BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 9 de novembro de 2019

BrVox: Prefeitura de Buriti dos Lopes não possui portal da transparência

TCE anuncia que falta de atualização refletirá na análise da prestação de contas. Manual da CGU fala em atualização em "tempo real"
Embora uma parte considerável das prefeituras tenha evoluído em termos de atualização de dados públicos nos respectivos portais da transparência, há ainda muitas que não atualizam esses dados em tempo real, como também, há aquelas prefeituras que não possuiriam, sequer, portal da transparência, a exemplo de Miguel Alves, Buriti dos Lopes e Parnaguá, dentre 50 analisadas pelo Instituto BrVox.

O Guia de Implantação de Portal da Transparência da Controladoria Geral da União (CGU) informa que a atualização dos portais deve ser feita em “tempo real”.

“De acordo com o Decreto nº 7.185/2010, que regulamenta a LC nº 131/2009, a expressão “tempo real” significa que as informações devem estar disponíveis até o primeiro dia útil subsequente à data do registro contábil no sistema adotado pelo município, sem prejuízo do desempenho e da preservação das rotinas de segurança operacional necessários ao seu pleno funcionamento”, traz o manual.

As prefeituras, no entanto, alegam falta de estrutura.

POSIÇÃO DO TCE-PI

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) anunciou final do mês de outubro que “a apresentação de informações desatualizadas nos portais da transparência pode repercutir  negativamente no relatório e julgamento das prestações de contas das prefeituras e câmaras municipais, gerando multas e outras penalidades aos gestores responsáveis".

Uma decisão da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), de agosto de 2018, determina que as prefeituras e câmaras municipais precisam disponibilizar informações atualizadas e completas em seus respectivos portais da transparência, em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O acórdão proferido é em razão de denúncia contra a prefeitura de Avelino Lopes, na região sul do Piauí.

A Corte de Contas constatou que muitas das informações disponibilizadas no portal da transparência da prefeitura eram referentes ainda a 2016.

VEJA A TABELA COM DATAS DE ATUALIZAÇÃO DE 50 PREFEITURAS

Fonte: Instituto BrVox

Wellington Dias aprova a pré-candidatura de Nonatinho do Sindicato a prefeito de Cocal

A reunião aconteceu nesta sexta-feira, dia 08 de novembro, em Teresina, na residência do Governador do Estado do Piauí Wellington Dias, com lideranças políticas no propósito de consolidar a pré-candidatura de Nonatinho do Sindicato (PT) e tratar dos detalhes da pré-campanha das eleições que se aproximam em 2020 para o executivo municipal de Cocal da Estação. 
O governador Wellington Dias, disse que o grupo do prefeito Rubens Vieira, fez uma sábia e excelente escolha para futuro dos cocalenses. “Nonatinho será o melhor nome para disputar as eleições em 2020 para o executivo municipal. O grupo fez uma sábia e excelente escolha, o Partido dos Trabalhadores (PT), dará total apoia a pré-candidatura do companheiro nessa empreitada rumo à prefeitura de Cocal da Estação”, disse. 
O deputado estadual João de Deus, também participou da reunião e consolidou apoio à pré-candidatura de Nonatinho do Sindicato e do pré-candidato a vice-prefeito Chico Mano. 
O bom relacionamento entre os gestores de Cocal, prefeito Rubens Vieira e o vice-prefeito Nonatinho do Sindicato, tem contribuído para o desenvolvimento da economia do município, são vários projetos sociais, e inúmeras as ações nos setores de infraestrutura, educação e principalmente na saúde, como por exemplo, a reforma e construção do Hospital, com parceria com governo estadual, que encontra-se em fase final e deverá beneficiar os munícipes e/ou desafogar outros hospitais da planície litorânea.    

Estiveram presentes na reunião o prefeito de Cocal dos Alves, Osmar Vieira; prefeito de Cocal, Rubens Vieira; deputada federal Rejane Dias, além de correligionários e lideranças políticas da região.


Por Rurik Araújo

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Evento no Club J.E É ➕ LAZER neste sábado; confira


NOTA DE FALECIMENTO

É com imenso pesas e tristeza que noticiamos o falecimento do senhor Francisco das Chagas Diniz, 72 anos, mais conhecido como Chico Silas, residente na avenida Lívio de Carvalho no centro de Buriti dos Lopes. Chico Silas, faleceu nesta sexta-feira, dia 08 de novembro por volta das 12hs, no hospital estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba onde estava internado desde as 6h da manhã de hoje.  

A família consternada com o falecimento do patriarca comunica que o corpo será velado na Avenida Lívio de Carvalho na residência dos familiares, próximo ao comercio do senhor João Leal.   

Por Rurik Araújo

Camila Portela e Ugroove também são confirmadas no Open The Férias





Após a confirmação de Michele Andrade e DJ Clone, chegou a vez das bandas parnaibanas Ugroove e Camila Portela também confirmarem presença no Open The Férias. O evento é uma realização da KS Promoções e Eventos, em parceria com a Atlética Mercenária do curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).

Com as quatro atrações, a organização fecha portanto a grade de programação do evento que promete abrir as férias oficialmente no litoral do Piauí. Em breve serão divulgados mais detalhes como local e venda de ingressos. O Open The Férias tem a apresentação oficial de Alexandre Teles (Fox Trader X) e da Sigma Óticas. A promoção é da Rádio Cidade FM 87,9 MHz.

Ascom KS Promoções

Nonatinho do Sindicato é pré-candidato a prefeito de Cocal-PI

Foi batido o martelo e o vice-prefeito de Cocal da Estação, Nonatinho do Sindicato (PT) é o indicado pelo grupo do atual prefeito Rubens Vieira para disputar as eleições de 2020 no município cocalense.  
Nossa reportagem teve conhecimento nesta semana, que depois de várias reuniões para discutir o futuro político da cidade de Cocal e da sucessão do atual prefeito Rubens, correligionários, partidários e apoiadores, chegaram ao um consenso que Nonatinho (vice-prefeito) será o melhor nome para disputar as eleições vindouras no município. Também tivemos conhecimento que uma pesquisa foi realizada no município e o nome do vice-prefeito, aparece com uma ótima intenção de votos, ou seja, se as eleições fossem hoje, ele seria o mais votado em toda a região.  

Por Rurik Araújo

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Bomba! Moradores da Rua São Pedro dizem que foram enganados por Vereador ligado ao Prefeito Junior Percy.

Vários moradores da Rua São Pedro, fizeram uma denúncia grave contra o Vereador Roberto da Coroa que faz parte do grupo aliado do atual Prefeito Junior Percy. 
                Contaram os moradores, que na eleição passada, o Vereador Roberto, assumiu compromisso com eles que iria colocar energia elétrica em suas residências, em troca, o Vereador receberia o apoio e o voto para sua reeleição para a Câmara de Vereadores. No período eleitoral foram colocados seis postes e os moradores entusiasmados compraram eletrodomésticos e aparelhos elétricos e o Vereador foi reeleito, tudo corria bem, até os moradores começarem a estranhar a demora na instalação da rede e a ligação da energia.

           O Vereador desapareceu, e para decepção de todos, um empresário da cidade chegou e retirou os postes deixando os moradores decepcionados.

                Ouvidos pela nossa reportagem, Roberto da Coroa, confirma que mandou colocar os postes, mas afirmou que a ligação da rede não foi feita, por que os postes não foram aprovados pela ELETROBRAS. Ele nega ter vendido os postes, diz que doou ao empresário. O Vereador também não disse se vai cumprir a promessa, o certo é que prometer vantagens por troca de voto configura crime eleitoral, passivo de uma série de punições. Assista o vídeo. 

Por Rurik Araújo

A Agespisa avisa que amanhã sexta-feira faltará água


A Agespisa, escritório de Buriti dos Lopes, vem através deste meio de comunicação, informar que devido a retirada de um vazamento na rua Henok Castelo Branco – centro da cidade – será desligado o sistema de abastecimento de água das 8:00 horas da manhã às 13:00 horas nesta sexta-feira(08).

Retirada de vazamento significa mais água nas casas nos locais mais altos da cidade.

Atenciosamente o Chefe do Escritório da Agespisa o senhor Antonio Carlos.     

Por Rurik Araújo
Informações: Ascom

Idosa denuncia que foi abandonada em Teresina por uma Van da secretaria municipal de Saúde de Buriti dos Lopes


Uma idosa de aproximadamente 75 anos de idade, residente no bairro Acampamento em Buriti dos Lopes, esteve na Rádio Buriti FM para denunciar um descaso acontecido com a mesma, referente aos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Buriti dos Lopes. O radialista Pedro Guimarães recebeu a senhora e expôs a situação humilhante que aconteceu com a paciente em Teresina durante seu programa.

“Fiquei jogada na rua feito cachorro morto. Foi uma situação humilhante. A Vam nos levou, mas por falta de respeito não me trouxe de volta. Nunca me senti tão mal tratada como fui nesta viagem” disse a senhora.

O radialista repudiou a atitude do motorista da Secretaria Municipal de Saúde e cobrou da primeira-dama e Secretaria de Saúde Srª Luda Percy uma resposta e pediu que ela que resolva os problemas da saúde em Buriti dos Lopes enfrenta.

“Para a senhora Dona Luda é muito fácil, pois tem plano de saúde e veículos confortáveis para se deslocar aos melhores hospitais da capital a hora que precisar. Mas para essas pessoas pobres, é preciso proporcionar o mínimo de dignidade. Isso é inadmissível e a população não aceita mais” denunciou Pedro Guimarães.

Com informações: Portal K3 Noticias

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Em Buriti dos Lopes uma ótima oportunidade de emprego; confira

População denuncia ausência de médico em UBS de Buriti dos Lopes

Foto divulgada da gestão anterior 
Mais uma reclamação em referência aos serviços públicos oferecidos pelo Prefeito e sua equipe em Buriti dos Lopes. Desta vez a ausência de médico na Unidade Básica de Saúde Demerval Castro Branco tem deixado à população revoltada. Por conta da ausência do profissional, várias pessoas estão sendo lesadas e consultas não estão sendo realizadas.

A Secretaria de Saúde do município é comandada pela primeira-dama Luda Percy e são constantes as reclamações contra a pasta. O Prefeito Júnior Percy, embora tenha colocado a frente da pasta a sua esposa, não tem conseguido oferecer um serviço pelo menos razoável para a população.

Sem médicos, populares se deslocam aos municípios vizinhos como Parnaíba para buscar consultas e exames, porém o fato é mais grave ainda, a população afirma que também faltam remédios na farmácia popular. Segundo as denúncias, sequer tem remédios para pressão arterial, e idosos estão sendo prejudicados pela gestão Percy.

Edição Portal do Rurik
Com informações do Portal K3 Noticias

MP denúncia Pai e Filho acusados de estelionato em Bom Princípio do Piauí; VÍDEO

O Ministério Público do Piauí ofereceu denuncia contra João de Deus Máximo de Carvalho e João Paulo Bessa Máximo de Carvalho, marido e filho da ex-prefeita de Bom Principio do Piauí Ângela Bessa. Pai e filho foram denunciados pelo MP, o primeiro incurso no artigo 171 (duas vezes), art. 171, §4º (quatro vezes); c/c art. 69 e art. 147, todos do Código Penal Brasileiro. O segundo incurso no artigo 171, caput e art. 147, ambos do CPB, pelos fatos narrados na exordial.

 “De acordo com o texto previsto no artigo 171 do Código Penal, classifica-se como estelionato no caso de: “obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento”.

A denúncia foi aceita pelo juiz de direito Georges Cobiniano Sousa de Melo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba ainda no inicio do ano. O caso segue correndo os trâmites judiciais. Vítimas e testemunhas de acusação estão arroladas nos autos do processo. VEJA A REPORTAGEM DA TV ANTENA 10.

Caso condenada, a dupla indiciada por estelionato, a pena prevista para o crime é de 1 a 5 anos de reclusão e multa. Atualmente um dos acusados usa das redes sociais para criticar políticos do município e por populares os mesmos tem reputação negativa junto à sociedade por conta do suposto crime praticado aos idosos do município. 

Da Redação/com informações Parnaíba Ponto Com

Sem ambulância do SAMU, moradores sofrem em Buriti dos Lopes


         Precisar do serviço do SAMU em Buriti dos Lopes, virou uma dor de cabeça para a população. Há mais de 10 (dez) dias o serviço foi desativado para que uma peça fosse recomposta na ambulância que atende as ocorrências e até agora o serviço não foi normalizado.

         Nesse período diversas denúncias chegaram ao nosso portal de que os atendimentos não estão sendo feitos conforme determina o protocolo, como denunciou um morador de Buriti dos Lopes que viu seu pai passar por uma suspeita de AVC e ser atendido por uma outra ambulância sem um suporte adequado com um iminente risco de morte.

         O paciente foi atendido no Hospital Mariano Lucas de Sousa e como é de praxe imediatamente encaminhado com urgência ao HEDA em Parnaíba, já que o hospital de Buriti dos Lopes tem servido apenas para fazer encaminhamentos.

         Vale lembrar que não é a primeira vez que o SAMU é desativado na cidade, levando sofrimento as pessoas que precisam de atendimento de urgência. Outros setores da saúde também passam por crise e péssimos atendimentos, recentemente os consultórios odontológicos da cidade foram fechados pela fiscalização do CRO, faltam médicos nos postos de saúde na cidade e no interior e medicamentos na farmácia da prefeitura, e sobram cobranças e reclamações nas ruas.

         A reportagem do portal conversou com o Chefe do Setor de Transporte da Prefeitura, Sr. Cleber Albuquerque que confirmou que realmente a ambulância está desativada com defeitos e que uma peça já foi pedida no vizinho Estado do Ceará. O estranho é a demora, já que o Estado do Ceara é do lado do Piauí, não se justificando uma demora de mais de 10 dias para a recomposição da peça, o que leva a suspeita de que o problema não foi tratado como prioridade deixando a população sem cobertura de um serviço essencial que salva vidas.

         A Secretaria de Saúde do município tem como titular a esposa do Prefeito Junior Percy, senhora Luda Percy. 

Da Redação: Portal do Rurik

Polícia Militar prende Lucas por tráfico de drogas após abordagem


Lucas Oliveira de Souza, 23 anos, mais conhecido “Luquinhas”, foi preso por volta das 11h30 desta segunda-feira (04/11) na Travessa Timbira, Bairro Pindorama, em Parnaíba, litoral do Piauí. Segundo o sargento Farlon Machado, sua equipe fazia rondas de rotina quando avistou “Luquinhas” próximo a sua residência e o abordaram, naquele momento encontraram uma pequena porção de maconha. Ainda segundo o sargento Farlon, após um diálogo com o acusado, o mesmo revelou que em sua casa havia mais maconha.
Na oportunidade os policiais além de encontrar 443, 6 gramas de maconha, dinheiro trocado, balança de precisão e rolos de papel filme para embalar o produto. “Um de nossos colaboradores nos informou que há cerca de dois meses atrás, ‘Luquinhas’ estaria com cinco quilos de Skank para distribuir na cidade, informação que compartilhamos com nosso Reservado”, sargento Farlon.

Com informações do Portal Costa Norte

Homem é preso acusado de invadir igreja e furtar dinheiro para compras


Uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento de Turístico (CIPTUR), comandada pelo capitão Prado Filho, prendeu Acelino Carvalho Silva, 25 anos, por volta das 18h de segunda-feira (05/11), acusado de ter invadido a matriz de Nossa Senhora da Conceição, centro de Luiz Correia, de onde teria levado do cofre R$ 180,00 e teria feito compras. O crime aconteceu por volta das 09h e foi registrado por câmeras de vigilância.

Inclusive, o ato foi registrado por câmeras de vigilância, facilitando o trabalho da polícia. O acusado de furto qualificado foi preso próximo da prefeitura de Luís Correia, sendo conduzido para Central de Flagrante em Parnaíba. Acelino Carvalho Silva estava na condicional e tem antecedentes criminais por furto qualificado.

Com informações Portal Costa Norte

terça-feira, 5 de novembro de 2019

Manoel Gomes lança novo hit no programa do Rodrigo Faro; confira

"Eu vou deixar de ser besta e arrumar uma mulher pra mim"
O maranhense Manoel Gomes em gravação ao programa de televisão Rodrigo Faro da rede Record lançou o seu mais novo hit que já está fazendo grande sucesso pelas principais redes sociais pelo Brasil e no mundo- "Eu vou deixar de ser besta e arrumar uma mulher pra mim".

O programa vai ao ar na íntegra no próximo domingo, dia 10 de novembro na rede Record de televisão a partir das 15hrs da tarde.

Com informações: Blog do Ilder Costa

NOTA DE FALECIMENTO


A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada, cumpre o seu doloroso dever de comunicar o falecimento do Jovem Odontologista Dr. KLEBSON CARVALHO FEITOSA, 27 anos de idade, falecido dia (04.11.19) ás 15:h18min no Hospital São Paulo, em Teresina – PI. O corpo foi Trasladado à Cidade de Buriti dos Lopes – PI, onde está sendo velado em seu próprio consultório Odontológico, localizado na Rua Padre Leal, S/N, Bairro Centro. O sepultamento será dia (05.11.19) ás 16:hs no Cemitério da Cidade de Buriti dos Lopes – PI.
                
                  A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.
                  
        
         Informou a Pax União.
        
        
         Parnaíba – PI, 05 de novembro de 2019.

Mulher enciumada toca fogo na moto do ex-marido em estacionamento de supermercado de Parnaíba


Na manhã desta segunda-feira (04), por volta das 10 horas uma mulher ainda não identificada por nosso blog, enciumada, tocou fogo na moto POP 110i do ex-marido no estacionamento do Supermercado Elizeu Martins que fica na Rua Teresina com a rua Castelo no Bairro Nova Parnaíba.

O Corpo de Bombeiros Militar de Parnaíba foi acionado para debelar o fogo, mas ao chegar a moto já estava totalmente consumida pelas chamas.

Informações preliminares dão conta de que o proprietário da moto, ex-marido da incendiária seria funcionário do Elizeu Martins e estava trabalhando no momento da ação. O dono da moto prestou queixa a polícia e registrou um Boletim de Ocorrência. A Polícia já requisitou as imagens das câmeras de segurança do estabelecimento.

Por: José Wilson | Jornal da Parnaíba

MPPI e Vigilância Sanitária apreendem mais de uma tonelada de carne em inspeção em Parnaíba


A 2ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON/PI) e a Vigilância Sanitária realizaram fiscalização nos supermercados da cidade. As atividades foram conduzidas pelo titular da Promotoria de Justiça, Cristiano Peixoto, junto com o chefe da fiscalização do PROCON, Arimatea Arêa Leão, e a representante da Vigilância Sanitária, Esther Mavignier.
O objetivo era verificar se os produtos comercializados nos estabelecimentos estavam adequados para o consumo. A equipe conferiu as datas de validade de diferentes itens e as condições de conservação das carnes, por exemplo.

Três supermercados receberam a equipe de fiscalização. Em todos foram encontrados alguns produtos com prazo de validade vencido, como cerveja, suco, batata frita e pães. Foram apreendidos 989 quilos de carne de sol, carne suína, carne de frango, carne de carneiro e carne moída, em decorrência da falta de comprovação de inspeção prévia pelo órgão competente. Os produtos foram apreendidos e inutilizados. 81 quilos de frios (queijo, presunto, salsicha e linguiça) receberam a mesma destinação, por conta da ausência de rotulagem e de indicação de prazo de validade e data de fabricação.

Foram apreendidos mais 327 quilos entre produtos para feijoada, carnes, frangos e suínos, que estavam inadequadamente acondicionados e impróprios para o consumo. Foram encontrados três pacotes de camarão sem informação da data de validade. A equipe também verificou as condições de higiene no manuseio dos frios e refeições (self-service) e a regularidade da realização de dedetizações.

O PROCON/MPPI lavrou três autos de infração, que darão origem a processos administrativos, nos termos da Lei Complementar n° 36/04. Os fornecedores têm o prazo de 15 (quinze) dias para apresentar impugnação.

Jornal da Parnaíba com informações do MPPI

Jovem é preso acusado de humilhar e agredir bisavó de 91 anos em Ilha Grande do Piauí; VÍDEO


Davi Carvalho Menezes, 19 anos, foi preso por volta das 18h de domingo (03/10), no município de Ilha Grande do Piauí, acusado de agredir a sua bisavó de 91 de anos de idade, ao chegar em casa por volta das 17h, no Bairro Morros da Mariana. A ação violenta foi registrada por celular, comprovando a agressão. O jovem teria chegado embriagado, humilhou e agrediu a idosa. Inclusive lhe arrancou a roupa. VEJA O VÍDEO:

Davi Carvalho Menezes vem sendo criado pela avó desde um ano de idade e aos dezenove anos paga os benefícios com ingratidão e violência contra sua bisavó e mãe. Apesar de demonstrar arrependido na Central de Flagrantes de Parnaíba, Davi Meneses vai arcar com a atitude violenta sendo destinado ao presídio.


Por Daniel Santos e Hílder Monção/PCN

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Policia prende dois jovens em Buriti dos Lopes pela prática do crime de receptação de animais

Nesta segunda-feira, dia 04, no bairro Campo Redondo, a Policia Civil do Piauí e do Grupamento da Policia Militar/GPM de Buriti dos Lopes, prenderam em flagrante delito os nacionais Railton Alves Pires e Marcelo Pereira da Silva, pela prática dos crimes de receptação de animais.

As investigações se iniciaram em razão do furto de 10 (dez) animais, na zona urbana de Buriti dos Lopes, onde D.S.S e A.N foram identificados como suspeitos de ter praticado o crime.

Em sede policial, D.S.S e A.N confessaram a prática do furto dos animais, tendo apontado o local onde os mesmos estavam, oportunidade em que foram recuperados por policiais da Delegacia e do GPM Buriti dos Lopes e Railton Alves Pires e Marcelo Pereira da Silva, presos em flagrante pelo crime previsto no art. 180-A do Código Penal.

Diante disso, cabe mais uma vez alertar as pessoas para que não comprem produtos, objetos ou qualquer item de procedência duvidosa e por preços bem abaixo daqueles praticados no mercado, uma vez que quem compra produtos dessa natureza pode incidir no crime.

A Polícia Civil aproveita o ensejo para solicitar à população local a realização de denúncias anônimas de crimes, medida esta que tem surtido efeito e traz benefícios a sociedade.


Para denunciar, basta clicar no link acima e preencher os campos.
Edição: Portal do Rurik
Com informações da Policia Civil

NOTA DE FALECIMENTO

É com imenso pesar que anunciamos o falecimento do jovem buritiense cirurgião dentista Dr. Klebson Carvalho Feitosa de 27 anos. Klebson Feitosa faleceu nesta segunda-feira, dia 04 de novembro, por volta das 15:30hs, no Hospital São Paulo, em Teresina, vitima de um infarto fulminante no miocárdio.

O corpo será translado para cidade de Buriti dos Lopes, sua cidade natal, onde deverá acontecer o funeral e o sepultamento.

Atualização:

O corpo será velado na rua Padre Leal, ao lado do deposito de material de construção do empresário Edson Feitosa(pai de Klebson) no prédio do consultório do cirurgião dentista. O corpo de Klebson está sendo aguardado para o velório possivelmente ainda hoje. 

Atualização às 20h30:

Segundo informações repassadas para o portal, a previsão para saída do corpo de Klebson Feitosa, da capital Teresina, está prevista para às 23hs de hoje. 

Atualização às 08:00hs, 05/11/2019


A família consternada com o falecimento do jovem cirurgião dentista Dr. Klebson Feitosa, comunica a todos que o corpo está sendo velado na sala de espera do consultório odontológico na rua Padre Leal/centro. O sepultamente está previsto para as 16hs no cemitério N.S dos Remédios no centro de Buriti dos Lopes.  


De já a família agradece o comparecimento de todos por esse ato de fé e piedade cristã.  
   
Por Rurik Araújo

Policia militar prende dupla acusada de furto em Parnaíba


O nacional Vandilson Rodrigues Sales Sousa, de aproximadamente 37 anos, natural de Teresina, residente em Parnaíba na estrada da Pedral do Sal, Fazendinha, Ilha de Santa Isabel, e David de Oliveira Veras, 27 anos, residente no bairro São Vicente de Paula em Parnaíba, foram presos em flagrante na tarde do último sábado (02/11), sob acusação do crime de furto.
Vandilson é acusado de ter arrombado a fechadura da porta do carro de propriedade de um cabo da polícia militar, e furtado um aparelho celular e a quantia de R$ 60 reais. De acordo com a vítima, que conseguiu visualizar o furto através de câmeras de segurança: 'a dupla andava em um veículo modelo Sandero e estacionou atrás do meu carro na Rua Guaporé, nas proximidades do cemitério(São Sebastião), por volta das 9hs da manhã e subtraiu o celular e dinheiro", contou.

O cabo acionou policiais do plantão para realizar diligências, e ficou de campana no local acreditando que a dupla retornaria para realizar mais furtos de veículos estacionados nas imediações do cemitério.

'Já por volta das 17hs, os dois suspeitos no veículo sandero chegaram ao local e flagrados tentando arrombar fechaduras de outros dois automóveis", disse o cabo, que acionou o reforço e efetuaram a prisão dos tais suspeitos, encaminhando o caso à central de flagrantes.

Na central de flagrantes, os dois foram autuados por furto qualificado pelo delegado Maikon Kaestner. Nesta manhã de hoje(4), os dois foram enviados para Audiência de Custódia.

O comparsa de Vandilson, David Veras contou que o mesmo 'se chupou nos ombros (se mordeu) e ralou o corpo nas paredes da cela afim de incriminar os policiais.

Fonte: Portal do Catita

Jovem de 23 anos é esfaqueado no bairro Piauí em Parnaíba


Um jovem de 23 anos sofreu uma tentativa de homicídio na tarde de ontem sábado (02). A vítima estava na frente de um bar quando foi esfaqueado no pescoço e nos braços.

Segundo informações de testemunha o rapaz identificado apenas como Leandro estava em frente a um bar, localizada na Rua Nova, bairro Piauí em Parnaíba, quando dois homens em uma bicicleta se aproximaram e golpearam diversas vezes a vítima.

Ninguém no local quis se manifestar sobre quem seriam os autores da tentativa de homicídio. A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao hospital Dirceu Arcoverde em estado grave.

Por: Gleitowney Miranda

domingo, 3 de novembro de 2019

Mãe e companheira acusadas de torturar bebê são levadas para audiência de custódia em Parnaíba


Mulheres acusadas de violência contra criança são levadas para Audiência de Custódia. As duas foram presas na tarde de sexta-feira (1º), por força de mandados da justiça. As duas mulheres sendo levadas para Audiência de Custódia nesta manhã de sábado (2).
Maria Beatriz Batista do Nascimento, 25 anos, conhecida Bia, e sua companheira Fabrícia Maria Lima da Silva, 22 anos, foram presas na tarde de sexta-feira (1º), acusadas de maus tratos contra uma criança com a idade de 1 ano e 7 meses de vida. Fabrícia Lima é a mãe da criança que se encontra internada no HUT (Hospital de Urgência de Teresina), com suspeita de traumatismo craniano provocado por agressões. Maria Beatriz Batista do Nascimento,a Bia, e sua companheira Fabrícia Maria Lima da Silva. Dois mandados de prisão foram expedidos pela 1ª Vara Criminal de Parnaíba em desfavor das suspeitas. Sobre Fabrícia Lima recai a acusação de omissão em que foi vítima sua própria filha. O inquérito policial para apurar a causa deste crime está em andamento na delegacia da Mulher, responsável pela prisão das duas mulheres.

Informações do Portal do Catita

Presos trabalham na reforma da Penitenciária de Parnaíba


Cerca de 50 detentos trabalham na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba. A Secretaria de Justiça tem utilizado da mão de obra do preso para reparos e reformas na unidade. Até o momento já foram reformadas duas alas da penitenciária.

"O servidor começa a trabalhar dentro de um padrão, de uma sistemática de procedimentos adotados, além de um ambiente mais salubre e mais seguro. Os servidores trabalham mais satisfeitos e também produzindo melhor", comenta Flávio Evandir, diretor da unidade penal. Corredores lavados, limpos, celas pintadas, faixas de contenção, além de outras melhorias estruturais estão sendo feitas na penitenciária.
"A Lei de Execução Penal assegura que o preso trabalhe dentro da unidade penal e estamos possibilitando isso. O trabalho é benéfico tanto para o preso quanto para a unidade que recebe essas melhorias. Agradecemos também aos nossos servidores, tanto os do nosso Grupo de Apoio Rápido quanto os plantonistas, pois eles estão abraçando a causa", frisa o secretário de Justiça, Carlos Edilson.  O Diretor de Inteligência da Sejus, Delegado Charles Pessoa, ressalta que não foram só reformas, mas novos procedimentos adotados.

"A nova rotina inicia desde o portão de entrada, onde adotamos um controle de acesso a fim de fiscalizar quem entra e quem sai da unidade. Isso já resultou em apreensões de drogas e celulares. Buscamos diariamente esse aprimoramento da vigilância por parte dos agentes penitenciários", declarou Charles Pessoa. Conforme a Lei de Execução Penal, a cada três dias trabalhados, é remido um dia na pena do interno.