BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 27 de agosto de 2022

Cocal: Prefeitura e SENAR realizam curso de Trançagem de Palha de Carnaúba

A prefeitura de Cocal e o serviço Nacional de aprendizagem Rural (SENAR-PI) estão realizando, no Instituto Federal do Piauí (IFPI campus Cocal) o curso de Trançagem com Palha de Carnaúba, o qual é ofertado aos cocalenses que já trabalham nessa modalidade artística e às pessoas que querem se iniciar na profissão.

A produção de peças artesanais a partir da palha da carnaúba é uma atividade que resulta num aumento significativo da renda de trabalhadores e trabalhadoras. Além de ser uma terapia ocupacional, a atuação nessa área pode promover a realização artística, é um incentivo a capacidade empreendedora e, principalmente, oportunidade de emprego e faturamento.

Mariza, facilitadora da capacitação, comenta essa ação: “Esse curso traz a oportunidade de empreendedorismo. As participantes podem ter uma complementação de renda. É um trabalho muito bom e a região, aqui, é muto rica nessa matéria prima. Os nossos participantes já são pessoas que estão aí no meio do empreendedorismo. São pessoas que já trabalham com um pequeno negócio, como artesã [...]. Enfim, são pessoas que já têm uma certa habilidade e tão renovando os seus conhecimentos.

A formação, que iniciou nessa quinta-feira (25), está em andamento e recebe o apoio da secretaria de Desenvolvimento Rural, IFPI, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Agricultura Familiar (STTRAF de Cocal) e Cooperativa FrutaMel.

Por Evaldo Neres/Comunicação-PMC

Cocal: Prefeitura e Assistência Social entregam enxovais de bebês às gestantes do Nascer Feliz

Nesta manhã de sexta-feira, 26 de agosto, mais um grupo de mães gestantes do grupo Nascer Feliz, recebeu da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), enxovais de bebês para apoio aos recém-nascidos em seus primeiros dias de nascidos.

Deuzenir Portela, a secretária da SMAS, fala sobre essa atividade: “Hoje a SMAS com a Prefeitura entrega esses enxovais para as mães gestantes do grupo Nascer Feliz. Essas mulheres São acompanhadas por nossa equipe de profissionais, agora, já, de forma presencial. Modalidade, na qual as orientações são repassadas às mães, as gestantes são acompanhadas desde o terceiro mês de gestação, quando descobre que está grávida, e o acompanhamento é continuado no projeto Criança Feliz, no Centro de referência de Assistência Social (CRAS), em um grupo criado para esse fim.  Há muito elas estavam na expectativa da chegada desse dia para receberem os utensílios.”, disse a secretária.

O Kit que é formado par acessórios básicos como banheira, fraldas, mamadeira, xampu, dentre outros, no evento, além da presença de integrantes da equipe da SMAS, contou com a participação da secretária de Governo e primeira-dama Vanda Machado.

Por Evaldo Neres/Comunicação-PMC

Piauí: Livro de poesia em comemoração aos 170 anos de Teresina, traz uma poesia João Passos

Livro de poesia é publicado e organizado por Inácio Marinheiro, na capital do Estado do Piauí, em comemoração aos 170 de Teresina. A obra traz uma poesia do escritor cocalense, João Passos.

O livro é um riquíssimo apanhado em fotos das riquezas da bela cidade, sempre ornamentada e acompanhada de poemas de escritores dos mais diferentes lugares do Brasil, enaltecendo a aniversariante, Teresina.

O título da poesia, de autoria do cocalense e secretário de Cultura no município, João Passos, é TERESINA MENINA.

Por Evaldo Neres/Comunicação -PMC

UFDPar se manifesta após universitário ser detido por ato de pichação em banco do campus

Alunos da Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar protestaram contra a abordagem e alegaram que a atitude dos seguranças foi desproporcional.

Um estudante foi conduzido à Delegacia da Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira (25), por desenhar em um banco da Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar. Alunos do campus protestaram contra a abordagem e alegaram que a atitude dos seguranças foi desproporcional.

Notícia relacionada:

Universitário é detido durante aula em Parnaíba por causa de grafite em banco de praça da UFDPar.

CONTINUE LENDO CLICANDO AQUI 

Mãe enterrou fetos de trigêmeas no quintal de casa em momento de desespero, diz delegada

A mulher que enterrou os fetos das bebês trigêmeas no quintal de casa, agiu em um ato de desespero, conforme apontam as investigações da Polícia Civil. A delegada Daniela Dinalli, da Delegacia da Mulher, informou que até o momento não há indício de crime no caso descoberto nessa quarta-feira (24) em Parnaíba.

Notícia relacionada:

Três fetos humanos são encontrados no quintal de uma residência em Parnaíba

"Ela chegou a ir ao cemitério e alguém informou pra ela que era necessário que houvesse um laudo pra que esses fetos pudessem ser enterrados. Ela então, desesperada, com esses fetos já nessa situação, resolveu enterrá-los no quintal da casa dela", informou a delegada.

As investigações apontam que a mulher sofreu um aborto espontâneo aos quatro meses de gestação na madrugada da terça-feira (23). Ela chegou a ser conduzida para a Central de Flagrantes nessa quarta-feira após denúncia anônima, mas foi liberada após prestar esclarecimentos.

"O que nós observamos é que, de acordo com a fala da médica que a atendeu é que esse aborto tenha sido espontâneo e não provocado, e com relação ao suposto crime de ocultação de cadáver, eu entendo que não houve esse crime porquê a intenção dessa mãe não foi esconder esses fetos, e sim enterrá-los já que eles estavam inclusive cheirando mau", ressaltou a delegada.

Ainda de acordo com a delegada, foi pedido um exame cadavérico dos fetos, que foram recolhidos para o Instituto de Medicina Legal - IML.

Com informações: In Foco Piauí 

Universitário é detido durante aula em Parnaíba por causa de grafite em banco de praça da UFDPar

O aluno assinou Termo Circunstanciado de Ocorrência - TCO e foi liberado no início da tarde, para responder processo em liberdade.

Grafite feito por universitário em banco da UFDPar.

Foto: Reprodução/Redes sociais.

Um estudante do 5º período do curso de Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar foi detido na manhã desta quinta-feira (25) por ter feito um grafite em banco de praça da instituição de ensino superior. Depois de levado à delegacia da Polícia Federal em Parnaíba, o aluno assinou Termo Circunstanciado de Ocorrência - TCO e foi liberado no início da tarde, para responder processo em liberdade. 

CONTINUE LENDO CLICANDO AQUI 

PRF apreende carga de 26,70 m³ de madeira ilegal em Piripiri

Na madrugada desta sexta-feira (26), uma carga com 26,70 m³ de madeira (estacas de sabiá – mimosa caesalpiniifolia), foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 343, em Piripiri.

A carga vinha da cidade do Ceará e tinha como destino a Bahia de acordo com a nota fiscal. Os policiais verificaram a documentação ambiental, e constataram que era falsificada, bem como a nota fiscal da carga.

A empresa responsável pela carga foi enquadrada no Art. 46 da Lei Nº 9.605/98 de crimes ambientais. Além disso, a empresa já possui outras ocorrências junto à PRF em envolvimentos de crime ambiental (transporte de madeira nativa sem a devida documentação ambiental).

Toda carga de madeira juntamente com o veículo, foram encaminhados aos órgãos ambientais, para os procedimentos cabíveis. O condutor foi encaminhado à Polícia Federal na cidade de Parnaíba/PI para os procedimentos necessários. O homem responderá por Crime Ambiental e Uso de Documentação Falsa.

 Com informações: Meio Norte

Polícia Civil prende homem acusado de homicídio em Piripiri

A Polícia Civil de Piripiri prendeu na manhã desta sexta-feira (26) o homicida que assassinou Francisco José Bezerra Rodrigues a pauladas na cabeça e golpes de faca. O crime ocorreu na madrugada do dia 11 de julho no bairro Vista Alegre, enquanto a vítima ingeria bebidas alcóolicas.

O corpo foi localizado apenas na manhã seguinte. Segundo o delegado regional Jorge III, o criminoso foi encontrado na zona rural do município.

O criminoso será encaminhado para o sistema penitenciário do Estado, onde deve ficar à disposição da Justiça.

Com informações: Lupa1

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Cocal: Prefeitura atualiza cadastros de taxistas

A Prefeitura de Cocal, através do Setor de Tributos, está atualizando o cadastro dos taxistas formalizados, do município. 

A atividade tem como público alvo os profissionais informais que têm cadastro de placa vermelha.

“Os interessados devem se dirigir à sede da Prefeitura, para fazerem o recadastramento e sejam atualizadas as informações e enviadas para a Assessoria Jurídica para que essas pessoas se inscrevam e, possivelmente, possam receber o Auxílio Taxista 2022, do Governo Federal. Essa ajuda, já está disponibilizado o último lote. Por isso, a renovação deve ser feita em tempo hábil, até a próxima quarta-feira, dia 31 de agosto, para que não percam o último prazo”, explica Antônia Siqueira, Diretora Administrativa Tributária.

Quem for atualizar, deve portar os seguintes documentos:

- Comprovante que ateste que o veículo é de Placa Vermelha;

- Alvará de funcionamento;

- Habilitação, em dias;

- E comprovante de residência.

Por Evaldo Neres/comunicação-PMC

Cocal: Prefeitura divulga Chamada Pública para seleção para Diretor Escolar do Município

A Prefeitura Municipal de Cocal-PI, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), torna público aos interessados que estarão abertas as inscrições para a seleção meritocracia (lideranças dos mais capazes) para o desempenho do cargo de Diretor Escolar, nos termos da Lei Municipal Nº 622/2022, e Lei Federal Nº 14.113/2020.

ACESSE AQUI O PDF

As inscrições poderão ser feitas no período de 29 a 31 de agosto de 2022, na sede da SEMED, situada à Rua Domingos Machado, N• 575, no bairro São Pedro, em Cocal.

Veja, abaixo, mais informações, a respeito do edital da referida seleção, divulgada no diário Oficial dos Municípios.

Fonte: SEMED/Prefeitura de Cocal

TELHAS DE CONCRETO TELNORTE, 4 ANOS GARANTINDO PRODUTOS DE QUALIDADE

FAÇA A ESCOLHA CERTA, ESCOLHA TELHAS DE CONCRETO TELNORTE, SÃO 4 ANOS NO MERCADO VENDENDO E GARANTIDO PRODUTOS DA MELHOR QUALIDADE.

As telhas têm um papel fundamental na construção ou reforma. Todos os modelos têm a mesma função que é cobrir a casa, mas por isso precisamos nos atentar aos detalhes que vão fazer toda a diferença.

Para se entender a telha de concreto TELNORTE traz vantagens como maior resistência, cores variadas, encaixe perfeito e impermeabilidade.

Já a convencional traz desvantagens como ser frágil, encaixes irregulares, o que pode infiltrar água mais fácil e realizar manutenção com mais frequência, além de deteriorar mais rápido com o tempo.

TELEFONES PARA CONTATO:

(86)9 9429-8439 (86)9 9991-6140 (86)9 9481-8184

Assista o vídeo:

A partir de hoje, dia 26/08, a AGESPISA assume os serviços de águas e esgotos no município de Buriti dos Lopes

Nesta sexta-feira (26), a AGESPISA de Buriti dos Lopes, por Decisão Monocrática clique aqui e veja a decisão judicial -  retomou os serviços de Águas e Esgotos e tomou posse dos bens (estação de captação de água da AGESPISA), bem como ficará responsável pelos serviços de cobranças, parcelamentos, distribuição e/ou abastecimento de água no município.

A advogada Drª Rebeca Mello esteve na companhia do presidente da AGESPISA/PI Leonardo Sousa Sobral, que anunciou retomada de obras e melhorias no abastecimento de águas e esgotos no município de Buriti dos Lopes. A Advogada explicou também os efeitos da Decisão Monocrática e fez questão de comunicar a população buritiense que o consumidor deverá procurar de hoje em diante o escritório o escritório da "ESTATAL AGESPISA" para resolver qualquer problema - o escritório fica localizado na Av: Parnaíba BR343 centro.     

Assista a reportagem:

Por Rurik Araújo(Portal do Rurik)

Três homens são presos com cerca de 2,5 kg de drogas no Piauí

Três homens foram presos na noite dessa quarta-feira (24) com 2,44 quilos de skunk durante abordagem na BR-316, em Teresina. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a droga estava em dois compartimentos ocultos do carro.

No momento da abordagem, os policiais deram ordem de parada a um veículo com três ocupantes. Eles informaram que estavam vindo de Goiânia (GO) e um dos ocupantes admitiu já ter passagem por tráfico de drogas.

“Dentro do veículo era evidente o forte odor de substância análoga a maconha. Durante vistoria no carro foram encontrados sete invólucros com skunk”, informou a PRF.

Ao ser indagado, um dos ocupantes assumiu que a droga seria de sua propriedade e que receberia R$ 3 mil para realizar o transporte de Goiás até o Piauí.

Diante do flagrante foi dada voz de prisão para os três homens, e apreendida a droga e 1 balança de precisão. Eles foram encaminhados para a Central de Flagrantes de Teresina.

Com informações: GP1

PAX UNIÃO INFORMA | NOTA DE FALECIMENTO

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada cumpre o doloroso dever de informar o falecimento da senhora MARIA GUADALUPE BARROS, 83 anos, falecido nesta sexta-feira dia (26/8/2022) às 4:20hs em sua residência no povoado Cadoz, município de Buriti dos Lopes, onde está sendo velada. O sepultado será amanhã dia 27/08 às 7hs da manhã no Cemitério da Comunidade. 

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada agradece a todos que compareceram a este ato de fé e piedade cristã.

Informou, a PAX UNIÃO.

Buriti dos Lopes 26 de agosto de 2022

Foragido da justiça do Ceará é preso em Parnaíba no litoral do Piauí

A Polícia Militar deu cumprimento a um mandado de prisão na manhã desta quinta-feira (25) a um foragido da Justiça do Estado do Ceará. O homem de 38 anos, identificado como Lucyeld Araújo da Silva, vulgo Lulu, possuía em seu desfavor um mandado de prisão, expedido pela Justiça de Fortaleza.

Segundo o acusado, ele veio para Parnaíba tirar seus documentos, pois a mulher com quem ele era junto, sumiu com os mesmos, ele menciona que em Fortaleza, ele foi preso pelo artigo 157, mais já estava respondendo em regime aberto.

O Coronel Erisvaldo relata que o acusado é useiro e vezeiro na prática de assalto, furto e roubo.

As equipes do Serviço Reservado e da DINTE tomaram conhecimento de que havia uma pessoa do Ceará tentando tirar o documento de Identidade. A Polícia foi até o local com a confirmação de que havia um mandado em desfavor de Lulu. Foi dado voz de prisão ao mesmo e logo em seguida ele foi conduzido para a Central de Flagrantes para os procedimentos legais.

Por: Adriana Lopes

Homem é preso por estupro de vulnerável em Parnaíba

Na manhã desta quinta-feira (25), por volta das 08h40min, um homem foi preso acusado por estupro de vulnerável em Parnaíba, região norte do Piauí.

A Polícia Militar do 2º Batalhão Major Osmar no comando do Coronel Erisvaldo Viana, logrou êxito em cumprir o mandado de prisão em desfavor de Francisco Arnaldo dos Santos Silva. Segundo informações, o acusado vivia com a mãe da enteada e abusava da mesma há algum tempo.

As equipes do Serviço Reservado estavam de posse de um Mandado de Prisão, o qual hoje foi realizado diligências no endereço do Mandado, mas Arnaldo havia saído para um posto de saúde. A Polícia foi até o local e lá deu voz de prisão ao Senhor Arnaldo e o conduziu para a Central de flagrantes para os procedimentos legais.

 Por: Adriana Lopes/Folha do Delta

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Prefeitura de Bom Princípio realizará consultas e exames de vista gratuito

A prefeitura municipal de Bom Princípio do Piauí por meio das secretarias de saúde e assistência social, estará realizando consultas e exames de vista totalmente gratuito, para crianças e adultos do município de Bom Princípio do Piauí.

O agendamento será realizado na câmara municipal de vereadores, nos dias, 25, 26 e 27 de agosto (dia 27 apenas pela manhã). Leve cartão do SUS, CPF, comprovante de residência e número de telefone para contato.

Não percam, essa será uma ótima oportunidade para aqueles que necessitam, realizar o exame totalmente de graça em nossa cidade.

Teste do olhinho, avaliação de acuidade, refração completa, exame dos movimentos oculares, fundoscopia (fundo do olho), biomicroscopia, medição de pressão intraocular, ceratometria e óculos gratuitos para pessoas de baixa renda. Esse é mais um projeto do prefeito Lucas Moraes para a população bomprincipiense.

FONTE: SECOM - PMBPP

Atividades educacionais marcam o dia do soldado em Bom Princípio do Piauí

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou na manhã de hoje, quarta-feira (24/08), várias atividades em alusão ao Dia do Soldado, comemorado no dia 25 de Agosto.

A homenagem justa aos importantes profissionais foi realizada na Unidade Escolar Sebastião Bezerra, Creche Tio Antônio e Unidade Escolar João Câncio. Na ocasião, os militares empossados no GPM de Bom Princípio do Piauí ministraram palestras sobre o relevante trabalho da polícia e realizam diversas atividades com as crianças.

A Secretária Municipal de Educação Jacyrema Gôuvea agradeceu aos coordenadores, diretores e professores pelo empenho em todas as atividades da SEMEC e exprimiu em seu discurso a gratidão ao Tenente Muniz, ao cabo Alan e ao soldado Ronilson por atender prontamente a sua solicitação e reforçou a importância de ações como essa para formação da cidadania dos estudantes.

A comemoração faz referência à data de nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, nascido em 25 de agosto de 1803. O renomado oficial foi considerado o patrono do Exército Brasileiro e, pela honra desse título, o Dia do Soldado constitui-se como uma homenagem ao seu nascimento. Militar, um oficial respeitado que conseguiu uma enorme projeção por comandar exitosamente a dissipação de várias revoltas na época do Império, mantendo a nação brasileira unida.




FONTE: SECOM - PMBPP

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Trabalhadores em situação de escravidão são resgatados em Buriti dos Lopes; mais 5 municípios foram alvos

Os resgates foram feitos nos municípios de Campo Maior, Buriti dos Lopes, Castelo do Piauí, Batalha, Anísio de Abreu, Flores do Piauí.

Trinta e nove trabalhadores piauienses foram resgatados em situação análoga a de escravidão nas atividades de colheita da palha de carnaúba e também em pedreiras. O resgate foi feito pelo Grupo Móvel, que reúne representantes do Ministério Público do Trabalho, auditores fiscais do Trabalho, Polícia Federal, Defensoria Pública da União, Ministério Público Federal e ainda Polícia Rodoviária Federal.

Os resgates foram feitos nos municípios de Campo Maior, Buriti dos Lopes, Castelo do Piauí, Batalha, Anísio de Abreu, Flores do Piauí. Durante as inspeções, a equipe encontrou os trabalhadores em condições degradantes de trabalho. Eles dormiam no local sem proteção contra intempéries, em baixo de lonas ou arvores, sem instalações sanitárias, sem água potável e sem local adequado para estocagem e preparação de alimentos. Além disso, os trabalhadores não tinham carteira de trabalho assinadas.

Em dois dos alvos fiscalizados, o Grupo Móvel constatou o uso de pólvora para detonar as pedreiras. “A pólvora era adquirida pelos trabalhadores e guardada em uma caixa ou sacola no barraco onde dormiam. A pólvora era comprada em supermercado (pólvora preta). Compravam de unidade, uns 4 ou 5 cartuchos. Detonavam a pólvora utilizando uma bateria. Se posicionavam há uma distância de uns 20 metros na hora da detonação”, consta em relatório.

A situação expõe a gravidade e o risco aos quais os trabalhadores eram submetidos, podendo ocasionar, inclusive, mortes.

Os empregadores foram identificados e houve diálogo para que os mesmos pudessem arcar com os pagamentos das verbas rescisórias devidas aos trabalhadores. Somente um deles não efetuou o pagamento. “Nesse caso, o MPT ingressará com as ações judiciais cabíveis”, esclarece a procuradora.

Com os 39 resgatados, já são 52 os trabalhadores detectados em situação análoga a de escravidão no Piauí, somente em 2022. Em julho, foram resgatados três trabalhadores em Cristino Castro, dentro da Operação Resgate II. No mesmo mês, outros dez trabalhadores já haviam sido resgatados em Palmeira do Piauí e Currais, atuando na catação de raízes.

Com informações: Meio Norte

Três fetos humanos são encontrados no quintal de uma residência em Parnaíba

A mãe das trigêmeas foi encaminhada ao hospital e logo depois será conduzida para a delegacia.

Três fetos humanos do sexo feminino foram encontrados enterrados no quintal de uma residência, na tarde desta quarta-feira (24), na Avenida Deputado Cândido Oliveira, no bairro Frei Higino, em Parnaíba.

De acordo com a Polícia Militar, a mãe das trigêmeas, que não foi identificada, teria sofrido um aborto durante a madrugada. Ela foi encaminhada ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde -HEDA para os atendimentos médicos necessários e posteriormente à Central de Flagrantes de Parnaíba, onde deve prestar esclarecimentos sobre o caso.

Os fetos dos trigêmeos tinham quatro meses de gestação.

O caso será investigado pela Polícia Civil. Os fetos foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal - IML de Parnaíba para a realização dos exames periciais, que deverão apontar a causa da morte. 

Com informações: InFocoPiauí

MPPI ingressa com ação civil pública para fiscalização do trânsito no município de Esperantina

Os pedidos da Promotoria de Justiça abrangem ainda a estruturação administrativa e de pessoal do órgão municipal de trânsito, no prazo de 180 dias.

A 2ª Promotoria de Justiça de Esperantina ajuizou, nesta quarta-feira (24), Ação Civil Pública - ACP com o objetivo de proteger as vidas de todas as pessoas que transitam pela cidade de Esperantina, na região norte do Piauí. “A intenção é diminuir o número de acidentes de trânsito, o que implicaria também na diminuição de despesas públicas nas áreas da saúde e de previdência social”, explica o promotor de Justiça Adriano Fontenele Santos, autor da ACP.

Nos termos da ação (processo nº 0802859-56.2022.8.18.0050), o município de Esperantina está integrado ao Sistema Nacional de Trânsito. Contudo, em razão da falta de fiscalização constante, as normas de trânsito estão sendo gravemente desrespeitadas. 

CONTINUE LENDO CLICANDO AQUI

Homem acusado de estupro de vulnerável é capturado pela PRF em Parnaíba

Na noite dessa terça-feira (23), a Polícia Rodoviária Federal em Parnaíba, estava realizando fiscalização na BR-343 quando a equipe deu ordem de parada a uma motocicleta. O veículo era conduzido por um homem de 44 anos - que não teve sua identidade revelada.

A equipe realizou a identificação do condutor e foi constatado, em seu desfavor, um mandado de prisão definitiva, expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, da 1ª Vara de Parnaíba, em 17 de março de 2022 pelo crime de estupro de vulnerável.

O indivíduo foi preso e encaminhado à Central de Flagrantes de Parnaíba.

Com informações: InFocoPiauí.com

Acusado de furtos é preso após fugir da Policia Militar em Parnaíba

Um jovem de 21 anos, identificado como Messias Daniel de Souza da Silva, foi preso por volta das 11h30min dessa terça-feira (23) na região do bairro Frei Higino em Parnaíba. As informações são do Portal do Catita.

De acordo com as informações, havia contra o jovem um mandado da Justiça. Antes da prisão, Messias visualizou uma viatura da polícia em frente à sua casa, e iniciou uma fuga correndo e pulando obstáculos.

Três viaturas do Serviço Reservado do 2º BPM, com apoio da Força Tática e Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas - ROCAM cercaram toda uma quadra nas imediações da Rua Samuel Santos, para capturar o acusado, tendo êxito na prisão.

Diante dos fatos, o homem foi encaminhado à Central de Flagrantes de Parnaíba e agora está à disposição da Justiça.

Mulher é presa em Cocal acusada de integrar organização criminosa

A Força Tarefa de Segurança Pública no Piauí (FTSP/PHB/PI) cumpriu, nesta segunda-feira (22/08), um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária no município de Cocal/PI.

Os mandados foram cumpridos contra uma mulher investigada pelos crimes de tráfico de drogas e de ser integrante de um grupo criminoso que atua na região do litoral piauiense. Durante a ação, foram apreendidas uma arma de fogo e munições e também foi realizada a prisão em flagrante de um homem pertencente à mesma facção por posse irregular de arma.

As investigações são decorrentes da Operação Desmonte V, deflagrada no dia 07 de junho de 2022, que prendeu 13 pessoas por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro nas cidades de Parnaíba/PI e Cocal/PI.

A ação policial segue um dos eixos de trabalho da FTSP-PHB, de cumprimento de ordens de prisão expedidas em desfavor de investigados suspeitos da prática do crime violentos.

A FTSP-PHB é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Penal. Denúncias sobre atuação de facções criminosas, foragidos da Justiça, tráfico de drogas e outros crimes podem ser encaminhadas, de forma anônima, ao endereço eletrônico: bit.ly/denunciapcphb.

Com informações: Portal Costa Norte 

Cocal: Prefeitura comemora os 74 anos de Emancipação Política da cidade

Nessa segunda-feira, 22 de agosto de 2022, na cidade Cocal, no Norte do Piauí, a Prefeitura comemorou 74 anos de Emancipação Política do Município.

Logo pela manhã, como de hábito, a população acordou ao som dos fogos de artifícios, anunciando o dia da festa oficial, seguido do hasteamento de bandeiras no pátio da prefeitura e missa em ação de graças pelo aniversário da cidade, presidida pelo pároco Padre Antônio Araújo, e servido um café da manhã compartilhado.

Então, durante a solenidade, houve apresentação das crianças e adolescentes integrantes da Oficina de voz e vilão do serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e foram assinadas, pelo prefeito Nonatinho do sindicato, vice-prefeito Dr. Douglas lima, secretários, representantes do Poder Legislativo e lideranças, várias ordens de serviços de obras a serem executadas tanto na zona rural quanto na urbana.

No decorrer do dia, várias ações foram realizadas com êxito, como as Ações Itinerantes executadas pelas secretarias municipais de Assistência Social (SMAS), na Praça do complexo de Lazer e Cultura e Saúde (SMS), e a Maratona Masculina e Feminina, promovida pela Secretaria de Cultura, com participação de atletas cocalenses,

À noite, encerrando a celebração, bandas e cantores da região animaram o público, mostrando que em Cocal há um forte veio de talentos musicais.

Por Evaldo Neres/Comunicação-PMC

Polícia Federal e PRF apreendem 138,24 Kg de maconha na BR-343 em Campo Maior

 A apreensão aconteceu nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (24) e a droga foi encaminhada para Teresina.

A Polícia Federal (PF) em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a apreensão de 138,24 kg de maconha na manhã desta quarta-feira (24), na BR-343 no município de Campo Maior, localizado a 84 km de Teresina.

De acordo com informações repassadas pela PRF a droga foi apreendida em um caminhão e foi encaminhada para a sede da Polícia Federal em Teresina, localizada na Av. João XXIII, no bairro Recanto das Palmeiras. O suspeito de tráfico de drogas será apresentado em flagrante juntamente com toda a droga apreendida. 


Os policiais irão informar a quantidade de drogas recolhida assim que um levantamento for feito. O levantamento também irá indicar de onde a droga veio e qual era o seu destino final. Duas pessoas foram detidas durante a ação.

Com informações LUPA 1

Edição: Portal do Rurik

Serviço Reservado cumpre mandado de prisão em Parnaíba

Equipe do Serviço Reservado do 2º BPM em diligências na tarde de terça-feira (23), no bairro Frei Higino em Parnaíba, nas proximidades do IML recebeu informações que um foragido da justiça estava em residência localizada à Rua São Lázaro.

Ao chegar no endereço, os militares deram a ordem de prisão ao nacional Dilsamar Souza da Silva, de 27 anos, o Dilsinho, por força do mandado definitivo de sentença condenatória no processo do crime de tráfico de drogas. 

A pena imposta de 06 anos, 03 meses e 625 dias de multa, conforme relato do processo no mandado da justiça.

Cópia do mandado da justiça expedido pela 2ª Vara de Execuções Penais da Comarca de Parnaíba.

Com informações: Portal do Catita

terça-feira, 23 de agosto de 2022

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por tentativa de homicídio em Buriti dos Lopes

A Polícia Civil do Piauí, através da delegacia de Buriti dos Lopes com apoio do GPM, cumpriu na manhã desta terça-feira (23), no Centro de Buriti dos Lopes, um mandado de prisão em desfavor de D.O.S., vulgo “BANANA/BANANINHA” pelo crime de tentativa de homicídio (art. 121 c/c art.14 do CP).

O mandado foi expedido após a representação da polícia judiciária demonstrar que o investigado tentou contra a vida do nacional F.S.S, fato ocorrido no Povoado Recreio, Zona Rural de Buriti dos Lopes.

As investigações apontam que D.O.S juntamente com outro comparsa, já identificado, tentaram contra a vida da vítima. As investigações apontam que o fato se deu por D.O.S já ter uma rixa com a vítima e serem de facções rivais.

O preso será encaminhado a penitenciária e está à disposição da justiça.

Com a vigência da Lei de Abuso de Autoridade (Lei n° 13.869/2019), a Polícia Civil do Piauí não realiza mais a exposição dos conduzidos/presos à curiosidade pública, evitando, assim, qualquer antecipação de culpa.

A Polícia Civil aproveita o ensejo para solicitar à população local a realização de denúncias anônimas de crimes, medida esta que tem surtido efeito e traz benefícios a sociedade.

http://bit.ly/dpbldenuncias

Para denunciar, basta clicar no link acima e preencher os campos ou pelo WhatsApp Denúncia (86) 99519-1481, para o recebimento de denúncias anônimas de crimes a serem investigados como tráfico de drogas, estupro, localização de fugitivos da justiça e outros. Em casos de urgência e emergência, ligar para a viatura (24 horas): (86) 99563-7193.

Fonte de informação: Policia Civil