BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 20 de janeiro de 2024

Prefeito Lucas Moraes se reúne com servidores da Educação e anuncia plano de valorização salarial

O Prefeito Lucas Moraes, em uma importantíssima reunião realizada na noite desta quinta-feira (18/01), anunciou uma série de medidas voltadas para o fortalecimento da educação municipal.

O evento, que contou com a participação da Secretária Municipal de Educação Jacyrema Gouvêa, da Secretária Municipal de Finanças Samara Moraes, da Controladora Geral Keila Fontenele, dos vereadores Zé do Chico Bento e Jailson Galeno, dos ex-vereadores Cleson Galeno, Mano, Marco Antônio e Iracema Albuquerque, demais secretários e lideranças, foi realizado no Ginásio Poliesportivo Dário Marques de Barros.

Durante a reunião, a Secretária Jacyrema Gouvêa deu as boas-vindas a todos os profissionais da educação, agradeceu pela contribuição de cada um e parabenizou pelo belíssimo trabalho desenvolvido em suas respectivas áreas.

O excelentíssimo prefeito Lucas Moraes expressou sua gratidão aos presentes, parabenizando-os pela valiosa contribuição ao município, e anunciou quatro importantes novidades para os profissionais da educação.

As medidas incluem a realização de um seletivo para professores auxiliares, a criação de um plano de cargos e salários para os agentes administrativos, a concessão de adicional de periculosidade aos vigias e adicional de insalubridade para merendeiras e zeladoras. Além disso, como reconhecimento ao empenho e às conquistas no cenário educacional do estado, haverá um reajuste salarial de 6% acima do reajuste concedido aos professores.

Uma das iniciativas mais destacadas foi a reativação das escolas nos povoados Jenipapo dos Migueis, Baixa do Rocha e Brejo. Essas ações visam não apenas valorizar os profissionais da educação, mas também promover melhorias substanciais na estrutura e oferta educacional para os estudantes dessas localidades.

A proposta apresentada aos servidores agora será encaminhada à Câmara Municipal por meio de Projeto de Lei. O Prefeito Lucas Moraes expressou sua esperança de que o trâmite ocorra rapidamente, permitindo que seja votada na próxima sessão ordinária. Essas medidas refletem o compromisso da gestão municipal com a qualidade da educação e o reconhecimento merecido aos profissionais que desempenham um papel crucial nesse setor.

FONTE: SECOM - PMBPP

Polícia deflagra "Operação Abigeato" e cumpre mandados da justiça em Luzilândia

A Polícia Civil do Piauí, por intermédio da Delegacia de Luzilândia, em ação integrada com a Polícia Militar de Luzilândia, o Grupamento da Polícia Militar - GPM de Joaquim Pires, Batalhão Especial de Policiamento do Interior - BEPI e Força Tática de Esperantina, no início da manhã dessa quinta-feira (18), desencadeou a "Operação abigeato" - investigação sobre furto e receptação de semoventes, ou seja, animais. Durante a ação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão domiciliar, todos na zona rural de Luzilândia.

Foram cumpridos 02 mandados no povoado Candeeiro, tendo como alvos de vulgo "Pirú" e "Merrel"; 02 mandados no povoado São Nicolau, alvos de vulgo "Chico Duca" e "Jr. Duca"; 02 mandados nos povoados Salitre/Mata e Pedra Branca, alvos de vulgo "Chagas Alencar" e "A. José Duca". Durante a ação, foram apreendidas 03 armas de fogo, munições, celulares, cadernos com anotações, 03 motos com indicativos de adulteração e uma moto com restrição de roubo/furto.

Foi preso em flagrante "A. José Duca", de 37 anos e natural de Luzilândia, em razão da prática de crime do estatuto do desarmamento e de receptação. O preso está à disposição do Poder Judiciário.

Em continuidade ao desencadeamento da "Operação Abigeato" foi feita uma ação de fiscalização que culminou com a apreensão de dezenas de pássaros. O possuidor, um homem de alcunha 'Nelson', do bairro Recanto da Torre, em Luzilândia, foi autuado por crime ambiental.

Polícia deflagra "Operação Abigeato" em Luzilândia.

Foto: divulgação/PC-PI.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Dupla é castigada pelo 'tribunal do crime' após furto de moto em Cocal-PI

Dois adolescentes que furtaram uma motocicleta Honda Pop 100, ano/modelo 2007, de cor vermelha e placa LWM-6212/Parnaíba-PI, foram sequestrados e duramente castigados pelo 'tribunal do crime' da facção Comando Vermelho, na noite desta quarta-feira (17/01), no povoado Campestre, um dos maiores e mais populosos da zona rural do município de Cocal, no Norte do Piauí.

Os menores são moradores da região e furtaram uma das três motos subtraídas na madrugada da última terça-feira (16), no entorno de um clube durante uma festa. Eles foram levados a uma mata, onde foram obrigados a dar conta do veículo e logo em seguida agredidos com panos de facão e cipoadas.

Algumas fotos e uma parte da punição foram filmadas pelos próprios agressores, que compartilharam as mídias em grupos de WhatsApp. A Polícia Civil recebeu as mídias e passa a investigar o caso.

O dono da moto compareceu na manhã desta quinta-feira (18/01), na Delegacia de Polícia Civil de Cocal, para informar que a sua moto foi localizada e também para proceder com a remoção da restrição criminal do sistema.

O homem informou que recebeu uma ligação anônima informando que a sua moto estava abandonada nas proximidades de um campo de futebol na altura da localidade Gameleira (região de Campestre). Os ladrões estavam a desmontando para vender as peças, porém, todos os itens removidos estavam no entorno do veículo.

Fonte: Blog do Coveiro

Investigado por liderar o B-40 no litoral é preso em operação da polícia em Luiz Correia

Nesta terça-feira (19), em uma operação conjunta da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) dos Estados do Piauí e Maranhão, com o apoio do 24º BPM do Atalaia, prenderam o maranhense identificado como Alberto Salassie de Carvalho Neto, de 35 anos, apontado como suspeito de comandar a facção criminosa  Bonde do 40 no litoral do Piauí.

A ação teve como finalidade cumprir um mandado de prisão preventiva, expedido pela 1ª Central de Inquéritos e Custódia da Comarca de Ilha de São Luís - Tribunal de Justiça do Maranhão, em desfavor de Alberto Salassie, que respondia em liberdade a diversos crimes, inclusive, progrediu recentemente para o regime aberto em um processo por latrocínio. Ele ainda é apontado como um dos líderes de uma organização criminosa de origem maranhense, o Bonde dos 40, e estava na região com o propósito de instalar uma célula da organização no litoral piauiense.

A ação policial segue um dos eixos de trabalho da FICCO, de cumprimento de ordens de prisão expedidas em desfavor de investigados e condenados envolvidos com organizações criminosas que praticam crimes violentos.

Denúncias sobre atuação de facções criminosas, foragidos da Justiça, tráfico de drogas e outros crimes podem ser encaminhadas, de forma anônima, ao endereço eletrônico:

bit.ly/denunciapcphb.

Fonte: Blog do Coveiro

Motociclista é baleado ao tentar reagir à ação da Policia Militar em Parnaíba

Um motociclista identificado apenas como Samuel foi baleado na manhã desta sexta-feira (19) em uma rua do Conjunto Raul Bacelar, bairro Planalto de Monteserra The em Parnaíba, após, em atitudes suspeitas, desobedecer a ordem de parada da Polícia Militar.

De acordo com informações repassadas pelo Tenente-Coronel Danilo Palhano, comandante do 27º Batalhão da Polícia Militar, o motociclista em atitudes suspeitas teria desobedecido a ordem de parada feita pela PM, e ele mesmo teria realizado gestos de que sacaria uma possível arma de fogo.

No intuito de se resguardarem da ofensiva, os militares reagiram com disparos de arma de fogo. O suspeito foi atingido, sendo posteriormente socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde - HEDA.

Ainda segundo o oficial, a motocicleta até então não possui restrição de roubo/furto, porém possivelmente é utilizada para a prática conhecida como 'grau'. O veículo não possuía placa de identificação.

A princípio, o motociclista não possui passagem pela polícia. Ele, após receber alta hospitalar, será encaminhado para a Central de Flagrantes de Parnaíba.

Fonte: In Foco Piauí 

Carro capota após desviar de jumento em estrada da praia de Macapá, litoral do Piauí

Um carro capotou no fim da manhã da última quarta-feira (17/01), após o motorista desviar de um jumento que estava na pista. O acidente aconteceu na estrada que dá acesso à praia de Macapá, zona rural de Luís Correia, litoral do Piauí. Apesar do susto, o condutor identificado como Luís Gonzaga de Sousa Filho, mais conhecido “Luís Coruja do Frango”, não ficou ferido.

O caso chama atenção para os riscos de acidentes envolvendo veículos e animais que ficam soltos próximos às rodovias federais e estaduais do Piauí. Essa não é a primeira vez que acidentes como este acontecem na região.

Luís Filho tem uma rotina de venda de frangos no Macapá, e já havia concluído. Quando retornava tentou desviar de um jumento, bateu no meio fio, subiu um barranco e o carro virou, descendo a ribanceira.

Fonte: Portal Costa Norte

Estrada da Lagoa Grande de Buriti começa a receber as primeiras camadas de asfalto

A obra que faz parte da nova etapa do maior programa de investimentos em obras e serviços da história de Buriti dos Lopes, o ‘Acelera Buriti’.

A obra de pavimentação asfáltica da estrada de terra que liga a zona urbana de Buriti dos Lopes até a Lagoa Grande, continua em ritmo acelerado e ganha um ânimo especial para os moradores daquela região, pois, nesta sexta-feira (19/01), foi iniciado o processo de implantação das primeiras camadas de asfalto da via.

A obra que faz parte da nova etapa do maior programa de investimentos em obras e serviços da história buritiense, o ‘Acelera Buriti’, é um pedido de décadas da população e agora vem sendo atendido pela Prefeitura. A obra traz inúmeros benefícios para a região onde a via passa, principalmente para os produtores de arroz, facilitando e melhorando escoamento da safra, bem como pescadores e turistas.

O prefeito Júnior Percy (PP), vice-prefeito Jarbas Filho, presidente da Câmara Jefferson Chaves, vereadores Dandim, Deusa de Moraes, Frank Sousa, secretários municipais, suplentes de vereador, assessores e populares, estiveram no local acompanhando de perto os serviços na manhã desta sexta.










Fonte e imagens: ASCOM / PMBL

Policia Civil flagra traficante de drogas em acampamento na Lagoa Grande de Buriti dos Lopes

Nesta sexta-feira (19), uma ação da Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Buriti dos Lopes, resultou na prisão em flagrante do nacional de iniciais F.E.S.S, e apreendeu meio tablet de maconha e porções crack. O fato ocorreu no local denominado “Tanques”, na Lagoa Grande, zona rural de Buriti dos Lopes, norte do Piauí.

Segundo a Policia Civil, no local onde focinhava uma boca de fumo, um acampamento, às margens da Lagoa, foi encontrado com 63 trouxinhas de substâncias amarelada análoga ao crack e 91 trouxinhas de maconha, além de meio tablet de maconha. Foi apreendido com o acusado R$ 68,70 em dinheiro trocado, 03 (três) balanças de precisão e vários saquinhos plásticos o que configura ainda mais o crime de tráfico de drogas.

A ação só foi possível após a equipe policial fazer campanas dentro do matagal, tendo em vista que tinham conhecimento que ali funcionava um acampamento usado pelos traficantes para fazerem a comercialização de drogas.

No momento da chegada da equipe policial o nacional tentou empreender fuga, porém a equipe conseguiu alcançá-lo, sendo que outros 02 (dois) traficantes conseguiram escapar do cerco policial, porém já foram identificados.

Todo o material foi apreendido e levado à sede da Delegacia, onde o nacional foi autuado em Flagrante delito pelo crime de tráfico de droga, crime tipificado no art. 33 da Lei 11.343/2006 da lei de drogas.

Edição: Portal do Rurik

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

DITADURA EM COCAL? Radialista diz sofrer perseguição política após aderir ao grupo do atual prefeito.

O Radialista Raimundo Gomes, emitiu na manhã desta quinta-feira (18), uma nota de esclarecimento após ser demitido sem justa causa da função na qual desempenhava há 11 anos no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cocal, no Norte do Piauí.

O comunicador esclarece que o seu afastamento é baseado em abuso e perseguição política, por parte do vereador e presidente do Sindicato, Valdinar, que é membro da oposição em Cocal.

De acordo com o radialista, após o mesmo publicar uma foto e anunciar apoio à reeleição de Nonatinho do Sindicato, o mesmo foi surpreendido pelo presidente e aliados da oposição - que foram até sua residência por volta das 23h - com o intuito de lhe pressionar e tentarem tirar dele o direito de escolha. Na mesma oportunidade o radialista foi informado da sua demissão, simplesmente por aderir ao grupo político que não é o mesmo apoiado pelo presidente Valdinar.

Em Cocal, o que se houve falar é que, mesmo fora do poder, a oposição tenta implantar uma ditadura no município, pois não respeitam a decisão de ninguém e vão contra a própria constituição federal que diz que, todos tem o direito de escolha e pensamento! É bom lembrar que vivemos em uma democracia!

É válido repudiar a demissão do comunicador e aproveitarmos a oportunidade para nos solidarizarmos com os trabalhadores rurais de Cocal, que pelo que percebemos, estão pessimamente representados.

À politicagem e a perseguição, trata-se de uma situação inaceitável em uma democracia. Uma ação vergonhosa e incompatível com os tempos que vivemos.

Por Rurik Araújo(Portal do Rurik)

Suspeito de matar e esquartejar empresária de 32 anos é preso em Cocal de Telha

Um homem de iniciais G.S.S., de 56 anos, foi preso na manhã desta quinta-feira (18/01), na zona rural de Cocal de Telha, no Norte do Piauí. Ele é suspeito de matar e esquartejar a empresária Maria Hilda da Silva Ferreira, de 32 anos, em Vitorino Freire/MA, em março de 2020.

Após trocas de informações com a Polícia Civil de Vitorino Freire, de que o foragido estivesse na região, a equipe da Polícia Civil da Seccional de Campo Maior passou a realizar diligências investigativas, chegando a localizar o suspeito.

Ele residia no meio da mata, numa casa de palha, sem que levantasse nenhuma suspeita de envolvimento com o crime, usando ainda o nome falso de Domingos.

Contra ele, havia mandado de prisão em aberto por assassinar e esquarteja, em concurso com mais duas pessoas, a empresária conhecida como Leuda, em Vitorino Freire/MA.

Franciane Lima da Rocha foi condenada a 28 anos e 10 meses de reclusão e Maylson Régis a 26 anos e quatro meses. Entretanto, terceiro suspeito G.S.S. encontrava-se foragido.

O mandado de prisão foi cumprido pela Polícia Civil do Estado do Piauí, por meio da Delegacia Seccional de Campo Maior, com apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil e da Secretária de Segurança Pública (DINTE-SSP e DIPC), da Diretoria de Operações de Trânsito - DOT e do GPM de Cocal de Telha.

Policia Militar recupera motocicleta roubada de vendedor de Cocal durante assalto em Buriti dos Lopes

Por volta das 10h da manhã desta quinta-feira (18/01), o Grupamento da Policia Militar (GPM), recuperou uma motocicleta POP-110, placa OED-5931, cor vermelha que havia sido roubando de um vendedor natural do município de Cocal. O veículo foi roubado durante um assalto a mão armada à um mercadinho no bairro Acampamento na cidade de Buriti dos Lopes, na última terça-feira dia 16/01.

Reveja a matéria clicando aqui

Segundo a PM, os policias estava realizando rodas na cidade quando foram abordados por um cidadão informando que havia uma motocicleta abandonada nas proximidades da Lagoa Grande de Buriti dos Lopes. Os policiais foram até o local da denúncia e constataram a veracidade dos fatos e recolheram o veículo para o DP.

A motocicleta é a mesma que foi roubada na terça-feira, porém o veículo é vermelho e estava pintado de preto. A moto foi apreendida e entregue na Delegacia da Policia Civil de Buriti dos Lopes para os tramites da lei.

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)

Prefeitura de Buriti dos Lopes mantém farmácia municipal abastecida

A Secretaria Municipal de Saúde segue verificando o estoque em relação à demanda e reabastece o local com frequência. 

A Prefeitura de Buriti dos Lopes, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem mantendo desde o início da atual gestão do prefeito Júnior Percy (PP), a entrega de medicamentos à usuários residentes no município. A distribuição gratuita acontece na Farmácia Municipal.

De acordo com Júnior Percy, a farmácia vem sendo abastecido de forma frequente para atender à demanda dos usuários que necessitam de medicamentos, e o assunto é tratado de forma prioritária pela gestão.













Fotos e informações: ASCOM