BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 4 de maio de 2019

Confira as ofertas da semana do Armazém Paraíba






Homem é preso pela 2ª vez, acusado de torturar e ameaçar a companheira

Por volta das 12hr deste sábado (04/05), um homem identificado como Antonio José Figueiredo Magalhães, 37 anos, residente a rua Raimundo Nonato Gomes, bairro Amansa Burro, na cidade de Buriti dos Lopes, foi preso pela policia militar do Piauí, acusado de torturar e ameaçar de morte a própria companheira, identificada como Maria Lucia de Moraes, de 36 anos.

De acordo com o tenente Sousa Filho, comandante do Grupamento da Policia Militar(GPM), á vítima relatou que Antonio, bebia há quase uma semanas, e que seu companheiro, causava torturas dia e noite dizendo que iria mata-la.

Diante das denuncias, uma equipe do GPM, se deslocou até o endereço citado, e prendeu e conduziu o acusado até a Central de Flagrantes em Parnaíba. O acusado já tem passagem na já justiça pelo mesmo crime. Ele foi autuado novamente na lei Maria da Penha.  

Por Rurik Araújo/Com informações da PM

Aqui tem Wi-Fi, mas não tem internet gratuita que preste

Desde quando foram instalados os aparelhos de Wi-Fi com internet gratuita nas praças de Buriti dos Lopes, a Antonio Romão de Sousa e na Praça Nossa Senhora dos Remédios,  que os usuários não conseguem ter acesso a absolutamente nada do mundo virtual.  

“O satanás não presta pra porcaria nem uma, internet do cão”, disse uma usuária zangada que também se lembrou da vereadora autora do projeto clone que virou uma piada. 
O portal entrevistou 10 usuários durante toda semana, em diferentes pontos das praças e fizemos testes para comprovar a falha, o resultado; a internet não conecta em lugar nem um.

O povo quer saber do atual administrador o prefeito de Buriti dos Lopes, Raimundo Nonato Lima Percy Junior(PP) o Sardião, para onde está indo o dinheiro pago, desta internet que nunca funcionou que prestasse? 

Por Rurik Araújo

Caixa d’água da AGESPISA em Buriti dos Lopes apresenta vazamentos e risco de rompimento

Na manhã deste sábado (04), a reportagem do Portal do Rurik, foi chamado por populares, no intuito que as autoridades vissem o grande perigo que a caixa d’água da AGESPISA, oferece aos moradores. A caixa fica localizada na rua Euclides de Miranda, no centro da cidade de Buriti dos Lopes.
A caixa apresenta vários vazamentos e lodo na estrutura, e joga jatos de água há quase um metro de distancia. Os moradores e comerciantes próximos ao local estão apavorados, porque há vazamento para todos os lados e a estrutura de concreto e os pilares que sustenta a mesma, está totalmente se desmanchando.  
Populares tentaram acionar a defesa civil, mas, não obtiveram êxito. O portal entrou em contado com o gerente da Regional AGESPISA de Parnaíba o senhor Cirilo Albuquerque, e ele nos informou que iria entrar em contato com o chefe do escritório de Buriti dos Lopes, o senhor Elias, para que ele desligasse a caixa imediatamente, mas não informou qual seria o futuro da referida.



Por Rurik Araújo

Filho esfaqueia e mata a própria mãe no interior do Piauí


Suspeito teria transtornos mentais e morava sozinho com a vítima.

Um homem com ‘transtornos mentais’ teria matado a própria mãe no município de Pavussu, Sul do Piauí. De acordo com informações da Polícia Militar em Canto do Buriti, município vizinho, o suspeito teria desferido vários golpes de faca na idosa identificada como Iraci. O crime ocorreu por volta das 19h desta sexta-feira (3).

Vizinhos chegaram a falar para Polícia que ouviram um barulho vindo da casa da vítima, mas não chegaram a conferir o que ocorria. Minutos depois, sentindo a ausência da tia que costumava sentar a noite na calçada, uma sobrinha dela foi até a residência e encontrou Iraci caída ao chão da cozinha e ensanguentada, ela estava com um corte no braço e a cabeça ‘esmagada’.

A PM foi acionada e após realizar diligências nas ruas encontrou o filho da vítima. No bolso do suspeito identificado como Roberval Siqueira da Silva, de 39 anos, a polícia encontrou um esmagador de alho ensanguentado. Provavelmente, o objeto foi usado para matar a vítima.

O suspeito e o corpo da idosa foram levados para a cidade de Itaueira. A vítima foi levada ao hospital para realização de exame cadavérico. Já o suspeito será ouvido pelo delegado da cidade e poderá passar por exames que contestem sua sanidade mental.

Ainda de acordo com relatos de vizinhos para a PM, o suspeito possuía transtornos mentais e estava há pouco tempo morando com a mãe, tendo passado a maior parte da vítima em São Paulo.

Edição Portal do Rurik com informações do Fala Piauí

Vídeo: Homem invade Uespi e faz namorada como refém em Parnaíba

A Policia Militar acredita que o jovem surtou.
Uma jovem passou por um grande susto na noite desta sexta-feira (03/05) quando seu suposto namorado adentrou em uma sala de aula da UESPI e a fez a estudante de refém por alguns minutos. O fato ocorreu em uma das salas do curso de História da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) em Parnaíba, no Litoral Norte do Piauí.

De acordo como testemunha, a vítima e o suspeito são estudante do curso de História e já teriam se relacionado, sendo que o jovem não estaria aceitando o fim do relacionamento. Ele então foi ate a sala na Alepi e, armado com uma faca fez exigências. A situação só foi controlada após negociação entre a Policia Militar e o suspeito.

Com informações do Fala Piauí/Vídeo: Redes Sociais

Jovem de 20 anos é morto com um tiro no rosto após tentar assaltar estudante em Parnaíba


Valdeci Nunes Vasconcelos, 20 anos de idade, foi morto durante uma tentativa de roubo, por volta das 21:00h desta sexta-feira (03/05). O caso aconteceu na BR-343 próximo da faculdade Uninassau, no bairro Floriópolis, em Parnaíba.
De acordo com informações repassadas pela perícia criminal de Parnaíba, o meliante foi morto com um tiro no rosto. “Populares contaram que esse jovem foi morto por um ‘motoqueiro desconhecido’ quando ele estava tentando roubar um estudante”, explicou um popular.
Além da Policia Militar, uma equipe da PRF também acompanhou o trabalho do IML durante a verificação do corpo do assaltante, já que no momento havia um grande fluxo de veículos no local. VEJA O VÍDEO:
Após os procedimentos o corpo foi removido pelo Instituto de Medicina Legal (IML). A mãe do jovem reconheceu o corpo do filho e disse que o mesmo já vinha cometendo delitos em Parnaíba.

Com informações do Folha de Parnaíba

sexta-feira, 3 de maio de 2019

Lama, água parada, ruas imundas, esse é o retrato atual de Buriti dos Lopes


Não é preciso andar muito nas ruas do centro da cidade para observar o descaso do atual prefeito de Buriti dos Lopes, Raimundo Nonato Lima Percy Junior, o Sardião, filiado ao partido Progressista.
Fotos da Rua Cel. Castro, e Wenceslau de Sampaio, no centro da cidade, próximo a Praça Antonio Romão onde residem centenas de famílias, acumulam muita lama fedorenta, água das chuvas, deixando nítido e visível, a proliferação do mosquito da “Dengue”, um risco iminente a saúde do povo buritiense, á poucos metros do posto de saúde Demarval Castelo Branco Denis, e a poucas quadras da prefeitura deste município... um verdadeiro descaso com a saúde pública municipal, e ninguém faz nada.

Rua Jonas Escorcio, na frente do Solar dos Escorcios, há um monturo de mato seco que o caminhão da PMBL, finge que não ver.  OBS: Na rua Josias Leódido há vário dias, também existe um amontoado de mato seco, no meio do canteiro central, frente a casa do Loro do Bar, que o motorista do caminhão, ainda não percebeu/ao não quis recolher; então já passou da hora, né Albuquerque!?  
Bairro Avenida Lívio de Carvalho:
As ruas encontram-se abandonadas sem nem uma perspectiva de melhorias. Os animais vadios, estão soltos pelas ruas perambulando e se alimentando do vasto capim que cresce naturalmente sem uma intervenção do homem. 
Os moradores que residem no final da avenida Lívio de Carvalho, ainda hoje, cobram do atual prefeito Junior Sardião(PP), pela praça que ele prometeu e até essa data, não fez nada. O terreno baldio, fica de frente ao “comercio do Come no Litro”, e no local, já cresceram até pés de aboboras. 
Terreno onde a praça era para ser construída pelo prefeito Sardião.👇
Olha o lodo👇
Canteiro central, na avenida Lívio de Carvalho, acumula lodo, coisa que só si via, na época da administração do ex-prefeito João Da Cruz...  
Rua que dá acesso a rua Tomaz Romão precisa de uma reforma urgente. A população está indignada porque a buraqueira tá de mais...
Rua Tomaz Romão; o povo reclama que até urubus já estão aparecendo por causa da imundice. 👇

Avenida Lívio de Carvalho, na frente da casa da Tia do secretário a situação tá é pior; 👇 Veja o lameiro..."não dá nem pra senhora sair de casa sem molhar sujar os pés titia!" 

Av: Lívio de Carvalho, lama, lodo, retrato do descaso👇
Av: Lívio de Carvalho, rua que dá acesso a rua Tomaz Romão a buraqueira não deixa mas o povo trafegar.👇 Made consertar prefeito. 

Por Rurik Araújo

Prefeitura de Buriti dos Lopes é notificada pelo TCE por ultrapassar limites de gastos

TCE notifica mais de 100 prefeituras do PI que ultrapassaram os limites de gastos
O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) vai notificar 116 municípios piauienses que ultrapassaram o limite de alerta, prudencial ou legal da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) com gastos com pessoal.

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) vai notificar 116 municípios piauienses que ultrapassaram o limite de alerta, prudencial ou legal da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) com gastos com pessoal. A notificação foi aprovada na sessão plenária da última quinta-feira (02), seguindo o relatório da DFAM (Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal).

Desse total, 41 municípios estão acima do limite prudencial de 51,30% e 43 acima do limite legal de 54,00%, conforme informações extraídas dos Relatórios de Gestão Fiscal – RGF. Os outros 32 municípios atingiram o limite de alerta, 48,60%. Os dados são relativos ao 3º quadrimestre ou 2º semestre do exercício de 2018.

A notificação do TCE-PI objetiva dar  conhecimento da situação aos gestores da situação afim de que adotem imediatamente as providências cabíveis para colocar as despesas com pessoal dentro dos limites estabelecidos pela LRF.

CONFIRA A MATÉRIA  E AS RELAÇÕES DAS PREFEITURAS CLICANDO AQUI!

Somente o sinal do SBT está funcionando os outros, nem sinal


“Nunca na história das gestões municipais a população carente de Buriti dos Lopes, tinha passado por tal humilhação”, disse um telespectador.
A prefeitura municipal de Buriti dos Lopes recebeu a visita dos técnicos em segurança da Brigada do Corpo de Banqueiros de Parnaíba, em novembro do ano de 2018,(veja aqui matéria relacionada) para avaliar às condições da torre de transmissão de sinais de televisão que estava correndo sérios riscos de desmoronar sobre as casas dos moradores que residem próximo à torre por falta de manutenção. 

Pois bem, os meses passaram e alguns trabalhadores foram vistos desmontando uma boa parte da torre, inclusive, fazendo a retirada das antenas que transmitiam alguns sinais de TV(SBT,RECORD,BAND e TV CLUB), deixando apenas á funcionar, o SBT: "Eles também, fizeram uma pintura no que sobrou da torre, cerca de 20 ou 30 metros ainda", disse um morador.   

Seu Giovane, um telespectador assíduo dos canais regionais(PI), disse para nossa reportagem, que: “Nunca na história das gestões municipais, á população carente de Buriti dos Lopes, ('Aquelas pessoas que não têm condições nem uma de comprar uma TV por assinatura'), tinha passado por tal humilhação de ficar tanto tempo, sem assistir seus programas preferidos”. 
A TORRE FOI DEPENADA
Giovane se refere aos canais das afiliadas, RECORD, BAND e TV CLUB e pede aos diretores de TV, que eles tomem uma providência sobre o problema - 'já que o atual prefeito não tem nem um interesse' - e mande, equipes, para viabilizar a montagem dos aparelhos de transmissão que foram desligados.   

Por Rurik Araújo

Motociclista fica gravemente ferido após colidir contra animais em Cocal

O SAMU de Buriti dos Lopes realizou os primeiros atendimentos
O pedreiro Pedro Antônio de Sousa, 57 anos, foi socorrido em estado grave após colidir a moto que conduzia contra dois bezerros. O acidente aconteceu na noite desta quinta-feira (2), por volta das 18h30, na rodovia PI-301, próximo a entrada que dá acesso ao Assentamento Vidéu, zona rural de Cocal, Norte do Piauí.

Continue lendo clicando AQUI! 

Wellington Dias vai se reunir com PSD após ceder Adapi para o PP


“Não fomos compensados, mas, só nos resta aguardar. O governador já havia nos assegurado a Adapi", disse o governador.
O PSD perdeu a indicação da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) para o Progressistas, mas não foi compensado pelo governador Wellington Dias (PT). A mudança feita poucas horas antes do anúncio oficial do secretariado, provocou um desconforto com os deputados pesedistas Júlio César e Georgiano Neto que, inclusive, já tinham sinalizado para a manutenção de Bernildo Val no cargo.

A expectativa agora é que Wellington os chame para uma conversa na próxima segunda-feira (06). O acerto prévio ocorreu após uma conversa rápida entre o governador e Júlio por telefone.

“Não fomos compensados, mas só nos resta aguardar. O governador já havia nos assegurado a Adapi. Agora é só esperar para conversar com ele. Talvez isso ocorra na próxima segunda”, contou Georgiano ao GP1 nesta quinta-feira (02). Mudança A mudança de comando da Adapi foi anunciada pelo PP ainda na noite de quarta-feira. O deputado estadual progressista, Firmino Paulo ficou com o órgão e indicou José Genilson Sobrinho.

Com informações do GP1

TCE-PI bloqueia contas de 32 prefeituras e 24 câmaras municipais

A Corte de Contas aprovou nesta quinta (02) o bloqueio das contas bancárias de 22 prefeituras e 24 câmaras municipais.
O Plenário do Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) aprovou nesta quinta-feira (02), por unanimidade, o bloqueio das contas bancárias de 22 prefeituras, 24 câmaras municipais, dois Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e um consórcio municipal por não entregarem as prestações de contas referentes ao exercício de 2018. Também foram bloqueadas as contas de 16 prefeituras que não enviaram os questionários do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) até o dia 30 de abril.

Os bloqueios foram solicitados pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Leandro Maciel.  Com o bloqueio das contas, os gestores ficam impedidos de efetuar saques, pagamentos e outras movimentações bancárias até que as prefeituras e outros órgãos regularizem a entrega dos documentos. Para regularizar a situação, os gestores devem regularizar a prestação de contas, e, no caso do IEGM, o preenchimento e o envio do questionário.

SOBRE O IEGM

O Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) foi instituído em 2016 como um esforço do TCE-PI para medir a qualidade e a eficácia das políticas públicas e ações implementadas pelos municípios. Por meio dos questionários, os gestores informam os dados das iniciativas desenvolvidas nas áreas de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia da informação.

Essas informações serão analisadas e avaliadas e podem servir de base para a correção de rumos nos casos em que as ações não atendam às demandas e necessidades da comunidade. As prefeituras que não o fizerem no prazo estabelecido sofrerão as sanções previstas, entre elas o bloqueio de contas, aplicação de multas aos gestores e realização de auditorias e inspeções nos municípios.


Confira os municípios que tiveram as contas bloqueadas por ausência de prestação de contas

Prefeituras:

Alagoinha do Piauí, Arraial, Barras, Bertolínia, Canto do Buriti, Gilbués, Juazeiro do Piauí, Lagoa do Sítio, Luís Correia, Luzilândia, Miguel Alves, Morro Cabeça no Tempo, Paes Landim, Pajeú do Piauí, Pimenteiras, Piripiri, Prata do Piauí, São Gonçalo do Gurguéia, São João da Varjota, São João do Arraial, São José do Piauí e Sebastião Barros.

Câmaras Municipais:

Acauã, Agricolândia, Avelino Lopes, Barras, Bom Princípio do Piauí, Caridade do Piauí, Cocal dos Alves, Cristalândia do Piauí, Curral Novo do Piauí, Ilha Grande, Jacobina do Piauí, Jatobá do Piauí, José de Freitas, Madeiro, Marcolândia, Morro Cabeça no Tempo, Olho D Água do Piauí, Paulistana, Regeneração, Santo Inácio do Piauí, São Braz do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí, São João da Varjota e Simões.

Consórcio:

Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Território dos Cocais 

Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS):
Altos e Lagoa de São Francisco                


Municípios que tiveram as contas bloqueadas pelo não envio do questionário do IEGM

Prefeituras:

Altos, Barras, Bertolínia, Campo Largo do Piauí, Canavieira, Capitão Gervásio Oliveira, Gilbués, Luzilândia, Madeiro, Manoel Emídio, Paes Landim, Pajeú do Piauí, Pedro Laurentino, Piracuruca, Ribeiro Gonçalves e Santo Inácio do Piauí.


Com informações do Viagora

quinta-feira, 2 de maio de 2019

Nota de esclarecimento do Armazém Paraíba


Descaso: “Por pouco a carga não desabou sobre os trabalhadores”, relatou a testemunha

Por volta das 6h da manhã desta quinta-feira(02/05), um caminhão carregado de madeira procedente do povoado Espírito Santo de Cima, localizado no município de Buriti dos Lopes, na região Norte do Piauí, afundou na lama na estrada que dá acesso ao assentamento Comprida e por pouco o pessoal que trabalha no descarrego, não foram esmagados pela carga.   
De acordo com informações, a estrada que dá acesso a região do Grande Salgadinho, não passa por uma reforma há quase 3 anos, um verdadeiro descaso com o município de Buriti dos Lopes. O problema vem deixando a população local, enfurecida com o atual prefeito Raimundo Nonato Lima Percy Junior(PP), por conta dos prejuízos para quem trafega na vicinal.
Informações dão conta, que o proprietário iria entregar a carga, em uma cerâmica quando aconteceu o incidente. “O prejuízo foi grande, o pneu afundou na lama, quebrando o eixo do caminhão e por pouco a carga não desabou sobre os trabalhadores” relatou uma testemunha.
Apesar do prejuízo, o proprietário ainda encontrou forças, com a ajuda de uma caçamba, para retirar o seu caminhão do atoleiro no meio da estrada e tocar a vida em frente. 

Por Rurik Araújo/Fotos Marcio