BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 26 de junho de 2021

Com base no crime de ameaça, homem é conduzido à delegacia

Luís Fernando Luis e Silva, 52 anos, foi preso pela patrulha da Rocam coordenada pelo sargento Madson no início da tarde de quinta-feira (24), nas imediações do centro comercial da Rua Gervásio Sampaio, na cidade de Parnaíba.

A prisão dele foi com base no crime de ameaça contra a pessoa de prenome Cilas. Os militares apreenderam uma faca e uma pistola de ar-comprimido em poder do acusado.

Na central de flagrantes, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), por ameaça.

Fonte: Portal do Catita

Policia Militar apreende drogas e prende mulher por tráfico em Parnaíba

Uma mulher de 21 anos foi presa por tráfico de drogas na noite desta sexta-feira (26), durante uma operação realizada pela Polícia Militar. A prisão ocorreu no bairro Mendonça Clark em Parnaíba-PI. A mulher foi identificada por Tássia Luana de Sousa Lima. Com a suspeita foi encontrado quase um quilo de crack, R$ 143,00 (Cento e quarenta e três reais), papel laminado e um celular.

A droga foi apreendida dentro da casa da suspeita. De acordo com a polícia, no local havia uma movimentação suspeita, populares já havia denunciado para à polícia. A suspeita que tem um bebê recém-nascido, foi presa por uma equipe do Reservado da Polícia Militar, Força Tática e Módulo II, durante a Operação Impacto, e levado para a central de flagrantes, onde foi autuado por tráfico de drogas.

Fonte: Portal HM Online  

COCAL-PI | Prefeitura realiza entrega de livros didáticos da Educação Infantil às escolas

A Prefeitura Municipal de Cocal por meio da Secretaria Municipal de Educação iniciou nesta quarta-feira, 23, a distribuição dos livros didáticos para as escolas com oferta de Educação Infantil.

No município são 27 escolas que atendem crianças de 2 a 5 anos e todas serão contempladas. Está prevista a entrega de 1224 livros didáticos direcionados para as crianças e às famílias de Educação Infantil e 67 manuais para os professores.

Os livros já eram importantes para a prática pedagógica em sala de aula e com a pandemia tornaram-se indispensáveis.

A secretária de Educação, Raimundinha Albuquerque, destacou a importância desse livro, e disse que em tempos de pandemia o livro didático se tornou fundamental pro aprendizado das crianças: "Esse Livros, são muito importantes para o aprendizado de nossas crianças, principalmente no momento em que estamos vivenciando, o livro ele serve de apoio não só para os alunos e sim também para os professores, pois o mesmo é de grande qualidade, tanto no conteúdo, quando na ilustração" disse a secretária.

Para as famílias, o livro que a criança receberá servirá como apoio necessário nesse período de aula não presencial.

Este ano continua sendo adotado os livros da Coleção “Eu Gosto Mais” da editora FTD. Os livros didáticos dessa coleção têm material de apoio para complemento das atividades, como contos, músicas infantis, jogos e o guia anual baseado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Esse material será entregue às famílias de acordo com as datas e horários estipulados pelas escolas. Para essa tarefa, serão reforçadas as medidas de prevenção à Covid-19 em cada unidade de ensino nesse atendimento à comunidade.

A Secretaria de Educação sempre reconheceu que Educação Infantil é a base para tudo o que vai sendo construído posteriormente e mais uma vez não mediu esforços para investir na base da educação para aprendizagem de nossas crianças.

O prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato, por sua vez, destacou a felicidade de estar fazendo a entrega dos livros e destacou ainda que os mesmos foram todos adquiridos através de recursos próprio do município: "Estou muito feliz por estar participando desse momento ímpar, que é a entrega dos livros às nossas crianças. Os mesmos foram adquiridos com recursos próprios do Município. Com os livros, teremos com certeza, um avanço no nosso aprendizado", Disse Nonatinho.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal

sexta-feira, 25 de junho de 2021

Bom Princípio | Funcionário da Prefeitura recebem novos uniformes


Nesta sexta-feira (25), a Prefeitura Municipal de Bom Princípio do Piauí, fez a entrega de novos uniformes para motoristas e mecânicos que atuam na Secretaria Municipal de Transportes. A iniciativa do prefeito Lucas Moraes, visa dar praticidade e conforto ao setor e qualidade aos usuários. Os uniformes foram adquiridos com recursos próprios e contemplam os profissionais que atuam na referida secretaria.

A entrega foi realizada pelo Secretário Municipal de Transportes, Deusamiro Santos e pelo Superintendente Urbano, Genivaldo Oliveira.

Para o prefeito Lucas Moraes, a entrega dos novos uniformes valoriza o servidor e os incentiva, cada vez mais, na prestação de um atendimento com qualidade a todos os cidadãos. “Seja na área da educação, esporte, saúde, enfim, em todas as pastas, precisamos oferecer o melhor e estamos trabalhando para isto. Os novos uniformes, com a identificação da cidade, permitem que os motoristas sejam identificados com mais facilidade”, explicou.

O secretário municipal de transportes, Deusamiro Santos, explicou que a proposta da gestão é uniformizar todos os profissionais da rede, garantindo maior segurança aos funcionários, melhor identificação do pessoal de cada setor e evitar o uso de roupas inadequadas. “É um sinônimo de confiança, profissionalismo, organização e até mesmo higiene, que também proporciona conforto e melhor adequação ao ambiente de trabalho. Iniciamos este processo com os motoristas do departamento de Transportes e vamos avançar”, afirmou. 

Com informações: SEcom-PMBPP

Polícia Civil do estado do Piauí, recupera e restitui aparelhos celulares

O 1º DP Civil de Parnaíba, restituiu nesta sexta-feira (25/06), 23 celulares roubados e furtados. A ação foi coordenada pelo Delegado Fábio Bhering, que está respondendo pela unidade.

Todas as pessoas que foram encontradas com os celulares roubados foram autuadas pelo crime de receptação.

O Delegado Regional, João Rodrigo Luna faz o alerta para compra de objetos produtos de crimes, também é considerado crime. As pessoas devem evitar a compra desses produtos de origem suspeita. O certo seria com apresentação da nota fiscal.

O 1º DP de Parnaíba, através do seu núcleo de apoio do setor de rastreamento de celulares roubados e furtados, sargento Arnóbio Farias contou que a investigação continua e mais celulares serão recuperados.

Com informações: Nucom PC-PI

Loteamento Cidade Ecológica Buriti dos Lopes | Fale com nossos corretores credenciados

Faça hoje mesmo uma visita ao nosso stand de vendas que está localizado na rua Luis Gualberto de Sousa, praça Antônio Romão no centro de Buriti dos Lopes. O Loteamento Cidade Ecológica é um excelente investimento futuro. Os lotes são limitados, e fica localizado na rua Wenceslau da Sampaio, por atrás da Agência do Banco do Brasil.   


Os lotes de terra são limitados.

Fale com nossos corretores credenciados do LOTEAMENTO CIDADE ECOLÓGICA;

Arnaldo Júnior

Corretor

CRECI/PI Nº02367 – 23ª Região

Telefone: (86) 9 9550-0464

_________________________________  

Tarciso Teles

Gestor Imobiliário  

CRECI/PI Nº1353 – 23 Região

Telefone: (86) 9 9486-1555

Tudo legalizado e com licença ambiental 

Chegou frutas e verduras fresquinhas no Sacolão N. Srª dos Remédios

A dona Dadinha, proprietária do Sacolão N.Srª dos Remédios seleciona ela mesma, as frutas e verdores de melhor qualidade para você. 

Todos às sextas e sábados, e segundas-feiras - feira livre - recebemos diretamente da SEASA-CE, frutas e verduras fresquinhas de qualidade no menor preço da cidade. Venha conferir o que nós estamos anunciando.

Estamos localizados às margens da BR-343, frente a Igreja Matriz de Buriti dos Lopes. Além de frutas e verduras o cliente encontra uma infinidade de produtos como; ovos de codorna, doces, azeites, temperos secos e artesanais, e muito mais!

Maiores informações, ligue já para os números: (86) 994285290 ou 994879010.

O Sacolão nossa Senhora dos Remédios fica localizado na rua Euclides de Miranda, frente a Igreja da Matriz em Buriti dos Lopes.












Conselho Municipal de Saúde se reúne para renovação de membros

Na último terça-feira (22/06) aconteceu em Bom Princípio do Piauí uma reunião visando renovação do Conselho Municipal de Saúde para o Biênio 2021/2023.

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) tem caráter permanente, com funções deliberativas, normativas, fiscalizadoras e consultivas, e tem como objetivos básicos o estabelecimento, acompanhamento, controle e avaliação da Política Municipal de Saúde, em conformidade com a Lei Orgânica do Município e Leis Federais nº 8.080 e 8.142, constituindo-se no órgão colegiado máximo, responsável pela coordenação do Sistema Único de Saúde no município de Bom Princípio do Piauí.

Dada a reunião eletiva, o conselho passou a se configurar da seguinte forma:

- Mesa diretória:

Presidente - Jeferson Silva Araújo

Vice presidente - Natielly Silva de Brito

Primeiro secretario - Francisco Italo de Moraes vieira

Segundo Secretário - Thiago Vieira Diniz

- Membros Conselheiros:

Representante da gestão - Naiara de Carvalho Araújo

Representante da igreja católica - Diana de Barros Pires

Representante do Sindicato dos Funcionários públicos do município - Antônio Eudes da Silva Cardoso

Representante dos técnicos de enfermagem - Katrine Rodrigues de Miranda

Representante da Vigilância Sanitária - Fabiano Rodrigues Costa

Representante do Conselho Tutelar - Luciana Barros da Silva

Representante da secretaria de Meio Ambiente e Turismo - Luiz Augusto Albuquerque de Sousa Carvalho

Representante da secretaria de assistência Social - Sileide verás da Silva

Representante da secretaria de Educação - Jucilene Campelo Veras.

O Conselho Municipal de Saúde tem exercício fundamental do Controle Social na política de saúde do Município, amplamente debatida nas reuniões, nas quais são deliberadas indicações e resoluções que visam o fortalecimento do SUS. 

SEcom-PMBPP

Prefeitura oferta exames e procedimentos cirúrgicos aos criadores em Cocal

A prefeitura Municipal de Cocal, através da Secretaria de Agricultura, ofertou na última segunda-feira dia 21 de junho, atendimento aos criadores do município. Na ação foram realizados exames e procedimentos cirúrgicos em rebanho de bovinos e ovinos.

Essas atividades vêm sendo desenvolvidas desde janeiro deste ano, quando o prefeito Nonatinho do Sindicato assumiu a Prefeitura e têm como propósito propiciar o desenvolvimento de rebanhos mais saudáveis, que garantam mais tranquilidade para os criadores.

Os próximos atendimentos serão nos dias 06 e 21 de julho. Os criadores poderão entrar em contato com a Secretaria de Agricultura, na sede da Prefeitura, com Janailton Martins pelo número (86) 9 98671735 ou com Tatiane Albuquerque (86) 9 99332820.





Ascom / Prefeitura de Cocal

quinta-feira, 24 de junho de 2021

Jaguatirica é filmada com vida após ser atropelada na BR-343 em Buriti dos Lopes-PI

Por volta das 6hrs da manhã desta quinta-feira (24), um internauta que seguia a pé para o residencial Bernardo Lima Percy, localizado zona urbana de Buriti dos Lopes, registrou com a câmera do aparelho celular, uma espécie de felino, mamífero carnívoro ou jaguatirica, animal do gênero LEOPARDUS que habita várias regiões, porém, já extinto em muitas às margens da BR-343.

De acordo com o internauta Ravy, que nos enviou o vídeo, o mesmo caminhava na BR, no sentido Residencial, quando avistou o felino deitado fora do acostamento agonizando. “ A onça deve ter sido atropelada por algum veículo e alguém deve ter retirado ela do acostamento e colocado deitada no mato... ela estava viva e quando eu me aproximei para filmar, ela fez um barulho, disse Ravy, abismado com o animal.

Assista o vídeo e ouçam a jaguatirica rosnando; 

Ravy nos informou que depois de alguns minutos, ao retornar do Residencial, ele foi até o local novamente, porém, o felino não estava mais no local. "Eu creio que ela deve ter se recuperado da batida, porque estava viva, ou então, alguém à levou de lá".

De acordo com Ravy, a jaguatirica era jovem e media cerca 1,5m e pesava em média 12kg. Ainda de acordo com ele, nesta semana, outras jaguatiricas jovens, foram vistas circulado nos arredores do residencial. 

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)

Polícia deflagra operação contra o tráfico de drogas em 7 cidades do Piauí

A Polícia Civil do Piauí deflagrou nesta quinta-feira (24), Operação Narco BRA-PI, para cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão relacionados ao crime de tráfico de drogas.

A operação acontece em Teresina e nas cidades de Parnaíba, Picos, Oeiras, São Raimundo Nonato, Guadalupe e Luzilândia.

A operação é coordenada pela Delegacia de Prevenção e Repressão à Entorpecentes, com supervisão da Gerência de Polícia Especializada e Delegacia Geral, e conta com o apoio do Rone/PM-PI.

Das Delegacias dos municípios onde estão sendo realizados os cumprimentos de mandados, fruto de investigações realizadas por estas equipes.

A Operação Narco BRA-PI, inserida na Operação Narco Brasil, está sendo realizada no "Dia D" de combate ao tráfico de entorpecentes, idealizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A Operação Narco Brasil foi iniciada nacionalmente em junho com a participação das Polícias Civis e Polícia Rodoviária Federal, tendo a DEPRE apreendido na última semana, mais 58 tabletes de entorpecentes, além de 51kg de Cannabis Sativa (Skank), na região sul do Piauí.

Fonte: Polícia Civil

Ex-prefeito de Esperantina Felipe Santolia é preso pela Polícia Civil

O ex-prefeito do município de Esperantina, Felipe Santolia, foi preso pela Polícia Civil na noite desta quarta-feira (23). Através de exaustiva investigação policial, a Divisão de Capturas do Departamento de Operações Policiais Estratégicas – DOPE, órgão de execução da Polícia Civil do Estado de São Paulo, com apoio da Gerência de Polícia Especializada da Polícia Civil do Estado do Piauí, obteve a localização do ex-prefeito no município de Caraguatatuba, cidade do litoral norte do estado de São Paulo, e solicitou mandado de busca e apreensão à Justiça paulista e cumpriu mandado de prisão expedido pelo Juízo da Comarca de Esperantina.

Felipe Santolia era conhecido na cidade paulista como "Xico Namastê", e foi condenado pela Justiça do Piauí, acusado por desvios milionários ocorridos enquanto ocupava o cargo de prefeito, respondeu a processo e integrava o rol de pessoas procuradas, com pena de doze anos e três meses de prisão.

Segundo inicialmente se apurou, Santolia permaneceu incógnito, se furtando da aplicação da Lei por anos. Se utilizando de outro nome, novo apelido, deixou a barba e seus cabelos crescerem, atos que lhe proporcionavam livre movimentação pelo município. A equipe da Divisão de Capturas se dirigiu à residência que servia de esconderijo e como escritório de uma empresa de tecnologia que comercializava aplicativo voltado ao desenvolvimento dos pequenos comércios daquela região e não localizaram Santolia no local, porém desenvolvidas diligências o mesmo foi encontrado no centro do município enquanto divulgava o aplicativo a pequenos comerciantes.

Abordado, tentou se esquivar da prisão apresentando documento falso, com dados de uma terceira pessoa, oriundo do Estado de Minas Gerais, ostentando sua fotografia, acrescentando ser primo de Felipe Santolia e continuou a negar sua real identidade. O capturado foi transportado à sede da Divisão de Capturas para realização dos procedimentos de Polícia Judiciária e será recolhido a estabelecimento prisional onde permanecerá à disposição da Justiça.

GP1.

Quadrilhas especializadas em roubos de cargas dos correios foram alvos da Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (24/06), a Operação Rastreio com a finalidade reprimir crimes de roubos de encomendas praticados contra os Correios. Foram mobilizados 26 policiais federais para o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão nos endereços dos investigados no bairro São Joaquim, Zona Norte de Teresina/PI.

A investigação iniciou-se com o crime de assalto a um veículo de entrega de encomendas dos Correios ocorrido no dia 04 de maio de 2021, cujo evento foi amplamente divulgado no noticiário local. Na ocasião, o carteiro foi rendido por duas pessoas armadas quando realizava entregas de encomendas, que mediante grave ameaça subtraíram o veículo dos Correios e as mercadorias que seriam entregues aos clientes. O veículo e parte das mercadorias foram encontrados no mesmo dia por uma guarnição da Polícia Militar próximo a uma lagoa no bairro São Joaquim nessa capital.

O cumprimento das medidas de hoje visa colher novos elementos probatórios para a investigação, bem como identificar outros possíveis envolvidos e beneficiários da prática criminosa. Os suspeitos poderão responder pelo crime de Roubo qualificado pode pegar até anos 10 anos de reclusão.

Ascom PF.

quarta-feira, 23 de junho de 2021

Prefeitura de Cocal promove novo ato de vacinação contra a Covid-19

A Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta quarta-feira, dia 23 de junho, mais uma etapa de vacinação contra a Covid-19, com pessoas de 50 a 54 anos de idade.

O público alvo dessa desse grupo prioritário teve que apresentar documento de identificação com foto, cartão do sus, CPF e comprovante de residência do município, tanto da zona rural quanto da zona urbana. Para esse público, a vacinação ocorreu com início às 08h, nas Escolas Samuel Tupinambá e José Basson.

Também foram imunizados os trabalhadores da Assistência Social, Conselho Tutelar, Justiça e Segurança. Estes foram vacinados mediante apresentação de RG, CPF, cartão do SUS e comprovantes de residência e de vínculo empregatício com função. Já, paras as pessoas desse grupo, a vacinação ocorreu na Unidade Escolar Maria do Socorro de Mesquita Menezes, a escola Modelo situada no Bairro Santa Teresinha. Todos foram vacinados conforme a disponibilidade de doses.

A secretária municipal de Saúde, Fabrícia Vieira, agradeceu a população pela compreensão com a equipe que está à frente da vacinação contra a Covid-19 e manifestou sua alegria pelo avanço da imunização em Cocal: "Estou muito feliz porque mais vidas estão imunizadas, e peço a quem não se vacinou ainda que tenha paciência que vai chegar a vacina pra faixa etária de vocês que estão esperando sua vez. Continuem usando máscara e se protejam", disse.

A professora Lourdinha Moura falou da emoção em receber a primeira dose da vacina: “É um momento de grande emoção e de agradecimento a Deus, e o meu desejo é que todos possam receber logo essa vacina para que a gente possa voltar a nossa vida normal”, declarou.

Ascom / Prefeitura de Cocal