BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 13 de maio de 2023

Ninguém vence a eleição para prefeito de Parnaíba sem o apoio do Mão Santa

No último dia 12, o jornalista e escritor José Luiz de Carvalho, a pedido do prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza, o Mão Santa, esteve no Gabinete Municipal. Na ocasião foram tratados vários assuntos, iniciando pelo lançamento do Almanaque da Parnaíba do Ano 2022 e a campanha para a criação do Museu da Parnaíba, que José Luiz vem coordenando com o apoio de vários outros intelectuais.

O último tema tratado, foi sobre o excelente momento administrativo da Parnaíba e a sucessão municipal em 2024. José Luiz disse ao Mão Santa que embora a eleição do próximo prefeito passe pelas suas mãos e da sua filha, a deputada Estadual Gracinha Nunes é necessário que escutem em primeiro momento ao ex-governador, Antônio José de Moraes Souza, o Zé Filho, que além de ser um excelente nome para disputar a prefeitura é o maior líder industrial do Estado do Piauí, através da FIEPI, da qual é o presidente.

Destacou também que é imprescindível o apoio do empresário Valdeci Cavalcante que é o presidente da Fecomercio e vem desenvolvendo grandes projetos nessa grande região. 

Edição: Rurik Araújo | Foto: Arthur da Távora

Conferência municipal de cultura de Bom Princípio do Piauí abre com grande participação e diversidade artística

A cidade de Bom Princípio do Piauí deu início à sua primeira Conferência Municipal de Cultura, em um evento marcado por uma atmosfera de entusiasmo e engajamento. Autoridades políticas, representantes da comunidade artística e entusiastas da cultura local reuniram-se na primeira noite. 

Prefeito Lucas Moraes

O prefeito Lucas Moraes e o secretário municipal de cultura, Neto Fontenele, estiveram presentes, destacando o compromisso da administração municipal com a valorização e o fortalecimento da cultura local.

A Conferência foi oficialmente declarada aberta pelo secretário Neto Fontenele, que enfatizou a importância do evento para o fomento da cultura em Bom Princípio do Piauí. O momento solene foi marcado pelas apresentações musicais da Fanfarra Luiz Gonzaga de Freitas, que entoou o hino da cidade, e de Marcelino, que tocou o hino nacional brasileiro no violão. Essas performances iniciais enalteceram o sentimento de orgulho e pertencimento à cidade e à nação.

Secretário Municipal de Cultura, Neto Fontenele

Além das autoridades e representantes políticos, a Conferência contou com a participação ativa dos artistas locais. Artesãs, artistas plásticas e outros criadores tiveram a oportunidade de expor e vender seus produtos, contribuindo para a divulgação e o fortalecimento da produção cultural da região. A presença desses artistas também demonstrou a riqueza e a diversidade dos talentos presentes em Bom Princípio do Piauí.

A primeira noite não se limitou às exposições, mas também incluiu apresentações artísticas. O grupo de capoeira, reconhecido por seu papel na preservação das tradições afro-brasileiras, encantou com sua destreza e energia contagiante. Outros artistas locais também se apresentaram, proporcionando momentos musicais e envolventes que celebraram a cultura e a identidade local.

A I Conferência Municipal de Cultura de Bom Princípio do Piauí é um marco importante para a cidade, reunindo diversos setores da comunidade em prol do desenvolvimento cultural.

FONTE: SECOM – PMBPP

Prorrogado o prazo de inscrições para o processo de escolha dos membros do conselho tutelar em Bom Princípio do Piauí

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Bom Princípio do Piauí divulga a prorrogação do prazo de inscrições para o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2024/2028. Os interessados em se candidatar para a função terão até o dia 31 de maio deste ano para realizar a inscrição na sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), localizado na Rua Francisco Ribeiro de Carvalho, centro de Bom Princípio do Piauí, das 08h às 12h.

O Conselho Tutelar é um órgão municipal responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente, atuando na proteção e defesa dos mesmos em casos de violação. Sendo assim, é uma função de extrema importância para a sociedade, e os membros do Conselho são escolhidos por meio de um processo seletivo que visa garantir a escolha dos melhores candidatos para a função. Por isso, a prorrogação do prazo de inscrições é uma oportunidade para que mais pessoas possam se candidatar e contribuir para a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes de Bom Princípio do Piauí.

FONTE: SECOM - PMBPP

Homenagem do prefeito Lucas Moraes pelo dia internacional da enfermagem

No Dia Internacional da Enfermagem, é importante reconhecer a importância vital que os enfermeiros desempenham em nossa sociedade. Eles são os profissionais que estão na linha de frente do cuidado de saúde, trabalhando incansavelmente para garantir que aqueles que precisam de atenção médica sejam tratados com dignidade e compaixão. A pandemia de Covid-19 testou a força e a resiliência desses profissionais de saúde, e eles responderam com bravura e comprometimentos exemplares.

Ao honrar esses profissionais de saúde, devemos lembrar que o seu trabalho muitas vezes é invisível e subestimado. Eles são os que passam horas cuidando de pacientes que não podem se cuidar, e que muitas vezes se tornam confidentes e amigos dos enfermeiros. Seu trabalho é essencial para garantir que os pacientes recebam o melhor cuidado possível e se recuperem rapidamente.

Portanto, devemos agradecer e homenagear esses heróis e heroínas da saúde que dedicam suas vidas a cuidar dos outros. Eles merecem nosso respeito e gratidão. Espero que todos possamos reconhecer a importância vital dos enfermeiros em nossa sociedade e trabalhar para garantir que eles tenham as ferramentas e recursos de que precisam para continuar a prestar um serviço excepcional aos pacientes. Parabéns à todos os profissionais da enfermagem que exercem esse brilhante trabalhado à frente da saúde do nosso município, assim como também do país inteiro. Feliz dia da enfermagem!

São os mais sinceros votos do excelentíssimo prefeito Lucas Moraes!

FONTE: SECOM - PMBPP

Bom Princípio do Piauí realiza 1ª conferência municipal de cultura terá início nesta sexta-feira 12 de maio

A Prefeitura Municipal de Bom Princípio do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, tem o prazer de convidar a população bomprincipiense para participar da abertura da 1ª Conferência Municipal de Cultura. O evento ocorrerá nesta sexta-feira, dia 12 de maio, às 19h, na praça de eventos dos Ferroviários, e contará com diversas apresentações culturais para animar o público presente.

Durante todo o dia de sábado, dia 13 de maio, a Conferência seguirá com atividades na quadra do Ginásio Teresinha de Jesus Marques Rabelo. Além das palestras, haverá grupos de trabalho para discussões temáticas e formação do Conselho Municipal de Cultura. Essa será uma excelente oportunidade para que a população bomprincipiense possa contribuir para o desenvolvimento da cultura local e conhecer de perto as iniciativas em andamento.

Portanto, não perca a oportunidade de participar desse importante evento. A Conferência Municipal de Cultura é uma excelente oportunidade para que a população bomprincipiense possa discutir e colaborar com o fortalecimento da cultura local. Compareça à abertura e participe das atividades que ocorrerão no sábado, contribuindo para o desenvolvimento cultural da região.

FONTE: SECOM - PMBPP

Prefeitura de Bom Princípio do Piauí segue investindo em melhorias no sistema de abastecimento d'água no município

A Prefeitura Municipal de Bom Princípio do Piauí, através do Departamento de Água e Esgoto - DEPAE, vem intensificando suas ações para garantir o abastecimento de água na sede do município e no povoado Sítio dos Queirós.

O trabalho consiste em manutenção preventiva e corretiva das redes de distribuição, além da troca de bombas nos poços artesanais. Essas ações são de extrema importância para garantir o acesso à água potável para toda a população.

Um dos destaques dessas ações foi a troca de bombas nos poços artesanais no povoado Córrego e no colégio José de Araújo Leandro no povoado Sítio dos Queirós.

Essa medida trouxe uma melhoria significativa no fornecimento de água para essas localidades, garantindo mais qualidade de vida para os moradores. A Prefeitura de Bom Princípio do Piauí tem investido cada vez mais no setor de água e esgoto, buscando soluções para atender às demandas da população.

A gestão do prefeito Lucas Moraes tem se destacado pelas iniciativas voltadas para o bem-estar da população de Bom Princípio do Piauí. Além das ações no setor de água e esgoto, a prefeitura vem investindo em outras áreas, como saúde, educação e infraestrutura. O objetivo é oferecer serviços de qualidade para todos os munícipes, buscando sempre o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população.

FONTE: SECOM - PMBPP

sexta-feira, 12 de maio de 2023

Após perseguição policial suspeitos de assalto são presos na cidade de Parnaíba

A prisão ocorreu após uma intensa perseguição policial que percorreu diversas ruas da cidade. De acordo com o Sargento Guedelho, da ROCAM, os indivíduos foram avistados pilotando uma motocicleta em alta velocidade após realizarem um assalto. Os policiais deram ordem de parada para os suspeitos, que não obedeceram e fugiram, momento em que se iniciou o acompanhamento tático.

Os dois homens suspeitos identificados como César Danilo dos Santos, de 24 anos e Francisco Flávio Batista, de 27 anos foram presos na noite desta quinta-feira (11), após realizar assaltos em Parnaíba, litoral do Piauí.

Em um determinado momento os suspeitos acabaram perdendo o controle da motocicleta em que estavam e caíram, um deles ainda correu algumas ruas, mas foi capturado pelos policiais.

Segundo a polícia, os dois estavam em posse de arma de fogo e com objetos roubados. A motocicleta que os dois estavam fugindo também era fruto de roubo.

Os dois criminosos são ex-presidiários e um deles já possui passagem pela polícia pelo crime de homicídio. Eles foram encaminhados para a Central de Flagrantes de Parnaíba, e estão à disposição da justiça.

Fonte | Blog do Fabim

Policia Militar apreende drogas, dinheiro e conduz suspeito a delegacia

A Polícia Militar do Piauí (PM-PI), por intermédio do serviço de inteligência do 2º BPM Major Osmar apreendeu drogas, dinheiro e conduziu à delegacia um homem identificado como Antônio Maciel dos Santos, de 34 anos, suspeito de tráfico de drogas em Parnaíba. A ocorrência foi registrada nessa quinta-feira (11) por volta das 17h30, na Rua São Lazaro, no bairro Frei Higino.

De acordo com o apurado pelo infocopiaui.com, as equipes de inteligência durante rondas pela Rua São Lazaro avistaram um indivíduo correndo, mas em seguida foi contido, e com ele mesmo foram apreendidos 11 (onze) porções de crack, uma porção de cocaína, além de R$ 468,00 (quatrocentos e sessenta e oito reais) e um celular.

De acordo com a polícia, o homem já tem passagem por tráfico de drogas. Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido para a Central de Flagrantes de Parnaíba para os procedimentos legais.

Fonte | In Foco Piauí 

Polícia cumpre mandados de prisão por homicídio e estupro em Parnaíba

A Polícia Civil do Piauí (PC-PI) realizou o cumprimento de dois mandados de prisão nessa terça-feira (09) em Parnaíba. A ação foi realizada por intermédio do 1º Distrito Policial com apoio do Núcleo de Inteligência.

Por volta das 8h, um mandado de prisão foi cumprido em desfavor de L.C. dos S., de 41 anos. O mandado foi expedido pela 1ª Vara Criminal de Parnaíba, onde o homem é suspeito pela prática delituosa de homicídio (Art. 121, caput, do Código Penal Brasileiro).

O segundo mandado, também expedido pela 1ª Vara Criminal de Parnaíba, foi cumprido por volta das 11h35, em desfavor de F. de A.R.D., de 39 anos. O homem é suspeito do crime de tentativa de estupro de vulnerável. Diante dos fatos, os dois presos foram encaminhados à Central de Flagrantes de Parnaíba e agora estão à disposição da Justiça. 

Fonte| In Foco Piauí 

Policia Civil deflagra operação Babilônia I na região de Cocal, Norte do Piauí

A Polícia Civil deflagrou na tarde desta quinta-feira (11/05) a Operação Babilônia I, que resultou em quatro prisões e na apreensão de muitos ilícitos, a qual teve como intuito dar cumprimento à oito mandados de busca e apreensão domiciliar e um de prisão preventiva, com a finalidade de reprimir o tráfico de drogas e crimes contra o patrimônio e ambiental, no município de Cocal, no Norte do Piauí.

A ação foi coordenada pelo Delegado Titular de Cocal, Dr. Cayo Cézar, com o apoio do Delegado Regional, Dr. Willams Pinheiro, contando ainda com um grande efetivo oriundo das distritais de Piracuruca, Buriti dos Lopes, Luiz Correia, 1º Distrito Policial de Parnaíba, além de departamentos especializados como as Delegacias de Combate às Facções, Homicídios e Tráfico de Drogas (DFHT) e de Combate aos Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), ambas de Parnaíba.

As equipes policiais agiram de forma simultânea em oito endereços que eram investigados desde dezembro de 2022, na qual tinham como o principal alvo um homem identificado como Heligio Nunes, que não se encontrava em casa. No imóvel dele, situado no Conjunto Habitacional Padre Everaldo, foi localizado uma grande quantidade de entorpecentes, sendo 2.450 kg de maconha, 400g de cocaína, 437g de crack, 70g de skunk (super maconha), além de ser confiscada uma motocicleta Honda Pop, certa quantia em dinheiro trocado e apetrechos de preparo para a comercialização de drogas.

A ordem de prisão preventiva recaia sobre o jovem Igor Manoel Lima Machado, de 19 anos, residente no bairro São Francisco, que possui em seu desfavor mais de 20 procedimentos policiais de cunho investigativo por fortes indícios de envolvimento em delitos de furto de motocicletas e de imóveis, tanto na cidade como na zona rural, além de um crime ambiental, por ter desferido um violento golpe de facão na cabeça do cachorro de um vizinho no dia 22 de abril de 2023.

Os outros conduzidos trata-se de Márcio Francisco, de 28 anos, residente na Rua: Frederico Pires, no bairro São Francisco; Kecil Jhones Machado Xavier, de 25 anos, morador do bairro São Pedro e Francisco das Chagas Sousa Oliveira, de 37 anos, residente na localidade São Carlos, zona rural de Cocal. 

Após a lavratura do auto de prisão em flagrante delito na sede da Delegacia de Polícia Civil de Cocal, o quarteto foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Parnaíba, onde ficarão temporariamente recolhidos à espera da audiência de custódia.

Na residência de Márcio Francisco, a polícia apreendeu três trouxinhas de maconha e uma pedra de crack, dinheiro trocado, um celular e sacos de dindin, que possivelmente seriam utilizados para a endolação de entorpecentes.

Com Kecil Jhones os agentes apreenderam duas trouxinhas de maconha, dois pássaros silvestres, três smarthphones, certa quantia em dinheiro, uma máquina de passar cartão de crédito, uma caderneta com anotações e uma moto Honda Pop.

Na propriedade de Francisco das Chagas a polícia contabilizou 38 galos indianos e se deparou com um artefato possivelmente utilizado como arena para rinhas, além de três papelotes aparentemente de cocaína, uma espingarda cartucheira artesanal com um embornal contendo material para a recarga de munição, duas motosserras, dinheiro e sete celulares.

As ordens judiciais se estendem a quebra de sigilo de dados telefônicos e bancários dos investigados.

Informações | Blog do Coveiro

quinta-feira, 11 de maio de 2023

Tribunal do Júri de Buriti dos Lopes, absolve réu acusado de atira e matar vítima com tiro na garganta

Nesta segunda-feira, dia 9 de maio de 2023, foi realizado no Plenário da Câmara Municipal de Buriti dos Lopes, o júri popular que julgou o então réu, Francisco das Chagas dos Santos, 44 anos, vulgo Laruda, acusado de efetuar um disparo de arma de fogo na garganta e matar a vítima, Gilvan Ferreira Versoza, 29 anos - o conselho de sentença reconheceu que o réu não teve intensão de matar a vítima.

Assista o vídeo no exato momento em que a irmã da vitima desmaia com o resultado do Júri Popular. 

A Promotora de Justiça, defendeu arduamente os interesses da vítima apresentando provas robustas contra o acusado. Após ouvir as testemunhas e debates de teses, o júri entendeu por absolver o réu do homicídio consumado, entendendo que apesar de efetuar o tiro na região da garganta, o réu não tinha intenção de matar.

Lamentável, estamos vivermos uma crise moral instalada em nossos sentimentos que nem o choro dos parentes e desmaio dos familiares no momento da leitura da sentença foi capaz de emocionar os jurados. “A responsabilidade de assumir tal ocupação temporária, exige sensatez e coerência, o que não houve no júri”. Diz a Promotora Francineide.

No momento do júri, o advogado em defesa do homicida tentou descontruir as teses do Ministério Público afirmando que “O tiro efetuado no pescoço da vítima não era para matar”.

Lamentavelmente, o sentimento de impunidade bate à porta dos filhos e familiares desolados e desesperados com uma verdadeira injustiça distribuída no júri popular de Buriti dos Lopes – PI. Juntamente com isso, o réu saiu sorridente pela porta da frente da Câmara Municipal na certeza que o crime compensa e a justiça buritiense é falha, um verdadeiro deboche com a justiça brasileira.

Assista o vídeo da entrevista com a Promotora de Justiça, logo baixo:

No final, o Réu foi condenado simbolicamente no artigo 129, §3º do código penal (lesão corporal seguida de morte) com pena a ser cumprida no total de 5 anos 9 meses e 15 dias no regime semiaberto. Pasmem meus amigos, foi concedido ao Réu o direito de recorrer em liberdade.

(In) Justiça, antes de ontem Buriti dos Lopes, foi testemunha de um dos atos mais desumanos que ocorreu em nossa história jurídica. Nossa equipe de reportagem, procurou a Promotora de Justiça Dra. Francineide, no qual afirmou com indignação: “Só nos resta esperar a aplicação da justiça divina nesse momento de extrema tristeza dos familiares” e por derradeiro clamou a família e a sociedade “não façam justiça com as próprias mãos”.

Segue em anexo a sentença proferida no Tribunal do Júri - clique aqui e veja:

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik) 

Policia Civil cumpre mandado de prisão por estupro de vulnerável em Bom Princípio do Piauí

A Policia Civil do Estado do Piauí, através do 1º DP de Parnaíba, deu integra cumprimento ao mandado de prisão com base no crime de estupro de vulnerável às 18rs desta quinta-feira (10), em desfavor de Maria de Fátima da Cruz, 43 anos.  O mandado de prisão preventiva decorrente de decisão condenatória, foi cumprido no centro da cidade de Bom Princípio do Piauí.

Após a prisão, foi a acusada foi conduzida à Central de Flagrantes de Parnaíba. Ainda de acordo com informações a mesma deverá passar por audiência de custódia no fórum criminal nesta sexta-feira (11). O crime ocorreu na cidade de Ilha Grande do Piauí.

Em novembro do ano passado, uma ação da polícia federal e polícia militar prendeu Antonio Carlos de França Monteiro, incluso no mesmo processo de Maria de Fátima, por estupro de vulnerável.

Edição Portal do Rurik | Informações: Portal do Catita

Bom Princípio é destaque no sistema de avaliação de ensino do Piauí - SAEPI 2022

Bom Princípio do Piauí tem muito a comemorar em relação à educação! Isso porque o município se destacou no Sistema de Avaliação de Ensino do Piauí (SAEPI) 2022, que avaliou a proficiência dos alunos em língua portuguesa e matemática. Entre todos os municípios geridos pela 1ª Gerência Regional de Educação (GRE), o município de Bom Princípio do Piauí está em primeiro lugar, com uma Proficiência Média Padronizada considerada avançada. Esse é um resultado notável, especialmente porque Bom Princípio do Piauí é o único município da planície litorânea do estado a alcançar tal desempenho. Esses dados refletem diretamente na gestão do excelentíssimo prefeito Lucas Moraes, que tem trabalhado para investir em políticas públicas voltadas para a educação e garantir uma melhor formação dos alunos.

As turmas de 2°, 5 ° e 9° ano das escolas; U. E. Virgílio Alves Cardoso, U. E. Felipe Conduru, U. E. Sebastião Bezerra, U. E. Lívio Ribeiro dos Santos, U. E. Joaquim Alves Moraes, U. E. Presidente Getúlio Vargas e Ginásio Teresinha de Jesus Marques Rabelo realizaram a avaliação externa do SAEPI com os componentes curriculares Matemática e Português, sendo as turmas do 2° Ano o maior destaque da avaliação conquistando em Língua Portuguesa 84% do percentual avançado e Matemática 81%.

A Secretária Municipal de Educação Jacyrema Gouvêa afirmou que o resultado é consequência de um trabalho diário de sua competente equipe de Coordenadores; Aurineide Dionisio, Maria José Pereira, Maria de Jesus Albuquerque, Luiz Carlos Brito e Maria Gorete Galeno e de todos os Professores do Ciclo de Alfabetização e Anos Iniciais do Ensino Fundamental que se dedicam diariamente ao seu trabalho, participando de formações, sempre em busca de qualificação, assim como também, os nossos alunos e seus familiares, pois sem eles não teríamos essa grande vitória.

"Tenho muito orgulho de gerir a Secretaria de Educação de Bom Princípio do Piauí e poder apresentar ao nosso maior incentivador, o prefeito Lucas Moraes, excelentes resultados."

A secretária ainda reafirmou que o trabalho continua para elevar ainda mais a educação de Bom Princípio e anunciou que para o segundo semestre tem muitas novidades como o PRÉ-BOM que é um preparatório para SAEB, SAEPI e para as provas do IFPI.

FONTE: SECOM - PMBPP

BOM PRINCÍPIO DO PIAUÍ | ASSISTÊNCIA SOCIAL

Secretaria Municipal de Assistência Social inicia campanha alusiva ao 18 de maio com diversas ações em Bom Princípio do Piauí.

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na manhã desta quarta-feira (10/05) a campanha "Faça Bonito", de conscientização sobre o dia 18 de maio, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento aconteceu na Praça Teresinha de Jesus Marques Rabelo e contou com a presença da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Conselho Tutelar, além de faixas e cartazes informativos sobre a campanha.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Rivany Carvalho, a ação visa combater crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes. Ela ressalta que é fundamental conscientizar a população sobre a importância de proteger as crianças e adolescentes e denunciar casos de abuso e exploração sexual. "Essa campanha é uma oportunidade para sensibilizar a comunidade e reforçar a necessidade de proteger nossas crianças e adolescentes", afirma.

Durante toda a campanha, a equipe da Assistência Social distribuirá materiais informativos e orientará a população sobre como denunciar casos de abuso e exploração sexual. A campanha de conscientização sobre o 18 de maio é uma importante iniciativa para prevenir a violência sexual contra crianças e adolescentes e garantir um futuro mais seguro para eles.

FONTE: SECOM - PMBPP

Bom Princípio do Piauí registra mais dois novos casos positivos da covid-19 e um paciente curado da doença

O município de Bom Princípio do Piauí registrou mais dois casos positivos da Covid-19 e um paciente curado da doença, como mostra o boletim epidemiológico/covid-19 da secretaria municipal de saúde, atualizado às 18h00min desta terça-feira (09/05). Os novos casos positivos registrados, tratam-se de um homem e uma mulher residentes na sede do município. Segundo a secretaria municipal de saúde, os pacientes não apresentam sintomas graves da doença e se encontram em isolamento domiciliar.

O município de Bom Princípio do Piauí registrou 383 casos positivos da doença desde o início da pandemia. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o município tem 02 pacientes em domicilio, 00 internado, 13 óbitos, 00 suspeito em investigação. São 368 pessoas recuperadas da doença.

OS 383 CASOS CONFIRMADOS DA DOENÇA SÃO:

07 no Povoado Monte Alegre (05 Curados e 02 Óbitos)

02 no Povoado Duvidosa (01 Curado e 01 Óbito)

43 no Povoado Córrego dos Cardoso (43 Curados)

259 no centro, sede do Município de Bom Princípio do Piauí (02 Isolamento domiciliar, 252 Curados e 05 Óbitos)

01 no Povoado Tamarindo (01 Curado)

08 no Povoado Morada Nova (06 Curados e 02 Óbitos)

04 no Povoado Barrocas (04 Curados)

01 no Povoado Baixa dos Bentos (01 Curado)

01 no Povoado Marruás (01 Curado)

03 no Povoado Sitio (03 Curados)

05 no Povoado Campestrão (05 Curado)

04 no Povoado Baixa Velha (01 Óbito e 03 Curados)

12 no Povoado Boa Vista (10 Curados e 02 Óbito)

02 no Povoado Jenipapo dos Miguel (02 Curados)

03 no Povoado Baixa das Pedras (03 Curados)

04 no Povoado Brejo (04 Curados)

02 no Povoado Cadoz (02 Curados)

01 no Povoado Carnaúba Baixa (01 Curados)

02 no Povoado Campo Redondo (02 Curados)

03 no Povoado Bom Sucesso (03 Curados)

02 no Povoado Gameleira dos Marianos (02 Curados)

03 no Povoado Campos de Umarizeiras (03 Curados)

02 no Povoado Pilões (02 Curados)

01 no Povoado Juazeiro (01 Curado)

01 no Povoado São Miguel (01 Curado)

01 no Povoado Cantinho alegre (01 Curado)

03 no Povoado Jenipapo (03 Curados)

01 no Povoado Baixão (01 Curado)

01 no Povoado Alto dos Mirandas (01 Curado)

01 no Povoado Bem Bom (01 curado)

A Secretaria Municipal de Saúde, informa que os casos confirmados já estão sendo monitorados pelo comitê de enfrentamento à COVID-19 e pede as pessoas que estejam com sintomas de gripe, que procurem as Unidades Básicas de Saúde para fazerem o teste e segue com o pedido para que a população bomprincipiense redobrem os cuidados, afim de combater a disseminação da doença e que não haja um novo surto da pandemia no município.

FONTE: SECOM-PMBPP

Prefeitura Municipal realizará a 1ª conferência municipal de cultura em Bom Princípio do Piauí

A Prefeitura de Bom Princípio do Piauí está comprometida com o desenvolvimento cultural do município e, por isso, irá realizar a 1ª Conferência Municipal de Cultura. O evento será organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e terá como tema "Cultura em Movimento: Diálogos e Ações para o Desenvolvimento Criativo e Solidário". A conferência terá início na sexta-feira, dia 12 de maio, na praça de Eventos dos Ferroviários, com apresentações musicais, poesias, poemas, danças e apresentações de capoeira. No sábado, dia 13 de maio, o evento será realizado no ginásio poliesportivo Dário Marques de Barros (quadra do Ginásio), com palestras, grupos de trabalho e formação do Conselho de Cultura.

A conferência é uma oportunidade para a comunidade local discutir e pensar em ações que possam fortalecer a cultura da cidade e promover o desenvolvimento criativo e solidário. A participação de todos é importante para que sejam debatidos temas relevantes para o desenvolvimento cultural do município. A prefeitura acredita que a cultura é uma ferramenta essencial para o crescimento do município e espera contar com a presença da população nessa importante iniciativa.

FONTE: SECOM - PMBPP

BOM PRINCÍPIO DO PIAUÍ | ASSISTÊNCIA SOCIAL

Secretaria Municipal de Assistência Social iniciará campanha maio laranja nesta quarta-feira 10 de maio.

A campanha promete realizar várias ações em conjunto com as instituições do município.

A Secretaria Municipal de Assistência Social esteve reunida nesta terça-feira (09/05) com algumas secretarias com o objetivo de formar aliança com o intuito de promover um conjunto integrado de ações relativas à CAMPANHA MAIO LARANJA, com início marcado para a manhã desta quarta-feira (10) e se estendendo por todo esse mês de maio.

Segundo a secretária municipal de assistência social Rivany Carvalho, as parcerias serão fundamentais pera a campanha. “Nosso trabalho é realizado a muitas mãos. Essa é uma afirmação de extrema relevância, pois reforça que não é possível trabalharmos sozinhos”, finalizou a secretária Rivany Carvalho.

FONTE: SECOM - PMBPP

Câmara Municipal de Bom Princípio do Piauí aprova lei que regulamenta o sistema municipal de cultura.

A Câmara Municipal de Bom Princípio do Piauí aprovou, nesta segunda-feira (8), por unanimidade, o Projeto de Lei de autoria da Prefeitura, que regulamenta o Sistema Municipal de Cultura de Bom Princípio do Piauí. O Projeto de Lei foi votado em Sessão Extraordinária.

Com a aprovação na Câmara, a Lei se adequará às normas do Sistema Nacional de Cultura. O Sistema tem missão de fomentar e valorizar a cultura, especialmente a regional.

O secretário municipal de cultura, Neto Fontenele, ao fazer o uso da tribuna, falou da importância do projeto para o município de Bom Princípio do Piauí e pediu apoio aos parlamentares para aprovação.

O presidente da Câmara, Jacinto Moraes, ressaltou a importância do Projeto para a cultura local e disse que acredita no crescimento do setor no Município. A vereadora Rossana também parabenizou o Município pela proposição.

Com a regulamentação do sistema, será possível definir políticas públicas mais efetivas para a valorização da cultura, a preservação do patrimônio histórico e a promoção da inclusão cultural em nossa comunidade. Além disso, o sistema vai permitir que os recursos destinados à cultura sejam aplicados de forma mais adequada e transparente, garantindo um melhor aproveitamento dos recursos públicos.

FONTE: SECOM - PMBPP

quarta-feira, 10 de maio de 2023

Dona de bar é presa em flagrante por tráfico de drogas em Parnaíba

Uma proprietária de um bar identificada como Maria Eloisa Barbosa, de 46 anos, foi presa em flagrante na tarde desta terça-feira (9) acusada de tráfico de drogas, no bairro Frei Higino, na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. Um jovem identificado como Cristian Felipe Lopes Cardozo, de 25 anos, também foi preso.

De acordo com informações, policiais da ROCAM abordaram dois suspeitos ocupando uma motocicleta na porta de um bar. Durante a abordagem, a polícia encontrou em posse de um adolescente o valor de R$ 633,15.

Com Cristian, foi encontrado R$ 22.50. Com a dona do bar, conhecida Elô, foi apreendido uma balança de precisão e várias trouxas de maconha, como posse intencional para o tráfico de drogas.

Maria Eloisa Barbosa e Cristian Felipe, foram conduzidos para a Central de Flagrantes e autuados nos crimes de tráfico de drogas, associação ao mesmo crime e corrupção de menores.

Prefeitura de Buriti dos Lopes realiza neste domingo (14) a Festa das Mães com sorteio de vários prêmios

A comemoração acontecerá a partir das 17 horas, na Avenida Francisco Borges, bairro Cohab. A festa também acontece na zona rural do município; VEJA A PROGRAMAÇÃO!

Seguindo a tradição da gestão do prefeito Júnior Percy (PP), a Prefeitura de Buriti dos Lopes, realizará a partir deste final de semana, uma sequência de festas para comemorar o Dia das Mães no município. A comemoração na zona urbana acontece neste domingo (14), a partir das 17 horas, na Avenida Francisco Borges, bairro Cohab. Mas, as festas já iniciam no sábado (13), nos povoados Barra do Longá e Ponte do Jandira.

Como já é de praxe, a Prefeitura vai realizar o sorteio vários prêmios. A festa tem como objetivo proporcionar às mães buritiense, uma tarde/noite de muita alegria, onde a data receberá a valorização e a atenção que merece.

A Prefeitura também realizará neste mês de maio, as festas para as mães da zona rural, nos povoados Barra do Longá, Ponte do Jandira, Estreito, Coroa de São Remígio e Salgadinho, beneficiando ainda todas as mães das comunidades circunvizinhas dos povoados citado.

VEJA A PROGRAMAÇÃO!

Sábado, dia 13/05

Às 17h – Barra do Longá

Às 18h – Ponte do Jandira

Domingo, dia 14/05

Às 17h – Zona Urbana (Av. Francisco Borges - bairro Cohab)

Sábado, dia 20/05

Às 17h – Estreito

Às 18h – Coroa de São Remígio

Domingo, dia 21/05

Às 17h – Salgadinho

Fonte: ASCOM/PMBL

Historiadores visitam a antiga alfândega onde será instalado o Museu da Parnaíba

Um grupo de escritores, historiadores e agentes culturais visitou agora há pouco as instalações da antiga alfândega de Parnaíba, no Complexo Turístico e Histórico do Porto das Barcas, região do centro daquela cidade.

O grupo foi conhecer de perto e avaliar a situação atual das instalações onde será o Museu da Parnaíba. O prédio histórico mais emblemático no antigo porto de Parnaíba, construído na primeira metade do século XIX, foi cedido pelo empresário, advogado e acadêmico Valdeci Cavalcante.

Segundo o presidente da Academia Parnaibana de Letras, o escritor José Luiz de Carvalho, já na próxima semana será realizada uma assembleia geral para a fundação do Museu da Parnaíba, quando será lançado o edital de convocação.

Ainda conforme Zé Luiz de Carvalho, coordenador do projeto de Museu da Parnaíba, é imprescindível a imediata criação dessa entidade e com os documentos oficiais conseguir recursos para a manutenção desse audacioso projeto da criação dessa entidade que deve manter um estreito relacionamento com outros museus já existentes, o Museu do Trem, Museu do Boi, Memorial Humberto de Campos, instalado na APAL e o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba.

O coordenador acrescenta que há necessidade de se criar uma inteligência formal e legal que possa defender o que ainda resta do patrimônio histórico. Os prédios antigos, segundo Zé Luiz, estão sendo destruídos pela força do tempo, dos vândalos e da força do dinheiro da construção na área central da cidade. “Temos que ter foco, agilidade e compromisso”, disse.

Para o escritor Carlos Pontes, a escolha do prédio da antiga Alfândega de Parnaíba, pertencente à Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Piauí, de fato é o local apropriado e adequado para o museu da cidade de Parnaíba.

Para o historiador e membro do IHGGP, Diderot Mavignier, deve ser dada prioridade na instalação do Museu da Imagem e do Som. Segundo o historiador nesse sentido os custos são mais baixos.

O historiador Vicente de Paulo Araújo Silva, autor do livro História da Região da Parnahiba, 1699-1799, disse que a sede do complexo museológico de Parnaíba é o lugar ideal pois fica no Porto das Barcas. A professora e acadêmica Christina Moraes Souza Oliveira também parabenizou pela escolha.

Fonte/Fotos: CMP. Edição: APM Notícias.

PF prende suspeitos de cobrar R$ 500 mil por falsos diplomas de medicina

A Polícia Federal deflagrou a Operação Revalida, na manhã desta quarta-feira (10/5), com o fim de prender os membros e desestruturar organização criminosa, instalada no município de Teresina/PI, especializada em cometer falsificações no âmbito do Conselho Regional de Medicina, através da inserção de documentos falsos e diplomas fictícios para inscrição de profissionais não habilitados para exercer a profissão.

Esse grupo criminoso é, supostamente, responsável por uma série de emissões fraudulentas de registros de profissionais no CRM-PI. A operação cumpriu sete mandados judiciais expedidos pelo Juízo da 3ª Vara Federal de Teresina/PI, da Seção Judiciária do Piauí, sendo quatro de busca e apreensão e três de prisão temporária, cumpridos nos municípios de Teresina/PI e São Luís/MA. Os nomes dos presos não foram revelados.

Até o momento, as investigações identificaram nove registros expedidos pela organização criminosa. Número subdimensionado tendo em vista a movimentação financeira milionária entre os alvos, que cobravam entre R$300 mil e R$500 mil. Os investigados poderão responder pelos crimes de compor organização criminosa, falsificação de documento público, uso de documento falso e lavagem de bens e valores.

Fonte: Meio Norte

Prefeito de Cocal busca melhorias na segurança e firma convênio com a Polícia Militar

O prefeito Nonatinho do Sindicato, se reuniu na manhã dessa segunda-feira (08), com o comando da Polícia Militar para tratar de assuntos relacionados à segurança pública do município de Cocal.

O encontro aconteceu na Escola Maria do Socorro de Mesquita Menezes e estiveram presentes, o presidente da Câmara, Alcir Júnior, o vereador, Valdinar do Sindicato, o Comandante Erisvaldo, o capitão Viana, e os demais agentes que integram a polícia militar no município.

O motivo da reunião foi tratar do termo de convênio que viabiliza as atividades de policiamento e trazer mais segurança para a cidade.

“Sabemos que é de responsabilidade do Estado, porém estamos aqui firmando um termo de convênio, que irá nos possibilitar pagar horas extras para os policiais militares no período de folga, para eles fazerem cobertura de segurança no nosso município”, afirmou o prefeito.

Devido os acontecimentos ocorridos na cidade, como assaltos, roubo e furtos de motocicletas, dentre outros delitos, o prefeito tem se preocupado com a situação e vem trabalhando em prol de conseguir o policiamento para, desta forma, trazer mais segurança para os moradores.

Nonatinho já havia anunciado em suas redes sociais, no último dia 4 de maio, a doação de um imóvel de 30x50m2 (trinta por cinquenta metros quadrados) para acomodar a companhia independente.

Fonte: Ascom P. M. Cocal