BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 18 de março de 2023

Prefeitura de Bom Princípio realiza encontro formativo com professores e gestores escolares

A Prefeitura de Bom Princípio do Piauí e Secretaria Municipal da Educação em parceria com o Governo do Estado do Piauí através do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa, promoveu nesta sexta-feira (17/03), a primeira Formação de 2023 dando ênfase as dimensões do processo de alfabetização na Educação Infantil, Ciclo de Alfabetização (1° e 2° Ano) e Gestão Escolar. 

Os encontros formativos seguem durante o ano letivo com temáticas direcionadas a cada eixo.

No primeiro momento do encontro a Secretária Municipal da Educação Jacyrema Gouvêa proferiu palavras de incentivo a todos presentes dando total apoio ao programa no município. Em seguida o vereador e professor Pedro Neto relatou a importância da valorização do magistério mencionando aprovação do piso salarial nacional.

Em seguida o encontro foi agraciado pela palestra ministrada pela Psicóloga Rafaela, com o tema a Autoestima da "Mulher" como profissional.

No segundo momento, os participantes seguiram com as formações ministradas pela equipe municipal do programa. O professor Luiz Carlos Pereira de Brito Coordenador Municipal do eixo Gestão Escolar; A professora Maria José Pereira do circuito da Educação Infantil e a Professora Aurineide Dionísio do circuito Ciclo de Alfabetização (1° e 2 ° Ano).

As formações acontecem em formato cascata, obedecendo as normas do programa. Vale destacar o apoio das secretárias parceiras que apoiam as atividades desenvolvidas no âmbito do programa, secretaria de Administração na pessoa de Leisse Moraes, da Secretaria de Saúde Naiara Carvalho e da Secretária de Assistência Social Rivany Carvalho.

Tivemos ainda a participação do Prefeito Lucas Moraes na finalização do encontro momento este que o gestor municipal destacou a importância da Educação como base formadora para futuras profissões e enfatizou a aprovação do piso salarial nacional do magistério no município de Bom Princípio do Piauí.

FONTE: SECOM - PMBPP

Prefeitura de Bom Princípio realiza festa em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

A prefeitura de Bom Princípio do Piauí, por meio da secretaria municipal de assistência social, realizou uma linda festa nesta sexta-feira (17/03, para homenagear as mulheres bomprincipienses. O evento foi realizado no CRAS Luiz Batista de Moraes, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, e contou com a presença de várias autoridades e representantes da sociedade civil.

Durante a festa, foram realizados sorteios de vários brindes, e as mulheres presentes também puderam participar de uma palestra com o tema "O protagonismo feminino", ministrada pela advogada Ariane Fernandes. A palestra foi bastante elogiada pelos presentes, que puderam aprender mais sobre o papel da mulher na sociedade atual e se sentir ainda mais valorizadas.

O prefeito Lucas Moraes também fez questão de parabenizar as mulheres presentes pelo seu dia, e destacou a importância de valorizar e apoiar as mulheres em todas as áreas da sociedade. Ele ressaltou que a prefeitura municipal de Bom Princípio do Piauí continuará trabalhando para promover a igualdade de gênero e combater todas as formas de discriminação contra as mulheres.

A secretária municipal de assistência social, Rivany Carvalho, também agradeceu a todos os presentes, ao prefeito Lucas Moraes pelo apoio, a equipe da secretária municipal de assistência social, a advogada e ministrante da palestra Ariane Fernandes e as parcerias: Salão da Paty, Babau Cabelereiro, Espaço Freire, Deusiane Cardoso Nail Designer, Juh Artes Personalizadas e Zélia Teresa Espaço de Estética. E finalizou parabenizando todas as mulheres presentes pelo dia internacional da mulher.

Além disso, o evento contou com a participação da Secretária Municipal de Educação, Jacyrema Gouvêa, da Supervisora do Programa Criança Feliz, Jackeline Candeira, que também fizeram questão de destacar a importância da mulher na sociedade e parabenizar os presentes pelo seu dia.

No final do evento, as mulheres presentes puderam confraternizar e aproveitar ainda mais a festa, que foi marcada pela alegria, descontração e música ao vivo com Aroldo do Piseiro. A prefeitura de Bom Princípio do Piauí reafirma seu compromisso com a valorização da mulher e a promoção da igualdade de gênero em todas as áreas da sociedade.

FONTE: SECOM - PMBPP

BOM PRINCÍPIO | Equipe de saúde realiza visita domiciliar no povoado Boa Vista

Na manhã desta sexta-feira (17/03), a equipe de saúde composta pelo Médico Dr. Darlan Barros, o Auxiliar de enfermagem Adenilson Neves e a agente de saúde Alessandra visitaram pacientes acamados no povoado Bom Vista. Essa ação visa garantir que essas pessoas tenham acesso a assistência médica adequada e contínua, além de verificar o estado de saúde dos pacientes e fornecer orientações importantes para a prevenção de doenças.

Durante a visita, a equipe de saúde realizou avaliou o estado de saúde dos pacientes acamados. Além disso, os profissionais de saúde orientaram sobre hábitos saudáveis ​​e medidas preventivas para evitar a propagação de doenças.

A secretária municipal de saúde Naiara Carvalho, destacou a importância dessas visitas domiciliares, especialmente para aqueles que não podem se locomover para receber atendimento médico. Ela ressaltou a necessidade de cuidados contínuos e reforçou que a equipe de saúde está disponível para atender as necessidades dos pacientes acamados sempre que necessário.

A equipe de saúde continuará realizando visitas domiciliares regulares para garantir que todos os pacientes em situação de vulnerabilidade recebam a assistência médica adequada.

FONTE: SECOM – PMBPP

Estudante de direito é assassinado a tiros durante tentativa de assalto no Piauí

O estudante de direito João Pedro Lima Teixeira, de 22 anos, foi assassinado com um tiro no pescoço, na tarde desta sexta-feira (17), após reagir a uma tentativa de assalto em Teresina. O crime ocorreu na Vila Samaritana, bairro Satélite, Zona Leste da capital, por volta das 17h. Os criminosos fugiram em seguida.

Testemunhas informaram à Polícia Militar que João Pedro Lima Teixeira estava em uma motocicleta quando foi atingido pelo disparo efetuado por suspeitos que teriam anunciado um assalto.

O jovem ainda tentou seguir, mas não resistiu aos ferimentos e acabou caindo morto nas proximidades da rua onde morava. João Pedro trabalhava em uma empresa de cosméticos e, segundo a PM, estava retornando de uma entrega.

O caso vai ser investigado pela Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A Diretoria de Inteligência da PM também acompanha o caso. Até o momento, nenhum suspeito foi preso.

Informações | Portal do Piauí 

Prefeitura de Bom Princípio do Piauí realizará atividades para celebrar o dia mundial da água

A prefeitura de Bom Princípio do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promoverá várias ações para conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental. Com o objetivo de promover a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, a pasta liderada pela bióloga Keila Fontenele irá realizar uma programação especial entre os dias 22 e 28 de março.

A programação conta com uma série de atividades voltadas para a conscientização e educação ambiental da população. Entre as atividades planejadas estão roda de conversa e seminários para discutir temas relacionados à preservação do meio ambiente e turismo sustentável. Além disso, haverá ações práticas como a coleta de lixo nas margens do rio São Miguel, um importante afluente do Rio Parnaíba.

Uma das principais ações programadas é a coleta de óleo de fritura usado. O descarte inadequado desse tipo de resíduo pode causar sérios danos ao meio ambiente, contaminando o solo e a água. Por isso, a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo está incentivando a população a descartar o óleo de forma correta, evitando prejuízos para a natureza e até mesmo para a saúde humana.

A programação especial marca a culminância da Semana da Água, data que é celebrada mundialmente em 22 de março. A semana é uma oportunidade para refletir sobre a importância da água para a vida e para o planeta, além de conscientizar a população sobre a necessidade de preservar esse recurso tão precioso. As ações programadas pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Bom Princípio do Piauí buscam, assim, destacar a importância da preservação da água e sua relação com o meio ambiente.

A realização dessa programação especial reforça o compromisso da prefeitura de Bom Princípio do Piauí com a preservação ambiental e a conscientização da população sobre a importância do tema. A atuação da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo liderada pela bióloga Keila Fontenele promoverá ações e programas que incentivam a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

Por fim, é importante ressaltar que a preservação do meio ambiente é uma responsabilidade de todos, e a realização dessas atividades é uma oportunidade para que cada cidadão possa contribuir para a proteção do planeta. A participação da população nas ações programadas é fundamental para que os resultados sejam alcançados e para que a mensagem de conscientização e preservação seja ampliada.

FONTE: SECOM - PMBPP

sexta-feira, 17 de março de 2023

Ação conjunta da Polícia Civil e Militar apreende drogas e adolescente de 17 em Buriti dos Lopes

Nesta sexta-feira (17/03), uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar de Buriti dos Lopes, resultou na apreensão de um adolescente de 17 anos de idade e de 44 trouxinhas de substâncias análoga ao crack, 01 (uma) pedra grande de crack, 48 trouxinhas de substâncias esverdeada análoga a maconha.

Segundo a Polícia, a apreensão do adolescente ocorreu no bairro Camundá. Com o acusado foi apreendido uma quantia de R$ 215,80 reais em dinheiro trocado, uma caderneta de anotação e balança de precisão, o que configura ainda mais o tráfico de drogas.

A localização das drogas (crack e maconha) ocorrida nessa sexta-feira (17), foi possível após ser realizado um trabalho de investigação desta UPJ, onde já tínhamos informações da comercialização de drogas naquele local.

Todo o material foi apreendido e levado à sede da Delegacia, onde um procedimento policial foi instaurado e as drogas foram apreendidas.

O menor foi conduzido para o Complexo de Defesa da Cidadania em Parnaíba-PI.

A Polícia Civil aproveita o ensejo para solicitar à população local a realização de denúncias anônimas de crimes, medida esta que tem surtido efeito e traz benefícios a sociedade.

http://bit.ly/dpbldenuncias

Para denunciar, basta clicar no link acima e preencher os campos.

Edição: Portal do Rurik

Informações | Policia Civil 

Justiça nega liberdade a enfermeira que matou duas pessoas a tiros em Parnaíba

Na última semana, o desembargador Pedro de Alcântara Macedo, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), negou o pedido de liberdade feito pela defesa da enfermeira Isabelle Cristina Simplício Brandão, acusada de praticar um duplo homicídio e ferir um homem, em Parnaíba, litoral do Piauí.

O advogado que representa a defesa da enfermeira contou que Isabelle Brandão estava sendo “permanentemente chantageada e ameaçada”, já que os homens eram agiotas. De acordo com o defensor, há aproximadamente 1 ano que ela estava em situação de vulnerabilidade financeira, tendo que recorrer a eles para conseguir um empréstimo.

Entenda o caso

Isabelle Cristina Simplício Brandão foi presa no dia 15 de fevereiro na cidade de Camocim, no Ceará, acusada de matar dois homens identificados como Deoclesio Rodrigues Silva de Souza e José de Maria Vieira Lira.

O duplo homicídio aconteceu no dia 14 de fevereiro, em que Deoclesio e José Maria foram alvejados e mortos dentro de um veículo de modelo Hillux. Outro homem, identificado como Pedro Jorge, foi alvejado mas conseguiu sobreviver, dando entrada no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), no dia do crime.

Informações | Lupa1

Homem sai para caçar e horas depois é encontrado morto em Magalhães de Almeida

Um jovem identificado como Wellington da Silva Oliveira, de 27 anos, foi encontrado morto e com pelo menos três perfurações de tiro pelo corpo, em uma aérea de mata no povoado Alto Alegre, zona rural de Magalhães de Almeida, no Maranhão.

Segundo informações, ele tinha saído na manhã da última quarta-feira (14) para caçar e não retornou para casa. Depois de procurar na área onde ele havia falado que ia caçar, familiares de Wellington encontraram o corpo do jovem já sem vida em uma estrada de terra com marcas de tiro. A família na tentativa de salvar o rapaz trouxeram por meios próprios para o Hospital Dirceu Arcoverde.

De acordo com a polícia, o corpo já apresentando rigidez cadavérica, pelo tempo decorrido desde a morte. A vítima apresentava uma perfuração no rosto e outras duas na costela, provocadas por uma arma de fogo.

Uma viatura do IML foi encaminhada até o local para fazer a remoção do corpo.

Fonte | Click Parnaíba

Ex-presidiário acusado de vários estupros é preso no litoral do Piauí

O ex-presidiário identificado como Teodorio Gomes, o “Téo”, de 35 anos, que respondia em liberdade a um processo em que lhe é imputado o cometimento de dois estupros voltou a ser preso no início da tarde desta quinta-feira (16), por uma equipe da Polícia Civil da Delegacia da cidade de Luís Correia, litoral do Piauí.

A ação policial ocorreu por volta do meio-dia e aconteceu no Povoado São Domingos, na região fronteiriça ao povoado Brejinho. Contra o homem pesa uma ordem judicial de prisão, por sentença condenatória, referente a prática de dois estupros ocorridos em 2015, na qual duas mulheres foram atacadas por ele na estrada que dá acesso à Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia.

O delegado Aldely Fontenele, titular da delegacia, informou que o apenado não resistiu à ação policial e acredita-se que com a prisão dele, outras vítimas se sentirão seguras para procurar a polícia e formular novas denúncias.  Vale ressaltar que em desfavor de Teo ainda pesa uma condenação por furto e ainda responde a um processo por tentativa de estupro e ameaça, em que teve como vítima uma moradora da localidade Jardim Santana, no ano de 2020.

Após o cumprimento do mandado de prisão, o acoimado foi encaminhado para a distrital de Luís Correia e posteriormente será inserido novamente no sistema prisional piauiense.

Fonte | Blog do Coveiro

Mulher é presa após filho de 11 anos atirar contra irmão de 14 anos no Norte do Piauí

No final da tarde de ontem (15), uma criança de apenas 11 anos acabou atingindo com disparo de arma de fogo o próprio irmão de 14 anos e um vizinho de 4 anos de idade. O caso ocorreu no conjunto Francisca Trindade, no município de Lulizândia, Norte do Piauí.

Segundo a Delegacia de Polícia Civil da cidade, os policiais souberam do fato logo que um adolescente e uma criança teriam dado entrada no hospital local, com indicativos de ferimentos por arma de fogo.

A mãe do responsável pelos disparos, uma mulher de iniciais M.S.S.F., 31 anos, foi presa em flagrante, sendo autuada pelos crimes de posse de arma de fogo e omissão de cautela e encontra-se aguardando a realização de audiência de custódia.

A arma foi aprendida. As duas vítimas foram encaminhadas ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, para os procedimentos necessários ao caso.

quinta-feira, 16 de março de 2023

ALERTA! Após chuvas, Chesf anuncia novo aumento da vazão em Boa Esperança

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou nesta quarta-feira (15) que a partir de hoje (16), vai aumentar o volume de água que sai do reservatório de Boa Esperança, localizado na Bacia do Rio Parnaíba.

De acordo com a Chesf, o novo patamar será de 800 metros cúbicos por segundo (m³/s), um volume útil em torno de 68%, devendo permanecer neste valor até nova reavaliação.

“A ação acontece em virtude da previsão de ocorrência de chuvas na região, e da necessidade de seguir a curva de volume de espera do Reservatório de Boa Esperança estabelecida para o período, controlando seu armazenamento, que se encontra com 68% do volume útil no dia de hoje”, informou a Companhia em comunicado.

A Chesf ressaltou ainda que comunidades ribeirinhas evitem a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação e destacou que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada.

Com o aumento da vazão, os municípios abastecidos pela bacia do Rio Parnaíba devem ficar em alerta.

Segundo o último boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Braisl (CPRM) divulgado na noite desta quarta-feira (15), em Teresina e em Timon, o nível do Rio Parnaíba estava em torno de 3,35 m e a previsão é que diminua para 3,30 m na manhã de hoje.

Em Barão de Grajaú e Floriano, o Parnaíba estava com 3,49 m e deverá chegar para 3,98m hoje. Já em Luzilândia, a previsão é que o Rio Parnaíba chegue na cota de atenção com 4,10 metros na manhã desta quinta (15).

Em Barras, o Rio Marataoan, que já ultrapassou o nível de alerta, deve permanecer com 4,02 metros. A cota de inundação é de 4,20 m. O Rio Longá, em Esperantina, deve continuar próximo ao nível de alerta com 6,22 metros. A cota de inundação é de 7,40m

E o Rio Poti, em Teresina, deve continuar na normalidade nesta quinta-feira com 3,12 metros.

Informações | Fala Piauí 

Acusados de roubar avião são presos em Teresina

A Polícia Civil deflagrou a Operação Cessna, em conjunto Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco), na manhã desta quinta-feira (16).

Os presos foram encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML) para realização do exame de corpo de delito e depois seguirão para a sede do Draco. Além do Piauí, a operação ocorre em outros três estados.

A Polícia Civil do Piauí, através do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO) confirmou que no dia 23 de janeiro a aeronave roubada no Clube do Ultraleve, na zona Leste de Teresina, tinha sido encontrada na Zona Rural do município de Juara, em Cuiabá (MT).

Segundo a polícia, o avião possivelmente teria como destino a Bolívia, fez um pouso forçado em uma área de pastagem, numa fazenda localizada a 80km da cidade de Juara. Na época, três suspeitos, o piloto e dois tripulantes, foram conduzidos a uma delegacia do município, por suspeita de participação no crime ocorrido no Piauí.

Relembre o caso

No dia 14 de janeiro deste ano, criminosos invadiram o Clube de Ultraleves do Piauí e roubaram uma aeronave monomotor na madrugada deste sábado (14), na Zona Leste de Teresina. A avião modelo Cessna 206 PT-DQF pertence ao médico Jacinto Lay, proprietário da clínica Neurocentro, e é avaliada em cerca de R$ 2 milhões.

De acordo com PM, criminosos fortemente armados invadiram o local onde estava a aeronave, renderam o vigia e a levaram. Leia mais:

*Criminosos invadem aeroclube no Piauí e roubam avião monomotor

*Polícia confirma que aeronave roubada no Piauí foi encontrada no MT

Fonte: Lupa 1

Vereadora Jaqueline Brito promove semana do Dia Internacional da Mulher

Neste mês de março é comemorado o Dia Internacional da mulher, uma data que a parlamentar sempre fez questão de celebrar em grande estilo.

A cada ano as festividades vem sem inovando e cativando cada vem mais o público feminino.

O evento com o nome Mulheres em Movimento iniciou nesta segunda-feira dia 13 de março trabalhando a temática da segurança feminina com um aulão de defesa pessoal com o Campeão Raí Sousa.

Logo após com a temática saúde, na terça-feira teve um mutirão de ultrassons com o médico ginecologista e obstetra Dr. Marçal atendendo muitas mulheres que precisavam deste exame.

Quarta-feira dia 15 o público feminino em evidência foram as empreendedoras da cidade, foi ofertado uma palestra com a blogueira Emília Brito e a designer de marketing Eudilene Silveira trazendo um conteúdo importantíssimo com a temática “ Seja Você a maior influenciadora de sua marca. É notório a satisfação das empreendedoras aos vermos as redes sociais e percebermos a quantidade de elogios ao Evento.

Sábado dia 18 de março, acontecerá o momento ápice, uma grande caminhada das mulheres em movimento com o sorteio de vários presentes, dentre eles um PIX no valor de R$ 1000,00 (mil reais) e na oportunidade será feito homenagens a muitas mulheres.


A concentração será na Praças Antônio Romão as 16:00 horas.

Venha participar!

FONTE | ASCOM

Equipe de São Miguel e Boca Maldita disputarão o título da 1ª Copa Feminina de Futebol 7 em Parnaíba

A equipe feminina de São Miguel disputará a grande final da 1ª Copa Feminina de Futebol 7 contra a equipe Boca Maldita. Depois de uma temporada repleta de jogos emocionantes e muita dedicação, as jogadoras estão prontas para dar o seu melhor em campo e conquistar o tão sonhado título.

A partida acontecerá no campo do Botafogo, localizado no bairro Catanduvas em Parnaíba. A partir das 20h15 desta sexta-feira (17/03), a torcida de São Miguel estará presente para apoiar as jogadoras e vibrar a cada lance. A expectativa é de um jogo bastante disputado, com muita técnica, raça e determinação por parte de ambas as equipes.

A Copa Feminina de Futebol 7 é uma grande conquista para o esporte feminino na região e as jogadoras de São Miguel estão muito felizes em poder participar dessa competição histórica. A equipe está confiante em sua capacidade e acredita que pode sair vitoriosa da final. Será um momento de muita emoção e orgulho para todas as atletas envolvidas.

FONTE: SECOM - PMBPP

Projeto de Doutor Zé Luis Júnior beneficia servidores municipais com jornada especial

O vereador Doutor José Luis Júnior (PSD) teve aprovado na sessão da noite dessa quarta-feira na Câmara Municipal de Buriti dos Lopes, projeto de lei que beneficia servidores municipais que tenham na família pessoas com necessidades especiais.

Pelo Projeto de Lei 0004/2023 trata da assistência social ao servidor municipal que, tendo familiar com necessidades especiais, mediante comprovação médica e caso seja o único responsável legal para assistência diária, de quatro horas de dispensa por prazo indeterminado, sem prejuízo de salário, remuneração e proventos.

Estão nessa cobertura do projeto aprovado, filhos, dependentes, guarda de curatela judicial com necessidades especiais crônicas definitivas, sejam elas física ou mental. Nos demais casos, que necessite de acompanhamento para tratamento em entidades públicas ou privadas enquanto durar o tratamento.

Na justificativa Doutor José Luis Júnior disse que ao assegurar ao servidor municipal este direito de assistência ao familiar com deficiência física ou mental, o projeto está defendendo o princípio da dignidade da pessoa humana, da solidariedade e da proteção à vida.

Ainda segundo o vereador, é igualmente fundamental para a boa recuperação da saúde dos entes queridos, manutenção do equilíbrio familiar e bem-estar do servidor, que deve ter a tranquilidade para dar o suporte necessário aos seus, quando necessitados de assistência.

Edição| Portal do Rurik

COMUNICADO IMPORTANTE

FONTE: SECOM – PMBPP

Prefeitura de Cocal realiza mutirão de exames de sangue para a população

A Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado (11), um mutirão de exames de sangue. Foram, nas instalações do Hospital Joaquim Vieira de Brito, atendidas cerca de 90 pessoas para coleta de material que será analisado no laboratório de análise clínica recentemente instalado pela gestão do prefeito Nonatinho do Sindicato naquela unidade de saúde.

O Prefeito Nonatinho falou com alegria: “Estamos recebendo muitos pacientes que iriam se deslocar para outras cidades, como por exemplo, Parnaíba, para fazerem seus exames laboratoriais. Eles estão, aqui, fazendo os seus exames no nosso hospital. Atualmente estão sendo coletados materiais para teste de glicemia e hemograma, mas a partir de hoje, serão feitos vários tipos de exames do nível desse laboratório todo equipado, inclusive, com tecnologia de ponta, de última geração, que serão feitos aqui. Nós temos uma outra notícia boa: ainda neste mês, se Deus quiser, nós iremos realizar também mamografia, exame de radiografia, e, principalmente, Raio-X ortopédico. Estes testes realizados, aqui mesmo, permitirão aos nossos médicos avaliarem melhor os pacientes e fazer um diagnóstico com mais precisão. ”

Fonte: Ascom P. M. Cocal

ESPORTE - Seleção Bomprincipiense estreia com derrota na copa futsal de inverno em Cocal – PI

A Seleção Bomprincipiense de Futsal estreou na Copa de Futsal de Inverno em Cocal com uma derrota para a equipe do Joinville Esporte Clube, de Piracuruca por 2 a 0, com gols de Renazim e Vitinho, ambos atletas de Viçosa-CE. Apesar de um jogo bastante disputado, com diversas oportunidades de gol para ambas as equipes, a Seleção Bomprincipiense não conseguiu reverter o resultado e acabou perdendo. A equipe do Joinville é considerada uma das equipes mais forte do campeonato.

Apesar do resultado adverso, a equipe de Bom Princípio do Piauí demonstrou muita garra e determinação em quadra, com um desempenho muito positivo, principalmente no segundo tempo do jogo. Foram diversas bolas na trave e oportunidades perdidas, o que demonstra o potencial da equipe e a possibilidade de uma boa campanha na competição.

A Seleção Bomprincipiense agora enfrentará a equipe do povoado Boíba, município de Cocal, no dia 30 de março. Será um jogo importante para a equipe, que precisa de uma vitória para se recuperar na competição.

Por fim, a Seleção Bomprincipiense conta com o apoio da torcida local para buscar a vitória na próxima partida. A presença dos torcedores é fundamental para incentivar a equipe e dar o suporte necessário para que os jogadores possam se dedicar ao máximo em quadra. A expectativa é de um jogo bastante disputado e emocionante, com chances para ambos os lados.

FONTE: SECOM - PMBPP

Prefeitura de Bom Princípio do Piauí realizará plenária municipal de saúde com temas relevantes à saúde pública

O Prefeito Municipal de Bom Princípio do Piauí, Exmo. Sr. Lucas da Silva Moraes, juntamente com a Secretária Municipal de Saúde Sra. Naiara de Carvalho Araújo e o Presidente do Conselho Municipal de Saúde Sr. Jeferson Silva Araújo, têm a honra de convidar Vossa Senhoria / Vossa Excelência para participar da Plenária Municipal de Saúde com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”.

O evento ocorrerá na Câmara Municipal de Vereadores, no dia 24/03/2023, com início marcado para as 8:00h. Será um espaço para reflexão e debate sobre a importância de defender o Sistema Único de Saúde (SUS), a vida e a democracia.

Durante a plenária, serão discutidos temas relevantes para a saúde pública, com a participação de autoridades, profissionais da área e membros da comunidade. Contamos com a sua presença para fortalecermos ainda mais essa luta em defesa da saúde e dos direitos da população de Bom Princípio do Piauí.

FONTE: SECOM - PMBPP

Prefeitura de Cocal e SENAR ofertam curso de inseminação artificial para produtores

Nessa segunda-feira (13), a Prefeitura de Cocal, através da Secretária de Desenvolvimento Rural, realizou o curso de Inseminação Artificial em Tempo Fixo, ofertado a produtores rurais do município.

O referido curso foi desenvolvido pela prefeitura em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Piauí (SENAR-PI), o qual, sob mediação de Guilherme Santos, foi ministrado pela instrutora do Dra. Aline Monte, médica veterinária, na localidade João Mendes, na zona rural de Cocal.

Segundo Alexandre Almeida, superintendente municipal do Agronegócio, o objetivo dessa formação foi treinar os participantes: “Além da instrução, houve o treinamento de 15 pessoas, no manejo direto com gado bovino. A ideia é modernizar e ampliar o nosso rebanho e fazer o melhoramento genético hoje, uma das melhores formas de fazer esse aprimoramento genético é com a inseminação artificial. Para que isso venha a acontecer, foi necessário trazer esse ensinamento para os produtores”, explica.

Essa prática traz inúmeros benefícios, como: melhoramento genético, cruzamento entre raças, uso de reprodutores após a morte e de animais incapacitados para monta, diminuição no risco de acidentes em geral, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, padronização do rebanho e melhor controle zootécnico.

Fonte: Ascom P. M. Cocal

Prefeito Nonatinho participa do V Simpósio de Agroecologia do IFPI

O prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato, esteve presente, prestigiando o Simpósio de Saberes Agroecológicos do Norte da Piauí, promovido pelo IFPI Campus Cocal e que tem apoio da Prefeitura de Cocal.

O evento iniciou nesse dia 14, com a participação de agricultores (as), pesquisadores (as), estudantes e educadores (as). 

O movimento tem como tema central: “Agroecologia e Desenvolvimento Territorial Sustentável”, tópico escolhido levando-se em conta a importância e indispensabilidade da aplicação dos princípios e práticas agroecológicas por agricultores (as) piauienses para a erradicação da fome e pobreza, provisão de segurança alimentar e nutrição, melhoria dos meios de subsistência, gestão dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e, consequentemente, para o desenvolvimento sustentável.

Nesta quarta-feira (15), o prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato, esteve presente, prestigiando a ação: “Primeiro, quero parabenizar o IFPI por tratar de tecnologia, principalmente, voltada para o pequeno que faz parte da agricultura familiar, abordando o meio ambiente, nosso mundo atual globalizado, se modernizando, adequando a agricultura familiar à nossa tecnologia. O IFPI que tem grande contribuição com vários profissionais, inclusive, alunos formados nesta escola, e hoje este seminário tem uma importância muito grande.  Nós entendemos que é um avanço muito grande e quero dizer que a Prefeitura de Cocal está de braços abertos pra atender as demandas e, principalmente, poder contribuir com este Instituto Federal, com os alunos, em tudo que estiver ao nosso alcance, porque sabemos da relevância de um evento como este”, disse.

Fonte: Ascom P. M. Cocal

Torneio Cidade de Futebol terá mais duas partidas neste fim de semana

Neste final de semana, os amantes do futebol têm um motivo especial para se animarem: duas partidas emocionantes serão realizadas no Torneio cidade de Futebol, alusivo ao 31º aniversário de emancipação política do município de Bom Princípio do Piauí. Organizado pela prefeitura municipal, por meio da secretaria municipal de esporte e juventude, o evento promete ser um sucesso.

No sábado, dia 18, o Botafogo de Córrego enfrentará o Lokomotiv em um jogo que promete ser acirrado. As duas equipes têm histórico de jogos emocionantes, e a expectativa é de que não seja diferente desta vez. Os jogadores estão se preparando intensamente para garantir a vitória, e os torcedores já estão ansiosos para ver o resultado em campo.

No domingo, dia 19, é a vez do Cruzeiro de São Miguel enfrentar o Flamengo de Tamarindo em uma partida que promete ser eletrizante. O Cruzeiro é conhecido pela sua garra e determinação em campo, enquanto o Flamengo é um time de tradição e experiência. Será uma disputa emocionante, com jogadas incríveis e muita tensão até o apito final.

A realização do Torneio cidade de Futebol é um importante evento para a cidade de Bom Princípio do Piauí, que celebra mais um ano de sua emancipação política. Além disso, o evento promove o esporte e a integração entre os moradores da cidade, que se unem em torno do amor pelo futebol. Não percam essas duas partidas emocionantes e torçam pelo seu time favorito.

FONTE: SECOM - PMBPP

Prefeitura de Bom Princípio faz entra de cadeira de rodas na zona rural do município

A Prefeitura de Bom Princípio do Piauí através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira (15/03), mais uma ação importante em prol da saúde dos moradores do município. 

Dessa vez, a equipe de saúde entregou uma cadeira de banho para a paciente Rita da Silva Pires, que reside na comunidade Morada Nova. A iniciativa faz parte do compromisso da prefeitura por meio da secretaria de saúde em promover a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos bomprincipienses.

A entrega foi realizada pelo diretor da unidade básica de saúde de São Miguel, enfermeiro Erlandio Moraes, que destacou a importância do equipamento para a paciente e para a família dela. A cadeira de banho é um item fundamental para pessoas com mobilidade reduzida, pois oferece mais segurança e conforto durante o banho. Além disso, a ação demonstra o compromisso em atender às necessidades da população e melhorar o acesso aos serviços de saúde.

A paciente Rita da Silva Pires se emocionou com a entrega da cadeira de banho e agradeceu à equipe de saúde pela iniciativa. Ela ressaltou que o equipamento vai facilitar muito a sua rotina e garantir mais independência e qualidade de vida. A paciente afirmou que se sentiu valorizada e cuidada pela secretaria municipal de saúde e que está muito feliz com a ação.

Por fim, a secretária municipal de saúde de Bom Princípio do Piauí, Naiara Carvalho, destacou a importância da parceria entre a secretaria e a comunidade na busca por soluções para os problemas de saúde dos moradores. Ela afirmou que a entrega da cadeira de banho para a paciente Rita da Silva Pires é mais uma demonstração do compromisso da gestão Lucas Moraes e da secretaria em trabalhar em prol da saúde e do bem-estar da população.

FONTE: SECOM - PMBPP

Secretaria municipal de saúde realiza reunião sobre vacinação covid-19

Na manhã desta quarta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma importante reunião na Unidade Básica de Saúde Valdivino Batista de Moraes. A pauta do encontro foi a vacinação contra a Covid-19 bivalente e as vacinações de rotina que estão sendo realizadas no município. A reunião foi conduzida pela técnica de enfermagem Laiane, responsável pela imunização no município de Bom Princípio do Piauí.

Diversos profissionais da saúde estiveram presentes no evento, incluindo enfermeiros, técnicos de enfermagem responsáveis pelas salas de vacinas das UBS e agentes de saúde. Durante a reunião, foram apresentadas informações importantes sobre a vacinação contra a Covid-19, incluindo dados sobre a eficácia das vacinas disponíveis e o processo de aplicação das doses.

Além disso, foram abordadas questões relacionadas às vacinações de rotina, que são fundamentais para a prevenção de diversas doenças. A técnica de enfermagem Laiane explicou sobre as vacinas que estão sendo aplicadas no município e a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada, principalmente para as crianças.

A reunião também foi uma oportunidade para os profissionais da saúde esclarecerem dúvidas e compartilharem experiências. Foi um momento importante para a troca de informações e para a atualização dos profissionais sobre as vacinações em andamento no município.

Em resumo, a reunião promovida pela Secretaria Municipal de Saúde foi um importante momento para a atualização e capacitação dos profissionais da saúde do município. A iniciativa contribui para a melhoria dos serviços oferecidos à população, garantindo que as vacinações sejam realizadas de forma eficiente e segura. É fundamental que todos estejam engajados na luta contra a Covid-19 e na prevenção de outras doenças por meio das vacinações de rotina.

FONTE: SECOM - PMBPP

Mulher de 19 anos é presa e autuada por tráfico de drogas no Norte do Piauí

Uma mulher identificada apenas pelas iniciais. M.L.L.N., de 19 anos, foi presa em flagrante na manhã desta quarta-feira (19) na cidade de Luzilândia, Norte do Piauí. Contra ela, havia um mandado de busca e apreensão.

De acordo com informações, no imóvel da suspeita, onde foi encontrado uma quantidade de maconha e crack. A prisão foi realizada no bairro Itararé. A mulher foi autuada por tráfico de drogas e agora encontra-se à disposição da justiça.

Informações | Portal do Piauí