BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 14 de maio de 2022

Rubens Vieira lança pré-candidatura a deputado estadual neste domingo (15) em Cocal

O ex-prefeito de Cocal e atual coordenador do PRO Piauí na Planície Litorânea, Rubens Vieira, estará realizando neste domingo (15), a solenidade de lançamento de sua pré-candidatura a Deputado Estadual nas eleições deste ano pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

O evento contará com as presenças do ex-governador e pré-candidato ao Senado Federal, Wellington Dias, do ex-secretário de Fazenda/coordenador geral do ProPiauí e pré-candidato ao Governo do Estado, Rafael Fonteles, do ex-secretário de Saúde e pré-candidato a Deputado Federal, Florentino Neto, dentre outros.

Também estarão presentes os atuais prefeitos de Cocal, Nonatinho do Sindicato e Cocal dos Alves, Osmar Vieira, vereadores, ex-prefeitos e lideranças políticas de toda região. O evento será realizado no ginásio poliesportivo, no Centro da Cidade de Cocal, às 16h00.

TRAJETÓRIA

Rubens Vieira é um jovem, com uma trajetória vitoriosa na política da região, duas vezes vereador sempre com votações expressivas, como legado deixou a nova sede do Legislativo Municipal. Eleito Prefeito, iniciou o trabalho de reconstrução de Cocal, reeleito teve como maior marca dar ao povo cocalense o orgulho de ser filho daquele município, pois o Cocal foi um dos que mais se desenvolveu durante o período em que esteve à frente da gestão municipal, com obras e ações que beneficiaram as zonas urbana e rural.

Deixou a Prefeitura com um índice de aprovação superior aos 90%, conseguiu eleger o seu sucessor, o atual prefeito Nonatinho do Sindicato.

Ao deixar a Prefeitura, Rubens foi convidado por Wellington Dias para coordenar o PRO Piauí na Planície Litorânea, desafio que aceitou de bom grado e assim passou a visitar todos os municípios da Planície, conhecendo seu povo, suas necessidades e trabalhando junto a Wellington e Rafael para buscar as soluções necessárias.

Prestes a deixar a coordenação do PRO Piauí Planície Litorânea, por conta dos prazos legais eleitorais, Rubens faz uma avaliação positiva de sua passagem pelo Governo Estadual e se sente feliz em ter conseguido conquistas que já beneficiam milhares de piauienses na região, outras que já estão em andamento e outras que já estão sendo viabilizadas.

Rubens Vieira conta com os amigos e correligionários que sempre estiveram ao seu lado e são os responsáveis por sua trajetória vitoriosa, a eles, Rubens dedica gratidão e compromisso de sempre estar junto, na luta por melhores dias.

Por: Euclides Alves e a Notícia

TELHAS DE CONCRETO É NA TELNORTE EM PARNAÍBA

As telhas têm um papel fundamental na construção ou reforma. Todos os modelos têm a mesma função que é cobrir a casa, mas por isso precisamos nos atentar aos detalhes que vão fazer toda a diferença.

Para se entender a telha de concreto TELNORTE traz vantagens como maior resistência, cores variadas, encaixe perfeito e impermeabilidade.

Já a convencional traz desvantagens como ser frágil, encaixes irregulares, o que pode infiltrar água mais fácil e realizar manutenção com mais frequência, além de deteriorar mais rápido com o tempo.

FAÇA A ESCOLHA CERTA! ESCOLHA TELNORTE

(86)9 9429-8439 (86)9 9991-6140 (86)9 9481-8184

BOM PRINCIPIO DE PIAUÍ – ASSISTÊNCIA SOCIAL

Prefeitura de Bom Princípio do Piauí realizará mobilização de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

A Prefeitura de Bom Princípio do Piauí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com o CRAS, CMDCA, Conselho Tutelar e Ministério Público em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Cidadania, Comunicação e GPM se mobilizarão no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, onde promoverão uma semana inteira de atividades e palestras voltadas ao tema. O objetivo é convocar a sociedade no engajamento contra o abuso e a exploração de meninos e meninas.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Rivany Carvalho, a intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. “É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual, por isso é de extrema importância a participação da população nesse movimento em defesa desses pequenos cidadãos” disse.

18 DE MAIO

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00, no dia 18 de maio, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória - ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o Caso Araceli. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de natureza hedionda, até hoje está impune.

ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO:





FONTE: SECOM - PMBPP

sexta-feira, 13 de maio de 2022

Supermercado é alvo de assaltantes armados no centro de Buriti dos Lopes

Por volta das 20hs desta sexta-feira (13), um supermercado localizado na Avenida Lívio de Carvalho, centro de Buriti dos Lopes, foi alvo de assaltantes. A Policia Militar foi acionada e realiza diligências no perímetro. 

De acordo com informações, dois elementos encapsulados e armados chegaram no estabelecimento comercial tocando terror e realizaram dois disparos de arma de fogo para o alto e renderam o proprietário e a esposa dele. Segundo o comerciante, os suspeitos conseguiram roubar a quantia de R$ 100 reais e fugiram a pé na direção ignorada.   

Uma Guarnição da Policia Militar (GPM) foi acionada e continua realizando diligências na região na tentativa de encontrar suspeitos do assalto. 

Aguardem mais informações... 

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik) 

Força Tática prende dupla acusada de tráfico de drogas em Parnaíba

Carlos Eduardo Silva de Sousa, 26 anos, e Juscelino Teodoro Leão, 19 anos - foram presos pela força tática no início da noite de quinta-feira (12) sob acusação de tráfico de drogas. 

A prisão deles ocorreu na Rua Mira Rios, no bairro São Vicente de Paula em Parnaíba.

A patrulha foi acionada por volta das 18hs que havia dois suspeitos armados ocupando motocicleta com farol apagado no bairro São Vicente de Paula.

Ao visualizar a dupla houve um acompanhamento tático. No trajeto, os policiais viram o piloto da moto dispensar objetos. Na abordagem, foi encontrado em poder dele (Carlos Eduardo) a quantia de R$ 180 reais e um aparelho celular.

A droga, do tipo maconha, com 42 unidades para confecção de baseados, foi apreendida durante o acompanhamento tático, nas proximidades da abordagem na Rua Mira Rios.

Na delegacia de polícia, Carlos Eduardo e Juscelino Teodoro foram autuados pelo delegado Igor Rocha Gadelha com base nos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Neste sábado (14), os dois serão enviados para audiência de custódia no fórum criminal.

Moto apreendida durante a prisão da dupla. O piloto não tem CNH.

Os dois autuados negaram tais acusações.

Fonte: Portal do Catita 

Mototaxista tem moto roubada por casal de assaltantes em Parnaíba

Por volta das 20hs desta quinta-feira (12), o mototaxista João Batista pegou um casal de passageiros nas proximidades do Assai Atacadista no Sabiazal para fazer uma corrida até o bairro Tabuleiro.

No percurso, nas imediações da ponte de madeira na Avenida Transtabuleiro, a passageira solicitou uma parada, dizendo que a chinela dela tinha caído.

Neste momento, o outro passageiro saca um revólver da cintura e anuncia o assalto, levando da vítima a motocicleta Honda CG 125cc, de placa PIA 8361- preta, além do capacete.

Inconformada, a vítima prestou queixa na delegacia de polícia. 

Fonte: Portal do Catita 

quinta-feira, 12 de maio de 2022

Homem é preso acusado de forte ilegal de arma de fogo em Parnaíba

Patrulha da Força Tática conduziu à central de flagrantes no início da madrugada de quarta-feira(11), o Maranhense Francisco Santos Alves, 37 anos, acusado de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito;

A prisão dele ocorreu na Avenida São Sebastião após abordagem de um veículo suspeito ocupado por quatro homens. Na revista pessoal, foi encontrado na cintura do conduzido uma garrucha.

Na carteira dele uma munição intacta de rifle .44. Os militares questionaram onde estaria a arma equivalente a munição.

Nesta manhã de quinta-feira (12), o acusado de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, foi enviado para audiência de custódia no fórum criminal de Parnaíba. 

Candidato ao governo do Estado do Piauí Rafael Fonteles terá apoio da oposição em Buriti dos Lopes

Na última quarta-feira (11), o pré-candidato Rafael Fonte do Partido dos Trabalhadores — PT recebeu na capital Teresina a visita de lideranças políticas da cidade de Buriti dos Lopes.

Na ocasião além da presença do Dep. Estadual Georgiano Neto (PSD), estiveram presentes os vereadores da oposição buritiense, vereador Doutor José Luiz Júnior(PSD) José Filho(PSD) Everton Azevedo(PSD) e Juscelino Duarte Val(PL). 

Também estiveram presentes o ex-prefeito Benildo Val(PSD) Iranildes Braga(PL) Bené Ibiapina(PSD) lideranças sindicais e representantes comunitários. 

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)

quarta-feira, 11 de maio de 2022

Preso em Cocal e solto pela justiça volta a ser preso em Buriti dos Lopes

A Polícia Civil deflagrou no início da manhã desta terça-feira (10/05), uma operação para dar cumprimentos a mandados de prisões e de busca e apreensão em desfavor de investigados pelos crimes de homicídio e tráfico de drogas atribuídos a facções criminosas em Buriti dos Lopes, município da região Norte do Piauí. As informações são do Blog do Coveiro. 

Os mandados de prisão preventiva decorrentes de crimes de homicídio foram cumpridos em desfavor de Luís Fernando Nunes Rocha, de 27 anos, o Pestana, preso recentemente em Cocal - VEJA MATÉRIA NO BLOG DO COVEIRO. Rosiane Maria Lima, de 41 anos, e de seu filho de 18 anos, identificado como Paulo Augusto Lima Sousa, vulgo 'Neguin'. Ao trio é atribuído o homicídio praticado em face do nacional Michael Douglas, assassinado a tiros no mês passado em um bar às margens da Lagoa Grande em Buriti dos Lopes...[ REVEJA MATÉRIA]. 

A jovem Márcia Rodrigues da Silva, de 18 anos, recebeu voz de prisão em meio ao cumprimento de um mandado de busca e apreensão em sua casa. No local a polícia apreendeu grande quantidade de entorpecentes, quase R$2.500 em dinheiro trocado, além de materiais característicos do tráfico de drogas. A mulher é esposa de Bento Eduardo, preso sob suspeita de envolvimento no latrocínio (roubo seguido de morte) em que teve como vítima um cocalense.

Durante as buscas, a polícia encaminhou oito suspeitos para a delegacia da cidade, na qual quatro conduzidos foram liberados após prestarem esclarecimentos e também por serem menores de idade. Os adolescentes se encontravam no interior de um imóvel alvo da ação policial.

Os quatro autuados foram submetidos a audiência de custódia nessa manhã de quarta-feira (11), na qual o juiz decretou a manutenção de todas as prisões e os mesmos foram levados na sequência para a Penitenciária Mista de Parnaíba, onde ficarão reclusos a disposição da justiça.


TEJE PRESO, TEJE SOLTO!

Polícia prende e justiça solta!

Nesses últimos dias as coisas não vão indo bem para nacional Luís Fernando, de alcunha Pestana, que acabou sendo preso por duas vezes em um intervalo de três dias e ainda ficou viúvo. Ele tem uma condenação por lesão corporal seguida de morte e agora teve a prisão decretada por suspeita de envolvimento em um homicídio.

Na última sexta-feira (06) a noite, uma guarnição da Polícia Militar, comandada pelo Tenente Carvalho, abordou Pestana em atitude suspeita nas proximidades do estabelecimento Império (depósito de bebidas do Chicovéi da Valdiana), ocasião em que a polícia o flagrou com uma trouxinha de maconha. Em seu desfavor foi confeccionado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo delito de porte de drogas para consumo.

Na manhã do dia seguinte (sábado/07), Fernando foi preso na Operação Desmonte III, deflagrada pela Força Tarefa em Cocal tendo a liberdade decertada mediante o uso de tornozeleira eletrônica no dia seguinte (domingo/08). No final da manhã de segunda-feira (09) populares localizaram em uma cova rasa o corpo da esposa de Pestana, e já na terça-feira (10) ele voltou a ser preso por força de mandado judicial.

ASSISTA VÍDEO:

Edição Portal do Rurik

Com informações do Blog do Coveiro | Reportagem TV Meio Norte 

Presos provisórios da justiças são encaminhados para audiência de custódia em Parnaíba

Paulo Augusto Lima Sousa, 18 anos, Roseane Maria Lima, 41 anos, Márcia Rodrigues da Silva, 18 anos, e Luís Fernando Nunes Rocha, 27 anos, foram enviados na tarde de terça-feira (10) para central de flagrantes em Parnaíba, procedentes da cadeia pública de Buriti dos Lopes. 

A prisão deles ocorreu na madrugada de terça-feira na cidade de Buriti dos Lopes, por força de mandados da justiça.

Saly e Farinha presos acusados de tráfico de drogas em Parnaíba - também foram enviados para audiência de custódia no mesmo bonde dos presos na operação em Buriti dos Lopes.

Fonte da informações: Portal do Catita

Rally Piocerá revela percurso para a prova de 2023; inscrições para 36ª edição estão abertas

A competição é a única no mundo que conta no mesmo evento motos, carros, quadriciclos, UTVs, bikes, mototurismo e expedição.

A organização do Rally Piocerá lançou oficialmente na última quinta-feira (05) a 36ª edição do tradicional evento do off-road nacional, que será realizada de 23 a 27 de janeiro de 2023. Durante a transmissão online (assista aqui) foi revelado o percurso, que seguirá pelo segundo ano consecutivo a Rota das Emoções, roteiro turístico que reúne os estados do Maranhão, Piauí e Ceará. A prova começará em Barreirinhas (MA), seguirá por Parnaíba (PI), Camocim (CE), Icaraí de Amontada (CE) até chegar à Praia do Cumbuco, no município de Caucaia (CE).

A competição é a única no mundo que conta no mesmo evento motos, carros, quadriciclos, UTVs, bikes, mototurismo e expedição. O trajeto terá cerca de mil quilômetros para os veículos motorizados e aproximadamente 300 quilômetros a serem percorridos pelos atletas nas bicicletas. A competição é válida pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade (CBM) e pelo Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade (CBA). Para as bikes, a prova é de Cross-Country Stage Race (XCS).

Para Ehrlich Cordão, diretor geral do Rally Piocerá 2023, os participantes podem esperar uma prova técnica e com muitas trilhas. “Vamos ter bastante balaios, paisagens bonitas, mesclando sertão e caatinga, além de pedra e serra até chegar na Praia do Cumbuco”, detalha.

O Rally Piocerá tem em seu DNA três grandes esferas de atuação: competição, turismo e ação social. “A gente usa o slogan 'Muito Além De Um Rally' para ressaltar tudo o que o evento proporciona. Para os aventureiros da expedição e mototurismo será mais uma oportunidade de curtir as belezas da Rota das Emoções, desta vez, no sentido inverso. Também por esse trajeto vamos atuar com os projetos 'Trilha Sem Fome', com a doação de alimentos para entidades e povoados carentes, e 'De Olho na Trilha', que levará consultas oftalmológicas e óculos para quem precisa”, explica Cordão.

Bike Day

A edição do Rally Piocerá 2023 contará com o Bike Day. “É um evento exclusivo para os atletas de bikes das cidades-sede por onde a prova vai passar. Assim, oferecemos uma possibilidade mais acessível para quem quer conhecer a competição ou apenas pode participar de um único dia. Não será necessária filiação e a premiação é a parte”, completa Ehrlich Cordão.

Inscrições estão abertas para o Rally Piocerá 2023

Os participantes e equipes já podem garantir a vaga para o Rally Piocerá 2023 no site www.piocera.com.br. O primeiro lote com valores promocionais vai até 30 de junho.

O Rally Piocerá 2023 tem o apoio das prefeituras de Barreirinhas (MA), Parnaíba (PI), Icaraí de Amontada (CE), Caucaia (CE), além da ITTNet e ITTPlay. A supervisão das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM), além das Federações Cearense, Maranhense e Piauiense de Automobilismo, Motociclismo e Ciclismo. A realização é da Radical Produções.

Roteiro Rally Piocerá 2023

22/01 – Domingo – Barreirinhas (MA)

Vistorias técnicas e administrativas

23/01 – Segunda-feira – Barreirinhas (MA)

Vistorias técnicas e administrativas, briefing e largada promocional

24/01 – Terça-feira

Barreirinhas (MA) a Parnaíba (PI)

Motos, Carros, Quadris e UTVs: 280 Km

Circuito Barreirinhas (MA)

Bikes: 90 km

25/01 – Quarta-feira

Parnaíba (PI) e Camocim (CE)

Motos, Carros, Quadris e UTVs: 250 Km

Circuito Camocim (CE)

Bikes: 85 km

26/01 – Quinta-feira

Camocim (CE) a Icaraí de Amontada (CE)

Motos, Carros, Quadris e UTVs: 260 Km

Circuito Icaraí de Amontada (CE)

Bikes: 70 km

27/01 – Sexta-feira

Icaraí de Amontada (CE) a Cumbuco - Caucaia (CE)

Motos, Carros, Quadris e UTVs: 225 Km

Circuito Cumbuco - Caucaia (CE)

Bikes: 70 km

As distâncias podem ser alteradas após levantamento e conferência dos percursos.

Paciente denuncia médico por assédio sexual durante consulta em Parnaíba; prefeitura abre sindicância

Uma jovem de 19 anos, identificada apenas como Ana Beatriz, denunciou na manhã desta terça-feira (10), um clínico geral por assédio sexual. Segundo a vítima, o crime ocorreu no Pronto Socorro Municipal de Parnaíba, durante uma consulta. 

A paciente relatou que foi até o hospital após apresentar sintomas de dengue. Durante o atendimento médico, o profissional, ao auscultar os batimentos cardíacos dela, apalpou os seios da jovem, que estranhou e o questionou. O clínico teria dito a ela que se tratava de um procedimento normal.

"Fui ao SAMU com suspeita de dengue, chorava no corredor, de dor. Entrei para ser atendida e o médico apalpou meus seios. Eu reagi, gritei, chorei e o hospital a todo momento acobertando. O hospital não quis nem falar o nome dele para fazer o B.O. Falaram que nunca tinha ocorrido e me perguntaram se eu fazia uso de remédio controlado. Eu não vou me calar, não vai ficar impune", desabafou a jovem em sua rede social.

Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia da Mulher. "A polícia foi chamada e nem apareceu. Eu quero que a justiça seja feita! Eu quero que aquele nojento pague pelo que fez e me fez sentir. Quando temos medo apenas de ser mulher não é em vão, porque nem em uma consulta estamos seguras. Estou recebendo mensagens de outras mulheres que passaram pelo mesmo, mas que por medo elas não fizeram B.O. Por elas também vou lutar para que a justiça seja feita!", declarou a vítima.

A Prefeitura de Parnaíba, emitiu uma nota de esclarecimento, sobre a denúncia de suposto assédio sexual, ocorrido na manhã desta terça-feira (10), no Pronto Socorro municipal, e resolveu abrir uma sindicância para apurar os fatos. Veja a nota abaixo:

A paciente, identificada pelas iniciais A.B.P.P., deu entrada no Pronto Socorro Municipal por volta das 07h40min, acompanhada de seu pai.

A mesma relatou fortes dores de cabeça, dor no corpo, dor de garganta, coriza e febre. Durante atendimento de triagem foi verificado que a mesma apresentava pressão arterial de 120×70, pulso de 117 bpm e temperatura corpórea de 37,9°.

Ao ser examinada pelo médico plantonista, Dr. Cesar Zacarias, a paciente alegou ter sofrido assédio sexual, após o médico encostar o estetoscópio em seu tórax.

A Prefeitura de Parnaíba, através da direção do Pronto Socorro Municipal, bem como a Ouvidoria Geral do Município, abriu sindicância para uma melhor apuração dos fatos.

No entanto, entende-se que, diante do quadro apresentado pela paciente e, comprovado por exames de triagem, o exame de ausculta cardíaca e pulmonar, fez-se absolutamente necessário e também considerado de rotina em uma consulta médica.

Por fim, cabe salientar que, após o episódio, a paciente foi atendida e medicada por outra profissional médica presente em regime de plantão no Pronto Socorro Municipal.

Por Eduardo Machado, infocopiaui.com

Edição Portal do Rurik

terça-feira, 10 de maio de 2022

Cocal: Projeto “Visão para Todos” favorece 1500 pessoas

Na última sexta-feira dia seis de maio, a prefeitura de cocal através da secretaria de saúde em parceria com o projeto visão para todos, Instituto de Prevenção e Assistência Humana (IPAH), Pró Saúde e Governo do Estado do Piauí, realizou a entrega de oitocentos óculos de grau, para a população cocalense que foi beneficiada pelo projeto, a entrega é resultado do mutirão de consultas, ocorrido no início de abril, que atendeu mil e quinhentas pessoas.

O coordenador regional do Pro Piauí, Rubens Vieira, falou da sua alegria em poder através do Governo do Estado, contribuir para a qualidade de vida da população de Cocal, relatando que é muito gratificante poder ver a alegria no rosto das pessoas, ao receberem seus óculos.

A secretária da Saúde, vereadora Fabrícia Vieira, disse emocionada, que esse é um momento de agradecer a Deus por poder trabalhar pela população cocalense, e destacou ainda o empenho do coordenador regional do Pro Piauí, Rubens Vieira, e a parceria da Prefeitura de Cocal, através do prefeito Nonatinho do Sindicato.

Já prefeito Nonatinho do Sindicato, destacou a importância dessa entrega de óculos para a população de baixa renda, além de mencionar também que a prefeitura de cocal está atualmente, desenvolvendo mais de vinte e seis obras nas comunidades do município.

O evento foi realizado pela Prefeitura de Cocal, através da Secretaria de Saúde, no ginásio poliesportivo do centro da cidade, e contou com a presença da primeira-dama e secretária de governo, Vanda Machado, do ex-prefeito de Bom Princípio do Piauí, Apolinário Costa, secretários municipais, integrantes do Poder Legislativo e lideranças locais.

Fonte: Comunicação/Prefeitura de Cocal

Lagoa do Portinho transborda e trecho da BR-402 corre risco de romper, diz PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) emitiu uma alerta, na tarde desta segunda-feira (9), para o risco de rompimento do trecho da BR-402, após a Lagoa do Portinho transbordar e água invadir a pista, no Litoral do Piauí.

O trecho comprometido fica no povoado Carpina, e o transbordamento é devido as fortes chuvas na região de Parnaíba. As águas da lagoa invadiram ambos os sentidos da rodovia, que ocasionam o risco de rompimento da pista.

A via não foi interdita, mas a Polícia Rodoviária Federal (PRF) monitora o local, que foi sinalizado com cones. Segundo a PRF, o trânsito flui normalmente até o momento, apenas com a necessidade de passas devagar pelo local, pois o nível da água sobre a pista está com 30 cm.

Com informações: Lupa1.com

Policia Federal deflagra operação para combater crimes previdenciários

Os mandados judiciais foram cumpridos nos municípios de Teresina e Caxias, no Maranhão. 

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (10), a 'Operação Tambaqui' com o fim de desarticular organização criminosa especializada na obtenção de vantagens ilícitas decorrentes de saques e realizações de empréstimos consignados em benefícios previdenciários de pessoas falecidas. A operação contou com o apoio da Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT).

A ação mobilizou um total de 44 Policiais Federais para o cumprimento de 17 mandados judiciais, sendo 10 mandados de busca e apreensão, cinco de prisão temporária e dois de prisão preventiva. Os mandados judiciais foram cumpridos nos municípios de Teresina e Caxias, no Maranhão.

No decorrer das investigações já foram identificados 68 benefícios atrelados à organização criminosa, dos quais já se confirmou que em 24 deles o beneficiário é uma pessoa já falecida. O prejuízo efetivo ao INSS, até o momento, é de mais de R$ 772 mil, enquanto que o prejuízo futuro estimado do INSS com o pagamento destes benefícios, com base na expectativa de vida do brasileiro, segundo o IBGE, seria superior a R$ 10 milhões.

A pedido da Polícia Federal foi determinado o bloqueio judicial das contas bancárias dos CPFs de duas pessoas envolvidas nas fraudes identificadas e a suspensão judicial de 31 benefícios com fraudes comprovadas.

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, estelionato majorado, falsidade Ideológica e uso de documento falso. O nome da operação se deve ao fato dos investigados, em suas conversas, nomearem os benefícios previdenciários como “Tambaqui”.

Com informações: Nucom/PF

Colisão entre motocicletas deixa duas pessoas feridas em Parnaíba

Por volta de meio dia, desta terça-feira (10) ocorreu um acidente no cruzamento entre as duas ruas Itaúna e Timbiras, no bairro Pindorama, em Parnaíba.

De acordo com populares um estudante conduzindo uma motocicleta modelo Bros que seguia na rua Itaúna colidiu contra um outro motociclista no cruzamento da rua Timbiras, o segundo motociclista pilotava motocicleta modelo Honda pop.

Ainda de acordo com populares os motociclistas seguiam de capacete, devido ao impacto sacou da cabeça.

As vítimas foram socorridas pelo Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhadas para o hospital estadual Dirceu Arcoverde.

Fonte: Lupa1.com

Rubens Vieira fará neste domingo dia 15, o lançamento de sua pré-candidatura a Deputado Estadual

O Ex-Prefeito de Cocal e atual Coordenador do Pro Piauí na Planície Litorânea Rubens Vieira, estará no próximo dia 15 de Maio (Domingo), realizando solenidade de lançamento de sua pré-candidatura a Deputado Estadual nas eleições deste ano pelo partido dos trabalhadores PT.

O evento contará com as presenças do ex-Governador e pre candidato ao Senado Wellington Dias, do ex-Secretário de Fazenda e Coordenador Geral do Pro Piauí e pré-candidato ao Governo do Estado Rafael Fonteles, do ex-Secretário de Saúde e pré-candidato a Deputado Federal Florentino Neto.

Também estarão presentes os atuais prefeitos de Cocal Nonatinho do Sindicato e Cocal dos Alves Osmar Vieira, Vereadores, Ex-Prefeitos, lideranças políticas de toda região. O evento será realizado no Ginásio Poliesportivo, no centro da Cidade de Cocal, às 16:00 horas.

Rubens Vieira é um jovem, com uma trajetória vitoriosa na política da região, duas vezes Vereador sempre com votações expressivas, como legado deixou a nova sede do legislativo municipal, eleito Prefeito, iniciou o trabalho de reconstrução de Cocal, reeleito teve como maior marca dar ao povo Cocalense o orgulho de ser filho de Cocal, pois o Município foi um dos que mais se desenvolveu durante o período em que foi Prefeito, com obras e ações que beneficiaram as zonas urbana e rural.

Deixou a Prefeitura com um índice de aprovação superior aos 90%, conseguiu eleger o seu sucessor, o prefeito Nonatinho do Sindicato, que assim como Rubens, trabalha para Cocal seguir no desenvolvimento e progresso.

Ao deixar a Prefeitura Rubens foi convidado por Wellington para coordenar o Pró Piauí na Planície Litorânea, desafio que aceitou de bom grado e assim passou a visitar todos os Municípios da Planície, conhecendo seu povo, suas necessidades e trabalhando junto a Wellington e Rafael para buscar as soluções necessárias.

Prestes a deixar a Coordenação do Pro Piauí Planície Litorânea, por conta dos prazos legais eleitorais, Rubens faz uma avaliação positiva de sua passagem pelo Governo Estadual e se sente feliz em ter conseguido conquistas que já beneficiam centenas de piauienses na região, outras que já estão em andamento e outras que já estão sendo viabilizadas.

Rubens Vieira conta com os amigos e correligionários que sempre estiveram ao seu lado e são os responsáveis por sua trajetória vitoriosa, a eles, Rubens dedica gratidão e compromisso de sempre estar junto, na luta por melhores dias.

Por Euclides Alves e a Notícia

Cocal: Com o apoio da Prefeitura, Torres de energia eólica serão implantadas no município.

Na quinta-feira (05/05), o prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato, esteve reunido com o superintendente do Agro Negócio, Alexandre Almeida e com os investidores do projeto da implantação do Parque Eólico em Cocal.

Durante o encontro, foi discutindo a implantação de torres de energia eólica, na região de Campestre, na zona rural do município.

Edgar Cardial, da DGE, destaca o grande investimento no município de Cocal, no tocante a implantação da energia eólica: "Cocal terá um grande investimento na questão das torres de energia eólica, que vai trazer para o município uma nova fase de desenvolvimento regional do que é a geração da energia eólica. Com a implantação deste projeto, irá mudar muita coisa aqui na região, e com isso, só quem ganha é o município".

A implantação do projeto, além de trazer uma energia limpa, o projeto traz também mais desenvolvimento, geração de emprego dentre outros benefícios".

Por João Ferreira/ Comunicação-PMC

Policia Civil cumpre mandados de prisão e 9 pessoas são presas Buriti dos Lopes

Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (10), policiais da Delegacia de Buriti dos Lopes, com o apoio de policiais da Central de Flagrantes de Parnaíba, cumpriram quatro mandados de prisão por homicídio qualificado e conduziram mais 5 pessoas acusados de tráfico de drogas e de integrarem facções criminosas no município.

De acordo com o delegado titular, Dr. Aureliano Barcelos, foram presos ao todo, 3 mulheres e 6 homens. Foram cumpridos mandados de prisão por homicídio qualificado em desfavor da acusada Roseane Lima - as investigações apontam a participação de Roseane no assassinato de Michael Douglas no dia 19/04/2022 na localidade Lagoa Grande - Luis Fernando (Pestana), Paulo Augusto (filho de Roseane) e uma mulher identificada apenas como Marcia. Ainda de acordo com o delegado, mais 5 pessoas foram conduzidas acusadas de fazerem parte das facções criminosas e comandar o tráfico de drogas no município de Buriti dos Lopes.

A polícia apreendeu drogas durante a operação nos domicílios dos acusados.  Os conduzidos ainda se encontram custodiados sob a responsabilidade do delegado e deverão ser ouvidos e enquadrados nos artigos da lei.

Aguardem mais informações...

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)

segunda-feira, 9 de maio de 2022

Polícia Militar de Parnaíba prende três faccionados em Ilha Grande

Por volta das 12h30 deste domingo (8) o 2º Batalhão da Polícia Militar de Parnaíba juntamente com a PM de Teresina realizou a prisão de faccionados do PCC, no bairro Cal, em Ilha Grande, litoral piauiense.

Os policiais receberam denúncias de que o faccionado, Gilson da Conceição, popularmente conhecido como “Cavalo Branco”, de 31 anos, estaria na casa de outro faccionado, identificado como Helano Damasceno, de 25 anos.

As equipes se deslocaram até o local, e durante o cumprimento do mandado de prisão e autuação por organização criminosa, três faccionados foram presos, Helano, Gilson, e Wanderson Silva Ferreira, vulgo duduzinho, de 27 anos.

A voz de prisão foi dada e os envolvidos foram conduzidos para a central de flagrantes da cidade de Parnaíba para a realização dos procedimentos legais cabíveis. 

Com informações: Lupa 1 

Corpo de mulher é encontrado enterrado em cova rasa em Luís Correia; ela foi identificada

Nesta segunda-feira (09), por volta de meio dia, o corpo de uma mulher identificada como Alessandra Silva Cunha, de 25 anos, foi encontrado em uma cova rasa. O cadáver foi localizado na comunidade Carneiro do Piauí, próximo a PI-301, zona rural de Luís Correia.

A mulher foi vista pela última vez com vida em Cocal. Ela foi executada com dois tiros no rosto, sendo um entre olhos e o outro na boca.

Segundo o Grupamento Polícia Militar (GPM) de Brejinho, dois lavradores que ao retornarem do trabalho de volta para casa, caminhando por uma vereda, notaram que em certo trecho havia um "arregaço" feito pela violenta tração de um carro em um pouco mais seguida encontraram um chinelo com vestígios de sangue.

Ao redor do local foi encontrado chinelo da vítima e marcas de sangue, os agricultores notaram que havia um espaço com terra remexida em meio a vegetação às margens da estrada.

A principal suspeita da polícia que a autoria do crime tem relação direta com o código de disciplina da facção Comando Vermelho, tendo em vista que a vítima era uma das pessoas que estavam nas dependências de uma chácara localizada no Assentamento São Gerônimo, na cidade Cocal.

Este imóvel esse que foi um dos alvos da Operação Desmonte III, deflagrada no último sábado (07), que resultou em cinco prisões e na apreensão de várias armas de fogo.

O Instituto de Medicina Legal (IML) foi acionado para fazer a remoção do corpo.

Com informações: Lupa 1