BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 11 de junho de 2022

José Luiz de Carvalho confirma a sua pré-candidatura a Deputado Federal pelo Republicanos

No final da tarde de ontem, dia 10 os membros do Diretório Regional do Republicanos no Piauí reuniram -se no auditório do Real Palece Hotel em Teresina para a definição e aprovação dos nomes dos pré-candidatos aos cargos de deputado estadual e federal para eleição deste ano.

Na ocasião foram escolhidos 33 para deputado estadual e 11 para deputado federal, nesse caso partido saiu sozinho, sem federação. Também ficou definido que primeiro turno da eleição majoritária o Republicanos não tomará uma posição definida, dando liberdade de escolha aos seus candidatos.

Entre os aprovados para concorrer para o cargo de Deputado Federal, destaca-se o jornalista e professor José Luiz de Carvalho, representando a Região Norte do Estado.

O prefeito de Teresina e presidente de honra do Republicanos, Dr. Pessoa disse que vai apoiar a reeleição do Presidente Jair Bolsonaro.

ASCOM

Rubens Vieira participa de solenidade de apresentação de Plano de Governo de Rafael Fonteles

O pré-candidato do PT a deputado estadual Rubens Vieira, participou no Igara Club em Parnaíba nesta sexta-feira (10) da solenidade de apresentação aos diretórios da planície litorânea do Plano de Governo do pré-candidato ao governo do Estado do Piauí.

Na ocasião, além da presença do pré-candidato a deputado estadual Rubens Vieira, ex-prefeito de Cocal, estiveram presentes autoridades dos municípios de Parnaíba, Ilha Grande, Luis Correia, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Cocal, Cocal dos Alves, Bom Princípio do Piauí, Caraúbas, Caxingó, presidentes de partidos, sindicalistas, lideranças políticas, ex-secretários de governo e pré-candidatos que deverão disputar às próximas eleições pela sigla e partidos aliados.

O pré-candidato do PT a governador, Rafael Fonteles, apresentou à sociedade parnaibana os compromissos específicos do Plano de Governo do Time do Povo com o município de Parnaíba e região da Planície Litorânea. Esta é a primeira vez que são apresentados compromissos específicos para a Grande Parnaíba em um plano de governo.

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)

sexta-feira, 10 de junho de 2022

Vigilante bancário é preso em União por suspeita de estuprar enteada cadeirante

A Polícia Civil do Piauí realizou, nesta sexta-feira (10), a prisão preventiva de dois homens, suspeitos de estupro de vulnerável na cidade de União. Após a captura, os homens foram encaminhados para a Central de Flagrante de Teresina, onde devem permanecer até o sábado (11), quando serão submetidos a audiência de custódia.

A prisão de um dos suspeitos aconteceu dentro de uma agência bancária, onde o homem, identificado apenas pelas iniciais M. S. de S., trabalha como vigilante. Ele é suspeito de estuprar sua enteada, uma criança cadeirante. “Isso ocorreu quando a menor tinha por volta de 10 anos de idade. Hoje ela tem 12 anos”, informou a delegada Jailza Gomes.

O outro preso trata-se de um homem, identificado somente como F. E. A. L. “Aconteceu ainda em 2021. O acusado é um professor e a vítima era uma vizinha dele, que na época tinha 13 anos de idade. Ele atraiu ela para casa dele, ela foi encontrada lá. Iniciamos as investigações e representamos pela prisão”, explicou a delegada.

As prisões foram realizadas pelo 20° Distrito Policial (DP) de União no bojo da Operação Salvus Puellis. “Foram cumpridos os dois mandados de prisão por estupro de vulneral, mas vamos do prosseguimento a operação nos próximos dias”, concluiu Jailza Gomes.

Breno Moreno/Cidade Verde

Prefeito Lucas Moraes recepciona pré-candidato a governador Rafael Fonteles em Parnaíba

O prefeito de Bom Princípio do Piauí, Lucas Moraes, esteve na manhã de hoje, sexta-feira (10/06), acompanhado por assessores, vereadores e secretários recepcionando o pré-candidato a Governador Rafael Fonteles em Parnaíba-PI.

Com o prefeito Lucas Moraes estavam, os secretários; Marcello Roberto (administração), Chico Zé (meio ambiente), Samara Moraes (finanças), Rivany Carvalho (assistência social), Jailson Galeno (obras), Germarcio Albuquerque (infraestrutura), Leisse Moraes (controladora geral), Genivaldo Oliveira (superintendente urbano), ex-vereadores; Neto de São Miguel, Cleson Galeno e Mariozinho, vereadores; Jerry Adriane, Rossana e demais autoridades.

Logo cedo, o pré-candidato a governador do estado do Piauí, Rafael Fonteles se reuniu com representantes dos diretórios municipais da planície litorânea. Onde em seguida, apresentou a proposta de seu Plano de Governo, colocando-o em debate com a sociedade.

Conheça e participe do Plano de Governo do Pré-candidato a governador Rafael Fonteles: Clique Aqui

Veja mais imagens:

FONTE: SECOM – PMBPP

Prefeitura de Bom Princípio do Piauí ofertará o projeto salão social

A Prefeitura de Bom Princípio do Piauí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social irá ofertar o Projeto Salão Social, com corte de cabelo gratuito para a população bomprincipiense, com o intuito de atender crianças, adolescentes, adultos e idosos com vulnerabilidade social no município.

O projeto Salão Social será realizado toda sexta-feira, no CRAS Luiz Batista de Moraes.

A secretária municipal de assistência social, Rivany Carvalho, destacou que este é só o começo de parcerias deste tipo e que muitas outras ações estão sendo planejadas em benefício da população bomprincipiense. “O projeto Salão Social contribui com o desenvolvimento emocional e social, com o objetivo de levantar a autoestima das pessoas", disse a secretária.

FONTE: SECOM - PMBPP

Alunos universitários da zona rural de Buriti dos Lopes estão há quase 20 dias sem transporte escolar

Nesta sexta-feira (10), alunos universitários residentes no povoado Estreito, entraram em contado com a nossa reportagem para denunciar que estão há quase 20 dias sem condução para se deslocarem até a universidade para assistirem aulas por falta de um ônibus escolar.

De acordo com os alunos, havia um ônibus que ia buscá-los na localidade Estreito, cerca de 10 a 12 alunos por dia. Segundo fomos informados, o prefeito Junior Percy prometeu um ônibus para os universitários, porém o transporte escolar foi suspenso sem nenhuma justificativa.  

A reportagem entrou em contato com secretário de transporte o senhor Cleber Albuquerque e ele nos informou que não tinha conhecimento sobre essa situação, porém ficamos sabendo através do próprio denunciante que após enumeras denúncias nas redes sociais, o prefeito tomou uma atitude comunicou que está tentando resolver a questão da falta de transportes para os alunos universitários o mais rápido possível.

Por Rurik Araújo(Portal do Rurik)

VÍDEO: Comerciante é vítima de assalto à mão armada na zona rural de Joaquim Pires

Na última segunda-feira (6), por volta das 18:22hs um estabelecimento comercial localizado no povoado Santana, zona rural de Joaquim Pires, foi alvo de assaltantes, roubo e disparos de arma de fogo.

Um video que circula nas redes sociais, mostra dois elementos que aparentemente simulam querer comprar cigarros e na sequência um deles adentra no estabelecimento comercial saca uma arma de fogo e exige que a comerciante entregue todo o dinheiro. Antes de irem embora, os bandidos disparam dois tiros e fogem em uma motocicleta Pop-c100.

Assista o vídeo:

A reportagem entrou em contato com o comandante do Grupamento da Policia Militar de Joaquim Pires o Sargento Vieira. Ele informou que o povoado Santana faz divisa com o município de Murici dos Portelas, porém, não tinha conhecimentos dos fatos.

Nós também tentamos entrar em contado com as vítimas, mas não obtivemos êxitos, porém fomos informados que a mulher que aparece no vídeo sendo refém do bandido, não foi atingida pelos disparos e nem o proprietário do comercio, o senhor Pedro Moura. 

Por Rurik Araújo(Portal do Rurik)

DHPP prende terceira suspeita de morte de adolescente no Piauí

O Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), prendeu na manhã desta sexta-feira (10), mais uma suspeita de participação na participação do assassinato da adolescente Maria Camila Ferreira da Silva, de 14 anos,  em abril deste ano. Maria Camila foi encontrada morta com marcas de violência pelo corpo.

A acusada é irmã gêmea de Amanda Thamires de Sousa Costa, que foi presa na manhã de quinta-feira (9), acompanhada de Ingrid Thamires da Silva Azevedo, conhecida como “Bibi”, apontada como sendo uma das líderes de uma facção criminosa na zona Norte de Teresina.

A delegada Nathália Figueiredo, titular da Delegacia Especializada de Feminicídio, do DHPP, acompanha o caso e não descartou a possibilidade de novas prisões aconteceram nos próximos dias. Ainda de acordo com a delegada, já existem alguns indícios com relação a motivação, mas como a investigação ainda está acontecendo, ainda não podem ser divulgadas.

“Uma das suspeitas ocupa posição de liderança no mundo do crime na região, mas com relação a dinâmica do homicídio da adolescente ainda estamos em fase de apuração. Estamos em diligências, oitivas sendo realizadas e não descartamos a participação delas em outros crimes”, declarou em entrevista para Rede Meio Norte.

Sobre o caso

A jovem desapareceu após supostamente ter sido levada por um grupo de criminosos na região da Vila Irmã Dulce, na zona Sul de Teresina. Os familiares iniciaram uma campanha nas redes sociais e buscam por informações a respeito do paradeiro da jovem.

A adolescente estava com as mesmas vestimentas de quando desapareceu, o que ajudou na identificação. As circunstâncias e causas da morte ainda não foram divulgadas e serão investigadas. No entanto, o corpo apresentava sinais de violência.

Fonte: Meio Norte

Acusado de matar jovem autista a facadas é preso em cidade do Piauí

Um adolescente identificado como Francisco Gustavo do Amaral Sena, de 17 anos, que sofre do Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi assassinado a facadas no município de São José do Divino. O crime ocorreu no último dia 25 de maio.

O acusado, identificado como Lucas Gabriel Gomes Cardoso, foi preso. De acordo com informações do repórter Wendell Veras, após tirar a vida da vítima, o suspeito foi até a casa da mãe de Francisco Gustavo e chegou a confortá-la, mas a mulher percebeu que ele estava com manchas de sangue.

Após a investigação do delegado Abimael de Sousa, a justiça determinou a prisão do acusado. Em seu depoimento, ele afirmou que tomou a arma de Francisco Gustavo para se defender e logo em seguida desferiu os golpes, mas a polícia tem imagens do criminoso comprando a arma branca em um estabelecimento comercial.

Em depoimento para a polícia, a mãe da vítima relata como ela percebeu o sangue no corpo do acusado. “É muito ruim para você seu filho estar morto. Eu entrei em casa, parece que não tinha caído a real. Eu sentei no sofá, ele (Lucas Gabriel) sentou no outro, minha filha do outro lado, eu me levantei, peguei nos dois braços dele, gritei três vezes: ‘Lucas me diz pelo amor de Deus quem matou meu filho, tu tava esse tempo todinho na rua e tu não sabe?’”, contou ela.

Lucas Gabriel foi preso após confortar a família da vítima depois do crime – Foto: Reprodução.

“Teve um momento que minha filha questionou, ‘como é que tu tava com uma camisa amarela cedo da noite e agora está com uma preta de manga comprida e capuz?’ Ele disse que é porque estava fazendo frio e foi em casa trocar de roupa. Aí nós fomos todos lá para fora, e ele todo tempo no nosso meio. Foi então que eu olhei para as pernas dele e vi dois pingos de sangue”, relatou.

Lucas Gabriel Cardoso vai responder por crime triplamente qualificado.

Residência é invadida por ladrões e carro da vítima é roubado em Parnaíba

Nesta quinta-feira (9), por volta das 19hs uma residência localizada no bairro Planalto, na rua Eulálio Justino em Parnaíba, foi alvo de assalto.

De acordo com informações, dois elementos sendo que um deles com arma de fogo e o outro com uma faca, adentraram na residência renderam a vítima e fizeram um arrastão. Os assaltantes roubaram da vítima um veículo Fiat/Estrada Working – cor prata – placa QDL 8708 ano 2015/2016, uma TV 32 polegadas, um aparelho celular, um motor de portão, R$ 2 mil reais em espécie, perfumes, cartões bancários, documentos pessoais e outros objetos.      

Segundo descreveu à vítima, os elementos pareciam ser jovens – menores – estatura mediana, usavam calça jeans e boné. Após o assalto a dupla apreendeu fuga. A vítima registrou um Boletim de Ocorrência na Central de Flagrantes e pediu providencias.  

Por Rurik Araújo (portal do Rurik)

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Músicos da cantora Raiane Soares de Buriti dos Lopes sofrem acidente na BR-402 MA

O acidente foi registrado por volta das 21hs desta quinta-feira (09), na BR-402, quando os músicos em um veículo seguiam para participar de um show no município de São Bernardo no Estado do Maranhão.

De acordo com informações, a cantora Raiane Soares seguia em outro transporte. O acidente aconteceu nas proximidades do povoado Coqueiro, município de São Bernardo - MA onde a cantora iria fazer um show.

Um dos feridos – musico da cidade de Parnaíba - foi socorrido pelo SAMU e encaminhado para o pronto socorro do HEDA na cidade de Parnaíba devido a gravida dos ferimentos.

Estamos aguardando mais informações... 

Polícia Civil cumpre mandado e prende homem acusado dos crimes de roubo e furto, em Buriti dos Lopes

A Polícia Civil do Piauí (PC-PI), deu cumprimento na manhã desta quinta-feira (09) a um mandado de prisão em desfavor de Mateus Carvalho Silva, vulgo "Mateuzim", acusado dos crimes de furto e roubo. A prisão do acusado ocorreu no Bairro Vila Nova, em Buriti dos Lopes, na região norte do Piauí.

O cumprimento do mandado foi por intermédio das delegacias de Buriti dos Lopes e Luís Correia. Contra Mateus Carvalho Silva havia seis mandados de prisões em aberto, sendo um deles já por condenação definitiva. Todos os mandados foram expedidos pela Comarca de Luís Correia.

Segundo a Polícia Civil, Mateus estava na cidade de Buriti dos Lopes juntamente com outras pessoas envolvidas em crimes nas cidades de Luís Correia e Parnaíba, e também está sendo investigado por participação em possíveis crimes ocorridos também em Buriti dos Lopes.

Diante dos fatos, o preso foi encaminhado à Penitenciária Mista de Parnaíba e dará início ao cumprimento da pena. 

Com informações: PC

Homem colide violentamente com motocicleta em Toyota SW4 no centro de Cocal

Por volta das 17:30hs desta quinta-feira (9), aconteceu uma colisão entre um motociclista e um veículo Toyota modelo SW4 em Cocal, Norte do Piauí. O acidente ocorreu em um cruzamento das ruas 25 de Dezembro com a Princesa Izabel, no bairro São Francisco. 

De acordo com informações, um homem identificado como Antonio Pereira da Silva, 28 anos, residente no município, teria invadido a preferencial e colidido violentamente com a motocicleta C-100/Biz com o veículo em questão.

Uma Guarnição da Policia Militar (GPM), foi acionada até o local e isolou o perímetro. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foi acionado e prestou os primeiros atendimentos a vítima que foi encaminhado na sequência para o Hospital Estadual Joaquim Vieira. Após uma avaliação médica, a vítima deverá seguir para o HEDA em Parnaíba.   

Aguardem mais informações....

Por Rurik Araújo

Com informações do repórter João Ferreira(Blog Cocal Alerta)

Cocal: Comunidades serão beneficiadas com o Programa Luz para Todos

Atendendo a demandas das localidades da zona rural do município de Cocal, Rubens Vieira foi em busca de meios para levar eletricidade a elas, por meio do Programa Luz Para Todos.

Ao Evaldo Neres, Rubens Vieira, coordenador do Pro Piauí, na Planície Litorânea, deu a boa notícia nesta terça-feira (8): “Resultado do nosso esforço e compromisso que sempre trazem notícias boas para nossa gente. Através do Programa Luz para todos, 285 famílias da zona rural de Cocal serão beneficiadas com energia elétrica em suas residências, graças a uma parceria nossa com a Equatorial Energia, firmada com o diretor administrativo da empresa Arquelau Amorim e com a diretora Regional Yara Lira”, anunciou Rubens vieira.

O coordenador, disse que além de Cocal, há movimentação para ampliar o projeto para levar esse benefício para outros municípios da região, garantindo o acesso à luz elétrica, assegurando dignidade para as pessoas.

Os povoados a serem agraciados com o referido projeto são Genipapinho, Morro Dantas, Camará, sítio Frecheiras, Almas, Lagoa do Peixe, Baixa do Cocal, trecho de Olho d’Água, Riachão, Tanque Velho, Palmeiras, Santa Rosa, Olaria, Faveira, Anjical e Lagoa do Mato.

“Todos esses povoados vão ser contemplados [..] agora vai ser implantada a energia elétrica. Serão retiradas as ‘gambiarras’, fixados postes, que estão chegando na cidade, no bairro Mutirão, para que a energia chegue até as casas dos moradores, que ainda não têm.  De início, o trabalho será executado na zona rural, mas à medida que forem surgindo as demandas, a contemplação chegará até lá”, explicou Rubens Vieira.

Por Evaldo Neres

Homem morre após colidir moto com ambulância do município de Buriti dos Lopes na PI-211

Por volta das 8:30hs da manhã desta quinta-feira (9), um motociclista morreu após colidir frontalmente com uma ambulância do município de Buriti dos Lopes, na PI-211. O acidente aconteceu nas proximidades da fábrica de cerâmica quando a ambulância do povoado Coroa de São Remígio se deslocava no sentido BR-343 e o motociclista na direção oposta - 

A vítima prestava serviços para prefeitura municipal de Buriti dos Lopes através de uma terceirizada - ele gari e não estava de serviços hoje. 

De acordo com informações, a vítima foi identificada como Expedito dos Santos da Silva de aproximadamente 45 anos, residente à rua Gumercindo Gomes, bairro Teresina, zona urbana de Buriti dos Lopes. Ele seguia na via aparentemente embriagado conduzindo uma motocicleta quando colidiu frontalmente com a ambulância. O motorista da ambulância identificado apenas por Márcio, foi conduzido pela PM para delegacia da cidade para esclarecer o acidente. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, foi acionado e constatou o óbito no local.

Uma Guarnição da Policia Militar (GPM) esteve no local e acionou o Instituto Médico Legal(IML) que removeu o corpo para uma unidade avançada em Parnaíba, na sequência deverá ser liberado para o velório e sepultamento.    

Por Rurik Araújo(Portal do Rurik)

Murici dos Portelas | Homem morre após colisão de moto com animal na PI-211

Na noite deste último sábado (4), um homem identificado como Juvenal Martins da Cunha, 58 anos, conduzindo uma motocicleta colidiu com uma vaca na PI-211 no município de Murici dos Portela, quando seguia para casa nas proximidades da fazenda Cabeça Dantas - povoado onde a vítima residia.  

A vítima recebeu os primeiros atendimentos médicos por uma ambulância do município com graves lesões na região da cabeça e foi encaminha com urgência ao pronto socorro do HEDA em Parnaíba.  A vítima não resistiu aos ferimentos e veio a óbito na UTI por volta das 6hs da manhã desta última quarta-feira (08).

O Instituto Médico Legal - IML, removeu o corpo para pedra cadavérica do posto avançado e na sequência sendo liberado para velório e sepultamento. 

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)

quarta-feira, 8 de junho de 2022

Homem é morto a tiros na frente da esposa na zona rural de Parnaíba

Um homem identificado por Ivan Galeno da Costa residente na comunidade de Boa Vista em Ilha Grande foi executado com vários tiros na estrada do céu na manhã dessa terça feira (8).

Segundo a esposa da vítima que estava na garupa da motocicleta, eles retornavam de moto feira para casa, quando foram surpreendidos por dois homens armados que pararam o casal e pediram para a esposa descer da moto e correr em seguida, executaram Ivan com vários tiros.

A polícia esteve no local e constatou que os algozes não levaram nenhum bem das vítimas somente mataram Ivan e se evadiram do local e seguiram em rumo desconhecido.

A polícia tem suspeitos e está fazendo diligências afim de capturar os suspeitos, o IML esteve no local e removeu o corpo para os procedimentos cabíveis e logo após liberar para a família. 



Fonte: Blog do Fabim

COCAL-PI| Prefeito Nonatinho assina termo de cooperação para execução de calçamento na zona rural

Nesta terça-feira (7), numa parceria com o Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), o prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato e a secretária Patrícia Vasconcelos assinaram três termos de cooperação técnica, para a execução de pavimentação poliédrica em localidades da zona rural do município.

Serão mais de 24.000m2 (vinte e quatro mil metros quadrados) de calçamento que, distribuídos, beneficiarão as comunidades Anel, Cipoeiro, Gamileira dos Docas, Jacarandá, Jabuti, Juá, Juazeiro e Lajeirão,

O trabalho continua. A gestão Trabalho e Progresso não descansa na busca de cooperadores para projetos que favoreçam e fortaleçam a qualidade de vida e desenvolvimento de Cocal.

Por Evaldo Neres/Comunicação-PMC

Preço médio da gasolina no Piauí chega a R$ 6,49 após medida de redução do presidente Bolsonaro

O governo do estado do Piauí, insiste em dizer que o preço dos combustíveis está congelado. Medida de redução do preço dos combustíveis (gasolina, diesel e gás de cozinha) foi anunciado na segunda-feira (6) pelo presidente Bolsonaro.

O Governo do Piauí anunciou que o Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF) de combustíveis do Estado está “congelado” desde o mês de novembro, bem como nos outros estados do país. A ação tem o objetivo de auxiliar na redução do preço dos combustíveis.

Conforme o Governo, ainda que os governantes tenham adotado essa medida e dessa forma abrindo mão da arrecadação, o litro da gasolina e do diesel permanecem elevando seu valor em todo o país devido a política de preços adotadas pela Petrobras. Nesta terça-feira (07), a governadora do Piauí, Regina Sousa, irá dialogar sobre a pauta, especialmente, a proposta de limite no ICMS, junto ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

O secretário de Fazenda, Antônio Luiz, explicou que o ICMS em relação ao preço da gasolina no Piauí é cobrado sobre o valor de R$ 6,49. Porém alguns postos de combustíveis já se registram R$ 8.

“O Piauí cobra o ICMS em cima de um valor congelado de R$ 6,49. Entretanto o preço, hoje, em algumas bombas, já ultrapassa os 8 reais. Então, os estados estão contribuindo muito com a cobrança sobre o preço congelado, deixando toda a diferença como margem de lucro às empresas do setor, principalmente para a Petrobras”, declara.

Conforme dados coletados do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), os Estados já renunciaram em termos de arrecadação um montante no valor de R$ 18,9 bilhões, desde o período do congelamento do PMPF, a partir de novembro do ano passado. A medida se estenderá até o dia 30 de junho.

Ainda segundo o Estado, este valor é referente a toda a tributação de ICMS combustíveis do primeiro trimestre deste ano. No período de novembro a abril a renúncia de arrecadação no Piauí já soma R$ 120 milhões.

“Se a gasolina do Piauí é a em relação a medida anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro nessa segunda-feira (06), sobre uma proposta de emenda constitucional (PEC), que autorize os estados a zerarem o ICMS que incidem sobre o óleo diesel e o gás de cozinha (GLP), em troca de uma compensação financeira equivalente a receita que deixaria de ser arrecadada, o secretário Antônio Luiz afirmou que essa forma não há garantia de repasse dos recursos. Mais cara do Brasil não é por culpa do ICMS”, afirma.

“Essa proposta ainda não existe. É uma ideia incompleta, um remédio errado para um problema conjuntural. Como irão pedir para os estados zerarem o ICMS do diesel e do Gás sem ter ainda a legislação para compensar, detalhando como seria essa compensação? Isso não parece uma proposta de bom gosto. Parece mais uma cortina de fumaça para esconder o real problema, que não é o ICMS. Como que o Piauí, por exemplo, cobrava 87 centavos de ICMS por litro de diesel, novembro de 2021, agora, em junho de 2022, cobra os mesmos 87 centavos e o preço saiu de 4,85 para 7,17? Qual explicação? Redução hoje de ICMS só aumenta o lucro dos envolvidos na cadeia comercial e principalmente para os investidores da Petrobras. Essa troca não é justa com o povo. Os estados estão sendo penalizados, pois haverá grande perda para saúde, educação e ações sociais e a população não vai usufruir de redução de preço dos combustíveis”, explica o secretário.

 

O secretário ainda explica que o caminho para a solução do problema deve ser adotada de maneira técnica e não política.

“A pressão está feita, porque o argumento do governo federal é que vai pagar a conta da perda dos estados. Só que essa proposta não tem a ver com as perdas do PLP 18. Ele está propondo pagar se os estados zerarem, mas após haver a redução do PLP 18. Foi criado um argumento não concreto, para que o povo pense que a conta será bancada pelo governo federal, o que não é verdade. Se ele tem tanto dinheiro para compensar, por que não coloca na Petrobras e subsidia o preço logo? Como querer resolver um problema conjuntural com uma solução permanente de perdas para os estados? Seria mais prudente discutirmos a reforma tributária logo e resolvermos essa questão dos impostos de maneira técnica e não apenas política, como está sendo hoje”, conclui.

Edição Portal do Rurik 

Com informações Viagora

terça-feira, 7 de junho de 2022

Força-Tarefa deflagra Operação Desmonte V e cumpre mandados no norte do PI e litoral do CE

A Força-Tarefa de Segurança Pública no Piauí deflagrou nesta terça-feira (07) a Operação Desmonte V, com o objetivo de combater os crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e tráfico de drogas praticados por grupos que atuam na região norte do estado do Piauí.

Foram cumpridos 49 mandados judiciais, sendo 13 de prisão temporária e 36 de busca e apreensão nos municípios de Parnaíba, Cocal, no Piauí e Camocim, no Ceará.

A ação policial é uma continuidade das investigações desenvolvidas pela Força-Tarefa durante os anos de 2021 e 2022, a partir da análise de documentos que apontam a compra de veículos e imóveis com dinheiro de origem criminosa, além da movimentação de valores e utilização de terceiros para registro de patrimônio ilícito.

Participaram do cumprimento dos mandados 200 policiais, todos integrantes das forças de segurança que compõem a Força-Tarefa de Segurança Pública no Piauí.

A Força-Tarefa, seguindo o modelo proposto pela Secretaria de Operações Integradas, é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Penal.

Esta matéria está sendo atualizada...

Por Eduardo Machado, infocopiaui.co

Jovem de 27 anos fica gravemente ferido após colisão frontal entre carro e moto, em Parnaíba

Um acidente de trânsito do tipo colisão frontal envolvendo um carro credenciado no sistema de Táxi e motocicleta foi registrado por volta das 20 horas desta segunda-feira (06). O condutor da moto, identificado como Leonildo Galeno, de 27 anos, ficou gravemente ferido. O fato ocorreu no cruzamento da Avenida João Silva Filho com Rua Governador Pedro Freitas, no Bairro Piauí, em Parnaíba.

Segundo os policiais do Pelotão de Policiamento de Trânsito (PPTRAN), os dois veículos trafegavam pela Av. João Silva – o taxista seguia sentido Planalto e o motociclista sentido Caramuru. Quando o condutor do carro foi entrar na Rua Pedro Freitas, acabou não vendo a moto vindo em sua direção – ele alegou que o farol da motocicleta estava desligado, e que o condutor estava em alta velocidade.

Após a colisão, Leonildo foi arremessado há cerca de 6 metros de distância do local do acidente. A vítima estava sem capacete e teve fratura craniana.

Uma unidade avançada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), conduziu Leonildo para o hospital, e segundo a unidade, seu estado de saúde é grave.

Com informações: Portal Costa Norte

Presidente Bolsonaro propõe compensar estados para zerar ICMS da gasolina, diesel e gás

Anúncio foi feito durante um pronunciamento à imprensa no Palácio do Planalto.

Na noite desta segunda-feira (6), o presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou que pretende articular uma melhoria ao projeto que está no Congresso Nacional e que coloca um teto de 17% no ICMS (imposto estadual) sobre combustíveis, gás de cozinha e energia elétrica. O chefe do executivo propõe compensar os Estados para zerar os impostos que incidem sobre diesel, gás e transporte público até dezembro de 2022.

Além de Bolsonaro, estavam presentes: o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o ministro da Economia, Paulo Guedes, o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, o ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Célio Faria Júnior e o senador Fernando Bezerra (MDB-PE).

“Nós sabemos o que vem acontecendo na questão de combustíveis, onde todos sofrem, em especial os mais humildes”, disse Bolsonaro.

A proposta foi discutida com os presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PL-AL) em reunião no Palácio do Planalto na noite de hoje.

A equipe econômica estima que os projetos de lei e a PEC para conter a alta dos combustíveis podem ter um custo de R$ 50 bilhões até o final de 2022. Além dos dividendos da Petrobras, a União quer utilizar royalties e flexibilizar o teto de gastos para conseguir recompensar os estados pelas perdas.

Além disso, o presidente da República anunciou que o governo federal vai zerar as alíquotas de PIS e Cofins – impostos federais – sobre a gasolina e álcool.

“Em se aprovando o projeto de lei complementar [do ICMS] e promulgando uma emenda à Constituição, isso se faria valer imediatamente na ponta da linha para os consumidores”, disse Bolsonaro.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o projeto de lei de teto do ICMS é uma “colaboração dos estados” para se reduzir o preço dos combustíveis.

“A ideia é que uma parte que venha sobre esse teto de 17% seja a a colaboração de estados e municípios, e o governo federal por outro lado transferindo recursos para qualquer redução de impostos que vá além disso”, disse o chefe da pasta da Economia.

“Se houver uma redução de diesel e impostos federais nesta PEC dos combustíveis e energia, o governo federal se dispõe a transferir recursos, que é uma forma de fazer o repasse a estados e municípios”, prosseguiu Guedes.

“Estados e municípios estão em uma situação em que nunca estiveram antes. Todos em equilíbrio, todos em azul, pagaram os fornecedores, estão com as contas em dia. Estão dando até aumentos de salários quando a guerra ainda não acabou. E a guerra que está vindo agora é justamente essa guerra de preço de comida e energia”, acrescentou o ministro da Economia.

Com informações: Gazeta Brasil