BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 17 de julho de 2021

Prefeito Nonatinho do Sindicato vistoria obras de pavimentação poliédrica na zona urbana de Cocal

Na manhã desde sábado (17), na companhia do Vereador Valdinar do Sindicato, o prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato (PT), vistoriou o andamento das obras de pavimentação poliédrica (calçamento) que estão sendo executadas com recursos próprios da Prefeitura, no Bairro São Francisco, zona urbana de Cocal-PI.  

Na ocasião, o prefeito aproveitou para conversar com alguns moradores e disse: “ Continuamos trabalhando por todos o município de Cocal no intuito de dá melhores condições de vida para o povo cocalense”, frisou o gestor entusiasmado com o andamento das obras.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal

PRF cumpre Mandado de Prisão Preventiva na BR 343 e prende homem acusado do crime de Estupro de vulnerável

No momento da abordagem, o homem de 40 anos estava em um ônibus com destino a Parnaíba/PI. O Mandado de Prisão Preventiva foi expedido pela 4ª Vara Criminal de Caucaia/CE.

Policiais Rodoviários Federais deram cumprimento na noite desta quinta-feira (15), a um Mandado de Prisão Preventiva em desfavor de um homem de 40 anos. A ação aconteceu na BR 343 no município de Piripiri/PI.

Os policiais estavam realizando uma fiscalização de rotina, quando abordaram o ônibus que vinha de Brasília/DF com destino a Piripiri/PI. Durante a abordagem, foi verificado que o passageiro possuía em seu desfavor um Mandado de Prisão Preventiva expedido pela 4ª Vara Criminal da cidade de Caucaia/CE. O homem é acusado do crime de Estupro de Vulnerável.

Diante dos fatos, o homem foi encaminhado à Polícia Civil na cidade de Piripiri/PI para as providências que o caso requer e o cumprimento do Mandado. 

Com informações: PRF

Prefeito Nonatinho do Sindicato vistoria obras em estradas vicinais na zona rural de Cocal

Nesta sexta-feira, dia 16 de julho, o prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato, acompanhado do Vereador Ribamar, vistoriou os trabalhos de recuperação das estradas vicinais, desde a localidade, Grutilhão, passando por Vargem, Lagoa Seca até o entroncamento da BR-343, na localidade Poções.

Na oportunidade, o prefeito visitou o Grupo Escolar José Antão dos Santos na comunidade Almas e a residência da senhora Rosélia.

O gestor agradeceu pela boa acolhida: “Sou grato pela recepção que sempre recebo. Com muita fé e trabalho alcançaremos os nossos objetivos”.

ASSISTA O VÍDEO:

Fonte: Facebook/Prefeitura de Cocal

sexta-feira, 16 de julho de 2021

DENÚNCIA! Transformador da Equatorial entra em curto e casa quase pega fogo; veja vídeo

Um transformador da Estatal Equatorial, localizado no povoado Alto Bonito, na zona rural de Buriti dos Lopes, Norte do Piauí, entrou em curto, pegou fogo, e ocasionou a queima de vários aparelhos eletrodomésticos de algumas residências do povoado. Na maioria delas, são pessoas de baixa renda que residem na comunidade, que não tem como repor seus bens danificados.

A descarga de energia em alta voltagem, aconteceu por volta das 15:30hrs desta sexta-feira (16). Os técnicos da Equatorial, foram acionados, porém, até o momento ninguém apareceu para solucionar o problema. “A casa da minha irmã, quase pegou fogo... até agora, a Equatorial não fez nada... queremos uma resposta...queremos que a empresa arque com os prejuízos, porque não temos culpa do que aconteceu”, disse o morador revoltado. 


Por: Rurik Araújo(Portal do Rurik)

GPM de Buriti dos Lopes prende dois homens acusados de lesão corporal grave

Por volta das 12:30hrs, desta sexta-feira (16/07), dois homens foram presos pelo Grupamento da Policia Militar/PI - GPM de Buriti dos Lopes, acusados de lesão corporal grave. O fato teria acontecido na rua Josias Leódido, próximo a Delegacia de Polícia Civil desta Cidade.

De acordo com o policiamento do GPM-BL, o acusado W. F. C, foi preso em flagrante após o delito na frente de casa onde ele mora, na rua Raimundo Nonato Gomes – bairro Amansa Burro.

O comparsa, um ex-presidiário, foi identificado somente como Maicon (foto acima tatuado), detido logo em seguida - ambos possuem passagem no sistema prisional em Parnaíba-PI.

Ainda de acordo com a PM, os acusados desferiram vários golpes de faca na vítima identificado como Fernando Luis do Nascimento, que foi socorrido por uma equipe de plantão do Pronto Atendimento do Município (Hospital Estadual Dr. Mariano Lucas de Sousa) e encaminhado para o HEDA em Parnaíba. 

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)

Covid-19 | Cocal ultrapassa 10.000 doses de vacina aplicadas

A prefeitura de Cocal e Secretaria Municipal de Saúde comemoram: já ultrapassa 10.000 o número de doses de vacina aplicada contra a Covid-19, no município. De acordo com o vacinômetro, 7.873 pessoas receberam a primeira dose, mais 2.122 da segunda dose e outras 154 foram imunizadas com dose única de imunizante. Um total de 10.149 pacientes foram imunizados.

Confira

Legislativo parnaibano recebe a visita de historiadores

O presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, Carlson Pessoa (DEM) recebeu no gabinete da presidência nesta sexta-feira (16), o presidente da Academia Parnaibana de Letras( Apal), José Luiz Carvalho, o presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba(IHGGP), Reginaldo Júnior e o  historiador Adrião Neto.

O objetivo da visita foi a apresentação de um ofício com algumas sugestões para a comemoração do “Bicentenário do Movimento Separatista”, a ser celebrado no dia 19 de outubro de 2022. O evento marca a aclamação da Independência, ocorrida em Parnaíba sob liderança do comandante da Vila, Simplício Dias da Silva e presidente do Senado da Câmara de Juiz de Fora, João Cândido de Deus e Silva.

Além das sugestões, apresentaram uma ideia de Projeto de Lei que visa a “Elevação do Cajueiro de Humberto de Campos a condição de Patrimônio Natural, Histórico e Cultural do Reino Vegetal, do município de Parnaíba”.

Durante a conversa, lembraram que o cajueiro foi plantado em 1896 pelo escritor Humberto de Campos. Ressaltaram ainda que o cajueiro representa um símbolo da memória do escritor e um ponto turístico de Parnaíba que entrou em evidência na literatura nacional, por meio do próprio escritor.

O presidente Carlson Pessoa destacou que a Casa Legislativa tem desenvolvido um trabalho com muitos debates importantíssimos com a mesma bravura do passado. “Muito tem sido feito neste período de seis meses que estou como presidente da Casa. Já travamos algumas lutas importantes e com debates de vários segmentos da sociedade que chegam até nós. O trabalho que estamos desenvolvendo é com muita seriedade e responsabilidade”, sublinhou.

Carlson frisou também que a história de Parnaíba é o pilar do povo parnaibano. “Fico contente com as demandas. Quero dizer que eu estou ouvindo os senhores, mas quero dizer que vamos ouvir também o povo da nossa cidade. Como sabem, o Poder Legislativo não tem o poder de execução, no entanto, vamos fazer o encaminhamento do ofício para a assessoria jurídica e Comissão de Educação, Cultura e Desportos para que analisem e façam um parecer e, na primeira semana de agosto, teremos uma resposta”, finalizou.

Fonte: Ascom / CMP

Venha fazer suas comparas de frutas e verduras no Sacolão N. Srª dos Remédios

A dona Dadinha, proprietária do Sacolão N.Srª dos Remédios seleciona ela mesma, as frutas e verdores de melhor qualidade para você. 

Todos às sextas e sábados, e segundas-feiras - feira livre - recebemos diretamente da SEASA-CE, frutas e verduras fresquinhas de qualidade no menor preço da cidade. Venha conferir o que nós estamos anunciando.

Estamos localizados às margens da BR-343, frente a Igreja Matriz de Buriti dos Lopes. Além de frutas e verduras o cliente encontra uma infinidade de produtos como; ovos de codorna, doces, azeites, temperos secos e artesanais, e muito mais!

Maiores informações, ligue já para os números: (86) 994285290 ou 994879010.












PAX UNIÃO INFORMA | NOTA DE FALECIMENTO


 

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada cumpre o doloroso dever de informar o falecimento da senhora JOANA PEREIRA BARROS FERREIRA, 81 anos, falecido nesta quinta-feira 15/07/2, no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI. O corpo foi transladado para o município de Buriti dos Lopes-PI, povoado Barra do Longá, rua Santa Luzia, onde foi velado e sepultamento no cemitério da comunidade às 16hs.

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada agradece a todos que compareceram a este ato de fé e piedade cristã.

Informou, a PAX UNIÃO.

Buriti dois Lopes-PI, 16 de julho de 2021.

Criança de 4 anos morre em hospital 4 dias após acidente de carro na BR-343

Uma criança identificada como Melissa Rodrigues de Sousa, de quatro anos, morreu nesta quinta-feira (15/07), no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

A vítima ficou gravemente ferida após acidente de carro ocorrido na BR-343, em Floriano, no último domingo (11/07), que matou Ivan da Silva Sousa, de 47 anos. Uma mulher de 46 anos e uma criança de dez anos ficaram gravemente feridos.

Melissa foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), encaminhada ao Hospital Regional Tibério Nunes e teve que ser transferida para Teresina devido gravidade dos ferimentos, mas não resistiu após quatro dias.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os agentes estiveram no local do acidente e concluiu que condutora possuía indícios de ingestão de bebida alcoólica.

O corpo de Melissa será sepultado em Jerumenha.

Fonte: Portal 180

Idoso é achado morto às margens da BR-316 em cidade do Piauí

Um idoso identificado por José Genivaldo de Macedo, de 62 anos, foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (15/07), às margens da BR-316, nas proximidades de Ipiranga do Piauí. As informações são do Tribuna em Foco.

Segundo o policial militar Cabo Cesário, não há nenhuma marca de agressão pelo corpo e tudo indica que ele teve morte por causas naturais.

O idoso é natural de Castelo do Piauí, filho de Wanderil Ricardo de Macedo e Francisca Alves Rocha.

Familiares da vítima podem entrar em contato com estes números (86) 99911-8355 ou (89) 99930-3589 para procedimentos legais.

Via Portal 180

Aproveite as Super Ofertas em Refrigeradores no Paraíba




Prefeito Lucas Moraes viaja a Teresina em busca de recursos para o município de Bom Princípio do Piauí

Com o objetivo de buscar recursos para realizar investimentos que melhorem a qualidade de vida da população bomprincipiense, o prefeito Lucas Moraes acompanhado pelo superintende urbano Genivaldo Oliveira, esteve nesta quarta-feira (14) em Teresina, capital piauiense, para reivindicar melhorias para o município de Bom Princípio do Piauí.

Cumprindo a agenda, o Chefe do Executivo reforçou os compromissos com o secretário de estado das cidades, deputado Fábio Xavier e visitou o secretário de estado da saúde, Florentino Neto, onde reivindicou mais recursos para a área da saúde.

Superintendente Urbano, Genivaldo Oliveira; Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto e o Prefeito Lucas Moraes.

Secretário de Estado das Cidades, Deputado Fábio Xavier e o Prefeito Lucas Moraes.

O prefeito Lucas Moraes, esteve ainda no setor público do Banco do Brasil, juntamente com a secretária municipal de finanças Samara Moraes e a coordenadora do Programa Bolsa Renda Familiar, Josiane Veras, onde as mesmas participaram de uma capacitação referente ao programa.

Secretária Municipal de Finanças Samara Moraes e a Coordenadora do Programa Bolsa Renda Familiar Josiane Veras.

Segundo o prefeito Lucas Moraes o contato com Teresina é muito importante para garantir apoio e destinação de recursos, que ajudarão a desenvolver vários projetos em nosso município.

FONTE: SECOM - PMBPP

CEPM do Piauí promove “Ciranda das Negras”

A Coordenadoria de Estado de Estado de Políticas do Piauí promove o “Ciranda das Letras”. Durante o evento virtual será realizado o Simpósio Negritude em Pauta, que visa discutir assuntos que diretamente impactam na vida da mulher negra.

O objetivo é articular em rede com os órgãos setoriais e movimentos sociais, estratégias para construir novas narrativas direcionadas às mulheres negras no estado do Piauí através de ações e desenvolvimento de políticas públicas.

O Simpósio Negritude em Pauta será realizado   de 19 ao 23 de julho, via internet, a partir das 9h. Os certificados serão emitidos após o evento.

Marilene Almeida, secretária da Mulher, cidadania e direitos Humanos da Prefeitura de Cocal, fala sobre o movimento.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal

quinta-feira, 15 de julho de 2021

ASSISTA O VÍDEO | Prefeito de Cocal Nonatinho do Sindicato recebe primeira dose de vacina contra a Covid-19

Na última semana, o prefeito de Cocal-PI, Nonatinho do Sindicato, foi vacinado com a primeira dose da vacina coronavac, contra a Covid-19.

Em vídeo, Nonatinho fala desse momento e fomenta e alerta aos cocalenses quanto a importância de se prosseguir com os cuidados para evitar a disseminação do vírus, mesmo após serem vacinados.


 Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal

Vândalos armados de facão cortam árvore no Centro de Buriti dos Lopes-PI

Imagens capturas por uma câmera de segurança e enviadas à reportagem do Portal do Rurik, dão conta da perversidade de dois indivíduos armados com facão, cortando uma árvore durante a madrugada do último domingo, dia 11/07/2021. O lamentável episódio ocorreu por volta das 4hrs da manhã na rua Josias Leódido, no centro da cidade de Buriti dos Lopes, Norte do Piauí.

Nossa reportagem enviou o vídeo para o comandante do Grupamento da Policia Militar – GPM de Buriti dos Lopes, e às providências, segundo ele, estão sendo tomadas. “O referido delito, aconteceu logo após uma seresta, em um terminado bar, no final da rua que dá acesso ao povoado Lagoa Grande. A PM durante a madrugada, realizou várias rondas e atendeu diversas ocorrências, mas não tivemos conhecimento do fato especifico. ”, disse o comandante. 

Assista vídeo 1:

Assista vídeo 2:

A arborização em vias públicas é um recurso importante não só para a estética da cidade, mas também para oferecer melhor qualidade de vida aos moradores. Por isso, é importante destacar que o corte e a depredação de árvores sem autorização do poder público são considerados crimes ambientais previstos pela Lei 9.605/98 e pelo Código Penal, respectivamente.

Por Rurik Araújo(Portal do Rurik)

Homem acusado de Receptação é preso pela PRF com veículo clonado na BR 343

O homem de 43 anos conduzia o veículo Fiat/Punto no momento da abordagem. Após averiguação detalhada, constatou-se que o veículo possuía seus elementos de identificação adulterados. Em consulta aos sistemas, foi verificado que o veículo original havia sido roubado há 3 anos no Ceará.

Policiais Rodoviários Federais prenderam na tarde de ontem (14) um homem de 43 anos acusado do crime de Receptação. A ação aconteceu na BR 343 na cidade de Piracuruca/PI.

Os policiais estavam em fiscalização de rotina quando abordaram o Fiat/Punto. Ao fazerem as devidas identificações no veículo, foi detectado que o bem possuía seus elementos de identificação adulterados. Ao ser feita uma verificação mais minuciosa, os policiais constataram que o veículo original havia sido roubado em 17 de janeiro de 2018 em Acaraú, no Ceará. O acusado também já respondeu processo por furto qualificado em 2003.

Diante desse cenário, os policiais encaminharam o veículo e o homem até à Polícia Civil na cidade de Piracuruca/PI para os procedimentos que o caso requer. Ele responderá pelo crime de Receptação.

Com informações: PRF

quarta-feira, 14 de julho de 2021

Homem é flagrado pela PRF transportando animais silvestres na BR 316

O homem de 22 anos transitava com os animais no acostamento quando os policiais deram voz de parada. Na ação, foram encontrados um pássaro "Pêga" e uma espécie de tatu. Ainda foi encontrado uma armadilha de nome "jequi", utilizada para capturar tatus.

Policiais Rodoviários Federais autuaram na manhã de ontem (13) um homem de 22 anos pelo crime de e Matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre. A ação aconteceu na BR 316 na cidade de Passagem Franca/PI.

Os policiais estavam realizando trabalho de fiscalização quando abordaram o homem que transitava em uma bicicleta e transportava um pássaro conhecido como "Pêga" (Icterus pyrrhopterus) e um tatu-galinha (Dasypus novemcinctus).

O homem tentou fugir, porém foi contido pelos policiais que conseguiram identificar os animais. Ele não informou qual o destino dos animais.

Diante das circunstâncias, o homem foi autuado por Matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre e se comprometeu a se fazer presente em audiência judicial para esclarecer a prática delituosa.

PRF - PI

Prefeitura realiza mais um ato de vacinação contra a Covid-19 em Cocal

Desde a madruga desta quarta-feira (14) podia-se observar a movimentação de pessoas que procuravam guardar um lugar para receber a tão esperada dose do imunizante contra a doença da pandemia.

A Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, mais um ato de vacinação contra a Covid-19, tendo como público alvo, pessoas adultas com 45 anos ou mais, comerciantes de gêneros alimentícios e padarias.

A imunização foi realizada no Ginásio Poliesportivo do Centro da cidade, iniciando por volta das 8h da manhã.

Às pessoas que fazem parte da faixa etária da ação do dia foram solicitados documentos como a identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência, para que pudessem receber a dose do imunizante.

Já aos funcionários e comerciantes de gêneros alimentícios e padarias foi solicitada identidade (RG) para comprovar o agendamento prévio processado na sede da referida Secretaria de Saúde.

Fonte: Ascom / Prefeitura de Cocal.

Idoso acusado de receptação e uso de documento falso é preso na BR 343 em Parnaíba

Policiais Rodoviários Federais prenderam na noite desta terça-feira (13/07) um homem de 62 anos - que não teve sua identidade revelada, acusado dos crimes de receptação e uso de documento falso. A ação ocorreu na BR 343 na cidade de Parnaíba.

Os policiais estavam em fiscalização de rotina quando abordaram o veículo marca/modelo Chevrolet/S10. Ao fazerem as devidas identificações no veículo, foi detectado que o bem possuía seus elementos de identificação adulterados. O veículo se trata, na verdade, de outra caminhonete S10 furtada há 8 anos na Cidade Ocidental-GO.

Diante desse cenário, os policiais encaminharam o veículo, o documento e o homem até a Central de Flagrantes de Parnaíba para a adoção dos procedimentos legais. Ele responderá pelo crime de receptação e uso de documento falso. 

Com informações: PRF