BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 2 de março de 2024

IBAMA apreende armas em ponto de extração ilegal de madeira em Caxingó-PI

Uma ação do IBAMA nesta quarta-feira (28/02), com apoio da Polícia Militar, resultou na apreensão de armas de fogo e de um caminhão, e na prisão de dois homens em um ponto de extração ilegal de madeira na zona rural de Caxingó no povoado Mucambo, região Norte do Piauí.

Segundo informações, haviam denúncias de atividades de extração de madeira ilegais na propriedade, conhecida como "Fazenda Trapiá". Durante abordagem, foi encontrando um caminhão Mercedes Benz carregado com madeira extraída ilegalmente. O motorista identificado pelas inicias R.A.S, foi preso em flagrante.

Foram apreendidos, uma espingarda calibre 12, uma espingarda calibre 36, um rifle calibre 22 e 04 munições calibre 36 intactas. O proprietário da fazenda, identificado como L.L.C., de 65 anos, também foi detido por posse ilegal de arma de fogo. Os envolvidos foram conduzidos para Central de Flagrante e liberados após esclarecimentos.  

Fonte: Blog do Coveiro 

Espécie de onça pintada é atropelado e morre na BR-343 em Buriti dos Lopes, norte do Piauí

Por volta das 5h da manhã deste sábado (02/03), uma espécie raríssima de onça pintada pesando cerca de 8 a 10 kg e medindo pelo mesmo 3 metros – identificada como gato do mato, ou gato maracajá - foi atropelada e morreu na BR-343, na zona urbana de Buriti dos Lopes, no Norte do Piauí.

Segundo informações do senhor Ademizinho, morador próximo ao ocorrido, o “gato maracajá” estava agonizando próximo ao Bar da Dona Lurdes Bacurau Jacaré Veio (criadora de bode), quando ele registrou os últimos momentos de vida do animal.

"Eu não podia fazer nada. O felino estava gravemente ferido. Eu acho que o gato tentava atravessar a BR, para comer o bode da dona Lurdes, quando foi atropelado por um carro. Não sei se ela ia, ou vinha de algum lugar, só sei que o animal é raro e não ocorre com frequência em nossa região. Eu fiquei com muita pena, triste, pois essa espécie não se ver aqui na região". Disse.

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)

Mulher tem fratura exposta na perna após ser arrastada por moto em Buriti dos Lopes

Por volta das 9:30h da manhã deste sábado (02/03), aconteceu um acidente de moto, tipo colisão, na Rua Josias Leódido, Centro de Buriti dos Lopes, que deixou uma mulher identificada como Jaqueline Pereira de Carvalho, 32 anos, resiste na rua Tiradentes bairro Macambira gravemente ferida. A vítima sofreu uma fratura exposta na perna direita e perdeu muito sangue. 

Segundo informações, a vítima, ocupava a garupa da motocicleta que era conduzida pelo próprio tio. O condutor teria realizado uma ultrapassagem por um carro pela lateral esquerda do canteiro central quando ambos se desequilibraram. A mulher ficou presa na garupa da moto e foi arrastada pelo motoqueiro por pelo menos uns 5 metros.  Ambos, passaram a noite em uma seresta e estavam aparentemente embriagados - segundo relatos. O tio da vítima (o condutor da moto), se evadiu do local deixando para trás, a sobrinha no meio da via. 

Populares acionaram o Sistema de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) que realizou os primeiros socorros. A vítima sofreu uma fratura exposta acima do tornozelo direito e foi encaminhada para o hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba gravemente ferida, ou seja, em estado grave de saúde, pois a mesma perdeu muito sangue no local.

Por: Rurik Araújo (Portal do Rurik)

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

PAX UNIÃO INFORMA | NOTA DE FALECIMENTO

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada cumpre o doloroso dever de informar o falecimento do jovem HYAGO MENDES CASTRO, 24 ANOS, falecida às 6h da manhã desta quinta-feira (29/02) no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI.

O corpo foi transladado para a cidade de Buriti dos Lopes/PI, e está sendo velado na rua Bernardo Correia Lima, nº 210, bairro Avenida. O sepultamento está previsto para o final da tarde desta sexta-feira, dia 1º março, no Cemitério Nossa Senhora dos Remédios, no Centro da Cidade.  

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada agradece a todos que compareceram a este ato de fé e piedade cristã.

Informou, a PAX UNIÃO.

Buriti dos Lopes – PI, 29 de fevereiro de 2024

Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão em Parnaíba e apreende drogas

A Polícia Civil do Piauí, por intermédio da 1ª e 2ª Divisão de Combate ao Tráfico da DFHT de Parnaíba e apoio da 1ª e 2ª DEPATRI deu cumprimento na data de ontem (28/02/2024), a dois mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao nacional J.R.N.F, localizados no Bairro Pindorama, na cidade de Parnaíba, litoral norte do Piauí.

Em um dos endereços foram encontrados e apreendidos 42 (quarenta e dois) invólucros de substância análoga a cocaína, popularmente conhecida como “pó”.

Três pessoas foram conduzidas para a Central de Flagrantes para maiores esclarecimentos sobre os ilícitos encontrados nas residências.

https://bit.ly/denunciapcphb

A Polícia Civil aproveita a oportunidade para solicitar à população local a realização de denúncias anônimas de crimes, medida esta que tem surtido efeito e traz benefícios a sociedade. Para denunciar basta clicar no link acima e preencher os campos.

Informações: PC/Parnaíba-PI

NOTA DE FALECIMENTO

É com imenso pesar que noticiamos o falecimento do jovem buritiense Hyago Mendes Costa, 24 anos, falecida por volta das 6h da manhã desta quinta-feira (29/02) na UTI do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba, onde estava internado desde o dia 02/02, vítima de um acidente na BR-343 em Buriti dos Lopes.

Familiares informam que o corpo de Hyago Mendes será transladado para Buriti dos Lopes hoje à tarde. O velório será por volta das 14h na rua Bernardo Correia Lima, nº210, bairro Avenida. O sepultamento está previsto para o final da tarde desta sexta-feira, dia 1º de março, no Cemitério Nossa Senhora dos Remédios, Centro.

Em nome da família enlutada agradecemos a todos que compareceram a este ato de fé e piedade cristã.

Edição | Portal do Rurik

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

TCE determina bloqueio das contas da Prefeitura de Ilha Grande e de outras três cidades

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) determinou o bloqueio imediato das contas bancárias de quatro prefeituras do Piauí, são elas: Prefeitura Municipal de Matias Olímpio, administrada pelo prefeito Genivaldo Nascimento Almeida, mais conhecido como “Geno”; da Prefeitura Municipal de Inhuma, administrada pelo prefeito Elbert Holanda Moura, mais conhecido como “Dr. Elbert Holanda; da Prefeitura Municipal de Boqueirão, administrado pela prefeito Genir Ferreira e da Prefeitura Municipal de Ilha Grande, administrada pelo prefeita Marina Brito, em razão da ausência da entrega de Prestação de Contas, documentos e informações ao TCE/PI, atinentes ao Exercício Financeiro de 2023. A decisão de bloqueio foi proferida nesta terça-feira (27).

A Corte atendeu representações da Diretoria de Fiscalização de Gestão e Contas Públicas, alegando que não houve a devida e tempestiva prestação de contas pelos entes, em nítido desrespeito ao princípio republicano da prestação de contas e ao direito do cidadão à boa administração, fundado no efetivo controle da administração pública, caracterizando o descumprimento da Carta Magna, a qual impõe o dever de prestar contas, bem como o que confere prerrogativas às Cortes de Contas para examinar mediante fiscalização o gasto de recursos públicos.

Segundo as decisões, estão presentes os requisitos autorizadores para a concessão da medida cautelar de bloqueio de contas, considerando a urgência que o caso reclama.

As medidas cautelares foram dadas sem a oitiva prévia dos prefeitos, por se tratar de medida de prudência diante do risco de grave lesão ao erário e a direito alheio.

A decisão de bloqueio das contas de cada uma das prefeituras será comunicada imediatamente aos bancos através de ofício pela presidência. Caso as irregularidades sejam sanadas, devidamente atestado pelo órgão de fiscalização, a presidência do TCE-PI deverá ser comunicada para que sejam oficiadas as instituições financeiras para proceder ao imediato desbloqueio das movimentações financeiras das contas bancárias.

Outro lado

Procurados pela reportagem, os prefeitos das cidades citadas não atenderam as nossas ligações. O espaço está aberto para esclarecimentos.

Fonte: Gil Sobreira (GP1)

Ex-presidiário acusado de violência doméstica é morto a tiros no litoral do Piauí

Tácito Vilar Rodrigues, 43 anos, foi executado com vários disparos de arma de fogo na região da cabeça, no final da tarde desta quarta-feira (29/02), dentro de um estabelecimento comercial localizado no bairro São José, na rua Pedro Ivo, em Parnaíba, litoral norte do Piauí.  

VÍDEO DA SUPOSTA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - CENA FORTE NO MEIO DA RUA | NÃO ASSITA!  

Segundo informações da Polícia, a vítima tinha sido preso acusado de violência doméstica e solto no dia 19/02, após audiência de custódia. Além disso, o mesmo havia fugido da Penitenciaria Mista de Parnaíba e recapturado no estado do Maranhão – ele respondia pelo crime de homicídio qualificado. 

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito do homem no local. O corpo da vítima foi recolhido pelo o IML e encaminhado para um posto avançado de Parnaíba. 

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)   

Motorista de aplicativo colide em poste no meio da rua na cidade de Buriti dos Lopes; Equatorial foi comunicada sobre o risco

Por volta do meio-dia desta quarta-feira (28/02), aconteceu uma colisão de um carro conduzido por um motorista de aplicativo, com um poste no “meio da rua”, localizado na rua Tabelião Luiz Gonzaga da Cruz, bairro Centro/Caixa D’água, em Buriti dos Lopes.

Segundo informações de populares, no mesmo local, já houve outros acidentes, onde um motociclista colidiu de frente, com o mesmo poste de energia e foi socorrido pelo SAMU, gravemente ferido.  Neste acidente de hoje, o motorista de aplicativo (Marcado Livre), por sorte, saiu ileso da colisão e contabilizou apenas, o prejuízo de um pneu estourado, e o para-lamas danificado - quem vai pagar os danos? 

A Equatorial foi comunicada pelos moradores sobre o risco do poste no meio da rua, e até essa data (28/02), a empresa não tomou às devidas providencias cabíveis. Um senhor residente próximo ao local, conhecido como Marcelo Mecânico, informou para nossa reportagem que reclamou para Equatorial, para que a empresa retirasse o poste do meio da rua, antes que aconteça algo pior.

Para fazer mais denúncias, ligue para o 0800 086 0800 ... 

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)

DRACO faz operação contra organização criminosa internacional que atua no PI

A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, por meio da e da Polícia Civil, deflagrou a operação DRACO-96 “Rota Caipira” na manhã desta terça-feira (27),  para cumprir 18 mandados de prisão temporária e busca e apreensão domiciliar nos estados do Piaui, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Os mandados tratam-se de inquéritos policiais que apuram os crimes de constituição de organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Os mandados de prisão temporária, busca e apreensão domiciliar foram realizados nos seguintes municípios: Campo Maior, Teresina, Altos, Coivaras e Piripiri, no estado do Piauí.  Corumbá, em Mato Grosso do Sul. Carapicuíba e Osasco em São Paulo. Além disso, um mandado foi cumprido no sistema penitenciário do Estado de São Paulo.

Durante a ação foram presos líderes e operadores financeiros do esquema, apreendidos valores e bens obtidos como proveito do crime e documentos relacionados aos fatos investigados.

A investigação foi conduzida pelo DRACO – Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas, com assessoramento da DIPC – Diretoria de Inteligência da Polícia Civil. As buscas e prisões foram cumpridas com apoio da Polícia Civil de São Paulo e Polícia Civil do Mato Grosso do Sul.

Entenda o caso

Após a prisão do piauiense Laércio Batista, no interior do estado de São Paulo, a Polícia Civil do Piauí pôde identificar todo um núcleo responsável por entrada e circulação de drogas no país, pela via popularmente conhecida como “rota caipira”. Laercio foi preso em outubro do ano passado, responde a vários processos por crimes violentos, e, no sistema prisional, passou a integrar uma facção criminosa com origem com origem no estado de São Paulo.

Ao conseguir localizar e prender esse foragido no estado de São Paulo, a Polícia Civil obteve informações relevantes sobre a estrutura financeira da organização criminosa.

Essa engenharia financeira permitia o pagamento de drogas que entravam no país pela fronteira com a Bolívia, bem como a operação logística necessária para transportar essa droga ao sudeste do país e estados nordestinos de destino final.

CentralPiauí

Pastor é preso acusado de estuprar a enteada de apenas sete anos em Esperantina

Um pastor evangélico de 37 anos, identificado apenas pelas iniciais G. P. F., foi preso na manhã desta segunda-feira (26/02), acusado de estuprar a enteada, de apenas sete anos, na cidade de Esperantina, região Norte do Piauí.

De acordo com informações da Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e aos Grupos Vulneráveis (DEAMGV), o homem é investigado pelo crime praticado contra uma menina, que até então era sua enteada, e que tinha sete anos quando os abusos sexuais aconteciam.

A prisão preventiva foi cumprida pelos policiais no bairro Novo Milênio, enquanto o acusado exercia uma das suas atividades profissionais.

O homem foi conduzido para a Delegacia Seccional de Polícia Civil de Esperantina, para os procedimentos cabíveis ao caso. Ele encontra-se detido à disposição do judiciário.

Policia Militar recaptura foragido da justiça do Maranhão no litoral do Piauí

Policiais do 27º Batalhão Mont Serrat, sob comando do sargento Paulo César, deram entrada por volta das 7h30 da manhã desta quarta-feira (28), na Central de Flagrantes de Parnaíba, conduzindo um preso por força de mandado da justiça no processo do crime de roubo.

Ele foi identificado como Carlos Henrique Rodrigues Santos, 23 anos, natural de Caxias - Maranhão. O mandado de recaptura foi expedido pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Caxias - MA.

Fonte: Portal do Catita

Polícia Civil prende ex-presidiária com drogas no litoral do Piauí

Equipe de policiais civis lotada na delegacia da cidade de Luís Correia, deu cumprimento ao mandado judicial de busca e apreensão domiciliar nesta tarde de terça-feira (27), no endereço localizado à Rua Raimundo Targino, bairro Alto Bonito, naquela cidade praiana.

No imóvel investigado, a polícia apreendeu 03 pacotes de maconha prensada, 09 porções de crack, um papelote de cocaína, R$55,00 em espécie, um rádio comunicador e um aparelho celular.

Na casa, a polícia prendeu em flagrante uma mulher identificada como Iraceli Souza Soares, 46 anos, conhecida como Lôra, e apreendeu a sobrinha dela, com a idade de 14 anos.

Um usuário que chegou na casa da Lôra para comprar maconha no momento da busca, foi recebido pela polícia, sendo conduzido também à Central de Flagrantes em Parnaíba. Na distrital, o delegado Luna autuou a ex-presidiária, Iraceli Souza Soares, nos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e tráfico qualificado por envolver menor de idade em ato ilícito.

Fonte: Portal do Catita

PM encontra moto abandonada com registro de roubo/furto em Parnaíba

Patrulha da PM em rondas pela Lagoa da Prata, zona rural de Parnaíba ao final da manhã deste domingo (25), visualizou em meio ao matagal nas proximidades do Porto da Manjuba, uma motocicleta Honda Fan, preta.

Na consulta para identificação do veículo, foi constatado restrição de roubo/furto. A moto foi recolhida para o pátio da Seccional 1 e 2, no bairro São Francisco em Parnaíba-PI.

Portal do Catita

Homem desaparece nas águas do rio Parnaíba durante pescaria

Um homem identificado como Jhones Pereira dos Santos, de 20 anos, desapareceu nas águas do rio Parnaíba, na manhã dessa segunda-feira (26/02). O fato ocorreu na zona rural de Parnaíba.

De acordo com as informações o homem estava pescando manjubas, na companhia de um colega, quando, por motivos ainda desconhecidos, caiu da canoa e desapareceu nas águas do rio.

A última informação apurada pela reportagem, por volta das 19h30 dessa segunda-feira, é de que a vítima estaria já do lado do estado do Maranhão, cerca de 2 Km "descendo" pelo leito do rio, após a entrada do rio Igaraçu, que é um "braço" do rio Parnaíba.

De acordo com os Bombeiros, que realizam buscas na região, provavelmente o trabalho de busca pelo possível corpo da vítima seja difícil, devido às fortes correntezas do rio Parnaíba.

Fonte: In Foco Piauí 

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

CONFIRA AS OFERTAS "INVASÃO DE PREÇO BAIXO" PARAÍBA







Tentativa de homicídio deixa homem ferido em bar na cidade de Parnaíba

Uma briga em um bar terminou com um homem baleado na noite deste domingo (25), no Bar do Louro localizado à Rua Guaporé, bairro Pindorama em Parnaíba, litoral do Piauí.

A vítima identificada como Marduck de Moraes Santos Simeão, 39 anos, foi atingida com um disparo na perna por uma arma de fogo calibre .40. O autor do disparo, Creonildo Veras Araújo, 54 anos, alegou que havia recebido um soco na boca desferido por Marduck.

O Samu foi acionado e socorreu à vítima para o hospital, onde foi submetida a uma intervenção cirúrgica, ficando internada nesta unidade de saúde.

Fonte: Portal do Catita

PF cumpre mandados no Piauí contra suspeitos de desvios de recursos da merenda escolar; R$ 20 milhões bloqueados

A Polícia Federal do Piauí deflagrou, nesta terça-feira (27), a Operação Flashback, contra suspeitos de desvio de recursos públicos federais oriundos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), destinados à compra de alimentos e fornecimento de merenda escolar por municípios do Piauí. Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em Teresina, além do sequestro de bens e valores dos investigados em cerca de R$ 20 milhões.

A operação mobilizou mais de 50 policiais federais, com o apoio de auditores da Controladoria Geral da União (CGU), para o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão e decisão de sequestro de bens e valores em endereços vinculados aos investigados. Os alvos foram residências e empresas vencedoras das licitações, localizadas em Teresina. As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí.

A investigação teve início a partir de informações recebidas pela Polícia Federal que indicavam a continuidade de esquema criminoso, envolvendo o fornecimento de merenda escolar para o poder público.

Conforme a PF, o esquema era "operado por grupo de pessoas e empresas, algumas delas já investigadas recentemente, que foram alvos de operação policial, agora se valendo da constituição de nova pessoa jurídica para atuação nas contratações públicas".

"Durante o processo investigativo, foi identificado como modus operandi a prática fraudulenta de constituição sucessiva de novas empresas como forma de driblar as autoridades e superar sanções judiciais e administrativas impostas pela atuação irregular, principalmente, quando do impedimento e proibição de contratação com o poder público, com o intuito de perpetuar o esquema criminoso", explicou a polícia em nota.

As auditorias e investigações constataram superfaturamento por sobrepreço nas licitações, além de direcionamento das contratações, atuação em conluio entre as empresas, indicativos de utilização de notas fiscais falsas e outras irregularidades graves. Diante das provas, a Justiça determinou o sequestro de bens e valores dos investigados no montante de aproximadamente R$ 20 milhões.

O objetivo da ação de hoje, conforme a PF, é interromper a prática criminosa, coletar provas para reforçar a tese investigativa e identificar outros servidores públicos ou particulares envolvidos no esquema, além de recuperar bens e ativos adquiridos com os recursos desviados do PNAE.

Os investigados poderão responder pela prática de crimes licitatórios, crimes contra a administração pública, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Fonte: G1-PI / Imagens: Divulgação - PF

EDUCAÇÃO | Prefeitura de Buriti dos Lopes se prepara para entregar escola modelo no Salgadinho

A nova escola terá estrutura confortável dentro dos padrões de uma educação de qualidade. Essa é mais uma obra que faz parte do programa Acelera Buriti. 

A Prefeitura de Buriti dos Lopes, está investindo em diversas obras que garantem uma educação de qualidade, como a construção da escola modelo, localizada no povoado Salgadinho. A gestão municipal se prepara e alinha os últimos detalhes para entregar a escola para a população no próximo final de semana. Essa é mais uma obra que faz parte do programa de obras e serviços ‘Acelera Buriti’, lançado pela gestão do prefeito Júnior Percy (PP).

A unidade vai contar com 9 salas de aulas, além de espaço amplo para convivência dos alunos, salas confortáveis para professores e demais servidores da unidade escolar. Com uma estrutura que visa ofertar uma nova realidade na construção do conhecimento dos estudantes da comunidade e adjacências.

A escola vai abrigar centenas de alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Os recursos de aproximadamente R$ 1,5 milhão para a construção da escola são oriundos de recursos próprios do Município.

A nova escola terá estrutura confortável dentro dos padrões de uma educação de qualidade, para poder proporcionar as crianças e adolescentes daquela região do município uma formação ainda melhor. De acordo com o secretário municipal de Educação, Fernando Liberato, todas as salas de aulas serão climatizadas.








Fonte e imagens: ASCOM / PMBL

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Colisão entre duas motos deixa uma mulher gravemente ferida em Buriti dos Lopes

Por volta das 13:00h desta segunda-feira (26/02), aconteceu uma grave colisão, tipo batida lateral, entre duas motociclistas que deixou uma mulher gravemente ferida em Buriti dos Lopes. A outra motociclista envolvida no acidente alegou estar grávida e se evadiu do local. 

Segundo informações, uma das vítimas mais graves foi identificada somente como Cristina, idade não revelada, que conduzia a motocicleta no cruzamento da rua Joaquim Santos com Luis Dias Candeira, quando foi atingida na traseira pela motociclista identificada somente como Ivonete. Testemunhas ouviram ela dizer após o ocorrido, que a mesma, não teve culpa e estaria grávida. 

Após a colisão, populares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que realizou os primeiros atendimentos médicos à vítima mais grave (Cristina). Ela sofreu algumas lesões e uma fratura em uma das pernas e foi encaminhada para o HEDA em Parnaíba. A outra envolvida no acidente – mesmo afirmando que estava grávida – pegou uma carona e procurou atendimento médico no centro de urgência do HMLS.

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)