BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sexta-feira, 25 de março de 2022

Detento é linchado e morto na madrugada desta sexta-feira (25), na Penitenciária Mista de Parnaíba

Alinaldo não tinha condenações e estava preso preventivamente. (Foto: Colaboração).

Segundo a perícia, a vítima apresentava várias marcas de violência pelo corpo – principalmente na região da cabeça, no entanto, não tinha nenhuma perfuração por arma branca. Outros dois presidiários da cela de Alinaldo, também foram agredidos.

Os profissionais do Instituto Médico Legal (IML), estiveram no local para os procedimentos padrões.

A Secretaria de Estado da Justiça do Piauí emitiu uma nota sobre o ocorrido no presídio:

“A Gerência da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, informa que o preso Alinaldo da Silva Oliveira foi encontrado morto, na manhã desta sexta-feira (25), em uma das celas da unidade penal. A equipe do Instituto Médico Legal (IML) esteve no estabelecimento penal para os procedimentos legais.”

Fonte Portal costa Norte 

PAX UNIÃO INFORMA | NOTA DE FALECIMENTO

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada cumpre o doloroso dever de informar o falecimento do senhor ANTÔNIO CARLOS DE CARVALHO SOUSA, 41 anos de idade, falecido em via pública, PI-211, nesta última quarta-feira (23.03.2022) na zona rural de Buriti dos Lopes-PI. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Parnaíba e trasladado para o município de Joaquim Pires-PI e velado na Rua Francisco Lêoncio, n° 34, Bairro Guarita e sepultado no cemitério municipal.  

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada agradece a todos que compareceram a este ato de fé e piedade cristã.

Informou, a PAX UNIÃO.

Buriti dos Lopes 25 de março de 2022

quinta-feira, 24 de março de 2022

Prefeitura de Cocal assegura apoio a programa da educação ambiental

A prefeitura de Cocal vem apoiando os trabalhadores da educação ambiental no município com encontros de formação com produtores da região desenvolvidos pela empresa AMBIÁ (Consultora Ambiental). Nessa quarta-feira (23), os profissionais estiveram na localidade Agrovila Jacaré com produtores da área da apicultura local, quando realizaram o quinto encontro com os produtores para finalizar a Oficina Produção em Apiário.

Nessa oficina, a quinta de uma série de seis, o grupo apresentou vários exemplos de processamento mínimo de hortaliças para agregação de valor aos produtos, e o beneficiamento do mel para a comercialização, através de palestras de boas práticas e, na prática, a produção de pão de mel artesanal.

O apoio é uma parceria da Prefeitura de Cocal, através da Secretaria de desenvolvimento Rural, com o Agro IF Nordeste, FrutaMel e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Agricultura Familiar (STTRAF).

A AMBIÁ é uma empresa de consultoria que tem como missão apoiar as empresas a realizar uma gestão estratégica das questões socioambientais de seus projetos, contribuir para que construam projetos viáveis, levando ao meio soluções mais eficazes, redução de riscos socioambientais, economia no longo prazo e maior agilidade no processo de licenciamento ambiental.

Por Evaldo Neres/Ascom de Cocal

SMS de Cocal promove ação alusiva ao mês de março e oferece serviços de saúde

Neste mês de março, tradicionalmente dedicado às mulheres, a Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, na última segunda-feira (21) ação em alusão à Campanha Março Lilás, mês de conscientização e prevenção do câncer de colo do útero. O evento aconteceu na Praça do Complexo de Lazer e Cultura, próximo à estação ferroviária.

Durante a ação foram ofertados serviços como aferição de glicemia e pressão arterial, consulta de enfermagem, testagem para sífilis, HIV e Hepatites, testagem para covid-19, vacinação contra HPV, palestra com ginecologista, agendamento para o exame Papanicolau (PCCU), alongamento, aula de zumba, limpeza de pele, design de sobrancelhas, corte de cabelo e maquiagem.

Além de estar relacionado ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8, a Campanha Março Lilás é dedicada também à prevenção e combate ao câncer de colo uterino, e tem como objetivo fortalecer a precaução e diagnóstico.

Por Evaldo Neres / ASCOM Prefeitura de Cocal

Policia Civil cumpre mandado de prisão em Buriti dos Lopes por furto qualificado

A Polícia Civil, através da delegacia de Buriti dos Lopes, cumpriu na manhã desta quinta-feira (24) um mandado de prisão preventiva em desfavor de J.A.A, pelo crime de Furto Qualificado (Art. 155, parágrafo segundo), ocorridos no corrente ano e de anos anteriores.

O mandado foi expedido após a investigação, na qual foi possível identificar a participação do indivíduo na prática de furto em toda a região norte do Estado do Piauí.

O investigado era um dos líderes de uma quadrilha especializada em furtar animais (gado) em toda região (Piracuruca, Cocal, Caraúbas, Caxingó, Murici dos Portela, Buriti dos Lopes e Bom princípio). Além dos crimes apurados na Cidade de Buriti dos Lopes, o investigado tem inquérito sendo apurados nas cidades de Piracuruca e Cocal.

Com o registro dos boletins de ocorrências feitos pelas vítimas, foi possível identificar alguns dos membros da quadrilha, sendo possível efetuar a prisão de um deles hoje. Com isso a autoridade policial representou pela expedição do mandado de prisão preventiva, o qual foi concedido pelo juízo da comarca de Cocal.

O preso foi encaminhado a penitenciária onde estará a disposição da justiça.

Com a vigência da Lei de Abuso de Autoridade (Lei n° 13.869/2019), a Polícia Civil do Piauí não realiza mais a exposição dos conduzidos/presos à curiosidade pública, evitando, assim, qualquer antecipação de culpa.

A Polícia Civil aproveita o ensejo para solicitar à população local a realização de denúncias anônimas de crimes, medida esta que tem surtido efeito e traz benefícios a sociedade. ⠀⠀⠀⠀

http://bit.ly/dpbldenuncias

Para denunciar, basta clicar no link acima e preencher os campos ou pelo WhatsApp Denúncia (86) 99519-1481, para o recebimento de denúncias anônimas de crimes a serem investigados como tráfico de drogas, estupro, localização de fugitivos da justiça e outros. Em casos de urgência e emergência, ligar para a viatura (24 horas): (86) 99563-7193. 

Com informações: Policia Civil do Piauí 

Mutirão de ultrassonografia segue atendendo a população em Bom Princípio do Piauí

Na manhã de hoje, quinta-feira (24/03) mais 32 ultrassonografias foram realizadas na Unidade Mista de Saúde Joana de Moraes Sousa com o médico Dr. Marçal.

A ação que é promovida semanalmente pela secretaria municipal de saúde já beneficiou centenas de pessoas, com o objetivo de reduzir as filas de espera por exames de ultrassom no município de Bom Princípio do Piauí.

O mutirão de ultrassonografia segue no município para auxiliar no atendimento, ajudando num melhor diagnóstico e atendendo a população com a qualidade que merece.

FONTE: SECOM - PMBPP

TELNORTE - Telhas de concreto com o melhor acabamento e encaixe perfeito: assista o vídeo

As telhas têm um papel fundamental na construção ou reforma. Todos os modelos têm a mesma função que é cobrir a casa, mas por isso precisamos nos atentar aos detalhes que vão fazer toda a diferença.

Para se entender a telha de concreto TELNORTE traz vantagens como maior resistência, cores variadas, encaixe perfeito e impermeabilidade.

Já a convencional traz desvantagens como ser frágil, encaixes irregulares, o que pode infiltrar água mais fácil e realizar manutenção com mais frequência, além de deteriorar mais rápido com o tempo.

Faça a escolha certa! Escolha TELNORTE

(86)9 9429-8439 (86)9 9991-6140 (86)9 9481-8184

Vereadora Jaqueline Brito participa de entrega de mudas de cajueiros no Sindicato dos Trabalhares Rurais

Nesta quinta-feira (24), a vereadora Jaqueline Brito, estive no Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais de Buriti dos Lopes, acompanhando a entrega simbólica de mudas de cajueiro a agricultores do município.

Até sexta-feira, estarão disponíveis no pátio do Sindicato, a quem interessar, mais de três mil mudas de cajueiro para os agricultores da zona rural.  

A vareadora Jaqueline Brito, parabenizou a gestão da presidente do Sindicatos Eliene Batista, pelo desempenho de todos os projetos.

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)

Prefeitura de Cocal: palestra alertar sobre desperdício de água e importância de economizar.

Nessa segunda-feira (21) a Prefeitura de Cocal, através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA) realizou palestra em alusão ao Dia Mundial da Água, dia 22 de março, na Unidade Escolar Chico Monção.

Esse dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas, em 22 de março de 1992, para conscientizar da população sobre a preservação e conservação desse bem tão valioso que é a água.  De acordo com a coordenadora de recursos hídricos da SEMMA, Francisca Portela, esse momento ímpar é para informar aos discentes sobre a relevância da preservação e manutenção desse bem valioso e a atenção quanto ao respeito à preservação das nascentes e rios da região.

A Secretaria de Meio Ambiente, através da coordenação de recursos hídricos em parceria com outras coordenações iniciou ontem as palestras nos colégios. Hoje vai ter também um trabalho lá na barragem do bairro Santa Luzia e depois um trabalho educativo no colégio de Santo Hilário.

“Então, é assim, a gente vem trabalhando o novo consenti de conscientização do uso da água. [...] Nas últimas reuniões que tivemos com os órgãos de controle, a gente pôde observar que, de fato existe muito desperdício de água, apesar do Piauí ser riquíssimo e ter um grande lençol freático. Por isso, precisamos fazer muita conscientização para que as pessoas saibam mais usar a água. Até porque, enquanto a gente tem com abundância, outros lugares não têm”, disse o secretário da SEMMA, Francisco Domingues (chico Preto).

A água exerce um papel indispensável à sobrevivência e ao desenvolvimento da vida, pois atende as necessidades básicas dos ecossistemas e da agroindústria. Considerada recurso natural renovável, é indispensável a todas as formas de vida.

Por Evaldo Neres e Naiane Feitosa/Ascom de Cocal

Mãe é detida em Luzilândia após laudo apontar traumatismo em criança que foi encontrada morta

A mãe da criança de quatro meses encontrada morta na noite do dia 16 de março, no bairro Bela Vista, no município de Luzilândia, foi detida suspeita de matar a própria filha, após o laudo apontar que o bebê sofreu traumatismo medular. A mulher tem apenas 17 anos e foi apreendida pela polícia nesta quarta-feira (23.mar).

O delegado responsável pelo caso, Tony Alves, informou que dia 16 de março a bebê deu entrada no Hospital Gerson Castelo Branco sem sinais vitais. De imediato, a unidade de saúde tomou as primeiras diligências sobre a causa da morte da criança e acionou o médico legista.

“O corpo da bebê foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Teresina a fim de uma melhor análise do caso, sobretudo em razão de algumas divergências, diversões apresentadas pela própria mãe. O laudo foi concluído e apontou que a vítima sofreu traumatismo medular decorrente de uma ação contundente”, informou.

Diante do laudo, a polícia solicitou a representação ao poder judiciário, que decretou a internação provisória da adolescente. Ela foi encaminhada ao Centro de Acolhimento em Teresina.

Fonte: Revista AZ

quarta-feira, 23 de março de 2022

Homem de 40 anos natural de Joaquim Pires sofre acidente e morre na PI-211

Antonio Carlos de Carvalho Sousa, 40 anos de idade natural do município de Joaquim Pires, foi vítima de um acidente fatal aparentemente colisão entre carro e moto, na PI-211, na zona rural de Buriti dos Lopes, norte do Piauí.  

De acordo com informações, o acidente com vítima fatal aconteceu por volta das 17hs desta quarta-feira (23), em um trecho em obras próximo ao Povoado Estreito. Populares que transitavam na PI-211, encontraram a vítima ao chão ainda com vida. Ele conduzia uma motocicleta Pop-110 vermelha, e usava capacete.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência- SAMU, foi acionado porém o homem não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local. O Instituto Médico Legal de Parnaíba, realizou a remoção do corpo. As causas do acidente deverão ser investigadas pelos Pericia Criminal de Parnaíba.       

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)

Conselho da Pessoa com Deficiência de Buriti dos Lopes recebe equipamentos de informática

O presidente do órgão municipal irmão Francisco, e os vereadores Jaqueline Brito e Frank Sousa participaram da solenidade de entrega no Palácio do Karnak em Teresina.  

Nesta última segunda-feira dia 21 de março, o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Buriti dos Lopes - COMUDE, o senhor Irmão Francisco, juntamente com os vereadores Jaqueline Brito e Frank Sousa estiveram participando de uma Solenidade de entrega de equipamentos de informática para equipar os conselhos.

A solenidade aconteceu no Palácio de Karnak em Teresina e contou com a presença do secretário estadual da pessoa com deficiência Mauro Eduardo e da vice-governadora Regina Sousa.

O presidente do COMUDE e os edis, que estiveram presentes à solenidade de entrega, agradeceram o Governo do Estado pelo investimento no desenvolvimento da pessoa com deficiência. "Os equipamentos de informática, é de grande importância para atender a demanda e deverá auxiliar no trabalho que é desenvolvido pelos profissionais no município de Buriti dos Lopes" - informou o presidente do conselho. 




ASCOM

Ex-prefeito de Cocal Rubens Vieira se filia ao Partido dos Trabalhadores no Piauí

O coordenador do PRO Piauí na Planície Litorânea e ex-prefeito de Cocal por dois mandados, Rubens Vieira, se filiou ao Partido dos Trabalhadores em solenidade ocorrida no Cine Teatro da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (22).

Rubens Vieira migrou do PSD para disputar uma vaga a deputado estadual pelo PT nas eleições de 2022.

"Temos uma história com o governador Wellington Dias, com o PT a nível estadual e municipal em Cocal, desde 2014 que a gente já faz parte da base do governador, inclusive, eu fui um dos únicos prefeitos filiados ao PSDB que votou para o PT por acreditar no projeto de Wellington Dias, e por termos um laço de relação boa que trouxe muitas ações na parte institucional em Cocal e que agora na coordenação regional do PRO Piauí estou conseguindo levar benfeitorias a outros municípios da Planície Litorânea. Agora vou lutar para conseguir uma vaga na Assembleia Legislativa (Alepi) como deputado estadual e trabalhar ainda mais pela nossa gente.", disse Rubens Vieira em seu discurso.

O presidente do PT no Piauí, deputado Francisco Limma, esteve no evento e avaliou como positivo o aumento da bancada petista e a possibilidade de aumento nas eleições de outubro. 

ASCOM

Educação: Prefeito Lucas Moraes entrega uniformes para alunos da rede municipal de ensino

Os uniformes escolares da rede municipal de ensino de Bom Princípio do Piauí começaram a ser distribuídos aos alunos na manhã desta terça-feira (22/03) e, para marcar a entrega, o prefeito Lucas Moraes e a secretária municipal da educação, Jacyrema Gouvêa, estiveram em uma das unidades para acompanhar o ato de entrega.

A unidade visitada foi o Ginásio Teresinha de Jesus Marques Rabelo, situado na avenida Ceará, sede do município. A visita foi acompanhada pela diretora Claudeth Neres e pela coordenadora pedagógica Gorete Galeno.

A secretária municipal da Educação Jacyrema Gouvêa, frisou que esse é o momento de unir os esforços em prol da recuperação do resultado dos alunos.

“Estamos todos unidos em um grande Pacto pela Educação, onde contamos com todos os profissionais da educação, pais, alunos e o prefeito Lucas Moraes, nesse processo de recuperação da aprendizagem dos nossos alunos. Iremos trabalhar com diversas ações que possam levar mais segurança e bem-estar para o aluno nesse retorno atípico das aulas, e a entrega dos uniformes vai somar para que cada aluno tenha seu fardamento sem custo, garantindo mais segurança para todos”, encerrou a secretária.

O Prefeito Lucas Moraes, disse que a sua gestão busca oferecer, “serviços de qualidade visando melhorar cada vez mais o ensino no município de Bom Princípio do Piauí”.

Kits de uniformes padronizados:

Foram confeccionados 180 kits de uniformes para Estudantes da Educação Infantil, 716 para os Estudantes do Ensino Fundamental I e 600 para Estudantes do Ensino Fundamental II.


FONTE: SECOM-PMBPP

terça-feira, 22 de março de 2022

Policia Militar apreende adolescente de 15 anos por roubo de moto em Parnaíba

A Polícia Militar apreendeu um menor infrator com a idade de 15 anos na manhã de segunda-feira (21), após ter tomado de assalto uma motocicleta e um aparelho celular nas proximidades do IML no bairro Frei Higino em Parnaíba.

O roubo foi realizado por uma dupla armada de revólver, ocorreu por volta das 7hs 30.

A motocicleta foi localizada após ter sido rastreada nas imediações do conjunto Simplício Dias da Silva, bairro Conselheiro Alberto Silva.

O menor estava empurrando a moto quando a polícia chegou no seu encalço.

Nas imediações, os militares encontraram o aparelho celular e o revólver calibre 32 usado no assalto.

O caso foi encaminhado à delegacia de polícia. O menor foi autuado pelo Ato Infracional análogo ao crime de roubo.

O parceiro dele conseguiu escapar, porém, não declinou o nome do comparsa à polícia. 

PM estoura boca de fumo no litoral do Piauí

Policiais do Serviço Reservado da Capital, conduziu para Delegacia de Polícia, na tarde desta segunda-feira (21) três suspeitos de tráfico de drogas.

Os militares atenderam uma denúncia anônima que na Rua Isabel Eliza de Araújo, no bairro Catanduvas, havia comercialização de drogas.

No local, os policiais revistaram 03 suspeitos, sendo que foi encontrado com Mithan Lima da Silva, 20 anos, 41 trouxinhas de maconha, R$ 2.530 reais, um rolo de papel alumínio, um aparelho celular e um caderno de anotações.

O caso foi encaminhado à Delegacia de Polícia. O plantão desta distrital autuou Mithan Lima da Silva no crime de tráfico de drogas.

Os outros dois conduzidos foram ouvidos e liberados da detenção. 

Com informações Litoral Noticias 

Serviço Reservado cumpre mandado de prisão em Parnaíba, litoral do Piauí

No início da tarde de domingo (20), policiais do serviço reservado lotados no 2º Batalhão Major Osmar - deram cumprimento ao mandado de recaptura em desfavor do nacional Francisco das Chagas Lima dos Santos, de 34 anos, o Mamão.

O mandado da justiça foi cumprido na residência do apenado localizada à Rua Oeiras, bairro Nova Parnaíba.

Foi levado à Delegacia de Polícia, onde funciona a central de flagrantes do litoral.

Fonte: Portal do catita

Moto roubada há 20 dias é recuperada em Parnaíba

A equipe do Rocam recuperou nesta terça-feira (22) por volta 10h45 a moto modelo XTZ Yamaha que foi roubada no dia 03 de março há 20 dias perto da Rua Pedro Freitas com Rua Itaúna, a motocicleta foi encontrada no Loteamento Santa Luzia.

Segundas informações que o bandido estava armado no momento do assalto. A motocicleta foi levada para Central de Flagrantes para os procedimentos legais e foi entregue à proprietária.

O assalto foi realizado por uma dupla e somente um foi preso com motocicleta em mãos, e já foi encaminhado à Central de Flagrantes e nome não foi identificado.

Turista morre afogado no Buraco Azul, paraíso turístico no Ceará

Um turista de Guarujá (SP), identificado como Uilgner Rodrigues, morreu na tarde desta segunda-feira (21) após se afogar em um lago conhecido como Buraco Azul, ponto turístico do município de Cruz, no litoral oeste do Ceará.

Testemunhas disseram que o homem ficou cerca de 30 minutos embaixo d’água. Os dois salva-vidas presentes no local tentaram o resgate e contaram com a ajuda de outros visitantes para tentar localizar e retirar a vítima do lago. Após buscas, ele foi localizado desacordado e levado à superfície.

O Corpo de Bombeiros informou que ao ser acionado foi ao local da ocorrência, mas a vítima já tinha sido socorrida para o hospital, transportada em um helicóptero particular.

A vítima de aproximadamente 30 anos foi levada ao Centro de Saúde da Família (CSF) na localidade de Preá, onde a morte foi reconhecida. 

Com informações: Portal Costa Norte 

PRF recupera na BR-343 um caminhão do tipo baú que havia sido tomado de assalto

Durante patrulhamento ostensivo, os policiais encontraram o veículo abandonado às margens da BR 343 e após consulta ao sistema, a equipe constatou que no mesmo dia havia sido feito o registro do Boletim de Ocorrência na Polícia Civil em Demerval Lobão.

Policiais Rodoviários Federais recuperaram na tarde do último sábado (18) um caminhão do tipo baú que havia sido tomado de assalto e estava abandonado às margens da BR 343 no município de Barão de Floriano.

No momento da abordagem, não havia ninguém por perto e o veículo estava sem ocupantes. Após identificação veicular e consultas aos sistemas, constatou-se que o veículo havia sido tomado de assalto e um Boletim de Ocorrência havia sido registrado no mesmo dia.

Desta forma, os policiais acionaram o serviço de guincho contratado da PRF para remover o veículo do local, encaminhando-o para o pátio, ficando o caminhão sob responsabilidade da Polícia Civil.

PRF - PI

AGESPISA investe no sistema de abastecimento de água em Buriti dos Lopes

O reservatório situado na entrada da cidade foi totalmente reformado.

O Escritório da AGESPISA localizado na Av: Paranaíba esta passando por reformas e tão logo, retomara o atendimento ao público no local. 

A cidade de Buriti dos Lopes, localizada a 302 quilômetros de Teresina, está recebendo investimentos da AGESPISA que vão melhorar o abastecimento de água e o atendimento ao público. Na ordem de R$ 400 mil, os recursos são do Governo do Estado e da própria AGESPISA.

A empresa já concluiu a reforma de um reservatório elevado com capacidade para 300 mil litros, localizado na entrada da cidade. O reservatório do Centro, atualmente desativado, passará por uma recuperação estrutural e reforma completa para voltar a funcionar normalmente. Sua capacidade é de 150 mil litros.

Também no Centro, um novo poço será interligado à rede de distribuição de água para reforçar o abastecimento. Os serviços incluíram equipagem, energização, casa de bombas, proteção e implantação de adutora.  

Os benefícios abrangem ainda as localidades Barra do Longá, onde a AGESPISA colocou um novo poço em funcionamento que regularizou o abastecimento, e Coroa de São Remígio, que recebeu melhorias em seu sistema de captação de água.

Além do abastecimento de água, o atendimento ao público no escritório local também será otimizado. A reforma da sede da empresa está em fase de conclusão e vai garantir mais conforto aos clientes e melhores condições de trabalho aos colaboradores.

"Continuamos trabalhando nas melhorias do sistema de Buriti dos Lopes. Esses investimentos asseguram um aumento significativo do volume de água distribuída e um sistema de preservação mais eficiente", ressalta o presidente da AGESPISA, Genival Sales.

ASCOM

segunda-feira, 21 de março de 2022

Adolescente desaparecido é encontrado com vida em Murici dos Portelas

A espera angustiante de familiares e amigos por notícias de Izaquiel, de 14 anos, chegaram ao fim na tarde desta segunda-feira (21).  O adolescente que estava desaparecido desde a tarde de domingo (20), foi encontrado com vida nas proximidades de sua residência, em uma região de mata, no povoado Porcos, zona rural de Murici dos Portelas.

De acordo com informações, o adolescente que é deficiente mental, foi encontrado por moradores muito debilitado. O Corpo de Bombeiros de Parnaíba também realizava as buscas com ajuda de drones.

O desaparecimento

O menor teria desaparecido por volta das 15h deste domingo (20), quando teria adentrado em um matagal, no quintal de sua residência, no povoado Tucuns, zona rural de Murici dos Portelas.

Gil Rodrigues, Portal Piauí Em Dia

Justiça Eleitoral cassa mandato de dois vereadores de Parnaíba

A Justiça Eleitoral cassou os mandatos dos vereadores de Parnaíba, Taylon Oliveira de Andrades (PROS), e Francisco de Assis de Souza Oliveira (PROS), sob acusação de serem eleitos em uma chapa com candidaturas fictícias.

A decisão é do juiz Georges Cobiniano Sousa de Melo, da 3ª zona eleitoral de Parnaíba.

A ação foi ingressada pelo Podemos com denúncia de que a chapa apresentada pelo Pros (Partido Republicano da Ordem Social) fraudou as candidaturas femininas para cumprir a cota de gênero e participar da eleição de 2020.

Diante dos fatos, o juiz julgou parcialmente procedente o pedido de cassação da chapa e dos eleitos e considerou as três mulheres citadas como candidatas fictícias pelo PROS. Por conta disso, o juiz determinou a anulação dos votos recebidos pela legenda e a cassação dos diplomas de mandatos eleitorais dos eleitos e suplentes.

A decisão foi proferida em 20 de março de 2022.

Fonte: Portal R10