DNIT
e PRF não informam sobre os novos radares; falta de sinalização próxima a eles
preocupam motoristas.
Não existe mais o
radar indicador de redução de velocidade que funcionava na BR-343, bem na Curva
da Jurema, localizada entre os municípios de Piracuruca e Buriti dos Lopes.
Porém, foram mantidas as placas indicativas de redução de velocidade.
Enquanto o radar da
Volta da Jurema foi retirado, pelos outros seis novos aparelhos desses foram
instalados recentemente somente no trecho entre Teresina e Parnaíba.
Mas é estranho que
não exista qualquer placa ou sinalização de advertência nas proximidades desses
novos radares. Os motoristas só sabem que existem ao emparelhar com eles.
Da mesma forma como
ocorreu com os novos radares não se sabe quem retirou o radar da "Volta da
Jurema" e nem por que isso ocorreu. Nem o DNIT e nem a Policia Rodoviária
Federal (PRF) informaram sobre a retirada daquele equipamento. A PRF diz que só
trabalha com radares móveis.
LUTA CONTRA O
PERIGO - A "Curva da Jurema" é considerada uma das mais perigosas da
BR-343, no trecho que compreendido entre a capital Teresina, e a cidade de
Parnaíba, no extremo Norte do Piauí.
O radar de
velocidade na Volta da Jurema foi instalado depois de constatado um grande
índice de acidentes com vítimas fatais, a maioria deles causados por excesso de
velocidade.
Em razão dos
constantes acidentes fatais no local, houve manifestações da imprensa, do
parlamento e de outros representantes da sociedade, pedindo a instalação de
redutores de velocidade na 'Volta da Jurema’.
MORTES COMOVENTES -
Algumas mortes ocorridas por acidentes na Volta da Jurema causaram muita
comoção no Piauí inteiro. Uma delas foi a do jogador de futebol Rui Lima, muito
conhecido e querido em todo o Estado.
O craque do futebol
piauiense sofreu um grave acidente na madrugada do dia 09 de abril de 1982,
exatamente na curva da Jurema. Ele foi levado para um hospital em Parnaíba,
onde faleceu. Rui Lima estava no auge de sua carreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário