BANNERES - PATROCINADORES

BANNERES - PATROCINADORES

TELNORTE

TELNORTE

sábado, 28 de agosto de 2021

12 anos: Buritiense mostra como é possível revitalizar buritizais

Doze anos após ter plantado algumas mudas de palmeira-dos-brejos ou buritizeiro em um canteiro da Praça de Nossa Senhora dos Remédios, o empresário Antônio Amorim da Costa Filho, comemora o sucesso de sua iniciativa, medindo a altura que as mesmas já atingiram, estando no momento com mais de 6 metros.  

Os três pés foram plantados no dia 11 de dezembro de 2009, e desde então, ele vem cuidando dessas palmeiras diariamente. Além de adubar, aguar e podar quando necessário as plantas, ele ao longo de mais de uma década, mantém uma vigilância permanente para evitar atos de vandalismo contra as mesmas.

Foto cedida gentilmente pelo Portal Buritiense: Momento da plantação das palmeiras em 2009.

Amorim disse que com este trabalho, vem pagando uma promessa feita e graça alcançada junto à Nossa Senhora dos Remédios, Padroeira de Buriti dos Lopes, e que as três árvores representam à Cidade, o Piauí e o Brasil.  Ele acrescentou, que seu gesto tem intenção de mostrar uma preocupação com o brejo do riacho Buriti, cujas palmeiras e outras árvores estão em fase de extinção, por falta d'água e outras consequências da ação humana. "É possível sim, a preservação da natureza, estou dando um pequeno exemplo cuidando dessas plantas", Concluiu Amorim.

Até o presente momento, nenhuma ação por parte da prefeitura da cidade, do Governo do Estado ou de qualquer órgão público, foi realizada no sentido de preservar o brejo do riacho Buriti, onde os buritizais nativos clamam por ajuda.

Por: Rurik Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário