a morte da mulher “era um mistério e estavam perplexos”.

Harison morava com a idosa e era natural de Belém-PA. Ele tem uma barbearia na casa onde residia e foi preso no final da tarde de quinta (25) em cumprimento de um mandado de prisão temporária.

A principal acusação é de feminicídio. Ele foi encaminhado pela Polícia Militar à Central de Flagrantes de Parnaíba e teve seu celular apreendido. Harison negou todas as acusações e a motivação do crime não foi divulgada e as investigações iram continuar.

Fonte das Informações: Jornal Piauí

PREFEITURA DE BOM PRINCÍPIO DO PIAUÍ | CULTURA

A Prefeitura de Bom Princípio do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou uma importante reunião na manhã desta sexta-feira (26/05), no plenário da Câmara Municipal.

O encontro contou com a presença do secretário municipal de cultura, Neto Fontenele, das coordenadoras da secretaria de cultura, Naiana Kiara e Jania Carvalho, do advogado e assessor jurídico, Dr. Marcus Reis, e da coordenadora geral da Fundação Bastos, Vanda Santos. O principal objetivo da reunião foi discutir a criação do plano de ações da Secretaria Municipal de Cultura e propor diversas iniciativas para fortalecer a cultura no município de Bom Princípio do Piauí.

Durante o encontro, foram abordadas as leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, que têm como finalidade fomentar a cultura e apoiar os artistas locais.

Os participantes tiveram a oportunidade de trocar ideias e sugestões sobre como melhor aproveitar essas leis em benefício da comunidade bomprincipiense. Foi destacada a importância de planejar ações culturais diversificadas, contemplando áreas como teatro, música, dança, artes visuais, literatura e patrimônio turístico e histórico.

A parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Bastos promete fortalecer o desenvolvimento cultural de Bom Princípio do Piauí.

Com o planejamento conjunto e a implementação das ações propostas, espera-se proporcionar uma maior valorização dos artistas e a democratização do acesso à cultura no município. A reunião foi um passo importante para consolidar essas iniciativas e promover um cenário cultural ainda mais vibrante e inclusivo em Bom Princípio do Piauí.

FONTE: SECOM - PMBPP

sexta-feira, 26 de maio de 2023

Preso por tráfico de drogas é inocentado pela Justiça em Buriti dos Lopes

Nesta quinta-feira (25/05), a justiça revogou a prisão preventiva e determinou o arquivamento do processo que tramitava em desfavor do lavrador Francisco das Chagas Pereira, de 47 anos, que se encontrava recolhido provisoriamente na Penitenciária Mista de Parnaíba desde o dia 14 abril, sob acusação dos crimes de tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo. Ele foi preso em uma operação policial deflagrada em um sítio na localidade Crioulos, zona rural de Buriti dos Lopes, município situado no Norte do Piauí.

Reveja matéria relacionada clicando AQUI.  01

As investigações da Força Tarefa de Segurança Pública no Piauí (FTSP/PHB-PI) apontaram que o referido endereço era utilizado como depósito e laboratório de refino de drogas. Ao cumprir uma ordem judicial de busca e apreensão, os policiais localizaram uma grande quantidade de entorpecentes (maconha, cocaína e crack); um revólver calibre 38, da marca Rossi, com farta munição; uma espingarda calibre 20, além de apetrechos característicos da traficância. O material ilícito estava enterrado em três pontos distintos da propriedade e só foi possível a sua localização devido ao apoio canino.

Francisco das Chagas era o morador responsável pelo sítio e acabou sendo preso em flagrante delito, tendo a sua prisão convertida em preventiva em audiência de custódia. Ele teve a defesa patrocinada pelo advogado criminalista, Dr. Márcio Mourão, que trabalhou incansavelmente para provar a inocência de seu cliente.

No transcorrer do inquérito policial, o delegado analisou os autos e concluiu que o fato do conduzido trabalhar como caseiro no local não necessariamente o torna como autor dos crimes ali praticados, muito pelo contrário, muitas vezes pessoas humildes são obrigadas a ficar em silêncio sobre os delitos que presenciam sob ameaça de morte.

O Ministério Público por sua vez seguiu o entendimento da autoridade policial e opinou pelo arquivamento do processo e o Poder Judiciário acolheu o parecer ministerial e da defesa tendo em vista a insuficiência de elementos para fins de determinação da autoria do investigado aos crimes em comento, no entanto, as investigações prosseguem com o fito de não isentar da responsabilidade penal os verdadeiros autores dos crimes (donos do sítio e comparsas).

Reveja matéria relacionada clicando AQUI. 02





Edição: Portal do Rurik

Informações | Blog do Coveiro

quinta-feira, 25 de maio de 2023

Policia Civil incinera mais de 13 quilos de drogas em cerâmica na zona rural de Buriti dos Lopes

A Polícia Civil do Piauí, por intermédio da Delegacia de Buriti dos Lopes, incinerou, nesta quinta-feira (25/05), cerca de 13 quilos de drogas apreendidas durante o ano, no Município.

A incineração foi realizada, pela manhã, na sede da indústria de Cerâmica Vale do Parnaíba, localizada no próprio município. As drogas apreendidas foram conduzidas da Delegacia de Buriti dos Lopes-PI, para a indústria, onde foram queimadas nos fornos da cerâmica.

O procedimento de incineração foi autorizado pela Justiça, e teve participação do Ministério Público e da Vigilância Sanitária de Buriti dos Lopes-PI.

Ações como essa visam diminuir e causar um prejuízo para o tráfico de drogas na região.

A Polícia Civil aproveita o ensejo para solicitar à população local a realização de denúncias anônimas de crimes, medida esta que tem surtido efeito e traz benefícios a sociedade.

http://bit.ly/dpbldenuncias

Para denunciar, basta clicar no link acima e preencher os campos ou pelo WhatsApp Denúncia (86) 99519-1481, para o recebimento de denúncias anônimas de crimes a serem investigados como tráfico de drogas, estupro, localização de fugitivos da justiça e outros. Em casos de urgência e emergência, ligar para a viatura (24 horas): (86) 99563-7193.

Informações: Delegacia de Buriti dos Lopes 

Motociclista é baleado em Luís Correia-PI

Um homem de 42 anos, de prenome Manoel foi baleado na noite desta quarta-feira (24), quando trafegava de motocicleta numa Rua escura do bairro Campo em Luís Correia.

Após ser baleado na região do abdômen, ele procurou por meio próprio atendimento no hospital Nossa Senhora da Conceição de Luís Correia. Seria transferido para o Heda em Parnaíba.

A informação que ele não sabe quem o alvejou e o local de onde foi disparado. Abandonou a moto e foi até o hospital caminhando.

A polícia foi acionada!

Com informações do PC

PF faz operação contra organização criminosa voltada ao transporte de drogas e armas

OPERAÇÃO DA PF

A Polícia Federal, com o apoio da Polícia Militar, deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 24/5, a Operação Alfafa, com objetivo de desmantelar uma associação criminosa especializada no transporte interestadual de drogas (maconha) e armas de fogo.

A investigação teve origem com a prisão em flagrante de um homem no dia 27 de maio de 2022, após abordagem feita por Policiais Rodoviários Federais, quando transportava 3,4 toneladas de maconha, bem como uma pistola importada 9 mm que estavam camufladas na carroceria de um caminhão, no meio de uma carga lícita de alfafa e aveia, provenientes do estado do Paraná.

A operação conta com a participação de 28 Policiais Federais, sendo realizado o cumprimento de quatro mandados e prisão preventiva, seis mandados de busca e apreensão e uma ordem de sequestro do caminhão utilizado para transportar a droga apreendida em 27/05/2022. Todos os mandados estão sendo cumpridos na cidade de Cachoeiro de Itapemirim.

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, cujas penas somadas podem alcançar 24 anos de prisão.

Assessoria de Comunicação Social GAB/SR/PF/ES

Polícia Civil em Cocal-PI deflagra operação BABILÔNIA II

A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Polícia Civil de Cocal e auxilio da 1ª Delegacia Seccional de Policia Civil de Parnaíba (DEPATRI, DFHT, 1º DP) e Delegacia de Polícia Civil de Piracuruca, prendeu na tarde de ontem, 23/05/2023, 05 (cinco) pessoas, pela pratica de crime de Tráfico de Drogas, Posse Ilegal de Arma de Fogo, Crime Ambiental e Uso de droga.

As prisões foram decorrentes do cumprimento a 09 mandados de busca e apreensão na cidade de Cocal. Após trabalho de investigação da Delegacia de Polícia Civil de Cocal, que visa o enfrentamento ao tráfico de drogas e organizações criminosas, atendendo às diretrizes da Secretária de Segurança Pública para combate ao crime organizado.

Na ocasião do cumprimento do referidos mandados, foram apreendidos vários aparelhos celulares, drogas, arma de fogo, valores em dinheiro, animais silvestres e outros objetos relacionados ao tráfico de drogas, todos utilizados em várias práticas criminosas fomentadas pela traficância.

Os presos foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Cocal, onde foram autuados, e ficarão à disposição da Justiça.

A Polícia Civil do Piauí reitera seu compromisso no combate à criminalidade e permanece atuante em defesa da sociedade e pede a colaboração da população para que denuncie qualquer crime que tenha conhecimento, para tanto disponibilizamos o seguinte canal de denúncia, onde será mantido sigilo da informação:

Link:htt://bit.ly/denunciapcphb

Prefeito Lucas Moraes acompanha governador Rafael Fonteles em agenda no litoral

O prefeito do município de Bom Princípio do Piauí, Lucas Moraes, esteve na manhã desta quinta-feira (25/05) acompanhado de vereadores, secretários e assessores, acompanhando a agenda do Governador Rafael Fonteles na cidade de Luiz Correia, litoral piauiense. A visita do governador ao litoral do Piauí ocorreu em razão da solenidade de assinatura das ordens de serviço para o início das obras do Terminal Pesqueiro do Porto de Luiz Correia e da Escola do Mar. A solenidade foi realizada no Canteiro de Obras do Cais do Terminal Pesqueiro, na Praia do Quebra Mar em Luiz Correia - PI.

Durante o evento, o prefeito Lucas Moraes esteve acompanhado por diversos representantes políticos, incluindo os vereadores Zé do Chico Bento e Jailson Galeno, os ex-vereadores Cleson Galeno, Chaguinha do Hugo e Mano, o suplente de vereador Marcio Vaqueiro, além dos secretários municipais Deusamiro Santos (Transportes), Leisse Moraes (Administração), Samara Moraes (Finanças), Ed Araújo (Comunicação), Marcio Vaqueiro (Desenvolvimento Econômico), Germarcio Albuquerque (Infraestrutura), Fábio Junior (esporte e juventude), Naiara Carvalho (Saúde), Rivany Carvalho (Assistência Social), Jacyrema Gouvêa (Educação), Neto Fontenele (Cultura), Chico Zé (Defesa da Agricultura), Genivaldo Oliveira (Controlador Geral do Município), Franklin Delano (Controlador Geral da Câmara Municipal), assim como os assessores da Secretaria Municipal de Cultura, Zé Filho Black Wite e Taciane Machado, dentre outras lideranças.

A presença do prefeito Lucas Moraes e das demais autoridades bomprincipienses no evento demonstra a importância das obras do Terminal Pesqueiro do Porto de Luiz Correia e da Escola do Mar também para o município de Bom Princípio do Piauí e toda a região. Esses empreendimentos representam avanços significativos no setor pesqueiro e educacional, proporcionando desenvolvimento econômico e oportunidades para a população litorânea.

A solenidade foi marcada por um clima de entusiasmo e comprometimento com o desenvolvimento da região, evidenciando a união e o trabalho conjunto em prol do progresso no litoral piauiense.

FONTE: SECOM - PMBPP

Mutirão de ultrassonografias atende mais 23 pessoas no município de Bom Princípio do Piauí

A Secretaria Municipal de Saúde vem seguindo ativa em seus atendimentos de ultrassonografia, oferecendo um serviço de qualidade para a população bomprincipiense.

Os atendimentos realizados pelo Dr. Marçal já beneficiaram centenas de pessoas, e tem como objetivo reduzir as filas de espera por exames de ultrassom no município de Bom Princípio do Piauí.

Entre os serviços oferecidos pela secretaria municipal de saúde, estão o atendimento de ultrassom transvaginal, abdominal, obstetrícia e próstata. Com a realização desses exames, é possível obter informações importantes sobre a saúde dos pacientes e diagnosticar possíveis problemas, contribuindo para um tratamento mais eficaz.

A realização de atendimentos de ultrassonografia é fundamental para a prevenção e tratamento de diversas condições de saúde. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde tem se empenhado em oferecer esse serviço de forma acessível e eficiente para a população, com o objetivo de garantir o bem-estar e a qualidade de vida de todos os pacientes atendidos.

FONTE: SECOM - PMBPP

Mude seu antigo RG para uma nova identidade

A mudança do antigo RG para a nova identidade é um processo gratuito para os cidadãos de Bom Princípio do Piauí. Essa atualização pode ser feita na sede da prefeitura municipal, que oferece atendimento de segunda a sexta-feira, a partir das 8h.

É importante ressaltar que essa gratuidade se refere apenas à troca da identidade antiga pela nova. No entanto, caso haja a necessidade de solicitar uma segunda via da nova identidade, será cobrada uma taxa específica para esse serviço.

Os cidadãos podem se dirigir à prefeitura municipal durante o horário de atendimento mencionado, levando consigo o antigo RG e os documentos necessários para a emissão da nova identidade.

A equipe responsável pelo atendimento estará disponível para auxiliar no processo de atualização e fornecer todas as informações adicionais necessárias. Essa iniciativa visa facilitar o acesso dos cidadãos a uma identificação atualizada e condizente com os padrões vigentes, contribuindo para a segurança e organização dos serviços públicos em Bom Princípio do Piauí.

FONTE: SECOM - PMBPP

Prefeitura de Bom Princípio realiza palestra sobre o 18 de maio

A Prefeitura de Bom Princípio do Piauí realizou por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e em parceria com o Ministério Público do Estado do Piauí, uma palestra na tarde desta segunda-feira (22/05) voltada ao 18 de maio, como parte da campanha Faça Bonito.

Saiba mais clicando neste link AQUI 

quarta-feira, 24 de maio de 2023

Cinco pessoas são presas por tráfico de drogas e crime ambiental em Cocal

A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Cocal e auxilio da 1º Delegacia Seccional de Parnaíba e Delegacia de Piracuruca, prendeu cinco pessoas na tarde dessa terça-feira (23), pela pratica de crime de tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo, crime ambiental e uso de droga.

As prisões foram decorrentes do cumprimento a oito mandados de busca e apreensão na cidade de Cocal. Após trabalho de investigação da Delegacia de Polícia Civil de Cocal, que visa o enfrentamento ao tráfico de drogas e organizações criminosas.

Na ocasião do cumprimento do referidos mandados, foram apreendidos vários aparelhos celulares, drogas, arma de fogo, valores em dinheiro, animais silvestres e outros objetos relacionados ao tráfico de drogas, todos utilizados em várias práticas criminosas fomentadas pela traficância.

Os presos foram levados para a Delegacia de Cocal, onde foram autuados, e ficarão à disposição da Justiça. A Polícia Civil do Piauí reitera e pede a colaboração da população para que denuncie qualquer crime que tenha conhecimento.

Fonte: Lupa1 / Imagens: Blog do Coveiro

HOSPITAL DE BURITI DOS LOPES | Prefeitura reabre sala de Raio-X no hospital Estadual Drº Mariano Lucas de Sousa

Com o seu fechamento há cerca de 15 anos, buritienses eram obrigados a se deslocar para cidades vizinhas para realização de exames radiológicos.

Uma solenidade na manhã desta quarta-feira (24), marcou a entrega da sala do setor de radiologia (Raio-X) pela Prefeitura de Buriti dos Lopes, através da Secretaria Municipal de Saúde, no Hospital Estadual Dr. Mariano Lucas de Sousa. Com o seu fechamento há cerca de 15 anos, buritienses eram obrigados a se deslocar para cidades vizinhas para realização de exames radiológicos.

Com a instalação da Sala de Raio-X, pela gestão do prefeito Júnior Percy (PP), será possível oferecer mais qualidade e conforto, tanto para pacientes quanto para os profissionais da saúde.

A secretária municipal de Saúde, Luda Percy, que esteve presente na solenidade de reabertura da sala, afirma que a Secretaria a qual está à frente, continua trabalhando para que a população de Buriti dos Lopes possa usufruir de um sistema de saúde municipal de grande qualidade.

“Realizamos hoje a reabertura da sala de Raio-X no Hospital Dr. Mariano Lucas de Sousa, os serviços estiveram parados por 15 anos e graças ao empenho, trabalho e dedicação do prefeito Júnior Percy conseguimos retornar. Esse serviço irá trazer mais benefícios para população, além de trazer mais comodidade para os usuários, pois os mesmos não irão mais se deslocar para o município de Parnaíba para realizar o exame. Entregamos mais essa benfeitoria para o nosso povo, com mais qualidade de vida. Obrigada prefeito por atender nosso pedido, tenho certeza que a felicidade do nosso povo é a sua”, disse a secretária Luda.

Com a reabertura da sala, o local terá capacidade para atender a demanda interna e das unidades de saúde do município.

Além da secretária Luda Percy, estiveram presentes, o diretor do hospital, Francisco Braga; diretor administrativo da Saúde, Hercílio Miranda; presidente da Câmara Municipal, Jefferson Chaves, vereadores, secretários municipais e profissionais da Saúde.







Fonte e imagens: ASCOM/PMBL

Polícia Federal deflagra Operação Ratio contra lavagem de dinheiro no Piauí

Na manhã dessa quarta-feira (23), a Polícia Federal (PF), em conjunto com a Controladoria Geral da União-CGU, deflagrou a Operação Ratio, com o objetivo de investigar esquemas de lavagem de capitais e ocultação de patrimônio relacionado a empresas, supostamente envolvidas em fraudes em licitações, corrupção de servidores e desvio de recursos públicos.

De acordo com a PF, essa operação mobilizou 30 policiais federais e auditores da CGU no Piauí, onde cumpriram sete mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Teresina. Todas as ordens judiciais foram cumpridas na capital.

Conforme a polícia, as investigações apontaram para a movimentação suspeita de cerca de R$ 1.600.000 (Um milhão e seiscentos mil reais) sem justificativa aparente, decorrentes de licitações e contratações envolvendo o poder público e recursos destinados à pandemia do coronavírus em 2020.

Segundo a PF, os investigados poderão responder pelo crime de lavagem de bens e valores, associação criminosa e as demais infrações antecedentes identificadas durante a investigação.

Divulgação-PF