BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Prefeitura de Buriti dos Lopes não esclarece sobre recebimento de “2 milhões” do Governo Federal para o combate ao Covid-19

O Governo Federal, já destinou mais de R$ 2.050.384,73 para o município de Buriti dos Lopes, no Norte do Piauí, para o enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19). Nas redes sociais os buritienses se perguntam a todo momento, onde é que o prefeito Junior Percy(PROGRESSISTA) está, que ainda não anunciou o recebimento dos valores, e se o recebeu, em que está sendo aplicado todo esse dinheiro com finalidades especificas para o enfrentamento ao coronavírus. A população também questiona a omissão dos vereadores em fiscalizar as ações do atual prefeito que até o momento, ficou calado – não fez absolutamente nada em relação a luta contra o COVID-19.

Esperando o pior acontecer?

Nós buritienses aguardamos medidas de prevenção das autoridades sanitárias algo que não vem ocorrendo. Nenhuma barreira sanitária nas principais vias de acessos ao município de Buriti dos Lopes é vista, ônibus vindo de outros estados, chegam a todo instante e passageiros descem na cidade e se espalham por todo município. O ministério público tem sido um grande aliado no combate ao vírus no município e vem trabalhando com o apoio da Policia Militar mas falta um maior comprometimento e apoio do município no âmbito de preservar e salvar vidas.          


“Os vereadores que são pagos com dinheiro público para fiscalizar o executivo, deveriam solicitar informações detalhadas e apresentar a população para sabermos como foi ou será aplicado esse dinheiro no combate ao Covid-19 em Buriti dos Lopes, pois trata-se de um dinheiro extra com finalidade específica”; questionou o advogado Dr. José Luís de Carvalho Júnior em sua rede social facebook. 

Vale lembrar que todos os casos confirmados de covid-19 no município são encaminhados para cidade vizinha, Parnaíba, para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, ou seja, nenhum dos casos de coronavírus confirmados foram tratados neste município.  

Edição: Portal do Rurik

Após pagar fiança ex-candidato a Prefeito de Bom Princípio – PI é posto em liberdade, mas responderá por crimes


O agricultor Francisco Euvangelo, candidato a Prefeito de Bom Principio nas eleições de 2016 e braço direito do chefe político da cidade Zé Filho, foi solto após ser detido por cometer uma série de crimes. A prisão em flagrante ocorreu na última quarta-feira (20/05), enquanto Francisco Euvangelo cedia entrevista a uma rádio comunitária do município.

Euvangelo foi solto mediante o pagamento de fiança no valor de R$ (Três mil, cento e trinta e cinco reais). Valor foi um acordo judicial, e na prática não foi pago, o acusado deverá efetuar o pagamento em até 60 dias, caso não deposite, voltará novamente a prisão.

O fato curioso, é que o pagamento não foi realizado por Francisco Euvangelo e por nenhum de seus familiares. O acordo judicial foi feito pelo seu amigo e chefe político da cidade Zé Filho. Euvangelo foi preso acusado de diversos crimes dentre eles estão Calúnia, Difamação, Injúria e Infração de Medida Sanitária Preventiva ao COVID-19.

A prisão em flagrante já gerou um processo criminal, onde Francisco Euvangelo deverá responder em juízo. O processo nº 0000135-07.2020.8.18.0043, está disponível no site da Justiça Estadual e seguirá os ritos normais.

O comportamento de Francisco Euvangelo, gerou revolta em moradores da cidade. O fato é que o acusado agia de forma que prejudicava nas orientações recomendadas pelas autoridades de saúde, colocando em risco a saúde da população e prestando desserviço à sociedade.

“Ele usou essa pandemia para fazer palanque político. Não foi coerente, faltou humanidade, mas sabemos que ele apenas seguia ordem de seu chefe. O problema é que o que estamos vivendo é muito sério, essa pandemia é bem maior do que qualquer desavença política” comentou um denunciante. 

Com informações Blog Folha de Parnaíba 

Dupla de moto efetua disparos em residência no Bairro Nova Parnaíba


Dois indivíduos em moto Honda/Pop 110, modelo 2016, de cor vermelha, placa PIP 7032 Parnaíba (PI) na tarde desta quinta-feira, 21, efetuaram disparo na porta de uma residência na Rua Marquês de Paranaguá, Bairro Nova Parnaíba em Parnaíba, litoral do Piauí.

O projétil perfurou o portão e atingiu a parede (foto abaixo) e quase acertou um adolescente de 13 anos de idade, segundo informou o pai João Souza e o próprio garoto.

A polícia foi acionada e no local foi recolhido o projétil deflagrado. (foto abaixo) As vítimas reconheceram a dupla, sendo Jean Gabaglia Gomes, 19 anos, e Jackson Bruno Marinho Rodrigues, 24 anos, que é deficiente físico por lhe faltar o pé direito. O primeiro conduzia a moto e o segundo estava armado e efetuou o disparo. Os policiais militares se deslocaram até o endereço de ambos no Residencial Dom Rufino I, Bairro Primavera.
A arma não foi encontrada; mas a moto estava escondida na casa da namorada de Jean Gomes.

João Souza informou que morava próximo aos dois acusados e que já havia uma rivalidade entre os denunciados e sua família, especialmente seus filhos. Informou que não é a primeira vez que isso acontecia e a rixa começou em um futebol. Para proteger sua família, João Souza mudou de endereço; mas sem êxito.

Questionados sobre as acusações, Jackson Rodrigues declarou que não tinha nada a dizer; enquanto Jean Gomes disse que era tudo mentira e que queriam prejudicá-lo. Os dois foram apresentados na Central de Flagrantes, acusados de tentativa de homicídio.

Com informações do PCN

Duas mulheres são presas em flagrante com porções de cocaína em Parnaíba


A Polícia Militar prendeu em flagrante duas mulheres suspeitas de tráfico de drogas no bairro Piauí, na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. As suspeitas foram identificadas como Ana Caroline e Thays Silva.

Segundo informações, os policiais estavam em rondas quando avistaram duas mulheres em uma moto Pop 100 em atitude suspeita. Ao serem abordadas, elas afirmaram que o entorpecente seria para o consumo.

No entanto, os policiais não acreditaram na versão das mulheres. Com elas, foram apreendidas várias porções de substância análoga à cocaína. (foto acima) As duas foram encaminhadas para a Central de Flagrantes, para os procedimentos que o caso requer.

Com informações do Piauí em Dia

Vítima de atropelamento na BR 343, na Volta da Jurema morre no (HEDA)


Maria Erinalda Cardoso dos Santos, 50 anos, foi a óbito na noite desta quinta-feira (21), vítima de atropelamento na BR 343, próximo ao povoado Volta da Jurema, município de Caraúbas-PI. As informações são do Portal do Catita. 
O acidente aconteceu por volta das 18hs. A vítima tentava atravessar a BR na altura da Volta da Jurema, próximo ao povoado Vila Nova, quando foi colhida por uma motocicleta.

Ela ainda chegou a ser socorrida com vida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no pronto socorro do HEDA em Parnaíba.

O IML fez a remoção do corpo, que será liberado aos familiares para velório e sepultamento. 

Reveja a matéria clicando AQUI!

Edição Portal do Rurik

Meus Haicais

José Luiz de Carvalho

Membros da Academia Parnaibana de Letras.

Florentino Neto garante hidroxicloroquina em todos os hospitais do Piauí

Em vídeo divulgado à imprensa, na tarde desta quinta-feira (21), o secretário estadual de Saúde Florentino Neto afirmou que todos os hospitais do Piauí terão à disposição cloroquina e hidroxicloroquina para que os médicos possam prescrever aos pacientes na fase precoce do tratamento da covid-19.

De acordo com Florentino, o objetivo da Sesapi é disponibilizar aos médicos a possibilidade de dar aos pacientes todos os meios possíveis de tratamento da covid-19. "Um médico pode [prescrever a cloroquina], desde que ele, além de prescrever, colha a anuência do paciente. Assim estamos conduzindo para dar a todos os direitos de acesso a todos os meios possíveis de tratamento”, afirmou.

"O estado garantiu os medicamentos em todos os hospitais e os médicos podem prescrever com a autorização do paciente. Não cabe à Sesapi condenar o uso ou aprovar, cabe dar condições para o médico exercer sua faculdade técnica, de prescrever ou não, e do paciente autorizar ou não o uso, por isso garantimos a medicação em todos os hospitais", disse o secretário.

Embora não tenha ainda uma pesquisa científica que estabeleça que o uso da cloroquina é um tratamento cientificamente comprovado para a covid-19, o secretário destacou que apoia estudos sobre o assunto. "Não existe no momento ainda uma pesquisa científica que estabeleça que este é um tratamento cientificamente comprovado para a covid-19. Existe uma intenção já publicizada para a UFPI e Uespi de apoiar pesquisas e estudos sobre o uso e o não uso dos medicamentos", completou o secretário.

Protocolo

O Ministério da Saúde divulgou nessa quarta-feira (20) o novo protocolo, que libera o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina até para casos leves de covid-19. Até então, o protocolo previa os remédios para casos graves. 

Com informações: GP1

Mulher tem perna dilacerada ao ser atropelada por moto na BR-343


Maria Erinalda Cardoso dos Santos teve uma das pernas destroçada na noite desta quinta-feira, 21, ao ser atropelada por uma motocicleta na BR-343, no povoado Volta da Jurema, zona rural de Caraúbas do Piauí. As informações são do Portal Piauí em Dia.

De acordo com informações, a vítima fazia a travessia da rodovia quando teria sido colhida por um jovem motociclista que também reside na localidade. O adolescente sofreu várias escoriações e foi encaminhado para o hospital. A mulher foi socorrida por uma ambulância do município e conduzida para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) em Parnaíba.

Edição: Portal do Rurik

Confirmado mais um caso de coronavírus em Buriti dos Lopes

A Secretaria Municipal de Saúde de Buriti dos Lopes, Norte do Piauí, confirmou nesta quinta-feira (21), mais um caso do novo coronavírus (COVID-19) no município, somando 3(três) casos confirmados, 1(um) óbito, e 64(sessenta e quatro) casos descartados. De acordo com o boletim da secretaria de saúde, o paciente trata-se do sexo masculino, 60 anos, residente na zona urbana, está instável, foi medicado e encaminhado via SAMU para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde.

Veja nota:

O boletim de hoje, 21 de maio, informa mais um caso confirmado para COVID-19 no Município. Trata-se de paciente do sexo masculino, 60 anos, residente na zona urbana. Paciente instável, realizado medicação, estabilização, encaminhado via SAMU em suporte de O2 para Hospital Dirceu Arcoverde. Informamos ainda que estamos aguardando resultados de pacientes internos no HEDA, Parnaíba. 

Com informações Facebook Secretaria Municipal de Saúde de Buriti dos Lopes.

Edição: Portal do Rurik

quinta-feira, 21 de maio de 2020

COMUNICADO DO ARMAZÉM PARAÍBA DE BURITI DOS LOPES


Desde do dia 13 de maio, todas as lojas do Armazém Paraíba inclusive Parnaíba e Buriti dos Lopes, estão funcionando parcialmente apenas para recebimento de prestações. A decisão respeita as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e inventiva o distanciamento social, uso obrigatório de mascaras, e higienização das mãos.
ATENÇÃO!

O SETOR DE VENDAS CONTINUA SUSPENSO.
EM BREVE VOLTAREMOS A ATENDÊ-LO
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
A PARTIR DAS 8H DA MANHÃ.

Meus Haicais

José Luiz de Carvalho
Membros da Academia Parnaibana de Letras.

Sem apresentar soluções, Wellington Dias prorroga isolamento por mais 17 dias


O governador Wellington Dias (PT) confirmou a prorrogação os decretos de isolamento social no Piauí até o dia 7 de junho. A decisão foi anunciada após reunião com o Comitê de Operações Emergenciais (COE) para o coronavírus, no início da noite desta quarta-feira (20/05).

Continue lendo a matéria clicando AQUI!

Força Tática recupera moto furtada em Parnaíba

Patrulha da Força Tática coordenada pelo sargento Rivelino fazia rondas na região do conjunto Dom Rufino por volta das 20hs 30 desta quarta-feira(20), quando se deparou com dois suspeitos ocupando motocicleta de cor vermelha.
Material apreendido pela FT.

Assustados com a presença da viatura no encalço, eles empreenderam fuga velozmente colidindo com outra motocicleta ocupada por um casal.

O casal foi socorrido e encaminhado ao hospital em consequência da colisão. Foi constatado que a moto ocupada pela dupla havia sido furtada há um mês na praça coronel Jonas, em frente à loja Macavi.

A polícia ainda apreendeu semi-joias e um simulacro de pistola em posse da dupla, sendo um rapaz de 18 anos e um adolescente de 16 anos.

Realizaram um roubo minutos antes da captura e ficaram feridos por conta da queda da moto, sendo levados ao hospital, na sequência para central de flagrantes.

Fonte: Portal do Catita

Ex-candidato a vice-prefeito é detido durante programa de rádio ao criticar morte por COVID-19

Escute o áudio e entenda o caso;
Na manhã desta última quarta-feira (20/05), por volta das 10h, Francisco Evangelho de Moraes Barros, ex-candidato a vice-prefeito que disputou as eleições em 2016, teve o seu espaço no rádio interrompido e foi conduzido por policiais militares para o Grupamento da Policia Militar/GPM de Bom Princípio, no momento em que ele dava entrevista criticando a maneira como a secretaria de saúde, conduziu os fatos sobre a morte de um senhor por COVID-19. Logo após ser detido, ele (Francisco), foi ouvido e conduzido até a delegacia de Polícia Civil na cidade de Buriti do Lopes. 

Fonte: Blog Folha de Parnaíba 

Secretário do Prefeito Kim contrata empresa de Tio sem licitação para fornecimento de EPIs

O Prefeito de Luís Correia-PI, Kim do Caranguejo, não para de decepcionar a população de seu município. Na semana passada foi denunciada uma licitação para compra de 300 caixões em que depois das repercussões negativas nas redes sociais e meios de comunicação de todo o Estado, teve que cancelar com a alegação de que sua Secretária teria exagerado na quantidade dos caixões.

Agora um novo escândalo envolvendo o Prefeito e o seu Secretário Municipal de Saúde. Com os recursos do COVID-19 recebido do Governo Federal através do Fundo Nacional de Saúde.

A denúncia trata-se de um contrato sem licitação no valor de R$ 97.438,20 (Noventa e sete mil, quatrocentos e trinta e oito reais e vinte centavos), assinado entre o Secretário Municipal de Saúde Felipe de Souza Rezende Sampaio e o seu tio o senhor Francisco Claudio de Sousa Rezende, que é representante da empresa DISTRIBUIDORA DE MEDICAMENTOS SAÚDE E VIDA EIRELI “SAÚDE E VIDA” com sede na Av. Nações Unidas, 934, Bairro Vermelha, Teresina-PI, conforme contrato assinado e divulgado pelo portal transparência.

Segundo a oposição, o Secretário Felipe Sampaio, atual secretário de Saúde de Luís Correia, não poderia estabelecer contrato em que envolve recurso público com seu próprio tio, porque fere o princípio da impessoalidade e é caso de crime de improbidade administrativa. A denúncia é que o gestão municipal estaria se apropriando da crise do Coronavírus para facilitar contratos sem licitações.

No mês de março e abril, o município já recebeu o valor de 637.061,04 (seiscentos e trinta e sete mil e sessenta e um reais e quatro centavos), valores recebidos pelo município em decorrência da pandemia do coronavírus (COVID-19)e ainda o município receberá em breve mais de três milhões de reais para ações de enfrentamento do COVID-19.

O Prefeito Kim do Caranguejo tem sua esposa como Secretária de Finanças, não terá dificuldades em fazer contratos sem licitações. A denúncia deve ser exposta por Vereadores de oposição e até mesmo ao Ministério Público, que deverá ficar de olho na distribuição destes recursos.

Neste ato, fica obscuro para a população entender um contrato sem licitação, assinado entre o secretário Municipal de Saúde e seu próprio Tio. Sendo tudo feito com o consentimento do Prefeito Kim do Caranguejo e ainda tendo a esposa do prefeito, como secretária Municipal de finanças executora das ações.


Procuramos os envolvidos nesta reportagem através de suas assessorias para falar sobre o assunto, mas sem êxito.

Com informações Blog Folha de Parnaíba 

terça-feira, 19 de maio de 2020

PRF registra redução da violência no trânsito em Parnaíba com a pandemia

A Polícia Rodoviária Federal mantém a fiscalização e ações educativas referentes ao maio amarelo, uma campanha de conscientização para redução da violência no trânsito. Em Parnaíba, houve redução de acidentes sem registro de mortes após as medidas de isolamento social.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma verificação dos dados com relação a acidentes de trânsito ocorridos durante o período da pandemia no Piauí e constatou uma redução no Estado ao comparar o mesmo período do ano passado. “A PRF também verificou que na região norte do Estado, mais precisamente na região da cidade de Parnaíba, esses números seguem a mesma tendência não registrando óbitos nas rodovias federais durante o período de pandemia”, informou Alexsandro Lima, representante doa Núcleo de Comunicação da PRF no Piauí. Ainda segundo o policial rodoviário federal Alexsandro Lima “até o presente momento a PRF registrou 18 acidentes sendo um de natureza grave e 14 feridos e nenhum óbito. ”

Com relação às ações da Campanha do Maio Amarelo, Alexandro ressalta a importância da fiscalização de trânsito nas rodovias federais do Piauí para prevenir acidentes de trânsito cujas vítimas poderiam necessitar de leitos na rede hospitalar do Estado e que estão sendo muito necessárias ao combate a covid-19. “É importante frisar que PRF continua realizando os trabalhos de fiscalização de trânsito de todas as rodovias federais com o objetivo maior da preservação da vida”, concluiu.
Com informações Portal Costa Norte

ATENÇÃO! O Armazém Paraíba faz alerta para possíveis tentativas de fraudes por SMS, e-mail ou Whatsapp


PAX UNIÃO INFORMA - NOTA DE FALECIMENTO


A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada cumpre o doloroso dever de informar o falecimento de BRENO LUIZ DE SOUSA DOS SANTOS, 19 anos de idade, falecido dia (17/05/2020). O corpo foi velado nesta terça-feira (19/05/2020) na avenida Lívio de Carvalho, e sepultado no Cemitério Municipal da Igualdade em Buriti dos Lopes-PI.

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Informou, a PAX UNIÃO.

Buriti dois Lopes-PI, 19 de maio de 2020.

PAX UNIÃO INFORMA – NOTA DE FALECIMENTO


A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada cumpre o doloroso dever de informar o falecimento de MARIA DE JESUS RODRIGUES DOS SANTOS, 42 anos de idade, falecido nesta terça-feira, dia 19 de maio de 2020, em um trágico acidente na PI-211 no município de Buriti dos Lopes. O corpo está sendo velado na localidade Picos, município de Caxingó-PI, e será sepultado nesta quarta-feira (20) no Cemitério da Comunidade Picos.

A PAX UNIÃO, em nome da família enlutada agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Informou, a PAX UNIÃO.

Buriti dois Lopes-PI, 19 de maio de 2020.

Armazém Paraíba comunica funcionamento parcial das lojas para recebimentos de prestações

O Armazém Paraíba de Buriti dos Lopes e Parnaíba, abrirá suas lojas, somente para pagamentos; obedecendo as recomendações das autoridades de saúde, com colaboradores e clientes usando máscaras, álcool em gel na entrada, higienização do ambiente e monitoramento do distanciamento entre pessoas.

Agradece a gerência do Armazém Paraíba

Deputado Júlio César é destaque na CNM pela defesa dos municípios


O deputado federal Júlio César (PSD-PI), com 280 pontos na tabela elaborada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), é um dos três parlamentares que lideram o ranking da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O deputado Júlio César é um dos deputados que mais defende os interesses dos municípios, segundo avaliação dos próprios prefeitos.


De acordo com esse levantamento, o deputado tem um perfil municipalista e luta pelas causas dos municípios. Júlio César é o presidente da Frente Parlamentar Municipalista e é o atual coordenador da Bancada do Nordeste. E adotou a posição de revisar o pacto federativo, favorecendo a situação dos estados e municípios.

Além do deputado Júlio César, os deputados Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE) e Pedro Westphalen (PP-RS) se destacam com o perfil municipalista observado pela CNM. Os três deputados estão empatados no topo do ranking de defesa dos municípios, segundo a Confederação, que identifica e classifica os deputados federais e senadores com esse perfil e atuam em consonância com os interesses dos municípios.

O deputado Júlio César foi prefeito, foi presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM) e sempre atuou com essa bandeira de defesa dos municípios, defendendo o fortalecimento das cidades, propondo uma revisão no pacto federativo e, inclusive, uma revisão na tabela de repasse dos fundos de participação, para reduzir as diferenças entre os mais pobres e os mais ricos.

Fonte: Ascom FAEPI/SENAR

Bolsonaro já enviou quase 3 milhões de comprimidos cloroquina aos estados; veja quanto cada um recebeu

Desde a saída do Ministro da Saúde, Nelson Teich, a cloroquina voltou ao centro das atenções mais uma vez, fazendo parte de discussões políticas e gerando debates entre a classe médica e farmacêutica.

De acordo com as informações, Teich teria saído pois não queria concordar com o protocolo de uso do medicamento proposto por Bolsonaro, isso teria mais uma vez gerando crise na pasta da saúde e posteriormente a sua exoneração.

Mesmo sem ter a eficácia comprovada, o Presidente Bolsonaro tem feito esforços para que esse medicamento seja aplicado em pessoas que apresente os sintomas.

De acordo com o portal da transparência de distribuição de insumos e medicamentos por parte do Ministério da Saúde, Bolsonaro já enviou quase 3 milhões de comprimidos aos estados, para que os governantes, junto as secretárias possam aplicar o medicamento as pessoas que apresentarem os sintomas e consequentemente reduzir número de mortes.

Veja quanto cada estado recebeu a medicação.

Acre – 18.000 comprimidos
Alagoas – 31.000 comprimidos
Amapá – 37.000 comprimidos
Amazonas – 171.000 comprimidos
Bahia – 41.000 comprimidos
Ceará – 302.000 comprimidos
Distrito Federal – 72.000 comprimidos
Espirito Santo – 78.000 comprimidos
Goiás – 14.000 comprimidos
Maranhão – 98.000 comprimidos
Mato Grosso – 15.000 comprimidos
Mato Grosso do Sul – 16.000 comprimidos
Minas Gerais – 85.000 comprimidos
Pará – 215.000 comprimidos
Paraíba – 25.000 comprimidos
Paraná – 62.000 comprimidos
Pernambuco – 223.000 comprimidos
Piauí – 20.000 comprimidos
Rio de Janeiro – 224.000 comprimidos
Rio Grande do Norte – 36.000 comprimidos
Rio Grande do Sul – 47.000 comprimidos
Rondônia – 21.000 comprimidos
Roraima – 20.000 comprimidos
Santa Catarina – 49.000 comprimidos
São Paulo – 986.000 comprimidos
Sergipe – 14.500 comprimidos
Tocantins – 11.000 comprimidos

Totalizando 2.931.500 comprimidos

Veja lista completa de insumos e medicamentos clicando AQUI

Ex-governador Zé Filho testa positivo para o novo coronavírus


Segundo a Federação das Indústrias do Estado do Piauí, o presidente da entidade e ex-governador Zé Filho foi diagnosticado com a Covid-19.
Na manhã desta terça-feira, 19 de maio, a Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) informou que o presidente da entidade, o ex-governador Zé Filho (PSDB), testou positivo para a Covid-19.

De acordo com informações divulgadas pela FIEPI, o ex-governador está internado no Hospital Unimed em Teresina, com um quadro de saúde estável e seguindo todo o protocolo recomendado para o tratamento da doença.

“O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí - Antônio José de Moraes Sousa Filho - positivou para Covid-19. Zé Filho está internado no Hospital da Unimed, apresenta um quadro de saúde estável e permanecerá seguindo os protocolos indicados”, informou a entidade através de comunicado.

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), atualmente o Piauí possui 2.440 casos confirmados do novo coronavírus. Um total de 85 pessoas já morreram no estado devido às complicações da doença causada pelo vírus.

Com informações: Viagora 

Presidente da República do Brasil Jair Bolsonaro, se reunirá nesta quinta-feira com o governador W. Dias do PT


Governadores de todos os Estados do Brasil vão participar da audiência virtual com o presidente Bolsonaro.
Na próxima quinta-feira (21), o presidente da República Jair Messias Bolsonaro (sem partido) irá participar de uma audiência “virtual” com todos os Governadores do Brasil, inclusive com o governador do Piauí, Wellington Dias do PT, que é tontamente contra todas às medidos impostas pelo Governo Federal, e tem mantido todos os decretos de isolamento, inclusive da lei seca no PI, aos finais de semana, com lockdown que vem prejudicando todo classe empresarial e a economia do Piauí.    

Ao GP1, o governador do Piauí, destacou a importância da reunião em prol de unir esforços dos governadores e do presidente da República para o combate da pandemia do novo coronavírus (covid-19) no país. Além do diálogo, o governador falou da importância de medidas concretas.

“Estamos enfrentando um inimigo comum que é o coronavírus. Esse que é inimigo tanto da saúde como da economia e há a necessidade de enfrentarmos juntos, porque já levou a óbito mais 16 mil brasileiros. Eu compreendo que neste instante há necessidade não só de diálogo, mas também medidas concretas, onde possamos unificar com um plano nacional”, afirmou.comércio 

Conforme Wellington, o plano nacional vai tratar da testagem de exames, garantir leitos de UTIs e estabilização e permitir seguir protocolos médicos em todas as fases da covid-19. Será tratado também das medidas sociais e econômicas para sanar a crise.

“Por que tão logo tenhamos as condições de uma retomada, garantir as condições de um trabalho conjunto entre a União, Estados, Municípios e inciativa privada para a retomada do crescimento, geração de emprego, enfim, tudo aquilo que é necessário”, disse Wellington.

Edição: Portal do Rurik com inf: GP1

Casal é preso por receptação de moto roubada em Parnaíba, litoral do Piauí


A polícia ainda conduziu outro casal envolvido em assalto à mão armada.
Patrulha da Força Tática de Parnaíba coordenada pelo tenente Paulo Roberto, realizou batida policial em residência localizada na QE5 casa 13 do conjunto Dom Rufino I, bairro Primavera na cidade de Parnaíba, litoral do estado, nesta manhã de segunda-feira(18).

Os militares atenderam denúncia que o citado endereço havia motocicleta marca Honda pop (placa PIO 9403) tomada de assalto por volta das 22hs de sábado (16/05), na Avenida São Sebastião pelo lado do bairro Ministro Reis Veloso, em Parnaíba, que a dupla do roubo era um casal que portava arma de fogo.

No imóvel investigado havia dois casais e o veículo roubado. Em razão do fato, o caso foi levado à central de flagrantes.

O casal morador do imóvel identificado como Henrique Fontenele Rabelo, 21 anos, e sua companheira Milena Cunha Lira, 20 anos, disse que o Denílson e sua namorada chegaram a noite de ontem(17/05), com a motocicleta e pediu uma pernoite, não sabendo que a moto era roubada.

Denílson alegou que chegou ao endereço dele numa corrida de mototáxi e a moto já estava na casa de Henrique e como já era tarde, acabou dormindo por lá com sua companheira.

A vítima do assalto reconheceu Denílson Alves dos Santos como o autor do roubo.

O delegado plantonista atuou Henrique Rabelo e a namorada Milena Lira por receptação. Arbitrou fiança criminal no valor de um salário mínimo para cada autuado.

Denilson e a menor foram liberados da detenção. Como o roubo ocorreu no dia 16, e a prisão dele no dia 18, não havia flagrante delito.

Tanto ele como a namorada já têm passagem por aquela distrital.

Fonte: Portal do Catita

Casais são flagrados pela Força Tática por roubo e receptação de moto


Uma guarnição da Força Tática, comandada pelo tenente Paulo Roberto, recebeu uma denúncia anônima do endereço onde estaria uma moto roubada, sendo uma Honda/Pop 110l, modelo 2017, de cor preta, placa PIO 9403 Ilha Grande (PI). A denúncia chegou por volta das 09h desta segunda-feira (18/05) de que a moto se encontrava na quadra E5, casa 13, do Conjunto Dom Rufino I, Bairro Primavera, em Parnaíba, litoral do Piauí.
A guarnição, composta ainda pelo cabo Costa Filho e o soldado Henrique Reis, seguiu para o endereço onde encontrou dois casais e a motocicleta objeto da denúncia de roubo. O caso foi levado para a Central de Flagrantes. O casal Henrique Fontenele Rabelo e Milena Cunha Lira, donos da casa, foram apresentados pelo crime de receptação. Já Denílson Alves dos Santos e uma adolescente de 17 anos, foram apresentados pelo crime de roubo. O casal acusado de receptação foi autuado.

Fonte: Portal Costa Norte

Polícia Militar prende flanelinha por tentativa de assalto em comércio de Parnaíba


Uma ação rápida da polícia militar conseguiu prender em flagrante delito o flanelinha José Ary Matteus dos Santos Silva, 19 anos, residente na região do bairro Ceará em Parnaíba, litoral do Piauí, sob acusação de tentativa de roubo.

Por volta das 13hs 30 desta segunda-feira (18), ele adentrou no comércio da família Siríaco localizado à Rua Osvaldo Cruz, nas proximidades da sorveteria Santo Antônio, bairro Boa Esperança.

De acordo com a informação, o suspeito em posse de arma adentrou no comércio e anunciou o assalto. A proprietária reagiu e travou luta corporal com o ladrão.

O marido dela escutou o barulho e foi ver o que estava acontecendo quando percebeu o homem armado dentro de seu comércio. Neste momento, ele consegue fugir pela Rua Tremembé em direção à Rua Ceará.

Uma viatura da PM que passava no local presenciou o fato e agiu rápido.

Um sargento da PM que mora perto do comércio agarrou o ladrão em fuga alguns metros depois do ocorrido. A viatura também chegou em cima do lance e prendeu o suspeito em posse de um simulacro de pistola.

O caso foi encaminhado à central de flagrantes. O conduzido foi autuado pelo delegado plantonista por roubo tentado.

Quando era menor, Jose Ary já havido sido apreendido.

Com informe do Portal do Catita

Prefeitura de Parnaíba distribui kits Hidroxicloroquina para tratar Covid-19

Desde a semana passada que Prefeitura de Parnaíba, por determinação do prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza – Mão Santa - já disponibiliza testes rápidos para casos suspeitos de Covid-19. Os testes estão sendo feitos em um laboratório no Hospital Nossa Senhora de Fátima que foi transformado em Hospital Sentinela para receber pacientes referenciados do novo coronavírus.
Para a realização do exame (testes rápidos ou swabs), o paciente com suspeita de Covid-19 precisa de encaminhamento médico através das Unidades Básicas de Saúde - UBS ou Pronto Socorro Municipal.

O hospital já está funcionando o setor ambulatorial e clínico que conta médicos, bioquímicos, enfermeiras, técnicos em laboratório e outros servidores da Secretaria Municipal de Saúde.
Com estas ações proativas de ir ao encontro do vírus e de iniciar o tratamento de forma precoce com o protocolo de Madrid que orienta basicamente a ingestão de Hidroxicloroquina, Azitromicina e Zinco, sob orientação médica, logo que o paciente apresente os primeiros sintomas, o município se tornou destaque pela baixa ocupação de leitos hospitalares de UTI e enfermaria além do elevado número de pessoas recuperadas ou em tratamento domiciliar.

Jornal da Parnaíba com informações de Ribamar Aragão