BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 27 de março de 2021

Covid-19: Piauí registra 30 mortes e 1.282 novos casos nas ultimas 24h

Nas últimas 24 horas foram registrados, no Piauí, 1.282 casos confirmados e 30 óbitos pela Covid-19, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite desta sábado (27).

Dos 1.282 casos confirmados da doença, 686 são mulheres e 546 são homens, com idades que variam de um a 94 anos.

Quatorze mulheres e dezesseis homens não resistiram às complicações da Covid-19. Elas eram das cidades de Altos (94 anos), Conceição do Canindé (53 anos), Ilha Grande (89 anos), Itaueira (83 anos), Luzilândia (83 anos), Monte Alegre do Piauí (85 anos), Piripiri (23, 65 e 77 anos), Socorro do Piauí (63 anos), Teresina (57, 65  e 78 anos) e Valença do Piauí (70 anos). Já os homens eram de Anísio de Abreu (60 anos), Campo Maior (50 e 63 anos), Curimatá ( 60 anos), Demerval Lobão ( 79 anos), Francisco Macedo (74 anos), Floriano (58 anos), Miguel Alves (47 anos), Pedro II (84 anos), Pimenteiras (102 anos), Piripiri (79 anos), São Julião (49 anos) e Teresina ( 65 ,66, 84, 85 anos). Dez vítimas não possuíam doenças preexistentes.

Os casos confirmados no estado somam 201.517 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 3.996 e foram registrados em 217 municípios. Do total, 2.309 homens e 1.6867 mulheres não resistiram a Covid-19.

O boletim de hoje corrige uma duplicidade de registro de óbito no município de Altos, que já foi retirado da base de dados.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 1.332 ocupados, sendo 851 leitos clínicos, 430 UTIs e 51 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 11.672 até o dia 27 de março de 2021.

A Sesapi estima que 196.189 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registrados nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

Campanha de vacinação

Até o momento, o vacinômetro, ferramenta para acompanhar a evolução da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Piauí, aponta que 200.229 pessoas já receberam a primeira dose de vacina no estado e 48.076 a segunda dose.

Os dados são atualizados a cada 15 minutos a partir da inserção de registros no sistema de informação da campanha pelos estabelecimentos de saúde.

O Painel de Monitoramento da Vacinação contra a Covid-19 pode ser acessado através do site www.saude.pi.gov.br. 

ASCOM

Covid-19: Veja o Boletim Epidemiológico de Cocal-PI

BOB, o palhaço - um artista de r

Por: José Luiz de Carvalho.

Estou finalizando, para publicação ainda este ano, um livro denominado “Hilários – Contos e Causos” que reúne várias estórias engraçadas as quais venho escrevendo ao longo de várias décadas e nesse trabalho resolvi fazer uma homenagem ao palhaço Bob, um artista que eu conheço há mais de 30 anos. Ele morava em uma pequena favela, o “Inferninho” onde haviam várias construções abandonadas, localizada entre a Avenida São Sebastião e o Mercado de Fátima, naquela época, aparentemente ele tinha já uns 50 anos. Sempre gentil, atencioso e principalmente muito falante. Todas as vezes que nos encontrávamos, contava um pouco da sua história.

Mesmo sem ter muito tempo para conversar, pois como sempre ando muito apressado, cuidando das muitas coisas que gosto de me envolver. Além dos mais, eu tinha acabado de assumir a chefia do Grupamento da TASA no aeroporto de Parnaíba. Em 1986, aquele aeroporto apresentava pouco movimento de aeronaves e não tinha uma equipe completa de profissionais especializados. Muitas vezes eu tinha que trabalhar no expediente e depois concorrer na escala de serviço, operando a estação aeronáutica.

Mesmo assim, nas minhas poucas folgas estive muitas vezes ali na praça da Graça ouvindo-o, contar suas piadas ou mesmo cantar, imitando cantores conhecidos, principalmente: Valdick Soriano, Caubir Peixoto e Nelson Gonçalves, dentre outros. Bom que se diga, sempre teve uma bela voz e interpretava muito bem.

Bob dizia que era oriundo da Paraíba, nascido na cidade de Catolé do Rocha de onde muito jovem foi embora para São Paulo, tentar arranjar algum emprego, e acabou morando pelas ruas e trabalhando de cara pintada e vestido de palhaço. Também se tornou cantor, se apresentando nas freiras e praças. Afirmava que já tinha participado de importantes programas na Rádio Piratininga.  Nos anos 50, costumava abrir os shows dos cantores Agostinho dos Santos e de Nelson Gonçalves e que participou de programas com Silvio Santos, na época, o “Peru que Fala”, na Rádio Nacional.  Também garantia que tinha se apresentado nos programas do Silvio Santos, Hebe Camargo, Raul Gil e também no canal 5 da TV Globo em São Paulo, da qual fez a propaganda e participou de sua inauguração no ano de 1960.   Ele relembrava o seu sucesso com orgulho, falava das suas apresentações em espetáculos de grandes circos nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, nessas capitais e também nas cidades interioranas.   Ele me contou que decidiu retornar para o Nordeste, na caravana do cantor Mauricio Reis, que era também paraibano. 

Na verdade, nada se pode garantir sobre a veracidade ou não de suas histórias. Valdemar Costa, é esse o seu nome de batismo, porém ele prefere ser chamado pelo nome do seu personagem, o Palhaço Bob.  Longe dos holofotes e dos picadeiros, imaginários ou não! Ele viveu as últimas décadas aqui em Parnaíba, na região central da cidade, interpretando o palhaço e cantor que sempre foi.

Hoje, o idoso cidadão, Valdemar vive no abrigo São José, no bairro de Fátima, ainda alegrando com a sua arte aos seus pares; pessoas muitas vezes sem parentes e nem aderentes, ali recolhidos e protegidos pelo Estado do Piaui.

“No dia do Circo, apresento a minha singela homenagem a este grande artista, o Bob”.

Buriti dos Lopes registra 139 casos para covid-19 e 27 pessoas aguardam resultado

CONVITE DE MISSA DE SÉTIMO DIA

A família de Laurindo Ferreira da Rocha, convida parentes e amigos para a Missa de Sétimo Dia que será celebrada neste domingo, dia 28, a partir das 19hs na Igreja Matriz de N.S dos Remédios em Buriti dos Lopes.

A família enlutada, agradece a presença de todos que comparecerem a este ato de fé caridade cristã.   

PAX UNIÃO INFORMA | NOTA DE FALECIMENTO

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada cumpre o doloroso dever de informar o falecimento da senhora ANGELINA ROQUE SULINO, 66 anos de idade, falecida neste sábado, dia 27 de março de 2021, no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba. O corpo foi transladado para o município de Buriti dos Lopes, povoado Barra do Longá, onde foi velado. O sepultamento aconteceu neste sábado, por volta das 15hhs, no Cemitério da Comunidade.   

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada agradece a todos que compareceram a este ato de fé e piedade cristã.

Informou, a PAX UNIÃO.

Buriti dois Lopes-PI, 27 de março de 2021.

Cocal discute implantação do Agronegócio no município

A reunião aconteceu na última quinta-feira (25), em Cocal-PI, com a presença de representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Agricultura, vereadores e alguns apicultores representantes da cooperativa FrutaMel.

Nesta quinta-feira (25), aconteceu na escola Maria do Socorro de Mesquita Menezes, no Bairro Santa Teresinha, em Cocal-PI, uma reunião com a presença de representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Agricultura, vereadores e alguns apicultores representantes da cooperativa FrutaMel.

O encontro também contou com a presença de Isadora Barreto, representante do empresário rural, José Torres, que pretende se instalar no município, com o intuito de trabalhar na produção de milho, feijão e soja na região. Isadora destaca que a reunião foi muito interessante e válida, pois, demonstra a preocupação do município com o impacto ambiental, demonstra o respeito com os agricultores e com os empresários que vêm chegando.

De acordo com o vereador Valdinar do Sindicato, que participou do encontro, representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, foi bastante proveitoso o momento, dada a oportunidade dos participantes expressarem suas preocupações em relação a instalação do Agronegócio no município de Cocal.

Por sua vez, o Secretário de Agricultura do município, Elvis Veras, salientou a importância da reunião e congratulou os seus idealizadores: "Gostaria de parabenizar a todos os vereadores que juntos idealizaram esse diálogo, envolvendo as secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, bem como também envolvendo os proprietários que estão se instalando em nosso município, em questão do Agronegócio: “Nós precisamos compreender que a dinâmica da Agricultura Familiar é totalmente diferente da dinâmica dos grandes projetos que estão previsto para serem executados em nosso município e é por esse motivo que devemos dialogar para que no final nossos pequenos agricultores não saiam prejudicados com esse projeto”, disse o secretário de Agricultura.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal

sexta-feira, 26 de março de 2021

Confira o Boletim Epidemiológico do município de Cocal-PI

Bom Princípio registra mais 01 óbito por covid-19

O Boletim Epidemiológico/COVID-19 atualizado hoje, sexta-feira (26/03), pela Secretaria Municipal de Saúde de Bom Princípio do Piauí, registrou mais 01 óbito causado pelo novo Coronavírus.

De acordo com informações da secretaria de saúde, uma mulher não resistiu às complicações da Covid-19 e veio a óbito no início da noite desta quinta-feira (25). Ela foi identificada como Maria de Fátima dos Reis Albuquerque, residia no povoado Boa Vista e estava internada em um hospital em Parnaíba, litoral piauiense.

Com informações: ASCOM/PMBP

Secretaria municipal de saúde segue campanha de vacinação em idosos contra a covid-19

A Secretaria de Saúde de Bom Princípio do Piauí, segue incansavelmente realizando a campanha de vacinação contra Covid-19 em idosos. 

A equipe de saúde vem atuando diariamente com a campanha de vacinação em idosos tanto da sede quanto da zona rural do município, com atendimento nas residências, para que o idoso não precise se deslocar aos postos de saúde, como oriente a Organização Mundial de Saúde - OMS.

As doses da vacina estão sendo aplicadas conforme as demandas que vão chegando ao município.

Até o momento, o município de Bom Princípio do Piauí recebeu 508 doses da vacina usada no combate ao novo coronavírus. 437 doses do imunizante já formam aplicadas em pacientes que integram o grupo considerado prioritário, determinado pelo Plano Nacional de Imunização.

Veja algumas imagens:

Com informações: ASCOM/PMBP

Peça seu gás na LIQUIGÁS pelo WhatsApp


Buriti dos Lopes possuí 149 casos ativos para o coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Buriti dos Lopes, divulgou nesta sexta-feira (28), o resultado do Boletim Epidemiológico do município e segundo eles, o número de casos confirmados para covid-19, subiu para 149 ou seja, mais 36 pessoas foram infectadas pela doença, sendo que 27 pessoas aguardam resultado de RT-PCR(Swab). A secretaria também informou dados sobre a vacinação no município; vejam.

As informações são da SMS/PMBL

Secretaria municipal de saúde intensifica ações de combate ao covid em Bom Princípio

A Secretaria Municipal de Saúde por meio do Departamento de Vigilância Sanitária com apoio da Policia Militar, vem intensificando diariamente diversas ações de vigilância em bares, comércios e quaisquer que sejam pontos que possam vir a aglomerar pessoas na sede e zona rural do município. 

As medidas visam reeducar e orientar os comerciantes e a população sobre o uso obrigatório de máscaras e álcool gel, e contar com o apoio e compreensão da população nos cuidados de proteção, obedecendo sempre as recomendações dos decretos e as orientações do Comitê de Enfrentamento à COVID-19, como forma de reduzir as chances de circulação do vírus no município de Bom Princípio do Piauí.

As ações, estão sendo realizadas devido o crescente de casos positivos da doença no município. Vale ressaltar que, para que se vença o inimigo, a população também precisa fazer a sua parte. 

ASCOM/PMBP

Inicia hoje (26/03) o pagamento dos servidores públicos municipais de Cocal-PI


Cansado de esperar pela prefeitura morador resolve consertar buraqueira em calçamento na zona rural de Buriti dos Lopes

Um morador do povoado Coroa de São Remígio, zona rural de Buriti dos Lopes, Norte do Piauí, por iniciativa própria, resolveu nesta sexta-feira (26), recuperar todos os buracos no calçamento da ladeira localizado na rua principal do povoado onde ele mora.

“Nós já fizemos dezenas de reclamações junto à prefeitura municipal de Buriti dos Lopes, para que mandassem uma equipe e consertassem os buracos no calçamento da rua principal, ou seja, na ladeira. Os buracos representam risco para quem trafega no local, ficam bem na subida da ladeira”, disse o morador que enviou as fotos.

Cansado de esperar pela prefeitura, nesta manhã de sexta-feira, um morador identificado como Bidongo, juntou marreta, picareta e inchada, para tentar consertar a buraqueira no calçamento e amenizar o problema que tanto perturbam os motoristas e pedestres que trafegam no local.

O prefeito do município Junior Percy(PP), esteve no povoado inaugurando a reforma de uma praça recentemente e tem conhecimento do problema.  

A reportagem procurou a secretária de infraestrutura Laura Rosa, mas até o fechamento desta matéria, não conseguimos localizá-la. O espaço neste portal, fica a disposição para o direito de resposta à população buritiense.

Por Rurik Araújo(Portal do Rurik)

Foto: Manka Chaves

PARAÍBA INFORMA

Para facilitar o pagamento de prestações durante o período que as lojas estão fechadas, o Armazém Paraíba disponibilizou a plataforma Meu Boleto. No local é possível imprimir o boleto de forma rápida, simples e segura.

Basta acessar o site https://meuboleto.armazemparaiba.com.br/, preencher os dados com nome, CPF e data de nascimento e escolher entre os boletos em aberto qual deseja pagar e imprimir.

Prefeito Lucas Moraes reforça medidas de combate a pandemia no município de Bom Princípio

Em razão dos aumentos de casos confirmados  de Covid-19, no município de Bom Princípio do Piauí e considerando os estudos que apontam rápida velocidade de propagação  e contágio do novo Coronavírus, o prefeito Lucas Moraes baixou nesta quinta-feira (25/03), o decreto de Nº 024, de 25 de março de 2021, reforçando medidas restritivas de combate à pandemia da Covid-19 e suspendendo expediente no âmbito do poder executivo municipal nos dias 26 e 30 de março de 2021, nos termos da Lei Estadual nº 7.491, de 25 de março de 2021 que antecipa para o dia 26 e 30 de março do ano em curso, os feriados alusivos ao dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia de Corpus Christi, respectivamente.

O decreto municipal estabelece que a suspensão do expediente nos dias especificados não se aplica aos serviços e profissionais de saúde em geral e nem aos da limpeza pública municipal.

Determina também restrições para visitantes/turistas ao adentrarem a sede do município bem como o fechamento do comércio e paralisação de serviços não essenciais além de lockdown parcial durante seu período de vigência que vai até 4 de abril de 2021. 

Veja Decreto clicando neste link AQUI

Promoção de cimento POTY por apenas R$32,00 reais, você só encontra no Bené Construções

Promoção válida até acabar o estoque.

quinta-feira, 25 de março de 2021

Lideranças Oposicionistas de Buriti dos Lopes, reivindicam maior segurança pública para o município

O secretário de Segurança Pública do Estado Piauí, Coronel Rubens Pereira e o subsecretário de segurança Caneda Junior, receberam em seus gabinetes nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Georgiano Neto, em uma audiência, que representava os vereadores Dr. José Luiz Junior, Juscelino Val, Everton Azevedo e, o ex-prefeito Bernildo Val, para tratar dos recentes acontecimentos na segurança pública do município de Buriti dos Lopes.

Em redes sociais, o deputado Georgiano Neto solicitou ao secretário coronel Rubens Pereira, mais segurança para o município de Buriti dos Lopes, tendo em vista, aos recentes acontecimentos da criminalidade em nosso município. O secretário foi enfático e respondeu que nos próximos dias a Policia Militar em conjunto com a Policia Civil do Estado do Piauí, deverá encaminhar uma força tarefa para o litoral norte, mas especificamente à cidade de Buriti dos Lopes, de forma mais intensa para dá maior segurança aos buritienses. 

Assista o vídeo;

Por: Rurik Araújo (Portal do Rurik)

Buriti dos Lopes registra mais 20 novos casos ativos para o coronavírus; 27 pacientes aguardam resultados

A Secretaria Municipal de Saúde de Buriti dos Lopes, registrou nesta quinta-feira (25), mais 20 novos casos para COVID-19 em nosso município. De acordo com a secretaria de saúde o município totaliza agora, 113 casos ativos e 27 pessoas aguardam resultado de RT-PCR(Swab). Eles informaram também que 10 pacientes se recuperaram da doença.

Segue Boletim Epidemiológico do município de Buriti dos Lopes. Confira;  

Com informações: SMS/PMBL

Casal sofre acidente na BR-343, no município de Buriti dos Lopes

Por volta das 15hs desta quinta-feira (25), aconteceu um acidente na BR-343, próximo a curva do rio Pirangi, zona rural do município de Buriti dos Lopes, Norte do Piauí. 

De acordo com informações, um casal que transitava na BR, em um veículo modelo Fiat Fox, que seguia no sentido à Parnaíba, perdeu o controle do volante ao tentar desviar de um animal na pista. O sacal sofreu apenas alguns ferimentos após descer o barranco.   

Populares acionaram o SAMU, que logo depois dos primeiros atendimentos encaminharam as vítimas para o Pronto Socorro do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) em Parnaíba. Até o fechamento desta matéria, o casal não teve os nomes revelados.  

Próximo ao local do acidente, existe um fotossensor de transito com a velocidade em média de 50 a 60km/h. 

Fotos e informações enviadas via Whatsapp

Por: Portal do Rurik(Portal do Rurik)

Prefeitura de Cocal dos Alves abre inscrições para teste seletivo

A Prefeitura Municipal de Cocal dos Alves no norte do Piauí, abriu inscrições para o processo seletivo simplificado para contratação por tempo determinado e formação de cadastro de reserva para Secretaria de Saúde e Assistência Social.

Todas as informações necessárias aos interessados, como período de inscrições, cargos ofertados, carga horária e remuneração, estão acessíveis no edital que está disponível no site oficial da prefeitura através do endereço eletrônico.

CLIQUE AQUI E VEJA O EDITAL

Com informações Blog do Coveiro

Dupla armada rende gerente de posto de combustível e leva a quantia de 25 mil reais em espécie, em Parnaíba

Na tarde desta quarta-feira (24/03) por volta das 15h dois indivíduos em uma motocicleta roubada de cor preta e portando arma de fogo renderam o gerente do posto de combustível Pinheirão, localizado na Avenida. Deputado Pinheiro Machado, próximo ao balão da Delta em Parnaíba.

Segundo informações do gerente, os indivíduos chegaram anunciando o assalto e mandaram as cinco pessoas que estavam no posto deitarem no chão e em seguida subtraíram uma quantia de R$25.000,00 (vinte cinco mil reais), logo após a ação saíram em fuga com sentido ignorado. Link do vídeo AQUI!

Câmeras de segurança de uma residência registrou momento exato que os criminosos tomaram a moto de uma pessoa. O fato foi denunciado e a polícia está levantando informações para identificar os criminosos.

Informações Portal do Águia

Motorista morre após veículo cair em ribanceira na BR 222

Um motorista identificado como Carlos de Jesus Gomes, 35 anos, morreu após perder o controle do carro que conduzia e sofrer um acidente, no final da tarde desta quarta-feira (24) na BR 222, no município de Batalha.

Segundo a Polícia Militar, a vítima teria perdido o controle do veículo ao realizar uma curva e acabou descendo uma ribanceira.

O homem, que estava sozinho dentro do carro, ficou preso às ferragens e morreu ainda no local do acidente. O Instituto de Medicina Legal foi acionado para fazer a remoção do corpo. 

Informações: Portal R10

Idosa é encontrada morta dentro de caixa d'água em Pedro II

Uma idosa de 68 anos, identificada pelas iniciais M.A.T, foi encontrada morta no início da noite dessa quarta-feira (24), dentro de uma caixa d'água, no bairro Boa Esperança, na cidade de Pedro II, região norte do Piauí.

De acordo com o capitão Edson Neves da Polícia Militar da cidade, a vítima teria problemas com alcoolismo, o que pode ter ocasionado o afogamento, pois a vítima teria se desequilibrado e caído dentro de uma caixa d'água.

O corpo da idosa foi encaminhado para o necrotério do Hospital Josefina Getirana Netta em Pedro II, e em seguida liberado para família.

Fonte: com informações FM Imperial

Nonatinho e Osmar Vieira pedem asfaltamento para PI que liga Cocal e Cocal dos Alves

O prefeito de Cocal-PI, Nonatinho do Sindicato, esteve nesta quarta-feira, dia  24 de março, na Secretaria de Transporte do Piauí (SETRANS-PI), acompanhado do Prefeito de Cocal dos Alves, Osmar Vieira, reunido com o Secretário da SETRANS-PI, Hélio Isaías, tratando de mais benefícios para Cocal.

Conforme Nonatinho, em suas redes sociais, na pauta do encontro foi solicitada, por exemplo, o asfaltamento de via que beneficiará as duas cidades: “Pedimos o asfaltamento da PI, no trecho que liga Cocal a Cocal dos Alves, visando uma melhor mobilidade urbana entre os municípios”, disse o prefeito.

Por Evaldo Neres

Fonte: Instagram

AGESPISA informa correção de vazamento e falta de água por algumas horas

A AGESPISA, através do chefe do escritório de Buriti dos Lopes, o senhor Francisco Eduardo, comunica para todos os clientes da Estatal que, a partir das 7:30hs da manhã de hoje, quinta-feira (25), eles estarão realizando serviços de correção de um vazamento em um tubo de 100 milímetros, localizado na rua Bernardo Correia Lima, no centro da cidade. Os serviços deverão ser concluídos logo mais às 12:30hs do dia de hoje.

Atenciosamente o chefe de escritório

Sr. Francisco Eduardo.

quarta-feira, 24 de março de 2021

Buriti dos Lopes registra “zero” casos de coronavírus; 30 pacientes se recuperaram da doença

A Secretaria Municipal de Saúde de Buriti dos Lopes, nesta quarta-feira (24) não registramos nenhum caso de coronavírus, ou seja, 0 casos da COVID-19, em nosso município. De acordo com a secretaria, o município tem 96 casos ativos e 27 pessoas aguardam resultado de RT-PCR(Swab). Eles informaram também que 30 pessoas se recuperaram da doença.

Acompanhe também a vacinação em nosso município atrás das informações repassadas pela secretaria de saúde no Boletim Epidemiológico.

Com informações: SMS/PMBL

Cocal | Secretaria Municipal de Agricultura informa que médico veterinário atenderá no dia 26

A Prefeitura Municipal de Cocal, através da Secretaria Municipal de agricultura, informa que no do dia 26/03 do presente ano estará disponibilizando um médico veterinário que irá prestar assistência técnica aos criadores de bovinos, ovinos, caprinos e suínos.

Os criadores interessados devem procurar a sala da Secretaria de Agricultura, no prédio da prefeitura de Cocal, ou se preferir, pode entrar em contato através dos telefones: (86) 9.9867-1735 – Janaílton Martins ou (86) 9.9933-2820 – Tatiane Albuquerque.

Elvis Veras

Secretário de Agricultura de Cocal

Com informações: ASCOM

Bom Princípio do Piauí registra 02 óbitos por covid-19

O Boletim Epidemiológico/COVID-19 atualizado hoje, quarta-feira (24/03), pela secretaria municipal de saúde de Bom Princípio do Piauí, registrou 02 óbitos causados pelo novo Coronavírus. Dois homens não resistiram às complicações da doença, João Leôncio Damasceno Gonsalves, (povoado Boa Vista) e Antônio Alcir Vieira de Albuquerque, (sede do município). Ambos estavam internados em Parnaíba, litoral piauiense.

Em apenas um dia, Piauí bate recorde ao registrar 49 mortes por Covid-19

 

Nas últimas 24 horas foram registrados, no Piauí, 1.149 casos confirmados e 49 óbitos pela Covid-19, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite desta quarta-feira (24/03).

Dos 1.149 casos confirmados da doença, 610 são mulheres e 539 são homens, com idades que variam de um a 102 anos.

Vinte e nove homens e vinte mulheres não resistiram às complicações da Covid-19. Eles eram de Altos ( 67 e 79 anos), Agua Branca (95 anos), Batalha (74 anos), Bom Princípio (74 e 84 anos), Brasileira (79 anos), Capitão de Campos (76 anos), Capitão Gervasio (76 anos), Castelo do Piauí (81 anos), Curimatá (62 anos), Dirceu Arcoverde (75 anos), Esperantina (56 e 85 anos), Floriano (72 anos),  Lagoa do Piauí (91 anos), Parnaíba (66 e 93 anos), Pedro II (44 anos), Pio IX (84 anos), São Pedro do Piauí (83 anos), São Raimundo Nonato (75 anos), Simplício Mendes (74 anos) e Teresina (55, 60, 68, 76, 81 e 83 anos).

As mulheres eram dos municípios de Água Branca (40 anos), Angical do Piauí (42 anos), Barras (45 anos), Beneditinos (79 anos), Campo Maior (55 e 71 anos), Esperantina (85 e 88 anos), Jaicós (68 anos), José de Freitas (61, 62 e 97 anos), Landri Sales (80 anos), Morro do Chapéu do Piauí (79 anos), Parnaíba (56 anos), Santo Antônio de Liboa (92 anos), São João do Piauí (84 anos), São Pedro do Piauí (77 anos) e Teresina (38 e 82 anos). Quinze vítimas não possuíam comorbidades.

Os casos confirmados no estado somam 197. 159 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 3.919 e foram registrados em 217 municípios. Do total, 2.265 homens e 1.654 mulheres não resistiram a Covid-19.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há  1.319 ocupados, sendo 865 leitos clínicos, 406 UTIs e 48 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 11.507 até o dia 24 de março de 2021.

A Sesapi estima que 191.921 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

Campanha de vacinação

Até o momento, o vacinômetro, ferramenta para acompanhar a evolução da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Piauí, aponta que 155.347 pessoas já receberam a primeira dose de vacina no estado e 45.450 a segunda dose.

Os dados são atualizados a cada 15 minutos a partir da inserção de registros no sistema de informação da campanha pelos estabelecimentos de saúde.

O Painel de Monitoramento da Vacinação contra a Covid-19 pode ser acessado através do site www.saude.pi.gov.br.

Bom Princípio recebe mais 160 doses da vacina Coronavac

Bom Princípio do Piauí recebeu na manhã de ontem, terça-feira (23/03), mais uma remeça da Vacina CoronaVac, dessa vez, 160 doses do imunizante usado no combate ao novo Coronavírus, chegaram ao município.

Essa nova remeça de imunizantes enviada ao município de Bom Princípio do Piauí; 112 doses serão para idosos com idade de 70 a 74 anos, 37 doses para idosos com idade de 75 a 79 anos, 11 doses, para trabalhadores da saúde.

Segundo a secretaria municipal de saúde, as vacinas foram e estão sendo aplicadas em pacientes que integram o grupo considerado prioritário, conforme o Plano Nacional de Imunização.

Até o momento, o município de Bom Princípio do Piauí recebeu o total de 508 doses da vacina, imunizante usado no combate ao novo Coronavírus. Sendo que 220 doses do imunizante já foram aplicadas seguindo os protocolos enviados pelo Plano Nacional de Imunização. 

Com informações; ASCOM/PMBP

Cadastro do Programa Renda Familiar Municipal será suspenso em razão da pandemia

A prefeitura de Bom Princípio do Piauí informa que, devido os avanços de casos positivos da COVID-19 no município, o cadastro do Programa Renda Familiar Municipal será suspenso a partir do dia 26/03/21 até 04/04/21.

A decisão foi tomada após o prefeito Lucas Moraes se reunir na manhã de hoje, quarta-feira (24/03) com sua equipe de governo. Que diante dos avanços de casos positivos da COVID-19 decidiu suspender os atendimentos relacionados ao cadastro do Programa Renda Familiar Municipal.

Diante da decisão, ficou marcado o retorno dos cadastros para o dia 05/04/21, com um novo cronograma, que destina 02 dias por atendimento nas localidades anexadas no cronograma abaixo, para que a população não precise se deslocar para a sede do município e nos dias de atendimento para os beneficiários que residem na sede do município, será na quadra do Ginásio Teresinha de Jesus Marques Rabelo, afim de reduzir o fluxo de pessoas nos postos de atendimento evitando a disseminação do vírus da COVID-19.

VEJA O NOVO CRONOGRAMA ABAIXO E ENTENDA A DECISÃO!

Para que a família se cadastre, ela terá que se enquadrar nos critérios adotados pela secretaria municipal de cidadania, e que não possuí renda superior a R$ 90,00 (noventa reais) per capita.

O programa Renda Familiar Municipal atenderá inicialmente 200 famílias, que poderão receber de R$ 80,00 (oitenta reais) a R$ 300,00 (trezentos reais). Os valores serão definidos de acordo com o número de dependentes em uma residência e de acordo com a necessidade familiar.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O CADASTRO:

* CERTIDÃO DE CASAMENTO SE FOR CASADO (A);

* RG;

* CPF;

* 02 FOTOS ¾;

* COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA OU DECLARAÇÃO DO AGENTE DE SAÚDE - ACS;

*DOCUMENTAÇÃO DOS COMPONENTES DA FAMÍLIA QUE SERÁ DECLARADO.

OBS.: Todos os documentos originais, pois as xerox serão de responsabilidade da secretaria municipal de cidadania.

CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO:

25/03 – Povoados: Sitio dos Queiroz, Marruas, Cadoz e Jenipapeiro; (Secretaria de Cidadania - Prefeitura)

05 e 06/04 – Povoados: São Miguel, Duvidosa e Campestrão; (Colégio de São Miguel)

08 e 09/04 – Povoados: Baixa do Rocha, Canto Redondo, Pedra Branca e Carnaúba Baixa; (Colégio de Carnaúba Baixa)

12 e 13/04 – Povoados: Monte Alegre, Campos de Umarizeiras e Torrões; (Colégio de Campos de Umarizeiras)

15 e 16/04 – Povoados – Mundo Novo, Campo Redondo, Juazeiro e Barroca; (Colégio de Campos de Umarizeiras)

18 e 19/04 – Povoados – Brejo, Cantinho Alegre, Jabuti, Bom Sucesso, Cacimbas e Cajueirão; (Colégio de Bom Sucesso)

22 e 23/04 – Povoado – Boa Vista; (Colégio)

25 e 26/04 – Povoado – Córrego dos Cardoso; (Colégio)

02 e 03/05 – Povoados – Córrego dos Tereza, Córrego dos Bezerra e Gameleira dos Marianos; (Colégio de Córrego dos Cardoso)

06 e 07/05 – Bom Princípio do Piauí – Conjunto Maria Hildeneer, Bairro 50 e Bairro Salobro; (Quadra do Ginásio)

09 e 10/05 – Bom Princípio do Piauí – Centro. (Quadra do Ginásio)

OBS.: Procurar os postos de atendimento para fazer seu cadastro apenas nas datas destinadas para as localidades. 

Seguiremos todas as orientações da OMS, Decretos Estadual/Municipal e determinações da Secretaria Municipal de Saúde, que é, o uso obrigatório de mascaras, distanciamento social e uso de álcool gel. 

Com informações; ASCOM/PMBP

Prefeito Lucas Moraes emite nota de pesar pelo falecimento de Antônio Alcir e João Leôncio

Em nome da Prefeitura Municipal de Bom Princípio do Piauí, o prefeito Lucas da Silva Moraes, emitiu nota de pesar pelo falecimento de Antônio Alcir Vieira de Albuquerque - sede do município - e de João Leôncio Damasceno Gonçalves - Povoado Boa Vista - ocorrido hoje quarta-feira (24/03).

Ao tomar conhecimento do fato, o prefeito Lucas Moraes lamenta profundamente o falecimento de Antônio Alcir Vieira de Albuquerque e de João Leôncio Damasceno Gonçalves, momento que presta suas condolências à família e amigos "Deixamos nossas condolências e desejamos que Deus dê força e serenidade para que todos possam superar a dor da perda", afirmou o prefeito.

Os senhores Antônio Alcir e João Leôncio, eram filhos de Bom Princípio do Piauí e contribuíram muito com o desenvolvimento deste município.

ASCOM/PMBP

SEMED comunica aos pais e responsáveis que as matrículas continuam abertas em Cocal

Atenção senhores Pais e/ou responsáveis, que ainda não realizaram a matrícula dos seus filhos, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) comunica que as matrículas continuam abertas. Procure a escola mais próxima de sua casa e faça já a matrícula.

Lembra que conforme a Constituição Federal Art. 205. "A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho".

Comunicamos ainda aos jovens com 15 anos ou mais que ainda não concluíram os estudos em nível fundamental, que a unidade Escolar Chico Monção está ofertando o ensino da Educação para Jovens e Adultos (EJA) nos turnos diurno e noturno e garantirá também o transporte escolar para os estudantes que residirem nos bairros mais afastados da escola.

Lembre-se nunca é tarde demais para estudar e você sempre pode mudar a sua história.

Agradece, a Secretaria Municipal de Educação/ Cocal- PI

Fonte: SEMED/Prefeitura de Cocal

Paraíba disponibiliza plataforma para emissão de prestações

Para facilitar o pagamento de prestações durante o período que as lojas estão fechadas, o Armazém Paraíba disponibilizou a plataforma Meu Boleto. No local é possível imprimir o boleto de forma rápida, simples e segura.

Basta acessar o site https://meuboleto.armazemparaiba.com.br/ preencher os dados com nome, CPF e data de nascimento e escolher entre os boletos em aberto qual deseja pagar e imprimir.

Após a emissão o cliente tem a opção de efetuar o pagamento, por APP, bancos ou Casas Lotéricas. Mais uma facilidade para ficar seguro e em dia com suas prestações.

ÍCONE COMUNICAÇÃO

Júnior Percy pode ser multado em R$ 55 mil por sonegar informações

O Ministério Público de Contas entrou com representação contra o prefeito de Buriti dos Lopes no TCE-PI pela omissão de informações em relação a limpeza pública.

O Ministério Público de Contas do Piauí (MPC-PI), no último dia 14 de janeiro de 2021, propôs uma representação ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) em face do prefeito da cidade de Buriti dos Lopes, Raimundo Nonato Lima Percy Júnior, mais conhecido como Júnior Percy.

De acordo com Ministério Público de Contas, no ano de 2019 a Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM) e a Diretoria de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia (DFENG) realizaram um levantamento sobre os aspectos financeiros e operacionais com o objetivo de diagnosticar a situação dos serviços de limpeza pública e manejo de resíduos sólidos dos municípios piauienses.

Segundo o órgão, o estudo também teve como objetivo construir critérios e parâmetros de avaliação da política de limpeza pública dos municípios para fornecer à fiscalização exercida pelo TCE-PI subsídio para realizar encaminhamentos mais alinhados ao enfrentamento das dificuldades e desafios apontados, em sede de análise da gestão municipal (contas de gestão), assim como para direcionar a atuação concomitante do Corpo Técnico para aspectos mais críticos do serviço.

De acordo com o MPC, o levantamento foi realizado com base nos resultados dos questionários aplicados nos 224 municípios do Piauí durante a gestão do ano de 2019. O questionário foi enviado aos prefeitos por meio de Ofício Circular com data de 22 de julho de 2019, tendo sido reiterado e prorrogado o prazo para apresentação das informações por meio da Decisão Plenária nº 993/19, publicada no Diário Oficial do TCE-PI em 12 de agosto de 2019.

Diante das informações recebidas dos municípios, a divisão autuou o processo de levantamento TC 010547/2020, no qual consta que a Prefeitura de Buriti dos Lopes e de outros 20 municípios não apresentaram informações solicitadas no questionário em relação aos veículos utilizados na coleta de resíduos, ignorando a solicitação da Corte, não permitindo que os dados referentes fossem computados na análise da divisão técnica, o que limitou a análise realizada.

Diante disso, levando em consideração que as informações foram omitidas, o Ministério Público de Contas propõe a representação para que o Tribunal de Contas do Piauí possa adotar as providências cabíveis para que as informações que faltam sejam obtidas, além de aplicação de sanção ao responsável.

Dos pedidos

Diante dos fatos apresentados, o Ministério Público de Contas requer:

- O recebimento da representação, com fundamento no art. 104, inciso VI, da Lei nº 5.888/09, em face do prefeito Raimundo Nonato Lima Percy Júnior, conhecido como Júnior Percy;

- A notificação do prefeito de Buriti dos Lopes para que apresente, no prazo regimental, suas alegações de defesa acerca dos fatos representados;

- Aplicação de multa ao prefeito Júnior Percy pela sonegação das informações e documentos, nos termos do art. 79, incisos IV e V, da Lei nº 5.888/09, sendo o valor da multa de até R$ 55.200,00 (cinquenta e cinco mil e duzentos reais);

- Determinação ao gestor municipal para que apresente as informações solicitadas pela DFAM no prazo improrrogável de 15 dias, nos termos do art. 190, parágrafo 2º, do Regimento Interno do TCE-PI, sob pena de majoração da multa a ser aplicada;

- Ao final, requer que os autos retornem ao Ministério Público de Contas para manifestação definitiva.

Outro lado

O Viagora procurou o gestor para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria o prefeito não foi localizado. O espaço permanece aberto para esclarecimentos. 

Edição: Portal do Rurik