BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 17 de dezembro de 2022

Cocal: Em solenidade, chega ao final o PROERD.

Na última quinta-feira (15) foi realizada formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), o qual teve como alvo estudantes da rede municipal de ensino.

O programa foi aplicado numa parceria entre a Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e a Polícia militar do Piauí, e foi ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades. Com ênfase na prevenção ao uso de drogas, as aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.

Raimundinha Albuquerque, secretária da SEMED, explica que o referido programa já foi adotado com êxito, no município: “Esse programa de combate às drogas e violência, o qual encerrou-se hoje, nós já tivemos a graça de ter esse programa em outro momento. Talvez esse tenha sido um dos motivos que nos levou a aceitar, de primeira, essa parceria em um momento que nós sabemos que enfrentamos sérias dificuldades após esse retorno às aulas com a pandemia. Mas o programa só veio a somar. [...] nós já tínhamos tido essa experiência e sabemos o quanto isso faz a diferença na vida dessas crianças e adolescentes”.

O prefeito Nonatinho do Sindicato, no que lhe concerne, diz estar satisfeito com a realização desse projeto em Cocal: “A gente não encontra palavras para explicar. É um projeto de educação a base do aprendizado, da formação cidadã sobre tudo para a vida, ou seja, é uma formação educativa para a inclusão da pessoa, da criança e da juventude no meio da sociedade. A educação é uma bandeira que eu tenho colocado como prioridade, em nossa gestão, porque eu entendo que a população de Cocal ainda é uma população humilde, que não tem uma condição de pagar uma escola particular. Nós queremos que a escola pública de Cocal seja reconhecida como uma das melhores escolas da região, uma escola de qualidade. Quero agradecer, primeiramente, a Deus e ao povo de Cocal pela consideração e pela credibilidade à nossa gestão. Isso daqui é um motivo de orgulho, pois, é um resultado da confiança dos pais e das mães com a nossa gestão. Parabéns ao povo de Cocal”.

Fonte: Ascom (Evaldo Neres)

PAX UNIÃO INFORMA | NOTA DE FALECIMENTO

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada cumpre o doloroso dever de informar o falecimento da senhora FRANCISCA VERÍSSIMA DA SILVA, 83 ANOS, falecida nesta sexta-feira (16/12/2022) em sua residência na rua José França da Rocha nº 428, onde está sendo velado. O sepultado será logo mais às 16:30hr no Cemitério local.

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada agradece a todos que compareceram a este ato de fé e piedade cristã.

Informou, a PAX UNIÃO.

Buriti dos Lopes – PI, 17 de dezembro de 2022

Lauro Andrade Correia - Gran comunicador do ano de 2022

Na tarde desta sexta-feira, dia 16 de dezembro de 2022, mês de comemoração para a imprensa parnaibana, cumprindo agenda a pedido do Presidente da Ascompar, jornalista José Luiz de Carvalho, o advogado e escritor Diego Mendes Sousa, fez a entrega do Diploma de Gran Comunicador ao homenageado do ano, Lauro Andrade Correia (1924-), no ato solene representado por seu filho, Israel Correia.

Lauro Andrade Correia foi prefeito de Parnaíba, no quadriênio 1963 a 1966. Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí – FIEPI de 1974 a 1982. Um dos fundadores da Faculdade de Administração de Parnaíba em 1969.  Diretor do Campus Ministro Reis Velloso da Universidade Federal do Piauí, da qual é professor emérito.

Tribuno, escritor e jornalista. É membro da Academia Parnaibana de Letras.

Edição | Correio do Norte

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Polícia Civil apreende armas de fogo ao capturar acusado de tentativa de homicídio em Cocal

A Polícia Civil prendeu o senhor José de Oliveira Ramos, vulgo "Zé Ormar", de 57 anos, sob acusação de uma tentativa de homicídio e apreendeu em posse do investigado: um revólver, duas espingardas, munições intactas e deflagradas, além de quatro facas e um facão. A ação policial aconteceu no final da manhã desta sexta-feira (16/12), na comunidade Campestre dos Tunicos, zona rural de Cocal, município da região Norte do Piauí.

Segundo o apurado pelo Blog do Coveiro, na manhã do dia 19 de novembro de 2022, por volta das 06 horas, por motivação ainda desconhecida, o acusado que possui inimizade com toda a sua vizinhança, sacou uma espingarda e efetuou um disparo em direção a um vizinho, que se trata de um idoso de 65 anos, que na ocasião passava pela estrada empurrando um carrinho de mão carregado com carvão. A vítima não foi atingida com o tiro, no entanto, sofreu escoriações leves com a queda mediante o grande susto. O fato foi presenciado por muitas testemunhas.

A prisão foi efetuada por agentes lotados da Delegacia de Polícia Civil de Cocal, coordenados pelo Delegado Dr. Cayo Cézar, que preside o referido inquérito e durante o curso das investigações, representou pela prisão preventiva, bem como pela busca e apreensão domiciliar na casa do investigado, que foi devidamente acatada pelo Juízo do município.

Com as ordens judiciais em mãos, os policiais localizaram o suspeito e deram cumprimento aos mandados, ensejando ainda, em mais um procedimento de prisão em flagrante delito pelo crime de posse irregular de arma de fogo. O flagranteado se encontra encarcerado a disposição da justiça.

Informações | Blog do Coveiro 

Homem é socorrido pelo SAMU após cair de moto em Buriti dos Lopes

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência/SAMU de Buriti dos Lopes, foi acionado por populares por volta das 16hs desta sexta-feira (16), para socorrer e realizar os primeiros atendimentos médicos a uma vítima de queda de moto, na estrada que dá acesso ao povoado Barra do Longá, zona rural de Buriti dos Lopes.  

De acordo com informações, a vítima foi identificada como Francisco Aguiar da Silva, 25 anos, residente neste município, ele seguia na via em direção ao povoado Ladeira quando caiu de moto.  Informações dão conta que o mesmo estaria alcoolizado, o homem com escoriações superficiais no corpo - nada grave - foi encaminhado para o Pronto Atendimento do Hospital Estadual Dr. Mariano Lucas de Sousa em Buriti dos Lopes onde passou por avaliações de uma equipe médica do município.

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)  

70 pedras de crack e 11 trouxinhas de maconha são apreendidas pela Policia Civil em Buriti dos Lopes

Nesta sexta-feira (16), uma ação da Polícia Civil, através da Delegacia de Buriti dos Lopes resultou na apreensão de 70 (setenta) pedras de substâncias análogas ao crack,11 (onze) trouxinhas de substância análoga a maconha e de R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais) em dinheiro trocado, no Povoado Estreito, Zona Rural desse município.

A localização das drogas (maconha e crack) ocorrida nessa sexta-feira (16), foi possível após um trabalho investigativo realizado pelos policiais civis da Delegacia de Buriti dos Lopes.

Todo o material foi apreendido e levado à sede da Delegacia, onde um procedimento policial foi instaurado e a droga apreendida. No momento da apreensão foi possível identificar o proprietário das drogas, porém o mesmo conseguiu se evadir do local antes da chegada da polícia. A Polícia Civil segue investigando o fato.

A Polícia Civil aproveita o ensejo para solicitar à população local a realização de denúncias anônimas de crimes, medida esta que tem surtido efeito e traz benefícios a sociedade.

http://bit.ly/dpbldenuncias

Para denunciar, basta clicar no link acima e preencher os campos.

Informações | Policia Civil 

Dr. Zé Luiz Júnior poderá ter Augusto Moraes Souza como vice-prefeito em 2024

A movimentação política em Buriti vem revelando novos líderes que prometem modificar a forma de gestão e os destinos desta cidade. Desta vez foi o lançamento da pré-candidatura do vereador José Luiz de Carvalho Júnior para prefeito nas eleições de 2024, tendo como vice o jovem empresário Augusto Moraes Souza. 

A chapa será apoiada pelo ex-governador Antônio José de Moraes Souza Filho, pai do jovem Augusto.

Comentários que circulam na região dão contas de que o povo não acredita mais nos dois grupos que vêm se alternando no poder e quer mais uma alternativa, urgindo por mudanças.

O Dr. Zé Luiz tem feito nos últimos anos um trabalho organizado, competente e responsável, sempre em defesa da população buritiense, o que fez com que o seu nome brotasse espontaneamente dentro do grupo político oposicionista como candidato a prefeito. 

Edição | Portal do Rurik 

Câmara de Vereadores: Nonatinho do Sindicato acompanha eleição para mesa diretora

Na tarde dessa quinta-feira (15), o prefeito de Cocal Nonatinho do Sindicato se fez presente e acompanhou a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Vereadores.

A escolha da nova diretoria foi realizada na sede da Câmara e teve como presidente eleito, por unanimidade, o vereador Alcí Júnior e vice-presidente o vereador Carlão.

Alcí Júnior fala do agrado de ter sido escolhido: “É uma imensa satisfação ter concorrido à essa mesa diretora. [...] e nessa tarde, a Câmara Municipal, através dos vereadores, me deu esse presente. [...] Aqui nós conversamos e não há partido político. Aqui, há o interesse para o bem comum, o bem do povo. Então, é muita responsabilidade. A nossa gestão, nesse biênio que se aproxima (2023-2024), o compromisso que a gente tem é o de colocar projetos de resolução, requerimento, projetos de Lei e fazer com que a câmara trabalhe mais em prol da nossa comunidade, nosso povo cocalense que tanto amos”, finalizou.

Na ocasião, Nonatinho congratulou o eleito: “quero aproveitar o momento para parabenizar o companheiro Alcí. Ele que já é bastante conhecido, nascido e criado aqui na cidade e que tem um grande trabalho desenvolvido como vereador, no município. Ele é amigo de todos os vereadores, o que demonstrou a sua votação por unanimidade. Quero também parabenizar os vereadores, pela união que têm em prol do município de Cocal. Isso demonstra uma forma dinâmica, intelectual, republicana de trabalhar. Aqui, eles defendem o povo. Aqui, eles trabalham de uma forma muito humilde. [...] O partido que têm é o da defesa da população”, disse o prefeito.

Fonte: Ascom (Evaldo Neres)

Cocal: Prefeitura e Assistência Social promovem culminância da Semana do Idoso

A Semana do Idoso, promovida pela prefeitura de Cocal e Assistência Social, foi encerrada com passeio turístico ao Mirante da Serra em Viçosa do Ceará.

Nessa terça-feira (13), a Prefeitura de Cocal (Norte do Piauí), através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), encerrou as atividades alusivas à Semana do Idoso, tendo como público alvo os integrantes do grupo Reviver, os quais são assistidos pela equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Município.

No decorrer da semana comemorativa, desde a abertura, foram ofertados, para os idosos cadastrados, momentos de interação, como palestras informativas; um dia de beleza, ocasião em que foram oferecido serviços de cabeleireiro (masculino e feminino), limpeza de pele, manicure e pedicure; e o cantinho dos contadores de histórias e repentistas.

A ação executada pela SMAS teve sua culminância numa viagem turística e de lazer ao município de Viçosa do Ceará-CE, quando os participantes desfrutaram de café da manhã, almoço, banho de piscina, música ao vivo e dança, no Parque Ecológico Mirante da Serra.

Dona Francisca Carmina de Sousa participa do Reviver desde o ano de 2013: “Mudou tanta coisa, para melhor, em minha vida. Desde que o ex-prefeito e, agora, deputado Rubens Vieira ajudou nosso grupo, a minha vida mudou totalmente. Eu era triste, não tinha satisfação em minha vida, mas hoje eu tenho. Atualmente, com o prefeito Nonatinho, continua a mesma coisa. [...] agradeço a ele e a secretária Deuzenir por dar pra gente esses momentos onde a gente encontra os amigos da mesma idade, aprendemos coisas novas, bate um papo e dançamos juntos. Estou muito satisfeita”, finaliza com animação.

Deuzenir Portela, secretária da SMAS comemora: “Queria, primeiramente, agradecer a Deus por estar proporcionando, com a Prefeitura Municipal, esse encontro para o nosso grupo Reviver [...] a prefeitura de Cocal vem desenvolvendo o seu trabalho e, hoje não poderia ser diferente. A SMAS está promovendo o auge deste ano, fechando com ‘chave de ouro’ esse momento ímpar para os idosos. É muito gratificante ver no rosto de cada um a alegria de estar conhecendo locais novos e, podemos dizer, abismados com o local, a recepção e o carinho dispensado a todos. Agradeço também, ao prefeito Nonatinho, à primeira-dama, Vanda, por estar apoiando e por sempre abraçar a Secretaria de Assistência Social e dizer que estamos firmes e fortes”, conclui.

Por sua vez, Nonatinho do Sindicato expressa seu contentamento: “É com alegria que encerramos a Semana do Idoso. Foram 8 dias de muita atração, movimento e ação social para o povo da melhor idade. É um povo humilde, que já fez grandes coisas, grandes trabalhos, que já prestou sua contribuição para o desenvolvimento de nossa cidade, do nosso Piauí e do nosso Brasil. A minha alegria é poder proporcionar, através da SMAS, esse momento tão importante. Eu fico feliz de estar aqui me confraternizando com eles. [...]”, disse o prefeito.

Nonatinho acrescentou que, a exemplo do que foi feito naquele espaço, a sua gestão está trabalhando um projeto para a Pedra da Espia, para que Cocal tenha uma estrutura boa, bem preparada para recepcionar tanto os cocalenses quanto os visitantes.

O evento contou com a participação da primeira-dama Vanda Machado, da secretária de Desenvolvimento Rural Tatiane Albuquerque e o vereador Carlão.

Fonte: Comunicação (Evaldo Neres)

'Barbie' é exonerada de cargo na Prefeitura de Parnaíba após prisão

Segundo o Diário Oficial de Parnaíba, Samara Nascimento Nóbrega estava num cargo de provimento em comissão de Chefe de Núcleo, lotada na Secretaria Municipal de Saúde da cidade.

A empresária Samara Nascimento Nóbrega, de 34 anos, conhecida como 'Barbie', foi exonerada de um cargo comissionado da Prefeitura de Parnaíba. Samara foi presa no início de dezembro suspeita de favorecimento de prostituição de uma adolescente e manter ela em cárcere privado.

Notícia relacionada

'Barbie' é presa suspeita de envolvimento com prostituição de adolescente em Parnaíba.

A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Município de Parnaíba nessa quarta-feira (14). Segundo o Diário, Samara estava no cargo de provimento em comissão de Chefe de Núcleo, lotada na Secretaria Municipal de Saúde da cidade.

De acordo com o artigo 6º, § 2º, da Lei nº 16.024/2008, os cargos de provimento em comissão envolvem atribuições de direção, de assessoramento e de assistência superior e são de livre nomeação e exoneração, satisfeitos os requisitos fixados em lei ou regulamento.

Samara Nascimento foi candidata a vereadora de Parnaíba em 2020 pelo Partido Social Liberal - PSL, quando recebeu 68 votos (0,09% do total).


Prisão por favorecimento de prostituição de adolescente

Samara foi presa pela Polícia Civil no dia 7 de dezembro, suspeita de favorecimento de prostituição de adolescente e também de manter uma menor de idade em cárcere privado. Ela é proprietária de duas casas noturnas nos municípios de Luís Correia e Parnaíba.

De acordo com o delegado regional de Parnaíba, Willams Pinheiro, a polícia do Pará entrou em contato com policiais civis do Piauí relatando que uma adolescente que residia no Pará estava sendo mantida em cárcere privado em uma casa de prostituição do litoral piauiense. As equipes, então, se dirigiram até o local e constataram o crime.

Os policiais do Piauí realizaram diligências para localizar a proprietária da casa noturna, mas não conseguiram encontrá-la.

Furto de energia

No dia 7 de dezembro, uma equipe da Polícia Civil foi até essa suposta casa de prostituição e flagrou a prática de furto de energia. O namorado da proprietária foi preso e encaminhado até à Central de Flagrantes. Logo depois, ela foi até à delegacia. “Ela chegou na Central de Flagrantes e demos cumprimento ao mandado de prisão preventiva”, disse o delegado Willams Pinheiro.

Dívidas

O delegado explicou que as vítimas desses estabelecimentos costumam ser adolescentes de 16 e 17 anos que, normalmente, são de outros estados. “Chegando aqui, elas são agraciadas com bens como celulares, roupas, perfumes, gerando uma dívida com a proprietária e ficam impedidas de voltar para suas residências porque têm dívidas. Elas são, praticamente, mantidas em cárcere privado e ocorre a prostituição nesses ambientes”, concluiu Willams Pinheiro.

Informações | In Foco Piauí 

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Polícia Civil do Piauí realiza prisões e apreensões na cidade de Luís Correia

A Polícia Civil do Piauí (PC-PI), por meio da Delegacia de Luís Correia, com o apoio da Força-Tarefa e a Força Tática, ambas de Parnaíba, deflagraram nesta quinta-feira (15), uma operação que culminou na prisão de suspeitos e na apreensão de drogas, armas e munições.

Foram cumpridos 06 (seis) mandados de busca e apreensão, 03 (três) mandados de prisão temporária no reduto de criminosos conhecido como 'Boca do Lobo', em Luís Correia. Quatro pessoas ainda foram presas em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e posse de arma de fogo.

Essas pessoas foram conduzidas para a Central de Flagrantes em Parnaíba e vinham sendo investigadas também por crimes de homicídios e associação criminosa qualificada. Um dos suspeitos foi preso em Parnaíba e é considerado liderança do tráfico de drogas na região.

Informações | In Foco Piauí 

Policia Civil prende homem em flagrante com 80 pedras de crack no município de Buriti dos Lopes

Cai Nagua sendo conduzido pelo agente Bebezinho ao hospital para o corpo delito 

Nesta quinta-feira (15/12), durante uma ação da Polícia Civil do Estado do Piauí, através da Delegacia de Buriti dos Lopes, resultou na prisão de um homem identificado como Francisco das Chagas Santana, vulgo ‘Cai Nagua’, 35 anos, residente na travessa Candido Laurindo Val, acusado de tráficos de drogas. A prisão e apreensão em flagrante de 80 pedras de crack, aconteceu na residência do acusado no bairro Morro Mala Velha, do Outro Lado da Passagem.

Foto divulgada na rede social da polícia civil. 

Segundo a Polícia Civil, ao chegar na residência do investigado o mesmo tentou se desfazer das drogas, porém, os agentes conseguiram visualizar ‘Cai Nagua’ tentado se livrar do flagrante (80 pedras de crack). Durante a abordagem foi dado voz de prisão e o investigado foi conduzido para Delegacia da Polícia Civil juntamente com a droga apreendida, 80 pedras de crack.

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)

TJ-PI suspende decisão que anulou cassação de mandato de prefeita de Murici dos Portelas

O TJ-PI, agora, considerou que a decisão ofereceu "risco de grave lesão à ordem pública".

“Além do juízo anular a sessão extraordinária da Câmara que cassou o mandado da prefeita, por considerar que a convocação dos vereadores não se deu na forma regimental, ainda determinou que a Casa Legislativa se abstivesse de realizar outra sessão da mesma natureza".

“Essa última determinação judicial, para que a Câmara não mais realize votação pra cassação do mandado da chefe do Executivo, por si só, obstaculiza os trabalhos legislativos e tem o potencial efeito de causar um verdadeiro caos administrativo, já que a prefeita não poderia sequer ser julgada por atos futuros que fossem incompatíveis com seu cargo”, diz trecho da decisão.

Sete meses de mandato

A cidade teve a segunda cassação em menos de um ano. Em novembro de 2021, a ex-prefeita Ana Lina Cunha (PSD) teve sua chapa cassada porque, no mandato anterior (2016-2020) ela era casada com o então prefeito, Ricardo Sales.

Em março de 2022, Chaguinha da Saúde, do mesmo grupo político que a prefeita cassada, foi eleita em eleições suplementar, com 55,35% dos votos.

Entenda o caso

O processo de julgamento foi aberto no dia 5 de setembro de 2022, pelo presidente da Câmara Municipal de Murici dos Portelas, Raimundo Nonato de Sousa Pereira.

A Casa legislativa fez denúncia por supostas infrações político-administrativas da gestora, que impediriam o funcionamento regular da Câmara, bem como o impedimento do exame de documentos que constam no arquivo da Prefeitura e a verificação de obras e serviços municipais, por comissão de investigação da Câmara ou auditoria regularmente instituída.

Além disso, segundo a denúncia, a prefeita teria desatendido convocações ou pedidos de informações da Câmara, sem justificativa, e retardado a publicação ou deixado de publicar leis e atos sujeitos a essa formalidade.

A primeira sessão, prevista para outubro, foi suspensa e a cassação não foi julgada. Isso porque a Justiça concedeu um mandado de segurança determinando a suspensão da sessão, porque o presidente da Câmara, Raimundo Pereira, não havia colocado a pauta para votação.

Informações | G1-PI

Vereadora Jaqueline Brito visita obras de calçamento em fase de acabamento na zona rural de Buriti dos Lopes

Na manhã desta quinta-feira, 14 de dezembro a vereadora Jaqueline Brito, acompanhada do suplente de vereador Zezão, da presidente do Sindicato Eliene Batista, do líder Cássio Ivo e do engenheiro Caíque estiveram visitando a Obra de pavimentação poliédrica (calçamento) na Rua Antônio Cassiano de Araújo, FAVELA, no povoado Coroa de São Remígio, zona rural de Buriti dos Lopes.

A obra já está chegando na fase de conclusão, ao todo foram beneficiadas 14 ruas, sendo 6 em Buriti dos Lopes, 4 em Barra do Longá, 03 no Assentamento Josué de Castro e 01 no povoado Coroa de São Remígio. Um trabalho resultante de emendas destinas pelos Deputado Federal Flávio Nogueira e Deputado Estadual Flavio Nogueira Júnior no valor de 1.202. 390,42.

Em suas redes sociais Jaqueline Brito escreveu: “Ficamos felizes em ver de perto a conclusão deste sonho para muitos moradores de nosso município, pavimentação poliédrica traz urbanização e melhora na qualidade de vida”. Disse a vereadora.

Edição Portal do Rurik

PAX UNIÃO INFORMA | NOTA DE FALECIMENTO

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada cumpre o doloroso dever de informar o falecimento do Sr. JOÃO BATISTA EVANGELISTA DE CARVALHO, 63 ANOS DE IDADE, falecido às 19hrs da desta quarta-feira (14/12/2022) NO Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba – PI. O corpo foi transladado para cidade de Buriti dos Lopes e está sendo velado na rua Santa Terezinha nº 200, bairro Acampamento.  O sepultado será log mias as 9hr no Cemitério da Igualdade.

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada agradece a todos que compareceram a este ato de fé e piedade cristã.

Informou, a PAX UNIÃO.

Buriti dos Lopes – PI, 15 de dezembro de 2022

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Incendiária é denunciada por casal de idosos após causar danos a saúde púbica em Buriti dos Lopes - PI

Visita do fiscal da vigilância sanitária ao estabelecimento domiciliar da suposta incendiária.

Um casal de idosos identificados como dona Francisca de 75 anos e Antonio Lisboa de 72 anos de idade, compareceram na Delegacia da Polícia Civil deste município no dia (17/11), para denunciar a dona Maria Edite, que ocupa ilegalmente o prédio de propriedade da prefeitura município de Buriti dos Lopes, que a mesma estaria ateando fogo - CRIME AMBIENTAL - propositalmente em terreno baldio.

Casal de idosos, vítimas da incendiária.

De acordo com informações a denunciada, Dona Maria Edite possui uma casa no Residencial Bernardo Lima Percy e estaria ao mesmo tempo ocupando as instalações do prédio da prefeitura que fica ao lado da casa do casal e ateando fogo no mato e no lixo propositalmente. A Idosa de 73 anos, dona Francisca que tem problemas de pressão e teve parte do pulmão comprometido por consequências da Covid-19 é a mais prejudicada com a fumaça. 

  "Não aguentamos mais a fumaça, o mau cheiro de animais mortos jogados no pé do murro". Relatam idosos.


Crime ambiental ocorrido na noite de terça-feira (14)

Na data de ontem, terça-feira (13) por volta das 20hs, houve um incêndio de grandes proporções no mesmo local. As chamas se alastraram e causaram desconforto no centro da cidade.  Segundo fomos informados, o senhor Antonio Lisboa permaneceu por várias horas tentando controlar o fogo para não atingisse o seu quintal onde fica o galinheiro com alguns animais. Durante a visita do fiscal, a acusada admitiu que coloca fogo no lixo e folhas secas com frequência, mas nega que tenha sido ela que tenha provocado o incêndio na noite de ontem.      

Mulher admitiu para o fiscal que toca fogo no mato no pé do murro...

O Ministério Público foi acionado pelos idosos e providencias foram tomadas e um fiscal da Vigilância Sanitária do Município, Sr. Katiliano Sousa, esteve no local orientando a denunciada e os denunciantes como devem proceder mediante os fatos, de hoje em diante.

Atear fogo em quintais, terrenos baldios, locais públicos e zona de mata é crime ambiental. O criminoso pode ser multado e/ou até preso.

Veja fotos dos pontos de queima no quintal da ocupante ao lado da residência dos idosos:

A reportagem flagrou a denunciada (Maria Edite) afrontando a idosa de 75 anos no pé da cerca. Neste momento a idosa passou mal e foi para a água de açúcar.  

Flagrante de incêndio há poucos dias.
 Neste local, as folhas já estavam no ponto de serem queimadas, exatamente no pé do murro do casal de idosos.


Flagrantes do lixo recolhido no pé do murro para ser queimado.  

  Por: Rurik Araújo (Portal do Rurik)

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Polícia Militar do Piauí divulga resultados da operação Santa Luzia em Buriti dos Lopes

O comandante do Grupamento da Policia Militar (GPM) de Buriti dos Lopes, Sargento Filho divulgou nesta terça-feira (13), as ações integradas dos GPMs (Buriti dos Lopes e Bom Principio) e apoio do comandante da 1ª companhia do 2º BPM de Parnaíba, Capitão Galeno, durante os Festejos de Santa Luzia entre os dias 3 e 13 de dezembro de 2022 no povoado Barra do Longá.  

O comandante do grupamento Sargento Filho, informou que durante os festejos no povoado Barra do Longá, a população contribuiu para que o evento transcorresse sem violências.

“O Evento contou com o efetivo de 20 (vinte) policiais militares e quatro viaturas. Agradecemos todos que contribuíram com o nosso trabalho. Entre os dias 3 e 13 houveram rondas ostensivas; abordagens; uma pessoa foi presa e uma arma de fogo foi apreendida, também houveram verificações de veículos e orientações a população. Não houveram denúncias de roubo, furto, e/ou lesão corporal. Por fim, agradecemos o apoio do comandante da 1ª companhia do 2º BPM Capitão Galeno, militares envolvidos e em especial a população pela colaboração para que tudo transcorresse na maior normalidade”. Disse o Sargento Filho.

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)    

Nonatinho do Sindicato é eleito como 1º Tesoureiro da APPM na chapa que elege Toninho de Caridade como Presidente

O prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato (PT), concorreu nesta segunda-feira (12), em Teresina, as eleições da Associação Piauiense de Municípios (APPM), na qual, o mesmo logrou êxito, sendo eleito como 1• (primeiro tesoureiro) da entidade, para o biênio 2023 / 2024.

Prefeito Nonatinho, encabeçou a chapa 1 e concorreu as eleições juntamente com o prefeito Toninho de Caridade, do município Caridade do Piauí, que foi eleito como presidente.

Toninho de Caridade recebeu 104 votos enquanto o seu adversário, Paulo César Morais, prefeito de Francinópolis, obteve apenas 64 votos.

Em entrevista, o prefeito Nonatinho agradeceu o apoio dos colegas prefeitos. “Agradeço a todos os prefeitos que apoiaram e votaram na chapa 1, parabenizo aqui toda a nossa chapa, em nome do nosso presidente Toninho, que eu não tenho dúvidas que fará uma grande gestão à frente desta importante associação”.  Disse.

Por João Ferreira/ Assessoria de Comunicação

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Ex-prefeito de Bom Princípio capota veículo na PI-211, zona rural de Murici dos Portelas

Por volta das 10hr da manhã desta segunda-feira (12), aconteceu um capotamento na PI-211 envolvendo o senhor José Filho, ex-prefeito de Bom Princípio do Piauí. O acidente do tipo capotamento ocorreu próximo ao povoado Tucuns, município de Murici dos Portelas.  

De acordo com informações, o ex-prefeito seguia no sentido capital Teresina quando freou o veículo bruscamente para desviar de um leitão e tombou.  Além do condutor havia outro passageiro no veículo. Eles saíram do acidente ilesos. 

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)   

Dr. José Luiz Júnior tomou posse na APD

O advogado e vereador de Buriti dos Lopes, José Luiz de Carvalho Júnior, tomou posse, deste último sábado (10), na Academia Parnaibana de Direito, APD, ocupando a cadeira número 31, que tem como patrono o advogado, publicitário e escritor Renato Pires Castelo Branco.

Entre os empossados, o ex-governador Hugo Napoleão do Rego Neto, o senador Elmano Ferrer e os empresários Valdeci Cavalcante e Denis Cavalcante.

Essa academia foi criada pelo advogado e escritor, Diego Mendes.




Edição | Portal do Rurik

PAX UNIÃO INFORMA | NOTA DE FALECIMENTO

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada cumpre o doloroso dever de informar o falecimento da senhora PAULIANA SILVA MAGALHÃES, 23 anos de idade, falecida às 20:30hrs deste ultimo sábado (10/12/2022) em sua residência no povoado Estreito município de Buriti dos Lopes, onde foi velada. O sepultado ocorreu às 11h da manhã do domingo (11) no Cemitério da Comunidade. 

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada agradece a todos que compareceram a este ato de fé e piedade cristã.

Informou, a PAX UNIÃO.

Buriti dos Lopes – PI, 11 de dezembro de 2022

Policia Militar prende homem e apreende revolver durante seresta na zona rural de Buriti dos Lopes

Por volta das 00:30 da manhã desta segunda-feira (12), um homem identificado como C. E. S., 21 anos, foi flagrado pelo Grupamento da Policia Militar (GPM), com um revólver calibre 38 municiado durante os festejos de Santa Luzia no povoado Barra do Longá, município de Buriti dos Lopes.   

Segundo informações do coordenador do GPM, Sargento Filho, a prisão e apreensão da arma de fogo só foi possível após uma denúncia anônima informando que o suspeito estaria com um revolver na cintura. Durante diligencias os policiais foram até a seresta que acontecia no Bar Beira Rio e na sequência o homem foi localizado e preso tentando esconder o revolver no telhado do banheiro do Bar. 

A Policia Militar informou ainda, que o revolver calibre 38 municiado com 6 projeteis intactos foram apreendidos e o acusado por Porte Ilegal de Arma de Fogo, Acessório ou Munição, de uso Permitido(Art: 14 da Lei 10.826/2003)foi preso e conduzido para Central de Flagrantes em Parnaíba para os procedimentos cabíveis da lei. 

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)