BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 22 de maio de 2021

Saúde de Cocal vacina pessoas de 18 a 59, com deficiência permanente

A Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou ação com pessoas, com deficiência permanente, cadastradas no Benefício de Prestação continuada (BPC), na última quinta-feira, dia 20 de maio. Na ocasião foram vacinadas pessoas na faixa etária de 18 a 59 contra a Covid-19.

O evento foi executado pelos profissionais da Imunização e Saúde do Município, no Ginásio Poliesportivo do Centro, desde as 8 horas da manhã, por ordem de chegada e os pacientes foram atendidos conforme a disponibilidade das doses.

As pessoas desse grupo prioritário, passaram por triagem, quando apresentaram algum documento, por exemplo o Laudo Médico, para comprovação de deficiência.

Toim Albuquerque, Representante da Pessoa com alguma deficiência no Município, representou o prefeito Nonatinho do Sindicato:  “Este momento ímpar que iniciou hoje, em Cocal, a palavra que mais o define é esperança. Infelizmente não podemos vacinar todo o grupo prioritário de uma só vez, mas nós estaremos trabalhando por etapas. Quem não se vacinou, pode procurar a sua Agente de Saúde para agendamento e, posteriormente, receber a vacina”, disse.

De acordo com a coordenadora da Imunização, Itauana Almeida, chegaram 300 doses da vacina para pessoas com deficiência, o equivalente a 27%. No entanto, há mais para chegar, por meio da Regional de Parnaíba: ‘chegarão mais doses para esse público específico e, à medida que formos recebendo, a gente vai continuar fazendo esses encontros, enquanto tiver disponibilidade. Além da equipe de imunização, a Saúde recebeu apoio da equipe do NASF e da Guarda Municipal. Esta cuidou da segurança e o ato foi desenvolvido tranquilamente”, frisou Itauana.



Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal

Colisão entre carro e carreta deixa uma pessoa gravemente ferida na BR-343 em Campo Maior (PI)

Um grave acidente entre uma caminhonete e uma carreta, foi registrado no início da manhã deste sábado, na BR-343 em Campo Maior, próximo ao entroncamento com a PI-320, que dá acesso à cidade de Nossa Senhora de Nazaré.

Segundo informações de populares, o carro de passeio pertencente a uma empresa, teria colidido com a carreta que seguia no sentido contrário.

Imagens de vídeos feitos no local, mostram a dimensão do impacto. O motorista da caminhonete aparecer preso às ferragens. Ainda não se tem informações sobre o estado de saúde.

Ainda segundo reatos de populares, o motorista da careta ainda teria tentado desviar para evitar o impacto, mas não conseguiu.

Portal: EM FOCO

Black Móveis e Eletro Paraíba começa nesta segunda-feira (24)

Começa nesta segunda-feira, dia 24 de maio, a Black Móveis e Eletro Paraíba. Até o dia 30 de maio, todas as lojas estarão com ofertas imperdíveis em móveis e eletros. Ofertas em até 12x sem juros nos cartões Visa, Master, CrediShop e Hiper.

Lavadora, fogão, refrigerador, Smart TV, Painel, Guarda-roupa, cozinha completa com balcão e muito mais. O Paraíba ainda garante entrega e montagem totalmente grátis.

Confira algumas ofertas do Eletro:




_______________________________________________________________________

Com o Catálogo Paraíba, os clientes ainda têm uma loja inteira em casa e podem escolher uma infinidade de produtos, pelo celular, computador ou tablet. Basta acessar o site https://catalogo.armazemparaiba.com.br/ ou baixar o aplicativo no smartphone. Vá agora em um Paraíba pertinho de você e aproveite!

Confira algumas ofertas do Móveis:




Homem é assassinado a tiros dentro de casa em Luiz Correia

Durante a madrugada deste sábado (22), um homem identificado como Maurílio de Sousa Lopes, foi assassinado com vários tiros, enquanto dormia. O homicídio aconteceu na Vila Vintém, Bairro Santa Luzia, na cidade litorânea de Luis Correia-PI.

O Policiamento da região foi acionado e preservou o local do crime até a chegada da Perícia Técnica Criminal e do Instituto Médico Legal (IML), que recolheu o corpo.   De acordo com informações preliminares, o crime pode estar relacionado ao tráfico de drogas na região.

Por Rurik Araújo

Menor é flagrado pela PM, no centro de Buriti dos Lopes, portando facão de 16 polegadas na cintura

Por volta das 9hrs da manhã deste sábado (22), a Policia Militar do Piauí, por intermédio do GPM de Buriti dos Lopes, após denúncia, flagrou um menor das iniciais F.A.A.M.C de 15 anos portando um facão na cintura de aproximadamente 16 polegadas.

Facão apreendido com o menor infrator 

De acordo com informações, o fato aconteceu no início da rua Felipe Neres Machado/centro, em uma oficina, onde o menor se encontrava consertando uma bicicleta. Os policiais o abordaram, e após uma revista, encontraram o facão na cintura do infrator.

O objeto em questão foi apreendido e o menor foi liberado. Segundo o PM, o menor não foi conduzido porque não houve denúncias de ameaças físicas, em desfavor do menor.

Por: Rurik Araújo(Portal do Rurik)

Adolescente de 17 anos é baleado e morre na cidade de Parnaíba

Um menino com a idade de 17 anos, identificado como Wanderson Machado da Silva Santos, foi assassinado por volta das 21hs 30 desta sexta-feira (21), na Travessa Timbira II, bairro Piauí em Parnaíba.

A informação que dois desconhecidos que ocupavam uma Honda Bros, cor laranja - um deles efetuou um disparo contra à vítima. O tiro acertou a região do tórax, tendo morte instantânea.

Fonte: Catita

sexta-feira, 21 de maio de 2021

Bom Princípio | Confira boletim epidemiológico e vacinômetro atualizados

O boletim epidemiológico/covid19 desta quinta-feira (20/05), da secretária municipal de saúde, registrou mais 02 pacientes infectados pela Covid-19. 01 paciente do sexo feminino em isolamento domiciliar residente no povoado Córrego dos Cardos (isolamento domiciliar) e 01 paciente do sexo masculino (Internado) residente na sede do município.

O município de Bom Princípio do Piauí recebeu até o momento, o total de 1.670 doses da vacina, imunizante usado no combate ao novo Coronavírus, como mostra o Vacinômetro/covid-19, atualizado nesta quinta-feira (20/05) pela secretaria municipal de saúde. 1.531 doses do imunizante já foram aplicadas, seguindo os protocolos enviados pelo Plano Nacional de Imunização.

Prefeito Lucas Moraes reforça medidas restritivas de combate à pandemia da Covid-19 em Bom Princípio do Piauí

Em razão dos aumentos de casos confirmados de Covid-19, no município de Bom Princípio do Piauí e considerando os estudos que apontam rápida velocidade de propagação e contágio do novo Coronavírus, o prefeito Lucas Moraes decretou na manhã de hoje, sexta-feira (21/05) a suspensão por tempo indeterminado de atividades que possam vir a aglomerar pessoas e reforçou medidas restritivas de combate a pandemia da Covid-19, afim de conter o vírus da doença no município de Bom Princípio do Piauí.

Bares e restaurantes somente poderão funcionar até as 22h00min durante a semana e nos fins de semana ficam autorizados apenas no sistema delivery.

De acordo com o Decreto Municipal n° 042, de 21 de maio de 2021, que dispõe sobre o funcionamento de atividades comerciais e novas medidas sanitárias a serem aplicadas a partir do período de 21 de maio a 04 de junho de 2021, considerando as ações de enfrentamento da COVID-19, fica proibida a circulação de pessoas nos horários de 23h e 5h da manhã, entre os dias 21 de maio e 04 de junho de 2021. Estabelece, também, a proibição de realização de eventos, festas, serestas, em ambientes fechados ou abertos, promovidos por entes privados ou públicos.

Veja decreto:




Prefeito Nonatinho do Sindicato reivindica viatura novas para Cocal

Nesta semana, o prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato, na companhia do deputado Georgiano Neto, esteve em Teresina, cumprindo sua agenda e na oportunidade reivindicou, junto a Secretária de Segurança Pública do Estado (SSP-PI), duas viaturas novas.

Segundo Nonatinho, o município será contemplado com uma viatura para a Polícia Militar e outra para a Polícia Civil: “Nós entendemos que o crescimento de uma cidade traz coisas boas, mas também outras que a gente não quer, [...] e sabemos que os policiais estão fazendo sua parte, trabalhando diuturnamente e precisam de apoio, de estrutura para realizarem seu trabalho. Conversei diretamente com o secretário da SSP-PI e ele, prontamente, nos garantiu o envio de dois automóveis para servir a comunidade, principalmente para a prevenção contra o crime”, disse o prefeito.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal

Homem é preso acusado de lesão corporal Parnaíba

Nesta quinta-feira (20), por volta das 17h, policiais militares através de rondas ostensivas realizadas em várias localidades de Parnaíba PI, foi localizado e conduzido Pedro Isaac de Carvalho, 23 anos de idade para a Central de Flagrantes de Parnaíba PI por praticar lesão corporal a um mototaxista.

Contudo, diante dos fatos, o acusado, residente no conjunto Joaz Souza foi encaminhado para a Central de Flagrantes pelas tiras por Isaac ter agredido o mototaxista na Lagoa da Prata no dia 19 do mês do corrente ano e logo após feito o TCO contra o mesmo.

 Fonte: Phbwebcidade

COVID-19 | Cocal recebeu mais 540 doses de vacina

A Secretaria de Saúde Fabrícia Vieira recebeu da Coordenação da Regional de Imunização (Parnaíba-PI), neste dia 21 de maio, mais uma remessa de vacinas contra a COVID - 19.

São 540 doses de Astrazeneca do Instituto Oswaldo Cruz, para dar continuidade à vacinação dos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal

PANIFICADORA & PIZZARIA DELÍCIA

Secretária da Mulher faz visita alusiva ao 18 de maio, no CREAS de Cocal

Na semana do ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes’, a secretária da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos de Cocal, Marilene Almeida, visitou o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município, para tratar sobre o tema.

Na ocasião, Marilene aproveitou a oportunidade para tratar sobre as demandas de feminicídio, e atendimento psicológico aos filhos e familiares das vítimas, com a psicóloga Daylana Araújo. “Com a pandemia e a necessidade do isolamento social tem aumentado os relatos de violência psicológica e física de mulheres, e esse suporte deve ser proporcionado, também, aos filhos e demais familiares da vítima. Buscando sempre qualificar esses espaços para facilitar a atuação das nossas equipes”, comentou.

Ascom / Prefeitura de Cocal

Festival do Sofá no Paraíba. Confira:

quinta-feira, 20 de maio de 2021

Policia Civil apreende maconha em boca de fumo na cidade de Buriti dos Lopes

Nesta terça-feira (18), por volta das 14hrs, Policiais Civis do Estado do Piauí, por intermédio da Delegacia de Buriti dos Lopes, sob a orientação do delegado Dr. Fábio Bhering, apreenderam cerca de 600g de maconha em uma residência que possivelmente, era utilizada para o tráfico de drogas.

De acordo com o delegado titular da região, Dr. Fábio Bhering, o entorpecente cerca de 600g de maconha, foi apreendido em uma residência localizada no bairro Camundá, zona urbana do município de Buriti dos Lopes. Segundo ele, o local funcionava como uma espécie de depósito e pondo de venda de drogas, no entanto, ninguém foi preso.

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)

Bom Princípio volta a registra casos positivos da COVID-19; veja Vacinômetro

Nesta quinta-feira (20/05), a Secretária Municipal de Saúde de Bom Princípio, voltou a registras novos casos da Covid-19, são mais 02 pacientes infectados pela doença, sendo que, 01 paciente do sexo feminino que está em isolamento domiciliar, residente no povoado Córrego dos Cardos (isolamento domiciliar) e 01 paciente do sexo masculino (Internado) residente na sede do município.

A secretaria informou também que recebeu até o momento, o total de 1.670 doses da vacina, imunizante usado no combate ao novo Coronavírus, como mostra o Vacinômetro. 1.531 doses do imunizante já foram aplicadas, seguindo os protocolos enviados pelo Plano Nacional de Imunização.

Secretaria Municipal de Assistência Social promove capacitação dos Coordenadores Pedagógicos da SEMED

Nesta quinta feira, 20 de maio, em continuidade a Campanha Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi realizada a programação alusiva a capacitação dos Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de Educação. 

Evento realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e contou com a participação ativa da secretária de Assistência Social, Deuzenir Portela, bem como da primeira-dama e Secretária de Governo, Vanda Machado, que na ocasião representou o prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato.

Participaram ainda da programação a secretária executiva da SEMED, professora Fátima e os presidentes do Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) e do Conselho Tutelar.

A programação foi conduzida pelas técnicas da Secretaria Municipal de Assistência Social, através da Gestão do sistema único da assistência social (SUAS) e do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS).

O intuito da capacitação foi repassar de forma sistemática e didática o Guia Escolar: identificando sinais de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes como instrumento fundamental para a comunidade escolar e ainda debater estratégias intersetoriais para enfrentamento da problemática em questão no município de Cocal.

Fonte: SMAS/Prefeitura de Cocal

Homenagem ao dia do Técnico e do auxiliar de Enfermagem

Dedicação, empenho e amor… essas três características são essenciais para moldar um excelente profissional! Obrigado por ser um exemplo de profissional para todos nós.

Não são enfermeiros, mas sim anjos da guarda! Obrigado por todo o carinho e esforço em salvar vidas diariamente! Feliz Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem!

Secretária de Saúde de Cocal busca melhorias para o HJVB

A Secretária de Saúde de Cocal, Fabrícia Vieira, esteve nesta Quarta-Feira, dia dezenove de maio, com a Diretora do Hospital Estadual Joaquim Vieira de Brito, Inês Viana, reunida com membros da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) em busca de melhorias.

O momento foi oportuno para tratar da ativação da Rede de Urgência e Emergência (RUE) no Hospital de Cocal e ainda da desospitalização - metodologia que vem sendo cada vez mais adotada por hospitais, clínicas e profissionais de saúde, cujo objetivo é garantir os cuidados paliativos a pacientes em estado clínico considerado estável, sem que haja a necessidade de mantê-los internados. – de crianças moradoras nos Hospital de Médio Porte (HMP), Hospital de Grande Porte (HGP) e dependentes de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN).

Na oportunidade, Doutor Telmo Mesquita, Coordenador da RUE no Estado, colocou-se à disposição e total apoio para o município de Cocal.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal

Prefeitura Municipal de Bom Princípio do Piauí homenageia Pedagogos

A exemplo de outros profissionais, o pedagogo também tem seu dia especial para ser lembrado e homenageado de forma distinguida: 20 de maio. Data do Decreto-lei 7.264, de 2010, referendado pela Lei 13.083, de 2015, que instituiu oficialmente o Dia Nacional do Pedagogo.

E no dia de hoje celebramos esses profissionais que guiam nossas crianças em seus primeiros contatos com a vida escolar e que marcam muitas vidas e trajetórias. A vocês, todas as homenagens e felicitações, em especial aos pedagogos do nosso município de Bom Princípio do Piauí. Que vocês possam, sempre com muita alegria e compromisso, conduzir as crianças ao conhecimento, formação de saberes e descobertas de suas habilidades. 

Com informações Secom

AGESPISA INFORMA | Nesta sexta (21), haverá correção de vazamento e interrupção no fornecimento de água

A AGESPISA, através do chefe do escritório de Buriti dos Lopes, o senhor Francisco Eduardo, comunica para todos os clientes da Estatal que, nesta sexta-feira (21/05), no período da manhã, uma equipe de servidores terceirizados, estarão realizando serviços de correção de um vazamento em um tubo de 100 milímetros, localizado na Avenida Teresina, próximo ao Hospital Estadual Dr. Mariano Lucas de Sousa, em Buriti dos Lopes.

De acordo com o chefe do escritório local, os serviços de correção deverão ser concluídos até o final do dia, por tanto, abasteça seus reservatórios horas antes por que haverá interrupção no abastecimento de água momentaneamente em alguns pontos da cidade.   

Atenciosamente o chefe de escritório

Sr. Francisco Eduardo.

Edição: Portal do Rurik

Bom Princípio do Piauí, volta zera número de casos ativos da COVID-19; confira Vacinômetro

A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Princípio do Piauí, divulgou nesta quarta-feira (19), Boletim Epidemiológico da COVID-19, afirmando que o número de casos ativos e casos suspeitos do novo Coronavírus voltou a zerar no município. Confira;

O município também informou que recebeu até o momento, o total de 1.670 doses da vacina, usada no combate ao novo Coronavírus, como mostra o Vacinômetro, atualizado nesta quarta-feira pela secretaria. 1.521 doses do imunizante já foram aplicadas, seguindo os protocolos enviados pelo Plano Nacional de Imunização. Confira:

Com informações: Secom

Condenado por matar homem e atear fogo no corpo é preso em cidade do Piauí

A Polícia Militar do Piauí, através da Força Tática de Simplício Mendes, prendeu nesta quarta-feira (19) um homem identificado como João de Deus Filho Araújo, condenado por homicídio. A prisão aconteceu no município de Campinas do Piauí.

De acordo com informações da PM, contra o homem havia um mandado de prisão em aberto. Ele foi condenado pelo crime de homicídio praticado contra José da Cruz Pereira do Nascimento, em dezembro de 2011, na cidade de Campinas do Piauí.

O crime teve grande repercussão na época pela crueldade com que foi cometido, pois além de tirar a vida de José da Cruz, o acusado ainda ateou fogo no corpo.

O homem cumpriu parte da pena e foi posto em prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica, no entanto passou a descumprir as condições impostas pelo monitoramento eletrônico, motivo pelo qual teve novamente sua prisão em regime fechado decretada.

Ele foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil em Simplício Mendes.

FONTE: GP1

Acusados de fraudar aposentadorias e licença maternidade são presos no litoral norte do Piauí

A Polícia Federal do Piauí realizou a “Operação Dolos”, na manhã desta quinta-feira (20), contra um grupo suspeito de falsificar documentos para obter aposentadorias, auxílios-doença e licença maternidade de forma irregular. Estima-se que o valor fraudado ultrapasse os R$ 4 milhões.

A ação contou com participação da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista do Ministério da Economia, nos cumprimentos de cinco mandados de busca e apreensão nas cidades Parnaíba, Cocal e Cocal dos Alves, no Piauí.

A PF ainda não informou se todos os mandados foram cumpridos e nem quantas pessoas estariam envolvidas no esquema. Entre as imagens divulgadas dos produtos apreendidos, há cédulas de identidade em branco, que possivelmente utilizadas para a falsificação de documentos.

A PF informou que as fraudes aconteciam na Agência da Previdência Social de Parnaíba e os documentos eram emitidos no Sindicato de Trabalhadores Rurais de Cocal dos Alves.

Entre os envolvidos estão um servidor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), agiotas e intermediadores de pessoas e documentos. Os nomes dos suspeitos não foram informados. De acordo com a PF, o grupo deve ser indiciado pelos crimes de falsificação de documentos, estelionato e formação de quadrilha.

Segundo a PF, o delegado Carlos Alberto, chefe da Delegacia de Parnaíba, o delegado chefe da investigação, concederão entrevista coletiva às 9h30 desta quinta-feira (20), para informar detalhes de como o esquema acontecia.

O nome da operação refere-se ao ser mitológico Dolos, que personifica a fraude e as más ações, o que caracteriza a conduta dos investigados.

FONTE: G1 PI

quarta-feira, 19 de maio de 2021

Cocal vacinará pessoas de 18 a 59, com deficiência permanente, nesta quinta-feira

A Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que pessoas de 18 a 59, com deficiência permanente, cadastradas no Benefício de Prestação continuada (BPC), nesta quinta-feira, dia 20 de maio poderão se vacinar contra a Covid-19, em Cocal.

A ação será executada pelos profissionais da Imunização e Saúde do Município, no Ginásio Poliesportivo do Centro, a partir das 8 horas, por ordem de chegada, conforme a disponibilidade das doses.

A pessoa desse grupo prioritário, nesse ato, passará por triagem, para comprovação de deficiência.

Documentação necessários:

- Documentação de identificação com foto;

- Cartão do SUS ou CPF;

- Comprovante de residência;

- Cartão do BPC ou extrato;

- Laudo Médico que indique a deficiência.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal