BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 1 de julho de 2023

Homem é assassinado a golpes de faca na zona rural de Caxingó; o suspeito foi preso

Por volta das 14h30, deste último sábado dia 1º de julho, um homem identificado como Carlos Augusto Gomes de Sousa, 32 anos, foi assassinado a golpes de faca, por um conhecido durante uma bebedeira. O fato aconteceu em uma fazenda na zona rural de Caxingó, norte do Piauí.

VÍTIMA 

De acordo com informações, Augusto e um conhecido identificado como Tiago Nascimento de Meneses, 23 anos, natural de Buriti dos Lopes, autor do homicídio, estariam consumindo bebidas alcoólicas e assando peixe quando se desentenderam. Após o crime o acusado fugiu do local, porém, foi capturado por populares horas depois, no povoado Entre Caatinga.

ACUSADO

Populares agiram rápido e conseguiram prende o acusado que tentava fugir após o crime. O GPM do munícipio de Caxingó, foi acionado e prendeu em flagrante o assassino. O mesmo foi conduzido para Central de Flagrantes em Parnaíba, onde ficará à disposição das autoridades. 

Na delegacia, Tiago disse a policia que não lembrava de nada. Nesta segunda-feira(3), será enviado para audiência de custódia.

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)

sexta-feira, 30 de junho de 2023

Polícia Civil do Piauí realiza incineração de drogas em Cocal

A Polícia Civil do Piauí realizou na tarde desta sexta-feira (30), a incineração de várias drogas, apreendidas em 19 procedimentos policiais pela equipe da Delegacia de Cocal, na região norte do Piauí.

A incineração, autorizada por ordem judicial, ocorreu num forno de uma tijolaria situada na localidade Santa Bárbara, zona rural do município.

A diligência foi acompanhada pelos policiais civis, por uma representante do Ministério Público Estadual e um representante da Vigilância Sanitária de Cocal, os quais testemunharam toda a queima da substância entorpecente.

Divulgação/PC-PI.

PF deflagra segunda fase da "Operação Day After" e prende uma pessoa em Teresina

A Polícia Federal deflagrou nessa quinta-feira (29) a segunda fase da "Operação Day After", com o objetivo de dar cumprimento a mandados de prisão em aberto expedidos contra Colecionadores, Atiradores e Caçadores - CAC’s, bem como possuidores de armas de fogo em geral. No Piauí, um homem foi preso em Teresina.

Nesta fase, policiais federais cumpriram 33 prisões e apreenderam 11 armas de fogo. As prisões são decorrentes do cumprimento de mandados de prisão por diversos crimes graves, tais como atos terroristas, homicídio, estupro, roubo, extorsão e tráfico de drogas. Houve, também, o cumprimento de mandados de prisão civil por não pagamento de pensão alimentícia.

Uma vez que a existência de mandado de prisão quebra o requisito da idoneidade para obtenção do porte de arma de fogo, estão sendo adotadas medidas de apreensão cautelar de armamentos e documentos encontrados, para posterior processo de cassação de porte ou registro de arma de fogo, por parte da Polícia Federal, além de comunicação ao Exército Brasileiro, para cassação das autorizações concedidas aos CAC’s.

Após o término do prazo de recadastramento de armas de fogo, encerrado no último dia 3 de maio, a PF já prendeu 147 CAC's, proprietários de armas de fogo e vigilantes.

Balanço das ações da segunda fase

Prisões

AL: 1 prisão

DF: 1 prisão

ES: 1 prisão

MA: 3 prisões

MG: 6 prisões

MS: 1 prisão

PA: 2 prisões

PB: 1 prisão

PE: 1 prisão

PI: 1 prisão

PR: 4 prisões

RO: 2 prisões

RS: 1 prisão

SC: 1 prisão

SP: 4 prisões

TO: 3 prisões

TOTAL: 33 prisões   

Armas apreendidas

MA: 1 revólver 38

MG: 1 revólver 22

PA: 1 revólver 38/ 1 pistola .380/ 1 pistola 9mm/ 1 espingarda

PR: 1 pistola .380

PE: 1 pistola 9mm

RO: 1 pistola 9mm

RS: 1 pistola 9mm

SP: 1 revólver 38.

TOTAL: 11 armas apreendidas

Acusado de balear Tenente da PM em Madeiro se entrega à polícia

Apolinário Lopes Aguiar, acusado de ser o autor do disparo que atingiu o Tenente Madislan, da Polícia Militar do Piauí, lotado em Esperantina, fato ocorrido durante operação policial na madrugada da última terça-feira (27), na cidade de Madeiro, na região norte do Piauí, se entregou à polícia no início da tarde desta quinta-feira (29). A informação foi confirmada pelo delegado Ayslan Magalhães, titular da Delegacia Regional da Polícia Civil, de Esperantina.

Notícias relacionadas

Tenente da Polícia Militar do Piauí é baleado durante operação na cidade de Madeiro.

Segundo Ayslan, os termos foram negociados com o delegado e o advogado do acusado. A prisão preventiva foi realizada na cidade de Madeiro. Apolinário responderá por tentativa de homicídio qualificado contra policial militar em serviço.

O acusado do disparo se evadiu do local, e até então estava foragido.

O fato

As Polícias Civil e Militar cumpriam mandado de busca e apreensão na cidade de Madeiro no dia 27 de junho e, ao realizarem buscas na residência de Apolinário, foram recebidas a tiros.

O comandante da 2ª Companhia do Batalhão Especial de Policiamento do Interior - BEPI de Esperantina, o Tenente Madislan de Sousa, estava na operação e foi atingido na região do ombro. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde - HEDA em Parnaíba, onde recebeu atendimento e passa bem.

Solenidade marca formatura da turma do curso técnico em agentes comunitários de saúde em Bom Princípio do Piauí

A Formatura da Turma do Curso Técnico em Agentes Comunitários de Saúde do Programa Saúde com Agente em Bom Princípio do Piauí foi um momento de grande celebração e reconhecimento. Na manhã desta quinta-feira (29), 10 técnicos em Agente Comunitário de Saúde foram diplomados em uma solenidade realizada na Câmara Municipal de Vereadores.

O evento contou com a presença ilustre do excelentíssimo prefeito Lucas Moraes, da Secretária Municipal de Saúde Naiara Carvalho, do Preceptor do Curso Jeferson Araújo, da Secretária Municipal de Administração Leisse Moraes e do coordenador do SAMU, Ítalo Moraes. A presença dessas autoridades demonstrou a importância que a formação desses profissionais tem para o município de Bom Princípio do Piauí.

O curso teve início em 09 de agosto de 2022 e contou com dois ministrantes. O tutor Luciélio Márlio dos Santos Melo foi responsável pelas atividades online no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), enquanto o preceptor e coordenador da atenção básica em Bom Princípio do Piauí, o enfermeiro Jeferson Silva Araújo, conduziu as atividades presenciais e práticas, proporcionando aos alunos uma formação completa e abrangente.

Durante a cerimônia, o prefeito Lucas Moraes parabenizou calorosamente as formandas, desejando a elas muita sorte em suas carreiras como Agentes Comunitários de Saúde, e ressaltou a importância do trabalho desempenhado por esses profissionais no cuidado e promoção da saúde da população.

A Secretária Municipal de Saúde, Naiara Carvalho, também fez questão de parabenizar as formandas, enfatizando a relevância dos novos conhecimentos adquiridos durante o curso, ressaltando a importância de estar sempre atualizado e comprometido com a excelência no atendimento aos cidadãos bomprincipienses.

O preceptor do curso, enfermeiro Jeferson Araújo, destacou a trajetória do curso como uma experiência enriquecedora, repleta de aprendizados e momentos marcantes. Ele expressou sua confiança de que as formandas levarão consigo os ensinamentos adquiridos ao longo dos 10 meses de curso e aplicarão esses conhecimentos com profissionalismo e dedicação em suas jornadas como Agentes Comunitários de Saúde.

A formatura da Turma do Curso Técnico Agentes Comunitários de Saúde foi um marco importante para Bom Princípio do Piauí, representando o investimento na capacitação desses profissionais que desempenham um papel fundamental na promoção da saúde e no bem-estar da comunidade. Parabéns a todos os formandos e que suas trajetórias sejam repletas de sucesso e realizações na área da saúde comunitária.

FONTE: SECOM - PMBPP

Prefeitura de Bom Princípio realiza palestras ao combate a violência contra a pessoa idosa

A Prefeitura de Bom Princípio do Piauí promoveu na noite desta quinta-feira (29/06), uma série de palestras alusivas ao Mês de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa.

O evento foi realizado por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal do Idoso, contando com a participação especial do coordenador do CRAS Luiz Batista de Moraes, o psicólogo Demétrio Beltrão, e da secretária municipal de Cidadania e Direitos Humanos, a acadêmica em Direito Iracema Albuquerque, ministrantes das palestras.

As palestras ocorreram no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Luiz Batista de Moraes e contaram com a presença de importantes autoridades e lideranças locais. O excelentíssimo prefeito Lucas Moraes esteve presente, ressaltando a importância dos cuidados com a pessoa idosa. A secretária municipal de assistência social, Rivany Carvalho, também discursou sobre os cuidados e a defesa dos direitos da pessoa idosa.

Diversas outras lideranças estiveram presentes, como o secretário municipal da Defesa do Meio Ambiente, Chico Zé, a secretária municipal de Educação, Jacyrema Gouvêa, o secretário municipal de cultura, Neto Fontenele, o secretário municipal de esporte e juventude, Fábio Junior, o secretário municipal de transportes, Deusamiro Santos, a secretária municipal de administração, Leisse Moraes, a secretária municipal de meio ambiente, saneamento e turismo, Keila Fontenele e o secretário municipal de Infraestrutura, Germarcio Albuquerque. O grupo Viver Feliz, juntamente com outras lideranças locais, também marcou presença no evento.

Após as palestras enriquecedoras, o evento foi finalizado com um delicioso lanche para os participantes. Para animar ainda mais a noite, Aroldo do Piseiro proporcionou momentos de música ao vivo, deixando todos os presentes entusiasmados e encerrando o evento de forma descontraída e prazerosa.

A iniciativa da Prefeitura de Bom Princípio do Piauí em promover palestras e eventos em prol da conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa demonstra o compromisso e a preocupação em garantir o bem-estar e os direitos desse segmento da população.

Através de ações como essa, é possível fortalecer a proteção e a valorização dos idosos, proporcionando uma sociedade mais justa e inclusiva.

FONTE: SECOM – PMBPP

AÇÃO SOCIAL | 'Caravana do Povo' inicia atividades pelo povoado Estreito em Buriti dos Lopes

Diversos serviços e atividades foram ofertados durante todo o dia de evento que foi realizado na quadra de esporte da comunidade.

A comunidade do povoado Estreito, em Buriti dos Lopes, recebeu nesta quinta-feira (29), a 'Caravana do Povo' da Secretaria Municipal de Assistência Social, que irá passar pelos maiores povoados do Município.

De acordo com informações da Secretaria, o objetivo é levar os serviços públicos e atividades que são oferecidos na sede para à zona rural. Esse é primeiro povoado que recebe a Caravana.

A ação foi realizada na quadra de esporte do povoado. Enquanto a criançada se divertia, pais e mães passavam por diversos atendimentos que eram ofertados pelas equipes que compõe a Caravana do Povo.

Na ocasião foram ofertados serviços como: corte de cabelo, design de sobrancelhas, higiene facial, escovinha, chapinha, massagem corporal, spa dos pés, emissão de RG, CPF e carteira de trabalho, dentre outros.

A Caravana do Povo é uma ação da Prefeitura de Buriti dos Lopes, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio das Secretarias de Saúde; de Educação e da Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente.









Fonte e fotos: ASCOM / PMBL

quinta-feira, 29 de junho de 2023

Após ser atropelada, jaguatirica tenta sobreviver e é morta por populares em Alagoinha no Piauí

No município de Alagoinha do Piauí, no povoado Serra Velha, um acidente foi registrado na noite desta quarta-feira (28). Desta vez, a vítima foi uma jaguatirica, animal silvestre, que foi atropelado na PI 455.

De acordo com informações da TV Cidade Verde, o animal apareceu no meio da estrada. Ela foi atropelada e logo em seguida foi assassinada, morta a golpes de enxada por populares.

As informações levantadas pela equipe de TV com o líder político, Josivaldo da Castanha, revelam que ele estava passando pelo local quando se deparou com muitas pessoas. Ele recebeu a informação de um motoqueiro dando conta que um carro azul acabou atropelando a jaguatirica.

ASSISTA O VÍDEO: 

Nos vídeos que circulam nas redes sociais é possível ver o animal ainda com vida mesmo depois de atropelado.

Bastante ferida e debilitada ela não conseguia mexer as patas traseiras e com muita dificuldade se arrastava ainda pela estrada.

O tenente-coronel Sansão, do Corpo de Bombeiros de Picos, explica que independentemente do tipo de animal silvestre e sua mobilidade, convém se afastar, isolar a área, afastar crianças, demais animais domésticos, e entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, para a captura.

Além do Corpo de Bombeiros existem outros órgãos como Polícia Militar e Polícia Ambiental, que fazem regates.

“As pessoas têm que saber que matar o animal é crime e elas responderão por isso. Então por isso que nós falamos que é melhor isolar a área, se afastar e chamar os órgãos para fazer a captura”, orienta o comandante.

Com informações Cidade Net 

Força Tática prende homem e mulher acusados de tráfico de drogas e associação para o tráfico

Jairton da Silva Souza, 41 anos e Josiane Maria Veras da Silva, 31 anos, foram conduzidos ao final da tarde desta quarta-feira (28), acusados de tráfico de drogas e associação para o mesmo crime.

A prisão deles foi efetuada pela patrulha da força tática comandada pelo tenente Paulo Roberto, que atendeu denúncia anônima - que um sujeito estava vendendo drogas nas proximidades da vala da 40, bairro Mendonça Clark em Parnaíba.

Na abordagem, Jairton Silva atravessou a vala e passou uma sacola para Josiane que estava numa casa. A sacola foi apreendida e vistoriada. Nela, os militares encontraram 26 pedrinhas de crack, sendo 07 embaladas e 19 a sangue nu, além de uma balança de precisão, papel laminado e R$ 691,15 distribuídas em cédulas e moedas.

Na central de flagrantes, o delegado Cayo Cézar Batista Barbosa de Sousa, autuou o casal nos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Força Tática apreende homem e mulher acusados de tráfico de drogas e cumpre mandado de prisão

Patrulha da Força Tática coordenada pelo sargento Paulo Cesar - conduziu um homem e uma mulher na noite de quarta-feira (28), ambos acusados de tráfico de drogas e associação para o tráfico.

A prisão deles ocorreu na região do bairro Alto Santa Maria em Parnaíba. Foram identificados como Ivanice Maria Sousa Lima, 35 anos, e José de Ribamar da Costa Barbosa Júnior, 33 anos, o Júnior Baby.

Contra ele havia um mandado de prisão em aberto no processo do crime de furto.

Nas apreensões foram contabilizadas 36 pedras de crack e R$ 58 reais em dinheiro trocado.

O delegado Cayo Cézar Batista Barbosa de Sousa, autuou o casal no crime de tráfico de drogas e associação para o mesmo crime.

Fonte: Portal do Catita

Polícia deflagra Operação São Jorge e cumpre mandados em Teresina

Na manhã desta quinta-feira (29), a Polícia Civil do Piauí, deflagrou a Operação São Jorge, em Teresina, onde cumpre mandados de busca e apreensão.

De acordo com a Polícia Civil, a ação está sendo desenvolvida pela Delegacia de Prevenção e Repressão à Entorpecentes (DEPRE), com o apoio da Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar do Piauí (PM-PI).

Conforme a polícia, a operação concentrou esforços no combate ao crime de tráfico de drogas na zona Sul da capital piauiense, no bairro Parque São João. Segundo as investigações, os alvos têm relacionamento com facções criminosas e promovem a comercialização de drogas entorpecentes na Capital.

Menina de 06 anos é vítima de tentativa de estrupo por seu tio avó, no Pindorama em Parnaíba

Uma tentativa de estupro aconteceu por volta das 12h30 desta quarta-feira (28/06), no Bairro Pindorama, em Parnaíba (PI), contra uma menina de seis anos de idade.

Uma guarnição da Rocam (Rondas Ostensivas Com Apoio Motorizado) seguiu para a residência e recebeu informação da mãe da menina de que ao chegar a casa encontrou sei tio W.B. da S. de 55 anos, acariciando sua filha.

A mãe da menina narrou o fato aos policiais que deram voz de prisão ao acusado. O mesmo estava em uma esquina próximo à residência do local do ocorrido. O senhor foi conduzido para a Central de Flagrantes de Parnaíba.

Informações | PCN

Polícia cumpre mandado e apreende drogas no litoral do Piauí

O preso provisório da justiça, o nacional Geovane Rodrigues da Costa, 28 anos, foi enviado nesta manhã de quinta-feira (29), para audiência de custódia no fórum criminal de Parnaíba.

Contra ele havia um mandado de prisão em aberto com base no crime de homicídio. O mandado da justiça foi cumprido na manhã de terça-feira (27), na praia do Macapá, litoral do Piauí.

Durante cumprimento do mandado de prisão, a polícia deu flagrante em drogas, além de outra acusação de porte ilegal de arma de fogo ou munição.

Geovane foi autuado na delegacia de Luís Correia. Pernoitou na central de flagrantes e enviado hoje para audiência de custódia.

Ele foi apontado como autor de disparos contra um veículo conduzido pelo corretor Luís Neto, na praia do Macapá, neste ano.

Informações | Portal do Catita 

PAX UNIÃO INFORMA | NOTA DE FALECIMENTO

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada cumpre o doloroso dever de informar o falecimento do Sr. SEBASTIÃO PEREIRA DA SILVA, 72 ANOS, mais conhecido por “Seu Mugo”, falecido no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba/PI. O corpo foi velado no povoado Barra do Longá, Rua 1º Janeiro (Rua do Frigorifico do Claudio Cardoso) município de Buriti dos Lopes, e sepultado no Cemitério da Comunidade nesta amanhã. 

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada agradece a todos que compareceram a este ato de fé e piedade cristã.

Informou, a PAX UNIÃO.

Buriti dos Lopes – PI, 29 de junho de 2023

Bom princípio do Piauí promoverá curso de capacitação para candidatos ao Conselho Tutelar

Nesta sexta-feira, dia 30 de junho, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Bom Princípio do Piauí estará oferecendo um curso de capacitação voltado para os candidatos ao conselho tutelar. O evento será realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Luiz Batista de Moraes.

O curso tem como objetivo fornecer conhecimentos e ferramentas necessárias para que os participantes possam desempenhar suas funções de forma eficiente e responsável no que diz respeito à proteção e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes no município.

Essa iniciativa demonstra o compromisso do CMDCA em promover a qualificação dos futuros conselheiros tutelares, visando assegurar um atendimento adequado e de qualidade às demandas da comunidade infantojuvenil.

FONTE: SECOM - PMBPP

Prefeitura de Bom Princípio do Piauí realiza evento para combater violência contra idosa

A Prefeitura de Bom Princípio do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS e do Conselho Municipal do Idoso, tem o prazer de convidar todos os idosos do município para uma palestra especial em comemoração ao mês de combate à violência contra a pessoa idosa.

O evento acontecerá nesta quinta-feira, dia 29 de junho, às 18h, no CRAS Luiz Batista de Moraes. Será uma ocasião enriquecedora, repleta de conhecimento e interação, além de contar com música ao vivo! Contamos com a participação de todos os idosos para fortalecermos a conscientização e o respeito aos direitos dos nossos queridos idosos. Junte-se a nós nesse importante momento de reflexão e celebração.

Prefeitura de Bom Princípio do Piauí realizará o 1º seminário municipal PPAIC

Bom Princípio do Piauí – Confira a lista definitiva dos candidatos para o Conselho Tutelar 2023


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Bom Princípio do Piauí (CMDCA), por meio de sua Presidente e da Comissão Especial Eleitoral, vem, de acordo com suas competências legais, tornar público a relação dos candidatos à conselheiro tutelar, com as inscrições deferidas e indeferidas.

Após análise minuciosa dos documentos apresentados pelos postulantes ao cargo de conselheiro tutelar, o CMDCA divulgou a relação dos candidatos considerados aptos, os quais estão classificados para a 2ª etapa do processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar.

Nessa segunda fase, os candidatos selecionados serão submetidos a uma prova objetiva, que tem como objetivo avaliar seus conhecimentos sobre a legislação e as políticas públicas relacionadas à infância e à adolescência, bem como suas habilidades para atuar como conselheiro tutelar.

A prova objetiva consistirá em questões de múltipla escolha, abrangendo diversos temas pertinentes ao trabalho do conselheiro tutelar. Os candidatos terão a oportunidade de demonstrar suas competências e conhecimentos adquiridos na área, mostrando-se aptos a zelar pelos direitos e pelo bem-estar das crianças e dos adolescentes de nossa comunidade.

Ressalta-se que somente os candidatos com inscrições deferidas estão autorizados a participar da prova objetiva. Aqueles que tiveram suas inscrições indeferidas foram considerados inaptos de acordo com os critérios estabelecidos pelo CMDCA.

O CMDCA reafirma seu compromisso com a transparência e a lisura do processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar. A divulgação da relação dos candidatos aptos para a segunda etapa é mais um passo importante nesse processo, garantindo a participação dos candidatos habilitados e a busca por conselheiros tutelares capacitados e comprometidos com a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes de Bom Princípio do Piauí.

A próxima etapa do processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar seguirá o cronograma previamente estabelecido, conforme divulgado em edital, e os resultados serão divulgados de acordo com os prazos determinados.

Desde já, o CMDCA agradece a participação de todos os candidatos e reforça seu compromisso em garantir um processo seletivo justo, transparente e eficiente, em prol do bem-estar das crianças e dos adolescentes de Bom Princípio do Piauí.

FONTE: SECOM - PMBPP

Prefeitura de Bom Princípio do Piauí inicia recuperação de estradas vicinais do município

A Prefeitura de Bom Princípio do Piauí, por meio da Secretaria de Obras, em parceria com as Secretarias de Infraestrutura e Transportes, deu início a um importante projeto de recuperação das estradas vicinais do município. Essa ação abrange a melhoria das vias que ligam a sede do município ao povoado Tamarindo, da sede ao povoado São Miguel e do povoado Bem Bom ao povoado Baixa Velha.

Com o objetivo de atender todas as estradas vicinais do município, essa iniciativa é considerada de suma importância pelo prefeito Lucas Moraes. A recuperação dessas vias garantirá melhores condições de tráfego e deslocamento para os moradores das comunidades rurais, além de contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região.

Ao investir na melhoria das estradas vicinais, a prefeitura busca proporcionar mais segurança e conforto aos agricultores, pecuaristas e demais moradores que utilizam essas vias diariamente. Além disso, a iniciativa visa facilitar o escoamento da produção agrícola, o transporte escolar e o acesso aos serviços públicos essenciais, como saúde e educação.

A parceria entre a Secretaria de Obras, Infraestrutura e Transportes demonstra o compromisso da gestão municipal em promover o desenvolvimento e bem-estar da população de Bom Princípio do Piauí. A recuperação das estradas vicinais é mais um passo importante para garantir melhores condições de vida e estimular o crescimento sustentável do município.

Com essa ação, a gestão Lucas Moraes reafirma seu comprometimento em proporcionar uma infraestrutura de qualidade para todos os cidadãos, promovendo o desenvolvimento rural e fortalecendo os laços entre a cidade e o campo. A iniciativa representa um avanço significativo na busca pela melhoria da qualidade de vida da população e na valorização das comunidades rurais de Bom Princípio do Piauí.

FONTE: SECOM - PMBPP

Mutirão de ultrassonografias atende mais 33 pessoas no município de Bom Princípio do Piauí

A Secretaria Municipal de Saúde vem seguindo ativa em seus atendimentos de ultrassonografia, oferecendo um serviço de qualidade para a população bomprincipiense. Os atendimentos realizados pelo Dr. Marçal já beneficiaram centenas de pessoas, e tem como objetivo reduzir as filas de espera por exames de ultrassom no município de Bom Princípio do Piauí.

Entre os serviços oferecidos pela secretaria municipal de saúde, estão o atendimento de ultrassom transvaginal, abdominal, obstetrícia, mamária, tireoide. Com a realização desses exames, é possível obter informações importantes sobre a saúde dos pacientes e diagnosticar possíveis problemas, contribuindo para um tratamento mais eficaz.

A realização de atendimentos de ultrassonografia é fundamental para a prevenção e tratamento de diversas condições de saúde. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde tem se empenhado em oferecer esse serviço de forma acessível e eficiente para a população, com o objetivo de garantir o bem-estar e a qualidade de vida de todos os pacientes atendidos.

FONTE: SECOM - PMBPP

Projeto de Parnaíba é aprovado no Ministério do Esporte

O projeto da Liga Evangélica Independente de Futebol que tem como coordenador de esportes o suplente de Vereador Maksuel Brandão, que visa beneficia cerca de 800 crianças e jovens da cidade de Parnaíba, com a promoção da inclusão socioeducativa através do esporte, foi aprovado no Ministério do Esporte e publicado no Diário Oficial da União, (DOU) nesta última quarta-feira (28).

O suplente de vereador, Maksuel Brandão, sinalizou que desde 2004, realiza atividades esportivas em Parnaíba, e o Projeto Escolinha nos Bairros será o seu maior desafio como coordenador de esportes. Mas como homem de muita fé e com expertise na arte da articulação está muito confiante na captação total do recurso e no sucesso do projeto.

A ação do Projeto Escolinha nos Bairros irá abranger até 20 bairros dividido em 4 núcleos, na cidade de Parnaíba – PI, com a dinâmica de disponibilizar atividade extra turno para até 800 crianças de 6 a 11 anos e jovens de 12 a 18 anos, gerando um impacto socioeducativo para centenas de famílias.

As tratativas inicias do projeto tiveram início ainda em março deste ano com a visita do coordenador Maksuel a capital federal, Brasília, que articulou junto ao Administrador Público Rafael Cruz, a elaboração e monitoramento do projeto até a aprovação ao Ministério do Esporte.

O projeto agora entra na segunda etapa de um esforço conjunto da iniciativa pública no apoio a logística de execução e a iniciativa privada sinalizando para o aporte de recursos através da Lei de Incentivo ao Esporte.

PF deflagra "Operação Formação Legal 2" e fiscaliza empresas de curso de formação de vigilantes

A Polícia Federal realizou nessa quarta-feira (28), a "Operação Formação Legal 2" para fiscalização de empresas de curso de formação de vigilantes. Ao longo do dia, foram fiscalizadas 259 escolas de vigilantes em todo o Brasil, com o emprego de mais de 300 policiais federais. Esse número representa 87% das empresas de curso de formação existentes no país.

Essa é uma operação de âmbito nacional, coordenada pela Divisão de Controle e Fiscalização de Segurança Privada, e executada pelas Delegacias de Controle de Segurança Privada e Delegacias Descentralizadas de todo o país, de forma simultânea.

Durante a ação, os policiais verificaram a regularidade dos cursos, especialmente quanto ao cumprimento da grade curricular e da carga horária; controle de frequência dos alunos; observância quanto à quantidade máxima de alunos permitida em sala de aula; regularidade dos instrutores; regularidade na aplicação de provas; observância da quantidade mínima de tiros prevista para cada curso; e outras obrigações previstas na legislação.

As empresas autuadas por quaisquer regularidades administrativas poderão, após regular processo administrativo, sofrer penalidade de advertência, multa e até o cancelamento de sua autorização de funcionamento.

No Piauí, os Policiais Federais realizaram a fiscalização simultânea da regularidade das atividades desenvolvidas pelas empresas de curso de formação de vigilantes da Circunscrição da Delegacia de Controle de Segurança Privada, com objetivo de contribuir para a melhoria dos cursos e da qualidade da formação dos vigilantes, a fim de evitar desvios de conduta e fortalecer o segmento de segurança privada, que é complementar à segurança pública e fundamental para a proteção da vida e do patrimônio, contribuindo para o bem-estar da população.

Informações | PF

PM apreende entorpecentes e dinheiro ao abordar suspeito em Luís Correia

A Polícia Militar do Piauí (PM-PI) apreendeu entorpecentes, dinheiro e conduziu à delegacia, na manhã dessa terça-feira (27), um suspeito na cidade de Luís Correia, no litoral do Piauí. A ação aconteceu por intermédio do 24º Batalhão da Polícia Militar - BPM Atalaia. As informações são do In Foco Piauí.

De acordo com a PM, o Serviço de Inteligência do 24º BPM em conjunto com a Diretoria de Inteligência - Dinte, em rondas pela 'Rocinha', na Travessa Tutóia, abordou uma pessoa em atitude suspeita.

Durante a busca pessoal, foi encontrado com o indivíduo 18 (dezoito) trouxas de maconha, 51 (cinquenta e uma) trouxas de crack e a quantia de R$ 244,00 (duzentos e quarenta e quatro reais) trocados.

Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido para a Delegacia da Polícia Civil de Luís Correia para a adoção dos procedimentos cabíveis ao caso. A identidade do homem não foi revelada.

Edição | Portal do Rurik 


Polícia investiga homem que se passava por mulher para cometer crimes, no litoral do Piauí

A Polícia Civil do Piauí (PC-PI) deflagrou a "Operação Profile", na manhã desta quarta-feira (28), e deu cumprimento a mandado de busca e apreensão domiciliar em desfavor de um homem identificado pelas iniciais F.J.M.D. A ação aconteceu por intermédio da Delegacia da Polícia Civil de Luís Correia, no litoral do Piauí. As informações são do In Foco Piauí.

De acordo com a polícia, o investigado é suspeito de se apropriar de fotos de perfis de mulheres em redes sociais, se passando por elas, para atrair homens e cometer crimes de estupro de vulnerável e violação sexual mediante fraude. O material apreendido será submetido à análise pericial.

Não foi informado o local exato do cumprimento do mandado.

A Polícia Civil prossegue com as investigações.

Edição: Portal do Rurik

Carga ilegal de produtos eletrônicos avaliada em R$ 32 mil com destino a Piripiri é apreendida

Na manhã de segunda-feira (26), durante fiscalizações na BR-230, em Floriano, no sul do Piauí, uma equipe de agentes da Polícia Rodoviária Federal - PRF abordou um veículo de transporte de passageiros, que seguia de São Paulo (capital) com destino a Piripiri, na região norte do Piauí. No ônibus, os policiais encontraram um carregamento ilegal de produtos eletrônicos avaliado em aproximadamente R$ 32.000,00 (trinta e dois mil reais).

Durante a abordagem, ao ser questionado sobre a presença de possíveis encomendas, o condutor do veículo informou não ter conhecimento. Diante disso, os policiais iniciaram uma minuciosa inspeção veicular.

Seguidamente, foi encontrada, no compartimento de bagagem, uma carga com 05 aparelhos celulares, 15 câmeras digitais e 15 receptores de televisão. A princípio, em razão da ausência de notas fiscais e por serem produtos de origem estrangeira, a ocorrência foi enquadrada como crime de descaminho.

O condutor do ônibus afirmou não ter conhecimento sobre o proprietário da mercadoria. Ele foi qualificado como testemunha de descaminho.

Diante dos fatos, os produtos apreendidos e a ocorrência foram encaminhados à Receita Federal do Piauí para que os procedimentos cabíveis sejam tomados.

O crime de descaminho, previsto no Art. 334 do Código Penal, é o ato de iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria, e representa uma concorrência desleal com os comerciantes regularmente instalados e diminui os empregos com carteira de trabalho assinada no país.

Informações | PRF