BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 27 de fevereiro de 2021

Órgãos da Saúde avaliam positivas a ações promovidas na Feira de Cocal

De acordo com um integrante da Vigilância Sanitária (VISA), as ações de combate ao coronavírus realizadas neste sábado durante a Feira Municipal foram positivas. A população reagiu bem e houve, de forma geral, adesão e prática das medidas de prevenção por parte dos feirantes e proprietários de estabelecimentos comerciais.

Sabe-se que uma feira livre favorece a formação de aglomeração. No entanto, com a redução limitada à venda somente de produtos de gêneros alimentícios, observou-se a diminuição do fluxo de pessoas no espaço da feira, tanto no número de vendedores quanto de passantes em busca de realizar suas compras rotineiras.

Adalberto Firmo, integrante da VISA, quem foi abordado, por exemplo por falta do uso de EPI, reagiu bem à oferta de máscara, álcool gel e orientações executadas pelas equipes que acompanharam o andamento do dia, também nos estabelecimentos comerciais.

Foi montado um ‘stand’ de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no qual, os profissionais, durante suas atividades, receberam apoio da Guarda Municipal, DMTRANS e Polícia Militar.








Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal

ESPORTE | Jovens atletas de Cocal, Caraúbas e Piracuruca, viajam para Paraíba após passarem em peneira

Na última quinta-feira (25) alguns atletas dos municípios de Cocal, Caraúbas e Piracuruca e Adrianópolis partiram, em busca da realização de um sonho, com destino à cidade de Sape na Paraíba

Os desportistas participaram de uma ‘peneira’ em uma na localidade Frecheiras de São Pedro, em fevereiro de 2020, com o professor Salmito Neto e foram aprovados no Clube Confiança Esporte Clube de Sapê. Os jogadores passaram um mês em avaliação, na busca de se tornarem grandes jogadores de futebol, sob orientação do professor Eduardo Carvalho. Os mesmos, iniciaram essa empreitada por méritos próprios.

Todos os participantes foram convocados e estão sob responsabilidade de Leandro Silva, liderança da região de Frecheiras de São Pedro, que os acompanha.

São 11 atletas, ao todo, dos dois estados:

Junior Sousa de Cocal Piauí; Manoel Santos, Felipe Alysson, Marcos Vinicius e Eduardo Silva de Caraúbas do Piauí; Francisco das Chagas (Chaguinha) de Piracuruca;

Lucas Lima, Clayton, Anderson e Francisco Júnior de Adrianópolis (Ceará); e João Vitor de Bom Princípio do Piauí.

Por Evaldo Neres

Cocal: Polícia investiga irmãos por uso de cartões bancários e documentos como caução de dívida

Na tarde desta sexta-feira (26/02), uma guarnição da Polícia Militar, comandada pelo Tenente Carvalho, conduziu para averiguação na Delegacia de Polícia Civil de Cocal, município da região Norte do Piauí, dois rapazes suspeitos de utilizarem cartões de benefícios e documentos pessoais de terceiros para a realização de supostos saques indevidos.

De acordo com o apurado pelo Blog do Coveiro, no início da manhã um popular encontrou na rua um invólucro contendo vários documentos pessoais (RG e CPF) e cartões magnéticos (benefícios) de pessoas desconhecidas. O material foi entregue ao dono de um comércio do centro da cidade, que noticiou o achado em alguns meios de comunicação, a exemplo da rádio local.

No período da tarde, dois homens, que se apresentaram como irmãos residentes do distrito de Ubatuba, zona rural da cidade Granja-CE, chegaram ao referido comércio reivindicando a documentação. Diante da suspeita, o comerciante acionou os militares, que conduziu os suspeitos e o material para o distrito policial.

Em depoimento na sede policial, um dos investigados relatou que é comerciante e que cinco amigos de sua comunidade ao tomarem conhecimento que o mesmo viajaria para Cocal, estes lhe entregaram espontaneamente os cartões e documentos para que fossem realizados os saques na Caixa Econômica Federal, tendo em vista que em sua cidade não possui agência bancária da referida instituição.

Após a inquirição, os irmãos foram liberados, no entanto, a documentação ficou apreendida e será entregue aos seus legítimos donos, respectivamente, que foram intimados a comparecem à delegacia na próxima semana para reaverem a documentação e prestarem maiores esclarecimentos.

Aproveitando o ensejo, a Polícia Civil disponibiliza o WhatsApp Denúncia: (86) 9.9410-9389, para o recebimento de denúncias anônimas de crimes a serem investigados como tráfico de drogas, estupro, localização de fugitivos da justiça e outros, reiterando que a população também denuncie a prática de alguns comerciantes, que comentem crime ao reterem documentos pessoais e cartão magnético de conta bancária relativa a benefícios, pensão do idoso, bolsa família e qualquer outro documento com a finalidade de garantir o recebimento ou ressarcimento de dívida. 

Com informações Blog do Coveiro 

Acusado de tentativa de feminicidio se apresenta à polícia em Parnaíba-PI

O caso estava sendo apurado pela Delegacia da Mulher no Complexo da Polícia Civil. O delegado João Rodrigo Luna responde pela pasta.

O repositor de supermercado identificado como Junior Ribeiro de Carvalho, 25 anos, residente no Colina do Alvorada, bairro João XXIII em Parnaíba, se apresentou nesta sexta-feira (26), na Delegacia Especializada da Mulher para responder pelo crime de uma tentativa de feminicidio, em que foi vítima, Laísa Vieira Martins.

De acordo com as informações, o ex-namorado teria se desentendido com Laísa nas proximidades do hospital Dirceu Arcoverde, por volta das 14hs 30 do dia 06 de janeiro, do corrente ano.

Em consequência da discussão, ela saiu atingida com um golpe de faca de cozinha. Foi socorrida e encaminhada ao pronto socorro do Heda. A delegacia da Mulher requereu mandado de prisão contra o ex-namorado de Laisa, Junio Ribeiro de Carvalho, que alegou ter levado tapas da ex-namorada no dia da ocorrência, por conta de uma crise de ciúmes.

No Complexo da Polícia Civil, o acusado se apresentou na presença do advogado Luis Antonio Furtado da Costa. O delegado João Rodrigo Luna - que está respondendo pela Delegacia Especializada da Mulher mandou lavrar o procedimento de oitiva do acusado e encaminhou o preso à central de flagrantes de Parnaíba.

Nesta segunda-feira (1º), deverá ser levado ao presídio de Parnaíba, caso o mandado da justiça não seja revertido em alvará de soltura.

Saúde | ‘Geração Saúde’ inicia atividades nesta segunda-feira em Cocal

A Prefeitura de Cocal, na gestão do prefeito Nonatinho, segue investindo na saúde e bem-estar da população e, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, retornará as atividades com os grupos de dança do Município, nesta segunda-feira (01/03).

O reinício do 'Geração Saúde' se dará pelos grupos da zona urbana: “Da Praça de Eventos, que foi o primeiro a entrar em ação; Bairro Ulisses, que no momento será no Ginásio Poliesportivo do Centro; e no espaço atrás da Escola Chico Monção, no Bairro São Francisco.

Segundo a profissional de educação Física, Margô Melo, as academias de saúde do Bairro São Pedro e do Centro de Complexo de Lazer e Cultura, também estarão em atividades: “Além desses grupos da cidade, que passarão a se chamar 'Geração Saúde', está previsto para iniciarem no dia 15 de março, as agremiações de algumas localidades do interior. Nós tivemos que parar por um tempo por causa da pandemia, mas nada nos impede de praticarmos atividades físicas, até porque temos que estar com o nosso corpo saudável”, enfatiza Margô.

A equipe de profissionais que executarão o projeto é formado pelos Educadores Físicos Margô Melo, Reynaldo Nóbrega, Francildo Lázaro, Silvana Kelly, Adael Oliveira, Renato Machado e Jhonantan Nunes.

Por Evaldo Neres

Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal

Prefeitura restaura estradas vicinais na zona rural do município de Bom Princípio; sonho realizado

A Prefeitura Municipal de Bom Princípio do Piauí, que tem como prefeito o jovem Lucas Moraes (DC), vem intensificando os serviços de infraestrutura no município, bem como, melhorando estradas vicinais para proporcionar mais qualidade de vida para o cidadão bomprincipienses.

Nesta sexta-feira (26/02) através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, um morador conhecido como Matheuzinho, que tem mais de 100 anos de idade, residente no povoado Córrego dos Cardoso, teve o sonho realizado após a prefeitura empiçarra a estrada que dá acesso a sua localidade. Há anos, seu Matheuszinho sonhava com a realização da tão sonhada estrada. O empiçarramento da estrada beneficia várias famílias que lá residem e faz parte de uma ação realizada pela prefeitura de Bom Princípio do Piauí com recursos próprios.

Com informações: SECOM

Tiveram inicio nesta sexta dia 26, a pavimentação asfáltica em algumas ruas da cidade de Cocal-PI

Os trabalhos fazem parte do plano de governo da gestão do prefeito Nonatinho, dando continuidade ao trabalho do ex-prefeito Rubens Vieira. 

Em continuidade aos projetos da gestão anterior, nesta sexta-feira (26), iniciaram os serviços de pavimentação asfáltica de 16 ruas da cidade de Cocal-PI. São cerca de 28.000m2 que beneficiarão tanto os moradores da zona urbana quanto os da zona rural, pois a ação melhorará o tráfego de automotores, facilitando o fluxo entre as comunidades e a sede. As obras que já estão em andamento são resultantes de parceria com o Governo do Estado do Piauí e a Prefeitura Municipal de Cocal.

Nonatinho (PT), o atual gestor do Município, celebra em suas redes sociais, com satisfação, o início dos trabalhos: “É com muita alegria que venho informar aos companheiros que hoje (26) iniciamos o asfaltamento de 16 ruas da nossa Cocal. Maior mobilidade e crescimento”.

O prefeito acrescentou que o compromisso de sua gestão é trazer melhorias, fomentar o desenvolvimento e propiciar mais qualidade de vida para os cocalenses.




Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal

Corpo de jovem é encontrado em cova rasa na cidade de Altos

Na tarde dessa sexta-feira (26), o corpo de um homem identificado como João Paulo Higino de Sousa, de 19 anos, foi encontrado em uma cova rasa, em Boa Nova, zona rural de Altos. Às informações são do Portal VIAGORA.

De acordo com a Polícia Civil, populares da região sentiram um mau cheiro em um terreno, e ao se aproximarem do local perceberam que havia membros superiores de um corpo humano desenterrado em uma cova rasa.

Segundo informações, João Paulo estava desaparecido há alguns dias. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnico-Científico foi acionada para auxiliar os trabalhos do 14º Distrito Policial de Altos.

A Polícia Civil irá investigar o caso, para tentar identificas os suspeitos de participação na morte do jovem. 

Edição: Portal do Rurik

Homem golpeia o próprio irmão com golpe de facão durante bebedeira em Cocal


Um homem identificado como Francisco das Chagas Moraes, 49 anos, foi esfaqueado com dois golpes de facão desferidos pelo seu irmão, identificado como Carlos Alberto de Moraes, 57 anos. O incidente foi registrado no início da tarde desta sexta-feira (26), em uma residência no bairro São Pedro, na cidade de Cocal, Norte do Piauí. 

A Polícia Militar atendeu a ocorrência, na qual testemunhas informaram que os irmãos estavam em meio a uma bebedeira quando por motivos ainda desconhecidos, acabaram travando uma luta corporal em que um deles saiu esfaqueado com um golpe na cabeça e abdômen.

A vítima foi socorrida por populares e encaminhada ao hospital da cidade, onde recebeu atendimento médico e logo em seguida teve alta.

O acusado, bem como a suposta arma utilizada nas agressões foi localizado pelos militares e não resistiu à voz de prisão, sendo encaminhado juntamente com a vítima para a Delegacia de Polícia Civil de Cocal.

Ambos estavam alcoolizados, o que impossibilitou a inquirição sobre os fatos a serem esclarecidos perante a autoridade policial.

Diante dos fatos e por se tratar de lesão corporal de natureza leve, os envolvidos foram liberados para prestarem depoimento em uma nova data, juntamente com as testemunhas.

Informações; Blog do Coveiro, via Portal Piauí em Dia via 

Prefeito Nonatinho se reúne com o deputado Júlio César em busca de investimentos para o Município

Nesta sexta-feira (26), o prefeito de Cocal-PI, Nonatinho, esteve em Teresina, quando se reuniu com o Júlio César (deputado federal) e Georgiano Neto (deputado estadual). No encontro com os parlamentares foram tratados investimentos relevantes para obras de Infraestrutura e Saúde do Município.

Nonatinho agradeceu a boa acolhida por parte dos deputados e por seu interesse e disposição em contribuir com o desenvolvimento da cidade.

Na oportunidade, Júlio César o presenteou com o livro, de sua autoria: "O Brasil e o Mundo em Dados Comparativos". Nonatinho se sentiu satisfeito com o regalo.

Nonatinho, na ocasião, estava acompanhado ex-prefeito de Cocal, Rubens Vieira; do vice-prefeito Dr. Douglas Lima; da secretária de Saúde, Fabrícia Vieira; do vereador Carlão e do assessor Thaylon Andrades.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Guarda Patrimonial captura suspeito de violação de túmulos e furto de objetos dentro de cemitério em Parnaíba

A Guarda Patrimonial através do serviço de rondas ostensivas de fiscalização e combate à criminalidade contra o patrimônio Público, na noite desta quinta-feira, 25, uma equipe da Ronda Patrimonial, composta pelos Guardas: Mauro, Dutra e Adriano José, se depararam com um indivíduo, identificado como Jefferson Pereira Galeno, no interior do Cemitério da Igualdade, no Centro da cidade, furtando uma pedra de granito de um dos túmulos, fato recorrente, além de muita depredação e violação dos túmulos que está ocorrendo naquele local.

Por isso, o Prefeito Mão Santa determinou uma intensificação na segurança do mesmo, onde, logo na primeira noite, esse indivíduo foi flagrado, perseguido e capturado pela Ronda Patrimonial, furtando esse material. Diante do ocorrido, o suspeito foi conduzido, juntamente com uma guarnição da PM à Central de Flagrantes para os procedimentos cabíveis.

Às informações são do Blog Folha de Parnaíba.

Homem de 25 anos é morto a tiros dentro de casa em Parnaíba

Jhonatan Klisman Alves de Jesus, 25 anos, foi morto com dois disparos de arma de fogo, na tarde desta sexta-feira (26) dentro da própria residência localizada no bairro Pindorama em Parnaíba, litoral norte do Piauí.  

De acordo com informação, Jhonatan estava sendo investigado por envolvimento com drogas. A polícia investiga também a participação de dois elementos conduzindo uma motocicleta, apontados como autores do homicídio. Ainda de acordo com informações Jhonatan, foi atingido fatalmente com pelo menos dois disparos de arma de fogo na região da cabeça, tendo morte imediata.

A Polícia Militar do Estado do Piauí, acionou o Instituto de Médico Legal/IML, e a Perícia Criminal, que logo depois removeram o corpo da vítima para pedra cadavérica.

VITIMA 

Edição: Portal do Rurik

Presidente da República Jair Messias Bolsonaro, visita cidade de Bom Princípio do Piauí

Hoje foi um dia histórico para os bomprincipienses. Pela primeira vez um Presidente da República visitou a cidade de Bom Princípio do Piauí.

Na tarde desta sexta-feira (26), o prefeito de Bom Princípio do Piauí, Lucas Moraes, Secretários e Representantes do Municipais recepcionaram, juntamente com populares, o atual Presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro. O momento foi marcado com muita emoção pelos munícipes que foram surpreendidos com a decida de helicópteros da Força Aérea Brasileira no Estádio Aderson Rabelo por volta das 14hrs. A passagem do presidente contou com um forte esquema de segurança que movimentou diversas forças aéreas e terrestres.

O momento do encontro do Presidente Bolsonaro com o Prefeito Lucas Moraes foi de muita descontração, o Prefeito presenteou o Presidente com a camisa do time local Barcelona Esporte Clube e com a Bandeira Municipal. O segundo Prefeito mais jovem do Piauí é também o único prefeito do país eleito nas últimas eleições pelo Partido Democracia Cristã (DC).

Na oportunidade, o Prefeito Lucas Moraes entregou ao Presidente da República dois ofícios, solicitando a conclusão do Projeto Tabuleiros Litorâneos etapa II e recursos para o desenvolvimento de um esquema de captação de água do rio Parnaíba para o município de Bom Princípio do Piauí.

Agenda no CE

Durante a cerimônia, realizada em Tianguá, serão assinadas as autorizações para a retomada das obras na Travessia Urbana do município, localizada na BR-222. Serão autorizados o início das obras dos novos traçados da rodovia Variantes na cidade de Umirim e no distrito de Frios, além da obra para a conclusão do viaduto que dá acesso à cidade de Horizonte, na BR-116.

Além da assinatura das ordens de serviço, a agenda da comitiva presidencial prevê visitas técnicas às obras de duplicação do Anel Viário de Fortaleza e do trecho da BR-222, que liga o município de Caucaia ao Porto de Pecém. A agenda está prevista para terminar às 18h.





SECOM