26 junho 2026

Vereadora de Piripiri é presa pela Polícia Federal durante saque de R$ 500 mil em agência bancária

A vereadora de Piripiri, Francinalva de Melo (PDT), foi presa em flagrante pela Polícia Federal após realizar o saque de aproximadamente R$ 500 mil em uma agência do Banco do Brasil, no município de Piripiri, Norte do Piauí.

De acordo com a Polícia Federal, a prisão ocorreu após a identificação de movimentações financeiras consideradas suspeitas e incompatíveis com a capacidade econômica declarada pela parlamentar.

As investigações tiveram como base relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), que apontaram operações atípicas envolvendo a vereadora. Conforme a apuração, Francinalva de Melo figura como sócia-administradora de sete empresas sediadas em Fortaleza (CE), Piripiri e Teresina (PI).

Segundo a PF, há indícios de que as movimentações em espécie seriam utilizadas para ocultar recursos provenientes de contratos firmados entre empresas privadas e o poder público, hipótese que está sendo investigada como possível prática de lavagem de dinheiro.

Ainda de acordo com as investigações, a Polícia Federal já tinha conhecimento de que a vereadora realizaria o saque, cuja justificativa apresentada seria a compra de imóveis. Ela foi abordada e presa no momento em que efetuava a retirada do dinheiro na instituição bancária.

Durante a ação, os policiais também apreenderam um telefone celular pertencente à parlamentar e um cheque nominal a ela no valor de R$ 10.417

O presidente da Câmara Municipal de Piripiri, Euler Monteiro (PDT), informou que a Casa Legislativa tomou conhecimento do caso na manhã desta quinta-feira (25) e que, por enquanto, não irá se pronunciar oficialmente.

A vereadora permanece presa e à disposição da Justiça. As investigações continuam para apurar a possível participação de outras pessoas físicas e jurídicas no esquema investigado pela Polícia Federal.

Da Redação Portal do Rurik

Nenhum comentário:

Postar um comentário