BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 28 de março de 2020

Antônio Felícia é primeira morte confirmada por Covid-19 no Piauí

O Lacen liberou na manhã de hoje (28) os exames do prefeito de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes, conhecido como Antônio Felícia.
Na manhã deste sábado, 28 de março, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que foi registrada no Piauí a primeira morte por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O Laboratório Centrral (Lacen) liberou nesta manhã os exames do prefeito de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes, conhecido como Antônio Felícia (PT), que testaram positivo para o novo coronavírus. O prefeito faleceu nessa sexta-feira (27) aos 57 anos, após dar entrada no Hospital Dr. José Brito Magalhães, em Piracuruca.
Antônio Felícia passou mal durante a madrugada devido a uma forte febre e dificuldades para respirar, sendo levado às pressas para o hospital de Piracuruca. O gestor chegou à unidade hospitalar por volta das 2h, a equipe médica de plantão tentou realizar a entubação, mas o prefeito não resistiu e veio a óbito.

Devido aos sintomas do gestor serem semelhantes aos causados pelo novo coronavírus, uma amostra foi enviada ao Lacen para testagem. A confirmação foi dada pela Sesapi através de nota divulgada à imprensa.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado da Saúde informa que foi registrada no Piauí a primeira morte por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O Lacen liberou na manhã deste sábado, 28 de março, os exames do prefeito de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes, conhecido como Antônio Felícia (PT), que testaram positivo para o novo coronavírus.

O prefeito, de 57 anos, chegou a ser atendido no Hospital Dr. José Brito Magalhães, no município de Piracuruca, mas não resistiu.

Ele tinha histórico de diabetes e teve uma evolução rápida da doença.


Com informações: VIAGORA

sexta-feira, 27 de março de 2020

Prefeito Mão Santa assina decreto autorizando reabertura de comércio

O prefeito, Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa, assinou na noite desta quinta-feira (26), decreto autorizando a retomada de atividades econômicas no município.

O Decreto determina ainda, que devem ser adotados meios preventivos necessários para evitar o contágio pelo Coronavírus, principalmente de forma a evitar a aglomeração de pessoas.

O Presidente da Associaçao Comercial e Industrial de Parnaíba – ACIP, Antonio Carneiro, foi convidado a dar sua opinião sobre a retomada das atividades econômicas no município.

Em seu texto, o Decreto assinado nesta quinta-feira, considera que a permissão para o funcionamento das atividades econômicas não impede que se mantenham fechados os estabelecimentos comerciais que preferirem não funcionar neste momento.
Texto/ Fotos: Bruno Santana | Edição: Jornal da Parnaíba

Homem joga envelope com drogas em cima de telhado ao ver a polícia


A Polícia Militar, através de uma guarnição comandada pelo sargento Farlon Machado, tendo como patrulheiros os cabos Sobrinho e Zé Maria, prendeu Natanael da Silva Galeno, conhecido “Nael”, e sua companheira Delma Januário da Silva, acusados de tráfico de drogas, por volta das 09h30 de quinta-feira (26/03), à Travessa da Felicidade, Bairro Catanduvas, em Parnaíba, litoral do Piauí.

As prisões aconteceram após a guarnição realizar um patrulhamento ostensivo e flagrar um jovem de cócoras no endereço citado. O jovem jogou um envelope para cima do telhado de uma residência vizinha. Os policiais solicitaram acesso a residência e o padrasto de Delma Silva viu os policiais encontrando drogas dentro do envelope. Tratam-se de vinte e oito porções de crack. Natanael Galeno informou que ambos faziam o tráfico de entorpecentes e que possuem passagem por roubo e associação. O casal foi conduzido para a Central de Flagrantes. 

Com informações Portal Costa Norte

Dois bandidos em uma moto armados tocam terror na zona rural do município de Buriti dos Lopes

Na tarde desta quinta-feira (26), por volta das 15hs, dois elementos ainda não identificados armados de revolver utilizando um veículo tipo motocicleta Fan da cor vermelha, adentraram em algumas residências no povoado Estreito e Baixa dos Currais, município de Buriti dos Lopes e Caxingo e realizaram vários assaltos levando das vítimas celulares e outros pertences ainda não informado em Boletim de Ocorrência.
De acordo com informações preliminares, após tocarem terror na população do povoado Estreito e Tucuns, eles pegaram a PI-211 e seguiram sentido Joaquim Pires.
A reportagem do Portal Rurik conversou nesta manhã de sexta-feira (27), com o tenente Sousa Filho, comandante do Grupamento da Polícia Militar - GPM de Buriti dos Lopes, ele informou que os dois assaltantes são da região da cidade de Joaquim Pires, e roubaram 3(três) aparelhos de celular, e após os assaltos, pegaram a PI-211, e seguiram direção a cidade de origem.
Foto ilustrativa 
A polícia militar pede a população que se alguém os reconhecer, chamem imediatamente uma autoridade competente, ou seja, a PM. As vítimas que tiveram seus aparelhos de celular roubados, por favor compareçam à delegacia mais próxima portando os documento necessários e o imei do aparelho. “É importante que a vítima, não faça o bloqueio do aparelho de celular na operação para não dificultar o rastreamento e a localização por GPS”, disse o tenente da PM.

Por Rurik Araújo    

Prefeito no Piauí morre com suspeita de coronavírus


O prefeito de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes, conhecido como Antonio Felicia (PT), 57 anos, e diabético, morreu na madrugada desta sexta-feira, 27, no pronto-socorro do município de Piracuruca com diagnóstico clínico de Covid-19.

O atendimento e o diagnóstico foram feitos pelo prefeito de Piracuruca, Raimundo  Alves (PSD), que é médico. O material para análise de laboratório foi recolhido e os procedimentos para o imediato sepultamentos já foram tomados.

Antônio Felicio comunicou ao gestor de Piracuruca, município próximo a São José do Divino, na quarta-feira,25, que estava com febre e dificuldades para respirar, sintomas semelhantes aos provocados pelo novo coronavírus.

Raimundo Alves recomendou buscar imediato atendimento em Teresina. Antônio Felicio não seguiu a orientação. A situação se agravou e o prefeito de São José do Divino recorreu ao Pronto-Socorro de Piracuruca e recebeu primeiro atendimento do médico Antônio Said. Na madrugada de hoje, 27, Antônio Felicio não resistiu e morreu com diagnóstico clínico de covid-19.

“Quando foi hoje, às 2h ele deu entrada no posto de saúde de Piracuruca, o médico de plantão me ligou e ele já chegou com dispnéia, com falta de ar intensa. O médico tentou fazer a intubação mas não conseguiu. Logo depois ele já veio a óbito”, explicou o prefeito de Piracuruca.

Por conta da febre e do problema respiratório, a morte de Antônio Felícia passa a ser investigada como suspeita de Covid-19. Até então, as cidades de Piracuruca e São José do Divino não possuíam casos notificados nem suspeitos.

"Como médico, com esses sinais, com esses sinais clínicos, ele passa a ser um caso suspeito", reforçou Raimundo Alves.

Foi coletado material do corpo do prefeito. As amostras foram encaminhados para o Laboratório Central (Lacen).

Familiares e amigos do prefeito receberam a recomendação de ficarem isolados por 14 dias.

Com informações: cidadeverde.com

quinta-feira, 26 de março de 2020

COVID-19: Zé Filho defende retomada da atividade econômica

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), Zé Filho, defendeu nesta quinta-feira (26) a retomada da atividade industrial e comercial com trabalhadores que estejam saudáveis e fora do grupo de risco da Covid-19, provocada pelo novo coronavírus.

De acordo com Zé Filho, os empresários estão prevendo consequências graves em razão da manutenção do isolamento e fechamento dos estabelecimentos comerciais e industriais por um longo período. Ele ressaltou que os empregadores temem que o isolamento social possa perdurar por meses e, assim, afetar a economia.

Para Zé Filho, pequenos e microempreendedores e os próprios trabalhadores serão prejudicados ante as medidas de isolamento social. “O momento pede ações de investimento do poder público em aparato de saúde pública, mas também que as atividades econômicas sejam mantidas resguardando os grupos de risco”, pontuou Zé Filho.

No início da semana, o presidente Jair Bolsonaro alertou para a necessidade de retomada da economia e fim da manutenção do isolamento social uma vez proposto pelo próprio Ministério da Saúde. Em reação ao pronunciamento do presidente, vários segmentos empresariais endossaram o discurso, pedindo o retorno das atividades econômicas com a reabertura do comércio. 

Com informações GP1

Wellington Dias: "até segunda nada muda; as medidas que forem tomadas vamos comunicar"

O governador Wellington Dias (PT) voltou a se pronunciar nesta quinta-feira (26), após entrevista coletiva virtual transmitida mais cedo, onde falou sobre a possibilidade de haver modificações nas medidas adotadas pelo Governo para evitar a proliferação do coronavírus (covid-19). Agora no final desta tarde, o chefe do executivo estadual esclareceu, por meio de um vídeo em suas redes sociais, que “até segunda, permanecem todas as regras”.
Wellington Dias explicou que na segunda (31), será realizada uma reunião ampla para avaliar as medidas de contenção adotadas até o momento para evitar a propagação do coronavírus e se já é possível liberar o funcionamento de algum setor (público ou privado), como escolas, indústrias e algumas áreas comerciais.

“Daqui até segunda-feira não muda nada, até segunda-feira nós temos os decretos, as orientações, e todas elas permanecem. Na segunda-feira é que nós vamos avaliar o quadro, reunir o COE, Comitê de Organização Emergencial, que vai estar tratando desse tema do coronavírus, e terá uma reunião ampliada onde vamos avaliar a situação do Piauí e a partir daí tomar decisões, porque os decretos vigoram até terça-feira e nós temos que tratar de modificações ou não”, declarou.

Ainda de acordo com o governador, todas as medidas a nível estadual só são decretadas após avaliação e autorização do COE. “Daqui até segunda permanecem todas as regras. Segunda, o COE se reúne e as medidas que forem tomadas, com muita transparência, nós vamos comunicar”, afirmou.

Por fim, Wellington Dias pediu a colaboração da população piauiense, para que atentem corretamente às informações relacionadas à pandemia. “Eu quero assim a colaboração de todos, para não ter confusão [sobre] as orientações, porque todos juntos vamos vencer o coronavírus”, concluiu.

Nota de esclarecimento

A Coordenadoria de Comunicação do Governo do Piauí emitiu uma nota de esclarecimento, reforçando o pronunciamento do governador. Segundo a nota, todas as decisões anunciadas pelo Estado seguirão orientações da OMS, do Ministério da Saúde, e da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí.

Leia a nota na íntegra:

O governador Wellington Dias esclarece que não há decisão de reabrir o comércio na segunda-feira (30). O que está previsto para esta data é uma nova reunião com o Comitê de Organização de Emergência (COE) para AVALIAR o resultado das medidas de contenção adotadas até o momento e definir novas ações para os próximos 15 dias, já que o decreto 18.884, que estabeleceu medidas de emergência no estado e suspende as aulas na rede estadual, vence nesta data.

Vale destacar que o decreto 18.902 de 23 de março, que suspende as atividades comerciais e de serviços no estado, continua vigente.

Todas as medidas estão sendo tomadas e continuarão, até que a proliferação do vírus seja controlada e haja segurança para a saúde da população. Qualquer alteração nas medidas vigentes atualmente, serão discutidas e tomadas seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e da equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde.

O governador assegura ainda que as decisões também serão tomadas ouvindo representantes do setor empresarial, trabalhadores e municípios.

Com informações GP1

Sobe para 9 número de casos confirmados de coronavírus no Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), divulgou um novo boletim no final da tarde desta quinta-feira (26) informando que o número de casos confirmados de coronavírus – Covid-19 – no Piauí subiu para 9. O estado ainda tem 391 casos notificados, sendo 192 descartados e 190 suspeitos.

Além dos casos confirmados e suspeitos, o Piauí continua apurando 4 mortes suspeitas de serem causadas pela covid-19, segundo o secretário da Saúde, Florentino Neto. As mortes estão sendo investigadas pela Sesapi.

Segundo o secretário, inicialmente eram sete casos suspeitos, mas três foram descartados. "Atualmente nós temos quatro óbitos por suspeita de covid-19 sob investigação. As amostras foram coletadas e estão sendo realizadas as análises. Tínhamos sete, mas três investigações já foram liberadas, um óbito em Bom Jesus, outro em Teresina e o último em Oeiras. Esses três foram descartados e seguimos com quatro sob investigação", ressaltou.

Mortos no Brasil

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira, 26, que o Brasil já tem 78 mortes causadas pelo novo coronavírus. De acordo com a pasta, são 2.915 pessoas infectadas. Até ontem, eram 57 mortos e 2.433 casos confirmados, o que mostra um aumento de 37% de óbitos e de 20% de casos oficiais de um dia para o outro.

Os números mostram o avanço da Covid-19 no Brasil desde que o primeiro caso da coença foi confirmado aqui, há um mês. O primeiro resultado positivo para o novo coronavírus no país saiu no dia 25 de fevereiro, quando um homem de 61 anos com histórico de viagem para a Itália testou positivo para a doença.

Com informações GP1

PAX UNIÃO INFORMA - NOTA DE FALECIMENTO

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada cumprimos o doloroso dever de informar, o falecimento de Maria Eduarda Sousa Lopes, 8 anos de idade, falecido dia 25, de março de 2020, em Buriti dos Lopes. O corpo está sendo velado no Povoado Coroa de São Remígio, zona rural de Buriti dos Lopes-PI, e será sepultamento às 7hs da manhã no cemitério do Povoado Olho D’água.

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Informou, a Pax União.

Buriti dois Lopes-PI, 26 de março de 2020.

PAX UNIÃO INFORMA - NOTA DE FALECIMENTO

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada cumprimos o doloroso dever de comunicar, o falecimento de Dionísio Pereira de Sales, 88 anos de idade, falecido dia 25, de março de 2020, em Buriti dos Lopes. O corpo está sendo velado na Rua Jacob Bruno, zona urbana da cidade, e será sepultamento logo mais, no povoado Melancias no município de Araioses Maranhão.

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Informou, a Pax União.

Buriti dois Lopes-PI, 26 de março de 2020.

segunda-feira, 23 de março de 2020

Sobe para 1.891 casos confirmados de coronavírus e 34 mortes no Brasil

Número foi atualizado na tarde desta segunda-feira (23/03) nas redes sociais do Ministério da Saúde.
Ministério da Saúde atualizou, na tarde desta segunda-feira (23/03), a quantidade de casos confirmados de coronavírus no Brasil: no momento, o país tem 1.891 pacientes diagnosticados e registra 34 mortes decorrentes da infecção, a maioria delas ocorreu em São Paulo.

Já há casos confirmados em todos os estados brasileiros, mas a maioria dos pacientes se concentra no Rio de Janeiro (233), São Paulo (745), Distrito Federal (135) e Minas Gerais (128). No domingo, o Brasil tinha 1.546 casos confirmados no país, com 25 mortes.

Com informações: Fala Nordeste

Vídeo: Promotora Drª Francineide Silva fala do novo decreto e proibições em combate ao COVID-19

Nesta segunda-feira, 23 de março a promotora de justiça da comarca de Buriti dos Lopes, falou em um vídeo exclusivo ao Portal do Rurik sobre as medidas e proibições no combate ao Coronavírus (COVID-19). O alerta é direcionado para a população de modo em geral dos municípios de Buriti dos Lopes, Caxingó-PI, Caraúbas-PI e Bom Princípio-PI e adjacentes, o não cumprimento das medidas é crime e a promotoria de justiça poderá penalizar os autores.

Em novo decreto assinado nesse domingo (22), o governador do Piauí Wellington Dias (PT-PI) adotou novas medidas restritivas para conter a pandemia de coronavírus (covid-19) que assola todo o planeta.

Na decisão que já passa a valer nesta segunda-feira (23), o governo do Estado também deixa claro que somente os serviços considerados essenciais à população continuarão a operar, desde que estejam assegurados o cumprimento das regras de proteção individual para empregados, servidores, clientes ou fornecedores.

Estabelecimentos autorizados

Mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, hipermercados, padarias, lojas de conveniência e de produtos alimentícios. Serviços de alimentação preparada exclusivamente para sistema de entrega

Farmácias, drogarias, produtos sanitários e de limpeza e lavanderias

Postos revendedores de combustíveis, distribuidoras de gás e borracharias

Hotéis, com atendimento exclusivo dos hóspedes

Distribuidoras e transportadoras. Serviços de segurança e vigilância

Bancos, serviços financeiros e lotéricas. Serviços de telecomunicação, processamento de dados, call center e imprensa

Quantos ao ramo hoteleiro, as refeições serão fornecidas exclusivamente por meio de serviço de quarto. E, em todos os estabelecimentos e atividades em funcionamento, é obrigatório o controle do fluxo de pessoas, de modo a impedir aglomerações.

Edição: Portal do Rurik 
Com informações GP1

domingo, 22 de março de 2020

PRF intensifica fiscalizações a ônibus que entram no Piauí


A Polícia Rodoviária Federal informou que vem intensificando as abordagens aos ônibus que chegam no Piauí com passageiros de outros estados do país. Desde a última semana, a PRF vem registrando um aumento no número de ônibus clandestinos que entram no estado.

O inspetor Alexsandro Lima, coordenador do Núcleo de Comunicação da PRF-PI, informou que essa intensificação se deu após reunião com o governador Wellington Dias, onde traçaram estratégias e diretrizes sobre o trabalho nas rodovias federais no combate a disseminação do novo coronavírus.
“A PRF vai estar realizando o monitoramento de veículos de transporte de passageiros interestaduais. Nossa intenção é pegar informações desses veículos, saber a origem e o destino, a quantidade de passageiros que estão se deslocando e também a previsão da chegada desses ônibus a seu destino”, relatou o inspetor.

Segundo ele, todas as informações coletadas serão encaminhadas para a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). Ele disse também que a circulação desses ônibus, desde que atenda todas as normas de transporte de passageiros, ainda está ocorrendo, apesar da recomendação dos órgãos públicos de não haver circulação de pessoas.

“A PRF vem informar que o deslocamento de todos os veículos ainda está acontecendo, apesar de que a PRF orienta, conforme determinação do estado, para todos permanecerem em suas residências. Vale ressaltar que nenhuma divisa está fechada”, finalizou. 

Com informações GP1

Covid-19: Sesapi lança edital com 673 vagas para profissionais da Saúde

As inscrições devem ser realizadas a partir das 18h00min do dia 21 de março de 2020 até as 23h59min do dia 23 de março de 2020.
A Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) com objetivo de aumentar o quantitativo de profissionais disponíveis, para as ações que vem executando em enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus, lançou neste sábado (21), edital com 673 vagas para cadastro e seleção de profissionais em regime emergencial para atender as necessidades de combate ao Coronavírus, para lotação nos hospitais da Rede Estadual, conforme ato de lotação, fundamentado na necessidade de cada unidade. As inscrições devem ser realizadas a partir das 18h00min do dia 21 de março de 2020 até as 23h59min do dia 23 de março de 2020 e os salários variam de R$ 10.800 a R$ 1.200.

O Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública do Estado do Piauí-COE/PI será responsável pela avaliação dos candidatos que se submeterem ao Processo de Seleção.

Os candidatos selecionados, quando convocados, atuarão nas Unidades de Terapia Intensiva em uma das unidades hospitalar construída ou adaptada em qualquer cidade do Estado do Piauí, com a finalidade de combater a ação do Coronavírus (Covid-19), em regime de plantão ou diarista.

Serão ofertadas vagas para contratação imediata para médicos diaristas, plantonistas e infectologistas, enfermeiros diaristas e plantonistas, biomédicos, farmacêuticos, psicólogos diaristas, fisioterapeutas plantonistas, técnicos de enfermagem, técnicos em patologia clínica, auxiliar de serviços gerais e maqueiro. Serão reservados 10% das vagas oferecidas nesta seleção a candidatos portadores de deficiências.

O contrato será por tempo determinado de seis meses, podendo ser prorrogado sucessivamente, conforme a necessidade do serviço.

Clique aqui e veja o edital: (Link)

Com informações: GP1