BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 12 de março de 2022

TELNORTE - Telhas de concreto com o melhor acabamento e encaixe perfeito: assista o vídeo

As telhas têm um papel fundamental na construção ou reforma. Todos os modelos têm a mesma função que é cobrir a casa, mas por isso precisamos nos atentar aos detalhes que vão fazer toda a diferença.

Para se entender a telha de concreto TELNORTE traz vantagens como maior resistência, cores variadas, encaixe perfeito e impermeabilidade.

Já a convencional traz desvantagens como ser frágil, encaixes irregulares, o que pode infiltrar água mais fácil e realizar manutenção com mais frequência, além de deteriorar mais rápido com o tempo.

ASSIAT O VÍDEO:

Faça a escolha certa! Escolha TELNORTE

(86)9 9429-8439 (86)9 9991-6140 (86)9 9481-8184

sexta-feira, 11 de março de 2022

Educação: SEMEC realiza evento para encerramento da semana pedagógica no município de Bom Princípio do Piauí

A Semana Pedagógica foi um evento de grande importância para o planejamento das atividades educacionais no município.

A prefeitura municipal de Bom Princípio do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação, finalizou na manhã de hoje, sexta-feira (11/03), a “Semana Pedagógica 2022, com palestras voltadas para os diversos atores da comunidade escolar.

Secretária Municipal de Educação, Jacyrema Gouvêa

Com o tema "A IMPORTÂNCIA DA NEUROCIÊNCIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM TEMPOS PANDÊMICOS", o evento foi realizado no Pátio do Ginásio Teresinha de Jesus Marques Rabelo e contou com a presença do excelentíssimo Sr. Prefeito Lucas Moraes, da secretária municipal da educação Jacyrema Gouvêa, da equipe da SEMED, do Pe. Estevão Prondi, dos palestrantes; Psicóloga Rafaela Fontenele, Psicóloga Darlene Santos, Psicólogo Demétrio Beltrão, além de Coordenares e Professores.

Prefeito Lucas Moraes 

A Semana Pedagógica é um evento de grande importância para o planejamento das atividades educacionais no município. Onde na oportunidade, a equipe diretiva e o corpo docente das escolas municipais trabalharam lado a lado nas atividades de planejamento do ano letivo que se iniciará na segunda-feira 21 de março.

Acompanhe mais imagens:

FONTE: SECOM-PMBPP

Assistência Social: ônibus lilás irá ofertar serviços de atendimento à população bomprincipiense

O município de Bom Princípio do Piauí irá receber nesta terça-feira (15/03), na localidade Córrego dos Cardosos, o projeto Ônibus Lilás. Idealizado pela Coordenadoria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres (CEPM), em parceria com a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Assistência Social com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Cidadania, Comunicação, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e SENAC, irão ofertar diversos atendimentos comunidade.

Neste mês de março, período em que se comemora o dia Internacional da Mulher (08 de março). O projeto disponibiliza informações sobre prevenção à violência contra mulher e presta serviços de acolhimento e orientação psicológica, jurídica, de assistência social e saúde. Além das mulheres, todo o público em geral será atendido pelo projeto.

Entre as atividades, irão ser ofertados os serviços da Defensoria Pública do Estado, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Assessoria Jurídica, Detran realizando blitz educativa, SESAPI, Instituto de Identificação e SEDUC.  A programação conta também com cortes de cabelo feminino e masculino.

SERVIÇOS QUE SERÃO OFERTADOS – ÔNIBUS LILÁS

ATENDIMENTO JURIDICO; TRIBUNAL DE JUSTIÇA;

• TESTES RAPIDOS – CTA – CENTRO DE TESTAGEM DO ESTADO;

• RODA DE CONVERSA – JOELFA FARIAS – GERENTE DE PROMOÇÃO DOS DIREITOS E DA AUTONOMIA DAS MULHERES – CEPM;

• RODA DE CONVERSA – LARISSA MOURA – COORDENADORA DO CENTRO DE REFERENCIA FRANCISCA TRINDADE;

• RODA DE CONVERSA - MERITÍSSIMO SENHOR JUIZ JOSE CARLOS LIMA AMORIM;

• RODA DE CONVERSA – DR. ANTONIO DE PÁDUA; PROCURADOR DO MUNICÍPIO;

• BLITS EDUCATIVA – DETRAN;

• SEDUC – GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO;

• ATENDIMENTOS PSICOSSOCIAL E ASSISTENCIAL;

• MOMENTO CONVERSA – EQUIPE DO CONSELHO TUTELAR;

• ATIVIDADE FÍSICA – EDUCADORA PATRÍCIA VIEIRA;

• ENTREGA DE KITS DE ENXOVAIS PARA GESTANTES INSCRITAS NO PAIF – EQUIPE SEMAS;

• ATUALIZAÇÃO DE CADASTROS SOCIAIS: PAB E CADASTRO ÚNICO;

• JOGOS EDUCATIVOS, RECREAÇÃO, PINTURAS EM GESSO E ORIENTAÇÕES SOBRE OS PROGRAMAS CRIANÇA FELIZ E SERVIÇO DE CONVIVENCIA – EQUIPE DOS PROGRAMAS;

• EMISSÃO DE DOCUMENTOS: RG, CPF E SERVIÇO DE JUNTA MILITAR;

• CADASTRAMENTO RENDA FAMILIAR – SECRETARIA DE CIDADANIA;

• CORTE DE CABELO MASCULINO – PROFISSIONAL DO MUNICÍPIO;

• CORTE DE CABELO FEMININO – PARCERIA SENAC;

• ATENDIMENTO MÉDICO – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE;

• ATUALIZAÇÃO DE VACINAS;

• SERVIÇOS OFERTADOS PELA EQUIPE DO PSF;

• AVALIAÇÃO NUTRICIONAL;

• DISTRIBUIÇÃO DE PRESERVATIVOS;

• VIGILANCIA SANITÁRIA;

• ATUALIZAÇÃO DO CADASTRO SINDICAL DO APOSENTADO;

• REALIZAÇÃO DE CADASTRO SINDICAL;

• ENTRADA AO SALÁRIO MATERNIDADE;

• INFORMAÇÕES EM GERAL.

FONTE: SECOM - PMBPP

Bom Princípio do Piauí é contemplado com órteses e próteses do governo do estado

A Secretaria Municipal de Saúde, recebeu equipamentos entre órteses e próteses para pacientes com deficiência, no município de Bom Princípio do Piauí, em solenidade realizada no prédio do CER IV, em Parnaíba, na manhã desta quinta-feira (10), onde foram entregues órtese/cinta tipo putti adulta, muleta, cadeira de rodas para banho com assento sanitário, cadeira de rodas adulto, cadeira de rodas para tetraplégico infantil, cadeira de rodas infantil, órtese cruromaleolar infantil para mobilização de joelho.

Os equipamentos foram recebidos pela secretária municipal de saúde Naiara Carvalho, das mãos da deputada federal Rejane Dias, responsável pela criação do centro de reabilitação, para assim, atender e acompanhar as pessoas com deficiência residentes no município que integram a planície litorânea e entregues a alguns beneficiários bomprincipienses na manhã de hoje, sexta-feira (11).

Os equipamentos fazem parte do programa “Passo a Frente” parceria da Secretaria de Estado da Saúde com a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID) e Associação Reabilitar, que vem beneficiando pessoas com deficiência em todo o Estado.

O objetivo do programa é descentralizar a oficina ortopédica com a promoção do acesso a órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, além de confecção e adaptações, ajustes e pequenos consertos dos equipamentos.

Veja mais imagens:

FONTE: SECOM - PMBPP

TRE-PI realiza eleições suplementares nesse domingo (13) em Murici dos Portelas

Concorrem ao cargo majoritário (prefeito) duas candidatas: Chaguinha da Saúde (PSD) tendo como vice Isabel Cristina, e Aurideia Santos (PTB) em chapa com Eneas Albuquerque.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) realiza nesse domingo (13/03), novas eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Murici dos Portelas, localizado na região norte do estado do Piauí.

Concorrem ao cargo majoritário (prefeito) duas candidatas: Chaguinha da Saúde (PSD) tendo como vice Isabel Cristina, e Aurideia Santos (PTB) em chapa com Eneas Albuquerque.

Aurideia teve sua candidatura indeferida pelo Juiz Eleitoral da 33ª Zona Eleitoral, sediada em Buriti dos Lopes e a qual o município de Murici dos Portelas está subordinado, mas recorreu da decisão e estará presente nas urnas eletrônicas de votação, na condição de “Indeferida Sub Júdice”.

O pleito suplementar nesse domingo ocorre em função da cassação, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos mandatos da chapa formada por Ana Lina de Carvalho Cunha Sales (PSD) e Zeca Tote, ambos eleitos, em 15 de novembro de 2021, para os cargos de prefeita e vice-prefeito, e cumpre a Resolução TRE-PI nº 437/2022, que fixou a data e aprovou as instruções e o calendário para a realização desta nova eleição.

Os ministros do TSE, em decisão unânime, proferida em sessão plenária no dia 4 de novembro de 2021, acompanharam o relator da matéria, Carlos Horbach, e acordaram que Ana Lina não poderia ter sido candidata em 2020, porque no período de 2016 a 2020, ainda estava casada com o então prefeito reeleito do município, Ricardo Sales, ferindo o disposto na Constituição Federal que proíbe a candidatura, ao mesmo cargo, de parentes e cônjuge do chefe do executivo.

Lina se declarou casada com Ricardo Sales e apresentou comprovante de residência em nome do então marido, durante a revisão eleitoral com coleta de biometria, promovida no município em junho de 2017. Essa foi uma das provas usadas para sustentar a decisão do relator do caso. “A dissolução da sociedade ou do vínculo conjugal, no curso do mandato, não afasta a inelegibilidade prevista no § 7º do artigo 14 da Constituição Federal. A eleição de Ana Lina caracteriza um terceiro mandato do clã familiar”, concluiu Horbach.

Na mesma sessão da Corte Eleitoral Superior, em Brasília, foi determinada a anulação dos votos dados à chapa Ana Lina/Zeca Tote, e a posse do presidente da Câmara de Vereadores local, Raimundo Mutuca, do mesmo partido da chapa cassada, no cargo de Prefeito de Murici dos Portelas – PI, até a realização de uma nova eleição, definida pelo TRE-PI.

Saúde: Bom Princípio do Piauí recebe mais 185 doses de vacinas, usadas no combate a covid-19

O município de Bom Princípio do Piauí recebeu na manhã de hoje, quinta-feira (10/03), mais uma remessa de vacinas contra a COVID-19. Desta vez, 185 doses do imunizante chegaram ao município.

Confira remessa de imunizante usados no combate a COVID-19

145 doses de reforço para pessoas com idade acima de 18 anos;

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todas as vacinas que estão chegando ao município de Bom Princípio do Piauí estão sendo aplicadas em pacientes da sede e zona rural do município, que integram o grupo considerado prioritário, como determina o Plano Nacional de Imunização.

FONTE: SECOM – PMBPP

Homem suspeito de furtar Posto de Combustíveis é preso em Buriti dos Lopes

Um homem identificado apenas pelas iniciais A.N.S.S.V. foi preso na manhã desta quinta-feira (10/03) após cumprimento de mandado de prisão preventiva pelo crime de furto qualificado (Art. 155, parágrafo único, do Código Penal). A prisão foi realizada pela Polícia Civil, através da Delegacia de Buriti dos Lopes, na região norte do Piauí.

De acordo com as informações repassadas pela Delegacia de Buriti dos Lopes, o mandado de prisão foi expedido após a investigação na qual foi possível identificar a participação do indivíduo na tentativa de furto a um comércio no Centro de Buriti dos Lopes, e no dia seguinte, o acusado consumou o crime de furto qualificado em um Posto de Combustíveis localizado às margens da BR 343, no centro da cidade. Os crimes aconteceram no mês de fevereiro de 2022.

Com o auxílio das câmeras de monitoramento dos estabelecimentos foi possível identificar a autoria. Com isso, a autoridade policial representou pela expedição do mandado de prisão preventiva, o qual foi concedido pelo Juízo da Comarca de Buriti dos Lopes e assim foi possível efetuar a prisão do suspeito.

O preso foi encaminhado à penitenciária Mista de Parnaíba onde estará à disposição da Justiça.

Com informações: Policia Civil do Piauí 

Saúde; Bom Princípio do Piauí volta com o mutirão de ultrassonografia

Na manhã de hoje, quinta-feira (10/03), o município de Bom Princípio do Piauí voltou a receber o mutirão de ultrassonografias.

A ação que é realizada pela prefeitura de Bom Princípio do Piauí através da secretaria municipal de saúde, tem o intuito de reduzir as filas de espera por exames de ultrassom no município de Bom Princípio do Piauí.

O mutirão de ultrassonografias é realizado na Unidade Mista de Saúde Joana de Moraes Sousa, com o médico, Dr. Marçal. Onde nesta manhã, atendeu 30 pacientes com a realização do exame, ajudando assim, num melhor diagnóstico e atendendo a população com a qualidade que merecem.

FONTE: SECOM - PMBPP

Prefeitura de Cocal: eventos dedicados ao dia da mulher abordam temas significativos

Prefeitura de Cocal promove um dia de eventos em comemoração ao dia da mulher, 8 de março. Foram mais de quatro eventos, entre eles, acolhida em alusão ao dia das mulheres, Mulher Joia Rara, Café com elas, acolhida às usuárias do Cadúnico e programa Bolsa Família.

O Dia da Mulher é uma data que simboliza a luta história das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Dia 8 de março é dia delas mostrarem que são capazes e que podem ocupar qualquer espaço e ser o que elas quiserem, assim como todos os outros dias. Nesse dia tão importante, a prefeitura de Cocal promoveu diversos eventos comemorativos à data e para passar mais conhecimento às mulheres cocalenses e falar sobre a importância da data.

Vanda Machado, primeira-dama e secretária de governo, disse que é uma forma de não deixar passar em branco. "A abertura do dia 8 de março, é uma forma da gente não deixar passar esse dia tão especial em branco. Somos mulheres fortes, guerreiras, batalhadoras e que todos os dias estamos ali firmes para cuidar da nossa família, do nosso esposo, nossos filhos, e nosso trabalho", disse primeira-dama Vanda.

Em 1975, o dia 8 de março foi instituído como Dia Internacional das Mulheres, pelas Nações Unidas. A data é comemorada como um dia de protesto por direitos ou de edulcorada celebração do feminino, comparável ao Dia das Mães.

Deuzenir Portela, secretária de assistência social, destacou o avanço das mulheres. “ É uma data que nós mulheres conseguimos, de uma certa forma nós estamos com um avanço, neh, que hoje você olhando nos estabelecimentos a mulher já tem um espaço. Isso é muito importante”, comentou a secretária Deuzenir.

Em alguns eventos foram abordados temas como a importância do papel da mulher na sociedade, e outros para enfatizar a luta por igualdade e empoderamento feminino.

"O lugar da mulher é onde ela quiser. A gente luta muito com a Secretaria da Mulher pra que isso seja respeitado, pra que a mulher cocalense consiga realmente ter seu ápice na sociedade, sua igualdade, seu direito respeitado, ser reconhecida dentro da sociedade e ser amada", destacou Marilene Almeida, secretária da mulher de Cocal.

Texto: Naiane Feitosa / ASCOM

quinta-feira, 10 de março de 2022

Polícia Militar fecha boca de fumo em Parnaíba

No início da noite desta quinta-feira (10). A polícia militar desarticulou uma boca de fumo, no bairro Bebedouro, na cidade de Parnaíba. Um homem, identificado como Wallinson Alves Pereira, foi preso e dois menores apreendidos.

Com os suspeitos foram encontradas quantidades de drogas, uma arma de fogo e dinheiro em espécie. De acordo com o tenente coronel Erisvaldo Viana, a boca de fumo era bastante conhecida na região. Ainda segundo o tenente coronel, a boca de fumo já era um local famoso pelo nome "boca do bacalhau".

Os suspeitos foram levados a central de flagrantes para os esclarecimentos legais.

Fonte: lupa1

Corpo de homem é encontrado na Praia da Atalaia em Luis Correia

Um corpo de um homem foi encontrado no final da tarde desta quinta-feira (10/03). Populares acharam um corpo boiando nas águas do mar, localizado na praia da Atalaia em Luis Correia, Litoral Norte do Piauí.

A suspeita que o homem morreu afogado. Uma viatura da Polícia Militar lotada na Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR), foi até o local para isolar a área até a chegada da Perícia Criminal e Instituto Médico Legal (IML) de Parnaíba para remoção do corpo. A idade e nome do homem ainda não foi informado.

Edição: Portal do Rurik

Com informações: Portal Litoral Notícias 

Prefeito de Cocal segue buscando mais projetos para o município

Nessa quarta-feira (09) o prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato esteve em Teresina, na Secretaria de Agricultura Familiar encontrando-se com a secretária Patrícia Vasconcelos, para tratarem de demandas importantes para Cocal, como novos calçamentos para comunidades da zona rural, solicitação de "kits” de irrigação para ampliar a Agricultura Familiar no município, e também recursos para equipar as 3 casas de mel, o que fortalecerá e aumentará a produção com mais qualidade na área da apicultura. 

Nonatinho disse que sua gestão está sempre trabalhando para trazer projetos que alavanquem o progresso em Cocal e fomentem mais o desenvolvimento de Cocal.

Nessa reunião, acompanharam o prefeito, Valdinar do Sindicato, Vereador e Presidente do STTRAF, e João Clécio, Secretário de Finanças do Sindicato.

Por Evaldo Neres

Cocal: Prefeitura busca apoio aos pecuaristas do município para avanço na produção

Com o apoio da Prefeitura de Cocal, nessa terça-feira (09), na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (STTRAF) foi realizada palestra com representantes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), para viabilizar linhas de crédito aos criadores de gado do município de Cocal.

A equipe do BNB, sob liderança de José do Egito, agente de Desenvolvimento do Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER), busca facilitar o acesso dos produtores de leite da região às linhas de crédito apresentadas pela instituição financeira.

A convite dos organizadores do encontro, Dr. Bruno Prado, médico veterinário, colaborador da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) e STTRAF, esteve presente. Ele assiste os pecuaristas que lidam diretamente com animais de produção, como bovinos, caprinos, suínos e ovinos, realizando consultas gratuitas em animais doentes, sob agendamento prévio feito na sede da SMDR, no prédio da prefeitura.

A reunião contou com a presença de Valdinar do Sindicato, vereador e presidente do STTRAF, Tatiane Albuquerque, Secretária da SMDR, Alexandre Almeida, Superintendente do Agronegócio local, José Luís, técnico do Programa ATeG (SENAR-PI), residentes do Agro IF Nordeste, e representação da Cooperativa FrutaMel.

A bovinocultura se desenvolve e proporciona lucratividade em dois segmentos, cadeia produtiva da carne e cadeia produtiva do leite. Além de ser importante para a economia e nutrição, o leite desempenha papel social importante como geração de empregos.

Por Evaldo Neres e Naiane Feitosa/Ascom de Cocal

Temporal causa danos a morador em situação de risco em Buriti dos Lopes

Nesta quinta-feira (10), moradores residentes na rua Raimundo Nonato Gomes, bairro conj. Cohab em Buriti dos Lopes, denunciaram o descaso da prefeitura para com a rua que eles moram.

Durante um forte temporal que atingiu a região norte do Piauí, a casa de um morador em situação de risco e extrema pobreza, por pouco não foi arrastada pelas enxurradas.  

O morador identificado como Antônio, disse para nossa reportagem que já procurou um colaborador ligado a infraestrutura da prefeitura e avisou sobre o risco da casa dele cair por causas das chuvas - no local passa um córrego que vai direto para o riacho camundá. Ao lado da residência, se abriu uma cratera que pode derrubar a qualquer momento a humilde casa do morador se houver outra chuva com a mesma intensidade.      

O excelentíssimo senhor Prefeito Municipal de Buriti dos Lopes Junior Percy, tem por obrigação atender o mais rápido possível os anseios do morador com situação de risco.    

ASSISTA O VÍDEO:

Por: Rurik Araújo(Portal do Rurik)

Cocal: Time cocalense segue firme com vitórias consecutivas

Na tarde do último domingo (03), a seleção cocalense saiu de campo com mais uma vitória, desta vez, sobre o Avenida FC, partida válida pela primeira fase da Copa Coroense de 2022. O jogo aconteceu na localidade Coroa de São Remígio, município de Buriti dos Lopes, no Norte do Piauí.

A equipe cocalense tem se mostrado bastante empenhada e vem ganhando seu espaço no futebol regional. O time venceu o jogo de domingo com um placar elástico de 4 x 0, sobre a equipe do Avenida FC. Os donos dos gols foram Miclecio, 3 gols, e Michel 1 gol.

Ciê Flabts, superintendente de esportes, destacou que essa já é a terceira vitória consecutiva do time Cocalense, sendo 03 goleadas, 02 amistosos e um jogo válido pela copa Coroense. “Essa é mais uma vitória da nossa seleção cocalense, que vem de forma crescente, liderando em campo. Eu só tenho a parabenizar a todos os nossos atletas que se mostram bem empenhados e que vem conquistando seu espaço no futebol”. Completou o superintendente Ciê.

O esporte vem se desenvolvendo a cada dia no município de Cocal, graças ao apoio da Prefeitura do município, através do prefeito da cidade Nonatinho do Sindicato, que não mede esforços para contribuir com o esporte local.

Por Repórter João Ferreira | ASCOM PMC

Cocal: atividades presenciais no SCFV retornam com ótimas oficinas e segurança

Na última segunda-feira (07) a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Cocal reiniciou as atividades presenciais com os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).  O SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) segue com a programação prevista para este ano de 2022.

Em início das atividades presenciais, nessa segunda-feira foi realizado o encontro das oficinas de Inclusão Digital, Artes e Violão. Já no dia seguinte, terça-feira (08), foi a vez do curso de Capoeira.

A secretária da SMAS, Deuzenir Portela, informou que o retorno aconteceu, conforme o planejado, às atividades presenciais e recebendo os usuários de forma segura, seguindo o protocolo recomendado para a prevenção e combate ao Coronavírus, como o uso obrigatório de máscara e álcool gel.

 As atividades acontecem de segunda à sexta-feira, nos dois turnos, das 07 às 11h e, pela tarde, das 13 às 17h, na sede situada na rua Pe. José de Carvalho, 178, no bairro São Francisco.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, e que busca complementar o trabalho social com as famílias atendidas e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Além disso, o SCFV objetiva fortalecer as relações familiares e comunitárias e promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. É realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

Por Evaldo Neres/Ascom de Cocal

Cocal: Agricultores participam de capacitação para crescimento profissional

No último sábado (05) a prefeitura municipal de Cocal concluiu mais um dos cursos que deve ajudar os agricultores do município. O curso, que aconteceu na localidade Campestre, zona rural da cidade, tem como tema Implantação e Manejo de Olerícolas de Talos, Folhas e Flores.

Segundo Tatiane Albuquerque, secretária de Desenvolvimento Rural do Município, na capacitação os alunos aprenderam a fazer a enxertia de hortaliças e frutíferas, identificar insetos, doenças que atacam as hortaliças, diferençar os sintomas de ataque de insetos, deficiência nutricional, e os controles alternativos de cada caso e que, naquela localidade, o curso foi organizado e acompanhado pelas técnicas em Agricultura do Agro IF Nordeste, Jovana de Carvalho e Thalia Santos.

Outro trabalho realizado no curso foi a execução da montagem de uma câmera úmida para serem colocadas bandejas para a produção de hortaliças.

São atividades que iniciaram em fevereiro e devem continuar até o final do mês de março. O objetivo dos encontros formativos é contribuir no crescimento profissional das pessoas do município.

Os cursos são realizados pela Prefeitura Municipal de Cocal, através da Secretária de Desenvolvimento Rural, em parceria com o SENAR-PI (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Agro IF Nordeste. Todas as formações são realizadas com a participação da Cooperativa FrutaMel e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (STRAAF).

Por Evaldo Neres /Ascom de Cocal

quarta-feira, 9 de março de 2022

Polícia cumpre mandado de prisão contra suspeito de assalto a posto combustíveis em Caraúbas-PI

Um homem identificado apenas pelas iniciais M.M.S.F. foi preso pela Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (09/03), após cumprimento de um mandado de prisão preventiva com base no crime de roubo qualificado (Art. 157, parágrafo segundo, do Código Penal). A prisão do homem aconteceu por intermédio da Delegacia de Buriti dos Lopes, no norte do Piauí, com o apoio do Grupamento de Polícia Militar (GPM) da cidade.

De acordo com as informações repassadas pela Delegacia de Buriti dos Lopes, o mandado foi expedido após a investigação na qual foi possível identificar a participação dos indivíduos no roubo ao Posto de Combustíveis localizado no Povoado Volta da Jurema, zona rural de Caraúbas do Piauí. O crime aconteceu no dia 12 de fevereiro de 2022.

Na ocasião, os indivíduos anunciaram o assalto mediante grave ameaça e com o emprego de arma de fogo (revólver), subtraíram a quantia aproximada de R$ 1.000,00 (mil reais) pertencente ao posto, e um aparelho celular de propriedade de um funcionário do estabelecimento.

Com o auxílio de câmeras de monitoramento do local e o auto de reconhecimento da vítima, foi possível identificar a autoria. Com isso, a autoridade policial representou pela expedição do mandado de prisão preventiva, o qual foi concedido pelo Juízo da Comarca de Buriti dos Lopes e assim foi possível efetuar a prisão de um dos suspeitos.

A Polícia Civil continua as investigações a fim de capturar o segundo suspeito de ter participado do assalto ao Posto de Combustíveis.

O preso foi encaminhado à Penitenciária Mista de Parnaíba onde estará à disposição da Justiça. 

Com informações: PC/B. dos Lopes-PI

Polícia prende três homens, e apreende armas, munição e drogas em Parnaíba

Policiais Militares da Força Tática do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM), apreenderam no fim da manhã desta segunda-feira (08/03), por volta das 11h, revólver, munições e drogas no Bairro Mendonça Clarck, em Parnaíba. As apreensões aconteceram durante a Operação Saturação.

De acordo com as informações repassadas pela Força Tática, os militares receberam informações de que alguns indivíduos estavam traficando e que possivelmente estariam armados. Diante das informações, os policiais se deslocaram ao local informado para averiguar a situação, quando quatro suspeitos ao avistarem os PM's, empreenderam fuga, mas acabaram sendo capturados.

Após a captura dos indivíduos, após revista pessoal, foi encontrado com eles: 01 (um) revólver cal. 38 com numeração suprimida e municiado; 97 (noventa e sete) "trouxas" de crack; e 01 (uma) porção de maconha.

Diante dos fatos, os suspeitos, que não tiveram suas identidades reveladas, foram conduzidos à Central de Flagrantes, juntamente com o material apreendido para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Fonte: In Foco

Faccionado responsável por mais de 10 homicídios é preso em Parnaíba

No começo da noite desta terça-feira (08) um criminoso identificado como Airton Gaspar do Nascimento, de 24 anos foi preso na cidade de Parnaíba. O homem faz parte de uma facção criminosa e conforme a polícia, é responsável por mais de 10 homicídios na região.

De acordo com o Tenente coronel Erisvaldo Viana o indivíduo estava dentro de um motel da cidade, e foi abordado enquanto saia do estabelecimento com uma acompanhante. Ainda segundo informações da polícia militar o homem esperava um motorista de aplicativo no local.

O criminoso possui uma tatuagem de palhaço nas costas, o que significa que o indivíduo assassinou um policial. O bandido foi levado a central de flagrantes de Parnaíba onde ficará a disposição da justiça.

Fonte: Lupa1

terça-feira, 8 de março de 2022

Venha fazer suas comparas de frutas e verduras no Sacolão N. Srª dos Remédios

Bené Construções, o melhor para sua construção você encontra aqui

Nós vendemos Portas, Janelas, hidráulicos, Tijolos e Telhas, Pré-moldados, Brita, Areia, Barro, Seixo, Cimento, Argamassa, Ferragens, e uma infinidade de material de construção que você necessita para sua obra, a vista, com 10% de desconto ou se você preferir, em até 3X sem juros no cartão de crédito. 

Além disso, o Bené Construções trabalha com a melhor logística da cidade para melhor atender com uma frota de caminhões e caçambas, que entrega o seu material de construção na hora certa, em todo o município.

Venha conferir o que nós estamos anunciando! Nós temos o menor preço da cidade!

O Bené Construções, fica localizado em novo endereço: Rua Benedito Araújo, 586, no bairro Macambira, em Buriti dos Lopes-PI.

TELNORTE - Telhas de concreto com o melhor acabamento e encaixe perfeito: assista o vídeo

As telhas têm um papel fundamental na construção ou reforma. Todos os modelos têm a mesma função que é cobrir a casa, mas por isso precisamos nos atentar aos detalhes que vão fazer toda a diferença.

Para se entender a telha de concreto TELNORTE traz vantagens como maior resistência, cores variadas, encaixe perfeito e impermeabilidade.

Já a convencional traz desvantagens como ser frágil, encaixes irregulares, o que pode infiltrar água mais fácil e realizar manutenção com mais frequência, além de deteriorar mais rápido com o tempo.

ASSIAT O VÍDEO:

Faça a escolha certa! Escolha TELNORTE

(86)9 9429-8439 (86)9 9991-6140 (86)9 9481-8184

PAX UNIÃO INFORMA | ATENDIMENTOS MÊS DE MARÇO


FLORICULTURA VIOLETA DISPONIBILIZA DE LINDOS ARRANJOS: TEL(86) 9 9429-9415.

Para encomendas em Buriti, entre em contato no telefone: (86) 9 9429-9415. 





OPORTUNIDADE DE EMPREGO NA CERÂMICA CAMPO MAIOR EM BURITI DOS LOPES-PI: DUAS VAGAS


ASSISTA O VÍDEO: APROVEITE AS OFERTAS DA SEMANA DA MULHER NO ARMAZÉM PARAÍBA